O Que Me Faz Pular

Naoki Higashida

Resenhas - O Que Me Faz Pular

Thiago Phelippe 20/04/2018

Intrigante.
O autor com autismo escreveu o livro com 13 anos de idade. Procurei o livro por perpassa diversos assuntos relacionados à comunicação.
É um livro que fala mais sobre sentimentos do que experiências, possuindo respostas para perguntas feitas por um interlocutor, temos o opinião de como e sentir-se com a síndrome.

Kymhy 23/04/2018

O Que Me Faz Pular - Naoki Higashida
Um livro tocante, Naoki mostrará que apesar de ser autista isso não significa que não tenha capacidade de expressar emoções e sentimentos. Um verdadeiro caso de um tabefe acompanhado por uma carícia, já que é real e tocante.

site: https://gatoletrado.com.br/site/resenha-o-que-me-faz-pular-naoki-higashida/

Maira185 05/09/2018

Seja gentil sempre
É um livro instigante, que querendo ou não, faz você querer desenvolver compaixão e desperta empatia, tirando que a escrita é de fácil entendimento e tem lindas ilustrações. Recomendo.

Ana Luiza 22/11/2018

Apaixonante e educativo
Em resumo, a leitura de O Que Me Faz Pular é incrível. Além de esclarecer dúvidas comuns sobre autismo, o autor ainda nos encanta com suas belas e inteligentes poesias. A obra se encerra ainda com um conto mais longo, e impactante, que metaforiza como a dificuldade de se comunicar com quem amamos é dolorosa. É impossível não se cativar e se emocionar com as palavras de Higashida. Além disso, O Que Me Faz Pular nos torna um pouco mais empáticos e conscientes das limitações de pessoas que estão no Espectro do Transtorno Autista, mas também de suas identidades únicas, e como veem o mundo e a vida de forma diferente. Nenhuma surpresa que O Que Me Faz Pular se tornou um dos meus livros favoritos da vida e que recomendo para absolutamente todas as pessoas, especialmente as que têm curiosidade, seja casual ou acadêmica, em entender um pouco mais o autismo.

LEIA A RESENHA COMPLETA E VEJA FOTOS DO LIVRO NO BLOG:

site: http://www.mademoisellelovesbooks.com/2018/11/resenha-o-que-me-faz-pular-naoki-higashida.html

Laura 19/02/2019

Acho que esse livro deve causar diferentes reações dependendo de quem lê. Se uma pessoa leiga, que não tem nenhum autista realmente próximo e esta lendo por curiosidade, deve ser interessante. Se quem lê é uma pessoa que tem uma ligação intima com um autista jovem e esta naquela fase de descobertas sobre o transtorno, deve ser um consolo enorme. Agora se quem esta lendo é próximo a um autista mais velho e já passou pela fase da descoberta, ele provavelmente não causa grande impacto como é o meu caso, meu filho autista já tem 18 anos, e seja por experiência própria ou por aprender com outros médicos (que realmente saibam, são bem poucos) seja por outras publicações, ou por troca de informações entre outros responsáveis por autistas, ele apenas corrobora aquilo que já sabemos ou desconfiamos.
De qualquer maneira, é uma boa maneira de divulgar, conscientizar o autismo e quem sabe despertar o respeito das pessoas pelos portadores desta doença e seus familiares. E na minha opinião o maior mérito do livro é que foi escrito, mesmo que em parceria por um autista, isso da esperança a inúmeras responsáveis por outros autistas.

Obs. Eu atualmente prefiro não ler livros sobre o assunto, primeiro porque poucos são os que me diz algo novo, segundo porque muitos ficaram tão romanceados que passam uma mensagem que não é a verdadeira da situação e terceiro porque lá no fundo por mais mesquinho que pareça eu me pergunto porque o meu não pode falar, ou ser assim ou assado?

