Vinte Garotos No Verão

Vinte Garotos No Verão Sarah Ockler

Resenhas - Vinte garotos no verão

Nicoly Mafra 30/11/2016

Resenha - Vinte Garotos no Verão
Meu desejo em ler Vinte Garotos no Verão começou quando encontrei muitas comparações entre a escrita da Sarah Ockler e da Sarah Dessen. Quem me acompanha por aqui sabe que eu sou fã de carteirinha da Sarah Dessen, então fiquei muito curiosa para realizar esta leitura, e estou muito satisfeita com este livro.

Anna cresceu junto com os irmãos Frankie e Matt, os dois acolheram Anna como se ela fosse da família deles, o que tornou a conexão entre o trio muito especial e única. Porém, no aniversário de 15 anos, Anna tem seu pedido de aniversário realizado: Matt, seu melhor amigo e garoto que ela sempre foi secretamente apaixonada, finalmente a beija. Matt também era secretamente apaixonado por Anna, mas tinha muito medo de como esse relacionamento poderia afetar a amizade de Anna com a sua irmã, Frankie; então ele pediu para Anna que, neste primeiro momento, eles mantivessem o relacionamento deles em segredo, até ele encontrar um momento adequado para contar à sua irmã. Infelizmente, Matt não teve a chance de contar a novidade à Frankie, pois os três sofrem um acidente de carro e Matt acaba falecendo.

Um ano depois da morte de Matt, Anna ainda não contou sobre o relacionamento dela com Matt para ninguém, e vive com uma dor gigante pela perda do garoto e não pode contar para ninguém. Porém, os pais de Frankie decidem realizar uma viagem para Califórnia para colocar a vida deles de volta nos trilhos, e convidam Anna para acompanhá-los.

Frankie, ainda abalada pela morte do seu irmão, decide que este vai ser O MELHOR VERÃO DE TODOS OS TEMPOS, e com isso ela fazem um acordo, nesta viagem elas encontraram vinte garotos, esperando que algum deles seja alguém especial que as ajude a curar algumas feridas do passado.

Vinte Garotos no Verão é uma leitura bem gostosinha, típica de contemporâneos YA. Alguns aspectos do livro poderiam ter sido mais bem explorados e alguns pontos importante ficaram muito para o final para serem abordados e discutidos; mas, em geral, a leitura foi bem legal. Gosto muito da “vibe” de livros que se passam durante o verão, e personagens tentando superar algo, ou curar feridas, então pude aproveitar bastante a leitura deste livro.

Recomendo sim a leitura deste livro, principalmente para àqueles que gostam de ler algo mais levinho no verão. Estou super curiosa para ler outras obras da autora!

site: www.instagra.com/nickmafra
Polly Barbosa 19/02/2018minha estante
undefined

Felipe Miranda 03/10/2016

Vinte garotos no verão - Sarah Ockler por @ohmydogestolcombigods
Há situações que depois que se atinge certa idade já não parecem tão complicadas de se resolver. É que quando você tem 15, 16 anos, sua cabeça funciona de um jeito diferente. Você não viveu coisas, nem passou por elas e sentiu o que se deve sentir. Você não se conhece tão bem assim como acha que conhece. Vinte Garotos no Verão traz uma situação complicada até certo ponto. É questão de saber o que é certo e o que é errado. A gente complica coisas desnecessárias.

Nessa história, Anna, Frankie e Matt são amigos inseparáveis. Eles cresceram juntos e dividiram incontáveis férias em família. Sabem tudo um do outro. Até que Anna completa 15 anos e recebe de Matt o melhor presente do mundo: um beijo. Mas o acontecido acaba se tornando um segredo entre eles. Um segredo que pode arruinar a amizade do trio. Frankie e Matt são irmãos. Um sempre protegeu o outro e agora existe algo que os separa. Anna e Frankie sempre foram melhores amigas e agora existe algo que uma não sabe sobre a outra. Algo que pode mudar a história deles para sempre. Contar ou não contar?

Matt estava prestes a contar a irmã sobre tudo quando algo trágico acontece e desmancha de vez o trio que um dia planejou um futuro junto. Um futuro mágico. Com o peso de um segredo que acabou indo para o túmulo, Anna precisa seguir em frente, assim como Frankie e sua família. Matt está morto e o vazio que se instalou entre todos que o amavam se torna torturante. Quando Anna aceita passar as férias de verão com Frankie, ela entende que esse é o momento certo para contar a ela o que estava havendo com Matt. Mas nada será tão fácil assim. Há rachaduras por todos os lados.

