Iluminadas

Iluminadas Lauren Beukes

Resenhas - Iluminadas

Catia Gama 11/05/2022

Um livro que dá nó no cérebro.
É impressionante como esse livro tem reviravoltas, mistério e tensão em cada capítulo.
Acredito que a Série que está sendo feita com base no livro tenha muito material pq a ideia é muito boa e dá para criar demais com base na viagem do tempo.
Sensacional, mas muito tenso de ler. É de prender a respiração.

Thariny Sousa 11/05/2022

Assassinatos e viagem no tempo
Gostei da premissa do livro, e é bom se atentar aos detalhes iniciais de cada capítulo, especialmente no que diz respeito às datas onde eles ocorrem, pra não se perder na linha do tempo da história. Vale a pena, e você acaba sendo cativado pelos personagens, inclusive pelo ?vilão?

Viiny 08/05/2022

Cara, esse livro é muito louco! Como os acontecimentos se conectam, é muito louco kkkkk o que eu acho que deixou a desejar, é que a história é meio arrastada, sei lá. Quando a Kirby encontra algo útil que a leve até o assassinano, já tá no final do livro, mas o livro em si é legal.

Cheile.Silva 07/05/2022

A série é melhor.
Tenho esse livro há uns 5 anos, tentei ler uma vez e abandonei, tentei novamente por causa da série da AppleTV (queria ler antes de ver a série), e apesar de ter conseguido ler até o final dessa vez, não foi uma boa leitura. Eu assisti 3 episódios da série, que conta com Elisabeth Moss e Wagner Moura no elenco, e a série é muito melhor. O livro foi somente uma inspiração mesmo, pois há muitas diferenças entre as duas histórias. O livro tem muitos mistérios não explicados e se resume na caça de Harper por Kirby e outras garotas em linhas de tempo diferentes. Enfim, é melhor ver a série. A história é bem melhor.

Rê Lima 30/04/2022

Tinha tudo para ser um livro muito bom, mas até 80% do livro eu tava: o que que tá acontecendo? Por que esse homem está matando essas mulheres? O que exatamente é ser "iluminada"? Sei lá, acho que perdi alguma coisa. Achei que seria muito melhor. Não é ruim, mas não é ótimo.

Homero 29/04/2022

Decepcionante em vários níveis.
É assim: O início chato... Mas a ideia é interessante, então vamos continuar que deve melhorar...
No meio continua chato... Mas deve ter uma conclusão boa pelo menos...
No fim se caga todo.

São 400 páginas, muito mal aproveitadas.
As vezes, parece ser um conto de assassinatos.
No meio da trama, a autora coloca de forma bem anticlímax, uma personagem qualquer, que será assassinada, sem quase nenhuma relevância para o contexto, na maioria das vezes.
E se fosse apenas o momento do crime... Mas não!
É nos dada a visão de cada uma das vítimas, todo o seu contexto social, familiar, suas interações, pra no final, acontecer o que sabemos.

Os protagonistas e antagonista, são super mal construídos, o Harper que tinha tudo pra ser um vilão incrível, é escrito sem motivações, com quase nenhum sentimento...
Kirby e Dan, a autora até tenta, mas tudo, inclusive o relacionamento dos dois, é cru demais, superficial ao extremo.

A conclusão, me lembrou aqueles filmes de ação sem muito apego a realidade... Uma pena.

E lógico que não dá pra não falar do mistério proposto, viagem no tempo, e tudo mais... Não conte nada com isso, é tudo jogado, sem pretensão nenhuma de ser algo mais, de dar um passo num caminho interessante como as várias problemáticas da viagem ao tempo.
Esse livro parece que foi escrito no "safe", o cuidado aqui, foi para não deixar de ser raso em momento algum.

____________________________________

Com 4 episódios já liberados, a adaptação da Apple TV+, parece que entendeu que seguir a risca o livro, a levaria para o caminho do penhasco...
Já mudou um monte de coisa, deixou o Dan muiito mais interessante, a Kirby muito mais complexa e cheio de elementos novos.
Já deixando claro que será um daqueles exemplos que a adaptação melhora a obra original.

site: https://www.instagram.com/p/CdS7W3qFp9p/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Roberta 26/04/2022

Sinistra
Uma história para assustar. Muito sinistra. Quero ver a série e tomara que não mudem muito porque será assustadora.

Milene Wi 18/04/2022

Iluminadas
Achei o enredo bom. O assassino serial é um homem brutal e assustador, os saltos temporais são muito interessantes. Gostei de como cada capítulo se passa em uma década diferente, constuindo os pontos de ligação entre os crimes, gostei da construção das personagens, mas achei que faltaram umas tantas páginas para dar um desfecho adequado ao livro.

