Vinte Garotos No Verão

Vinte Garotos No Verão Sarah Ockler

Resenhas - Vinte garotos no verão

Psychobooks 21/07/2014

Há alguns anos recebi a indicação da Maeva e Guta (Murphy's Library) para ler Twenty Boy Summer, duas amigas lindas que confio nas opiniões e o livro foi direto para minha lista de desejados. Pouco tempo depois a Editora Nova Conceito anunciou o lançamento do livro no Brasil, esperei por muito tempo essa leitura e minhas expectativas estavam bem altas.

Além da capa do livro ser belíssima, ela retrata muito bem a história e eu AMO quando isso acontece! Há uma razão para esse coração ser formado por pequenos pedaços de vidros azuis e ter apenas um vermelho.

- Enredo

Anna, Frankie e seu irmão Matt são melhores amigos desde sempre, Anna nutre uma paixão secreta por Matt há cinco anos, no seu aniversário de quinze anos, ele finalmente a beija. Matt pede para Anna manter segredo, pois ele quer contar para sua irmã Frankie quando os dois estiverem na viagem de verão na California que sua família faz todos os anos. Anna e Matt passam um mês se encontrando às escondidas, um dia antes da viagem de Frankie e Matt, o garoto de dezessete anos morre precocemente devido a um problema no coração, todos ficam arrasados e Anna mantém a promessa de não contar nada à Frankie.

Um ano se passa, os pais de Frankie convidam Anna para passar o verão com eles na Califórnia, as duas melhores amigas fazem planos para conhecerem 20 garotos nesse verão, quase um por dia. A viagem é incrível, o plano dá certo só até encontrarem dois garotos especiais...

- Narrativa e desenvolvimento do enredo

A narrativa é feita sob o ponto de vista da Anna, os capítulos são curtos, o ritmo de leitura é acelerado e em pouco tempo o livro chega ao fim.

Logo na página 22 a autora já tinha partido meu coração em milhares de pedacinhos, depois a narrativa fica um pouco mais leve e conforme acompanhamos as garotas em suas aventuras o coração do leitor será partido várias e várias vezes. No entanto, não achei a leitura triste ou me acabei em lágrimas, é impressionante ver como a autora desenvolveu suas personagens de forma segura, realista, elas começam o livro como duas garotinhas tristes e arrasadas e terminam maduras e fortalecidas. É um verdadeiro coming of age.

A amizade das duas personagens é tocante e muito bem trabalhada, os segredos e as mágoas que cada uma guarda é o verdadeiro 'teste' para saber até onde a amizade da duas aguenta. Outro ponto que vale destacar é se um novo amor pode apagar as lembranças do antigo, como seguir em frente perante ao medo de perder algo tão bonito que aconteceu no passado e deixou uma sensação de vazio no peito.

- Personagens

Anna é a personagem principal, ela não liga muito para sua aparência e aprende sobre maquiagem e roupas com a amiga. Em vários momentos ela se deixa influenciar e seus sentimentos ficam de lado para cuidar da amiga que está passando por uma situação difícil, presa a uma promessa, ela não está confortável escondendo um segredo de Frankie. Anna precisa aprender a viver com seu vazio e recebe ajuda de quem menos espera.

A Frankie tem a fachada de uma típica patricinha mimizenta, mas ela só quer um meio de chamar a atenção dos pais, o drama familiar é muito realista e doloroso. Não gostei da parte em que ela fica atormentando a Anna por ela ser virgem, como se fosse natural uma garota de dezesseis anos já ter experiência sexual, cada pessoa tem seu momento, não é legal pressionar alguém por causa disso, muito menos sua melhor amiga.

Gostaria que a autora tivesse dado um pouco mais de espaço para o Sam, ele pareceu ser um garoto fofo e centrado.

- Concluindo

Adorei cada segundo da leitura, mesmo com o coração apertado consegui rir em alguns momentos e ficar com raiva em outros. Não dei cinco estrelas porque acho que faltou algo para me arrebatar completamente, ou foi apenas minhas altas expectativas que acabaram atrapalhando...

Leitura mais que recomendada para quem gosta do gênero jovem-adulto coming of age, com um pouco de drama sem tirar a leveza de duas garotas que estão prontas para curtir o verão.

Saiba mais sobre 'Coming of Age' nesse PsychoDicas ;)

"(...) Na verdade, as coisas não vão embora. Elas se transformam em algo diferente. Algo mais bonito."
Página 285

site: www.psychobooks.com.br

Adri 12/07/2014

Vinte Garotos no Verão - Sarah Ockler
Desde que se lembra, Anna era apaixonada pelo seu vizinho, e melhor amigo, Matt. No seu aniversário de quinze anos, seu desejo finalmente é realizado: ele a beija. Durante o próximo mês, eles vão esconder o namoro de todos, principalmente da irmã de Matt, e melhor amiga dos dois, Frankie. Matt quer contar a ela durante o verão quando os dois estiverem sozinhos na Califórnia, para que ela possa se acostumar com a ideia. Afinal, os três eram inseparáveis, e Frankie pode se sentir excluída por conta do namoro.

