... E o Vento Levou

... E o Vento Levou Margaret Mitchell

Resenhas - E o Vento Levou

guidix3 20/10/2021

Explosão de sentimentos
Bom, vamos lá... eu estou lendo E o vento levou desde setembro, e fico triste ao pensar o quanto reduzi minha experiência do inicio dessa leitura ao alterná-la com outros livros. Vou explicar o porquê da tristeza e arrependimento...

Eu comecei o livro bem despretenciosamente. Sou acostumada a ler clássicos, então sabia que daria conta de mais um, mas não sabia que começaria com um sentimento de ranço. Isso porque apesar de ser apaixonada por História e gostar bastante de estudar guerras, eu admito que não sou muito fã de ler muitas descrições (em um livro que eu estava direcionada a buscar pelo romance) como esse livro apresenta. E o primeiro livro é totalmente preenchido de tudo o que representou a guerra de secessão, todo o conflito entre Norte e Sul e o uso de escravos. Então eu simplesmente lia bem aos pouquinhos e bem arrastadamente. Somado a isso, fui apresentada a uma das mocinhas mais controversas, questionáveis e irritáveis: Scarlett O'Hara.

Scarlett é um poço de ignorância, condescendência e insensibilidade. Só que ao mesmo tempo ela é admirável! Ela é inteligente, autêntica, forte, à frente do seu tempo e empoderada. Eu vivi uma montanha russa com essa mulher!

Além dela, tive o prazer de conhecer Melanie, uma mulher doce, gentil, prestativa, generosa, todos os adjetivos positivos que você puder conhecer e que irrita de tanto que encanta. E o que dizer de Rhett Butler? Eu estou totalmente entregue a esse homem. Como diria Scarlett: "um verdadeiro velhaco", mas um velhaco que sabe ser cavalheiro e apaixonado.

E o vento levou me deixou devastada a partir do segundo livro, quando não pude deixar de devorar, mas também me controlava para não terminar de vez com receio do fim. Mas o fim chegou, me incomodou, me doeu, mas eu não poderia de deixar de favoritar. QUE LIVRO, MEUS AMIGOS, QUE LIVRO!!!

Cintia295 06/10/2020

INCRÍVEL
Como a gente vai do amor ao ódio pela Scarlett O'Hara rapidinho, uma mulher forte, determinada, muito a frente do seu tempo, objetiva, mas muito fria, egoísta. Rhett um personagem masculino forte, determinado, objetivo, extremamente sincero, que chega a ser grosso, mas quando aparece no livro nos encanta e domina. Tem vários outros personagens incríveis a Melanie um encanto de pessoa e mais forte do que se imagina. E tem tbm o babaca do Ashley.
Adorei, recomendo.

Jéssica Santos 25/04/2011

O meu favorito dentre todos os livros (sempre)
Esse é um daqueles livros,que você lê,mas nunca mais esquece. Ele fica pairando em sua mente por dias posteriores a sua lida, a chamada ''depressão pós-livro'' , ou meses,ou anos. Esse efeito já me vem ocorrendo ,mas há anos. Já o li quatro vezes,desde então,ele nunca saiu da minha mente. Por vezes me pego refletindo sobre o assunto. Tentando achar brechas ,para justificar o fim. Mas como o livro não deixa claro,né? Fica aberto ao leitor imaginar o que quiser,não me prolongarei mas sobre esse assunto ,porque não quero fazer spoiler,embora acredite eu ,que todos já tenham uma noção ,caso tenham assistido ao filme,que diga-se de passagem também é maravilhoso.

O livro chama a atenção,por ter personagens reais,vivos,que irão influenciá-lo de alguma forma.Por vezes,o leitor se identificará com alguns personagens,com a atitude de outros, e a presença de sentimentos será constante:raiva,dúvida,amor,vontade de fazer com que alguém abra os olhos e enxergue o que tá ali,bem de baixo do nariz.

Os personagens não são divididos em bons e maus ,e sim,em pessoas que às vezes erram,acertam. Os protagonistas não são ''flor que se cheire'' ,mas é aí que vemos o legal,porque o ser humano também erra, muito.Eu por vezes errei mais do que acertei na minha vida.

Um coisa que se aprende com esse livro?

A ter DETERMINAÇÃO,CORAGEM, nunca se deixar abater. Tem um trecho do livro que me marcou profundamente,e mostra bem o que quero dizer:

''Um destino cruel lhes havia feito,muitas vezes,perder a cabeça,porém jamais conseguira vencer suas energias. Nunca se submeteram antes,lutaram sempre. Morreram muitos,MAS NÃO CEDERAM NUNCA.'' PÁG 401(último parágrafo)

Scarlett O'Hara ,mostra sua coragem , uma menina mimada que dentre todos os personagens,era a que menos esperávamos se sobressair. Sua força,determinação,coragem para enfrentar as coisas.

