A vida do livreiro A.J. Fikry Gabrielle Zevin

Resenhas - A Vida do Livreiro A.J. Fikry

Fabi 29/05/2022

Amei..
Amo livro que fala sobre livros e esse não poderia ser diferente! Leitura rápida que conclui em 3 dias e ao final me deixou com o coração apertado e feliz também. Amei a escrita da autora, livro essencial para quem curte livros.

Marcelo 25/04/2022

Resenha publicada no Booksgram @cellobooks ?
Resolvi ler esse livro pois vi algumas pessoas falando bem dele e também por se passar sobre a vida de um livreiro.

Sabia que o livro é simples e de fato não fui com muita expectativa em sua leitura, mas confesso que me decepcionei bastante com esse livro. Talvez uma das minhas piores leituras de 2022.

O livro tem enredo fraco, previsível, com diálogos rasos e pouco envolventes. Nota-se o esforço da autora em tentar amarrar a história, em trazer fechamentos de temas que foram abertos no início do livro, mas tudo tão superficial, raso e sem uma trama envolvente que termino esse refletindo sobre quanto tempo perdi com essa leitura. Além disso a edição brasileira é bem ruim, com revisão péssima e diversos erros ortográficos.

Só não foi pior pois apesar de tudo descrito acima, o último capítulo (que não deixa de ser extremamente piegas) gera algumas reflexões, mas mesmo assim tudo jogado de forma direta, sem dar tempo do leitor entrar na história

Enfim, uma perda de tempo.

booksbystef 18/04/2022

Marcante
Quero ser como A.J Fikry no futuro: rabugenta, difícil de conviver, complexa, dona de uma livraria e inteligente, ou como gosto de falar "cérebro comestível" hihi. Estou totalmente apaixonada pela história, e hoje se torna um dos meus livros favoritos

shuhua 08/04/2022

Honestamente, gostei muito desse livro, apesar das poucas páginas ele fala sobre muitas coisas, gostei da objetividade do livro, mas muitas vezes as passagens de tempo ficavam confusas e acho que se algumas partes tivessem um maior desenvolvimento, o livro seria melhor.
Os personagens são muito cativantes, além de que gostei do final. Recomendo, apesar de tudo.

lola 20/03/2022

A vida do livreiro A.J. Fikry
Admito que fiquei super em dúvida em qual nota dar para esse livro, pensei em dar 3 estrelas mas acabei dando 2,5 mesmo e aqui está o porquê;

A história acontece de forma extremamente rápida, não teve um grande aprofundamento ou desenvolvimento, basicamente, foram muitos acontecimentos para um livro de tão poucas páginas. Também, tiveram partes que não me agradaram tanto mas isso é mais uma questão de gosto mesmo.

Todavia, eu gostei dos personagens e adorei as partes que mostram a Maya crescendo e o a.j ficando menos rabugento kkkkkkkk.

O livro não é ruim, mas poderia ser muito melhor se esses aspectos que falei no segundo parágrafo tivesse sido levado em consideração ao decorrer da história.

Com toda certeza alguns quotes desse livro ficarão guardados :)

Evelyn.Vilela 16/03/2022

Bela mensagem
Este livro fininho carrega um grande conteúdo. Fala sobre o que importa e fala sobre continuidade.
Tem humor, tem emoção, tem consternação.
Mas o fim a mensagem é esperançosa.
Gostei bastante

maria 21/02/2022

"Mas o que, nessa vida, é mais íntimo do que livros?"
Comecei a ler sem expectativa nenhuma e acabei amando. Me apeguei demais aos personagens e concerteza irei reler!! :)

Grazi Silva 14/02/2022

Lemos para saber que não estamos sós. Lemos porque estamos sós. Lemos e não estamos sós. Não estamos sós.
Que livro quentinho e gostoso.

Uma leitura completa e emocionante, gostei como as relações são colocadas, as coisas vão se desenvolvendo a medida que traz a mensagem de que a vida continua, ciclos se encerra, ciclos se iniciam e como toda uma essência se mantém viva.

