Eragon

Eragon Christopher Paolini

Resenhas - Eragon

Welliton.Moreira 01/12/2022

Quando se trata de fantasia... sou suspeito a falar
Este livro é aquele tipo de história fantástica com elementos suficiente para encantar em pouquíssimas páginas, repleto de dragões, cavaleiros, elfos, feiticeiras, etc.
Na história acompanhamos a jornada de Eragon para se tornar um herói. No entanto, o que faz desta jornada ser diferente de outras é o simples fato de que existo todo um universo criado com crenças, guerras, derrotas, vitórias, mártires e lendas; que possuem uma verdade muito centrada, com organização e fundamento.
Quando Eragon encontra um ovo de dragão, sua vida vira completamente de cabeça para baixo. E este é o ponto crucial da história e que vai custar o despertar de muitas coisas em um mundo onde tudo parecia estar calmo.
Entre tantos personagens, Saphira, um dragão femea (que foi encontrada por Eragon) tem toda uma onda de drama girando ao seu redor, pois acredita-se que ela seja o ultimo dragão e sendo assim necessário proteção. Isso faz com que tanto ela como Eragon corram perigo e precisem encontrar aliados, pois uma guerra iminente está próxima de eclodir.
Por outro lado, Eragon é um personagem intrigrante, pois é um garoto cheio de impulsividade causando muitos problemas, mas também agindo com esperteza em diversos momentos cruciais. Talvez por ser jovem demais, ele sempre está na balança para mediar suas decisões.
O final do livro é um convite para uma próxima continuação. Eu achei maravilhoso e desejo seguir com a saga. Recomendo.

Ton 19/06/2021

Beleza incompreendida
Eragon foi um dos primeiros livros que comprei quando comecei a trabalhar (isso a mais de 10 anos atrás). O mortivo? Gostei da capa.
Quando li: amei a história.
Porém depois de ver o filme eu fiquei tão desanimado que resolvi não ler o resto (o filme é bem ruim mesmo).
Cheguei a jogar o jogo que tem para Play 2... mas ainda assim eu havia desanimado.
Porém esse ano decidi devorar todo o Ciclo da Herança e não consigo entender como Eragon não teve adaptações, ao menos, dignas (nem que fosse uma animação).
A história é maravilhosa e tem ótimas reviravoltas. Confesso que o arco final eu achei um pouco acelerado comparado ao ritmo do resto da história, mas isso é apenas algo pessoal.
O lado bom da história ser pouco conhecida é evitar spoilers sem muito esforço (porém há várias páginas em inglês, então, cuidado).

Agora irei começar Eldest. Confesso que estou com um pouco de medo de ver uma queda na qualidade devido meu trauma com o filme.
Mas acho que vou me surpreender positivamente :)

juliaememo 28/02/2021

Eragon, o garoto que evoluiu
No início, me assustei com a quantidade de páginas (lembrando que esse é só o primeiro livro da coleção Ciclo da Herança), mas, quanto mais eu lia, mais ficava imersa no universo de Eragon e esquecia esse detalhe, que se tornou pequeno perto do quanto eu gostei dessa história!

Vamos começar a acompanhar Eragon (que antes de começar a ler, pensei que fosse o dragão da capa), um garoto de 15 anos que mora com seu tio e seu primo. Um dia, quando Eragon vai caçar, encontra um pedra azul. Achando que aquela pedra valia alguma coisa, a leva para casa, mas pouco tempo depois descobre que encontrou um ovo de dragão. Por isso, Eragon, Saphira (a dragão) e Brom, um "contador de histórias" da região, vão precisar sair em uma jornada, envolvendo elfos, anões, batalhas e muita, muita magia.

Eu indico esse livro para você que gostou de Senhor dos Anéis, ou Hobbit, porque as duas histórias tem alguns elementos SEMELHANTES (não iguais).