Ou então o Rhett Butler ,no qual foi expulso e renegado pela família muito cedo,mas nunca desiste e volta triunfante,muito bem de vida e gerando o despeito alheio.

Até a Melanie Wilkes,no qual o leitor pode deixar se enganar e não enxergar nada mais do que uma boa mulher,pois muitas vezes no decorrer do livro,ela mostra sua lealdade e vontade de vencer.

Ou será que você se identificaria com o Ashley Wilkes? O que vive do passado, o que deixa de viver e passa a apenas sobreviver nos momentos de dificuldades.

Os meios que cada um conseguiram virar a mesa ,foram bons ou ruins? E você os julga ou faria a mesma coisa? Eu,no meu ponto de vista,não aponto o dedo e mostro o defeito de ninguém,cada um carrega o podre que tem dentro de si,quer mascare isso, como uma certa personagem acolá ,ou não.

Enfim os diálogos entre Rhett e Scarlett são divertidíssimos,eu sempre disse que só pararia de reler esse livro no momento em que esses dois já não me encantassem mais.

Vou terminar minha resenha com a afirmação de que vale MUITO a pena lê-lo,não escreverei mais nada ,porque amo muito o livro e se me deixassem eu falava ,falava,falava.....
Ora,vou me surpreender se alguém terminar de ler essa resenha.
Diga-me você caso tenha sobrevivido a resenha dessa pessoa super sucinta rsrs se realmente gostou :D
Daiane.Drewke 06/05/2011minha estante
Harttley sua resenha ficou fantástica.
Acho que voçê não vai parar de ler o livro nunca..hehehehehe
Eu arrisco ainda a dizer que é até hoje é o romance que mais prendeu a leitura.
Sem contar a lealdade da Melanie. Coisa raríssima nos dias de hoje.

Jéssica Santos 10/05/2011minha estante
concordo plenamente Dai :D

Cla 27/03/2021

E o vento levou, um dos maiores livros de todos os tempos, admirados por alguns e odiados por outros. Mas por que? A resposta é simples, ele cita assuntos pertinentes como racismo, superioridade de classes, machismo, políticas e territoriais.
O contexto se passa, em 1861 a 1865, durante a guerra de recessão americana entre os ianques(região Norte dos EUA) e sulistas(região sul dos EUA). A finalidade dessa oposição ideológica era o fim da escravidão, nos Estados Unidos, a qual era defendida pelos ianques e considerada abominável aos olhos dos sulistas. Nesse cenário, a sociedade criava diversas maneiras de diverti-se, a partir de festas, fofocas, intrigas, romances, competições, casamento e esse era o assunto que mais rendia, principalmente quando os cônjuges eram conhecidos e tinha influência dentro mas também fora da sociedade.
Scarlet'O Hara, filha de um escocês e de uma sulista, era a queridinha da região, a mais bonita de todas e que tinha todos os pretendentes da região. Temperamental, atrevida, danada, esperta e arredia, era a Scarlet que todos amavam! Tinha um amor incorrespodido, por Ashely, seu melhor amigo. Frustrada, Scarlet, ira fazer de tudo para conquistar o seu amor. Porém, aparece capitão Butler, o qual traz um lado dela que nunca viu na vida. Faz com que ela sinta-se cada vez atraída e tendo ele como um "desafio", mesmo que ela considere um patife, o capitão.
Mandellen 27/03/2021minha estante
Excelente resenha! ???

Cla 27/03/2021minha estante
Obrigada!

Tati 27/04/2022

E levou tarde.
Assisti ao filme há quase 30 anos, apaixonei por ele e pelo capitão Butler Rsrsr. Acabei de ler ao livro, assisti novamente ao filme e desapaixonei. Não que a leitura seja ruim, a leitura é boa e fluída. Mas, cresci e enxerguei coisas que não via na época. Vi, por exemplo, o quanto a autora fala de um lugar saudosista, apaixonada por um povo e lugar que a guerra varreu, que o Vento levou, como se esse soprar dos ventos tivesse arruinado um mundo feliz, ordeiro e perfeito. Ela coloca a escravidão de maneira romantizada, racista a forma como ela se posiciona diante ao sistema escravista. Os escravos foram postos como pessoas beirando aos selvagens, infantis e ignóbeis; pessoas que estavam bem melhores na condição de escravos do que livres, porque livres não sabem se governar, se tornam vagabundos, beberrões, perigosos e se antes tinham quem os governassem (o fardo do homem branco) sem esses estavam perdidos e cometendo as piores das barbáries, daí a necessidade, de novo, do ?homem branco? de contê-los, como? Através de um grupo de destemidos salvadores da ordem, eis que surge a Ku Klux Klan. Absurdo tudo!
A história é uma aplicação do outro famigerado conceito tão brasileiro ?democracia racial?, naquela sociedade ideal os escravos eram ?pessoas da família?, tratados com respeito. Mentira!!!! Não existe tratamento respeitoso num ambiente de exploração e coisificação do outro. Conveniente achar justificativas para situações que te beneficie e a escravidão beneficiava muito o sul agrícola dos eua. Ainda tem o lugar das mulheres que poderia discorrer e a posição egoísta da protagonista. Mas, por hora desabafei sobre aquilo que mais me engasgou. Sugiro a leitura porque é um olhar que precisamos conhecer para nos afastarmos.
@Estantedelivrosdamylla 03/05/2022minha estante
Resenha perfeita. É exatamente isso que a Margaret Mitchell faz nessa obra. Não consigo vê-la como uma obra perfeita, como muitos falam - pelo contrário!. Fora que Scarlett é insuportável kkkk

Maria Luiza 02/07/2022minha estante
Eis o mal do anacronismo. Outra época e outro lugar. Da mesma forma que se você nascesse em certos lugares da China comeria cachorro e seria normal, a autora viveu num lugar e época em que todos ao seu redor eram racistas, portanto é natural que isso reverberasse nas suas crenças e na sua obra. Esse livro é um romance e deve ser lido como tal, não é um livro de história.

Isabelle333 16/06/2022minha estante
Amo! Sem dúvida, um livro inesquecível.

Cristiane 14/07/2023

E o vento levou
As atitudes descabidas de Scarlett mostram como alguém pode afundar a sua vida. Livro triste, final triste. Nao gosto muito de livros que falam sobre o amor, mas este me deixou decepcionada. Para quem gosta de clássicos vale a pena ler, para quem gosta de final feliz, nao vale.

Nara 25/08/2021

Foi uma explosão...
Minha mente explodiu tamanha contradição que esse livro provocou em mim. Apesar de todo nojo que sentia quando percebia o racismo naquelas pessoas, de vez em quatro me pegava torcendo por elas. Não me arrependo um minuto por ter lido. Incrível, não me lembro do filme, mas posso dizer... uma grande vilã!

Erica.behnke 24/07/2023

Recomendo muito a leitura...
Confesso que durante os primeiros capítulos não consegui me adaptar a história e abandonei por um tempo, depois resolvi voltar a leitura, assim gostei muito do livro
Os contextos da época em que a personagem principal vivia eram incríveis, os problemas, e o enredo
A fluidez acho que não foi tão agradável mas em outros quesitos foi muito

Matheus.Monteiro 11/06/2021

Lindo livro
O livro é perfeito e mescla parte da vida de um círculo de pessoas à acontecimentos históricos da guerra civil estadunidense! A trama é simplesmente perfeita e não há como não gostar de cada personagem do livro. É um livro que evoca muitas emoções e em partes muita tristeza. E, o mais interessante de tudo é entender a história tal como ela é e não como é contada pelos vencedores. Nesse sentido, é notável o tratamento que o Norte estadunidense deu ao seu próprio povo e nos faz refletir que todas as guerras posteriores foram consequência dessa em especial! Ainda é possível relacionar a história ao golpe militar no Brasil de 1889, que é comemorada como "Proclamação da República" é interesse notar o temor dos fazendeiros brasileiros ante a notícia da Lei promulgada pela então Princesa Regente! O livro é rico nos âmbitos de história fictícia e história real e não há como não gostar dele =)

Alex.Vargas 16/02/2022

Mimada, corajosa, assustada, teimosa, insensível, voluntariosa, alegre, cheia de vida, uma vaca... Simplesmente Scarlett O'Hara.

Mr. Jonas 24/09/2020

Triste e intenso . . .
?E o Vento Levou, de Margaret Mitchell, traz a impressionante história da bela Scarlett O?Hara e de sua transformação de jovem impetuosa e mimada em mulher prática e disposta a tudo para conseguir o que deseja. Frustrada por não conseguir se casar com Ashley Wilkes, Scarlett acaba se envolvendo com o charmoso aventureiro Rhett Butler, com quem viverá uma das histórias de amor mais célebres e conturbadas da literatura. Mitchell descreve de maneira impressionante a Guerra Civil norte-americana e retrata as grandes mudanças que pavimentaram a história dos Estados Unidos e enterraram para sempre um estilo de vida.?
A protagonista Scarlett, é uma personagem rica em personalidade, é egoísta, manipuladora e impulsiva, entretanto é muito perseverante. Durante as experiências de vida dela, nós também aprendemos lições para a nossa, desde lições do coração até como lidar com nós mesmos, com certeza esse não é um romance qualquer, pois os sentimentos saem das páginas e vão para nosso espirito.