A Lista de Brett

A Lista de Brett Lori Nelson Spielman

Resenhas - A Lista de Brett

CinthiaGonçalves 30/03/2021

Apaixonante!
É um livro que faz carinho no coração... nós temos a oportunidade de aprender a valorizar as pequenas coisas que temos na vida. Entretanto, senti falta de uma conexão maior da personagem principal, Brett, com os demais personagens.

Silvia 31/12/2022

Maravilhoso
Amei como esse livro mostra a jornada da personagem principal. Brett vai se tornando uma pessoa melhor a medida que a lista vai se completando . A lista também me surpreendeu com itens que pareciam simples , mas que tinham as suas dificuldades. Os personagens são muito cativantes e a emoção é garantida . Recomendo muito a leitura .

fernandaugusta 09/03/2023

A lista de Brett - @sabe.aquele.livro
Brett Bolingher está arrasada pelo luto. Acabou de perder a mãe para um câncer, após meses de luta contra a doença. Como seus irmãos, Joad e Jay, Brett tem a expectativa de receber uma boa herança, pois a mãe era uma empresária de sucesso, idealizadora e proprietária da Cosméticos Bolingher.

Mas a abertura do testamento não é o que Brett espera. Enquanto Joad e Jay recebem a herança esperada, Brett perde o chão. Além de não ser designada para a presidência da empresa - que foi expressamente legada a sua cunhada Catherine - Brett não receberá a sua herança se não cumprir os itens de uma lista.

A lista de sonhos de Brett foi escrita por ela quando tinha 14 anos, e encontrada por Elizabeth no lixo. De todos os itens descritos, sobram 10, que Elizabeth propõe que sejam realizados no tempo de um ano. Brett, que acredita que tem uma vida muito boa, se revolta com as exigências póstumas da mãe, porém logo, sem saída, começa a repensar os itens da lista e refletir: será que sua vida é aquilo que ela sonhou?

Este livro é muito lindo! Tem uma mensagem poderosa, e ao mesmo tempo suave: às vezes nos desconectamos da nossa essência para preencher espaços ou desejos que não são nossos, para agradar os outros, e nos acomodamos naquilo que nos é conveniente.

Elizabeth percebeu a situação que Brett vivia, acomodada em um relacionamento tóxico, em uma vida repleta de conforto, porém sem objetivos. E por amor a filha resolveu fazê-la pensar e se reconectar consigo mesma, em uma jornada repleta de descobertas - e dor.

Brett se tranforma ao tentar (e falhar) em realizar os seus sonhos de menina. É um abrir de olhos retratado de maneira leve e envolvente pela escrita de Lori Nelson Spielman. Tem humor, tem momentos emocionantes, tem a expectativa se Brett vai ou não conseguir fazer tudo que é pedido. Só não foi uma leitura perfeita porque eu queria ter lido com Brett todas as cartas de Elizabeth, para o arremate de algumas pontinhas soltas. Também queria um epílogo mais elaborado, achei o fim um pouco abrupto.

Poucas coisas a serem destacadas diante de uma leitura tão gostosa, daquelas que a gente fecha o livro com o coração quentinho. Além de "A Lista de Brett", também recomendo "Doce Perdão" outro livro ótimo da autora. Vale a pena conhecer!

Cici 25/12/2021

Morrendo de amores por esse livro
Não vou ficar aqui me alongando na história do livro pois eu tenho quase certeza que você já sabe a sinopse. Brett perde sua mãe e pra ela ganhar sua herança vai precisar realizar uma lista de desejos que fez quando era adolescente.

Eu preciso dizer: como eu amei esse livro!
Vi alguns comentários do skoob de pessoas reclamando que o romance não foi bem desenvolvido, mas já fica um alerta pra quem se interessar a ler, o foco do livro não é o romance e sim a jornada de Brett. E que jornada incrível! Ri, chorei, torci durante todo o livro. E como eu me identifico com o amor que ela tem pela mãe. Meus pais são vivos, mas só de pensar em perder eles meu coração dói.

SPOILER!

Acho que a tarefa que ela tinha que cumprir que mais me amocionou foi a ter filho. Em tudo! Na parte em que ela abraçou e cantou para Sanquita eu já tava em lágrimas. E como Brett passou de alguém não preparada pra uma mãe super protetora. Quando ela fez aquele canguru com a Austin meu coração explodiu de amor.
Deixa aqui no comentário a tarefa que você mais gostou quando ela cumpriu!

