Vinte Garotos No Verão

Vinte Garotos No Verão Sarah Ockler

Resenhas - Vinte garotos no verão

Pah 04/05/2015

Uma decepção :(
Anna é vizinha da Frankie e do Matt que são irmãos, os três cresceram juntos sendo amigos sempre.
Anna é secretamente apaixonada por Matt há muito tempo, até que em seu último aniversário seu desejo se realizou: Matt finalmente a beija e os dois começam a ficar as escondidas e o caso deles permanece em segredo.

Isso, foi o que aconteceu antes do acidente de carro que matou Matt, e é depois de nos contar um pouco dessa triste história, que o livro narrado por Anna, nossa personagem principal começa.

Após ter se passado um ano do acidente, os pais de Frankie resolvem fazer sua viagem anual para a Califórnia e decidem levar Anna junto. Apesar das coisas estarem uma bagunça, com Anna que ainda não contou a Frankie sobre ter ficado com irmão dela, e Frankie ter mudado completamente depois da morte do irmão, Anna resolve ir na viagem.

Frankie bola um grande plano para elas, o que chama de “Melhor verão de todos os tempos”, elas terão vinte dias para conhecer vinte garotos e com isso Frankie quer que Anna perca sua virgindade. Apesar de Anna não gostar nada da ideia ela aceita o plano, afinal Anna faz de tudo para ver a amiga feliz.

Então temos Anna, que ainda é apaixonada por Matt, que está morto. Ela escreve cartas em seu diário para ele, relembra mil vezes seus melhores momentos com ele e se culpa por não ter contado a Frankie sobre ter ficado com ele.

Ela não quer esquecer Matt e tem medo de deixar as lembranças sumirem, por isso tem medo de se entregar a outra pessoa. A menina claramente ainda não está recuperada da dor que foi perdê-lo, assim como Frankie que se tornou outra pessoa ao perder o irmão.

Perda, amor, amizade, aceitação e recomeço são os temas claros desse livro que até podiam dar numa boa coisa, mas que no final é bem fraco.

Entendo que Anna ainda não aceitou completamente a morte de Matt, mas a repetição dos momentos que eles tiveram juntos, todos muito parecidos, me incomodou muito.

O livro só fica melhor nas ultimas setenta paginas, é uma leitura rápida e até comovente em alguns pontos. Num geral é um livro bem sem sal, mas, talvez o público mais juvenil possa gostar dele pois, o cenário é bem adolescente.

"Vinte Garotos no Verão" é a minha primeira decepção do ano e eu sinceramente não espero ter outra.

site: http://surewehaveablog.blogspot.com.br/

Nathalia 04/04/2015

3 estrelas
Leitura rápida, bastante agradável. O que mais me agradou no livro foi o fato de ultrapassar a mesmice dos livros chamados "contemporâneos" voltados para o público YA. Ao mesmo tempo em que é voltado ao público adolescente e se ambienta (na maior parte da narrativa) em uma viagem de férias de verão na Califórnia, o livro aborda (ou deveria) um drama um pouco mais profundo, tratando de morte (inesperada), perda, segredos e superação. Quanto aos pontos negativos: 1) Uma personagem que me desagradou bastante, Frankie (melhor amiga de Anna e irmã de Matt), do começo ao fim uma garota desinteressante e desagradável, simplesmente não consegui sentir compaixão alguma por ela, nem mesmo considerando as dificuldades pelas quais ela foi obrigada a passar, e a autora não foi capaz de me fazer compreender e aceitar o fato de Anna continuar considerando Frankie sua melhor amiga, pelo menos não na maior parte a obra. 2) A superficialidade com a qual alguns temas foram abordados no decorrer da obra. Como o relacionamento totalmente conturbado de Frankie com seus pais, a questão da virgindade e até mesmo a amizade e os conflitos entre as duas personagens principais do livro. No todo a obra é capaz de entreter, é um passatempo bastante agradável, mas considerando a temática a qual a autora se propôs, não pude deixar de esperar mais.

A Garota do Livro 01/04/2015

Eu bem, obrigada.
Gente, esse livro me deixou preocupada logo no inicio, achei que fosse ser apelativo e achei fosse focar na tragédia que ocorre de forma inesperada entre uma linda amizade de Anna, Frankie e Matt. Mas não, foca no amor adolescente, na forma verdadeira de trabalhar com o luto, com a perda de alguém que você não se imagina vivendo sem.
Em uma viagem, promessas se quebram, mentiras se contam e novos amores surgem, divertido e ainda assim conseguimos nos envolver com o drama. Sem falar que bem escrito.
Estou satisfeita, obrigada.

site: a-garotadolivro.blogspot.com.br/

Bruna.Mateus 24/03/2015

Leitura leve...
Leitura deste verão (ops, oi outono!!!), fui em busca de algo leve, refrescante, e gostoso de ser lido. E porque não ler um livro que no título remete a estação do momento?

Anna e Frankie vão passar 20 dias na Califórnia, e dessa vez para Frankie será algo diferente, ela quer que a amiga conheça meninos ou quem sabe ter seu primeiro amor de verão, além disso, Anna verá pela primeira vez o mar.

