O Que Me Faz Pular

Naoki Higashida

Resenhas - O Que Me Faz Pular

KarolDMelo7 03/08/2020

Sensível e necessário
Um livro leve, fofo e de uma sensibilidade descomunal. Entender o mundo na visão de uma criança autista, que consegue ser tão poético, filosófico e preciso em suas descrições, foi de fato uma experiência incrível.

Amei cada pedacinho desse livro. Como professora, já tive o prazer de ter alunos autistas e conseguir realizar paralelos do livro (que não é uma ficção) com meus amados alunos, foi muito especial.

Recomendo essa obra para todos! Entender o mundo do outro é mais que uma cortesia, é algo necessário.

Guilherme.Oliveira 18/07/2020

Bom aprender mais sobre esse quebra cabeça do universo azul do autismo. Tocante as explicações e justificativas do autor.

Bruna 27/03/2023

O Que Me Faz Pular
Achei que o livro seria um pouco diferente do que foi... foi uma leitura legal e muito boa para entender uma realidade que muitas pessoas não entendem.
Achei algumas partes repetitivas.

Elis 01/02/2022

Importante
Livro excelente, responde várias perguntas pelo ponto de vista de um autista e isso é muito importante para que possamos conviver e entender essas pessoas. Vou recomendar muito!

Jemilly 18/05/2016

O que me faz pular
O livro, em grande parte, é um tipo de entrevista com perguntas sobre coisas que são comuns em se indagadas sobre o “porquê” da forma de agir de alguns autistas: “Por que você demora tanto para responder?”, “Por que você não faz contato visual quando está falando?”,” Por que você pula?”.

“Mas, quando pulo, é como se meus sentimentos rumassem em direção ao céu. Na verdade, minha necessidade de ser engolido pela imensidão lá em cima é suficiente para estremecer meu coração”

É difícil descrever a sensação que este livro nós traz. Como é encantadora e esclarecedora cada resposta de Naoki, como destrói vários preconceitos e pré-conceitos sobre tudo que pensamos saber a respeito do autismo, e de como esses pensamentos errados sobre o assunto podem machucar e dificultar ainda mais a vida dessas pessoas, e isso nos é apresentado de uma forma simples que faz refletir e desejar que mais pessoas possam ler.

“Os autistas não acham engraçado falar mal das pessoas, zombar delas, fazê-las de bobas ou enganá-las. O que nos causa um riso espontâneo é ver algo bonito ou lembrar algo que consideramos divertido.”

É um livro de fácil leitura, curto e é daqueles que faz você ter um baque, fazendo-o parar para pensar nas suas ações, ao mesmo tempo em que te faz sorrir. Naoki ainda nos presenteia nesse livro com pequenos contos simples, que eu achei de um brilhantismo enorme. É um livro que vale a pena, principalmente pelo seu conteúdo, mas também pelo trabalho incrível da capa e as ilustrações presentes dentro do livro.

“Você deve estar pensando: “Ele nunca vai aprender?” Sabemos que estamos
deixando vocês tristes e chateados, mas sinto dizer que é como se não tivéssemos
escolha, e é isso. Mas, por favor, façam o que fizerem, não desistam de nós.
Precisamos de sua ajuda.”

[...] Não estou sozinho quando estou com as letras. “Elas são muito mais fáceis de controlar do que as palavras faladas, e podemos estar com elas sempre que quisermos.”

site: http://clubedofarol.blogspot.com.br/2016/03/o-que-me-faz-pular-naoki-higashida.html

Yara Prado 07/07/2021

Leitura rápida, simples e direta, mas que traz uma visão nova e única sobre o autismo. Essencial para todas as pessoas.

Elaine.Sato 09/04/2020

O que me faz pular.
Quando um livro simplesmente aborda um tema de maneira tão simples, que entendemos e ainda conseguimos nos colocar no lugar do outro.
Um assunto novo que tenho que estudar muito sobre , livro muito proveitoso. Amei.

