Memorial de Aires Machado de Assis

Resenhas - Memorial de Aires

Karen Filipelli 24/03/2010

Técnica perspicaz, zero entretenimento.

Noemy_cristina 16/09/2011

machado de assis é 10
eu AMO machado de assis pq ele é simplesmente magico,vale a pena ler memorial de aires

TaTá 18/10/2011minha estante
Você só comentou sobre o autor.

Fátima 18/07/2012

Memorial de Aires
A obra traz as memórias de Aires após sua aposentadoria e a ida para o Rio de Janeiro. Aires convive com sua irmã e amigos próximos, registrando em dias essas relações. O desfecho intriga com um suspense deixado por Machado, da suposta morte dos grandes amigos Aguiares.

Renata Molina 22/12/2012

Apesar de ser Machado de Assis, a história me pareceu um pouco sem sal, sem açúcar...
Não foi uma leitura muito agradável, para mim.

Mica 13/12/2016minha estante
Não vi a razão para colocar "spoiler", não tinha spoiler nenhum.

Mas também fiquei curioso sobre o TCC, está disponível para ler?

Igor Henrique 07/08/2013

Cotidiano de um século passado
Escrito como um diário, Memorial de Aires conta a vida de um diplomata carioca, que ao retornar da Europa se apaixona por uma mulher viúva. De leitura leve, tem como mérito retratar o cotidiano de uma época. Excelente como consulta histórica.

Dias Radiantes 12/11/2015

Machado de Assis precisa ser lido
Que autor!

O livro é escrito como um diário, que não é construído dia-a-dia, mas quando a personagem se disponhe. Mesmo a construção sendo fragmentada a leitura é envolvente, o autor constroi a estória de forma tal que os espaços são preenchidos facilmente pela convicção do leitor de saber o que se passou, como se de fato conhecesse aquelas pessoas de que ouve falar.
Sinto-me como se tivesse vivido um pouquinho de tempo naquele lugar e com aquela gente.

A construção das personagens é fantástica. Não por causa de como o autor as descreve, mas principalmente pelo que deixa antever, o que nos faz pressupor. Assim, como o é na vida real.

Esse é meu segundo romance de Machado de Assis e desde já afirmo que este tem um humor refinado e de grande estilo. Às vezes também irônico.
E, nas suas estórias, apesar do muito contentamento que se encontre há sempre um nota triste e fatídica que faz com que a gente tome tudo como crível e termine por achar que o autor ao invés de criar apenas copiou-a da vida.

Liz 14/07/2016

Resenha do livro Memorial de Aires
Memorial de Aires é a última obra de Machado de Assis, publicada inicialmente em 1908, mesmo ano de falecimento do autor. Como na maioria de seus livros, Machado de Assis faz do enredo algo interessante que não só a história, mas a própria forma de contar essa história é fascinante aos olhos de quem sabe apreciar um bom livro. Memorial de Aires é escrito em forma de diário, com datas e expressões temporais.

A narrativa da história se passa no Rio de Janeiro em 1888 e 1889, no qual um diplomata aposentado de sessenta e dois anos relata, na forma de diário pessoal, a história de sua vida de aposentado, viúvo e conselheiro. Não é narrada como era à vida do Conselheiro de Aires (como ele é conhecido) no seu passado, juventude e aventuras, só têm-se alguns fragmentos soltos na narrativa (trazidos por flashbacks), o que é enfatizado no romance é a visão do personagem narrador e protagonista (no caso o Conselheiro) sobre os fatos, acontecimentos que ocorrem ao seu redor, sempre fazendo com subjetividades um juízo, reflexão ou crítica.

Apesar de o foco da história está nas "visões" do Conselheiro (seu ponto de vista), outros personagens têm grandes participações secundárias na obra, como Fidélia, uma jovem e bela viúva, que desperta no nosso narrador um sentimento, talvez um amor platônico, sendo visto pelo Conselheiro como um amor distante/impossível. Ele também conhece e faz amizade com casal Aguiar (amigos de Fidélia).