Mas eles não vão chegar até a Califórnia. Um dia antes de Matt e Frankie viajarem com os pais, os três saem para tomar um sorvete e, na volta, acabam sofrendo um acidente. De acordo com os médicos, Matt não era um motorista ruim. O que aconteceu foi que ele teve um ataque cardíaco, que acabou provocando o acidente. E os médicos não conseguiram salvá-lo. Anna não se lembra muito bem do que aconteceu depois, de como ela saiu do hospital, mas seus pais devem tê-la levado para casa. Anna não consegue acreditar no que aconteceu.

Agora, um ano depois, Anna ainda não superou o que aconteceu. Nem a família de Matt. Frankie está totalmente mudada, fumando, saindo com um monte de garotos, só ligando para roupas e maquiagens. Mas Anna sabe que a antiga Frankie ainda está lá dentro, e ela está determinada a trazê-la de volta. Frankie precisa voltar ao normal, precisa voltar a ser feliz. E ela vê na viagem que os pais de Frankie decidiram fazer a oportunidade perfeita. Eles vão voltar à Califórnia, aquele lugar onde Matt passou todos os verões de sua vida, na tentativa de seguir em frente. E convidam Anna para ir junto.

Depois de todas as histórias que Matt a contou a respeito da Califórnia, Anna praticamente já conhece o lugar. Ela só não sabe como vai fazer para conhecer realmente aquele lugar sem Matt por perto. Em todas as vezes que ela sonhou conhecer o mar, Matt estava junto. Cada lugar que ela conhecer, ela vai imaginar Matt, naquele mesmo lugar. Ela vai querer saber o que ele pensava, o que ele sentia. Mas ela nunca vai saber, porque ele não vai voltar, não importa o quanto ela queira. Mas ela sabe que Matt não ficaria feliz em ver a irmã naquele estado, e ela pretende usar aquela viagem para trazer a amiga de volta.

Mas parece que Frankie não tem a mesma ideia que ela. Frankie está determinada a fazer dessa viagem uma viagem inesquecível, uma viagem onde as duas vão encontrar milhões de garotos. Afinal, não faz sentido Anna não ter um namorado. Ou não sair com outros garotos. Mas Frankie não sabe que Anna só queria encontrar um único garoto, e que ela não encontrará Matt na Califórnia, nem em lugar nenhum. E ela nunca vai saber. Anna fez uma promessa para Matt, era ele quem iria contar para Frankie. E Anna não vai quebrar essa promessa, não importa o quão difícil seja.

E é por isso que ela vai acabar concordando com a ideia de fazer uma competição de garotos, Frankie já até estabeleceu a meta: 20 garotos. Afinal, como explicar para a amiga por que ela não queria conhecer novos garotos, sem contar a ela nada sobre Matt? Então ela vai ter que fingir estar empolgada com a ideia. Não que isso seja difícil, já que Anna está realmente empolgada com a ideia de conhecer a Califórnia. Ela só precisa transferir essa empolgação para a parte dos garotos também, e tudo sairá bem.

Eu realmente não esperava gostar tanto de Vinte Garotos no Verão quanto eu gostei. Desde o início já estava completamente grudada no livro, sofri para largá-lo, morri de chorar e de rir no meio do ônibus (não foi legal, pessoas ficaram me olhando com cara estranha), e me apaixonei completamente pela história. Faltou muito, mas muito pouco para virar um favorito. É incrível como a autora conseguiu mostrar diferentes pessoas em seu estado de luto, tentando seguir em frente. É incrível ver como ela conseguiu fazer a Anna perceber que ela ainda estava viva, que devia aproveitar sua vida. E que superar a morte de Matt não significava se esquecer dele, ele estaria sempre lá.

Apesar de eu realmente não gostar dessa capa, a edição da Novo Conceito está linda, super bem feita. A diagramação está ótima, bem simples e delicada, e eu não vi erros óbvios (apesar de que não estava prestando muita atenção em erros, estava mais preocupada em parar de chorar). Nem preciso dizer que indico esse livro, né? Vinte Garotos no Verão me deixou completamente apaixonada por essa história. É um livro incrível.

site: http://stolenights.blogspot.com.br/2014/05/resenha-vinte-garotos-no-verao-sarah.html

Literatura 23/06/2014

20 maneiras de recomeçar
Anna cresceu ao lado de Frankie e Matt, eles eram o trio inseparável, até uma fatalidade acontecer. Os três sofreram um acidente de carro quando uma falha no coração de Matt o levou para sempre. Anna e Frankie tiveram sorte de sobreviver, mesmo que uma parte delas tenha morrido junto com Matt.

Frankie perdeu seu irmão. Anna seu amigo e amor. Alguns dias antes do acidente, Anna e Matt haviam descoberto fortes sentimentos um pelo outro e estavam esperando o momento certo para contar para Frankie, mas esse momento nunca chegou e agora Anna guarda esse segredo ao mesmo tempo em que tenta cuidar de Frankie e não desmoronar pela falta de Matt.

Um ano mais tarde, Anna é convidada para passar as férias junto com Frankie e sua família, em Zanzibar, um dos lugares preferidos de Matt. Porém, antes da viagem, Frankie fez Anna fazer uma aposta: elas teriam que conhecer vinte garotos durante as férias. Mas como Anna pode sequer pensar em outros garotos quando a morte de Matt é ainda tão presente?