Jis Rocha 03/04/2019

#souazul? #leioazul? .
"Mas quando pulo,é como se meus sentimentos rumassem em direção ao céu. Na verdade,minha necessidade de ser engolido pela imensidão lá em cima é suficiente para estremecer meu coração." .
?Sempre pego olhando para a minha filha e imaginava o que será que ela está pensando? Ou o que ela sentia quando tinha alguma atitude diferente. E lendo esse livro, tive uma idéia de muitas coisas. .
?Os livros ou os relatos de autistas quase sempre são de adultos, já encaminhados na vida, com anos de terapias, é lindo e esperançoso, mas no meu caso, minha filha vai demorar pra chegar a fase adulta, então onde eu buscaria informações para o agora?
. ?Em O Que Me Faz Pular, Naoki Higashida, um autista severo de 13 anos que vive no Japão, se comunica através de uma tábua de comunicação criada por sua mãe,e com muito incentivo escreve poemas, e como ele escreveu " Então,explicando do meu jeito o que acontece na mente das pessoas nessa condição". .
Escreveu esse livro respondendo a seu modo muitas perguntas.
?Um livro lindo e esclarecedor com um prólogo que me fez pensar em muitas coisas escrito pelo David Mitchell. Recomendo muito.

Erika Toretto 15/06/2019

Recomendo a quem busca empatia
Não é um guia, nem só um livro de histórias. São os pensamentos de um autista da maneira mais clara que ele pode expor.
Pode parecer confuso ou repetitivo, as vezes, mas tenham paciência com o livro e com as pessoas autistas.

Thai Zavadzki (@meowbooksblog) 23/08/2019

No meio das minhas pesquisas para o meu 3º livro, eu realmente queria saber mais sobre o autismo devido a uma personagem presente na trama, e nada que eu achava na internet me agradava, sendo a maioria das coisas um tanto genéricas.
Sendo assim, decidi perguntar pra minha psicóloga o que ela diria desse aspecto e ela me emprestou esse livro, que é bem simples, fininho e se baseia em varias perguntas recorrentes sendo respondidas por um pré-adolescente autista, além ter pequenos contos escritos pelo próprio no meio.
Preciso dizer que minha percepção mudou bastante depois desse livro, eu achava que o autismo era uma coisa bem diferente, agora consigo vislumbrar e entender melhor as pessoas que sofrem disso e, inclusive, achei muito intrigante certas metáforas que o autor faz para nos ajudar a entender seu lado.
Acho que devia ser considerada uma leitura obrigatória, sinceramente, porque ela abriu bastante minha mente e esclareceu várias dúvidas que eu tinha sobre o assunto.
O grande problema da sociedade é a ignorância, e como a maioria das pessoas não se esforça para entender o lado de um indivíduo considerado, na linguagem popular, ?especial? e preferem só apontar o dedo ao invés de perguntar, notar que há um ser com sentimentos por trás das diferenças do que se considera normal.
Fica mais do que indicado, para todos os públicos.

Mais resenhas em: meowbookblog.com

site: https://meowbookblog.com/2021/12/16/resenha-o-que-me-faz-pular-de-naoki-higashida/
Márcio 23/08/2019minha estante
Ta no kindle Unlimited? Se tiver me pasda os links de seus livros..assinei um mês de teste...

Thai Zavadzki (@meowbooksblog) 27/08/2019minha estante
Se o meu livro tá no Kindle Unlimited? Hahaha, tá sim, mas é um romance de época, aqui:

Márcio 27/08/2019minha estante
Vou ver se consigo ler antes da promoção acabar..

Márcio 01/09/2019minha estante
Li e deixei uma avaliação, embora romance de época não seja.muito minha área de leitura gostei ,acredito que apoiar autoras e autores nacionais é importante.

Thai Zavadzki (@meowbooksblog) 01/09/2019minha estante
Ahh, que rápido! Hahaha, muito obrigada, acabei de ver e fico muito grata, espero em breve conseguir ler os seus também!

Márcio 02/09/2019minha estante
Kk tenho q aproveitar o mês grátis da assinatura.kk

Suuh | @leitora.ansiosa 12/06/2020

Sobre o autismo.
Originalmente o livro foi publicado no Japão e o premiado escritor David Mitchell, que escreve a introdução do livro, ficou tão impressionado com os relatos de Naoki que resolveu trazer a história para os leitores do ocidente.⁣

O Que Me Faz Pular é um belíssimo livro sobre autismo e escrito por uma criança de 13 anos de idade.⁣

Naoki responde 58 perguntas que todos nós, que já convivenos com autistas ou conhecemos um pouco, gostaríamos de saber.⁣

São questionamentos como: por que as pessoas com autismo falam tão alto e de forma estranha; por que você faz as mesmas perguntas o tempo todo; por que você demora tanto para responder; por que barulhos altos te incomodam.

