Vinte Garotos No Verão

Vinte Garotos No Verão Sarah Ockler

Resenhas - Vinte garotos no verão

Lisse 06/04/2014

Tanta espera valeu a pena (esperei 5 anos por essa tradução) mas enfim me deliciei com a escrita fabulosa da Sarah Ockler.

Vinte Garotos no Verão é aquele livro triste e reflexivo mas que não te sufoca e ao mesmo tempo te dá esperanças e acalenta. Poucas leituras são capazes de fazer as duas coisas, e isso contou muito na hora de devorá-lo. Não queria parar, apenas avançar e saber o que estava reservado pra Anna e Frankie nas próximas páginas.

Aliás, que duas personagens diferentes e que ao mesmo tempo se completam. Com uma amizade de infância, ambas dividem um sentimentos especial. Anna, sem dúvida, foi a minha personagem preferida, ela saia com os pensamentos e falas mais engraçados.

É um livro mais do que recomendável. E estou ansiosa que a Novo Conceito também se interesse por Fixing Delilah e Bittersweet. Torcendo!
Daniel 13/04/2014minha estante
Lisse... Tenho que concordar com tudo que você disse. Achei um livro sensível e ao mesmo tempo engraçado e motivador... Um jeito muito particular de falar sobre perdas, segredos e recomeços.
A Anna é a amiga que eu queria ter... Mas tenho a ligeira impressão que tenho uma Anna em minha vida. Livro maravilhoso, também devorei em poucas horas.

Rose 21/04/2014

Vinte Garotos no Verão - Sarah Ockler

288 páginas - Editora Novo Conceito

Matt e Francesca (Frankie) Perino eram irmãos e super unidos. Junto a esta dupla estava Anna. Os três eram inseparáveis. Com apenas 2 anos de diferenças entre Matt e as meninas, eles cresceram juntos e desenvolveram uma forte e sincera amizade.

Mas quando Anna completa 15 anos, esta realidade muda completamente. Seu pedido, feito secretamente desde os 10 anos é atendido, e ela finalmente conhece os lábios de Matt.

As escondidas eles começam o que poderíamos chamar de namoro. Mas tinha um problema: Frankie.

Matt não sabia como contar à irmã o que estava acontecendo entre ele e Anna. Por conta disso, eles permaneciam às sombras, com beijos roubados e abraços escondidos.

A situação não era agradável, mas Matt queria contar pessoalmente à irmã. Ele aproveitaria as férias de verão para falar a verdade. Mas a vida é uma caixa de surpresas, e nem sempre elas são agradáveis.

Matt morre antes mesmo de ter a chance de contar, e com ele o segredo de seus encontros secretos.

Agora a família de Matt está despedaçada e Anna precisa ser forte para ajudá-los a passarem por esta tragédia. Precisa ser forte por ela e por Matt. Só que o luto não tem prazo de validade. A dor de uma perda não é um botão que desligamos a qualquer hora, e cada pessoa reage de uma forma. Os pais de Matt estão perdidos, e Frankie está fora de controle. Ela agora é uma garota que Anna muitas vezes não reconhece.

Em um de seus "devaneios", Frankie lança um desafio a Anna para o verão. Justamente a primeira viagem dela juntas ao local onde ante Frankie e Matt passavam as férias de verão com os pais. Já era hora de Anna conhecer o amor, e nada melhor do que o sol e as praias da Califórnia para isso. Ainda mais se elas conhecessem vinte garotos ao longo da temporada. Anna acaba aceitando o desafio, mesmo sabendo que seu coração estava enterrado com Matt.

"Um começo, um fim e um recomeço." (pág. 283)

A volta para o reduto de férias da família após a trágica morte de Matt é difícil para todos. Mas existem cicatrizes que só o tempo cura, e apesar da dor, é preciso seguir em frente.

Anna não precisa seguir conhecer vinte garotos, basta apenas um para lhe ensinar que novas lembranças não vão apagar as velhas. Que Matt será sempre estará em seu coração, mas que ele tem espaço para novas pessoas.

Juntos, mas de forma separada e diferente, cada um aprende que a vida é um ciclo, e que é preciso aproveitar bem todos os momentos.

As lembranças podem ser eternas, mas a vida não.

