O Que Me Faz Pular

O Que Me Faz Pular David Mitchell
Naoki Higashida

Resenhas - O Que Me Faz Pular

Augusto Queiroz 18/05/2016

Um bom livro e um enredo necessário.
Não é pelas páginas que passam rápido, mas o estilo do autor é um estilo de pedido de socorro, que imagino necessário até certo ponto, usado por ele mesmo no tom certo. A experiência do autor demonstra que a literatura médica está cada vez mais tecnicista, por isso temos a literatura para expulsarmos nossos problemas com um pouco de emoção, sem termos que nos preocupar com a razão fria exagerada, que tiraria o brilho da oba. Fui amigo de um garoto diagnosticado com autismo na minha infância, então sei que necessidade de entender essas mentes todos nós temos. Recomendo a leitura.

Dirlene_Tavares 21/05/2016

Parece inventado.
Diz que foi escrito por um autista, durante o relato ele diz possuir várias deficiências, o problema é que tais deficiências impediriam ele de conseguiria escrever o livro, enfim não consegui terminar, li diversos relatos de pessoas que se sensibilizarão com o livro. Enfim, acho que talvez eu esteja sendo muito descrente.
Há tempos atrás li "Passarinha", um drama lindíssimo, pensei que esse fosse do mesmo nível. Enganei-me, não gostei por não conseguir acreditar no relato.

Memórias de uma Leitora 01/07/2016

O que te faz pular?
Já estava há um tempo querendo ler esse livro só no início desse ano que finalmente tirei ele da minha lista de desejados e comprei. E pra isso quebrei a minha promessa de não comprar livros antes de terminar os que tenho. Um pequeno deslize hihi. Quem nunca?

Naoki teve seu primeiro livro publicado quando ainda estava no ensino fundamental, mas o que diferencia ele de outros jovens escritores é que ele sofre de autismo severo, uma doença que torna para ele e as pessoas que o tem a comunicação verbal uma barreira quase intransponível.

Por fora Naoki parece com uma criança "normal" como ele costuma ouvir das pessoas de fora, tudo para diferenciar ele e sua condição das outras não autistas. A doença faz com que na maioria das vezes ele não seja compreendido da forma correta, especialmente quando ele sofre de ataques incontroláveis como movimentar-se freneticamente, sair correndo de um local sem motivo aparente ou até mesmo a repetição de tarefas e frases que não fazem sentido para quem o ouve.

O livro escrito por ele ao meu ver não busca trazer a explicação da doença -até por que muitos médicos ainda não a tem- mas ele vem tão singelamente e de um jeito delicado explicar a sua condição e esclarecer alguns por quês que muitas pessoas que convivem com autistas começaram a se fazer. O que me faz pular é feito de diversas dessas perguntas que são respondidas por Naoki que são tão claras quanto nenhum livro médico e descritivo poderia ser ao tentar falar sobre o autismo.

Já convivi com uma pessoa autista de perto e quando li o livro, vi que eles infelizmente por falta de conhecimento são incompreendidos. Sempre quis saber o por que geralmente os autistas ficavam tão isolados e calados, andavam de cabeça baixa e tinham certos mantras particulares a seguir. Não queria desvendar suas mentes, apenas interagir. E o autor trouxe luz a essas e tantas outras perguntas.
"Veja bem, para nós o autismo é normal, então não temos como saber o que os outros chamam de "normal". Porém a partir do momento em que aprendemos a nos amar, não sei bem se faz diferença termos autismo ou não."
Emocionante. A cada relato um pedido de desculpas dizendo que nunca quis causar transtorno ou sofrimento para as pessoas a sua volta, toda vez que cometia um deslize mesmo sem saber. E por vezes um apelo pedindo para que as pessoas compreendam a condição dos autistas e que o tratem de maneira carinhosa mesmo quando não entendem as suas motivações. Uma pessoas como Naoki não pode ser vista como apática, tem amor em suas palavras ao mostrar tão simplesmente as lutas diárias e constantes que impõe barreiras grandes como muralhas para crianças como ele. Como dificuldade de achar as palavras certas para se expressar; para ele é um exercício que para nós seria como ter a perspicácia de achar uma bolinha preta em meio a centenas coloridas, tornando assim a comunicação inviável e quase impossível. Ou ter que correr sem uma motivação aparente pois seu corpo o "obriga" a faze-lo e em momentos como esse a sua mente não controla seus movimentos.
"Mas, por favor, façam o que fizerem, não desistam de nós. Precisamos de sua ajuda."
Um talento que para mim veio de um lugar inesperado depois de conhecer suas dificuldades. Mas em momento nenhum o jovem autor demonstra um pedido de pena e sim compaixão de quem lê o seu livro. Criativo e que me surpreendeu com o seu conto no final intitulado Estou Bem Aqui, que finaliza mostrando que através das palavras ele se mostrou (ou melhor deixou ser mostrado)um ser humano tão inspirador que muitos de nós -colocados na caixinha dos "normais"- deveríamos ser. Assim como Naoki. O que me fez pensar: o que me motiva? O QUE ME FAZ PULAR.

