O Que Me Faz Pular

Naoki Higashida

Resenhas - O Que Me Faz Pular

Emi - Espider-Gil ;) 27/12/2020

? O Que Me Faz Pular
Um livro extremamente necessário de ser lido por todos!

Eu diria que o Naoki é um herói, porque ele deu voz ao meu irmão e a tanto outros autistas que por conta do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) tiveram a sua capacidade de comunicação corrompida.

Dessa forma, o autor nos faz entender melhor o que se passa na mente das pessoas que estão nessas condições e como ele diz:

?Não se pode julgar uma pessoa pela aparência. Mas, a partir do momento em que você entende o que acontece dentro do outro, vocês dois podem se tornar bem mais próximos.?

Acredito que o que as pessoas que convivem com um autista mais querem é entende-lo e ficar mais próximo dele, e esse livro nos dá a oportunidade ??

?Se vocês puderem compreender a verdade a nosso respeito, seremos iluminados por um raio de esperança.?

???

Sara Raiany 26/02/2021

Depois de tantas leituras técnicas sobre Autismo, foi muito interessante ler sobre o tema a partir da perspectiva de um jovem Autista. Foi uma leitura bem leve!

Canuto 05/03/2021

Leitura essencial
Leitura essencial para aqueles que tem o interesse em conhecer um pouco sobre o autismo. Aqui o autor de 13 anos, que é autista, nos leva para conhecer um pouco de seu mundo, a partir de perguntas norteadoras que frenquentemente surgem para os pais, familiares e cuidadores de crianças autistas.
Super recomendo!

Pearl 21/04/2021

Tem um Universo ai dentro...
Desde pequena sempre gostei de observar as pessoas e imaginar como elas vivem, o que pensam, o que sonham e isso trago até hoje, gosto de dizer que cada um de nós é singular e tem universo próprio por dentro...
Esse livro tão sensível e amoroso, me fez mergulhar no universo dessa pessoa linda, inteligente e especial!
Leitura necessária pra toda pessoa sensível ao outro que queira criar uma relação empática com seu semelhante apesar das diferenças somos todos iguais em nossas emoções.

Rayane469 27/04/2021

Ótimo
O autor desse livro o escreveu com apenas 13 anos; ele é autista e se chama Naoki. Mais um detalhe: ele escreveu o livro através da prancha de alfabeto.

O livro tem uma estrutura de perguntas e respostas muito interessante. As perguntas são as dúvidas mais comuns em relação ao autismo. E, ninguém melhor para responder do que Naoki, não é?

Com este livro, pude entender sobre vários questionamentos acerca do autismo. O livro é leve e tem uma escrita fácil de ser compreendida. Recomendo demais!

Alguns trechos destacados:

"Não se pode julgar uma pessoa pela aparência. Mas, a partir do momento em que você entende o que acontece dentro do outro, vocês dois podem se tornar bem mais próximos."

"Para mim, a prancha de alfabeto não é só uma ferramenta para organizar frases: é como eu comunico aos outros o que quero e preciso que eles entendam."

"Mas, mesmo que nos mandem fechar a boca e ficar quietos, nós simplesmente não sabemos como. Sinto que nossas vozes são como uma respiração: apenas saem de nossas bocas de forma inconsciente."

SalmaC 31/10/2021

É um livro muito necessário e muito tocante. Escrito por um menino de 13 anos que tem autismo severo, pra ser sincera não tem muito o que eu falar sobre esse livro, não é aquele tipo de livro que você pode criticar, dar nota,... ele apenas é o que é, e com certeza, é muito necessário... Não tenho ninguém próximo a mim que tenha autismo para que eu possa usar de parâmetro, mas já estudei com colegas autistas e sempre quis entender e me aproximar mais deles, depois desse livro minha mente e minha visão expandiram muito ? deve ser uma leitura obrigatória a todos!!!!!! E o conto que ele escreveu no final do livro me emocionou mais do que eu imaginava... é muito profundo, necessário e tocante.

Fe Sanches @literahealing 12/01/2022

Sobre empatia
O simples fato do livro ser feito em perguntas e respostas já deixa muito mais simples e rápido de ler. Acho extremamente necessário ler esse tipo de livro, porque a empatia e o modo de ver as coisas mudam totalmente na nossa mente.
Quantas vezes não passamos na rua e vemos pessoas rindo da cara do outro só pq este está fazendo algo dito como ?estranho? e quem disse que essa pessoa queria estar fazendo isso, quem disse que está sendo uma opção pra ela agir dessa forma?
Esse livro vem pra mostrar que o autismo é o mesmo que não ter controle sobre o próprio corpo e o qto devemos ter paciência e empatia com aqueles que sofrem e tem que lidar com esse Transtorno.
Esse livro deveria ser obrigatório a todo ser humano.