Antes de terminar, vale ressaltar a beleza das páginas do livro. Cada capítulo começava com um coqueiro que atravessava as duas páginas. Este mesmo coqueiro dava o ar da graça e enchia de charme as páginas do livro, no seu canto inferior:

Detalhes que deixaram o enredo ainda mais bonito.

site: http://fabricadosconvites.blogspot.com.br
Clarice.Castanhola 05/07/2015minha estante
Eu tô curiosa com esse livro por essa questão do luto e tudo o mais, achei bacana. Já devo ter mencionado que amo quando as personagens amadurecem, então vou gostar da Anna.
Ótima resenha!

Carol D. Torre 22/04/2014

Há muito tempo que eu venho ouvindo comentários maravilhosos sobre esse livro e não posso negar que esperei muito para que a Novo Conceito finalmente lançasse Vinte Garotos no Verão. A verdade é que comecei a leitura sem lembrar exatamente qual era a premissa da estória e totalmente entregue as altas expectativas e no fim posso dizer que, para mim, o livro da Sarah Ockler é bom, mas não chega a ser tão incrível ou acima da média como esperava.

Anna, Frankie e Matt cresceram juntos e sempre foram melhores amigos. Frankie e Matt eram irmãos, mas isso não impedia Anna de se sentir menos parte da família e muito menos enfraquecia sua conexão com eles. Porém tudo muda no aniversário de 15 anos de Anna quando seu desejo mais secreto se realiza: Matt a beija. Desse momento em diante eles entram de cabeça em um relacionamento fofo e sincero, mas que permanece em segredo porque Matt tem receio de dar a notícia abruptamente para a irmã e fazê-la se sentir excluída da vida dos dois. Mas, infelizmente, nada disso dura muito tempo, antes que Matt tenha a chance de contar a verdade para Frankie os três sofrem um acidente de carro que acaba o matando e deixando as duas com a dor da perda e Anna com a promessa de nunca contar o que aconteceu para a sua melhor amiga.
Quase um ano depois da morte de Matt, os pais de Frankie planejam uma viagem para a Califórnia na tentativa de retomar de vez a normalidade das suas vidas e convidam a Anna para acompanhá-los. É nesse momento que Frankie decidi fazer desse o melhor verão de suas vidas e planeja encontrar um garoto para Anna já que ela não entende o porquê da amiga ser tão receosa nesse assunto. Assim surge o plano de cada uma conhecer um garoto em cada um dos vinte dias da viagem, esperando que em meio a eles ambas encontrem alguém especial que as ajude a curar as feridas ainda abertas.

Acho que o problema mais sério do livro é que ele tenta abordar três focos diferentes ao mesmo tempo e acaba não se aprofundando em nenhum o que deixa a estória fraca. De um lado nós temos a parte mais pesada e triste que envolve a morte de Matt e o impacto disse não só na vida da Anna, mas também na da Frankie e no resto da sua família. A segunda face da estória é a parte mais "descontraída" do enredo, que envolve o plano de melhor verão das garotas e o romance. E a última é a todo o desenvolvimento da relação de amizade entre a Anna e a Frankie.
Como eu disse, nenhum desses três focos é trabalhado de forma correta. A parte do drama se torna um tanto quanto superficial porque a autora coloca ações e consequências, mas não consegue explorar as emoções que levam os personagens a agir de tal forma perante a tragédia pela qual eles passaram. Para vocês terem uma ideia, apesar de eu ser um manteiga derretida que chora por tudo, o livro não conseguiu me arrancar uma única lágrima.
A parte do romance e do divertimento do verão simplesmente não se encaixa muito bem com o resto da estória. Eu vi alguns comentários sobre como quando a Frankie conta o seu plano para a viagem aquilo não faz sentido nenhum e eu preciso concordar, a autora poderia muito bem ter deixado essa de fora. Na realidade, o nome do livro não faz muito sentido porque o que ele propõe não acontece de fato - o que foi bem decepcionante.
E quanto a relação de amizade entre as personagens o que eu posso dizer é que falta, novamente, um trabalho melhor de embasamento. É difícil pra mim acreditar que uma melhor amiga não teria notado nada e acho estranho também o peso dado ao segredo da Anna.