Frankie está disposta a conhecer 20 garotos durante suas férias. Ao mesmo tempo que é uma aposta boba de verão, é também uma tentativa dolorosa de esquecer o irmão por alguns minutos. Apenas o tempo que dura um beijo sem significado ou uma transa que nunca aconteceu.

Apesar da premissa interessante, Vinte Garotos no Verão me cansou em alguns capítulos. Eu fiquei pensando em vários momentos: acaba logo com isso! É sofrimento duplo o que você está fazendo, Anna!

A história é sobre superação, sobre seguir em frente mesmo que doa. Sobre se entregar ao balanço do mar mesmo que você não saiba nadar muito bem. Na época em que foi lançado ouvi muito burburinho sobre a obra, mas não cai de amores não. É um livro leve, levanta questões importantes, mas é voltado para o público mais jovem. Não tenho dúvidas de que há leitores que amam a obra. A linguagem é simples, há certa poesia em alguns momentos e a escrita flui. Flui a cada personagem que vence sua própria batalha.

site: http://ohmydogestolcombigods.blogspot.com.br/2016/10/resenha-vinte-garotos-no-verao-sarah.html

Erika Kentenich 13/04/2016

Romance e aventura adolescente
Apesar de me identificar com romances adultos, achei linda a história que se passa nesse livro.
Ver Anna sonhando pra conseguir ganhar o beijo do seu melhor amigo Matt, depois conseguindo realizá-lo e logo após o perdendo de vez por um terrível morte te deixa muito abalada desde o inicio. Depois perceber como ela superou o luto e mesmo durante seu sofrimento passou a confortar Frankie e começou no dilema de contar ou não a ela sobre o curto romance entre ela e o irmão de sua melhor amiga.
Você fica envolvida do inicio ao fim, querendo como louca saber como tudo vai acabar e se todos os problemas, traições e mágoas vão ser superados.
Leitura muito recomendada

Nanda 08/04/2016

É estranho pensar em como certos livros chegam na hora certa. Muito se falava de Vinte Garotos no Verão, mas eu não tinha tanto interesse nele, não sei explicar. Eis que terminei uma leitura que não me agradou, precisava de algo leve e o Marcos Tavares (do blog Capa &Título) tinha lido Vinte Garotos e disse que era legal. Encarei a leitura sem muitas expectativas, a sinopse me parecia muito vazia, duas garotas na praia querendo pegar geral, sabe? E olha, foi como se duas mãos tivessem saído do livro e me estapeassem.

Já nas primeiras páginas fiquei encantada pela história, narrado pelo ponto de vista de Anna, Vinte Garotos no Verão é mais do que uma história boba (ou vazia), como eu havia pensado. Não imaginava que eu poderia chorar tantas vezes lendo um só livro (salvo que nunca li Nicholas Sparks, ok?), mas foi cruel o que aconteceu com Anna e Matt logo no início. Poxa, ele era o primeiro amor da vida dela e de repente, poft, morreu. O impacto que isso causou, acredito eu que foi amplificado por ser do ponto de vista de Anna, mas isso não tira a grandeza do livro. Por outro lado, Anna entra em uma espiral, o garoto que amava acabou de partir, sua amiga mudou muito e o que ela tinha de seguro não está mais lá.

Mas, durante a leitura, nem tudo foram flores e arco-íris. Uma coisa que me incomodou demais (insira aqui um eco com demais, demais, demais) foi o que fizeram com Frankie e sua dificuldade com algumas palavras. Ficou parecendo que forçaram uma situação para deixar a personagem mais dramática e, sinceramente, não tinha necessidade nenhuma. Fora isso, gostei muito da construção dos personagens, em nenhum momento senti que Anna dramatizou demais a situação, pelo contrário, ela foi forte diante de tudo.

A história se passa na maior parte na Califórnia, onde Anna e Frankie protagonizam o Verão dos Vinte Garotos. Eu achei muito legal o que a autora fez com a história, o tema tinha tudo para ser drama do início ao fim, mas ela colocou tudo de uma forma leve, que não ficou cansativa. Sim, eu chorei muito durante a história, porque ela emociona, mas também ri de verdade em outras partes. A amizade entre Anna e Frankie é bonita, mas ao mesmo tempo é frágil, isso é mostrado em várias situações, o quanto Frankie faz de Anna seu porto seguro.

