Iluminadas

Iluminadas Lauren Beukes

Resenhas - Iluminadas

jhey 08/09/2022

Tinha tudo pra ser bom...
O livro é bem mediano.
A premissa é legal, tinha tudo pra ser um bom livro, mas infelizmente é bem confuso, não explica quase nada e no final ainda te deixa sem respostas.
Sabe o "por quê???", você não tem resposta pra ele, eu passei o livro inteiro com expectativas pra respostas, porque pra mim não faz sentido uma casa que viaja no tempo ser serial killer de mulheres iluminadas kkkk
Enfim, a série muda umas coisas e é bem melhor, menos confusa.

otxjunior 07/09/2022

Iluminadas, Lauren Beukes
Para uma história que envolve saltos no tempo, os eventos através de uma lógica própria ocorrem cronologicamente. Quanto ao tema, segue o filão do serial killer de mulheres, mas quase que por um viés da criminologia feminista. Inusitado.

joaoderstand 28/08/2022

comecei o livro pela série e me surpreendi
As experiências acompanhar a série original da AppleTV e de ler o livro que a baseou são completamente diferentes.
A série adotou o argumento e criou algo completamente novo e diferente. A base está lá, é essencialmente a mesma história, mas só isso. As histórias, os personagens, os problemas são tudo completamente diferentes!
Pessoalmente eu gostei mais da série, desdobra em uns lados muito mais malucos.
O livro é mais simples em sua complexidade e o argumento é muito mais coeso e coerente ainda que muito mais volumoso.
Pelo menos entendi o conceito do título Iluminadas.

Livrendo 24/08/2022

Esperava mais ..
Por um tempo achei que a leitura seria daquelas de dar pesadelos à noite, mas isso não aconteceu. Apesar de ter algumas descrições detalhadas de mortes com esfaqueamentos (em especial o ataque a Kirby), não chega a ser algo muito aterrorizante para quem está acostumado a ler alguns livros de suspense.

O serial killer poderia ser melhor estudado. Suas ações muitas vezes parecem sem conexão e suas motivações não foram bem trabalhadas. O livro acaba sem uma explicação definitiva sobre a Casa e Harper, então podemos supor vários motivos para o psicopata fazer o que faz - mas assim também ficamos sem saber se a autora teve uma sacada genial ou se apenas resolveu ignorar como ele iniciou nesta vida.

Já Kirby é uma personagem interessante mas não chega a ser memorável. Não consegui entender porque ela foi escolhida como uma das "iluminadas" - seria apenas má sorte?

Sem dúvida é um livro diferente. Um psicopata que pode viajar no tempo e, assim, criar o assassinato perfeito. Uma mistura de dois tópicos que gosto muito nos livros, então não poderia deixar de gostar desta história! Porém não consigo esquecer a impressão de que o livro poderia ter umas páginas a mais para deixar mais explicações para o leitor.

Viviane 17/08/2022

Instigante
O suspense é bom a história é boa também, mas a linha do tempo é confusa pra pegar o entendimento dos acontecimentos. Mas prende bem a atenção.

Dessa 28/07/2022

Capítulos pequenos, texto bem construído e narrativa intrigante, faz com que vc se prenda ao livro.

Pode parecer confuso, uma vez que as histórias se entrelaçam e pelos saltos temporais, porém, a trama é bem costurada.

Bastante empolgada pra assistir a série. ?

Fabio 28/07/2022

É truncado.
A premissa é boa e os personagens também, mas ainda assim o livro não flui como deveria.

Durante a maior parte do livro, é tudo mais do mesmo e apenas as passagens que abordam as iluminadas é bacana. Gostei do início e do final, mas o meio não conecta como eu esperava.

Fora isso, a forma como é escrito também não é das melhores, achei truncado, oscila muito entre o superficial e o excessivamente descritivo, não há uma linearidade neste sentido. No fim, falta um pouco de personalidade.

De qualquer forma, eu estou animado para a série. Quero ver. Acredito que funciona para essa mídia e, como a história é boa, talvez quando desenvolvida por outra pessoa funcione bem.

Miss..Sheridan 24/07/2022

Iluminadas
A história é narrada em terceira pessoa. A autora escolheu manter as travessias de tempo desde o ínicio, tornando o intervalo de tempo entre cada acontecimento intrigante, mas também confusa. É necessário prestar muita atenção na data de cada capítulo para não se perder e por isso, a leitura se torna mais lenta e o risco de se tornar perdida até ter de fato o primeiro assassinato, é grande. Com cenas ricas em detalhes, o que torna a história um pouco pesada em certos momentos pode chocar alguns leitores. O decorrer da história se torna um pouco lento, o que em alguns momentos nos tira um pouco a atenção.
Enfim,  é um thriller que tinha tudo para ser um grande destaque, porém peca em suas explicações rasas e demoradas, abandonando o universo detalhado proposto inicialmente, se tornando apenas uma investigação satisfatória de um crime diferente, quando podia ser muito mais que isso.

Luna 21/07/2022

Se Você Precisa de Tudo Mastigadinho, Passa Longe!
Porque esse livro te entrega a mitologia pronta e NÃO É SOBRE DESVENDAR ISSO.
Ele é sobre Kirby. Ela sobreviveu ao ataque que ela pensa ser de um assassino em série, mas a polícia não acredita muito nesa teoria, e ela quer pegar o responsável a todo custo.
O livro tem um elemento fantástico, que eu amei, e a arrativa nos coloca um passo à frente de Kirby, porque sabemos disso e ela não: é de roer as unhas ver ela passando perto de certas informações e não enxergando o quadro todo.
Ao contrário de certas resenhas que li aqui, não achei o final aberto. O ciclo da protagonista e do antagonista se fecha, e a mitologia proposta pelo livro segue lá, na dela, fazendo o que ela faz e talvez abrindo um novo ciclo...
E geral eu amei por ser uma história diferente, esse livro passa longe daqueles thrillers arroz-com-feijão.

Pagliuca 15/07/2022

Ué?!?
Acho que não entendi muita coisa. A história é interessante, bem amarrada e te prende porém confesso que esperava mais. Alguém sabe dizer se tem continuação? Pra mim ainda está sem um final.

Gabi Mercês 10/07/2022

O enredo tem tudo pra ser um sucesso, mas achei a narrativa um pouco confuso. Me perdi diversas vezes na história

Arielly12 06/07/2022

Iluminada e perdida no tempo
Suspense com viagem no tempo? Topo.
A história é bem legal, só acho que deixa o leitor muito perdido no tempo e espaço com tantos saltos temporais. É interessante? Sim. Muito legal ver todo o contexto histórico de outros personagens. Outro ponto que preciso colocar: a história só começa a desenrolar mesmo lá quase no final. Kirby é uma personagem muito obstinada e carismática, o que deixa o enredo interessante é justamente o interesse dela em elucidar tudo (se dependesse dos demais personagens?).