A vida do livreiro A.J. Fikry

A vida do livreiro A.J. Fikry Gabrielle Zevin

Resenhas - A Vida do Livreiro A.J. Fikry

Talita Silva 26/01/2018

"Às vezes os livros só nos encontram no momento certo"
De fato, este livro me encontrou no momento ideal.
Após algumas leituras pesadas emocionalmente, envolvendo temas como o Holocausto ou o conflito no Oriente Médio, este livro foi como um verdadeiro refrigério.
Leitura leve, divertida, sensível e agradável. Se fosse filme seria um daqueles clichêzinhos de Sessão da Tarde... quem não os adora? Isto não diminui em nada o livro, pois trata-se de uma narrativa simples, mas recheada de reflexões sábias e dicas de livros.
Uma verdadeira carta de amor aos livros e aos seus amantes. Recomendo muito!!!

Gabu 22/12/2017

Emocionante
Acho que é a melhor palavra pra descrever. Muito leve, mas emocionante do início ao fim. Uma leiturinha muito prazerosa que com certeza vou querer repetir daqui uns anos, só pra ter o prazer de me identificar de novo com as reflexões melancólicas, mas reconfortantes, que o livro traz.

Aline Marques 09/09/2017

Livros e a vida [IG @ousejalivros]
Se há funções para os livros, arrisco afirmar que a principal é nos permitir viver.

Viver milhares de outras vidas em milhares de outros lugares, mas, principalmente, viver a nossa vida de forma extraordinária, reconhecendo que sonhos não são fantasias, e que fantasias tornam a realidade fantástica. Por isso, histórias que celebram o amor barra vício barra necessidade pelos livros ganham lugares especiais em nossos corações.

E essa, é toda sobre o poder transformador das histórias que lemos e com que nos relacionamos.

Fikry não é feliz. Mas já foi.
Desde a morte de sua esposa, sua excentricicidade e solidão se tornam mais evidentes, afastando-o da comunidade e de "segundas chances".
Dono da única livraria da ilha, há de se esperar que ele seja aberto a novas histórias, mesmo que seja apenas no papel. Só que não é bem assim. E quando a segurança de seu futuro é colocada em risco, seu amor pelos livros o recompensará com um inesperado presente.

O enredo tecido por Zevin é digno das telas de cinema, com personagens apaixonantes que serão responsáveis pelos mais surpreendentes, divertidos e humanos dos atos. Sua escrita é elegante e arrebatadora, uma pena que os erros gramaticais tenham prejudicado, mesmo que minimamente, a experiência.

Ideal para quem não costuma se aventurar pelos livros, e indispensável para aqueles que não vivem sem.
Afinal, a vida pode não ser justa, mas os livros são.

Julia.Martins 31/08/2017

Recomendo
Narrativa leve que oscila momentos tristes e engraçadas. O livro fala da vida do rabugento livreiro A.J. Flikry. A história traz uma mistura de humor, reflexão e ótimas indicações de contos feitas pelo próprio protagonista. Ao término da leitura fiquei melancólica, mas ainda assim com o coração aquecido por essa história fofa sobre livros e amantes de livros. Recomendo demais a leitura. Pontos positivos para a capa da versão brasileira que é a coisa mais fofa de se ver. Pontos negativos para o trabalho de revisão textual que deixou a desejar.

De Olivato - @olivatobooks 04/08/2017

De um amante de livros para outro
“Você descobre tudo que precisa saber sobre uma pessoa com a resposta desta pergunta: Qual é o seu livro favorito?”

Este livro conta a história de A. J. Fikry que é um livreiro que ficou viúvo recentemente e não sabe como seguir a vida sem a sua companheira, a vida era apenas ela, ele e os livros, agora ele só tem os livros que os dois tanto amavam e uma livraria fruto desse amor por literatura.

A livraria de A. J. Fikry é a única da pequena ilha, então se alguém quiser adquirir algum livro, terá que ir até a loja. O problema é que desde a perda de sua esposa, nosso livreiro não está mais tão feliz com a vida quanto antes e isso acaba afastando as pessoas que não sabem muito bem como lidar com ele.

“Às vezes os livros só nos encontram no momento certo.”

Em uma semana que aparentemente seria como qualquer outra, duas coisas acontecem e prometem mudar de vez a vida do nosso protagonista, um pacote misterioso é deixado na sua livraria e um livro de colecionador extremamente caro é roubado.