“Toda história é parte de um todo, de uma vida toda, entende? Feliz, triste, trágica, seja o que for, mas uma vida toda. E os livros permitem que você as conheça.” – Vinte garotos no verão

Vinte garotos no verão é um livro muito comentado, mesmo antes de ser lançado no Brasil eu já havia lido ótimas resenhas sobre o livro, então quando eu comecei a leitura eu esperava que todas as minha expectativas fossem atendidas, mas não foi exatamente assim que aconteceu.

Veja resenha completa no site:

site: http://www.literaturadecabeca.com.br/resenhas/resenha-vinte-garotos-no-verao-20-maneiras-de-recomecar/#.U6jJt_ldUn5

Gabriela 09/06/2014

Vinte garotos no verão é uma leitura tocante, eu esperava um livro extremamente triste mais ele é muito mais, é um livro reflexivo, faz você pensar nas suas escolhas, na vida, em como lidar com a perda.

"Na verdade, as coisas não vão embora. Elas se transformam em algo diferente. Em algo mais bonito."

Tudo começa quando Anna está comemorando seu aniversário, e mais uma vez na hora de soprar as velhinhas ela faz um desejo, o desejo de que ele a beije, ele que é Matt, que faz parte do trio inseparável que conta com Frankie e Anna, Anna que ama Matt desde seus 10 anos. Finalmente seu desejo se realiza, ela ganha um beijo de Matt, e não apenas um beijo mas vários beijos escondidos e noites juntos, com isso vem a promessa de que Anna guarde um segredo, a um dia do verão que é quando a família de Frankie e Matt costumava viajar ele morre, e com ele tudo muda.

Um ano após a morte inesperada de Matt, Anna foi convidada para passar o verão com sua amiga Frankie na casa que a família dela costumavam passar todos os anos, mas Frankie já não é mais a mesma e Anna também não, depois do luto ambas mudaram e a amizade delas também, Frankie faz Anna fazer uma promessa, de conhecerem 20 garotos diferentes no verão e quem sabe assim finalmente Anna perder a virgindade.

"É oficialmente mais de um ano agora. Eu sei que deveria deixar para trás, mas isso nunca realmente me deixa. Toda manhã eu acordo e por apenas um segundo eu esqueço o que aconteceu. Mas, uma vez que meus olhos se abrem, isso me encobre como um desmoronamento de pedras pontiagudas, tristes. Uma vez que meus olhos de abrem, estou pesada, como se tivesse muita gravidade pressionando meu coração."

Vinte garotos no verão é uma história tocante, em muitos momentos triste mas a tristeza não é o ponto principal dessa história, o principal é o amadurecimento, a forma de lidar com a dor, a perda, o medo de esquecer, novas experiências.. A dor sufoca e em muitas vezes achamos que não vai ser possível mais a autora mostra que é sim possível viver com a perda.
Não sei explicar muito bem o que senti ao ler esse livro, mas com toda certeza ele me fez melhor.

"Em algum lugar no oceano, uma sereia banida lê minhas cartas e chora eternamente por um amor que nunca conhecerá - nem por um instante."

Anna ensina a lidar com a perda, que haverá sim outros momentos, mais que nunca irá substituir, para não ter medo de ter novas lembranças... é um livro lindo e intenso!

Mari Siqueira 09/06/2014

Como lidar com a perda de quem amamos? <3
Vinte Garotos no Verão é sobre perdas, superação e amor. Sarah Ockler escreve para jovens adultos e traz nesse livro uma bonita história que nos ensina a seguir em frente e continuar vivendo depois que algo ou alguém precioso é tirado de nós. Com bonitas lições de vida, sem ser piegas, 'Vinte Garotos' não tem a missão de curar o luto, mas sim, de nos fazer entendê-lo e conviver com a falta que sentimos de quem se foi.

Muitos trechos bonitos e cheios de simbologias podem ser encontrados nas páginas desse livro, inclusive, a capa, que traz por si só, um resumo da narrativa. Os vidros do mar azuis, mostram que muitas pessoas marcam nossa vida. E o raro e especial vidro do mar vermelho, mostra como uma pessoa pode ser única e marcar nossa vida para sempre. Além de que cada vidro do mar era apenas um grão de areia que viajou milhares de anos e se transformou em algo bonito. É assim com nossos sentimentos.

A única coisa que não me agradou na versão da Editora Novo Conceito foi a tradução do título, o original 'Twenty Boys Summer' trazia maior foco para 'O Verão dos Vinte Garotos' (algo muito significativo na trama), diferentemente de 'Vinte Garotos no Verão' que remete o leitor a um livro com maior apelo sexual. Uma pequena alteração que fez toda a diferença no significado do título. Mas fora isso, tudo lindo como sempre. A diagramação incrível da NC e a narrativa naturalmente fluída de Sarah trouxeram uma história digna de derramar lágrimas e confortar corações.

Anna sempre foi apaixonada por Matt. Ele é irmão de sua melhor amiga Frankie e os três são inseparáveis desde pequenos. A paixão de Anna por Matt é segredo até seu aniversário de 15 anos, quando ele a beija e tudo muda. O sentimento, antes não correspondido e secreto de Anna se transforma em um primeiro amor de verdade. Continua a ser um segredo, mas agora dos dois. Desejando contar para a irmã num momento oportuno, Matt pedc à Anna que espere mais alguns dias. Dias que ele não imaginava não ter.

