... E o Vento Levou

... E o Vento Levou Margaret Mitchell

Resenhas - E o Vento Levou

Carol 22/09/2021

Eu simplesmente não sei.
Eu não vou fazer um resenha literária ou um resumo do livro, porque sou péssima em escrita kkk.
Eu vou tentar falar no velho português mesmo, como se estivesse em uma mesa de bar.

Esse livro é simplesmente um dos melhores que eu já li e o que eu mais odiei também!

Um dos melhores porque a história é MARAVILHOSA!
Você imagina paisagens belíssimas do Sul!
Você ri em uma página, chora em outra, senti muita raiva, dó e etc!
Aprende um pouco e fica indignada com a história da escravidão Norte Americana e a Guerra da secessão.

E eu simplesmente odiei cada da página desse livro porque TODOS os personagens são CRUS, são HUMANOS!
Eles erram, não aprendem com o erro e continuam errando
A maioria deles são insuportáveis, do mais gentil ao mais maléfico
Foi o primeiro livro que eu terminei de ler sem ter uma preferência de personagem!
Porque eu simplesmente me vi em TODOS eles.
Na minha opinião esse livro FALA DA VIDA E FALAR DA VIDA DÓI!
A vida nos da segundas chances e vários caminhos alternativos, basta segui- los ou não.

Mel 11/10/2010

Li este livro por indicação da minha mãe, e ele acabou se tornando um dos meus preferidos.

Avaliei com 5 estrelas, pois considero este livro um romance muito único, vivido na época da guerra por uma mulher muito a frente de seu tempo.

A história focaliza a Scarlett, que não é retratada como vítima ou heroína, mas sim como uma mulher cheia de defeitos e manias, que faz questão que as coisas saiam à sua maneira. Conta também com outros personagens maravilhosos, tais como o Rhett Butler e a Mellanie, minha preferida, cuja amizade fiel sobreviveu até o fim.

Recomendo o livro a todos os tipos de leitores, não vejo como não gostar :)

DIRCE 29/08/2022

Tomei um porre
Tomei o maior porre durante a leitura deste livro. Sim , fiquei embriagada porque bebi em muitas fontes para ampliar meu parco conhecimento sobre a Guerra de Secessão, que não ia além de algumas lembranças do meu tempo de estudante ( ontem mesmo), e de algumas pesquisas que fiz ,durante algumas leituras das obras de W. Faukner. Desta vez , assisti a muitos vídeo - até documentário do History eu vi.
Minha curiosidade é devido ao fato da leitura torta que fiz. Sim porque embora todos digam que é uma estória de amor tendo como fundo a Guerra de Secessão , para mim é a História da Guerra Cível tendo como pano de fundo a saga da família O. Hara, sobressaindo como protagonista a mimada, infantil fútil etc... Scarlett O. Hara.
O curioso é que, embora eu tenha assistido ao filme e me deliciado com ele, não me recordo de ele ter causado tanto impacto em mim, e o que dele me restou, foi a marcante presença dos atores Vivien Leigh e Clark Gable , de tal forma, que se tornou impossível eles não protagonizarem as personagens no livro também.
Há os que veem livros comercial como sinônimo de ruim, entretanto, após a leitura de “E o vento levou “ - volume 1, me vejo obrigada a discordar, quer seja pelo aprendizado sobre a Guerra Cívl, quer seja pelo modo como fui arrebatada pela obra . Uma leitura fluida que me proporcionou horas e horas prazerosas.
# partiu O tempo e o Vento livro 2.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

E o vento levou.

Enquanto fazia a leitura do volume 2, intencionava fazer um comentário sobre ele.
Entretanto, como faz um tempinho que concluí a leitura que o " Vento" acabou levando essa minha intenção.
Estou desmotivada, no presente, em tecer um comentário sobre tudo que achei do livro.
Só vou acrescentar que achei uma obra MARAVILHOSA, e embora eu tenha assistido ao filme pouco dele me lembrava. É um livro que vai para os meus favoritos, com certeza.

Prisca 14/11/2022minha estante
Pode me ajudar?
Li o livro. Mas achei que era único! Como acaba ? Para saber se aquela edição era a obra completa? ???

DIRCE 14/11/2022minha estante
Spoiler : ele termina com o B R. Bluter deixando a Scarlet e ela volta para Tara. Acho que seu exemplar aborda o livro 1 e 2. O meu exemplar é um box que veio os 2 livros separados.

Prisca 14/11/2022minha estante
Muito obrigada ??

Felipe.Mello 05/03/2022minha estante
Me deu vontade de ler! Rsrs

Talita Nascimento 05/03/2022minha estante
Leia é um ótimo livro, porém com uma protagonista difícil ! Rsrsrs

Epitome. Literária 23/08/2020

Este também é um dos meus livros favoritos, o livro está todo marcado (o marca texto pediu socorro rs). Constituído de personagens marcantes, essa história é incrível. A relação entre Scarlett e Rhett é uma das relações, de casal, mais sinceras de alguns poucos romances que já li. ⁣⁣
⁣⁣
Scarlett é uma personagem incrível. Não mede esforços para conseguir o que quer. Também é egoista, e foram nesses momentos que percebi, o quanto a escritora trouxe elementos que contribuíram para a autenticidade da personagem.⁣

Por fim, super indico a leitura para quem gosta de romances históricos. Foi uma leitura que transcorreu de forma fluida.⁣⁣

Laiz 01/09/2021

passar raiva é bom demais
- a escrita é muito envolvente, mas aviso: a scarlett é uma protagonista detestável, fútil e tudo o que você vai ter vontade é de descer o sarrafo nessa escrota
- pra você que já morou em cidade pequena, vai se sentir em casa: todo mundo nesse muquifo é fuxiqueiro, passam o dia todo falando da vida alheia (de forma não edificante) e acham estranho quando alguém se interessa por qualquer manifestação cultural
- eles são escravagistas e patéticos e me incomoda o tanto que esse livro omite o tratamento vil, indigno e desumano que as pessoas escravizadas tinham (eles dizem que não, porque ia "danificar a propriedade", mas a gente sabe que existem outros meios de causar sofrimento sem ferir fisicamente)
- guerra é fome, morte, miséria e não deve ser tomada como uma aventura
- no começo eu não estava preparada pra ter dó de confederado e não tive, quem não amputou pé gangrenado/não morreu virou membro da kkk e eu quero mais é que supremacista morra
- tive vontade de colocar todos os personagens pra morder o meio-fio, comer vidro, lamber facão
- final triste e plausível
Laiz 01/09/2021minha estante
é sobre a guerra civil dos EUA, mas é tudo menos chato! recomendo viu

Júnior Montarroyos 01/09/2021minha estante
"Passar raiva", resumiu bem o sentimento ao ler esse livro kkk

Alessandra 01/07/2011

MAGNÍFICO!!!
Esse romance foi uma descoberta, quando vi não acreditei no tamanho (rsrs) pensei que teria que ter muita paciência para chegar ao fim, mas não poderia estar mais enganada, MAGNÍFICO!!! Ele conta a história da destemida, maluca e egoísta Scarlett O'Hara (com certeza você vai amá-la e odiá-la ao mesmo tempo) em sua trajetória de menina rica e protegida para a completa miséria causada por uma guerra, onde se transformará em líder e mantedora de sua família. Seu romance com Rhett são bons momentos da trama, sua obsessão por Ashley os maus momentos e a maravilhosa amizade de Melanie é encantadora.Se vc assistiu ao filme, não se engane, ainda não sabe metade do encanto dessa história.

Obs: É uma pena que Margaret Mitchell só tenha escrito esse livro porque ele merecia uma continuação e ela foi uma mais que excelente escritora, poderia ter escrito mais de mil livros e eu leria todos, sem me importar com o tamanho...KKKKKKKKK.
Jéssica Santos 25/04/2011minha estante
Duas Alessandra,eu até comentei a uma amigo uma evz que queria q o livro tivesse 10 mil páginas,para ler,ler,ler......
A gente quer sempre mais de Rhett , Scarlett e afins.
Eu até agora não li um livro que superasse a esse. E estou contigo e não abro,se ela lançassem 10 livros de 2 mil páginas ,leria todos lol hahaha

Alessandra 30/04/2011minha estante
Olá Harttley! Com certeza Scarlett marcou a nossa história, pois não existe mocinha igual a ela. Queria ter sua força e poder de decisão, e adoraria um Rhett na minha vida rsrsrsr, e uma amiga como Melanie, graças a Deus, eu já tenho. Bjs

Gaby Branda 20/05/2011minha estante
eu vi o filme e gostei muito. agora fiquei com vontade de ler o livro! vou ver se arrumo em algum sebo!

@bibliotecadedramas 01/02/2023

um dos melhores clássicos que já li
Finalmente meu primeiro livro de 2023 concluído com sucesso que comecei a ler no finalzinho do ano passado, demorei bastante porque “…E o Vento Levou” é um romance histórico de quase mil páginas de um dos períodos mais conturbados da Guerra Civil entre o Norte e o Sul dos EUA e eu realmente não estava com pressa pra este livro.

Há muitos anos atrás, quando ainda eu era menina, me lembro de ter assistido o filme com minha mãe, mas da história em si hoje eu já não lembrava de mais nada, é um livro que há muito tempo queria ler e foi um dos melhores clássicos que já li na vida. A protagonista desta história é Scarlett O’Hara. Sua história começa com ela ainda bem mocinha, com apenas 16 anos. Scarlett é uma garota rica, mimada, impulsiva, que adora ser o centro das atenções entre os homens e que sabe usar da beleza e das artimanhas do charme que possui para conseguir isso.

Scarlett é a filha mais velha de duas irmãs. É de família rica e proeminente no sul dos EUA. Seu pai, Gerald, é um imigrante irlandês temperamental mas de bom coração que chegou aos EUA sem um centavo no bolso e construiu Tara, uma fazenda enorme de plantação de algodão. Casou-se com uma mulher que tinha metade da sua cidade – Ellen Robillard também de uma família rica, criada em Savannah – Ellen é uma mulher religiosa, extremamente benevolente com todos e a quem Scarlett teve uma profunda devoção.

Por ser rica e ter tudo o quer, as únicas preocupações da vida de Scarlett eram os bailes, os vestidos e os homens, acontece que as coisas começam a mudar com a chegada de uma Guerra Civil e isso será a ruptura que mudará sua vida e o destino de todos para sempre. Um pouco antes da guerra começar, devo incluir outro personagem muito importante que aparece em um baile: Rhett Buttler. O peculiar Rhett Buttler é o personagem pária da sociedade, metido em todo tipo de negócios escusos e que sempre deixou claro sua aversão aos Confederados e a guerra. De fato, por isso, ele não é muito querido entre todos e obviamente no futuro irá nascer uma grande amizade/amor entre Scarlett e Rhett, mas não vou contar nada além disso porque ainda tem muita água pra rolar debaixo dessa ponte.

“Quando finalmente se levantou e reviu as ruínas enegrecidas de Twelve Oaks, sua cabeça se ergueu altiva e algo que representava juventude, beleza e um potencial de ternura havia desaparecido para sempre de sua fisionomia. O passado era passado. Os que estavam mortos estavam mortos. O luxo preguiçoso de outrora se acabara, para nunca mais voltar. Ao acomodar e cesta pesada no braço, Scarlett acomodou a mente e sua própria vida.

Não havia volta e ela iria a diante.

Durante cinquenta anos, haveria por todo o sul mulheres amarguradas e olhar para trás, para o passado morto, para homens mortos, a evocar memórias que magoavam e eram inúteis, tolerando a pobreza com orgulho amargo porque tinham essas memórias. Mas Scarlett nunca olharia para trás.”

Da história eu não vou entrar em detalhes, primeiro porque são muitas coisas que acontecem e em muitos períodos: o antes da Guerra, o pós Guerra, a Reconstrução, enfim… Tanto que o livro é dividido em cinco partes. Há uma porção de outros personagens, outras cidades, outras fazendas, mas no meio de tanta história há algo muito importante: a escravidão e sua abolição. A libertação dos negros, os direitos empregados, a revolta do sul e o surgimento da KKK. Esse livro há um tempo atrás foi muito comentado e estava rolando até um movimento de boicote alegando ser uma história “racialmente insensível”.

A história que é narrada em terceira pessoa – muitas vezes conta como são os pensamentos dos personagens, como pensavam e agiam em diversas situações e de fato, possui diversos estereótipos racistas, sobretudo de como era o povo sulista americano, mas acho que pra uma história que foi escrita em 1939 que retratou fielmente um período histórico de uma nação em meados de 1860, as coisas precisam ser contadas como realmente foram – não há como dourar a pílula, há estereótipos racistas porque é assim que as pessoas eram e agiam, e tirar isso do livro, seria como colocar o problema pra debaixo do tapete.

Scarlett na verdade agia dessa forma; ela vivia em um eterno duelo mental de certo X errado das coisas e quando optava pelo lado errado – mas que a beneficiaria de alguma forma – ela sempre enfiava a consciência na ultima gaveta da mente e dizia a si mesma “amanhã eu penso nisso”, para ela todos os fins justificaram os seus meios. De fato é uma personagem extremamente forte no sentido de lutadora e isso é inegável, ela passou pelas consequências do pior de uma guerra e que herdou do pai o amor pela terra aonde foi criada e sendo assim prometeu que jamais iria passar fome outra vez. Apesar de ir a luta, trabalhar para alimentar a si e aos seus, Scarlett não mediu esforços para conseguir o que queria, sobretudo quando suas atitudes envolviam o dinheiro, e isso a fez uma mulher fria, dura, egocêntrica, egoísta e muitas vezes um pouco burra também. Scarlett era literal, não conseguia compreender as coisas que não fossem mostradas de uma forma direta pra ela.

Rhett também é esse tipo de pessoa dura e egocêntrica, um canalha assumido, mas era inteligente. Se aproveitou da guerra pra ganhar muito dinheiro e de fato ganhou. E sempre deixou muito claro isso pra todas as pessoas, por isso também era tão odiado, além de tudo era o único que conseguia ver Scarlett como realmente era e jogava todas as verdades na sua cara (eu adorava os diálogos entre os dois). Somando a outro personagem: Melaine Hamilton Wilkes estes foram os meus dois personagens favoritos da história. Melaine era uma amiga devota a Scarlett assim como Scarlett foi devota da mãe. Mas Scarlett nunca gostou de Melaine. Esta foi uma pessoa extremamente bondosa, que conseguia unir a todos a sua volta e enxergar o melhor das pessoas. E assim ela também era com Scarlett. Ela sempre saia em defesa da amiga quando todos os outros a julgavam por algo, mas tenho pra mim que no fundo, Melaine também sabia quem Scarlett realmente era, sabia inclusive do seu amor não diretamente declarado por Ashley – marido de Melaine, mas eram duas personalidades que por serem tão distintas uma da outra, se completavam e se uniam de certa forma nos piores momentos.

A reta final do livro é ainda mais emocionante, a história como um todo não tem nenhum momento de marasmo, SEMPRE há algo acontecendo, sendo assim é um livro que vai te prender do começo ao fim. Há tantas outras coisas a contar, tantos outros personagens, tantas reviravoltas, mas essa resenha ficaria longa demais, é uma história que todos em algum momento deveriam ler.

“…E o Vento Levou” pra mim é um dos melhores clássicos da literatura e hoje eu entendo o porquê. Não é apenas um romance histórico. São diversas histórias construídas e interligadas ao longo dos anos, um livro denso realmente, rico em todos os detalhes: desde lugares, histórias e personagens. Por isso que fiz questão de ler sem pressa alguma, mesmo porque é um livro longo e algo assim só faz sentido ler quando você não tem pressa alguma de terminar.

site: https://shejulis.com/livro-e-o-vento-levou/
Lu @gentequeamalivros 01/02/2023minha estante
Simplesmente perfeito sua colocação sobre os estereótipos racistas eu penso exatamente igual, precisamos falar sobre o tema e é exatamente o que essa história faz, conta como era o pensamento da época, como os negros eram vistos e tratados enfim... Eu amo essa história ?

@bibliotecadedramas 03/02/2023minha estante
obrigada, Lu!!

iamdudis 02/09/2021

As voltas que o mundo dá!
Resumindo:

Pontos positivos: Desenvolvimento de personagens e suas complexidades; a narrativa rica em detalhes e marcante: o enredo político; informações sobre a Guerra de Secessão; as consequências dos atos dos personagens.

Pontos negativos: o racismo muito explícito pela autora; a romantização dos confederados; a falta de sensibilidade com o povo negro.

O livro de forma geral é emocionante e marcante, mas passei muita raiva e nojo com o racismo que nenhum momento é tratado como crítica e sim um forte sentimento da autora de racismo de sua época.

Melhor personagem desse livro é o Rhett Butler! Ele é o maior canalha que já li na vida e gosto dele justamente por isso. A Scarlett O'hara não consigo odiar, mas não sinto pena das consequências que ocorreram por conta de suas escolhas, porém ela é uma personagem muito bem escrita e complexa.
Tomás Chiaradia 08/10/2023minha estante
Muito bom!

estante.da.gabi 18/09/2020

E o vento levou
É muito difícil dizer que não gostou de um livro que muita gente tem como favorito da vida.
E o vento levou, escrito por Margaret Mitchell em 1930, conta a história, luta e evolução de Scarlett O'Hara. Acompanhamos sua vida antes, durante e depois da Guerra Civil norte-americana, que devastou o Sul do país e extinguiu um modo arcaico de viver.
Vemos Scarlett nutrir um amor intenso por um personagem enquanto temos um outro que tenta, de todas as formas, chamar sua atenção: Rhett Butler. Scarlett e Rhett são personagens idênticos: egoístas, gananciosos e mesquinhos. Combinação perfeita, não é mesmo? Mas não. Passa longe disso, porque ainda que este livro seja considerado romance, eu não vi nada além de romantização de um relacionamento tóxico.
Antes da Guerra, Scarlett vivia uma vida de confortos e riqueza, pois provinha de uma família abastada por causa da plantação de algodão. Na verdade, esse era o padrão de vida de todos os brancos que viviam no sul dos EUA: baseado em padrões de etiqueta, grandes plantações de algodão e exploração de mão-de-obra escravizada.
Então acontece a Guerra, que tinha como objetivo principal acabar com a escravidão presente no Sul. Essa é a parte mais rica do livro, que me fez engolir e aproveitar de fato a leitura, porque é bem descrita e transmite muito bem todo o sofrimento que os sulistas passaram durante a guerra. Essa parte me fez entender que perspectiva é tudo e tendo o livro a visão dos sulistas sobre a Guerra, foi interessante ver como eles enxergavam ianques (os do Norte) como os verdadeiros vilões.
Essa foi a unica parte que eu realmente curti. De resto, o livro me causou raiva, indignação e muito, mas muito ranço. Fui ler um livro clássico que muita gente considera o melhor da vida e me deparei com um livro extremamente racista e com a romantização de um relacionamento abusivo.
Se eu recomendo o livro? Recomendo, porque sou contra a cultura do cancelamento. É necessário que as pessoas leiam esse livro com uma postura crítica para entender os discursos nele que não se encaixam mais hoje.

Cleuzita 01/05/2021

Melhor livro que já li até hoje
Nunca li nada tão bem escrito, com personagens tridimensionais, embasamento histórico de excelência, enredo instigante e crível. Eu li cada página com empolgação e afeto. Não tive tédio nem preguiça, pelo contrário, só queria mais... Pela primeira vez tive dó de terminar um livro, fiquei economizando as últimas cem páginas.
Como já fiz outras vezes, li ouvindo a trilha sonora do filme, naquele meu velho ritual e imersão. Como não poderia falta, já estou a postos para assistir ao filme, mais uma vez, só que agora graças ao presente maravilhoso que ganhei da minha amiga Séfora.
Este é o melhor livro que já li até hoje. ?
Ellen256 01/05/2021minha estante
ahhh Me deixou com mais vontade ainda de ler

Cleuzita 01/05/2021minha estante
Ellen, estou deslumbrada com esse livro. Já amava o filme, agora posso dizer que amo o livro também. Faço um bem a si mesma, leia esse livro. Só dou um conselho, não faça anacronismo histórico. Esse livro foi escrito entre 1926 e 1936, tratando de um período de quase 60 anos antes, ou seja, tanto quem escreveu quando o período contato são distantes de nós... tem muita coisa que causa estranhamento e incômodo, como o caso dos negros, afinal somos de uma outra época. Se você conseguir esse distanciamento, vai amar essa obra prima.

Silvana (@delivroemlivro) 01/05/2021minha estante
Li em 2019 e classifiquei com 5 estrelas (o que significa ótimo), coisa muita rara de acontecer. O filme, apesar de algumas alterações, também é incrível!

Obrigada pela recomendação, Cleuzita

Ellen256 01/05/2021minha estante
Quando terminar quero mt ver o filme

Cleuzita 01/05/2021minha estante
Oii Silvana, é ótimo mesmo. Sobre o filme, que é maravilhoso também, fez algumas alterações, na minha opinião necessárias, para conseguir resumir uma história tão imensa em algumas horas... Quero reler essa história no futuro

NEA BRITO 03/05/2021minha estante
Parabéns Colega, resenha maravilhosa...

Cleuzita 03/05/2021minha estante
Oiii Nea, obrigada pelo carinho. Muito bom te ver por aqui. Um abraço carinhoso pra você.

