Iluminadas Lauren Beukes

Resenhas - Iluminadas

Clau Melo 26/04/2023

Viagem no tempo e assassinatos...
Literatura africana, 2022. Suspense e Sci-Fi.
Adorei a trama. Viagem no tempo e assassinatos.
A adaptação com Elizabeth Moss e Wagner Moura é boa.

Chicago, 1931. Harper Curtis, um andarilho violento, invade uma casa abandonada que esconde um segredo tão chocante quanto improvável: quem entra ali é transportado no tempo. Instigado por um comando que parece partir da casa, Harper persegue as “meninas iluminadas” — garotas cuidadosamente escolhidas em diferentes décadas — com o objetivo de matá-las. Voltando no tempo após cada assassinato, seus crimes são perfeitos e impossíveis de serem rastreados. Ou pelo menos é o que ele pensa.

Chicago, 1992. Kirby Mazrachi viu sua vida ser destroçada após um ataque brutal que por pouco não a levou à morte. Incapaz de esquecer tal acontecimento, Kirby investe seus esforços em encontrar o homem que tentou assassiná-la. Seu único aliado é Dan, um ex-repórter policial que cobriu seu caso e agora aparentemente está apaixonado por ela. À medida que a investigação de Kirby avança, ela descobre outros casos semelhantes ao seu — e garotas que não tiveram a mesma sorte que ela — ligados por evidências que parecem impossíveis. Mas, para alguém que deveria estar morto, impossível não significa que não tenha acontecido.

Sucesso mundial no ano de seu lançamento, Iluminadas acaba de inspirar a série The Shining Girls, que estreia no Apple TV+ em 29 de abril e é estrelada por Wagner Moura e Elisabeth Moss (The Handmaid’s Tale).

Gabriela 23/04/2023

Iluminadas
Esperava mais dessa leitura,porém e uma história bem conceituada e interação entre os personagens gostei bastante.

Léo 16/03/2023

Ficou com Deus
Escrita truncada. Foco no assassino. A viagem no tempo confunde o leitor e eu confesso que livros de suspense policial não me agradam muito, pela sensação de estar sendo enrolado o tempo todo. Apesar desse ser um thriller, ele não me convenceu. Vi algumas pessoas aqui dizendo que gostaram pela leitura ser fluida, mas essa não foi a mesma sensação que eu tive. Infelizmente, vai ficar com Deus.

Kenvilly.Eduarda 04/03/2023

Iluminadas
Fiquei muito esperançosa com esse livro, porém não conseguiu me prender.
É um livro que requer muita atenção e algumas partes me gerou uma agonia surreal, muitas pessoas elogiaram e eu gostaria de ter sido mais uma, porém eu realmente não me confortei com ele.

Biblioteca Álvaro Guerra 15/02/2023

Harper é um assassino que vem do passado. Kirby é uma garota destinada a não ter futuro. Sob o domínio de uma casa que funciona como uma espécie de portal do tempo, Harper está sempre esperando pelo momento certo de atacar. Ele é o assassino perfeito. Até que uma de suas vítimas sobrevive.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786555604757

michelyvogel 30/01/2023

Interessante, elementos narrativos interessantes, um portal do tempo que permite que a uma pessoa viaje para outras épocas, mas sempre na mesma cidade. O motivo para os crimes também é interessante. Mas ao fim a história fica um pouco cansativa.

A.Paula.Sz 23/01/2023

Muito bom!
Vi um monte de gente reclamando desse livro, porque entraram na leitura procurando respostas para dúvidas q trouxeram da série. Outros acharam muito confuso.
Sinceramente, esse foi um dos melhores thrillers q li recentemente, e na minha opinião, a autora não deixou nada a desejar.

Uma dica pra quem pretende ler: se entregue à leitura sem ficar procurando explicações. A melhor parte é a surpresa!
A.Paula.Sz 24/01/2023minha estante
É no mínimo intrigante que, antes de a série ser lançada, a avaliação desse livro era acima de 4 ?. O povo tem q parar de querer comparar série X livro, são coisas distintas. O próprio nome já diz: "adaptação".

Evelyn.Santiago 28/12/2022

Uma boa história para quem tiver paciência.
Tenho que dizer que não é uma leitura fácil, tem que ter paciência. A escrita é boa porém é super detalhista, com início de capítulos super descritivos, que faz com que a maioria dos capítulos sejam chatos e maçantes. É muito frustante quando estamos imersos na história e querendo cada vez mais e você inicia um capítulo tão chato a ponto de te expulsar da imersão.
Fora isso, é uma história até que boa, muito bem construída, com um final surpreendente.
Apesar de gostar, não amei.

Jéssica 27/11/2022

Não foi para mim
A história tem tudo para ser instigante: viagem no tempo, assassinato, mistério, investigação. A autora tem uma escrita bastante fluida e instigante que nos deixa curioso para saber o que vai acontecer.

O problema foi que eu não consegui me conectar com a livro a ponto de me importar com um único personagem sequer. Me importei tão pouco com os personagens que não sou nem capaz de jogar se o final foi satisfatório ou não.

Paciência, alguns livros simplesmente não são para a gente. Mesmo tendo uma trama interessante, as vezes não nos importamos com nada que está acontecendo ali.

Samara 27/11/2022

Livros sobre viagem no tempo geralmente são confusos e esse é um deles. Eu queria mais ficção científica e menos drama. Mais suspense e menos detalhes macabros e visão doentia do assassino. Menos sobre a história de Chicago. E porque Iluminadas? Não ficou explicado. Em algumas eu entendi, mas em outras como Kirby não teve sentido. Uma ótima idéia mas o desenvolvimento deixou a desejar.

Dandara 17/11/2022

Poderia ser melhor
Foi criado todo um hype em cima do livro, devido a série, mas achei que o livro "não cheira, nem fede".
A sinopse é interessante, mas o desenvolvimento do livro é cansativo. A escrita é boa, tem cenas impactantes, mas não evolui.
Quando você pensa que o livro está engrenando, ele volta e perde-se todo o ânimo.
Não recomendo criar grandes expectativas com a capa.
Nicolas388 19/03/2023minha estante
"Nem cheira, nem fede" descreve perfeitamente o sentimento desse livro. Nem terminei a leitura e já estou assim.

Camila 29/10/2022

Gostei mais da série televisiva
Não gostei muito desse livro. Achei confuso, alguns capítulos desnecessários e a protagonista muito chata. Nada é muito explicado, então não parece fazer muito sentido o que acontece. O começo até foi promissor e despertou curiosidade, mas depois passou tempo demais sem explicar necessariamente nada e aí ficou estafante de ler. Achei a Kirby muito chatinha, com uma linguagem parecendo de garota mimada, portanto, não consegui criar nenhuma empatia por ela.
Depois fui assistir a série que tem a Elizabeth Moss e o Wagner Moura e gostei muito mais!

Ariel S 16/10/2022

Cansativo
Esperava mais por conta da propaganda da série, mas o livros e normal, uma leitura que não se destaca

Kleber88 27/09/2022

A série é melhor
Criei uma expectativa já que vi a série antes de ler o livro. A série é bem trabalhada, realmente fizeram pra gente entender a história, o livro deixa a desejar já que é muito confuso. Se viu a série, melhor ficar só com ela mesmo.