Tá aí um livro que eu quero reler no futuro.
Se você estar em dúvida se vai ler ou não, vá. Ouça essa desconhecida panfletando "a lista de brett".

Maressa 24/01/2015

A Lista de Brett - Lori Nelson Spielman
Após a morte da mãe, Brett está de luto e sem rumo. A mãe era sua confidente e melhor amiga. Mesmo perdida, Brett tem algumas certezas na vida: o emprego na Cosméticos Bohlinger, o namorado Andrew e a herança deixada pela mãe.

Os irmãos de Brett, Joad e Jay, recebem suas partes na fortuna deixada pela mãe, mas Brett, porém terá que cumprir uma lista de sonhos que escreveu quando tinha 14 anos para poder receber a herança. Frustrada e magoada com a decisão da mãe, Brett não entende o motivo de cumprir tais metas, já que algumas lhe parecem até impossíveis.

Após alguma relutância, Brett entende que seus sonhos de menina não são somente a única maneira de conseguir seus milhões, mas também a maneira de alcançar a felicidade.

O início da leitura foi um pouco desgastante para mim porque a Brett era, simplesmente, irritante. A submissão ao namorado e falta de postura dela em relação à própria vida me davam nos nervos. Eu tinha vontade de entrar no livro e dar um pouco de choque de realidade em nela.

Porém, conforme ela vai cumprindo as metas, Brett vai amadurecendo (um pouco) e tornando-se, assim, menos insuportável. A partir daí, consegui conectar-me à leitura e passei a torcer para que Brett realizasse os sonhos.

Outro ponto que me irritou bastante foi a onisciência da mãe de Brett. Como é que ela pôde prever que certas coisas aconteceriam? Por mais que uma mãe conheça uma filha mais do que ninguém, eu achei que Lori forçou um pouco a barra ao escrever as cartas deixadas pela mãe de Brett.

O ritmo da história manteve-se lento em sua maioria, mas perto do final, tudo começou a se resolver quase que milagrosamente e isso me frustrou um pouco. Aliás, se formos analisar, Brett não encontrou nenhuma dificuldade real para realizar seus sonhos. Estava tudo muito casadinho. Brett tinha uma vida perfeita e ela só sabia reclamar. Por mais que a personagem declarasse saber o quão afortunada era, em alguns momentos, ela simplesmente se esquecia disso. Brett me pareceu na maioria do tempo uma daquelas pessoas que nunca estão satisfeitas.

A Lista de Brett não é ruim, mas eu não me identifiquei e curti a leitura como achei que o faria. Classifico-o como um livro mediano. Porém, quero destacar que ele traz um ótimo ensinamento sobre como não devemos nos perder conforme envelhecemos e, nem tampouco, deixar de sonhar.

site: http://maressaaaspirante.blogspot.com.br/2015/01/resenha-lista-de-brett-lori-nelson.html
Case 02/06/2016minha estante
Exatamente isso!

Melissa 11/05/2017minha estante
Concordo, também não me identifiquei porque as coisas aconteceram muito casadinhas, ela não encontrou obstáculos relevantes no caminho, tudo deu certo. Isso da mãe adivinhar tudo também me irritou.

Jaine 16/05/2017minha estante
Acho que seria muito incrédulo se ela fosse alguém que por mais que tenha acabado de perder a mãe, achasse que tudo em sua vida era perfeito. Respeito sua opinião, mas a minha é que Brett é real. Egoísta, insatisfeita, insegura, afinal quantos de nós agradecemos pelas coisas boas que temos quando algo ruim acontece? Quantos continuamos em relacionamentos por medo de ficar sozinhos? A Autora ousou em trazer uma personagem com tantos defeitos em um mundo onde a literatura nos dá personagens idealizados.

Alana 23/09/2022

tenho algumas críticas à escrita, à falta de aprofundamento em alguns fatos? mas não vou me deter a isso. apesar de tudo, foi um livro bom e leve, que me mostrou que há o tempo certo pra tudo.

?Mas onde fica exatamente a linha divisória entre coragem e arrogância, entre desejar o que é certo e esperar mais do que merecemos??