Na verdade Vinte Garotos de Verão é a estória de como a Anna superou a perda de alguém que ela amava demais. Amou por muito tempo como um irmão e um amigo e por pouco tempo como um quase namorado e que foi embora a deixando confusa e, de certa forma, sozinha. A Sarah Ockler narra a personagem descobrindo o que ele realmente foi para ela e aprendendo a lidar com a sua falta. É um estória de amadurecimento e aprendizado.

Não considero Vinte Garotos no Verão um livro ruim, mas também, na minha opinião, está longe de ser tudo aquilo que eu ouvi falar sobre. Recomendo para quem gosta do gênero, mas só aconselho a não ir com muita sede ao pote.

"É oficialmente mais de um ano agora. Eu sei que deveria deixar para trás, mas isso nunca realmente me deixa. Toda manhã eu acordo e por apenas um segundo eu esqueço o que aconteceu. Mas, uma vez que meus olhos se abrem, isso me encobre como um desmoronamento de pedras pontiagudas, tristes. Uma vez que meus olhos de abrem, estou pesada, como se tivesse muita gravidade pressionando meu coração."

"Quando isso acontece vocês está totalmente despreparada, fragmentada e perdida, procurando o significado oculto em cada pequena coisa. Eu repassei os eventos daquele dia cem mil vezes procurando por pistas. Um final alternativo. O efeito borboleta."

"Toda história é parte de um todo, de uma vida, entende? Felicidade, tristeza, tragédia ou seja o que for, mas uma vida inteira. E livros te permite conhecê-las."

site: http://rehabliteraria.blogspot.com.br/
Ellen | @verboelivros 12/07/2014minha estante
Adorei sua resenha, acabo de ler o livro e concordo totalmente com td q vc disse!!!

RUDY 27/04/2014

Resenha feita por Rose - Blog Fábrica dos Convites

"Olho pela janela e os vejo chorando, mas estou do lado de fora, no escuro, e eles não podem me ver." (pág. 79)
"Um começo, um fim e um recomeço." (pág. 283)
"Na verdade, as coisas não vão embora. Elas se transformam em algo diferente. Algo mais bonito." (pág. 285)
"Se eu beijasse outra pessoa, o encanto se perderia e minhas lembranças com Matt e tudo o que o envolvia desapareceriam." (pág. 32)
As lembranças podem ser eternas, mas a vida não.

"Mas agora sei que jamais serei capaz de apagá-lo. Ele sempre será parte de mim - só que de uma forma diferente." (pág. 285)

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2014/04/resenha-27-vinte-garotos-no-verao-sarah.html
Michelle 19/09/2022minha estante
que lindo

bella atti 11/04/2023minha estante
Odeio muito a frankie também, ela conseguiu me irritar durante o livro todo!!??

Nicoly Mafra 30/11/2016

Resenha - Vinte Garotos no Verão
Meu desejo em ler Vinte Garotos no Verão começou quando encontrei muitas comparações entre a escrita da Sarah Ockler e da Sarah Dessen. Quem me acompanha por aqui sabe que eu sou fã de carteirinha da Sarah Dessen, então fiquei muito curiosa para realizar esta leitura, e estou muito satisfeita com este livro.

Anna cresceu junto com os irmãos Frankie e Matt, os dois acolheram Anna como se ela fosse da família deles, o que tornou a conexão entre o trio muito especial e única. Porém, no aniversário de 15 anos, Anna tem seu pedido de aniversário realizado: Matt, seu melhor amigo e garoto que ela sempre foi secretamente apaixonada, finalmente a beija. Matt também era secretamente apaixonado por Anna, mas tinha muito medo de como esse relacionamento poderia afetar a amizade de Anna com a sua irmã, Frankie; então ele pediu para Anna que, neste primeiro momento, eles mantivessem o relacionamento deles em segredo, até ele encontrar um momento adequado para contar à sua irmã. Infelizmente, Matt não teve a chance de contar a novidade à Frankie, pois os três sofrem um acidente de carro e Matt acaba falecendo.

Um ano depois da morte de Matt, Anna ainda não contou sobre o relacionamento dela com Matt para ninguém, e vive com uma dor gigante pela perda do garoto e não pode contar para ninguém. Porém, os pais de Frankie decidem realizar uma viagem para Califórnia para colocar a vida deles de volta nos trilhos, e convidam Anna para acompanhá-los.