Fabi 04/02/2022

quotes
- nenhum homem é uma ilha, cada livro é um mundo.

- as coisas que nos tocam aos vinte não necessariamente são as que nos tocam aos quarenta, e vice e versa. Isso é verdade para os livros e a vida.

- você descobre tudo o que precisa saber sobre uma pessoa com a resposta a essa pergunta: - qual o seu livro preferido?

- “é o medo secreto de que não é possível sermos amados o que nos isola”, diz a passagem, “mas é apenas porque estamos isolados que pensamos não sermos amáveis. Certo dia não se sabe quando vai estar dirigindo por uma rua, e certo dia, não se sabe quando ele ou ela, alias, estará lá. Será amado porque, pela primeira vez na vida, realmente não estará solitário. Terá escolhido não estar sozinho”

LarihRMartins 03/02/2022

Surpreendente
Todas as declarações feitas aos livros são lindas. A história é surpreendente, os personagens criam vínculos com o decorrer da história e levam a caminhos que eu não imaginava.

Amei conhecer o A.J, mas principalmente a Maya

marianamanzano 01/02/2022

os livros que nos unem
terminei esse livro e pensei que depois que a emoção tivesse passado, ao pensar mais racionalmente, eu abaixaria a nota que dei inicialmente (é muito comum aumentar a nota na euforia do momento), então não fiz a resenha ontem. e sabem o que mudou? nada. eu continuo tocada por esse livro fantástico. quanto mais eu penso a respeito, mais o aconchego no meu coração.

um livro tão pequeno contém uma emoção gigantesca e uma sensibilidade impossível de não ser consumida.
livros, amor e família é o jeito mais prático de resumir essa obra, mas não chega nem perto de descreve-la.

os personagens são tão bem construídos (mesmo em tão pouco tempo) que você os enxerga, os vê fazendo suas ações e os entende agindo de acordo sua personalidade. você se apega e sente com eles, ri e chora horrores.

A.J. é uma pessoa difícil. não é um personagem fácil de se conectar de início e foi isso que mais me cativou porque, ao chegar ao fim da leitura, percebi o quanto me apeguei a imagem desse homem e quão real ele foi para mim ao longo da leitura, mesmo que eu não tivesse percebido.

termino esse livro com um aperto no peito e um sorriso no rosto. foi uma das melhores leituras da minha vida e recomendo para todos os amantes - seja do que for.

Sílvia 31/12/2021

Lindo demais
Que livro gutyguty, gostoso de ler, dá uma aquecida no coração de quem gosta de ler. Temos o dono de uma livraria que tem sua vida triste totalmente transformada por conta dos livros: perde uma fortuna, ganha uma filha, arruma amigos, supera sua misantropia, arruma um novo amor, tem uma nova chance.... muito gosto de ler, fora as várias dicas de livros durante a leitura, especialmente de contos e qdo vc entende a abertura de cada capítulo ...

Sira Borges 16/12/2021

A vida do livreiro A.J. Fikry
Peguei esse livro sem muita expectativa, mas acabei amando a história de A.J., Maya, Amelia, Lambiase! Esse é um livro sobre livros e livraria que realmente fala sobre livros e livraria. Simples assim... Personagem favorito: Island books, a livraria.
As resenhas dos inícios de capítulo, que no início são estranhas, do meio pro fim se revelam o melhor do livro... Vale a pena lê-las novamente, depois de terminar a leitura.(conselho pra quem for se aventurar na leitura...rsrs).

Fer 05/12/2021

Tocante
Arrancou-me algumas lágrimas ?
e fiquei maravilhada com a escrita e a sensibilidade com que alguns temas foram abordados. Fiquei bem tocada em alguns momentos.

?Às vezes os livros só nos encontram no momento certo? e este realmente foi no timing correto! Super recomendo! ?

?Nenhum homem é uma ilha; Cada livro é um mundo.?

?Sensibilidade compartilhada é importante.?

?Um homem não é uma ilha. Ou ao menos não é o melhor de si quando é uma ilha.