Clube do Farol 13/06/2022

Resenha por Milly @codigoliterario
O livro, em grande parte, é um tipo de entrevista com perguntas sobre coisas que são comuns em se indagadas sobre o “porquê” da forma de agir de alguns autistas: “Por que você demora tanto para responder?”, “Por que você não faz contato visual quando está falando?”,” Por que você pula?”.

É difícil descrever a sensação que este livro nós traz. Como é encantadora e esclarecedora cada resposta de Naoki, como destrói vários preconceitos e pré-conceitos sobre tudo que pensamos saber a respeito do autismo, e de como esses pensamentos errados sobre o assunto podem machucar e dificultar ainda mais a vida dessas pessoas, e isso nos é apresentado de uma forma simples que faz refletir e desejar que mais pessoas possam ler.

Para ler a resenha completa, acesse o blog

site: http://www.clubedofarol.com/2016/03/resenha-o-que-me-faz-pular.html
Martony.Demes 17/02/2023minha estante
Encantadora e esclarecedora? Esse é o problema do livro! Ele romantiza demais o autismo! Ele seduz a um leitor com pouco conhecimento sobre o autismo a se encantar por tudo aqui! O que, na verdade, o espectro autista é uma gama extensa de características que vão de leve a severa. E a severidade dele é bem questionável. Veja:

E quando colocam que o autor tem autismo severo e no transcorrer do livro se vê que ele tem muitas habilidades, que faz muitas coisas, somos conduzidos que o autismo tem particularidades mas que pode ser superado! Não é não! Vá numa AMA ou qualquer ambiente que acompanha autistas e verá que a coisa é muito mais complexa!

Há um espectro bem extenso que engloba uma gama enorme de autista e esse livro apresenta um autista severo como é exposto, romantiza todo o autismo e despreza os que são de fato severo e precisa de exímia atenção.

Ash_giess 31/08/2022

Isso é só um comentário
Gostei bastante da obra, acho sempre legal saber o que o outro sente, tbm saber os motivos dos autistas fazerem tal coisas

Lepuz 23/09/2022

Interessante (comentário)
Foi meu primeiro contato com um livro sobre o tema, abriu meus olhos e esclarecedor, reflexivo e divertido especialmente com os contos espalhados.

barbs 03/01/2023

Não sabia que nota dar pra esse livro, como dar uma nota pra um relato da existência do autor? Então estou avaliando com base na minha experiência. O livro relata as respostas de um autista não verbal de 13 anos à perguntas comuns sobre o autismo. Em sua fala eu pude ver tanto inocência quando maturidade, principalmente nos contos. O tanto que ele pede que as pessoas tenham empatia com ele me partiu o coração. Tiveram capítulos que eu chorei as pitangas, acho que por ter uma criança com autismo na família. Ressalto que esse não é um livro pra tirar todas as suas dúvidas, mas sim pra entendermos um pouco mais da cabecinha das crianças com o transtorno.
Martony.Demes 17/02/2023minha estante
"entendermos um pouco mais da cabecinha das crianças com o transtorno" Acho que não é por ai! Vou ser bem sincero. O livro engana e ilude! Primeiro porque diz que ele tem autismo severo! Eu conheço autismo há alguns anos! Tenho uma filha com autismo severo! as habilidades dela (e de outros que conheço) são bem restritivas. Ela não fala, não escreve e pouco se expressa. Isso não é por falta de terapias e interações.

Camila1856 07/01/2024

O autismo é retratado no livro pela visão de quem consegue entender e busca ser entendido enquanto um jovem atípico, vivendo as características de ser um autista, bastante estigmatizado e com imensa vontade de ter voz no mundo.

O formato do livro conta com perguntas e respostas. As perguntas detém-se bastante às estereotipias do espectro e as respostas parecem um tanto generalizadas, o que, do meu ponto de vista, se lido com singularidade, ajudam a compreender o mundo de Naoki e outros Naokis por aí.

Mas, confesso, que esperava uma abordagem mais singular. As perguntas são clichês e as respostas poderiam render uma narrativa de não ficção diferente, acredito que seria mais gostosinho de ler.

Nem de longe ouso dizer que é um livro ruim ou dispensável. Para quem desconhece o assunto, na verdade, encontrará nessa leitura uma maneira de enxergar os autistas de uma maneira que é narrada por quem tem espaço de fala. Mas destaco que, é importante não generalizar, nem mesmo as estereotipias e encarar cada pessoa como única, ainda que fazendo parte do espectro.