Frankie, ainda abalada pela morte do seu irmão, decide que este vai ser O MELHOR VERÃO DE TODOS OS TEMPOS, e com isso ela fazem um acordo, nesta viagem elas encontraram vinte garotos, esperando que algum deles seja alguém especial que as ajude a curar algumas feridas do passado.

Vinte Garotos no Verão é uma leitura bem gostosinha, típica de contemporâneos YA. Alguns aspectos do livro poderiam ter sido mais bem explorados e alguns pontos importante ficaram muito para o final para serem abordados e discutidos; mas, em geral, a leitura foi bem legal. Gosto muito da “vibe” de livros que se passam durante o verão, e personagens tentando superar algo, ou curar feridas, então pude aproveitar bastante a leitura deste livro.

Recomendo sim a leitura deste livro, principalmente para àqueles que gostam de ler algo mais levinho no verão. Estou super curiosa para ler outras obras da autora!

site: www.instagra.com/nickmafra
Polly Barbosa 19/02/2018minha estante
undefined

Mari Siqueira 09/06/2014

Como lidar com a perda de quem amamos? <3
Vinte Garotos no Verão é sobre perdas, superação e amor. Sarah Ockler escreve para jovens adultos e traz nesse livro uma bonita história que nos ensina a seguir em frente e continuar vivendo depois que algo ou alguém precioso é tirado de nós. Com bonitas lições de vida, sem ser piegas, 'Vinte Garotos' não tem a missão de curar o luto, mas sim, de nos fazer entendê-lo e conviver com a falta que sentimos de quem se foi.

Muitos trechos bonitos e cheios de simbologias podem ser encontrados nas páginas desse livro, inclusive, a capa, que traz por si só, um resumo da narrativa. Os vidros do mar azuis, mostram que muitas pessoas marcam nossa vida. E o raro e especial vidro do mar vermelho, mostra como uma pessoa pode ser única e marcar nossa vida para sempre. Além de que cada vidro do mar era apenas um grão de areia que viajou milhares de anos e se transformou em algo bonito. É assim com nossos sentimentos.

A única coisa que não me agradou na versão da Editora Novo Conceito foi a tradução do título, o original 'Twenty Boys Summer' trazia maior foco para 'O Verão dos Vinte Garotos' (algo muito significativo na trama), diferentemente de 'Vinte Garotos no Verão' que remete o leitor a um livro com maior apelo sexual. Uma pequena alteração que fez toda a diferença no significado do título. Mas fora isso, tudo lindo como sempre. A diagramação incrível da NC e a narrativa naturalmente fluída de Sarah trouxeram uma história digna de derramar lágrimas e confortar corações.

Anna sempre foi apaixonada por Matt. Ele é irmão de sua melhor amiga Frankie e os três são inseparáveis desde pequenos. A paixão de Anna por Matt é segredo até seu aniversário de 15 anos, quando ele a beija e tudo muda. O sentimento, antes não correspondido e secreto de Anna se transforma em um primeiro amor de verdade. Continua a ser um segredo, mas agora dos dois. Desejando contar para a irmã num momento oportuno, Matt pedc à Anna que espere mais alguns dias. Dias que ele não imaginava não ter.

Pouco tempo depois, Matt morre num trágico acidente de carro. Anna e Frankie ficam devastadas. Com sua morte, tudo foi embora - a esperança do que poderia ter sido, os sonhos e as lembranças da infância. Anna sofre, mais do que com a perda do amigo, com a perda do seu primeiro amor. Mantendo a promessa que fez ao garoto, ela decide que esse amor de verão vai morrer com ela e o que um dia eles viveram não será mais do que uma lembrança rara e especial, como o vidro vermelho do mar, que Matt tanto adorava.

Frankie e Anna curam uma à outra e a amizade das duas é invejável. Ter alguém em quem se apoiar quando seu mundo desaba é algo muito importante. No primeiro verão sem Matt, as duas terão que enfrentar dolorosas lembranças, sentimentos confusos e o desespero de uma família fragmentada pela perda do filho mais velho. Frankie é uma personagem incrível, bem construída e o fruto da dor que a menina sente é ter se transformado em outra pessoa. Rebelde, ousada e desobediente, ela saiu de seu caminho desde a morte do irmão e vai precisar da ajuda da melhor amiga para voltar ao que era.