Para os pais de Frankie, essa viagem é algo para se aproximar de Matt e superá-lo. Matt irmão mais velho da melhor amiga de Anna e o amor dela veio a falecer no ano anterior.

Entretanto Matt pediu para Anna manter segredo do amor dos dois, e bom, Anna mantém até mesmo depois de sua morte.

Vinte Garotos no Verão - Sarah Ockler
Bom, não foi a leitura mais refrescante do verão, entretanto é uma leitura leve, despretensiosa. Mas que deixou a desejar um pouco mais de enredo.

A ideia de Sarah nesse livro é algo interessante, sobre como superar/enfrentar a morte do primeiro amor. Porém faltou um pouco mais de construção dos personagens, a todo momento me senti lendo algo que não me tocava, faltou aquela sensação de cumplicidade com algumas situações.Vinte Garotos no Verão - Sarah Ockler
Depois que li, fui ver alguns comentários de outras pessoas sobre o livro, e as opiniões são variadas, desde quem achou o livro perda de tempo até pessoas que acharam ótimo.

Eu sou uma pessoa mais ou menos fácil para gostar de livros, porém eu achei bem mediano o livro, é claro que é um YA e que eu já não sou mais, só que os jovens podem ser muito mais que apenas romancezinhos óbvios.

Foi um livro bom, mas não releria e até penso que é bem fácil eu passar ele para frente em breve, afinal preciso de espaço na estante. =X

site: http://www.esporadica.com.br/2015/03/vinte-garotos-no-vero-sarah-ockler/

Julia G 11/03/2015

Vinte garotos no verão

"Aconteceu o impossível, e foi belo. Então, tudo terminou antes mesmo de começar,
não deixando nada para trás além se segredos e corações partidos." (p. 263)

Dentre todos os lançamentos enviados pela Editora Novo Conceito, Vinte garotos no verão foi, de cara, o que me encantou. A cor da capa, o coração de vidros do mar com a textura mais brilhante e os comentários que começaram a pipocar nos blogs sobre o livro tiveram grande influência, mas tudo isso foi apenas alguns dos fatores que agregaram ao fato de a história ser tão boa.

Narrado em primeira pessoa a partir do ponto de vista de Anna, não há como saber o que se passa com os outros personagens senão pelas percepções da protagonista. Particularmente, não senti falta de maiores informações. O livro de Sarah Ockler narra apenas um mês da amizade - de uma vida toda - entre Anna, Frankie e Matt antes da morte deste último, mas a autora conseguiu colocar tanta intensidade nas poucas páginas que escreveu sobre isso que o envolvimento com a história - e as primeiras lágrimas nos olhos - aparece logo nos primeiros capítulos.

O enredo mostra que é a partir da morte de Matt que a história realmente tem início: é o primeiro verão sem ele, na casa onde ele costumava sempre passar suas férias, e a dor e a dúvida não deixam Anna e Frankie, porque seguir sem Matt parece ser o deixar ir.

"Ele adorava ler. Ele adorava palavras,
a forma como elas se reúnem em frases e histórias.
E queria estudá-las, conhecê-las, criá-las, compartilhá-las com o mundo. [...]
Lia com intensidade e se apaixonava por todos os personagens,
pela reviravolta na história ou pela linguagem utilizada.
Fazia os personagens ganharem vida para nós,
como se não estivesse lendo um livro de ficção,
e sim contando histórias sobre os próprios amigos." (p. 164)

Anna está naquela fase da adolescência na qual ainda não encontrou o seu lugar. Sabe que não é mais criança, tampouco pode ser considerada mulher. Porém, em vez de ser aquele tipo de protagonista irritante sem qualquer autoestima ou, ainda, que quer ser diferente para se reafirmar, ela apenas é. É claro que ela ainda tem suas dúvidas e suas inseguranças, ou não seria adolescente, mas Ockler conseguiu colocar isso de maneira inteiramente natural.

A partir dessas características verdadeiras, a autora conseguiu, também, fazer com que o leitor partilhe dos sentimentos da protagonista: o encantamento com Matt, a dor advinda de sua perda, a falta de confiança para viver sem e o medo de esquecer dele, a dúvida e o peso de cumprir uma promessa.

Vinte garotos no verão não é apenas a história de duas amigas que querem aproveitar o que a vida tem para oferecer, mas a histórias de duas amigas que têm de aproveitar por saber que tudo o que a vida dá, ela pode retirar. É uma história que trata da construção de sonhos por sobre outros destruídos, da necessidade de seguir em frente, do amor que simplesmente existe e está lá. Trata de amizade e de esperança, trata de crescer e se descobrir.

É um livro lindo, com uma mensagem intensa e leve ao mesmo tempo, cheio de conflitos, cheio de tristezas e alegrias, cheio de vida.

site: http://conjuntodaobra.blogspot.com.br/2014/05/vinte-garotos-no-verao-sarah-ockler.html

Tribo do Livro 29/01/2015

Por Paloma Oliveira

Todo mundo já teve um primeiro amor adolescente. No meu caso, foi na quinta série, pelo o pior aluno da escola. Gabriel Lucas era o tipo bad boy que só queria vadiar. Ele era odiado desde a tia da faxina até os diretores da escola, convidado a se retirar da instituição duas vezes – uma delas, inclusive, porque tirou as calças no meio da aula de português. Na segunda série. Basicamente, com doze anos -. Ele era o capeta, mas pra nerd certinha e fofa com média nove no boletim (essa era eu!), ele era o partido perfeito.