Essa história é cheia de personagens interessantes, fortes e que vão nos manter presos na história, sempre querendo saber mais sobre eles! Preciso dar um destaque para Eragon, o personagem que, na minha opinião, mais evoluiu no decorrer da obra.

Se quiser ver uma resenha completa, acesse o link:

site: https://youtu.be/WehH49FgdnI

Luan 24/01/2024

Inconstante como o protagonista
Eragon apresenta vários elementos clássicos básicos que constituem a construção de uma narrativa de fantasia, com o acréscimo de um dragão fêmea filhote (que não parece um filhote rs). Tudo isso contribui muito no engajamento do leitor. Aliás, alguns desses elementos são bem desenvolvidos dentro das perspectivas apresentadas na obra. Contudo, o desenvolvimento narrativo na procura de uma urgência vingativa e senso de perigo em relação ao personagem principal é bem imbricado e morno. A narrativa perde o foco e, por vezes, apresenta resoluções pra lá de duvidosas dentro da própria realidade concebida pelo narrador. Há valor em Eragon quando se pensa em construção de mundo numa narrativa fantástica, mas o desenvolvimento narrativo desse mundo pode não empolgar alguns leitores, como aconteceu comigo. Sei que este é o primeiro livro da série, por isso espero uma melhora nos próximos livros.

Deysiane 06/09/2023

Uma aventura tranquila e nostálgica
Um clichê da fantasia, claramente inspirado na obra de Tolkien, com elfos, anões, magos e feiticeiros, heróis cavalgando sobre planícies extensas, DRAGÕES!
A escrita é muito boa, não muito elaborada mas tampouco boba. Me apeguei facilmente aos personagens (por que eu ainda faço isso, meu Deus?), principalmente a Saphira. Apesar de alguns acontecimentos serem ligeiramente previsíveis e até um pouco lentos eu gostei bastante, pois assim pude aproveitar melhor a aventura.

Tamirez | @resenhandosonhos 19/08/2018

ERAGON
O Ciclo da Herança estourou numa época em que eu não estava lendo muito e, portanto, perdi a fase. Porém, como boa obra que marca, sua reputação dura mais que somente o seu lançamento. Em 2016 eu adquiri o box com os quatro livros e deixei eles na estante, até que essa no surgiu um projeto de leitura no qual eu resolvi me aventurar.

Eragon traz a típica jornada do herói. O garoto underdog que descobre algo magnífico e que acaba por sair em uma jornada em direção à alguma coisa magnífica. Existe uma penca de livros assim, então porque Eragon é especial? Primeiro de tudo é pela mitologia criada. O mundo é super vasto e há certamente muita coisa para se desenvolver aqui. E, a segunda, e talvez a mais importante, é que o autor tinha apenas 15 anos quando escreveu a história, e mesmo assim apresentou esse universo pro leitor.

É claro que a idade tem também seus pontos negativos. Há vários aspectos na história que parecem falhos em alguns momentos. Eragon, por exemplo, tem uma volatilidade grande de personalidade e hora está temeroso, hora está impondo regras. Outra coisa é que há sempre alguém mais velho e com mais conhecimento passando as informações pra ele, quase como um tutor. Se algo acontece, a pessoa é substituída por outro, ele nunca está fazendo as descobertas sozinhas e a tudo é passado através da boca de alguém.

“Uma única palavra ressoou em sua cabeça, de modo intenso e claro. Eragon.”

Todos os personagens são muito cheios de segredos e as revelações vem vindo ao longo da narrativa. Algumas são importantes e outras só servem como artifício de expectativa. Confesso que em certo momento, assim como a passagem de informações, me incomodou um pouco. Pra quem já leu diversos livros de fantasia e está acostumado com jornadas do herói, Eragon não vai ser uma surpresa. Entretanto, a escrita é muito boa e, mesmo com a pouca idade, Paolini soube desenvolver a sua trama muito bem, criando um mundo vasto que retém muitos segredos.