Vinte Garotos no Verão tinha tudo para ser uma história boba, vazia, mas se mostrou um livro com algo a mais. Ver Anna se libertando dos fantasmas do seu passado, a superação de Frankie, toda a recuperação, foi tudo bem feito, de forma pequena e bonita. É uma daquelas histórias que crescem com o tempo. A autora acertou em cheio trabalhando em cima desse tema, inclusive recomendo mesmo se você não estiver em um momento legal. Ao contrário do que parece, não é uma história triste, mas de sim de superação.

site: http://www.entrelinhascasuais.com/2014/05/resenha-vinte-garotos-no-verao-sarah.html

Luana Moraes 15/03/2016

Vinte garotos no verão
Sarah Ockler escreveu um livro maravilhoso sobre amor, perdas, amizade e recomeços. Um título que leva o leitor a pensar uma coisa, mas que será conduzido por outro caminho já nos primeiros capítulos, vai ser impossível não se apaixonar por esse livro.
Anna Reiley sempre imaginou sendo beijada por Matt Perino, seu melhor amigo e irmão de sua melhor amiga Frank.
"Não se mova, Anna Reiley. Nesse instante tudo é perfeito."

Anna nunca contou para Frank sobre seu maior desejo, uma daqueles pedidos que fazemos ao cortar o bolo de aniversário, e finalmente no aniversário de quinze anos o pedido se torna realidade, Anna Reiley e beijada por Matt Perino, eles iniciam um romance, mas Ana nãos se sente confortável em esconde de Frank, então uma promessa é feita, Matt vai contar para Frank antes de ir para a faculdade no final do verão, mas o destino tem outros planos para os três jovens amigos. Um acidente muda o rumo da trama, Matt morre no acidente.
Agora Anna está de luto, mas ninguém pode imaginar a proporção de sua dor, além da dor da perda ela se sente culpada por não ter contado a Frank, sobre ela e Matt.

Após um ano da tragédia Anna e Frank estão planejando o melhor verão de todos os tempos. A família de Frank vai viajar para a baia Zanzibar, Anna embarca junto com a família Perino para a melhor viagem de todas, Frank está transformada após m ano da tragédia, está fumando, usa sempre maquiagem, vive a vida loucamente, já Anna ainda está de luto.
Entre as coisas malucas para o melhor verão de todos os tempos, a atividade número um é Anna perder a Albatroz, isso mesmo elas deram um nome para a virgindade da Anna, e Frank dá um prazo para ela perder, ou seja no M.V.T.T( Melhor verão de todos os tempos). Outro item peculiar da lista é conhecer 20 garotos ao longo do verão.

A viagem parece uma ótima oportunidade para tirar Matt de seu interior, mesmo que para isso sejam necessários vinte garotos.

“ Ás vezes acho que nos sentimos culpados por estarmos felizes, e, assim que nos pegamos agindo como se tudo estivesse certo, alguém se lembra de que nada está certo”

A narrativa de Sarah é fluida, acompanhamos os pensamentos e sentimentos de Anna, o leitor sente sua tristeza por esconder algo de sua melhor amiga, seus dilemas e medos são compreensíveis. Em alguns momentos eu quis esganar Frank, principalmente quando ela descobre sobre Anna e Matt, ela teve uma reação exagerada, mas Anna foi paciente e super compreensiva, coisa que poucas pessoas seriam.

Todos os personagens amadurecem muito ao longo do livro, cada um deles foi afetado de uma forma, é um livro sobre amizade, amor, perdas e recomeços, sobre entender o outro e sua dor.
Um livro que mostra como a vida é frágil, em um segundo estamos bem no outro não estamos mais aqui.

Amei a narrativa sensível de Sarah, os capítulos bem definidos. O título que deixa o leitor pensar uma coisa e o leva para outro caminho, você vai vir, vai se emocionar, vai se apaixonar por Matt e desejar ter um verão tão bom e tão louco quanto o das amigas Frank e Anna.

Ele adorava ler. Ele adorava palavras,
a forma como elas se reúnem em frases e histórias.
E queria estudá-las, conhecê-las, criá-las, compartilhá-las com o mundo. [...]
Lia com intensidade e se apaixonava por todos os personagens,
pela reviravolta na história ou pela linguagem utilizada.
Fazia os personagens ganharem vida para nós,
como se não estivesse lendo um livro de ficção,
e sim contando histórias sobre os próprios amigos."

"Por mais de um ano as cartas foram minha única conexão com ele, a única prova de que nosso breve período juntos não foi outra coisa."