Enfim, curiosidades simples que eu mesma já tive, pois tenho um primo autista. O melhor é que Naoki responde de um jeito bem inocente e ao mesmo tempo maduro para sua idade e condição.⁣

É uma leitura leve, gostosa de fazer, que me fez entender mais as peculiaridades do autismo e ter mais empatia pelas pessoas que convivem com esse transtorno.⁣

site: https://www.instagram.com/p/CBUIAy6DdlR/?utm_source=ig_web_copy_link

Welliton 04/07/2020

Guia prático para entender a mente, as reações e comportamentos de uma criança com espectro altista. Leitura emociona demais e abre a mente para compreender como são puros e sensíveis os indivíduos com tal diagnóstico.

Emi - Espider-Gil ;) 27/12/2020

? O Que Me Faz Pular
Um livro extremamente necessário de ser lido por todos!

Eu diria que o Naoki é um herói, porque ele deu voz ao meu irmão e a tanto outros autistas que por conta do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) tiveram a sua capacidade de comunicação corrompida.

Dessa forma, o autor nos faz entender melhor o que se passa na mente das pessoas que estão nessas condições e como ele diz:

?Não se pode julgar uma pessoa pela aparência. Mas, a partir do momento em que você entende o que acontece dentro do outro, vocês dois podem se tornar bem mais próximos.?

Acredito que o que as pessoas que convivem com um autista mais querem é entende-lo e ficar mais próximo dele, e esse livro nos dá a oportunidade ??

?Se vocês puderem compreender a verdade a nosso respeito, seremos iluminados por um raio de esperança.?

???

Sara Raiany 26/02/2021

Depois de tantas leituras técnicas sobre Autismo, foi muito interessante ler sobre o tema a partir da perspectiva de um jovem Autista. Foi uma leitura bem leve!

Rayane469 27/04/2021

Ótimo
O autor desse livro o escreveu com apenas 13 anos; ele é autista e se chama Naoki. Mais um detalhe: ele escreveu o livro através da prancha de alfabeto.

O livro tem uma estrutura de perguntas e respostas muito interessante. As perguntas são as dúvidas mais comuns em relação ao autismo. E, ninguém melhor para responder do que Naoki, não é?

Com este livro, pude entender sobre vários questionamentos acerca do autismo. O livro é leve e tem uma escrita fácil de ser compreendida. Recomendo demais!

Alguns trechos destacados:

"Não se pode julgar uma pessoa pela aparência. Mas, a partir do momento em que você entende o que acontece dentro do outro, vocês dois podem se tornar bem mais próximos."

"Para mim, a prancha de alfabeto não é só uma ferramenta para organizar frases: é como eu comunico aos outros o que quero e preciso que eles entendam."

"Mas, mesmo que nos mandem fechar a boca e ficar quietos, nós simplesmente não sabemos como. Sinto que nossas vozes são como uma respiração: apenas saem de nossas bocas de forma inconsciente."

SalmaC 31/10/2021

É um livro muito necessário e muito tocante. Escrito por um menino de 13 anos que tem autismo severo, pra ser sincera não tem muito o que eu falar sobre esse livro, não é aquele tipo de livro que você pode criticar, dar nota,... ele apenas é o que é, e com certeza, é muito necessário... Não tenho ninguém próximo a mim que tenha autismo para que eu possa usar de parâmetro, mas já estudei com colegas autistas e sempre quis entender e me aproximar mais deles, depois desse livro minha mente e minha visão expandiram muito ? deve ser uma leitura obrigatória a todos!!!!!! E o conto que ele escreveu no final do livro me emocionou mais do que eu imaginava... é muito profundo, necessário e tocante.

Fe Sanches @literahealing 12/01/2022

Sobre empatia
O simples fato do livro ser feito em perguntas e respostas já deixa muito mais simples e rápido de ler. Acho extremamente necessário ler esse tipo de livro, porque a empatia e o modo de ver as coisas mudam totalmente na nossa mente.
Quantas vezes não passamos na rua e vemos pessoas rindo da cara do outro só pq este está fazendo algo dito como ?estranho? e quem disse que essa pessoa queria estar fazendo isso, quem disse que está sendo uma opção pra ela agir dessa forma?
Esse livro vem pra mostrar que o autismo é o mesmo que não ter controle sobre o próprio corpo e o qto devemos ter paciência e empatia com aqueles que sofrem e tem que lidar com esse Transtorno.
Esse livro deveria ser obrigatório a todo ser humano.