site: http://memoriasdeumaleitoraa.blogspot.com.br/

Thaís @thanoslivros 22/05/2017

Reflexivo
Naoki é autista e escreveu esse livro com apenas 13 anos e nele podemos chegar um pouco mais perto dos sentimentos dele e, quem sabe, entender um pouco as suas percepções. Entender que os autistas não desejam ficar sozinhos, como muitas vezes parece.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“Mas, tendo começado a me comunicar por texto, agora sou capaz de me expressar através da prancha de alfabeto e de um computador, e, por poder compartilhar o que sinto, percebo que eu também existo neste mundo como um ser humano.”
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Naoki consegue responder muitas questões que nós temos sobre o autismo e que nunca tivemos oportunidade de entender olhando pelo lado do autista. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Através da ajuda da sua mãe e de sua professora, Naoki aprendeu a se expressar apontando as letras numa espécie de teclado de papelão. E é incrível e lindo a forma como ele consegue colocar tão bem as dificuldades pelas quais passa e como esses relatos mudam a visão de quem lê em relação ao autista. Eu fiquei extremamente encantada e não posso negar o quanto eu tinha um olhar errado para muitas coisas.

Naoki me encantou com sua inteligência e principalmente com a forma delicada e sensível como expõe seus pensamentos. Além de nos dar uma boa ideia do que se passa na cabeça dele ainda dá uma chacoalhada e uma boa lição de vida. Amei! Não há outra definição.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 💙💙💙💙💙
Enfim, é um livro que deve ser lido por todos. Todos!
E, vou usar as palavras de Naoki: “...faça uma boa viagem através de nosso mundo.” ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

site: www.instagram.com/thathemi_leitoravoraz

Jess 31/08/2017

"Não se pode julgar uma pessoa pela aparência. Mas, a partir do momento que você entende o que acontece dentro do outro, vocês dois podem se tornar bem mais próximos. Do seu ponto de vista, o mundo do autismo deve parecer um lugar extremamente misterioso. Portanto, por favor, pare um pouco e ouça o que tenho a dizer."

O que me fez pular é o livro escrito por Naoki Higashida, um autista não verbal que com o auxílio de uma prancha de alfabeto escreveu nos contando um pouco mais sobre seus sentimentos e como é ver o mundo pelos seus olhos, com uma série de respostas à perguntas pra explicar um pouco sobre o autismo.

"Por favor, faça o que fizerem, não desistam de nós. Precisamos de sua ajuda. (...) Nossos sentimentos são iguais aos de todo mundo, só não conseguimos encontrar uma forma de expressá-los."

#AproveiteOSalto é a ação criada pela @ousejalivros para conscientização sobre o tema. A leitura proposta foi nada menos do que edificante. Pra quem até pouco tempo atrás era ignorante no assunto, poder saber mais sobre o tema é prazeroso. O que me fez pular é conhecimento, é sentimento com informações de uma forma delicada e bonita.

"Quando salto, eu me sinto mais leve. Acho que o motivo pelo qual meu corpo é atraído para cima é que esse movimento me faz querer me transformar num pássaro e voar para algum lugar diferente."