Acontece que quinze garotas na minha sala estavam afim dele. Dessas quinze, todas as minhas amigas se encontravam. E aí, quem vocês acham que ele ia escolher? A nerd fofa? Claro que não! Ele escolheu a descolada que sabia andar de skate! Eu me lembro de ter chorado no colo da minha mãe a tarde inteira – porque pra completar o drama, eu e Gabriel Lucas viramos amigos – falando “ele não podia ter feito isso comigo!” enquanto ela repetia exaustivamente que mulher não pode chorar por homem algum! Nem pelo Johnny Depp.

Aonde eu quero chegar com todo esse melodrama adolescente? Imagine-se com o seu primeiro amor. O primeiro, correspondido ou não. Aquele amor adolescente de acelerar o coração e suar as mãos. O primeiro, esse mesmo. Imagine que ele te beijou, vocês confessaram que gostam o suficiente um do outro para ficarem juntos e assumirem isso, imaginem que sua melhor amiga é irmã dele. Imagine-se nesse perfeito conto de fadas adolescente durante um mês. Até que de um dia para o outro, ele morre. Eu não sei você, mas isso chamou minha atenção, isso me comoveu.

A base principal desse livro é, claro, a perda de Matt e como superar essa perda. Como superar esse amor que poderia ter sido e não foi. Uma situação é um relacionamento que não dá certo e as duas partes (ou uma delas) quer terminar. Outra situação absolutamente diferente e muito mais complicada é uma das partes simplesmente sumir, partir, ir embora sem direito de escolha... e quando se tem dezesseis anos, tudo isso fica mais pesado. Mas, ainda assim, Sarah Ockler trata o assunto de uma forma tão leve quanto uma pluma. Você consegue acompanhar a história sem chorar por três dias seguidos, em posição fetal no seu quarto escuro.

Deb Calletti, autora dos livros Um lugar para Fica e Meu Amor, Meu Bem, Meu Querido, definiu Vinte Garotos no Verão como uma história sensível e delicada sobre amor, perda e seguir em frente. E eu realmente não vejo palavras melhores do que essas pra resumir esse livro, pelo menos não sobre esse primeiro tema. O livro ainda possui sub-assuntos, como a adolescência, a loucura de não ser entendido, o medo, a confusão, a imensa importância de conseguir o biquíni perfeito e claro, o uso da sexualidade pra fugir da realidade. E a autora conseguiu mesclar tudo isso sem se perder, toda a história ficou natural e fluída.
Foi uma das minhas melhores apostas. Um dos poucos bons livros com a temática adolescente que eu já li.

Laira.Tomaz 03/01/2015

"Foi só mais uma história de verão..."
"Vinte garotos no verão" é uma verdadeira história de verão regada a muitos amores e smoothies.

Composto por 33 capítulos, o romance conta como em todos os verões a família Perino, residente ao norte de Nova York, se prepara para as tão esperadas férias na Califórnia e com isso, somos apresentados à Frankie e Matt, filhos de Red e Jayne, e Anna, vizinha e amiga de infância dos Perino.

Como grandes frequentadores da Ilha de Zanzibar, Matt e Frankie já são quase californianos natos e, como de costume, sempre retornam de seus dias de descanso recheados de novidades, histórias, cartões-postais e vidros coloridos e conchas do mar para sua melhor amiga, Anna Reiley que, em seu aniversário de 15 anos ganhou o melhor presente que ela poderia pedir.

Com 17 anos, Matt já se prepara para ingressar na faculdade e descobrir como é a vida de um típico estudante americano, enquanto Frankie e seus pais se acostumam com a ideia. Ele, sempre ocupando o papel de irmão mais velho, Frankie de irmãzinha e Anna de melhor amiga dos dois. O trio de amigos, até então, era inquebrável. Todas as piadas, pensamentos e experiências quando não vividas em conjunto, eram constantemente compartilhadas entre eles. Mas, o que era de praxe, não só acabou em cacos como abalou profundamente o eixo dessa amizade.

O acontecimento que tanto afeta os personagens e a nós, leitores, faz com que Anna guarde um segredo e entregue-se às cartas que escreve em seu diário e faz com que Frankie mude tanto, a ponto de propor um concurso para as próximas férias de verão.

Em seu romance de estreia, Sarah Ockler mescla amizade, irmandade, amor, felicidade, tristeza, o quanto nós, como pessoas, devemos ser em determinadas situações o "elo forte" e, nos reafirma a durabilidade do que é importante para nós, relembrando, independente de qualquer coisa, o significado do que é permanente em nossas vidas.

site: http://www.livrosminhaterapia.com/

tiagoodesouza 28/09/2014

Vinte garotos no verão | @blogocapitulo
Eu estava ao mesmo tempo ansioso e receoso com a leitura deste livro. Ele foi muito aguardado pela blogosfera e quando a Novo Conceito resolveu lançá-lo, fiquei preocupado de ele não ser tudo o que as pessoas falavam.