MarcosQz 17/04/2022

A história vai e vem no tempo, mas por um motivo que é essencial para a história, sem as idas e vindas a história não existiria, as mortes não existiriam e talvez Kirby talvez jamais tivesse sido atacada.
Crimes brutais cometidos por um homem, ou seria pela casa? Ou talvez sejam um só? A história não possui um fim. O passado nunca tem fim.
O interesse pelo livro veio após o anúncio da série e realmente valeu a pena. Leitura maravilhosa, um livro excelente que te prende desde o começo, a curiosidade é intensa.
Não diria que é o melhor do gênero que já li, mas é quase lá.

Bia Kurgonas 24/02/2022

Um bom suspense!
O livro "Iluminadas" conta uma história muito bem construída, atraente e praticamente sem rodeios. Harper Curtis, é só mais um cara que vive uma vida dura durante a Segunda Guerra Mundial, depois de se meter em uma briga se vê obrigado a fugir e se esconder, é nesse momento que ele acaba encontrando "A Casa", uma construção que por fora, está completamente mal cuidada e abandonada. No entanto, A Casa parece aceitar sua presença, quase como se conversasse e estabelecese uma ligação com Harper, quando ele chega no quarto no andar de cima, observa que nas paredes estão escritos nomes de várias garotas que ele não conhece, mas as quais ele sabe que precisa caçar e matar, porque elas são diferentes, iluminadas.

Ao longo dos anos, o caminho de Harper cruza com o de Kirby, uma de suas vítimas, que por alguma razão conseguiu sobreviver a tentativa de assassinato, e que agora junto com seu colega jornalista Dan, faz de tudo para encontrar quem tentou assassiná-la. Enquanto isso, as coisas começam a sair dos eixos para Harper.

A leitura flui muito bem, a linguagem utilizada pela autora não é difícil de entender, o enredo é muito interessante, de forma que quanto mais você lê, mais sente vontade de continuar e saber o que vai acontecer. A única coisa da qual senti falta, foi ter mais detalhes sobre o que acontece com os personagens no final da história (em especial para Kirby e Dan).

Muiara 13/09/2021

"Tranquilo"
Fui achando que era um thriller, entrei no suspense "sobrenatural", obrigada L.C do Livro Imaginário...
Oook, vamos lá
Esse livro acaba sendo um pouco perturbador por contar da violência explícita, mas isso deixar tudo mais interessante (pareço psicopata escrevendo isso).
Fiquei um pouco confusa na linha temporal dos capítulos e os nomes das vítimas esparramados no decorrer do livro, mas depois eu me acostumei e até me empolguei com essa forma de escrita.
Livro muito bem feito e muito bem construído, senti muita raiva no final, passou despercebido pelos personagens.

Rosana.Oliveira 18/08/2021

Incrível.
Adorei! Daqueles livros que faz vc ficar pensando nele, remoendo. Me prendeu do começo ao fim. Recomendo!

Ste 12/06/2021

Preguiça
Realmente, a Lauren parece ter tido preguiça para terminar o livro. É como se as ideias borbulhassem infinitamente na mente dela e de repente, cessam. O livro tem um enredo muito promissor, mas é um artifício que é jogado fora por não ter sido desenvolvido pela autora.
Os saltos temporais, a quantidade de personagens, a Casa e os objetos, a psicopatia de Harper, e muitos outros detalhes não foram explicados. O livro é um monte de ponta solta, que foi se criando ao longo da leitura e que no fim, não tem nenhuma importância.
Um dos únicos pontos bons foi a Kirby e o Dan -e nem eles mesmos foram explorados- E o looping temporal que foi uma boa ideia. Porém, perde pontos por não ter sido explicado.
É um absurdo um livro ter sido concluído e vendido dessa forma. É um monte de nada.
A escrita é um ponto muito forte do livro, todavia, não é aproveitado por, novamente, não ter desenvolvido assuntos bons que o livro a propôs.
É uma leitura que você quer saber o que acontece, e no fim, não acontece nada. Um monte de nada dentro de um livro que não dá em nada. O que é uma pena, pois o livro, a temática, tudo tem como dar certo. Só não foi permitido que desse.

Amanda.Souza 16/04/2021

Enredo foda x final decepcionante
O livro inicia numa boa pegada, as vezes até nos confundimos com os saltos temporais, mas nada demais. -
Acho que a autora quis dar mais enfase para o serial killer e isso foi bom para o enredo porque ele é completamente insano, mas ela enrola demais e a protagonista meio que se perde no meio da historia, a investigação que a protagonista faz fica em pano de fundo. Harper é um psicopata com certeza, já demonstra comportamentos agressivos, mas porra, qual a motivação dele? não tem.
Nada nesse livro é explicado ou minimamente intuído, é só um desenrolar de acontecimentos que leva para um desfecho frustrante.
Ste 12/06/2021minha estante
Senti exatamente o mesmo. Tem muito potencial, mas se perde por conta da falta das explicações. Do porque ele quer as meninas, o que A Casa significa, entre outras mais que não vou citar por conta de spoiler. Lauren deixou muitas pontas soltas.