Essa obra de Machado me surpreendeu de maneira diferente das outras, eu estava esperando encontrar um memorial cheio de ironias, críticas, sarcasmos refinados, mas não, diferentemente dos seus outros romances que já li, o livro se volta mais para aspectos existências do próprio ser, como o lado psicológico do Conselheiro envolvendo a solidão de um aposentado, viúvo, ou um casal de idosos que não tendo filhos se apegam a outras pessoas... o conselheiro é um homem simples, vivenciando os paradigmas da velhice, da melancolia e da solidão. Eu amei o livro, é fascinante como todas as obras de Machado, a estrutura, os elementos e a linguagem do autor são perfeitamente geniais.

Resenha completa com curiosidades em: http://loucurasedevaneiosbyliza.blogspot.com.br/2012/11/memorial-de-aires-machado-de-assis.html

Lizandra Souza.

site: http://loucurasedevaneiosbyliza.blogspot.com.br/

Gizalyanne 07/01/2017

Tédio
Li de teimosia pois achei muito pouco interessante

isa.dantas 17/05/2017

Simplesmente é uma delícia acompanhar as memórias de Aires!

clarocarol 06/09/2020

No começo parece uma história de Romeu e Julieta. Depois fica um romance fofo e totalmente natural, mais um livro de Machado onde torci pro casal terminar junto. Mas achei o Conselheiro Aires a própria Garota do Blog, contou mais sobre a vida dos outros no próprio diário do que de si mesmo.

Paula 05/11/2022

Memorial de Aires
O romance derradeiro, a Chave de Ouro da carreira de Machado de Assis, ?Memorial de Aires? foi publicado em 1908, ano da morte do escritor. Esta informação, por si só, já foi suficiente para me emocionar logo nas primeiras páginas. O diário do Conselheiro Marcondes Aires, diplomata aposentado cujo nome tem as mesmas iniciais de Machado de Assis - apresenta profundas reflexões sobre a passagem do tempo, a velhice e a morte. O conselheiro acompanha a ascensão social de um casal de idosos sem filhos biológicos, mas com dois afilhados: uma viúva chamada Fidelia, por quem Aires nutre sentimentos ambíguos e um rapaz chamado Tristão, cuja mãe biológica vive em Portugal. Cronologicamente, o diário vai de janeiro de 1888 a agosto de 1889. O principal evento histórico apresentado no romance é a libertação dos escravos.
Agora que já mencionei alguns elementos estruturais, falemos de sentimentos. Acho que uma resenha não dá conta da experiência de se saborear as últimas palavras de Machado. Admito, chorei! Apenas leiam! Leiam pela melancolia que aperta o coração, pelas reflexões políticas e o desejo do conselheiro de ?se reconciliar com a pátria?, pela maravilhosa construção de persongens - dos mais doces, como D. Carmo, aos mais ácidos, como D. Cesária.
Ah, Machado? O senhor não teve filhos? O senhor é singular!

#MachadodeAssis
#MemorialdeAires

Stefany 18/02/2023

Machadinho <3
O que ele faz com os personagens desse livro é simplesmente genial. coisa de mestre. as pequenas coisas fazem cada detalhe ser fenomenal. você precisa de uma atenção para conseguir enxergar, mas quando você enxerga, você percebe a profundidade da reflexão que ele trás. sobre morte. sobre a vida. sobre viver. sobre amar. sobre ser. é como se ele te puxasse aos poucos pra ponta do abismo e fizesse você olhar pra baixo, mas nunca te empurrando. e, no final, você está olhando sozinho pra imensidão das coisas que vêm de dentro. simplesmente incrível, absurdamente inteligente e sensível. obrigada sempre, machado

Guilherme 07/03/2023

Memorial de Aires é o último romance de Machado de Assis, escrito em 1907 e publicado em livro em julho do mesmo ano de sua morte, 1908. Está organizado como uma série de entradas em um diário, com escritos entre 1888 e 1889, de um conselheiro que volta a viver no Brasil após sua aposentadoria..