"(...) Em dez segundos toda a minha vida girava em torno daquele beijo, daquele desejo, daquele segredo que para sempre dividiria minha vida em duas partes."
Página 11.

Anna descobriu muito cedo que estava apaixonada pelo seu melhor amigo-menino Matt. Por algum acaso, ele é o irmão de sua melhor amiga, Frankie, e os três sempre andaram juntos. No aniversário de 15 anos de Anna, ela deseja receber pelo menos um beijo de Matt e ganha mais do que isso, inclusive um pedaço de bolo na cara. Durante algumas semanas, os dois mantiveram o relacionamento em segredo, mas com a promessa de logo contar tudo para Frankie. Afinal, não havia muitos segredos entre eles. Porém... Bem, se vocês chegaram até aqui sem ler a sinopse, vou deixar vocês descobrirem o "porém" lendo. Acreditem em mim: é bem mais interessante assim.

O título do livro remete a um objetivo de Anna e Frankie quando elas viajam com a família de Frankie para a Califórnia de férias. Elas tinham que finalizar a temporada conhecendo pelo menos vinte garotos. Mas o livro não se sustenta somente com essa premissa, porque a viagem também é para elas se redescobrirem e aceitar que o destino muitas vezes escreve de forma torta.

A narrativa é em primeira pessoa pelo ponto de vista de Anna. Sarah conseguiu fazer com que a leitura fluísse muito bem. A gente encontra uma narrativa carregada de emoção nostálgica e um sentimento de culpa por não saber se é certo seguir em frente quando tantas coisas ficaram por dizer após viver um grande amor tão desejado.

Sabem aqueles livros que são cinco estrelas, mas não são favoritos? Esse entrou nessa categoria na minha opinião por deixar algumas pontas soltas. Eu adorei o começo impactante, a capa é bonita e tem tudo a ver com a história e a diagramação é bonita. Eu o li no momento certo e curti bastante. Só que Sarah deixou algumas perguntas no ar, fica aquela sensação de que não ficou claro se foi a intenção dela deixar para a imaginação do leitor ou se foi uma falha mesmo. Eu fiquei esperando muito por um confronto que não ocorreu, mas jurava que fosse acontecer.

Enfim, eu fiquei preocupado à toa. É uma história muito bonita e que vale muito a pena conhecer.

"(...) Às vezes você vai a um lugar onde tudo é diferente e tudo o que você conhece muda, e ninguém o vê do mesmo jeito."
Página 154

site: http://ocapitulodolivro.blogspot.com.br/2014/07/resenha-vinte-garotos-no-verao.html

Fernanda 26/09/2014

Frankie e Matt são irmãos e vizinhos de Anna. Os três são amigos inseparáveis desde pequenos. Frankie, a amiga que sabe de todos os segredos e Matt, o amigo que faz o coração de Anna palpitar. Em sua festa de 15 anos, Anna repetiu o mesmo pedido que fazia há anos, desde que descobriu que era apaixonada. E naquele ano, ele se transformou em realidade. Matt finalmente a tinha beijado.

"... Esqueci o tempo. Esqueci meus pés. Esqueci as pessoas lá fora esperando que voltássemos à festa. Esqueci o que acontece quando amigos cruzam esse limite. E, se meus pulmões não se enchessem, se meu coração não batesse e meu sangue não pulsasse contra a minha vontade, eu teria me esquecido deles também."

Foi um momento inesquecível. E o mês que se seguiu foi igualmente especial entre encontros furtivos, olhares cúmplices e sentimentos a flor da pele. Mas Frankie ainda não estava preparada para saber. Matt prometeu que contaria a ela quando eles viajassem com seus pais para a Califórnia naquele verão.
No entanto, ele nunca contaria.
Matt teve um ataque cardíaco pouco antes da viagem e morreu antes de poder se abrir com a irmã. Anna prometeu a ele que guardaria segredo. E cumprirá.

É um tempo difícil após a morte de Matt. Tudo fica diferente. Frankie muda, seus pais mudam; A morte de um filho é uma ferida que não se fecha e eles não conseguem superar, mesmo depois de 1 ano. A autora, Sarah Ockler, trabalhou bem a reação dos personagens. A família de Matt ficou completamente desnorteada, o que é normal e aceitável. Cada um reage à perda ao seu modo. Frankie muda completamente seu comportamento casto e se transforma na bitch da escola. Sua mãe ficou obcecada com decoração e seu pai nunca toca no assunto. Matt é um tabu.
Para Anna, resta levar seu segredo a sete chaves e sofrer categorizada como a melhor amiga. Ninguém sabe a dor que ela leva ao pensar no que poderia ter sido, mas nunca será.

O texto é bem focado nas lembranças de Anna naquele mês especial - do primeiro beijo à morte de Matt - mas também nos dá vislumbres da personalidade do Matt de antes. O leitor tem a oportunidade de conhecer e se afeiçoar a ele e, assim, compreender melhor os sentimentos de Anna. É uma narrativa triste e cheia de razão. É injusto uma garota de 15 anos perder seu primeiro amor, de 17 anos, por uma fatalidade do destino. Na mente, ficam as lembranças de seus últimos momentos e a tentativa de encontrar possíveis saídas para um desfecho que ela não conseguiria evitar.