Pouco tempo depois, Matt morre num trágico acidente de carro. Anna e Frankie ficam devastadas. Com sua morte, tudo foi embora - a esperança do que poderia ter sido, os sonhos e as lembranças da infância. Anna sofre, mais do que com a perda do amigo, com a perda do seu primeiro amor. Mantendo a promessa que fez ao garoto, ela decide que esse amor de verão vai morrer com ela e o que um dia eles viveram não será mais do que uma lembrança rara e especial, como o vidro vermelho do mar, que Matt tanto adorava.

Frankie e Anna curam uma à outra e a amizade das duas é invejável. Ter alguém em quem se apoiar quando seu mundo desaba é algo muito importante. No primeiro verão sem Matt, as duas terão que enfrentar dolorosas lembranças, sentimentos confusos e o desespero de uma família fragmentada pela perda do filho mais velho. Frankie é uma personagem incrível, bem construída e o fruto da dor que a menina sente é ter se transformado em outra pessoa. Rebelde, ousada e desobediente, ela saiu de seu caminho desde a morte do irmão e vai precisar da ajuda da melhor amiga para voltar ao que era.

O Verão dos Vinte Garotos é a primeira oportunidade das duas se libertarem das lembranças de Matt. Numa aposta inconsequente - sugerida por Frankie - de conhecer vinte garotos nas férias de verão, as meninas vão descobrir que a vida pode continuar e que a vida é feita de momentos especiais e raros que devem ser aproveitados e guardados. Afinal, um dia tudo o que teremos serão lembranças. Devemos apenas nos certificar de que serão boas.

"Reproduzi os eventos daquele dia centenas de vezes, procurando dicas.
Um fim alternativo. Um efeito borboleta.
Se Frankie e eu não tivéssemos tomado sorvete naquele dia estúpido,
ele ainda estaria vivo.
Se eu não tivesse atiçado seu coração, beijando-o todas as noites desde meu aniversário, ele ainda estaria vivo.
Se eu não tivesse nascido, ele ainda estaria vivo.
Se tivesse encontrado a borboleta que bateu as asas antes de entrarmos no carro naquele dia, eu a esmagaria." (p. 90)

site: http://loveloversblog.blogspot.com
Lívia Gomes 21/01/2015minha estante
menina, tô totalmente apaixonada por suas resenhas. minha lista de livros que "quero ler" agora só tá aumentando. mérito seu. hahaha

Erika 03/06/2014

Não se mova. Neste instante, tudo está perfeito.
Anna, Frankie e Matt são amigos desde a infância. Inseparáveis. Frankie(Francesca) é irmã mais nova de Matt. E Anna é a vizinha-melhor-amiga dos dois. Anna se apaixona por Matt, e no seu aniversário de 15 anos ela percebe que a paixão é recíproca. Os dois passam a viver seu amor adolescente às escondidas, encontros noturnos abaixo das estrelas. Tudo está perfeito na vida de Anna, a única coisa que falta é Matt contar para irmã que sua melhor amiga e ele agora são mais que meros amigos. Que o triângulo da amizade está meio que desfeito. Só que Matt quer proteger a irmã, Frankie, de uma provável decepção, e Anna mesmo apreensiva deixa que ele conte à seu tempo. E o promete que ela não contará nada, ele se responsabilizará para contar a Frankie. Mas antes que isso aconteça, um acidente toma conta do rumo da história. Depois de mais de um ano após a inevitável e trágica morte de Matt. Todos sofrem, todos mudam seus comportamentos com o luto, mas Anna é a única que tem de ser manter forte e sofrer em silêncio por ter de manter o segredo de que amava o irmão de sua melhor amiga, tudo para proteger Frankie de mais uma dor. Pra tentar seguir em frente, Anna vai rumo a uma viagem com sua amiga Frankie, e os pais dela. É aí que Frankie propõe a ela o Melhor Verão de Todos os Tempos, e um desafio de conhecer vinte garotos. Verão. Férias. Califórnia. Revelações. É uma tocante história sobre superação, recomeços, sobre deixar a dor, sobre abrir o coração para novos amores, sobre como amizades são importantes, e mentiras ou segredos as vezes se tornam bolas de neves gigantes. Lindo. Sensível e comovente. Excelente leitura!

A escrita de Sarah Ockler é no mínimo instigante e no máximo, excelente! Contado em 3° pessoa pela personagem principal, Anna, a narrativa é deliciosamente melancólica e divertida ao mesmo tempo. Tem capítulos curtos, o que não deixa a leitura exaustiva. O espaçamento e fonte das letras são agradáveis. A capa é simples, mas fala por si só bastante sobre a temática do livro, isso você perceberá quando estiver lendo-o. Nas páginas que contem cada capitulo tem o desenho de coqueiros, o que eu honestamente, achei encantador. Só acho que o título do livro, no entanto, veio a falhar. Eu fiquei esperando ela conhecer “Vinte Garotos no Verão”, mas não é bem por aí. Não é o foco do livro, é só um detalhe. Deveria então o titulo ser algo mais haver com tema principal, mas relevante. Mas, do mesmo jeito que não se julga um livro pela capa, muito menos deverá julgá-lo pelo título. E o desfecho da história não poderia me agradar mais, então... Recomendadíssimo!

