Hiroshima

Hiroshima John Hersey

Resenhas - Hiroshima

caio_hlb 15/11/2023

Muito além de "Oppenheimer" e a história contada pelos "vencedores"
Livro que algumas pessoas me perguntaram o porquê de eu estar lendo e que, inicialmente, não tive resposta, "Hiroshima" é o relato das consequências da bomba atômica instantes após seu contato com a cidade que dá nome ao livro. A partir da perspectiva de 6 sobreviventes, o leitor testemunha as maneiras que a população encontrou para lidar com uma das maiores atrocidades causadas ao ser-humano por outro ser-humano.
Com uma linguagem que não busca romantizar ou exagerar de qualquer forma, o relato pode parecer para muitos impessoal, porém a crueldade do acontecido emociona e choca por si só. Qualquer tentativa de transformá-lo em ainda pior, sendo algo impossível, tenderia para talvez o sentimentalismo forçado e alguma campanha panfletária. Isso não quer dizer que a obra não emocione, o silêncio do autor após a descrição de uma cena aterradora diz muito mais para o leitor que, pela falta de apoio dentro do próprio livro, precisa seguir com a sua vida carregando a dor deste relato e imagem que não resolve-se. Fica para marcar e ser lembrando, assim como a esperança de não ser repetido.
Ao fim da leitura, a resposta de porque ler uma obra como esta é bem simples: para conhecer a história, não falar besteira e se solidarizar com a dor do outro, não permitindo a admiração de outro blockbuster americano estilo "Oppenheimer".
emmeline_ 15/11/2023minha estante
Falando sobre isso, n sei se vc já viu, mas a animação O Túmulo Dos Vagalumes do Studio ghibli, retrata sobre dois irmãos tentando sobreviver em meio a guerra no Japão. Esse filme é muito emocionante! Apesar de ser uma animação é baseado em uma autobiografia, retrata os horrores da guerra e o sofrimento das pessoas de forma marcante... Todos deveriam assisti-lo ao menos uma vez na vida.

caio_hlb 15/11/2023minha estante
Adoro esse filme!!! Só consegui assistir uma vez porque é muito sofrido, mas concordo com tudo que você disse

Rebeca.Verino 06/05/2021

O horror tinha milhares de nomes
O livro foi escrito por um jornalista que resolveu dar nome as pessoas que sobreviveram à bomba pouco tempo depois do incidente, no período em que questionar a explosão ainda era um tabu nos Estados Unidos. Aqui vemos as histórias de 6 pessoas (4 homens e 2 mulheres) que descrevem em detalhes o 06 de agosto e os dias subsequentes. Um livro de leitura necessária para todos entenderem os horrores e o perigo das armas nucleares.

Gabi Mulhmann 13/03/2022

Hiroshima
Livro muito rico, além de trazer muitas informações sobre os efeitos da bomba e a realidade dura de uma guerra, retrata com clareza o sofrimento e as dificuldades enfrentadas pelos sobreviventes. Além dos efeitos catastróficos e desumanos da bomba A, o pós-guerra foi muito duro para os sobreviventes, tendo em vista a pobreza enfrentada, os quais mesmo mutilados haviam de batalhar para ter comida em suas casas. Um governo que demorou anos para prestar auxílio aos Hibakushas, um retrato do pesadelo enfrentado, com muita desigualdade e preconceito.

minefreitas 01/02/2022

Puro jornalismo literário
Esse livro é tão incrível que por vezes parece ficção. Os relatos pós bomba A são tão detalhistas que evidenciam o tamanho da crueldade dessa arma. Interessante pois traz a perspectiva dos sobreviventes, que agora não são apenas números, possuem rostos, histórias e desejos, e essa perspectiva auxilia no desenvolvimento de empatia. Um ótimo trabalho de jornalismo literario, merece a fama que tem.

Fernando 18/09/2022

Uma guerra feita de vítimas.
Hiroshima revela as histórias de gente comum, de pessoas que tiveram suas vidas mudadas diante de um ataque sem explicação imediata. Um livro para desmontar a impressão idealizada de uma guerra "do bem contra o mal" e mostrar que "aliados" e "inimigos" são humanos, que sofrem e morrem.

Marcos Santos 21/05/2021

Narrativa jornalística
Um relato de seis sobreviventes do ataque a bomba atômica de Hiroshima. Conta como a destruição de sua cidade e seus efeitos pós catástrofe de radiação em seus moradores perdurará por muitos anos, deixando sequelas irreversíveis. E como a população civil foi afetada de forma brutal e desumana. É uma narrativa que demonstra de forma detalhada os impactos ocorridos e suas consequências no decorrer da recuperação de uma população forte e determinada a ressurgir das cinzas.

gabenreis 16/07/2020

Muito além dos fatos históricos
O livro de Hersey é uma leitura única, ele traz a visão seis pessoas que de uma maneira inimaginável conseguem retratar por completo a história de cerca de 166 mil pessoas assassinadas durante o bombardeio atômico da cidade chinesa Hiroshima.

O reverendo Kiyoshi Tanimoto, a viúva de guerra Hatsuyo Nakamura, o doutor Masakazu Fujii, o padre alemão Wilhelm Kleinsorge, o jovem médico Terufumi Sasaki e a funcionária Toshiko Sasaki, relatam as suas experiências durante o dia da explosão, e é a partir do cotidiano de cada um que o autor consegue humanizar o que para muitos foi apenas um infortúnio da guerra, ou então, um momento histórico.