Após 1 ano, é preciso seguir em frente. A família de Matt fará sua primeira viagem de férias sem ele e Anna é convidada para fazer companhia a Frankie. Em meio aos preparativos, Frankie propõe que a melhor férias de todos os tempos precisa de um desafio.
Vinte garotos.
Elas devem tentar conhecer um garoto por dia e, quem sabe, até se divertir e conseguir seus primeiros amores de verão.Anna não nega, porque não tem como explicar a dificuldade que esse desafio trará. Afinal, o ultimo garoto que ela se envolveu, e que coincidentemente foi seu primeiro amor, está morto e ela não quer macular suas lembranças.

"As pessoas não querem saber que você jamais comerá bolo de aniversário de novo porque não quer apagar o sabor mágico de cobertura nos lábios beijados por ele. Que você acorda todos os dias se perguntando por que você está viva e ele não. Que na primeira tarde de suas férias de verdade você senta diante do mar, o rosto quente sob o sol, desejando que ele lhe dê um sinal que está tudo bem..."

Juntas, Anna e Frankie vão passar por várias situações típicas de adolescentes comuns, como flertar com garotos ao tentar alcançar a meta dos vinte. Mas também vão ter que lidar com coisas que fogem ao controle: reações intempestivas de uma saudade que nunca vai embora. É difícil para a família viver uma nova realidade sem Matt, porém a Califórnia mudará suas vidas. As lembranças serão vívidas e dolorosas, mas necessárias para tentar ver uma perspectiva nova.

Esse livro é incrível. Ele é emocionante, e doce, e verdadeiro. Impossível não sentir empatia pelos personagens e a cada lembrança que Anna tinha de seu Matt, eu chorava mais porque ele era uma pessoa maravilhosa e que, de fato, merecia lágrimas por ter partido.
A narrativa em primeira pessoa de Anna dá um tom muito pessoal à dor, mas o leitor consegue ser atingido pelo sofrimento tangível da família de Matt.

Recheado de citações dolorosas, porém bonitas, Vinte Garotos no Verão é um livro com perspectivas reais e plausíveis. Não retrata apenas a dor da perda. Mostra que seguir em frente é inevitável, mesmo que as lembranças nunca nos deixem.

"... Agora sei que jamais serei capaz de apagá-lo. Ele sempre fará parte de mim só que de uma forma diferente. (...) Na verdade, as coisas não vão embora. Elas se transformam em algo diferente. Algo mais bonito."

site: http://www.garotapaidegua.com.br/2014/04/eu-li-vinte-garotos-no-verao-sarah_21.html#.VCW1h2ddWHN

Arca Literária 20/09/2014

leia nossa resenha no link http://www.arcaliteraria.com.br/vinte-garotos-no-verao-sarah-ockler/

site: http://www.arcaliteraria.com.br/vinte-garotos-no-verao-sarah-ockler/

Jung Angel 13/09/2014

E o que eu achei:
Eu gosto muito dessa capa, o fundo de madeira e os pedaços de vidro formando um coração, principalmente o único vidro rosa, me chamaram muita atenção.

Vinte garotos no verão ficou entre gostei e não gostei muito, por não concordar com determinados pontos que a autora ia tomando e dando rumo do qual eu ficava entre se queria ou não. Mas ouve momentos fofinhos, românticos que me deixaram uma bobinha, mas que ainda não conseguiu me alcançar.

P.S: Se a resenha ainda não estiver online no blog, não se preocupem que logo será publicada. A resenha/opinião aqui no skoob é um resuminho da resenha completa que será ou já foi publicada no blog.

site: https://lendocomaangel.blogspot.com/

Aione 10/09/2014

Um verão pode trazer diversas sensações, como o sabor doce de um sorvete ou o salgado do mar, além de, não raramente, um ardido na pele causado por uma queimadura de sol. E, tal como a quente estação, foi assim minha experiência com Vinte Garotos No Verão, esse misto de prazeres e incômodos, alegrias e angústias.

() Em dez segundos toda a minha vida girava em torno daquele beijo, daquele desejo, daquele segredo que para sempre dividiria minha vida em duas partes.

Para cima, para baixo. Feliz, triste. Choque, surpresa. O antes e o depois.

página 11

Ao falar sobre as férias de Anna e Frankie, Sarah Ockler poderia ter feito um livro leve e divertido, narrando uma experiência entre amigas. Porém, ao acrescentar a temática da dificuldade de se lidar com a morte, fez um aprofundamento incrível em sua obra sem torná-la extremamente densa ou, então, excessivamente melancólica.
Com maestria, sua narrativa em primeira pessoa, notoriamente poética, varia de intensa a divertida, conseguindo atingir e envolver o leitor. Fiquei encantada por suas palavras e, também, pela forma de como conseguiam caracterizar tão bem os confusos pensamentos e sentimentos de Anna, a protagonista.

A partir desse dia tudo o que mais importava em minha existência sódeixou de importar. Eu estava imersa de novo sob as águas, vendo as coisas em câmera lenta, sem som nem contexto, sem sentir, sem me importar. O mundo poderia ter acabado que eu não teria notado.