Nai Lima 22/06/2023

Que historia...
Magnífico. Essa é a palavra pra essa leitura q nos permite compreender um pouco melhor essa qhe nao define quem convive com ela

Maluh 14/05/2020

Indescritivelmente importante
escrito por um menino de treze anos diagnosticado de autismo severo, a fim de nos ajudar a entender um pouco mais de seu universo particular. O autor nos mostra como se sente e explica algumas de suas manias e atitudes que para muitos são esquisitas.
O livro é organizado em perguntas e respostas curtas e fluidas o que torna a leitura bem agradável e rápida. Facilmente você lerá em algumas horas e mudará sua maneira de pensar para o resto da vida.
É difícil descrever a explosão de sentimentos que se tem com algo tão marcante quanto essa obra. Somos levados a nos questionar sobre nossas atitudes ao mesmo tempo em que sorrimos com a pureza de suas palavras. para completar o autor ainda nos presenteia com alguns contos tão curtos e fascinantes quanto.
A profundidade desse texto é com certeza tão única que merece ser lido por todos, independe de sua idade e conhecimentos sobre o assunto tenho certeza que você vai se apaixonar. e quem sabe até derramar algumas lágrimas no processo.

brunes 29/05/2021

Uma das coisas mais mágicas que a leitura faz é te dar a oportunidade de se colocar no lugar do outro e entender a vida de uma pessoa que está a quilômetros de você. Esse livro é muito necessário para saber lidar com o autista.

Eli Coelho 20/04/2014

Interessante e Humano.
Um livro curto, de fácil leitura e muto agradável.
No estilo pergunta/resposta recomendo a todos os profissionais de saude, pais, parentes e amigos dos envolvidos com o TEA.

Humaniza o transtorno e traz esperança.

Muito interessante entender o que acontece de diferente com um cérebro autista, embora acredite que não se deva generalizar, pois cada paciente é unico dentro desse diagnóstico.

Lurdes 10/05/2023

Naoki Higashida, autor do livro, possui o transtorno do espectro autista, com dificuldade de comunicação através da fala, mas que consegue ae expressar muito bem pela escrita.

Como sabemos, e estamos constantemente descobrindo, não existem características únicas que definam o autismo.

Cada caso é um caso, mas a existência de comportamentos atípicos é senso comum.
E por serem atípicos, muitas vezes fogem ao nosso entendimento.

Para ajudar as pessoas consideradas "normais", o autor, na época com 13 anos, escreveu este livro, respondendo várias perguntas sobre o que sente, como se sente e porque repete comportamentos que parecem estranhos ou inexplicáveis, como porque pular, girar, não gostar de encarar as pessoas, não gostar de mudanças na rotina, o que inclui a alimentação e tantos outros.

Mesmo que os comportamentos das pessoas que possuem o espectro sejam muito variados entre si, as colocações de Naoki nos ajudam a compreender que, mesmo quando sabem que suas atitudes vão causar desconforto nos outros, uma força os induz a repeti-los porque produz sensação de calma e prazer.

Tudo que ele pede é paciência, e que não desistam deles.

Além de responder às perguntas, o autor nos brinda com um conto lindo.
Achei muito interessante ler sobre autismo sob o ponto de vista de quem mais sabe sobre ele.
QUEIJO460 13/05/2023minha estante
Interessante

Cynthia Coutinho 13/08/2021

Um livro que TODO MUNDO deveria ler!
Escrito quando Naoki Higashida tinha apenas 13 anos, o conjunto de ensaios reunidos neste livro conta, do ponto de vista do próprio Higashida, a experiência de ser autista. Preso em seu mundo individual, muitas vezes ele exibe comportamentos vistos como estranhos, peculiares, ?inadequados?. Seja repetindo palavras e frases aparentemente sem sentido ou evitando contato visual com outras pessoas, Naoki tem uma enorme dificuldade de se comunicar e de socializar.

Max 18/08/2021

Autor tem autismo e conta suas histórias e perguntas quando tinha 13 anos sobre o espectro. Muito legal