No seu estilo próprio de escrita, Hersey transforma o que seria um artigo jornalístico, em um livro de jornalismo literário, além de documentar a história de cada sobrevivente, com suas preocupações e pesares, o autor também passa para o leitor fatos importantes e decisivos da guerra.

As indas e vindas de personagem para personagem, em alguns momentos, podem ser cansativos, mas o desenrolar da trama consegue prender e emocionar durante a leitura.

Instagram: gabiereiss

Guilherme 26/04/2023

Quase como um romance
Dói saber que essa história não é um romance ou ficção, é reportagem de um dos fatos mais tristes da humanidade.

T.N.T.Rock 12/05/2024

Hiroshima uma reportagem.
Um dos mais famosos livro reportagem, John Hersey escreveu essa matéria em 1946 pouco mais de um ano após o ataque, alguns meses mais tarde seu texto seria transformado em livro, sendo premiado e elogiado como um dos textos jornalísticos mais relevantes da história.
A matéria conta a história de alguns sobreviventes do criminoso ataque atômico a cidade de Hiroshima, é um relato assustador sobre os momentos da explosão e das horas após esse ataque. Vamos acompanhar alguns personagens suas dificuldades e sofrimento enfrentados, e as sequelas deixadas principalmente pela carga tóxica absorvida pela população durante a explosão.
Apesar de ter gostado muito do livro algumas coisas me incomodaram, primeiro que é um texto escrito por um americano, mesmo com sua tentativa de impessoalidade à própria escolha das vítimas que ele deu voz soa um pouco ocidental, e finalmente essa falta de teor crítico de um fato criminoso as vezes beira ao natural e corriqueiro, diminuindo a barbárie do ocorrido.

Morgana Salvadori 11/08/2020

Primeira obra de jornalismo literário pela qual me aventurei. Muito se fala sobre Hiroshima e Nahasaki, mas nunca se conta como, de fato, foi vivenciar tudo aquilo.

Nathane6 25/04/2021

Reportagem extraordinária
A melhor definição para esse trabalho estupendo é inigualável!
O artigo publicado originalmente no The New Yorker, em 1946, conta como a bomba atômica atingiu a vida de seis sobreviventes a época do ataque.
Durante a narrativa, o autor descreve como foram os dias após o ataque, o que cada um dos entrevistados fizerem logo em seguida e o que aconteceu com suas respectivas famílias.
No último capítulo, que se passa 40 anos depois da publicação original, o autor retorna ao Japão para descobrir o que aconteceu com os entrevistados.
O livro foi muito importante na época, pois a maioria desconhecia as penúrias que os japoneses enfrentaram devido a devastação da bomba.
A leitura foi pesada em alguns momentos, acabei chorando sim. É terrível pensar como essas pessoas sofreram tanto.
Na verdade sofrem até hoje com as sequelas da radiação.
É apenas um dos melhores livros que eu já li na minha vida!!!!! Eu adoro o gênero jornalismo literário. Recomendo demais.

Rafael 03/03/2020

Um dos primeiros trabalhos do chamado jornalismo literário, John Hersey vivencia os horrores de uma Hiroshima um ano após a explosão da Bomba A, e como a cidade e seus habitantes estão um ano após o fatídico dia.
Dividido em duas partes, o livro não se atém somente aos fatos em si, mas principalmente, às histórias de seis pessoas afetadas pela explosão (hibakushas) que vivenciaram esse momento histórico e anos após, como viveram.

Luiza 15/12/2022

Uma reportagem incrível, obrigatoriamente todo jornalista tem que ler ou já ter lido esse livro. E todas as outras pessoas também! Ele nos faz ter uma visão do que foi o bombardeio de Hiroshima em seus mínimos detalhes, através de pessoas que sobrevivem para contar a história, além de mostrar as sequelas e as crueldades da guerra para com civis, pessoas inocentes que foram atacadas de uma das formas mais cruéis que existe, para muitos sem a menor necessidade a não ser a de uma nação imbecil e cruel brincar com seu novo brinquedinho. É um livro curto, comovente e de leitura fácil.

marimoraesol 29/05/2024

Pesado porém necessário de conhecer
O livro possui uma descrição muito vívida dos fatos. Eu tinha assistido um documentário (Luz Branca/Chuva Negra) sobre outros sobreviventes que, assim como os do livro, ajudam a compreender os danos da bomba nuclear de forma mais humana. Muitas vezes ao falarmos apenas: "milhares de pessoas morreram" não traz tanto impacto como o relato de apenas 6 pessoas que vivenciaram a tragédia.

art3misbarb 17/02/2023

Quatro estrelas
Hiroshima é um clássico do Jornalismo literário. Estou amando a experiência de ler reportagens nesse estilo. E conhecer um dos pioneiros desse ?novo estilo? é uma oportunidade de o comparar com as reportagens atuais e ver as modificações que esta forma de escrever sobre o fenômeno sofreu e vem sofrendo.

A escrita do Hersey é objetiva e de ótima apuração. Não tinha noção de como a bomba foi sentida emocional e fisicamente nos japoneses, e entender isso, baseado em relatos do momento da bomba até seus impactos nos anos seguintes, foi interessante. Imagino a reverberação e a revolta dessas histórias nos EUA pós-guerra.