De certo modo, ele acabara mesmo.

página 243

Aliás, os personagens, de um modo geral, foram muito bem delineados pela autora. Conflitos entre eles são criados a partir do luto pela morte de Matt, irmão de Frankie e paixão secreta de Anna, uma vez que não há a compreensão com a dor do outro: Anna finge não estar sofrendo e não sabe lidar com as mudanças da amiga Frankie; a mãe de Frankie não sabe como agir com a filha, que faz o que faz em uma tentativa de ter a atenção dos pais. Porém, a grande sacada dentre todas as divergências está exatamente no fato de que, na realidade, os personagens não sabem como lidar com suas próprias dores quem dirá com as alheias.

Prendo a respiração quando tia Jayne apronta a mesa para o jantar, sabendo que, se a menor pena cair nesta fina névoa de paz, tudo pode se romper. Às vezes acho que nos sentimos culpados por estarmos felizes, e, assim que nos pegando agindo como se tudo estivesse certo, alguém se lembra de que nada está certo.

página 80

Indo além do luto, Sarah Ockler também abordou questões típicas da adolescência, como amizades, paixões e primeiras vezes, de forma a representar muito bem todo esse universo jovem adulto.

De acordo com a incansável busca de minha mãe pela última promoção, combinada com sua imunidade à moda, meu armário no todo deveria ser julgado, condenado e enforcado. Sem nada bonitinho, curto ou com tirinhas, meu armário abriga uma antologia de itens de promoção e fora de moda dos porões das lojas de departamento nas quais abri caminho por entre pechinchadoras de meia-idade nas araras de calcinhas.

página 35

De modo geral, Vinte Garotos No Verão ganha destaque por, mais do que ser um livro tipicamente Young Adult, ter um aprofundamento ao abordar uma questão tão complicada e delicada como a morte, sem fazer de tudo um grande e exagerado drama, com pinceladas de leveza e divertimento. Sarah Ockler certamente foi sensível ao criar sua trama, e teve delicadeza na medida exata para fazê-la tão admirável.

site: http://minhavidaliteraria.com.br/2014/06/02/resenha-vinte-garotos-no-verao-sarah-ockler/

Mila F. @delivroemlivro_ 07/09/2014

★★★★★
O título em si já me chamou atenção, pois amo livros cujas histórias acontecem no verão e no inverno, neste caso no verão, entretanto, eu imaginava que Vinte Garotos no Verão fosse uma história boa, adolescente e que arrancasse suspiros, nunca estive preparada para o que encontrei ao virar de cada página. O livro simplesmente me surpreendeu de uma forma superpositiva.
Sabe aquelas histórias que nos fazem suspirar, sorrir, chorar e viver? Vinte Garotos no Verão me deixou completamente entusiasmada e me colocou diante de inúmeros sentimentos: amor, ódio, raiva, tristeza, solidão. Eu me sentia como a personagem principal, Anna, era como se eu fosse ela – será que dá para entender?
Neste livro temos a história de Anna, Frankie e Matt que são os melhores amigos desde SEMPRE. Só que com o passar dos anos, Anna começa a se apaixonar por Matt (que é irmão de Frankie), mas não conta para sua melhor amiga seu sentimento com medo dela ficar chateada. Quando Anna completa 15 anos o impossível acontece: Matt beija Anna, os dois começam um secreto caso de amor de arrancar suspiros. Matt quer contar para sua irmã que está saindo com Anna e a faz prometer que seria ele a contar. Anna promete e diz que ela jamais contará antes dele.
Contudo o destino prega uma peça terrível: Matt morre aos 17 anos escondendo um segredo, nunca realizando o sonho de ir para a faculdade e nem tirado suas férias de verão na Califórnia. Tudo munda, todos parecem sofrer e carregar feridas não cicatrizadas e o pior: sentimentos de dor silenciosos.
Um ano depois, Anna viaja com a família de Frankie para a mesma praia que sempre iam com Matt. Ela tem a oportunidade de ver tudo o que Matt viu e lembrar-se de todas as histórias que ele contava. Assim sendo, Frankie e Anna planejaram tudo o que iam fazer em seu M.V.T.T. (Melhor Verão de Todos os Tempos) e quando chegam a Califórnia muita coisa acontece, inclusive aparecem garotos lindos e bronzeados de arrancar o fôlego. Elas realmente têm um verão cheio de grandes emoções, de lembranças e revelações. E, claro, o destino pregando novas peças.
Este livro tem tudo para agradar um leitor: uma narrativa poética, pensamentos lindos, personagens fantásticos (Anna, Matt e Sam são meus favoritos: quando Sam diz "Anna Abby de Nova Yawk" me lembra o Gus, de ACEDE, chamando "Hazel Grace” – ai meu coraçãozinho! ♥) e um enredo emocionante e encantador.
Vinte Garotos no Verão é um livro que mexe com os sentimentos do leitor, e me ganhou desde a primeira frase, sobretudo, quando percebi que havia muita poesia e delicadeza nas palavras. É uma prosa poética, de modo que faz o leitor sentir o que os personagens sentiram; você se vê na pele do personagem e o bom de uma narrativa poética é que faz os sentimentos se tornarem reais e palpáveis. Poucos livros me fizeram sentir o que senti ao ler Vinte Garotos no Verão, no momento consigo me lembrar apenas de três: Crepúsculo, Nosso Último Verão e Anna e o Beijo Francês.
O que eu esperava de Vinte Garotos no Verão era que fosse um livro adolescente com uma história fofinha e a surpresa que tive ao lê-lo e me emocionar com a história o tornou um de meus favoritos. Não esperem mais nenhum segundo: leiam já este livro, principalmente se você gostar de romance e de sentimentos nostálgicos da adolescência – ou se for adolescente – é quase impossível não se identificar com algumas situações. Na minha opinião, para um primeiro livro Sarah Ockler foi extremamente fabulosa!