Você não precisa ser pra querer entender, conhecimento nunca é demais! "Como as cigarras, nós clamamos e gritamos." O que me fez pular é um livro lindo e necessário.

site: www.instagram.com/saymybook

Kleber Rafael 29/03/2018

O que te faz pular? O que me faz pular? Esse livro me fez pular... a princípio me encantei com a capa e com o título, sem saber sobre o que era o livro... quando vi que era um livro escrito por um garoto de 13 anos que sofre de autismo severo fiquei muito curioso para ler. A leitura foi uma viagem incrível pelo mundo do Naoki, escrito em forma de entrevista, são 58 perguntas que Naoki responde de forma tão simples e espontânea que vai te encantar... o autismo não o torna doente, nem esquisito apenas o torna especial...

"ao pular é como se eu estivesse me libertando das cordas que me prendem. Quando salto eu me sinto mais leve"

Thiago Phelippe 20/04/2018

Intrigante.
O autor com autismo escreveu o livro com 13 anos de idade. Procurei o livro por perpassa diversos assuntos relacionados à comunicação.
É um livro que fala mais sobre sentimentos do que experiências, possuindo respostas para perguntas feitas por um interlocutor, temos o opinião de como e sentir-se com a síndrome.

Kymhy 23/04/2018

O Que Me Faz Pular - Naoki Higashida
Um livro tocante, Naoki mostrará que apesar de ser autista isso não significa que não tenha capacidade de expressar emoções e sentimentos. Um verdadeiro caso de um tabefe acompanhado por uma carícia, já que é real e tocante.

site: https://gatoletrado.com.br/site/resenha-o-que-me-faz-pular-naoki-higashida/

Maira 05/09/2018

Seja gentil sempre
É um livro instigante, que querendo ou não, faz você querer desenvolver compaixão e desperta empatia, tirando que a escrita é de fácil entendimento e tem lindas ilustrações. Recomendo.

Ana Luiza 22/11/2018

Apaixonante e educativo
Em resumo, a leitura de O Que Me Faz Pular é incrível. Além de esclarecer dúvidas comuns sobre autismo, o autor ainda nos encanta com suas belas e inteligentes poesias. A obra se encerra ainda com um conto mais longo, e impactante, que metaforiza como a dificuldade de se comunicar com quem amamos é dolorosa. É impossível não se cativar e se emocionar com as palavras de Higashida. Além disso, O Que Me Faz Pular nos torna um pouco mais empáticos e conscientes das limitações de pessoas que estão no Espectro do Transtorno Autista, mas também de suas identidades únicas, e como veem o mundo e a vida de forma diferente. Nenhuma surpresa que O Que Me Faz Pular se tornou um dos meus livros favoritos da vida e que recomendo para absolutamente todas as pessoas, especialmente as que têm curiosidade, seja casual ou acadêmica, em entender um pouco mais o autismo.

LEIA A RESENHA COMPLETA E VEJA FOTOS DO LIVRO NO BLOG:

site: http://www.mademoisellelovesbooks.com/2018/11/resenha-o-que-me-faz-pular-naoki-higashida.html

Laura 19/02/2019

Acho que esse livro deve causar diferentes reações dependendo de quem lê. Se uma pessoa leiga, que não tem nenhum autista realmente próximo e esta lendo por curiosidade, deve ser interessante. Se quem lê é uma pessoa que tem uma ligação intima com um autista jovem e esta naquela fase de descobertas sobre o transtorno, deve ser um consolo enorme. Agora se quem esta lendo é próximo a um autista mais velho e já passou pela fase da descoberta, ele provavelmente não causa grande impacto como é o meu caso, meu filho autista já tem 18 anos, e seja por experiência própria ou por aprender com outros médicos (que realmente saibam, são bem poucos) seja por outras publicações, ou por troca de informações entre outros responsáveis por autistas, ele apenas corrobora aquilo que já sabemos ou desconfiamos.
De qualquer maneira, é uma boa maneira de divulgar, conscientizar o autismo e quem sabe despertar o respeito das pessoas pelos portadores desta doença e seus familiares. E na minha opinião o maior mérito do livro é que foi escrito, mesmo que em parceria por um autista, isso da esperança a inúmeras responsáveis por outros autistas.

Obs. Eu atualmente prefiro não ler livros sobre o assunto, primeiro porque poucos são os que me diz algo novo, segundo porque muitos ficaram tão romanceados que passam uma mensagem que não é a verdadeira da situação e terceiro porque lá no fundo por mais mesquinho que pareça eu me pergunto porque o meu não pode falar, ou ser assim ou assado?