Taty 14/05/2021

Leitura de reflexão e amor...
Eu precisava falar aqui sobre ele. Confesso que consegui prever algumas situações por conta do clichê. Mas, no fim, não foi tão clichê assim. Achei tocante a forma como os bilhetes foram escritos pela mãe e passados para Brett. Lidar com o luto, nunca é facil, mas notei que de uma certa forma, a Lista foi uma distração para ela, e um contato com a mãe.

Outro ponto importante, foi a abordagem da desigualdade social, o quanto a protagonista teve consciência de seus privilégios, e a percepção de que fora do campo de segurança de sua vida, muitas pessoas passavam fome, frio, abandono e perigo.

O romance deu um gostinho bem legal para a história, e certamente eu torcia para um personagem em especial, durante toda a leitura, porém senti que deixou a desejar. Mas no fundo, eu sabia que independente de ter alguém ou não, a Brett estava muito mais forte e decidida.

Esse livro fala sobre perdão, cura, o valor de uma amizade, a consciência e o amor.

Nos faz rir, chorar e sentir a emoção dos personagens.

Eu amei demais o tempo em que estive com os olhos colados no livro e achei que terminou com chave de ouro, para aquecer nossos corações!

Júlia 28/06/2020

Cativante
Quando a sua amada e querida mãe falece, a vida de Brett vira de cabeça pra baixo. Para receber a sua herança, sua mãe lhe impõe uma condição: Realizar os sonhos que listou aos 14 anos.

Durante essa jornada, várias personagens incríveis entram na vida de Brett. É emocionante acompanhar o seu amadurecimento e vê-la voltar a ser a mulher confiante e sonhadora que um dia fora. Além de ver como ela supera a tão triste perda de sua mãe e as diversas pessoas que a ajudam e se tornam cruciais durante a sua jornada. E, acima de tudo, todas as personagens são humanas, com os seus defeitos e qualidades, que nos fazem gostar ainda mais de cada uma delas.

Uma história sensível e inspiradora.

Pri 24/05/2020

Ressignificar
Quero começar dizendo que este livro me remete a palavra: sabedoria - como também, a maneira de usá-la.
A forma como uma mãe conhece seus filhos é a mais bela definição de amor, um amor completamente desmedido e, sabemos disso - senão, imaginamos ou somos. Essa é a definição do relacionamento de Brett com sua mãe. De um lado está a obediência e do outro o uso sábio de uma missão, que transcende o mundo físico, para ressignificar a vida de quem tanto amou, sendo agora somente espírito.
Dói pensar o quanto perder uma pessoa tão fundamental em nossa vida pode fazer com que os caminhos que estamos trilhando se perca em seu total vislumbre. Porém, acredito com todo o coração (após ler este livro) que a forma como esta pessoa nos prepara para seguir sem sua presença física, pode nos ajudar no fortalecimento de um caminhar que acaba por não se perder quando também se perde alguém.
Sigo acreditando que sempre teremos alguém que nos conhecerá a ponto de lembrar-nos que certos caminhos não são nossos, que nossa essência não se esconde, que o que aceitamos como destinos não o são e que, às vezes, o que dá certo nem sempre é certo... Mas, contudo é preciso que se deixe partir, permitindo sua e nossa evolução.
É um Livro profundo, tocante, intenso e difícil de esquecer seus diversos pontos fortes e intuitivos. Super indico e super tem o meu coração.
Dalía 24/05/2020minha estante
Acabei de ler esse também e fiquei tão maravilhada que nem consegui fazer uma resenha digna kkkkk.

Maria 08/08/2020

Incrível!
Pra falar a verdade, peguei esse livro da minha mãe despretensiosamente e nunca devolvi kkkk
Fui me apaixonando aos poucos pela premissa e os personagens, e acabei o livro apaixonada pela escrita da autora. Como fazem alguns anos, não lembro muito da história, mas sei que a indicaria para todos. Ensina muitas coisas sobre a vida em geral e me fez pensar bastante. Enfim. Amei demais

Pimps 04/11/2022

Não acredito que mataram árvores para imprimir esse livro
Ok, vamos lá. Esse livro estava na minha lista de desejos há anos e eu imaginava que seria uma comédia romântica clichê, mas com algumas lições de vida. Um livro leve e gostosinho, sabe?

Mas o que temos aqui, meus amigos, é um completo caos literário.