É uma leitura muito gostosa e rápida de se fazer, o livro não tem nem 200 páginas, mas isso não impediu Gabrielle de escrever algo digno de palmas e respeito. Você vai começar o livro e logo vai encontrar personagens e seus dilemas, o livro possui vários pontos de vista para enriquecer ainda mais a experiência do leitor. Você também irá se identificar com esses personagens que amam ou aprenderam a amar os livros.

“Nenhum homem é uma ilha; cada livro é um mundo.”

No Skoob, eu dei 4,5 e favoritei, é um livro super recomendado para você que deseja ler algo agradável e rápido, mas intenso e com a capacidade de te fazer refletir um pouco mais sobre o amor pelos livros e pela vida.

site: https://www.instagram.com/p/BXVvmIElv5i/

Letícia 30/07/2017

Um livro leve e delicado!
Esse livro estava na minha estante provavelmente desde a data de lançamento dele no Brasil, ou seja, no ano de 2014. O fato é que de 2013 a 2017, estive envolvida com o doutorado, e então a partir da agora, as leituras de lazer voltarão e com força total (assim espero). Na retomada, eu tenho escolhido livros mais curtos e leves, para então na sequência ir para as leituras maiores e mais complexas. Então, vamos ao livro!
A vida do livreiro A.J. Fikry é um livro curto, tem 186 páginas e foi editado no Brasil pela Editora Paralela. Não conheci a autora - Gabrielle Zevin. Acredito que comprei esse livro, assim como outros que estão relacionados à temática do livro, leituras, livrarias, bibliotecas, por que são textos, que particularmente gosto muito. Aprecio conhecer a visão do autor acerca da temática, e então me apareceu um livreiro.
O núcleo principal da história é composto pelo livreiro - A.J. Fikry, Amelia Loman, a representante de uma editora e a filha de A.J. O improvável acaba por acontecer! Pois quem diria que o livreiro da pequena Alice Islands sucumbiria às novidades literárias e ao novo, no caso, nova representante editorial.
O livro se divide em duas partes, e podemos dizer que a abertura de cada capítulo, vem a partir de um trecho de livro, escolhido pelo A.J., frases, citações de títulos de livros, vão aparecendo ao longo da leitura, pois o cenário para a história, envolve a livraria de A.J. e todos os personagens que de alguma forma têm no livro e na leitura algum tipo de relacionamento.
O desenrolar da história vai nos mostrando como A.J. passa de um livreiro carrancudo para alguém sensível, amoroso (na verdade, sempre foi amável), e a leitura sempre como um condutor para a aproximação das pessoas, o livro como objeto de prazer, e de companhia.
A transformação de várias vidas em Alice Island a partir dos livros e das pessoas que circulam pelo meio deles. Ao final é uma declaração de amor e afeto aos livros e às transformações a partir do nosso encontro conosco e com os outros a partir da magia da leitura.
É uma leitura, leve, gostosa, sensível, ideal para quem ama os livros, a leitura e tudo que cerca esse mundo tão mágico da leitura.
E como está na capa do livro "Nenhum homem é uma ilha; cada livro é um mundo." Concordo perfeitamente com essa frase!
Recomendo!

Marta Skoober 30/07/2017minha estante
É exatamente isso que nos atrai a esse livro: o universo livresco

Barbara Lima 06/07/2017

Especial
Que livro maravilhoso!

Não tem outra forma de começar essa resenha a não ser dizendo que

“E eu gosto de conversar sobre livros com pessoas que gostam de conversar sobre livros. Gosto de papel. Gosto da textura e gosto de sentir um livro no bolso. Gosto do cheiro de livro novo também.”

“Não somos as coisas que colecionamos, adquirimos, lemos. Somos, enquanto estamos aqui, apenas amor. As coisas que amamos. As pessoas que amamos. E estas, acho que estas realmente continuam.”

“Um lugar não é um lugar de verdade sem uma livraria.”

site: https://livrosentregarotas.blogspot.com.br/2017/04/resenha-187-vida-do-livreiro-j-fikry.html

Laura 09/06/2017

Fofo!
É um livro fofo, bem água com açúcar. É bem construído, fácil de ler e envolvente. Recomendo a leitura para quem está precisando de um abraço e uma aquecida no coração :)

chayaleluia 31/05/2017

"Nenhum homem é uma ilha; Cada livro é um mundo."