" Apenas engulo em seco.
Faço que sim e sorrio.
Um pé diante do outro.
Estou bem, obrigada por não perguntar." Pág 269

site: http://erikarayanaheart.blogspot.com.br/

Fabiane Ribeiro 22/05/2014

Resenha - Vinte garotos no verão
Um livro bastante doce e real.
Anna é apaixonada em segredo por Matt, o irmão de sua melhor amiga, Frankie. Ela finge que gosta dele apenas como amigo, mas a verdade é que o ama durante vários anos, sem nunca revelar a ninguém seus verdadeiros sentimentos.
Os anos se passam, e no aniversário de quinze anos de Anna, ela e Matt se beijam. A partir daí, eles passam a viver um breve romance secreto, já que Matt pretende contar tudo à irmã quando eles forem passar as férias na Califórnia, pensando que, estando a sós com ela em lugar que eles amam, ela poderia compreender melhor.
Porém, ele não tem tempo de fazer isso.
Matt acaba se tornando vítima fatal num acidente de carro e falecendo jovem demais. Sua família e Anna ficam extremamente abalados com o acontecimento, e o romance que os jovens viveram se torna um segredo ainda maior.
O livro então dá um salto temporal e nos leva um ano após a morte de Matt, quando Frankie e Anna estão planejando uma viagem à Califórnia.
Seria doloroso ir para o local em que Matt estivera em tantas férias, mas a família dele, com a ajuda de Anna, pensa que a coisa certa a se fazer é voltar para lá, justamente na casa que eles costumavam alugar quando o rapaz estava vivo.
Frankie, após a morte do irmão, havia mudado bastante sua personalidade, e agora lança um desafio à Anna: elas devem conhecer vinte garotos durante aquele verão, pois ao menos um deve ser o cara certo.
Dividida entre as saudades que sente de Matt e o desafio da amiga, que nem desconfia do romance que um dia eles tiveram, Anna vai para a Califórnia.
No começo, tudo aquilo acaba sendo mais difícil que o previsto. A praia que Matt costumava frequentar, os locais de que tantas vezes ele falara à Anna, o quarto em que ele sempre dormia. Os vidros do mar que ele costumava colecionar.
A família de Matt também se abala profundamente ao voltar para lá, e seus pais passam momentos difíceis, em que Anna tenta ser útil e ajudá-los naquela dor, um dando forças ao outro.
Frankie, porém, camufla a dor com suas novas atitudes rebeldes, tentando conquistar quantos mais garotos for possível. E até Anna acaba encontrando alguém especial, enquanto elas tentam cumprir a meta de conhecer vinte garotos.
O livro é direcionado ao público jovem, mas pode ser apreciado por todos, pois trata de temas importantes, como a perda, o recomeço e a amizade.
Com passagens bastante tocantes e lições valiosas, a narrativa leve e divertida de Sarah Ockler é capaz de conquistar do início ao fim. Excelente leitura!

Trecho: "Saímos dos degraus cheios de areia e andamos até a praia. De perto, a água vai e vem, alternando entre o azul nebuloso e o cinza. Conforme cada onda inunda nossos pés, a maré nos puxa, levantando a água como uma saia ao vento para nos dar uma vista das pedras coloridas logo abaixo. A água é mais fria do que eu esperava. Ela mordisca meus dedões do pé até que me acostumo com a temperatura e não posso mais diferenciar o ar e a água em minha pele. Ajoelho-me e pego um punhado de areia e pedrinhas, olhando para minhas mãos enquanto a areia escura e molhada brilha no ar" (Pág. 77).

Fernanda 10/05/2014

Resenha: Vinte garotos no verão
Resenha: “Vinte garotos no verão” apresenta uma história complicada, que gira em torno de alguns segredos, sentimentos escondidos, aprendizados e amizade. Os personagens expõem seus lados dramáticos justamente para que o leitor entenda suas atitudes e opiniões. O que mais me surpreendeu foi o enredo surpreendente, já que o título sugere algo mais despretensioso e leve, mas me enganei ao perceber uma trama envolvente, cheia de reflexões e expectativas.

Anna, Frankie e Matt sempre foram bons amigos inseparáveis. Anna nunca contou a Frankie que nutria sentimentos fortes pelo irmão Matt, com medo de acabar com a amizade. Porém algo muda quando Anna e Matt enfim se beijam, e sabem que precisam contar para Frankie. Era o segredo deles e tudo parecia bem, apesar da farsa que precisou ser mantida durante um tempo.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2014/05/resenha-vinte-garotos-no-verao-sarah.html

Marcos 06/05/2014

Anna, Frankie e Matt são amigos desde a infância. Sempre muito próximos, eles dividem as fases de suas vidas uns com os outros, a dúvida de qual faculdade entrar, o primeiro beijo, a primeira vez... Frankie e Matt são irmãos. Anna e Matt logo se descobrem apaixonados um pelo outro e se veem perdidos de amor, vivendo um grande romance. Infelizmente, pouco tempo após ambos iniciarem um relacionamento, algo muito trágico acontece: Frankie tem uma arritmia cardíaca súbita, que o leva a bater o carro que dirigia em alta velocidade. A partir desse dia suas vidas nunca mais serão as mesmas.

Um ano após o ocorrido, Anna e Frankie resolvem viajar para a Califórnia, para curtir as praias no verão, passando vinte dias por lá. Antes de viajarem, Frankie propõe um trato: elas deveriam conhecer pelo menos um garoto por dia pois assim haveria uma boa chance de Anna finalmente ter o seu primeiro amor e, quem sabe, perder sua virgindade com ele. O que ela não sabe é que sua amiga já teve sua primeira grande paixão e foi com alguém muito próximo a ela...