A capa está maravilhosa e tem um significado no livro maravilhoso, quem fez a capa, pegou a essência da história e deixou transparecer para todos que olhassem a capa.

Dani 10/03/2016

Vinte garotos no verão, Sarah Ockler
Anna é uma adolescente comum, mas sofre todos os dias a perda de alguém que amou. Ela sempre foi apaixonada por Matt, irmão de sua melhor amiga, Frankie. Eles eram um trio inseparável, e pretendiam contar a todos sobre o romance, mas Matt morreu em um acidente e o segredo ficou com ele.
Anna não pode contar a ninguém, pois o combinado era os dois contarem juntos. Por isso, ela sofre todos os dias por ter perdido seu primeiro amor e precisar fingir que se tratava apenas de um amigo.
Frankie também ficou marcada pela perda do irmão, e mudou completamente. Para se tornarem mais próximas novamente, as duas decidem viajar com os pais de Frankie, para ver o mar.
Nesta viagem, Frankie jura que Anna precisa se jogar, e cria um "projeto" onde é estipulado que as duas fiquem com, pelo menos, vinte garotos. E Anna deve perder sua virgindade.
Anna aceita e as duas iniciam as férias juntas. Mas mais que diversão, as duas irão aprender muito sobre a outra e sobre si mesmas.
Este livro sempre me atraiu pela capa, apesar de não gostar muito do título. Quando comecei a ler, esperava algo melancólico e me surpreendi com a leveza que a autora abordou o tema.
De fato, Vinte garotos no verão é um livro carregado de emoções, que quem perdeu alguém irá se identificar muito, mas, como é mais jovem, a narrativa não chega a ser sufocante.
Além disso, Sarah Ockler aborda outros temas além da perda, como auto-conhecimento, dramas adolescentes, primeiro amor. Tudo isso dá um toque leve e jovem à estória.
Os personagens são muito bem construídos, mostrando como a morte de Matt afetou cada um de uma maneira. Anna é a narradora do livro e, apesar de ela ser uma garota absolutamente comum, é fácil gostar dela e se identificar por algo.
Enquanto o enredo corre, há muitas passagens onde a personagem tem lembranças com Matt, isso permitiu a nós conhecê-lo aos poucos e saber da intensidade de seu romance com a protagonista.
É um livro emocionante, que mostra a importância de seguir em frente sempre, mantendo as boas memórias em nossos corações.

site: http://danielabyrinth.blogspot.com.br/2015/01/resenha-vinte-garotos-no-verao-sarah.html

Nil 25/01/2016

Transformação
Ao contrário do que eu poderia imaginar Vinte Garotos no Verão não é um livro à toa. Sarah Ockler criou uma história que fala de perdas, amizades, amores mas sem deixar o sentimento de dor falar muito alto. Com sua escrita, a autora deixou a história leve e, em muitas cenas levemente divertida.
Anna sempre foi muito amiga de Frankie e Matt. Mas com o passar do tempo ela se apaixona pelo irmão da melhor amiga. Com a perda de Matt, além de ter que lidar com a dor às escondidas, ainda tem que confortar e amparar Frankie. Mas as coisas se transformam de maneira avassaladora durante verão.
Um livro excelente com uma história doce.

Mila 03/01/2016

Adquirindo experiência
Através da estória de Ana, senti que na vida há muito mais amor do que se pode imaginar. Senti também que as pessoas precisam através do diálogo ser mais clara, direta e objetiva.
O amor verdadeiro sempre será incondicional, pois não há condição que faça o amor mudar de forma, mesmo que haja mágoas, danos e perdas.
Sarah Ockler passou para esse livro um carinho de amigos e de amores adolescentes, com toda potência do que causa uma revelação tardia.
Matt um jovem brilhante, Frankie uma irmã que sempre está presente, Ana uma vizinha amiga apaixonada e inteligente, Sam um rapaz cheio de sonhos e doce como todas nós sonhamos encontrar em nossas vidas.
Uma tragédia marca o início desse livro e nos faz perceber o quanto é importante estarmos conectados com a vida e uns com os outros, o quanto ser companheiro ou companheira é intensamente bem vindo em momentos de dificuldade.
Sinceramente para mim esse livro é nota 5 de 5, é favorito pela suavidade das relações apresentadas e eu recomendo.