O Verão dos Vinte Garotos é a primeira oportunidade das duas se libertarem das lembranças de Matt. Numa aposta inconsequente - sugerida por Frankie - de conhecer vinte garotos nas férias de verão, as meninas vão descobrir que a vida pode continuar e que a vida é feita de momentos especiais e raros que devem ser aproveitados e guardados. Afinal, um dia tudo o que teremos serão lembranças. Devemos apenas nos certificar de que serão boas.

"Reproduzi os eventos daquele dia centenas de vezes, procurando dicas.
Um fim alternativo. Um efeito borboleta.
Se Frankie e eu não tivéssemos tomado sorvete naquele dia estúpido,
ele ainda estaria vivo.
Se eu não tivesse atiçado seu coração, beijando-o todas as noites desde meu aniversário, ele ainda estaria vivo.
Se eu não tivesse nascido, ele ainda estaria vivo.
Se tivesse encontrado a borboleta que bateu as asas antes de entrarmos no carro naquele dia, eu a esmagaria." (p. 90)

site: http://loveloversblog.blogspot.com
Lívia Gomes 21/01/2015minha estante
menina, tô totalmente apaixonada por suas resenhas. minha lista de livros que "quero ler" agora só tá aumentando. mérito seu. hahaha

Priscila842 27/03/2014

Momentos são eternos na nossa memória
No começou eu achei poderia ser como "sussurros de uma garota apaixonada" ta legal, eu queria que fosse algo assim, porque a Anna e o Matt tiveram pouco tempo pra viver o amor deles.
Porém o livro é mais sobre a superação, sobre o medo que a Anna tem de esquecer, esquecer como era quando ele beijava ela, como ela se sentia, como ela podia sentir ele beijando ela só de lembrar e o receio de que se beijasse outro garoto ir estar traído Matt e que aquelas lembranças dos beijos que os dois trocaram fosse ser apagada para sempre.
Eu esperava mais desse livro, mas ele é bom e acabei lendo em 2 dias, então boa leitura!

Lulis 29/01/2024

Vinte garotos no verão
Anna tem dois melhores amigos, Matt e Frankie. Os três não se desgrudam pra nada, e Anna é secretamente apaixonada por Matt.
Depois de um pedido de aniversário se realizar e uma promessa ser feita, um acidente acontece e abala a amizade deles.
Uma viagem de férias que revela mais do que deveria e acaba saindo dos controles, mas no fim tudo ficará bem!
???? Livro fofinho e com uma história que prende o leitor querendo saber o que vai acontecer.

Greice Negrini 20/04/2014

Vinte Garotos não chega a surpreender.
Anna está comemorando seu 15º aniversário com seus pais e seus vizinhos. Sua melhor amiga Frankie Perino, seu irmão Matt Perino e os pais deles, que ela chama carinhosamente pelo nome de tio Red e tia Jane. Anne é apaixonada há algum tempo pelo irmão de sua melhor amiga, mas ali naquele aniversário, ao apagar as velas de seu bolo, faz o grande pedido: quer seu primeiro beijo.

Quando a festa já estava no fim, o bolo já havia sido cortado e a brincadeira acabado, Matt entra na cozinha e surpreende Anna com seu primeiro beijo de verdade. A partir deste momento, os dias começaram a voar rapidamente com encontros às escondidas no fim da noite pois Frankie ainda não sabia do namoro dos dois e Matt prometeu que contaria a ela quando fizessem a famosa viagem de verão a Zanzibar, na Califórnia.

Infelizmente, quando estavam voltando de um dia de curtição, os três amigos sofreram um acidente e Matt não resistiu. A partir deste momento a vida de Anna parou no tempo. Seu coração se retraiu e ela não sentia mais capacidade de gostar de alguém como gostava de Matt. Sua amiga Frankie mudara muito pela dor mas agora os pais decidiram fazer a viagem de férias para a Califórnia e levarem Anna para fazer companhia à amiga. Mas Frankie não sabia sobre Matt e Anna e tinha uma missão: Vinte Garotos. Era isso que elas teriam que conquistar. E Anna aceitou sabendo que iria perder a aposta.

Ao chegar a Zanzibar, Anna conheceu pela primeira vez o mar. Atravessou o país para lembrar as memórias que Matt deixara em sua memória e carregava consigo o seu diário com todos os melhores momentos.