Quer continuar a ler a resenha? Acesse:

site: http://capaetitulo.blogspot.com.br/2014/05/resenha-vinte-garotos-no-verao-de-sarah.html

Brunna 05/05/2014

Delicado e comovente
Vizinhos e amigos desde crianças, Anna, Frankie e Matt eram inseparáveis. Eles compartilhavam tudo! Bom, quase tudo. Anna, desde os 10 anos, esconde a paixonite que tem por Matt e todos os desejos de aniversário que fez, ansiando pelo momento que ele enfim a beijasse. Quando ela menos espera, seu sonho torna-se realidade, mas logo é interrompido pela trágica morte de Matt. O garoto parte de uma maneira totalmente inesperada, deixando o mundo das duas garotas totalmente de cabeça para baixo. Anna (a amiga e affair) se esconde em seu diário, colocando em suas páginas os sentimentos, dúvidas e segredos que possui; já Frankie (a amiga e irmã) torna-se uma pessoa bastante diferente, fazendo coisas não muito agradáveis.
Pouco mais de um ano após o incidente que arrancou a vida de Matt, as duas garotas ainda estão abaladas, mas irão passar três semanas na Califórnia, rodeadas de muito sol, mar, restaurantes e garotos! Então Frankie faz uma proposta: se elas conhecerem pelo menos um garoto por dia, no final terão uma boa chance de conquistarem alguém mais... interessante. Anna aceita entrar na brincadeira, mas o que Frankie não sabe é que há uma grande probabilidade de Anna não conseguir esquecer seu primeiro amor: Matt.
Apesar da grande carga emocional que é colocada logo no início do livro, Vinte Garotos no Verão não poderia ter uma escrita mais leve e jovem. Abordando assuntos típicos de adolescentes (verão, garotos, sentimentos confusos), a história é envolvente, sensível e muito tocante. Fiquei bastante comovida e animada com a trama, torcendo pelos personagens e com o coração apertado por causa de suas perdas. Eu ri em diversas passagens, mas também chorei em várias.
Anna (personagem principal e narradora da obra), mesmo sofrendo tanto pela morte repentina de Matt, não é uma protagonista chata, que vive se lamentando pelos cantos, muito pelo contrário. Os sentimentos da moça foram muito bem dosados pela autora, que colocou tudo na medida certa, pois, mesmo que a garota tenha tido uma perda, ela ainda é jovem, cheia de vida e com muita coisa para experimentar.
Um livro delicado e comovente, que fala sobre amizade, perda, família e amores (vividos ou não), com narrativa ágil e envolvente e que possui linda capa e diagramação, dando um toque todo especial à obra. Se você gosta de histórias nesse estilo, garanto que vai amar Vinte Garotos no Verão tanto quanto eu amei.

site: http://www.myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br/2014/04/resenha-vinte-garotos-no-verao.html

Paola 03/05/2014

Anna, uma garota que possui dois melhores amigos: os irmãos Matt e Frankie. Matt é dois anos mais velho que as duas meninas, mas mesmo assim, os três são inseparáveis. São vizinhos e em tudo estão juntos.

No entanto, uma paixão cresce no peito de Anna... Sim, por Matt... E em seu aniversário, como em todos os passados, seu desejo ao assoprar as velinhas é que ela ganhe um beijo seu. E para sua surpresa, depois de longos anos de espera, seu desejo é realizado! Logicamente as escondidas. Afinal, como contar a todos essa paixão? Mas, a maior preocupação do casal é como contar para Frankie. Então, entre encontros as escondidas, Matt resolve que ele irá contar a irmã quando forem passar férias na Califórnia. E pede a Anna que mantenha segredo.

Porém, um acidente acontece... E Matt não sobrevive, levando com ele o segredo dessa paixão e deixando não somente a família sem chão, mas Anna também. Anna e Frankie agora tem uma a outra. Mas, Frankie muda alguns comportamentos, talvez para chamar atenção ou somente extravasar a dor da perda. E Anna sente-se incomodada por não poder contar nada a ela sobre Matt, pois ela havia prometido segredo. Sendo assim, seu único confidente é seu diário.

Então, Frankie e sua família chamam Anna para passarem as férias com eles. Três semanas na Califórnia! A viagem renova, um pouco, as energias das meninas e Frankie propõe a Anna que elas conheçam vinte garotos durante essas três semanas. No início Anna fica resistente, mas depois aceita o desafio. Nessa viagem, Anna e Frankie passarão por alguns momentos felizes, tristes... E elas conhecem Jackie e Sam. Será que as meninas conseguirão cumprir a aposta? E ainda, até quando Anna conseguirá manter o segredo sobre Matt?

Ao ler o título eu realmente julguei o livro. Imaginei uma história totalmente diferente. Cheia de azarações, tipo um filme de comédia romântica sabe? Pois bem, isso que me veio a mente. No entanto, ao ir passando as páginas do livro a autora Sarah Ockler me surpreendeu! Em um cenário lindo, ela aborda temas como amizade, confiança, morte, amor e superação. Sim, o livro tem momentos divertidos, momentos de adolescência. Mas, em meio a dor da perda, ela mostra como é possível superar e vencer a dor... A dor de perder um irmão, um filho, um amigo e um amor. Como é possível recomeçar sem "trair" a pessoa. E como é possível guardar aquela mesma pessoa em um lugar somente dela! Mostra ainda como a amizade é algo extremamente importante!