Eu não sabia quase nada sobre a história e minha primeira surpresa foi o fato de que Eragon era o garoto e não o dragão. Saphira, uma dragão fêmea, é na verdade quem ilustra a capa com todo o seu charme. E, pelas capas, já é possível prever que teremos mais desses seres em breve. Ela é sem dúvida mais estrela que o próprio garoto. Os diálogos dos dois ou dela falando através de pensamentos com Eragon são hilários e Saphira certamente tem um senso de humor muito bom. Há um leve alívio cômico vindo da parte dela e eu gosto bastante disso.

Brom foi um dos personagens que mais gostei. Ele me lembrou inclusive um personagem de mesmo nome da Saga do Assassino e achei interessante conhecer a sua história. As lendas envolvendo os Cavaleiros de Dragões, o próprio Rei, o nome de Eragon e a espada Zar’roc dão um “q” a mais na história e dão um tom mais pesado e concreto à narrativa. É um mundo encorpado e é através de todos esses acréscimos e lendas que vemos a dimensão disso.

Tive meus momentos de amor e ódio com Eragon. Ela é um garoto esperto que se faz de bobo, basicamente. Quando ele quer, ele saca muito bem tudo ao seu redor, mas também não perde a oportunidade de tomar algumas posições questionáveis. E, além desse ponto inicial e jornada, há um grande conflito político aqui. Há rebeliões, grupos querendo atacar e o laço do reino é muito tênue, fazendo com que tudo se interligue.

Não achei o final surpreendente, mas certamente fiquei curiosa para seguir em frente com a leitura. A proposta do projeto #QueroTerUmDragão era de ler um livro por trimestre e por enquanto consegui me controlar pra seguir isso. Em abril pretendo dar continuidade com Eldest, o segundo livro, e certamente vou contar pra vocês o que eu achar. Todo mundo que me recomendou a série disse que a cada livro o crescimento é visível, pois o autor também envelheceu e ficou mais maduro escrevendo a trama. E eu estou ansiosa pra descobrir se isso realmente vai acontecer.

O Ciclo da Herança foi concebido originalmente como uma trilogia, mas muito tempo depois ganhou um capítulo final, o que não agradou a todos os fãs. Enquanto metade repudia o quarto livro, outro o veneram e quero muito descobrir em que lado eu vou me encaixar.

site: http://resenhandosonhos.com/eragon-christopher-paolini/
Aline.Pereira 19/08/2018minha estante
Ótima resenha. Li os livros há anos e qd o último foi lançado em português eu reli os anteriores. Não sei se foi por nostalgia, mas os dois primeiros ainda são meis preferidos. Espero que gosto da continuação, inclusive o quarto livro :D só mais uma coisa: fuja do filme! Kkkkkk

Bruno.Siqueira 16/11/2018minha estante
Estou prestes a embarcar na aventura de Eragon e sua resenha foi impar, fiquei ainda mais motivado.

Bookworm 13/07/2021

Muito top
Surpreendente. Ao começar a ler o livro pensei que fosse só uma fantasia qualquer com dragões. Mas esse livro me surpreendeu demais. Não se trata só de dragões. O universo é amplo e há muita coisa pra se descobrir. Aos fãs de uma boa fantasia recomendo demais ler esse livro. Estou ansiosa pra começar o livro 2.

Aline 02/04/2021

Achei o livro muito cansativo, com muita descrição e pensamentos do Eragon.

Mas gostei de ver a evolução dele, está menos chato kkk..

Amo a Saphira, de longe a melhor personagem do livro.

Victor Silva 02/05/2020

Um livro maravilhoso! Sempre me interesso em obras que envolvem dragões,e a relação de Eragon e Saphira é ótima.
Uma história cheia de magia e batalhas que nos deixam com vontade de ler cada vez mais. Como o primeiro livro da série achei muito envolvente e ansioso para a continuação.