Família Literária 23/12/2015

Resenha: Vinte Garotos no Verão - Sarah Ockler
Com uma escrita leve e jovem Vinte Garotos no Verão conta a história de Anna, Frankie e Matt, três amigos inseparáveis e vizinhos desde crianças. Anna é apaixonada por Matt, porém nunca contou para ninguém, nem mesmo para Frankie, por ser irmã do garoto. No seu aniversário de 15 anos, Matt a beija, deixando tudo o que ela sente por ele mais vivo. Eles começam a se encontrar no meio da noite, Anna quer contar tudo a Frankie, mas Matt diz que é melhor ele mesmo contar à irmã e faz ela prometer que não irá contar. E é aí que começaria o romance, porém Matt acaba morrendo, deixando Anna com um segredo e uma promessa a cumprir.

Todos foram afetados pela morte de Matt, principalmente Frankie que se transformou em uma garota fútil, já Anna se esconde nas páginas de seu diário. Um ano depois do acidente, a família de Frankie decide passar o verão na praia, a praia em que eles iam todos os anos quando Matt estava vivo, e Anna vai junto para o melhor verão de suas vidas, onde elas combinam de conhecerem vinte garotos. Vinte dias, Vinte garotos.

Em meio a muita diversão, aulas de surf e fugas noturnas, elas conhecem garotos que vão marcar as suas vidas e também vão descobrir segredos uma das outras que por um momento irá abalar a amizade delas.

Confesso que em alguns momentos tive raiva de algumas atitudes da Frankie, como o fato de ela achar que apenas ela sofre pelo Matt, fora isso o livro tem uma história muito boa.

É uma leitura rápida, que fala sobre amizade, a dor de perder alguém e principalmente sobre recomeços.

site: http://familialiteraria1.blogspot.com.br/2015/06/resenha-vinte-garotos-no-verao-sarah.html

Karol 13/09/2015

amei cada momento
Adorei cada segundo da leitura, mesmo com o coração apertado consegui rir em alguns momentos e ficar com raiva em outros. Leitura mais que recomendada para quem gosta do gênero jovem-adulto, com um pouco de drama sem tirar a leveza de duas garotas que estão prontas para curtir o verão.

Livros e Citações 20/08/2015

Não decepcionou
Autora: Sarah Ockler
Editora: Novo Conceito
Páginas: 288
Classificação: 4/5 estrelas

Anna Reiley acha que sua vida não pode ficar mais perfeita quando seu melhor amigo – que ela ama desde sempre (mas ninguém sabe) –, Matt Perino, a beija em seu aniversário de dezesseis anos. Primeiro veio a felicidade, afinal seu sentimento era recíproco. Depois, a culpa por não contar para Frankie o acontecido. Mas como ela poderia apenas despejar essa novidade para a sua melhor amiga – também irmã de Matt – e acabar com o laço entre os três? E o pior: Ela havia prometido para Matt que não contaria e que ele mesmo o faria.

No entanto, no momento dessa promessa eles não estavam contando com a repentina morte de Matt. Anna não havia apenas perdido seu amor, mas também seu melhor amigo. E, Frankie, seu irmão. E agora, o que ela faria?

Na cabeça inocente de Frankie, depois de um ano da morte do irmão, a melhor forma de se livrar da tristeza é uma viagem de férias com sua melhor amiga. E para deixar as coisas ainda mais divertidas ela propõe um desafio: conhecer vinte garotos em vinte dias. Quem sabe assim Anna finalmente consegue um romance de verão. Mas ambas as amigas não esperavam que essa viagem, na verdade, mudasse suas vidas para sempre.

"Quando alguém que você ama morre, as pessoas perguntam como você está mas não querem saber de verdade. Elas buscam a afirmação de que você está bem, de que você aprecia a preocupação deles, de que a vida continua."

Vou ser sincera com vocês. Amei a capa desse livro, mas na minha cabeça ele não passaria disso. E, realmente não passou durante as 30 primeiras páginas. No entanto, depois disso, eu comecei a refletir no enredo que a autora nos propôs e fui fisgada pela escrita simples e ao mesmo tempo profunda que Sarah Ockler nos trouxe.

Anna sempre foi apaixonada pelo melhor amigo, nada que já não tenha lido. Mas, ela é apenas uma adolescente e o seu quase-namorado morre. Como uma adolescente deveria lidar com a dor da perda? Será que ela deveria passar o resto de sua vida se lamentando? Ou deveria começar a procurar por outro príncipe encantado? Essas foram algumas das perguntas que passaram pela minha mente durante o desenvolvimento da trama e a autora explorou bastante o assunto. Todo momento Anna se questionava ao mesmo tempo feliz e triste ou até mesmo culpada. Qual deles seria o sentimento correto?