Um livro de leitura leve, calma, mas com bastante reflexão!!! Particularmente gostei muito de Anna e de todo seu crescimento! Recomendadíssimo!

"Mas agora sei que jamais serei capaz de apagá-lo. Ele sempre será parte de mim - só que de uma maneira diferente." (pág. 285)

RUDY 27/04/2014

Resenha feita por Rose - Blog Fábrica dos Convites
Matt e Francesca (Frankie) Perino eram irmãos e super unidos. Junto a esta dupla estava Anna. Os três eram inseparáveis. Com apenas 2 anos de diferenças entre Matt e as meninas, eles cresceram juntos e desenvolveram uma forte e sincera amizade.
Mas quando Anna completa 15 anos, esta realidade muda completamente. Seu pedido, feito secretamente desde os 10 anos é atendido, e ela finalmente conhece os lábios de Matt.
As escondidas eles começam o que poderíamos chamar de namoro. Mas tinha um problema: Frankie.

Matt não sabia como contar à irmã o que estava acontecendo entre ele e Anna. Por conta disso, eles permaneciam às sombras, com beijos roubados e abraços escondidos.
A situação não era agradável, mas Matt queria contar pessoalmente à irmã. Ele aproveitaria as férias de verão para falar a verdade. Mas a vida é uma caixa de surpresas, e nem sempre elas são agradáveis.
Matt morre antes mesmo de ter a chance de contar, e com ele o segredo de seus encontros secretos.
Agora a família de Matt está despedaçada e Anna precisa ser forte para ajudá-los a passarem por esta tragédia. Precisa ser forte por ela e por Matt. Só que o luto não tem prazo de validade. A dor de uma perda não é um botão que desligamos a qualquer hora, e cada pessoa reage de uma forma. Os pais de Matt estão perdidos, e Frankie está fora de controle. Ela agora é uma garota que Anna muitas vezes não reconhece.
"Olho pela janela e os vejo chorando, mas estou do lado de fora, no escuro, e eles não podem me ver." (pág. 79)
Em um de seus "devaneios", Frankie lança um desafio a Anna para o verão. Justamente a primeira viagem dela juntas ao local onde ante Frankie e Matt passavam as férias de verão com os pais. Já era hora de Anna conhecer o amor, e nada melhor do que o sol e as praias da Califórnia para isso. Ainda mais se elas conhecessem vinte garotos ao longo da temporada. Anna acaba aceitando o desafio, mesmo sabendo que seu coração estava enterrado com Matt.
"Um começo, um fim e um recomeço." (pág. 283)
A volta para o reduto de férias da família após a trágica morte de Matt é difícil para todos. Mas existem cicatrizes que só o tempo cura, e apesar da dor, é preciso seguir em frente.
"Na verdade, as coisas não vão embora. Elas se transformam em algo diferente. Algo mais bonito." (pág. 285)
Anna não precisa seguir conhecer vinte garotos, basta apenas um para lhe ensinar que novas lembranças não vão apagar as velhas. Que Matt será sempre estará em seu coração, mas que ele tem espaço para novas pessoas.
"Se eu beijasse outra pessoa, o encanto se perderia e minhas lembranças com Matt e tudo o que o envolvia desapareceriam." (pág. 32)
Juntos, mas de forma separada e diferente, cada um aprende que a vida é um ciclo, e que é preciso aproveitar bem todos os momentos.
As lembranças podem ser eternas, mas a vida não.

"Mas agora sei que jamais serei capaz de apagá-lo. Ele sempre será parte de mim - só que de uma forma diferente." (pág. 285)

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2014/04/resenha-27-vinte-garotos-no-verao-sarah.html
Michelle 19/09/2022minha estante
que lindo

Nerd 27/04/2014

Resenha por Camile Vieira para o blog Nerd/Rocker Girl
Anna é apaixonada por Matt Perino, irmão de sua amiga Frankie. Os três foram criados praticamente juntos e são amigos há tanto tempo que Anna não sabe como confessar sua paixão por Matt. É em seu aniversário de 15 anos que tudo muda. Quando a festa estava para acabar, Matt entra na cozinha e a surpreende com um beijo. A partir disso os dois começam a se encontrar secretamente.

Matt promete a Anna que contará sobre o namoro deles a Franki quando fossem viajar para passar o versão na Califórnia, mas seus planos são interrompidos quando eles sofrem um acidente e Matt não sobrevive.

Para Anna é como se sua vida tivesse acabado. Ela não conseguia mais se apaixonar, sempre presa pelo amor que sentia por Matt. Pior: sem poder contar para ninguém. Um ano depois do acidente Frankie e Anna vão até a praia com os pais de Frankie. Frankie não sabia do romance secreto de Anna e Matt e sua meta pessoal para o verão era conquistar vinte garotos. Frankie desafia Anna e ela aceita, sabendo que irá perder a aposta.

Na cidade de Zanzibar Anna conhece o mar e Frankie logo põe em prática seu plano. Anna não se sente preparada para seguir em frente após a morte de Matt, mas até quando ela poderá guardar esse segredo para si mesma?