Frankie logo colocaria em prática a missão dos Vinte Garotos e Anna precisaria fingir muito bem e seu coração precisaria enganar a si mesma tudo aquilo pela qual passara para demonstrar que conseguiria seguir adiante, que uma perda era somente uma perda e que novos garotos viriam. Mas lembranças não se apagam e sentimentos talvez não se escondam e isso ninguém saberá como ajudar.

Será que será possível esconder segredos?

O que falo sobre o livro?

Eu tenho dois tipos de pensamento sobre este livro em si. Claro que quando li o nome dele imaginava que era ou algo parecido como conseguir em um período de férias de verão conquistar vinte garotos ou então contaria a história sobre alguém que tinha passado vinte verões com pessoas diferentes. De certa forma, a primeira opção foi a real, mas com alguma profundidade envolvida.

O livro conta a história de uma menina que descobre o primeiro amor de verdade e que o vive por um curto período. Após a morte repentina, ela não perde somente o amor, perde também um melhor amigo-menino como ela mesmo descreve. A partir daí a história se desenrola com a ida das duas garotas para a praia com a finalidade de conquistarem os vinte garotos.

Mas é aí que tenho o segundo pensamento. Imaginava que ia ser algo profundo sobre uma pessoa que perde alguém e vai para um lugar se recuperar de uma dor e luta contra o sentimento de conquistar outras pessoas, mas os acontecimentos acontecem de forma meio que superficial e toda a questão de Matt fica por quase toda a parte do livro esquecida e volta-se para as meninas e a festa na praia.

Anna fica com a pressão de perder a virgindade e Frankie se torna fútil e superficial como se fosse uma bonequinha de luxo. Esta parte foi a ruim.

Em contrapartida, para quem gosta de histórias juvenis, é algo importante sobre descobertas novas, agitação, meninos, calor e um pouco de tentativa de independência antecipada que faz com que as garotas de envolvam em momentos engraçados. Mas a maior mensagem do livro acredito que vai sempre ser em torno da amizade e o quanto algo pode mudar o que pensamos sobre alguém para sempre.

site: www.amigasemulheres.com

Renata 24/04/2014

Vinte Garotos no Verão é um livro sobre tudo, menos o que eu pensei que fosse! Como vocês sabem, ou eu suponho que saibam eu não costumo ler as resenhas, principalmente de livros de parceria, mas ouvi tanta gente falando que queria tirar a prova e saber a que se destinava este livro! Sarah Ockler ganhou o meu respeito, desde as primeira páginas que li!
Conhecemos neste livro um grupo de amigos formados por dois irmãos Frankie e Matt e sua vizinha Anna! Eles cresceram juntos, se conhecem desde sempre e formam um trio muito fofo! Só que para Anna e Matt, a relação vai muito além de amizade desde o aniversário de 15 anos da moça, quando escondido de tudo e de todos, os dois se beijam, motivados por uma tensão que já acontece há algum tempo! Os dois mantêm essa “relação” escondida, e Anna fica preocupada em contar para a amiga Frankie e saber como vai ser sua reação quando souber do relacionamento amoroso entre ela e seu irmão, Matt garante contar para Frankie assim que eles estiverem de férias na Califórnia, ele acha que vai ser um melhor momento! Infelizmente, poucos dias antes da viajem Matt morre de forma trágica e não tem tempo de contar para a irmã! Um corte na história nos leva para um ano à frente, quando Anna é convidada pela família de Frankie para passar as férias na Califórnia. Frankie já não é mais a mesma garota, agora se preocupa muito com a aparência, e falante a até popular entre os garotos da escola! Anna continua a mesma, tímida, simples e sempre preocupada em cuidar da amiga, principalmente por se sentir traidora e em dívida por causa do segredo gradado! Frankie tem uma ideia para que Anna perca a virgindade no verão de conhecerem 20 garotos para escolher um entre eles, com o qual Anna terá a sua primeira noite de amor, daí vem o nome do livro!
“Quando alguém que você ama morre, as pessoas perguntam como você está, mas não querem saber de verdade. Elas buscam a afirmação de que vocês está bem, de que você aprecia a preocupação delas, de que a vida continua. Em segredo, elas querem saber quanto tempo a obrigação de perguntar terminará (depois de três meses, por sinal. Escrito ou não escrito, é esse o tempo que as pessoas levam para esquecer algo que você jamais esquecerá).” (p. 75)