Jis Rocha 03/04/2019

#souazul? #leioazul? .
"Mas quando pulo,é como se meus sentimentos rumassem em direção ao céu. Na verdade,minha necessidade de ser engolido pela imensidão lá em cima é suficiente para estremecer meu coração." .
?Sempre pego olhando para a minha filha e imaginava o que será que ela está pensando? Ou o que ela sentia quando tinha alguma atitude diferente. E lendo esse livro, tive uma idéia de muitas coisas. .
?Os livros ou os relatos de autistas quase sempre são de adultos, já encaminhados na vida, com anos de terapias, é lindo e esperançoso, mas no meu caso, minha filha vai demorar pra chegar a fase adulta, então onde eu buscaria informações para o agora?
. ?Em O Que Me Faz Pular, Naoki Higashida, um autista severo de 13 anos que vive no Japão, se comunica através de uma tábua de comunicação criada por sua mãe,e com muito incentivo escreve poemas, e como ele escreveu " Então,explicando do meu jeito o que acontece na mente das pessoas nessa condição". .
Escreveu esse livro respondendo a seu modo muitas perguntas.
?Um livro lindo e esclarecedor com um prólogo que me fez pensar em muitas coisas escrito pelo David Mitchell. Recomendo muito.

Erika Toretto 15/06/2019

Recomendo a quem busca empatia
Não é um guia, nem só um livro de histórias. São os pensamentos de um autista da maneira mais clara que ele pode expor.
Pode parecer confuso ou repetitivo, as vezes, mas tenham paciência com o livro e com as pessoas autistas.

Thai Zavadzki (@meowbooksblog) 23/08/2019

No meio das minhas pesquisas para o meu 3º livro, eu realmente queria saber mais sobre o autismo devido a uma personagem presente na trama, e nada que eu achava na internet me agradava, sendo a maioria das coisas um tanto genéricas.
Sendo assim, decidi perguntar pra minha psicóloga o que ela diria desse aspecto e ela me emprestou esse livro, que é bem simples, fininho e se baseia em varias perguntas recorrentes sendo respondidas por um pré-adolescente autista, além ter pequenos contos escritos pelo próprio no meio.
Preciso dizer que minha percepção mudou bastante depois desse livro, eu achava que o autismo era uma coisa bem diferente, agora consigo vislumbrar e entender melhor as pessoas que sofrem disso e, inclusive, achei muito intrigante certas metáforas que o autor faz para nos ajudar a entender seu lado.
Acho que devia ser considerada uma leitura obrigatória, sinceramente, porque ela abriu bastante minha mente e esclareceu várias dúvidas que eu tinha sobre o assunto.
O grande problema da sociedade é a ignorância, e como a maioria das pessoas não se esforça para entender o lado de um indivíduo considerado, na linguagem popular, ?especial? e preferem só apontar o dedo ao invés de perguntar, notar que há um ser com sentimentos por trás das diferenças do que se considera normal.
Fica mais do que indicado, para todos os públicos.

Mais resenhas em: meowbookblog.com

site: https://meowbookblog.com/2021/12/16/resenha-o-que-me-faz-pular-de-naoki-higashida/
Márcio 23/08/2019minha estante
Ta no kindle Unlimited? Se tiver me pasda os links de seus livros..assinei um mês de teste...

Thai Zavadzki (@meowbooksblog) 27/08/2019minha estante
Se o meu livro tá no Kindle Unlimited? Hahaha, tá sim, mas é um romance de época, aqui:

Márcio 27/08/2019minha estante
Vou ver se consigo ler antes da promoção acabar..

Márcio 01/09/2019minha estante
Li e deixei uma avaliação, embora romance de época não seja.muito minha área de leitura gostei ,acredito que apoiar autoras e autores nacionais é importante.

Thai Zavadzki (@meowbooksblog) 01/09/2019minha estante
Ahh, que rápido! Hahaha, muito obrigada, acabei de ver e fico muito grata, espero em breve conseguir ler os seus também!

Márcio 02/09/2019minha estante
Kk tenho q aproveitar o mês grátis da assinatura.kk