A princípio eu achei essa ideia de conquistar vinte garotos bastante fútil e boba, e achei que isso iria tirar a carga emocional do livro. Mas o livro é mais que isso. É a história de uma pessoa que conheceu o amor e teve ele tirado de si subitamente. A morte de Matt tira um namorado, um amigo, um irmão e m filho.

Minhas suspeitas estavam corretas: o livro deixa de ser uma bonita história de superar o passado e seguir em frente e se torna a grande saga das meninas irem à praia para pegar esses vinte garotos. No meio do livro ele se torna um pouco chato, quando Frankie vira uma garota completamente superficial e Anna fica apenas pensando em perder a virgindade.

Quem gosta de histórias juvenis vai amar o livro. Ele fala puramente sobre adolescência, é divertido e afins. Mas o livro não é apenas um livro sobre curtição e agito, mas também sobre amizade e a dor da perda. Eu esperava mais, mas gostei da história.

Renata 24/04/2014

Vinte Garotos no Verão é um livro sobre tudo, menos o que eu pensei que fosse! Como vocês sabem, ou eu suponho que saibam eu não costumo ler as resenhas, principalmente de livros de parceria, mas ouvi tanta gente falando que queria tirar a prova e saber a que se destinava este livro! Sarah Ockler ganhou o meu respeito, desde as primeira páginas que li!
Conhecemos neste livro um grupo de amigos formados por dois irmãos Frankie e Matt e sua vizinha Anna! Eles cresceram juntos, se conhecem desde sempre e formam um trio muito fofo! Só que para Anna e Matt, a relação vai muito além de amizade desde o aniversário de 15 anos da moça, quando escondido de tudo e de todos, os dois se beijam, motivados por uma tensão que já acontece há algum tempo! Os dois mantêm essa “relação” escondida, e Anna fica preocupada em contar para a amiga Frankie e saber como vai ser sua reação quando souber do relacionamento amoroso entre ela e seu irmão, Matt garante contar para Frankie assim que eles estiverem de férias na Califórnia, ele acha que vai ser um melhor momento! Infelizmente, poucos dias antes da viajem Matt morre de forma trágica e não tem tempo de contar para a irmã! Um corte na história nos leva para um ano à frente, quando Anna é convidada pela família de Frankie para passar as férias na Califórnia. Frankie já não é mais a mesma garota, agora se preocupa muito com a aparência, e falante a até popular entre os garotos da escola! Anna continua a mesma, tímida, simples e sempre preocupada em cuidar da amiga, principalmente por se sentir traidora e em dívida por causa do segredo gradado! Frankie tem uma ideia para que Anna perca a virgindade no verão de conhecerem 20 garotos para escolher um entre eles, com o qual Anna terá a sua primeira noite de amor, daí vem o nome do livro!
“Quando alguém que você ama morre, as pessoas perguntam como você está, mas não querem saber de verdade. Elas buscam a afirmação de que vocês está bem, de que você aprecia a preocupação delas, de que a vida continua. Em segredo, elas querem saber quanto tempo a obrigação de perguntar terminará (depois de três meses, por sinal. Escrito ou não escrito, é esse o tempo que as pessoas levam para esquecer algo que você jamais esquecerá).” (p. 75)

Eu não esperava tanta delicadeza nesse livro e talvez você também não encontre na minha pequena sinopse! A sutileza da fragilidades das relações não é dita em palavras, ela paira no ar como se fosse uma nuvem carregada prestes a desabar sobre a cabeça de todos aqueles envolvidos! A relação entre Frankie e sua mãe, a forma como ela acha que a mãe só gostava do filho que morreu e não dela por ver o sofrimento da mãe com a ausência do filho morto e por não se preocupar tanto com ela, a filha viva! O sofrimento solitário de Anna que é quem nos conta a história e que está sempre presente para ajudar a todos com seus lutos, ouvir, aconselhar, mas não tem ninguém por si, pois ninguém compartilha do segredo do seu amor por Matt, ela não tem o direito de sofrer como eles, pois ele era apenas o seu melhor amigo-menino, isso é muito sofrido pra ela! Dá uma peninha dela! Durante uma boa parte do livro, essa nuvem de tristeza, tensão e luto paira sobre o livro, de uma forma muito sútil, mas em algum momento ela se dissipa, claro que não completamente, afinal uma perda nunca é esquecida! Em algum momentos os acontecimentos de fato me surpreenderam, e isso deu um ânimo novo à história, como aquele sol que surge por entre as nuvens e o final é bem digno de toda a história, apesar de ser o que eu esperava que acontecesse!
A diagramação está linda, a capa tem tudo a ver com a história e compõe muito bem todo o clima para a gente se envolver com o livro!Vinte Garotos no Verão é um livro muito bom, muito bem escrito, sensível, tocante, honesto, fala da morte, do amor, do luto, da amizade, do perdão como coisas cíclicas, integradas e parte de um todo,e que fazem parte da vida de todos nós, inclusive na vida de jovem que estão descobrindo o amor e amizade! Não sei se consegui expressar todo o meu sentimento, mas só tenho a dizer, leiam!
” – É, já ouvi isso. Há todo tipo de história como esta por aqui. Mas à vezes você tem que ver as coisas apenas como elas são e admirá-las, sem rotulá-las ou explicá-las. As explicações acabam com o mistério, não é?” (p. 214)

site: http://epigrafe.org/?p=2601