Uma carta de amor para o mundo dos livros "Livrarias atraem o tipo certo de gente". É o que descobre A. J. Fikry, dono de uma pequena livraria em Alice Island.

A. J. se sente sozinho, tudo em sua vida parece ter dado errado. Até que um pacote misterioso aparece na livraria. A entrega inesperada faz A. J. Fikry rever seus objetivos e se perguntar se é possível começar de novo. Aos poucos, A. J. reencontra a felicidade e sua livraria volta a alegrar a pequena Alice Island.

Engraçado, delicado e comovente, um dos melhores livros que li na vida!

Um livro lindo, de perdas e ganhos. Com uma escrita fluida, fácil e maravilhosa ele vai conversando com você como se fosse parte do livro. A autora criou um livro com personagens simples, comuns e envolventes tudo isso se tornou lágrimas no final.

Todos deveriam ler essa obra prima, o Fikry dava vontade de guardar em um pote de tão rabugento e amoroso que era.

Como não amar um livro que fala de livros?

Instagram Literário: @readinglover

site: https://www.instagram.com/readinglover/

GeL 11/05/2017

Resenha postada no blog Garotas entre Livros
Resenha tripla.

Eu não me lembro bem como me interessei por A Vida do Livreiro A.J. Fikry, acho que ouvi algo de algum booktuber, mas acredito que o principal foi porque se tratava de um livreiro em uma cidadezinha que imaginei ser bem o tipo de cidade simpática gostosa pra se morar.
Ele acabou ficando de lado na minha estante e como esse ano resolvemos que cada uma das Gels poderia escolher um livro pra resenha tripla, achei que esse era o momento, um livro curto que parecia ter uma história gostosa e foi por aí mesmo. - Michelli

O que dizer de um livro que supera todas as suas expectativas e provoca os mais lindos sentimentos em você? Fácil! É só gritar a plenos pulmões que o mundo deveria ler. - Raquel

Que livro maravilhoso!
Não tem outra forma de começar essa resenha a não ser dizendo que esse livro é maravilhoso! Foi a escolha da Mi para o nosso buddyread mensal e finalmente tivemos sucesso rsrs. Após duas leituras fracas, A vida do livreiro... foi como um sopro de vento fresco em dias super quentes. É verdadeiramente um livro muito bom. - Barbara

A Vida do Livreiro foi uma brisa de ar puro. Gente, este ano está tão difícil. Só coisa ruim e decepcionante, mas aí a Mi escolheu essa história e foi surpreendente. Graças a Deus! - Raquel

A história começa e nos apresenta um protagonista amargurado, viúvo recentemente e com uma livraria para comandar sozinho. A. J. é um homem bem diferente, um pouco rabugento e com gostos específicos para livros, ele prefere contos a romances rs. É dono da Island Books, única livraria da pequena ilha de Alice. Ele está de luto e vivendo uma crise por não saber exatamente como prosseguir após a perda da esposa. Mas a vida de A. J. está prestes a mudar, e ele vai entender que ainda tem muito a fazer, e que viver pode ser bem melhor do que ele imaginava. - Barbara

A.J. é um puta cara enjoado, tenho certeza que você já conheceu um leitor metido a besta cheio de "frescuras', bem o A.J é um desses kkkk e ainda é dono de livraria que parece só vender o que lhe agrada, o que o torna mais chato...

É através de Amelia Loman uma representante de vendas de uma editora que temos nossa primeira impressão sobre A.J e ela não é nada boa, claro! Amelia está em Alice pra tentar convencer A.J a adquirir alguns dos lançamentos da lista de inverno, já sabendo que se trata de um cliente difícil mas ela acredita que tem o livro certo e que de inicio A.J não da muita bola, engraçado que esse livro ainda da pano pra manga nessa história. É em uma noite de bebedeira que a vidinha desse cara começa a mudar, você se surpreende com os acontecimentos e o rumo que as coisas vão tomando, realmente me surpreendeu. - Michelli

Este livro é para aqueles que, assim como nós, vivem literatura. Aqueles que buscam nos livros suas referências e, através deles, sobrevivem em um mundo tão superficial como o nosso. - Raquel