Primeiro que a protagonista tem 34 anos e age como se tivesse uns 16. É impressionante a falta de maturidade!

Segundo que a ideia de você cumprir uma lista de sonhos que você fez quando tinha 14 anos é bem legal, mas não como algo do tipo ?você precisa se reconectar com a sua VERDADEIRA EU?. Minha gente, nós amadurecemos, mudamos de opinião, cultivamos novos sonhos? e tá tudo bem! Se a autora tivesse seguido a linha do ?você precisa repensar suas escolhas, então faça essa lista aqui para se redescobrir?, ok. Mas não, ela aborda como se todos os sonhos da menina com 14 anos fossem os verdadeiros sonhos e que com 34 ela não tem mais nenhum sonho autêntico. Bom, se considerarmos a idade mental da protagonista, talvez isso faça sentido.

E é aqui que o livro fica problemático. O TEMPO INTEIROOO, do começo ao fim, a protagonista depende de afirmações positivas de outras pessoas para se sentir bem. Ela é incapaz de ter as próprias opiniões. O livro mostra como isso é ruim, essa necessidade dela de buscar aceitação, porém a protagonista não percebe que ela faz a mesma coisa com relação à mãe. Até o fim do livro ela fica ?mas será que é isso que mamãe queria? mamãe podia me dar um sinal pra eu saber se tomei a decisão certa?

Tem outros pontos negativos, tipo a amiga ter perdoado facilmente a homofobia dela, ou o fato de que a autora coloca 5 (isso mesmo, CINCO) potenciais pares românticos para a Brett e não desenvolve nenhum deles pq de repente ficou coisa demais para resolver em poucas páginas, etc etc.

A verdade é que esse livro tem tantos pontos negativos que eu poderia passar o dia inteiro falando deles.
Luisa1033 09/11/2022minha estante
"ela aborda como se todos os sonhos da menina com 14 anos fossem os verdadeiros sonhos e que com 34 ela não tem mais nenhum sonho autêntico."
Essa é a melhor frase para resumir esse livro. Adorei
Quanto a questão da Brett e a sexualidade da amiga não encarei como homofobia e sim uma adolescente, nos anos 90,não soube lidar. Na verdade, para mim, foi o melhor arco do livro a Brett entendeu o significava o que ela fez e se arrependeu. E Carrie fez o que a Brett não conseguiu que é amadurecer e seguir em frente.

CALINE 02/07/2021

Delicinha demais
Ahhh, que surpresa deliciosa, que leitura prazerosa. Fazia tempo que eu não virava a noite lendo. A escrita da autora é muito fluída e prende a gente desde o início.
Amei o enredo e achei o final muito fofinho, só queria que o relacionamento do final tivesse sido mais desenvolvido.

Apesar de ter gostado muito tive alguns probleminhas com a história. Algumas metas foram surreais, principalmente levando em consideração o curto espaço de tempo para realizá-las. Mesmo assim tudo se resolveu lindamente. Fiquei com a sensação de que a autora buscou a saída mais fácil depois de ter dado várias voltas por vezes desnecessárias.

Outra coisa que me incomodou um pouco foi que ela problematizou várias situações (e eu gostei disso), mas abandonou algumas pelo caminho, outras ela deu soluções rasas e rápidas e só algumas ela desenvolveu. Várias vezes me senti enganada, porque fiquei diante de coisas interessantes, mas que não foram pra lugar nenhum.

Concluindo.
As partes boas foram em maior quantidade e tiveram mais importância dos que as não tão boas. Não teve nada realmente ruim, apenas coisas que deixaram a desejar um pouco. De modo geral, foi delicinha demais e ja fiquei curiosa pra ler outros livros da autora.

Ana julia 09/09/2020

Quando comecei a ler esse livro nem de longe imaginei que iria me apaixonar pela história, mas a jornada de crescimento da Brett é linda e comovente. O livro é incrível

gvazzz 17/09/2020

Mas para que essa lista de sonhos se não sou mais a mesma pessoa e não tenho mais esses sonhos? Para relembrar tudo que verdadeiramente importa e que você realmente é no fundo do coração. Amei amei amei. Livros que envolvem cartas sempre terão lugar especialíssimo no meu coração. Ainda mais quando de uma mãe para uma filha, que só quer que ela aceite toda a felicidade que ela a criou para merecer.