A vida do livreiro A.J. Fikry

A vida do livreiro A.J. Fikry Gabrielle Zevin




Resenhas - A Vida do Livreiro A.J. Fikry


297 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Maria Faria 12/12/2022

Não é tão clichê assim?
A.J. Fikry era o único livreiro de uma pequena cidade. Sua esposa morreu e ele tornou-se ainda mais sisudo do que antes. Quando lemos sobre A.J., pensamos tratar-se de um homem mais velho, mas ele tem apenas 39 anos.
O início do livro aponta para um grande clichê das histórias de amor em cidades pequenas onde chega ?a mulher amada salvadora?. Entretanto, A Vida do Livreiro eleva os clichês a outro patamar, tornando a história surpreendente, já que acontecem algumas reviravoltas.
A primeira surpresa vem em forma de um bebê abandonado dentro da livraria do sisudo. Não surpreende o leitor o fato de que Maya, a criança abandonada, será parte da felicidade do livreiro mal-humorado. O contexto envolvendo o passado de Maya é que dá um toque diferente à história.
É uma narrativa sobre a reconstrução de uma vida e de uma livraria. A pequena cidade nunca mais será a mesma depois da mudança de roteiro na história de A.J. e de sua pequena ?Island Books?. É um livro sobre livros e sobre histórias que estão sendo vividas, mas que podem tranquilamente fazer parte do enredo dos livros que estão nas prateleiras.
A.J. Fikry é um grande leitor de contos. Em cada entrada de capítulo há uma anotação com comentários do livreiro sobre determinado conto que já tenha lido, trechos que conversam com os acontecimentos daquele capítulo. Nesta parte sinto que perdi muito, pois não conheço nenhum dos contos referenciados e, com certeza, conhecer o enredo dos contos deve acrescentar muito ao entendimento do livro.
comentários(0)comente



Gi 07/12/2022

A vida de um livreiro
Que livro mais fofo!
Sim, a vida do livreiro é bem chatinha até ele conhecer duas pessoas que muda a sua vida.
Tem no enredo adoção, livros, amor, livros, mistério, livros e drama e livros.
Muito rápido de ler e muito fácil de adorar.
Simples e comovente. Adorei!
comentários(0)comente



Ana 07/12/2022

A vida do livreiro
Um livro gostoso de ler.
Não dá vontade de parar...
Me fez refletir sobre as voltas que a vida dá, sobre perdas, recomeços, atropelos, dificuldade financeira...

A vida de A.J. Fikry é um amontoado de idas e vindas. A estória se desenvolve na sua pequena livraria Island, um lugar de solidão, livros (muitos livros), com um enredo bem articulado e interessante.

Super indico a leitura.
Só senti falta de saber como ficou Maya no final do livro. ?
comentários(0)comente



Amanda Mohring 05/12/2022

Leve, singelo e com muito sentimento
Um livro difícil de resenhar. Uma história gostosa, singela, com referências interessantes para leitores e com muito sentimento e lição de que nossa vida muda drasticamente quando menos esperamos.
comentários(0)comente



Bianca @Aprendizdelivros 30/11/2022

O amor pelos livros e a vida de Fikry
Esse livro veio até mim como uma indicação. Com a ressaca que estava devido ao trabalho, precisava de um livro que me fizesse sentar e só levantar depois de ler. Foi exatamente o que aconteceu.
A vida de A.J. era sem cor, sem vida e sem companhia. Vivia apenas com os livros. Até que um dia, sua vida ganha um novo sentido, um novo motivo para se tornar o melhor que pode ser.
Esse livro foi uma surpresa para mim. A narrativa, os sentimentos expressos nas páginas e a forma como a história é construída, me encantaram. Acompanhar a vida de Fikry foi muito aconchegante.
É um livro rápido de ler e de um sentimentalismo gigante. Além de ter em suas páginas muito do amor pelos livros.
Fica minha recomendação.
comentários(0)comente



Ioneide 27/11/2022

Sempre bom ler um livro que fala de livros
A vida de um livreiro narrada nesse livro vai da solidão a um homem casado com uma filha. Não tinha muio expectativa a respeito porém até que não foi de todo uma leitura ruim.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



@elaqueamalivros 07/11/2022

Gostei do enredo, mas?
Quis muito ler esse livro após uma indicação e por se tratar de livro que fala de livro, me empolguei mais ainda.

Gostei do enredo, muitas frases me fizeram refletir, amei várias referências, maaaaaas os personagens não me cativaram, muita coisa ficou solta, não houve profundidade nas relações, diálogos fracos em vários momentos e faltou uma revisão na tradução, pois tem muitos erros de português.