Eu não esperava tanta delicadeza nesse livro e talvez você também não encontre na minha pequena sinopse! A sutileza da fragilidades das relações não é dita em palavras, ela paira no ar como se fosse uma nuvem carregada prestes a desabar sobre a cabeça de todos aqueles envolvidos! A relação entre Frankie e sua mãe, a forma como ela acha que a mãe só gostava do filho que morreu e não dela por ver o sofrimento da mãe com a ausência do filho morto e por não se preocupar tanto com ela, a filha viva! O sofrimento solitário de Anna que é quem nos conta a história e que está sempre presente para ajudar a todos com seus lutos, ouvir, aconselhar, mas não tem ninguém por si, pois ninguém compartilha do segredo do seu amor por Matt, ela não tem o direito de sofrer como eles, pois ele era apenas o seu melhor amigo-menino, isso é muito sofrido pra ela! Dá uma peninha dela! Durante uma boa parte do livro, essa nuvem de tristeza, tensão e luto paira sobre o livro, de uma forma muito sútil, mas em algum momento ela se dissipa, claro que não completamente, afinal uma perda nunca é esquecida! Em algum momentos os acontecimentos de fato me surpreenderam, e isso deu um ânimo novo à história, como aquele sol que surge por entre as nuvens e o final é bem digno de toda a história, apesar de ser o que eu esperava que acontecesse!
A diagramação está linda, a capa tem tudo a ver com a história e compõe muito bem todo o clima para a gente se envolver com o livro!Vinte Garotos no Verão é um livro muito bom, muito bem escrito, sensível, tocante, honesto, fala da morte, do amor, do luto, da amizade, do perdão como coisas cíclicas, integradas e parte de um todo,e que fazem parte da vida de todos nós, inclusive na vida de jovem que estão descobrindo o amor e amizade! Não sei se consegui expressar todo o meu sentimento, mas só tenho a dizer, leiam!
” – É, já ouvi isso. Há todo tipo de história como esta por aqui. Mas à vezes você tem que ver as coisas apenas como elas são e admirá-las, sem rotulá-las ou explicá-las. As explicações acabam com o mistério, não é?” (p. 214)

site: http://epigrafe.org/?p=2601

Nerd 27/04/2014

Resenha por Camile Vieira para o blog Nerd/Rocker Girl
Anna é apaixonada por Matt Perino, irmão de sua amiga Frankie. Os três foram criados praticamente juntos e são amigos há tanto tempo que Anna não sabe como confessar sua paixão por Matt. É em seu aniversário de 15 anos que tudo muda. Quando a festa estava para acabar, Matt entra na cozinha e a surpreende com um beijo. A partir disso os dois começam a se encontrar secretamente.

Matt promete a Anna que contará sobre o namoro deles a Franki quando fossem viajar para passar o versão na Califórnia, mas seus planos são interrompidos quando eles sofrem um acidente e Matt não sobrevive.

Para Anna é como se sua vida tivesse acabado. Ela não conseguia mais se apaixonar, sempre presa pelo amor que sentia por Matt. Pior: sem poder contar para ninguém. Um ano depois do acidente Frankie e Anna vão até a praia com os pais de Frankie. Frankie não sabia do romance secreto de Anna e Matt e sua meta pessoal para o verão era conquistar vinte garotos. Frankie desafia Anna e ela aceita, sabendo que irá perder a aposta.

Na cidade de Zanzibar Anna conhece o mar e Frankie logo põe em prática seu plano. Anna não se sente preparada para seguir em frente após a morte de Matt, mas até quando ela poderá guardar esse segredo para si mesma?

A princípio eu achei essa ideia de conquistar vinte garotos bastante fútil e boba, e achei que isso iria tirar a carga emocional do livro. Mas o livro é mais que isso. É a história de uma pessoa que conheceu o amor e teve ele tirado de si subitamente. A morte de Matt tira um namorado, um amigo, um irmão e m filho.

Minhas suspeitas estavam corretas: o livro deixa de ser uma bonita história de superar o passado e seguir em frente e se torna a grande saga das meninas irem à praia para pegar esses vinte garotos. No meio do livro ele se torna um pouco chato, quando Frankie vira uma garota completamente superficial e Anna fica apenas pensando em perder a virgindade.