site: www.delivroemlivro.com.br

Bruna 29/08/2014

Vinte maneiras de recomeçar
Anna cresceu ao lado de Frankie e Matt, eles eram o trio inseparável, até uma fatalidade acontecer. Os três sofreram um acidente de carro quando uma falha no coração de Matt o levou para sempre. Anna e Frankie tiveram sorte de sobreviver, mesmo que uma parte delas tenha morrido junto com Matt.

Frankie perdeu seu irmão. Anna seu amigo e amor. Alguns dias antes do acidente, Anna e Matt haviam descoberto fortes sentimentos e estavam esperando o momento certo para contar para Frankie, mas esse momento nunca chegou e agora Anna guarda esse segredo ao mesmo tempo em que tenta cuidar de Frankie e não desmoronar pela falta de Matt.
Um ano mais tarde, Anna é convidada para passar as férias junto com Frankie e sua família, em Zanzibar, um dos lugares preferidos de Matt. Porém, antes da viagem, Frankie fez Anna fazer uma aposta, elas teriam que conhecer vinte garotos durante as férias, mas como Anna pode sequer pensar em outros garotos quando a morte de Matt é ainda tão presente?

“Toda história é parte de um todo, de uma vida toda, entende? Feliz, triste, trágica, seja o que for, mas uma vida toda. E os livros permitem que você as conheça.” – Vinte garotos no verão

Vinte garotos no verão é um livro muito comentado, mesmo antes de ser lançado no Brasil eu já havia lido ótimas resenhas sobre o livro, então quando eu comecei a leitura eu esperava que todas as minha expectativas fossem atendidas, mas não foi exatamente assim que aconteceu.

O livro é narrado em primeira pessoa pela Anna, não tenho nada a reclamar da escrita da autora Sarah Ockler, eu gostei da narrativa e gostei da Anna, mas eu senti dificuldades em me conectar com ela e com os outros personagens, principalmente com a Frankie. A parte que mais me emocionou no livro foi ver a maneira como a família do Matt estava lidando com tudo aquilo, a autora consegue passar esse sentimento de luto e vontade de recomeçar, mesmo que nada seja como antes.

A Anna revive o Matt em seus pensamentos e conhecer mais sobre ele me fez ficar muito triste pela forma como o amor deles foi interrompido, o que acontece é que eu esperava mais do livro, gostei da história, mas, talvez, por ir com tantas expectativas, eu tenha me decepcionado. Mas, eu também soube apreciar as partes bonitas que a história me proporcionou, mais do que uma história sobre amor e luto, é também uma história sobre amizade e lealdade.

“Na verdade, as coisas não vão embora. Elas se transformam em algo diferente. Em algo mais bonito.” – Vinte garotos no verão

silvanasartori 28/07/2014

Em ''Vinte Garotos no Verão'' somos apresentados a 3 amigos: os irmãos Frankie e Matt e Anna, que desde de muito nova esconde que é apaixonada pelo seu melhor amigo, mas as coisas acabam mudando em seu aniversário de 15 anos, pois o que ela mais queria acabou acontecendo: Teve o seu primeiro beijo tão esperado justamente por Matt.

''Era apenas um suspiro, mas eu esperava que transmitisse tudo o que eu estava pensando. Que eu sentia medo de conseguir o que queria, que eu sentia medo de magoar Frankie, de perder dois grandes amigos, de desfazer tudo o que nós três fizemos e amamos desde crianças''

Após esse acontecimento os dois prometem um ao outro guardar segredo de Frankie e enquanto isso, eles aproveitam para se encontrar as escondidas, e de alguma forma, mesmo que Anna esteja amando tudo que está acontecendo, ainda se preocupa bastante em esconder isso de sua amiga. Só que Matt lhe promete que contará a ela na hora certa e no momento que ele achar mais propício. Mas infelizmente os planos acabam mudando, porque um acidente inesperado acontece e Matt acaba falecendo e levando o segredo junto com ele e Anna logicamente promete guarda-lo a 7 chaves em sua memória, embora ela se sinta um pouco culpada por não ter contado nada para Frankie.

E mesmo que Anna venha a se calar sobre o assunto, ela resolve deixar que o tempo passe para poder se esquecer do fato e continuar com sua vida em frente, mas isso não acontece, pois por mais que tente, ela fica com essa questão na cabeça e preocupada a todo o momento se deveria ou não contar.