Esse é o tipo perfeito de livro para amantes da leitura. No começo de cada capítulo temos uma mini resenha de algum conto que o A. J. ama e que tem relação com o capítulo, vamos vendo a história ser construída de acordo com os contos preferidos dele, o que eu achei muito interessante. - Barbara

Esse é o tipo de livro que me prendeu mais pelos personagens que pela história em si, A.J é aquele dono de livraria esnobe mas que você passa a gostar e até a se identificar kkkk e quando a vida dele da um giro de 360 graus, alguns personagens passam a ter uma participação significativa na vida dele, todos com suas peculiaridades rs. Um policial, uma criança, uma representante de vendas kkkk Tem também a cunhada e o marido que é autor de um sucesso só kkk ah, ele tem outros livros mas só se lembram mesmo do primeiro. - Michelli

Com capítulos curtos e a escrita tão fluída da Gabrielle Zevin, em dois tempos o livro acaba e você se pega chorando e completamente envolvido por esse mundo fantástico. O livro não se prende a um período específico, vamos vendo os momentos importantes e significativos da vida do A. J. como também a das personagens secundárias. Não quero entrar em detalhes para não ter spoilers, mas posso dizer que vocês vão se surpreender com alguns eventos e reviravoltas rsrs. - Barbara

É um livro curto e muitas coisas acontecem sem rodeios, algumas até meio sem noção se é que posso dizer isso, mas não deixou de ser uma leitura leve, gostosa e divertida, como eu imaginava que seria. Você se pega ao final querendo conhecer essa livraria. - Michelli

Eu com certeza indico esse livro, leia sem medo e se prepare para as dicas literárias rsrs. Se você é um leitor que ama mesmo os livros, com certeza vai se ver em diversos momentos da história. - Barbara

Eu amei todos os pequenos detalhes. O romance, o tom cômico e irônico, o amor entre pai e filha ... tudo! Os personagens são tão "gente como a gente", sabe? Super recomendo! Tem todas as nossas manias malucas e nerdices que só um bom leitor entenderá. - Raquel

“Um lugar não é um lugar de verdade sem uma livraria.”

site: http://livrosentregarotas.blogspot.com.br/2017/04/resenha-187-vida-do-livreiro-j-fikry.html

Cris 29/04/2017

Livro incrível
Passei o livro entre estranhamento, encantamento, risos e lágrimas...
Só posso dizer incrível, ameiii a leitura

Simone.GAndrade 28/04/2017

Qual o seu livro favorito?
Uma grande história para quem realmente adora esse universo literário, com personagens cativantes, cheios de personalidade que desperta várias emoções a cada folhear de página, A. J. Fikry um livreiro "meio rabugento" apaixonado por contos - "a mais elegante criação no universo da prosa"- conhece o sentido do verdadeiro amor numa reviravolta da vida, todos temos nossos momentos de altos e baixos e como nossas vidas se assemelham aos grandes contos, romances que lemos, é possível conhecer uma pessoa pelo seu estilo literário, talvez seu livro favorito possa dizer muito sobre você. "Qual o seu livro favorito?"

Tatiana.Bianque 25/04/2017

O Poder do Amor Incondicional....
Um livro que conforta o coração, sem grandes dramas ou mistérios (mas não totalmente sem). A história de um homem amargurado, rude e frio como gelo que só se derreteu nas mãos de uma simpática garotinha de 2 anos. Quando A.J conhece Maya sua vida muda totalmente, quem diria que um grosseirão seria capaz de tanta sensibilidade? Pode se dizer que A.J revive a partir daí.
A leitura tem bom humor, Sensibilidade, grandes nomes da literatura, paixão por livros e personagens cativantes, ideal pra ler após uma leitura difícil ou uma ressaca, é curtinho e muito gostoso de ler. Arrancou sorrisos e lágrimas...
Super recomendado!
Uma das citações que eu mais gostei:
"Lemos para saber que não estamos sós. Lemos porque estamos sós. Lemos e não estamos sós. Minha vida está nestes livros... Não somos romances... Não somos contos... No fim somos como obras selecionadas."

Erica.Ribacki 10/03/2017

Perfeito
Um livro engraçado, triste com drama e tuso mais que se tem direito. Você sente a autora falando com você e até brincando como gato e rato mas não de uma maneira enfadonha.
Amei!