"Não se mova, Anna Reiley. Nesse instante tudo é perfeito."

Além disso, também temos a amizade de Anna e Frankie, quão forte é o amor entre as duas amigas. E também a forma como Frankie lida com a morte do irmão. E as duas amigas abusaram bastante dos pais em se tratando de mentiras. Eu ficava angustiada e com medo por elas, além de dar boas risadas.

Está mais do que claro que Vinte Garotos no Verão é um livro onde temos um pouco de tudo: emoção, drama, romance, comédia, amizade e algumas pequenas aventuras. Sim, trata-se bastante de tramas adolescentes, mas ao mesmo tempo o livro faz você refletir sobre o que é certo e errado.

Claro que não é uma história perfeita, às vezes os personagens eram um pouco irritantes e a leitura se estendia e parecia que não ia mais acabar. Até a autora conseguir entrar no ritmo você acha que esse vai ser mais uma perda de tempo. Mas no geral, Vinte Garotos no Verão não decepciona. Recomendo para aqueles que estão à procura de uma história mais juvenil.

Resenha por: Gabriela

site: http://www.livrosecitacoes.com

03/08/2015

[Resenha] Vinte Garotos no Verão - Sarah Ockler
Olá pessoal, tudo bem com vocês? Finalmente o blog está de volta o/ e hoje vamos conversar sobre a minha primeira leitura de 2015 e já posso adiantar que eu adorei!

Autor (a): Sarah Ockler
Editora: Novo Conceito
Ano: 2014
Páginas: 285
Sinopse: “Quando alguém que você ama morre, as pessoas perguntam como você está, mas não querem saber de verdade. Elas buscam a afirmação de que você está bem, de que você aprecia a preocupação delas, de que a vida continua. Em segredo, elas se perguntam quando a obrigação de perguntar terminará (depois de três meses, por sinal. Escrito ou não escrito, é esse o tempo que as pessoas levam para esquecer algo que você jamais esquecerá). As pessoas não querem saber que você jamais comerá bolo de aniversário de novo porque não quer apagar o sabor mágico de cobertura nos lábios beijados por ele. Que você acorda todos os dias se perguntando por que você está viva e ele não. Que na primeira tarde de suas férias de verdade você se senta diante do mar, o rosto quente sob o sol, desejando que ele lhe dê um sinal de que está tudo bem.”

“ Para todos os outros ele era o Matt de sempre, o grande irmão no inseparável triângulo Anna – Frankie – Matt, o menino que costumava enterrar nossas Barbies no quintal e ler histórias de aventura quando não conseguimos dormir. Mas para mim, ele se tornara algo mais depois que puxara meus cabelos diante da pia da cozinha. Algo diferente. Algo que jamais seria como antes.”
Anna, Frankie e Matt são um trio inseparável, são amigos desde pequenos e aparentemente não há nada capaz de separar eles. Talvez só a morte. Frankie e Matt são irmãos, Anna e Matt estão apaixonados, e vivem um pequeno romance escondido de todos, até que um trágico acidente de carro muda tudo. Ninguém sabia, nem mesmo ele, mas Matt tinha um doença cardíaca que acabou o matando aos 18 anos, deixando família, amigos e uma paixão para trás.
Como prometido, Anna não conta a ninguém sobre o envolvimento deles, mas a cada dia fica mais difícil esconder o porque ela estar tão triste e deprimida com a morte do suposto “amigo”, como se ela fosse da família também. Sua única maneira de aliviar essa tristeza é escrevendo em um pequeno diário roxo, que ela carrega para todos lados, mas não deixa ninguém nem chegar perto.
Matt amava praia, o mar e tudo o que acompanhava esse tipo de paraíso, quando Frankie e sua família decidem voltar para a ilha que eles iam todo o verão, Anna acaba sendo convidada para participar da viagem, mas será que ela vai conseguir guardar todas as suas memórias para si?

“ Anna, quando você conhece o mar, você o sente mais do que o vê. Se tiver sorte, essa perplexidade nunca desaparece e você a sente de novo todas as vezes em que retorna.........”

Bem no começo da leitura eu tive muita vontade de desistir, a história é narrada pela Anna e como ela está arrasada pela perda de seu melhor amigo e amor, está muito depressiva e chata para falar a verdade, mas com o decorrer dos fatos e a viagem que ela irá fazer com a sua amiga, os pensamentos mudam e ela começa a ficar mais animada, mas ainda sim em alguns momentos, aquela típica depressão volta.