Mas é um bom livro! ?
comentários(0)comente



MatthewsVianna 25/10/2022

Uma narrativa curta, repleta de nuances. Conhecer A. J. Fikry e acompanhar os desdobramentos de sua vida e dos moradores de Alice Island foi um deleite.

A autora conseguiu criar personagens tridimensionais e cheios de personalidade. Foi muito fácil criar empatia por eles e por suas histórias.

A passagem de tempo e de voz narrativa foi um recurso usado de maneira muito satisfatória. O capítulo da Maya é maravilhoso.

O primeiro favoritado do ano.
comentários(0)comente



debfaria 15/10/2022

A vida do livreiro A.J. Fikry
Que história mais fofa! Esse é aquele livro que me deixou com o coração quentinho.
Não é um livro muito conhecido e eu amei a experiência de leitura, é super curtinho e muito fácil de ler.
O livro apresenta algumas falhas na narrativa, não é o livro mais genial que li, mas a história em si me envolveu tanto que entrou para minha lista de favoritos.

"O lugar que Maya mais ama é lá embaixo porque lá embaixo é onde fica a livraria, e a livraria é o melhor lugar do mundo."
- A vida do livreiro A.J. Fikry
comentários(0)comente



Igor Mattos 09/10/2022

“É o medo secreto de que não é possível sermos amados o que nos isola”, diz a passagem,
“mas é apenas porque estamos isolados que pensamos não sermos amáveis. Certo dia, não se
sabe quando, vai estar dirigindo por uma rua. E certo dia, não se sabe quando, ele, ou ela, aliás,
estará lá. Será amado porque, pela primeira vez na vida, realmente não estará solitário. Terá
escolhido não estar solitário.”
comentários(0)comente



Gabi 05/10/2022

Gostei Bastante
Os primeiros 30% pra mim foram meio difíceis estava achando o livreiro muito chato, mas depois que a Maya entra na vida dele o livro fica uma delícia. O livro não tem uma narração linear, segue a cronologia dos fatos, mas não te conta quantos anos se passou, ou seja, o livro trabalha com saltos no tempo, não acho que isso atrapalhe a leitura é só pra deixar claro. Outro ponto, é um livro muito fluido, você lê muito rápido e fica interessado em saber a sequência dos fatos, porém as coisas acontecem muito rápido, ainda mais por não termos a noção de quanto tempo se passou por causa dos saltos no tempo da a impressão de que tudo aconteceu freneticamente, eu particularmente não achei um problema, entretanto se tivesse desenvolvido melhor alguns assuntos seria um livro 5 estrelas. Acredito que seja uma leitura super válida, não dava nada por esse livro e acabei me surpreendendo, super leve e divertido, tem sim alguns momentos difíceis, mas que vida não é difícil?
comentários(0)comente



maa 04/10/2022

Livreiro
Gosto de livros curtos e livros que me fazem pensar. Conta um pouco da história de A.J na ilha de Alice Island, e caracteriza ele como ranzinza e uma pessoa com poucos amigos. Ele tem uma livraria e quase tudo na história tem um começo nela: como ele conheceu a Amelia, como perdeu um livro(no apartamento em cima da livraria) e fez um amigo e como conheceu a sua filha Maya.
comentários(0)comente



Raquel 03/10/2022

uma vida
um homem não é uma ilha. ou ao menos não é o melhor de si quando é uma ilha.

A.J. e os altos e baixos da vida de um livreiro introspectivo, ranzinza e a inesperada mudança provocada por uma chegada inesperada em sua vida.
Um lindo livro sobre livros, relações e amizades duradouras.
#quentinhoNoCoração
comentários(0)comente



Juliana (Ju/Jubs) 23/09/2022

Eu queria dar mais estrelas só pelo campo emocional. Acho que quando o livro trata do que é ser leitor já atinge o ponto fraco. E eu comecei a ler esperando favoritar.

Acontece que o livro não tem um desenvolvimento bom. A marcação do tempo é superficial, os personagens, de certa forma, também. Alguns diálogo são muito fracos. Acho a quantidade de referências exagerada (Apesar de ter anotado muitas dicas), muitos erros de revisão textual, personagens caricatos. Enfim, MUITOS defeitos.

Não tem como dizer que é um livro bem escrito, mas ele é sensível, é leve, é rápido, e fala do melhor tema possível: livros.
comentários(0)comente



297 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |