... E o Vento Levou

... E o Vento Levou Margaret Mitchell

Resenhas - E o Vento Levou

Luvanor N. Alves 24/10/2022

Que final!
Acabei a leitura sentindo um gosto amargo na boca. Quanta dor! Quando força em uma personagem cruel e confusa!

Erica.behnke 24/07/2023

Recomendo muito a leitura...
Confesso que durante os primeiros capítulos não consegui me adaptar a história e abandonei por um tempo, depois resolvi voltar a leitura, assim gostei muito do livro
Os contextos da época em que a personagem principal vivia eram incríveis, os problemas, e o enredo
A fluidez acho que não foi tão agradável mas em outros quesitos foi muito

Claudia - @segunda.opiniao 11/02/2022

NEM SEMPRE PERSONAGENS PÉSSIMOS SÃO RUINS. HEIN?
Scarlett O'Hara é filha de um rico fazendeiro no sul dos EUA. Bonita, rica e mimada, a moça coleciona pretendentes do mesmo modo que coleciona vestidos. Aos 16 anos ela se convence de que "morre de amores" por um dos rapazes da redondeza, mas apenas quando o jovem firma compromisso com outra garota. (Seria despeito?) A partir daí começa a obsessão de Scarlett por Ashley Wilkes.

O cenário dessa história é a Guerra da Secessão, onde o norte abolicionista entrou em confronto com os escravocratas do sul. Com esse fundo histórico, a trama (centrada na parte derrotada) pode ser dividida em: antes, durante e depois da guerra.

Scarlett fará bom uso de sua beleza, agressividade, desonestidade e falta de escrúpulos para sobreviver aos tempos difíceis que recairão sobre o sul.

Embora o caráter da jovem seja péssimo, não dá para negar que ela é uma BAITA de uma personagem! Se Scarlett não possuísse tais características não teria sido bem sucedida num período em que até os homens encontravam dificuldades para se reerguer. É claro que os defeitos da moça inspiram o respeito do leitor, mas não a admiração.

Um livro fascinante, difícil de largar!

Rhett Butler é a versão masculina de Scarlett, por isso torci pelo casal. Eles foram feitos um para o outro. E os protagonistas serem desagradáveis não tira o brilho da história, muito pelo contrário...

Me surpreendi com a fidelidade do filme. Muito bom também.

Melhor livro que li em 2021.

Bju
Câmbio. Desligo.
~ Cau

site: @segunda.opiniao

DihMoraes 11/03/2021

Amanhã eu penso nisso. Rsrsrs
Livro muito interessante.. Louca pra já emendar a madrugada lendo o segundo volume. Muito cômico ver as constantes picuinhas entre Scarlett e Butler e muito triste nas partes em que se falava dos negros e das mortes durante a guerra de secessão.

Gabi 19/09/2021

Um dos romances mais conhecidos, E o Vento Levou chamou logo minha atenção pela sinopse. Infelizmente, a história não cumpre tudo o que promete. Pra começar, eu não fiz ideia do quão racista a história é, isso faz com que seja doloroso ler certas cenas, diversas vezes pensei em abandonar. Outra coisa que não atende às expectativas é a protagonista. A sinopse promete alguém que evolui, mas Scarlett termina a história tão irresponsável quanto no começo. Admito que ela se torna um pouquinho (quase nada) menos fútil, mas honestamente não vi nenhuma evolução além disso. O livro tem seus bons momentos, mas não compensa os lados ruins. O final agridoce é parte mais legal, mas fora isso não consegui gostar de nada na leitura. Não recomendo.

Luiza Eugênia 19/03/2021

Um pedido de socorro da leitora: não sei viver sem Scarlett
É mais um pedido de socorro do que uma resenha, eu não sei viver sem a Scarlett.
Esse livro é incrível, ele merece 97890 estrelas e não atoa a autora não escreveu mais nenhuma outro livro pois esse já é uma obra de arte.
Honestamente, eu não lembro de nunca ter visto uma história onde a personagem passa por um ciclo de amadurecimento tão perfeito como esse, e o vento levou poderia ser a história de alguém que você conhece!! Do ponto de vista da evolução da personagem, a Scarllet poderia ser uma das milhares de mulheres que precisam ir até o inferno pra poder conhecer o céu.
Eu sempre fui apaixonada pelo filme e quando finalmente achei o livro demorei anos para começar a ler. O começo é difícil EU SEI mas não desista!!!! E se for o caso, assista o filme antes, durante e depois do livro.
O roteiro é muito bem adaptado (tirando alguns ajustes da época necessários para manter a mocinha com aspecto de mocinha) e os atores ajudam a você deslumbrar e imaginar a história.
Enfim, Scarlett é fod* e essa é a única coisa que eu consigo pensar. Passarei pano pra ela e por todas as decisões que teve que tomar para se tornar a mulher incrível e forte que ela é.
Enfim, desde que terminei, tem sido MUITO difícil me encantar por um personagem. Aceito sugestões de leitura para quem é órfão de Scarllet.

Ps: O Asheley é um babaca
José Frota 23/05/2021minha estante
Existe uma continuação oficial, embora escrita por outra pessoa.

Luana Ortiz 13/05/2020

Esse é a história preferida de minha mãe e eu finalmente resolvi dar uma chance. Scarlet é aquele personagem que você odeia e ama ao mesmo tempo. Sem dúvida o melhor livro que li até agora em 2020. Simplesmente maravilhoso.

Milla 08/01/2021

Não vou pensar nisso agora. Não até poder suportar
"A maior história de amor do século XX" está mais para uma tragédia. Haja desgraça.
Fui atropelada por esse livro e até agora não me recuperei direito, me deixou uma impressão muito forte, não esperava. Não vi o filme e não sabia nada da história, então me surpreendi bastante.

A escrita da autora é muito boa, assim como a construção dos personagens. Difícil escrever um livro com uma protagonista com um caráter tão questionável, pra não dizer condenável, e ela não só conseguiu como ganhou um Pulitzer por ele. Ela descreve muito bem como a Guerra de Secessão e o pós-guerra afetaram a sociedade sulista, resultando em medo, perda de familiares e amigos, pobreza e fome.

É nesse contexto que Scarlett O'Hara, uma menina extremamente vaidosa e egoísta que foi criada para ter tudo o que quisesse, se vê tendo que lutar para sobreviver. Scarlett se torna uma mulher forte de quem muitas pessoas dependem, mas sua personalidade não muda e o desespero a torna inescrupulosa, o que gera uma mistura de admiração e repulsa.

Durante sua jornada, ela conhece Rhett Butler que se apaixona por ela porque, segundo ele, eles são semelhantes, dois tratantes. O livro bate muito nessa tecla de que só há amor quando as duas pessoas se parecem. Acho que no caso da Scarlett e do Rhett eles se parecem até demais. Os dois são orgulhosos e evitam ser honestos porque temem ser usados ou ridicularizados pelo outro, o que torna os desentendimentos constantes.

O livro é dividido em cinco partes e tem um ritmo bom, sempre acontece algo importante, sem enrolação. A última parte é triste, angustiante e exasperadora. Triste e angustiante porque acontecem mais tragédias e, por ela já ter conseguido superar tanto, os outros relativizam a dor de Scarlett. Exasperador porque, apesar de forte, Scarlett é infantil e sabota a própria felicidade sem nem perceber.

Senti ódio e pena dela, ao mesmo tempo, e raiva do Rhett também por alguns motivos, dentre eles, seus discursos sempre tão cheios de sarcasmo, quando uma conversa franca era necessária.

Por fim, não poderia deixar de comentar um ponto importante que incomoda e gera revolta durante a leitura: o livro é extremamente racista, muito mesmo! Não dá pra ler como se fosse um livro de história, pois o viés de relato é evidente. Tem que ler como o romance ficcional que é e criticar o que tiver que ser criticado.

Tendo isso em mente, acho que vale sim a pena conhecer esse clássico.

Iara.Antunes 25/04/2021

A minha primeira oportunidade de conhecer essa história foi no seu filme de 1940 um clássico do cinema com grande indicações ao Oscar e conquistou quase todos os títulos que foi indicado.
Após descobrir que era baseado num livro.
Levei muito tempo pra ler esse calhamaço sempre deixando pra trás. Iniciei no começo do ano, mas parei por uns meses e resolvi terminar.

A escrita da autora me surpreendeu ao longo da leitura como ela trás como cenário do fundo a guerra civil dos EUA entre os ianques e sulistas. Com as convicções políticas, questões morais e de patriotismo, as questões familiares e sociedade na visão de como uma mulher deve ser e nesse aspecto a protagonista Scarlett O'Hara não seguia esse padrão. Também apresenta as consequência da guerra para os vencedores e perdedores. A fome, a pobreza, os impostos. Como lado perdedor tento se erguer depois de perder. E as mortes tudo por um ideia, mas será que guerra foi algo bom para esse povo? Essa parte a autora trouxe muito elementos bom e consistente o que encanta a riqueza desse livro.

Agora Scarlett O'Hara definitivamente não foi uma personagem que me cativou muito pela sua personalidade egoísta, mimada, manipuladora e impulsiva. Mas ao algo da sua trajetória ele fica mais amarga e torna-se um líder e responsavél por muitas pessoas onde essa características ficam mais destacadas para não sofrer mais com a guerra e ficar a merce do lado ganhador.
Porém charmoso aventureiro Rhett Butler salva o livro em muitos momento pelo seu senso de moral mordaz e com isso ganha muito inimigos , mas ele sempre é moral da Scarlett falando o que ela precisa para amadurecer. O que deixa o livro com muitos diálogos de amor e ódio entre os dois, pois ambos tem a mesma personalidade, mas a diferencia de idade pesa muitas vezes.

E o grande final é quando Scarlett finalmente amadurece para questões morais e deixando um grande contexto aberto, mas a autora faz um fechamento muito bom com os sentimento dela e as principais pessoas envolvidas.

Acredito ser uma leitura muito boa pelo contexto histórico e da época, porém a atitude da protagonista não deu pra passar pano, por isso não ganhou meu coração, apesar ser uma história muito bem escrita e rica em detalhes.

Márcia 20/05/2021

E o Vento Levou - Margaret Mitchell
Romance vencedor do Prêmio Pulitzer que deu origem ao filme com Vivien Leigh e Clark Gable, ganhador de 8 Oscar.
É um romance histórico da escritora e jornalista norte-americana Margaret Mitchell. Publicado pela primeira vez em 30 de junho de 1936 pela editora Macmillan Publishers.
Magaret começa a escrever o livro após ela sofrer um acidente enquanto ela esta em busca de uma reportagem e , esse acidente a deixa acamada durante muito tempo.
Seu marido leva para o hospital vários livros da biblioteca durante o período de convalescência, até um momento que não há mais nenhum livro que Magaret não tenha lido.
Então, seu marido sugere que ela escreva sua própria história.
A narrativa se passa em 1861,o sul dos EUA está prestes a ingressar na sangrenta Guerra Civil norte-americana.

Scarlett sempre foi uma garota de gênio forte e personalidade marcante, considerada da beldade do condado, ela é orgulhosa de suas posses, nome e beleza, e adorava flertar com os rapazes e atormentar as demais garotas - que sempre viu como concorrentes - ao fisgar seus pretendentes.
Seu pai era um imigrante irlandês que chegou aos EUA sem nada, ganhou sua propriedade (Tara) em um jogo de póquer e a partir dai fez a vida como um produtor de algodão e dono de escravos rico e respeitado. Sua mãe, com a metade da idade de seu pai, era uma rica descendente de franceses, nascida e criada em Savannah, extremamente religiosa, com uma moral impecável, uma mulher caridosa e meiga - e a rocha de Scarlett.

No inicio da guerra ela é apenas uma garota de 16 anos, com dezenas de rapazes para flertar, que estão loucos por uma chance de pedi-la em casamento. Mas Scarlett está obcecada com a ideia de ter Ashley Wilkes, filho do fazendeiro vizinho. Um homem culto, sonhador e contentado em ver a vida passar da varanda de Twelve Oaks - sua propriedade. O problema é que Ashley está para se casar com sua prima, Melanie Hamilton, e isso faz com que Scarlett chegue a extremos.
No dia do noivado de Ashley e Melaine, Scarlett conhece Rhett Butler, um homem charmoso e com caráter duvidoso. Nesse primeiro contato, Scarlett detesta Butler mas, suas vidas vão se cruzar muitas vezes.
A indiferença de Ashley, faz com que Scarlett tome decisões precipitadas e acaba se casando com Charles , irmão de Melaine, um dia antes do casamento de Ashley. Após dois meses, Scarlett fica viúva e grávida.
Scarlett vai morar com a familia de Charles durante um período e, durante esse tempo explode a guerra da Secessão e vários amigos de infância de Scarlett morrem na batalha. O único que parece lucrar com a guerra é Rhett Butler, que fura os bloqueios dos ianques e faz uma fortuna com produtos contrabandeados.
Os ianques estão massacrando os confederados e avançam para Atlanta com o intuito de destruir a linha férrea que corta a cidade.
Em uma das visitas de Ashley à casa de tia Pitty, Melanie engravida.
Após vários ataques do ianques a cidade, várias famílias decidem deixar a cidade. Apesar de Scarlet estar morrendo de vontade de ir para Tara, Melaine pede que ela não a abandone. Scarlet decide ficar.
Nasce o bebe de Melaine em plena invasão de Atlanta, Scarlet escreve para sua família com a intenção de retornar para Tara. Ela descobre que sua mãe e suas irmãs estão com tifo e, com risco de morte.
Quando os ianques invade Atlanta, Scarlet decide retornar para Tara levando seu filho , Melaine e o bebe. Com a ajuda de Rhett Butler, elas fogem para a casa de Scarlet.
Ao chegar em Tara, Scarlet descobre que sua mãe tinha acabado de morrer , suas irmãs estavam com tifo, seu pai tinha virado uma criança após a morte da esposa e praticamente, todos os escravos fugiram e não tinha nada para comer.
Scarlet tinha um fardo pesado sobre os ombros, ser o sustentáculo da família. Evitar que eles passassem fome, não deixar Tara sucumbir .
Passados algumas semanas que Scarlet havia chegado a Tara e, a situação estava mais calma. Scarlet havia montado um esquema para que todos trabalhassem e não deixarem Tara sucumbir.
Os iaques invadem Tara e roubam tudo de valor que restava , botam fogo no algodão que, a muito custo, tinham sido plantado e colhido e deixam a família sem nenhuma comida.
Quatro anos se passam e os Confederados se rendem. Falta comida, remédios , falta tudo nos estados do sul, Tara vive de forma precária.
Após a derrota do sul, as expectativas é por notícias de Ashley, que ninguém sabe se esta vivo ou morto.
Um belo dia, tio Peter chega a Tara com um bilhete de Ashley para Mellie, dizendo que ele está voltando a pé para casa. Todos em Tara ficam com muitas aflitas e esperançosas com o retorno de Ashley.
Todos em Tara estão felizes com o retorno de Ashley, Mellie não consegue desgrudar dele, como se a sua presença não fosse real; Scarlet tem esperanças que, finalmente, eles ficarão juntos e Tara será salva.
Scarlet descobre que se eles não pagarem pesados impostos, Tara será leiloada e todos deverão sair para outro lugar. Ele se sente pressionada e pede ajuda a Ashley, que não tem como ajudá-la e cabe a Scarlet salvar suas terras.
Ela viaja à Atlanta com o intuito de pedir ajuda a Rhett Butler, quem sabe , ela consegue um casamento vantajoso ou, ser sua amante. Nada é um empecilho para Scarlet, desde que salve Tara.
Scarlet descobre que Rhett está preso e pode ser enforcado. Ela arma um plano para conseguir casar com ele e ser uma viúva rica. Mas nada do que foi planejado da certo, Rhett descobre a maquinação de Scarlet e a humilha.
Cega de ódio, Scarlet retorna para a casa da tia Pitty debaixo de temporal e no caminho encontra Frank Kennedy, que está prospero e uma esperança reacende no coração de Scarlet.
Mesmo sabendo que sua irmã, Suelle, está prometida para Frank Kennedy, Scarlet não sente nenhum remorso em mentir e aproveitar a oportunidade de seduzi-lo.
Scarlet se casa com Frank e vai morar em Atlanta, já que Frank possui um armazém na cidade. Com a ajuda de Frank, Scarlet consegue pagar om impostos de Tara e afasta o perigo de ser despejada.
Scarlet descobre que Franklin é um péssimo administrador e resolve adquirir a serralheria que o marido desejada comprar. Para isso, ela pede ajuda financeira a Rhett.
Depois de jogar várias verdades na cara de Scarlet, ele empresta o dinheiro para a serralheria.
Uma nova face de Scarlet vem a tona. Ela se apresenta uma excelente administradora e a serralheria e um sucesso, apesar da infelicidade de Frank, que vê esse talento de Scarlet com péssimos olhos.
Para grande alívio de Frank, Scarlett descobre que está grávida, o que restringe suas atividades por algum tempo. Ela convence Ashley a vir à Atlanta e gerenciar a serraria, o tempo todo ainda nutrindo amor por ele. Por insistência de Melanie, Ashley aceita. Pouco tempo depois, Melanie torna-se o centro da sociedade tradicional de Atlanta, e Scarlett dá à luz uma menina chamada Ella Lorena.
Frank, Ashley, Rhett e outros [*****]mplices invadem uma favela de noite após Scarlett ser atacada enquanto dirigia nela sozinha; a invasão acabou resultando no falecimento de Frank. Pouco após o término do funeral de Frank, Rhett propõe casamento à Scarlett e ela aceita. Eles acabam tendo uma filha, a qual Rhett nomeia de Bonnie Blue, mas Scarlett, ainda apaixonada por Ashley e mortificada com a ruína percepção de sua figura, diz à Rhett que ela não quer mais crianças e que eles não irão mais dormir juntos.
Certo dia, Scarlett e Ashley são vistos se abraçando pela irmã do último, India, e tal ação acaba resultando em uma intensa aversão de Scarlett, pois India acaba espalhando rumores ansiosamente. À noite, Rhett, já sabendo dos boatos, força Scarlett a participar de uma festa de aniversário de Ashley; incapaz de acreditar em qualquer coisa ruim de sua amada cunhada, Melanie defende Scarlett para que todos acreditem que o rumor é falso. Depois de retornar da festa, Scarlett encontra Rhett bêbado no térreo, e eles começam a discutir sobre Ashley. Com ciúmes, Rhett agarra a cabeça de Scarlett e ameaça esmagar seu cérebro. Quando ela zomba dele, dizendo que ele não honra, Rhett revida, beijando Scarlett contra sua vontade, e declara sua intenção de ter relações sexuais com ela naquela noite. Assustada, ela tenta resistir a ele fisicamente, mas Rhett a domina e a carrega até o quarto. No dia seguinte, Rhett pede desculpas por seu comportamento e oferece uma proposta de divórcio, a qual Scarlett rejeita, afirmando que seria uma desgraça.
Quando Rhett retorna de uma viagem à Londres, as tentativas de Scarlett para se reconciliar são rejeitadas. Ela lhe informa que está grávida, mas um argumento resulta em sua queda de um lance de escadas e Scarlett acaba sofrendo um aborto espontâneo.Conforme ela se recupera, uma tragédia ocorre quando Bonnie falece ao tentar pular uma cerca com seu pônei. Melanie visita a casa de Rhett e Scarlett para lhes confortar, mas entra em colapso devido à complicações decorrentes da gravidez. Depois de visitar Melanie em seu leito de morte, Scarlett consola Ashley, fazendo Rhett voltar para casa. Percebendo que Ashley amava apenas Melanie, Scarlett se precipita depois que Rhett o encontra se preparando para sair do local. Ela implora à Rhett, dizendo que percebeu naquele momento que ela o amava por todo esse tempo, e que nunca amou Ashley de verdade. Entretanto, ele a rejeita, dizendo que o falecimento de Bonnie afastou qualquer chance de reconciliação. Sem sucesso, Scarlett lhe implora para ficar, afirmando que não viveria sem sua presença; ele responde: "Francamente, minha querida, eu não dou a mínima" e atravessa a porta rumo à névoa do amanhecer, deixando sua ex-companheira na escadaria, que, chorando, promete que um dia reconquistará seu amado.

A narrativa do livro começa um pouco antes da Guerra Civil nos Estados Unidos, que começou em 1861 e perdura alguns anos do pós guerra. Além de narrar as história de Scarlett O'Hara e Rhett Butler, também narra as vidas dos negros que viviam no sul dos Estados Unidos. ´
É um livro muito bem escrito, pois a autora se baseou em histórias contadas por seus parentes que pertenceram as famílias abastadas de Atlanta, local que a história se passa que na maior parte do livro. A autora também fez uma pesquisa minuciosa com historiadores do período da guerra civil no sul dos Estados Unidos.

Kilvia - @trecbooks 13/09/2021

Já é um calhamaço da vida
Nunca pensei que leria esse livro e que gostaria tanto! Ponto para as LCs que têm me ajudado a encontrar narrativas fantásticas!

Rafa @primeiroscapitulos 26/02/2020

Lento
Lento mas bom
Liérgina @leiturasdalia 26/02/2020minha estante
Tentei o audiobook, mas achei lento rs Pelo visto, o livro físico também não flui :-/

Rafa @primeiroscapitulos 27/02/2020minha estante
Fui pelo áudio book, é bem lento tbm, mas fui até o fim.

Nara 05/08/2021

Odiosamente perfeita...
... Essa primeira parte da história. Algumas pessoas tomam por um romanção dramático, mas eu prefiro saboreá-lo com amargor de uma época q nem deveria ter existido. Mas q pelo menos seja conhecida para q ñ se repita.

Juju 15/09/2023

Gone with them wind....
Que leitura arrebatadora! Ela te leva como o vento!

Comecei a ler sem expectativas e sem conhecer nada sobre o livro ou sobre a autora!
Esse é um daqueles livros que fazem você perder a noção do tempo e tudo o que você fala sobre ele não é suficiente para expressar o que ele é capaz de despertar.
A construção da história, dos personagens, das cenas é primorosa!
Os dez anos de vida mais bem gastos da autora, sem dúvidas!
Já entrou para minha lista e favoritos ??

Me apaixonei por Rhett Butler, é isso!