O que mais me irritou aqui foi a Frankie, depois da morte do irmão ela vira a típica patricinha vulgar, meio rebelde, e em muitos momentos algumas dessas atitudes dela me irritaram demais.
A proposta do livro é muito legal, é sobre você perder alguém, como lidar com isso e como seguir em frente, mesmo sendo muito difícil. Para mim, ver Anna fazendo isso, seguindo em frente com a sua vida, mas não esquecendo as boas lembranças foi muito bonito, e um dos principais motivos de eu gostar tanto desse livro.
Recomendo para todo mundo, é um livro muito bom para ser lido no verão, descansando, na praia talvez.
É isso pessoal, espero que vocês tenham gostado!
Não deixe de comentar!
Até mais, beijos ;*

site: http://estantedasbruxas.blogspot.com.br/2015/08/resenha-vinte-garotos-no-verao-sarah.html

Isabella Pina 13/06/2015

Sarah Ockler me conquistou dessa vez!
Anna e Frankie são melhores amigas, do tipo que contam tudo uma para a outra e não mantêm segredos. Contudo, há muito tempo Anna tem sentimentos por Matt, o irmão mais velho de Frankie, parte do grupo, mas com medo de complicar as coisas, jamais contou à amiga. Isto é, até que no seu aniversário de 15 anos, ela descobre que Matt sente o mesmo por ela e, então, eles resolvem contar a Frankie, na viagem que os dois irmãos e os pais sempre fazem nas férias para a Califórnia. Contudo, os três sofrem um acidente de carro grave, algumas semanas antes, e Matt morre.

Com isso, ambas ficam arrasadas e Anna, que é quem narra o livro, acredita que o segredo dos dois morre junto. Um ano depois, e sem ainda superar a perda, Frankie mudou completamente o estilo e personalidade, se tornando um pouco estranha até mesmo a própria melhor amiga. Mas é nas férias que finalmente surge a oportunidade de um “novo começo”, com a viagem da família para a Califórnia, levando junto Anna. E é daí que vem o nome do livro, pois Frankie, nessa nova personalidade meio louca, resolve que as duas devem conhecer 20 garotos, mesmo que Anna não concorde muito com isso.

"Se tivesse encontrado a borboleta que bateu as asas antes de entrarmos no carro naquele dia, eu a esmagaria. (pág. 90)"

Apesar do tema pesado, Vinte garotos no verão é uma história, surpreendentemente, com uma narrativa leve e a escrita da Sarah Ockler torna tudo mais fácil de ler e impossível de largar. Por justamente ser Anna a narradora, nós ficamos indo e voltando no tempo, com flashbacks do curto período em que ela e Matt passaram juntos, mesclados às novas experiências da viagem. Eu gostei dessa mistura e não vou mentir, me dava uma dor no coração pensar em toda a vida que Matt tinha pela frente e que foi bruscamente interrompida.

A viagem das meninas na Califórnia, além de ter um plano de fundo maravilhoso (por favor, eu queria fazer essa viagem), também é o lugar de muitas coisas novas e primeiras vezes. As duas, por mais que tentem esconder, mudaram muito depois da perda e, ao mesmo tempo, ainda não se libertaram do luto, mesmo que cada uma à sua própria maneira. Anna, por exemplo, ainda só pensa em Matt, praticamente, então em alguns momentos era fácil perder a paciência com ela, mesmo que, no decorrer da história, eu tenha acabado simpatizando com seus problemas e conflitos.

"Em nosso curto tempo junto, nós quatro nos tornamos íntimos, como só acontece com pessoas que você mal conhece - pessoas que vivem a centemas de quilômetros e vários estados de distância.
Pessoas que não sabem seus segredos. (pág. 141)"

Frankie, por outro lado, é muito mais complicada. Ela era extremamente próxima do irmão e, ao se ver sozinha, começa a agir como uma menina rebelde, querendo chamar a atenção de todos, especificamente de seus pais alienados e com problemas no casamento. Até o meio da história eu estava meio em dúvida se gostava dela, se por um lado ela incentivava Anna a sair da concha, ela também me irritava por querer sempre ser a estrela do show. Do meio para o final, então, foi uma montanha-russa louca, e mesmo que sim, houve momentos em que eu achei seu comportamento super babaca, Frankie também me conquistou (um pouquinho).