AnoukBu 01/09/2023

Que livro incrível, tudo que eu queria ler entregou nesse livro uma história medieval com diferentes raças, humanos, elfos, anões... Uma aventura com muitos combates, personagens com personalidade eles não são genéricos! Um bom protagonista, um toquinho de romance (que só foi ter migalhas nas últimas páginas) e é claro dragões!!!
   Foi uma leitura prazerosa, leve, eu demorei pra ler pra não acabar logo, fazia tempo que não acontecia algo do tipo.
   O que falar de Eragon, bom ele tem aquela personalidade de protagonista justo e bota justo nisso, ele não mata os inimigos por pior que ele seja sem ser de forma justa, sem ele ter a chance de se defender. É uma atitude bem nobre, talvez um pouco clichê? Não sei mais ele foi se desenvolvendo tanto ao longo do livro que foi bonito de se ver.
   No início ele era muito mais ingênuo vivia a sua vida simples, corriqueira... Até não ser mais. Ele acaba encontrando um ovo de dragão na floresta enquanto estava caçando para alimentar sua família.
   E aí a história vai se desenrolando, e ele acaba partindo para uma grande aventura com seu companheiro Brom um velho muito misterioso que carrega uma grande bagagem consigo. E durante os vilarejos que ele vai passando ele vai conhecendo algumas pessoas e fazendo amizades ou inimigos...
   E bom preciso comentar sobre Saphira o dragão de Eragon, ela é incrível com sua personalidade forte e muito sabia. Eles vão criando um laço verdadeiro entre os dois, de pura confiança, o que ela fala pra ele fazer ele faz sem pensar duas vezes, e tem cenas icônicas dela vale super apena ler.
   Tenho muito mais a comentar mais vou deixar por isso, espero que desperte o interesse de algum leitor que goste de uma boa aventura por que aqui tem muita.

juliarfs 18/01/2021

apaixonada
eu sabia que iria gostar desse livro, mas eu não imaginei que fosse AMAR TANTO
a saphira é a coisa mais fofa e apaixonante do mundo e eu amei o desenvolvimento da história, vi muita gente falando que achou a leitura arrastada mas eu achei cada elemento essencial para o desenvolvimento do universo e dos próximos livros
eu amei e achei incrível, sério

Camile.Cavalheiro 14/03/2021

A história é muito boa e marcante,
contudo as vezes o autor se prende a colocar muitos detalhes sobre cômodos e móveis que torna cansativo.
casanova 14/03/2021minha estante
Tenho muita vontade de ler esse livro

skuser02844 04/04/2022

Eu me surpreendi com o quanto que eu me divertir lendo! Gostei da história em si apesar de ser o mais do mesmo de sempre "a jornada do herói", eu não gosto muito do personagem principal acho ele um pouco irritante, já Saphira eu amo ela de mais, dona do meu coração!

É bom livro para quem quer começar a ler fantasia épica.

livia_sampaio 20/01/2021

muito bom parabéns
Fiquei sabendo que o Paolini começou a escrever esse livro quando ele tinhas 15 anos o que te faz duvidar da qualidade. A qualidade da escrita te faz questionar se não foi um senhor de 80 anos que ganhou um Nobel de literatura que escreveu - aparentemente idade não quer dizer nada quando se fala de imaginação. Possui um contexto bem medieval, dragonífico de cavaleiros e muito muito bem escrito. O tempo que você teria pra ler seria o mesmo de um J.R.R Tolkien. Se prepara pra um mundo de ficção fantástica pouco comum. E se prepare pra longas leituras, porque os livros dessa saga são longos.

LidosdaCris 16/01/2023

Essa série é repleta de ação, com dragões, elfos e cultura norueguês medieval. Acho que foi inspirado nos livros de Tolkien, infelizmente não tem muito hype.

Eu adoro essa série, a história é maravilhosa. Gosto de todos personagens, mas amo a Safira e o Eragon.

Eragon tem aquela típica jornada de herói, eu amo o relacionamento e a cumplicidade da Safira e do Eragon é linda. São 4 livros e um livro de contos.

Tem adaptação, mas não é muito boa.