Jéssica Santos 25/04/2011

O meu favorito dentre todos os livros (sempre)
Esse é um daqueles livros,que você lê,mas nunca mais esquece. Ele fica pairando em sua mente por dias posteriores a sua lida, a chamada ''depressão pós-livro'' , ou meses,ou anos. Esse efeito já me vem ocorrendo ,mas há anos. Já o li quatro vezes,desde então,ele nunca saiu da minha mente. Por vezes me pego refletindo sobre o assunto. Tentando achar brechas ,para justificar o fim. Mas como o livro não deixa claro,né? Fica aberto ao leitor imaginar o que quiser,não me prolongarei mas sobre esse assunto ,porque não quero fazer spoiler,embora acredite eu ,que todos já tenham uma noção ,caso tenham assistido ao filme,que diga-se de passagem também é maravilhoso.

O livro chama a atenção,por ter personagens reais,vivos,que irão influenciá-lo de alguma forma.Por vezes,o leitor se identificará com alguns personagens,com a atitude de outros, e a presença de sentimentos será constante:raiva,dúvida,amor,vontade de fazer com que alguém abra os olhos e enxergue o que tá ali,bem de baixo do nariz.

Os personagens não são divididos em bons e maus ,e sim,em pessoas que às vezes erram,acertam. Os protagonistas não são ''flor que se cheire'' ,mas é aí que vemos o legal,porque o ser humano também erra, muito.Eu por vezes errei mais do que acertei na minha vida.

Um coisa que se aprende com esse livro?

A ter DETERMINAÇÃO,CORAGEM, nunca se deixar abater. Tem um trecho do livro que me marcou profundamente,e mostra bem o que quero dizer:

''Um destino cruel lhes havia feito,muitas vezes,perder a cabeça,porém jamais conseguira vencer suas energias. Nunca se submeteram antes,lutaram sempre. Morreram muitos,MAS NÃO CEDERAM NUNCA.'' PÁG 401(último parágrafo)

Scarlett O'Hara ,mostra sua coragem , uma menina mimada que dentre todos os personagens,era a que menos esperávamos se sobressair. Sua força,determinação,coragem para enfrentar as coisas.

Ou então o Rhett Butler ,no qual foi expulso e renegado pela família muito cedo,mas nunca desiste e volta triunfante,muito bem de vida e gerando o despeito alheio.

Até a Melanie Wilkes,no qual o leitor pode deixar se enganar e não enxergar nada mais do que uma boa mulher,pois muitas vezes no decorrer do livro,ela mostra sua lealdade e vontade de vencer.

Ou será que você se identificaria com o Ashley Wilkes? O que vive do passado, o que deixa de viver e passa a apenas sobreviver nos momentos de dificuldades.

Os meios que cada um conseguiram virar a mesa ,foram bons ou ruins? E você os julga ou faria a mesma coisa? Eu,no meu ponto de vista,não aponto o dedo e mostro o defeito de ninguém,cada um carrega o podre que tem dentro de si,quer mascare isso, como uma certa personagem acolá ,ou não.

Enfim os diálogos entre Rhett e Scarlett são divertidíssimos,eu sempre disse que só pararia de reler esse livro no momento em que esses dois já não me encantassem mais.

Vou terminar minha resenha com a afirmação de que vale MUITO a pena lê-lo,não escreverei mais nada ,porque amo muito o livro e se me deixassem eu falava ,falava,falava.....
Ora,vou me surpreender se alguém terminar de ler essa resenha.
Diga-me você caso tenha sobrevivido a resenha dessa pessoa super sucinta rsrs se realmente gostou :D
Daiane.Drewke 06/05/2011minha estante
Harttley sua resenha ficou fantástica.
Acho que voçê não vai parar de ler o livro nunca..hehehehehe
Eu arrisco ainda a dizer que é até hoje é o romance que mais prendeu a leitura.
Sem contar a lealdade da Melanie. Coisa raríssima nos dias de hoje.

Jéssica Santos 10/05/2011minha estante
concordo plenamente Dai :D

Amanda.Nowacki 17/07/2022

Fazia tempo que não lia uma história tão envolvente!
Mais de 1000 páginas de uma história envolvente, cheia de reviravoltas e com um enredo que faz com que mergulhemos nos diversos cenários e gerações. Possui suas problemáticas sim, mas problemáticas que nos fazem refletir e nos ensinam o quanto devemos ser diferentes do que nos é apresentado na história. Um livro que no futuro com certeza vou querer reler e reencontrar Scarlett O'Hara e os demais personagens...super indico!

Alessandra.Adams 23/04/2023

Um livro formidável, com um inestimável valor histórico, super bem escrito, envolvente, maravilhoso!!!!