A narrativa leve tornava os dias da viagem fáceis de acompanhar e, conforme as meninas vão fazendo amizades, ao mesmo tempo em que elas saem da concha, suas mentiras para os pais de Frankie se tornam cada vez maiores, mais loucas e mais perigosas. Não vou mentir, esperei (quase) o livro inteiro para um deles desconfiar e ver toda a imagem falsa que elas construíram desmoronar. Aliás, esse foi um dos pontos em que eu entendi o comportamento de Frankie, em parte, porque seus pais se importam muito, mas ao mesmo tempo, são extremamente desligados em relação à filha! Eu sei que todos sofreram uma enorme perda, mas às vezes era difícil engolir essa desatenção.

"Não se mova, Anna Reiley. Nesse instante, tudo é perfeito. (pág. 285)"

Outra coisa que me incomodou, mesmo que não muito, foi a maneira como a história, na viagem, foi desenvolvida. Sim, eu gostei dos personagens (de quase todos, na verdade), mas ao mesmo tempo, eu esperava alguma coisa mais complexa no meio da história, menos dia-a-dia de um adolescente. Há os flashbacks de fato, mas até os últimos capítulos, as duas amigas ainda guardavam mágoas por causa da tragédia e simplesmente ficavam tentando tapar o sol com a peneira.

Apesar disso, Vinte garotos no verão é um livro incrível, pelo menos para mim, porque me tocou muito. Nunca sofri esse tipo de perda, mas ver a dor que causa nas pessoas próximas e não se comover foi impossível, ao mesmo tempo que foi reconfortante ver que, mesmo assim, é possível dar a volta por cima sem esquecer daquele que se perdeu. Não posso deixar de elogiar também o trabalho da editora, que criou detalhes muito fofos nas páginas e que representavam bem o clima do livro. Foi para os meus favoritos!

P.S.: Recomendo muito para quem gostou de O céu está em todo lugar, da Jandy Nelson.

site: http://meuportaldoslivros.blogspot.com/2015/03/resenha-vinte-garotos-no-verao-de-sarah.html

Jhonatan A. @jounalmeida 08/05/2015

Superação
Anna e Frankie eram melhores amigas e junto com Matt, irmão da ultima formavam um trio inseparável de boas risadas e conversas divertidas. Formavam. Além de vizinhos, cresceram juntos e construíram seus sonhos juntos, ansiando pelo que podia vir, sabendo que a vida pode ser curta. No décimo quinto aniversario de Anna, ela é abordada com uma surpresa, uma surpresa, um beijo de sua paixão secreta, do Matt. Constroem um relacionamento escondido temendo a não aceitação de Frankie, que também convive com eles.

Se preparando para as ferias de verão, o trio resolve ir à sorveteria na véspera da viagem, onde o casal secreto ficaria separado por algumas semanas. No caminho da volta um impasse do destino os espera, Matt sofre de um ataque cardíaco e falece deixando Frankie e Anna levemente feridas no acidente de carro. Anna acaba se escondendo da vida em seu diário, nas coisas secretas e duvidas sobre seu relacionamento. Frankie mudara, Passou a se arrumar melhor, fumava, ao menos para chamar atenção, e após perder sua virgindade virara expert no assunto. Já Anna, coitada. Pensava no futuro que teria com Matt e esquecia-se das demais coisas.

Porém o foco está em como as coisas seguem e em como elas tiveram a vida mudada e o que iria ainda mudar.

Um ano após a perda, planejam juntas uma viagem a Califórnia para passar o verão. Mas Anna não teve seu luto superado com os outros, ainda imaginava Matt a beijando ou mandando postais a ela.

Um ano depois continua cedo demais.

Um objetivo: acabar com a genuinidade de Anna, Frankie propõe uma aposta. Teriam 20 dias para curtir as férias, então deveriam conhecer vinte garotos, um por dia e quem sabe Anna se livraria da sua grande “V”. Desafio aceito.

-Vinte dias – digo, alegre com seu entusiasmo duradouro. –Vinte garotos. Estou dentro.

Minha parte favorita. Quando o titulo faz jus a historia. Engraçado. Acharam que seria fácil, não contavam ter sentimentos por garotos que não deveriam passar de apenas mais alguns números de sua lista.

Querido Matt,
Qual é o período para se sentir culpada por trair um fantasma?

Findando, trata-se de um verão de renovação, de cura e reaprendizado, mostrando que coisas ruins são superadas e que não devemos nos distanciar das demais pessoas sendo que a vida continua.

site: http://clicheimperial.blogspot.com.br/2015/05/resenha-vinte-garotos-no-verao-sarah.html