Por amor ela guardará esse segredo, mas por outro lado, ela se sente bastante sufocada e com medo de ficar escondendo isso de sua amiga, principalmente por pensar que pode perder a amizade de tanto tempo que para ela é e sempre foi bastante significativa.

''Sei que jamais serei capaz de apagá-lo. Ele sempre será parte de mim - só que de uma maneira diferente. ''

''Quando ele sorriu para mim, eu prometi. Prometi que a protegeria. Prometi que nosso segredo iria permanecer oculto por toda eternidade. E vai. ''

Após 1 ano de luto, Anna e Frankie se preparam para um verão na praia, onde elas intitulam que será O MELHOR VERÃO DE TODOS OS TEMPOS, e então, para se divertirem de verdade, elas acabam fazendo uma aposta para ficar com 20 garotos. E é a partir daí que a nossa história realmente começa, porque muitas reviravoltas acontecem. Garotos novos aparecem em suas vidas e também de alguma maneira tentam ao máximo superar a dor da perda de Matt.

Agora a pergunta que não quer calar: Será que Anna contará para Frankie o segredo de Matt? Ou vai guarda-lo para sempre em seu coração para honrar o que ele lhe pediu?

Isso vocês só vão saber lendo esse livro onde aborda os principais assuntos sobre a amizade e superação ao perder uma pessoa querida.

MINHA OPINIÃO
==============

Para começar, tenho que dizer que já faz um bom tempo que estava querendo ler esse livro, pois já tinha visto várias resenhas positivas sobre a história, e por isso, acabei comprando o meu exemplar e iniciei a minha leitura bastante animada.

Então, ao ler as primeiras páginas, a autora Sarah Ockler desenvolveu uma narrativa bastante gostosa, pois a leitura flui com uma facilidade incrível, sem contar que adorei o comecinho da história, onde ela nos conta um pouco sobre esse amor entre Anna e Matt.
Mas por outro lado, eu também fiquei bastante desconfiada de Matt por ele ter de pedir segredo sobre o relacionamento de ambos. Achei bastante estranho. Como se ele fosse aprontar alguma coisa com a Anna. Pelo menos essa foi a impressão que eu tive logo nas primeiras páginas, mas acabou não sendo nada. A autora deixou isso um pouco vago dizemos assim.

Por outro lado, após a morte de Matt, também percebi que Frankie se tornou uma garota um pouco rebelde. Revoltada com tudo e com todos. Acho que de certa forma, dá até para entender o seu lado na história, pois era a maneira dela de demonstrar tudo o que estava sentindo em relação ao irmão, e mesmo assim, algumas atitudes dela eu não curti. Achei-a uma patricinha! =x

Já sua amiga Anna, por outro lado, tenho que confessar que me agradou bastante pelo fato de eu ter me identificado bastante com seu modo de ser, pois ela é uma personagem que consegue nos passar o que sente nos momentos de dúvida e sofrimento. E o tempo todo ela demonstra bastante preocupação pela sua amiga Frankie. Ela é o tipo de garota sensível que não se importa só com seus próprios sentimentos, mas com as pessoas que estão próximas a ela. Isso sinceramente me conquistou.

Agora o ponto mais forte do livro foi o desenvolvimento da amizade das duas personagens, foi absolutamente tocante e muito bem trabalhada pela autora. Os segredos e as mágoas que cada uma guarda pela perda de Matt foi apenas um aprendizado para que ambas vissem o verdadeiro valor da amizade.

O livro tem uma história simples e tocante e que te conquista de uma maneira ÚNICA e então vamos percebendo também que com o passar das páginas as personagens vão amadurecendo bastante durante toda a história, principalmente a questão da amizade.

Pude perceber que mesmo o livro tendo algumas partes tristes, por outro lado, algumas passagens eram bastante divertidas. Dei até risada em algumas situações que aconteceram com Frankie e Anna a ponto de dizer ''Não acredito que aconteceu isso''! (risos)

Acho que todos deveriam dar uma chance e tirar suas próprias conclusões, porque é uma leitura bastante leve, divertida e que vale muito a pena estar conhecendo, embora eu ainda ache que a história desse livro poderia ter sido mais aprofundado nos momentos de Anna e Sam e também de Frankie com Jake. Mas mesmo assim gostei. Para mim pelo menos não deixou a desejar não!

Quanto à diagramação: Eu não tinha entendido a arte da capa, mas depois ao ler a história eu vi que tem tudo haver. Eu achei isso lindo pra falar a verdade. Nunca tinha ouvido ou visto falar de tal fato, mas achei bastante interessante o fato do coração com a ideia que a autora utilizou na história. Sem contar que o livro tem detalhes maravilhosos por dentro a cada início de capitulo. Isso foi uma das coisas que mais chamaram minha atenção. Essa edição da Novo Conceito ficou simplesmente MARAVILHOSA.

O livro contém também páginas amareladas e uma ótima fonte facilitando muito bem a leitura de todos os leitores. Simplesmente Impecável!!

LIVRO MAIS DO QUE RECOMENDADO !! LEIAM !! NÃO PERCAM TEMPO !!

site: http://lovereadmybooks.blogspot.com.br