Quem gosta de histórias juvenis vai amar o livro. Ele fala puramente sobre adolescência, é divertido e afins. Mas o livro não é apenas um livro sobre curtição e agito, mas também sobre amizade e a dor da perda. Eu esperava mais, mas gostei da história.

Brunna 05/05/2014

Delicado e comovente
Vizinhos e amigos desde crianças, Anna, Frankie e Matt eram inseparáveis. Eles compartilhavam tudo! Bom, quase tudo. Anna, desde os 10 anos, esconde a paixonite que tem por Matt e todos os desejos de aniversário que fez, ansiando pelo momento que ele enfim a beijasse. Quando ela menos espera, seu sonho torna-se realidade, mas logo é interrompido pela trágica morte de Matt. O garoto parte de uma maneira totalmente inesperada, deixando o mundo das duas garotas totalmente de cabeça para baixo. Anna (a amiga e affair) se esconde em seu diário, colocando em suas páginas os sentimentos, dúvidas e segredos que possui; já Frankie (a amiga e irmã) torna-se uma pessoa bastante diferente, fazendo coisas não muito agradáveis.
Pouco mais de um ano após o incidente que arrancou a vida de Matt, as duas garotas ainda estão abaladas, mas irão passar três semanas na Califórnia, rodeadas de muito sol, mar, restaurantes e garotos! Então Frankie faz uma proposta: se elas conhecerem pelo menos um garoto por dia, no final terão uma boa chance de conquistarem alguém mais... interessante. Anna aceita entrar na brincadeira, mas o que Frankie não sabe é que há uma grande probabilidade de Anna não conseguir esquecer seu primeiro amor: Matt.
Apesar da grande carga emocional que é colocada logo no início do livro, Vinte Garotos no Verão não poderia ter uma escrita mais leve e jovem. Abordando assuntos típicos de adolescentes (verão, garotos, sentimentos confusos), a história é envolvente, sensível e muito tocante. Fiquei bastante comovida e animada com a trama, torcendo pelos personagens e com o coração apertado por causa de suas perdas. Eu ri em diversas passagens, mas também chorei em várias.
Anna (personagem principal e narradora da obra), mesmo sofrendo tanto pela morte repentina de Matt, não é uma protagonista chata, que vive se lamentando pelos cantos, muito pelo contrário. Os sentimentos da moça foram muito bem dosados pela autora, que colocou tudo na medida certa, pois, mesmo que a garota tenha tido uma perda, ela ainda é jovem, cheia de vida e com muita coisa para experimentar.
Um livro delicado e comovente, que fala sobre amizade, perda, família e amores (vividos ou não), com narrativa ágil e envolvente e que possui linda capa e diagramação, dando um toque todo especial à obra. Se você gosta de histórias nesse estilo, garanto que vai amar Vinte Garotos no Verão tanto quanto eu amei.

site: http://www.myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br/2014/04/resenha-vinte-garotos-no-verao.html

Marcos 06/05/2014

Anna, Frankie e Matt são amigos desde a infância. Sempre muito próximos, eles dividem as fases de suas vidas uns com os outros, a dúvida de qual faculdade entrar, o primeiro beijo, a primeira vez... Frankie e Matt são irmãos. Anna e Matt logo se descobrem apaixonados um pelo outro e se veem perdidos de amor, vivendo um grande romance. Infelizmente, pouco tempo após ambos iniciarem um relacionamento, algo muito trágico acontece: Frankie tem uma arritmia cardíaca súbita, que o leva a bater o carro que dirigia em alta velocidade. A partir desse dia suas vidas nunca mais serão as mesmas.

Um ano após o ocorrido, Anna e Frankie resolvem viajar para a Califórnia, para curtir as praias no verão, passando vinte dias por lá. Antes de viajarem, Frankie propõe um trato: elas deveriam conhecer pelo menos um garoto por dia pois assim haveria uma boa chance de Anna finalmente ter o seu primeiro amor e, quem sabe, perder sua virgindade com ele. O que ela não sabe é que sua amiga já teve sua primeira grande paixão e foi com alguém muito próximo a ela...

Quer continuar a ler a resenha? Acesse:

site: http://capaetitulo.blogspot.com.br/2014/05/resenha-vinte-garotos-no-verao-de-sarah.html