Eleanor & Park

Eleanor & Park Rainbow Rowell




Resenhas - Eleanor e Park


1190 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Sarah 04/07/2021

Eu simplesmente amei esse livro, estava esperando um romance clichê com um final clichê e por isso estava enrolando para ler.

Gostei da escrita da autora, foi o primeiro livro que li dela, história curta com capítulos curtos mostrando o lado de Eleanor e de Park. Terminei em 2 dias e poderia ter terminado em 1.

Importante lembrar que tem muitos gatilhos, o livro é cheio deles, como racismo, abuso sexual, abuso psicológico e muitos outros. Então fica o alerta.

O livro retrata o primeiro amor e como eles foram se apaixonando ao longo dos dias mesmo com todas as dificuldades e seus problemas individuais. Com relação ao final que vi muitos comentando, eu achei até coerente, mas confesso que queria saber mais, porém não estou decepcionada.
comentários(0)comente



andy 27/05/2020

estou destruída com o final, já chorei horrores e nem sei como explicar o quanto amei esse livro, desde a primeira página até a última.. meu coração se partiu em mil pedacinhos e eu preciso de uma continuação.
Rafaela.Romeroo 27/05/2020minha estante
Ah, eu amo esse livro!


Nathalia 27/05/2020minha estante
Eu amo uma mulher envolvidissima nas suas resenhas




Mei` 11/05/2021

Odeio ser adolescente??
Ok, a verdade é que gostei desse livro ? mesmo tendo revirado os olhos mais vezes do que posso contar, mesmo com tantas coisas racistas e machistas, problemáticas que não se resolvem, e mesmo que tenha a porcaria de um final aberto, eu gostei. Espero não me odiar por isso.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Luuhmarcely 17/02/2015

Tem partes boas, mas não é tão diferente de qualquer outra coisa por aí.
Meus sentimentos ficaram muito confusos quando terminei de ler Eleanor & Park. E não foi no aspecto positivo.

Todas as pessoas que eu conheço amaram, se emocionaram e tudo mais com este livro. E eu tentei. JURO que tentei gostar de Eleanor & Park, fiz o possível, só que não deu.

Razões pelos quais eu não gostei deste livro:

1. O Romance

A principal questão é sobre o romance entre Eleanor e Park. Eu só... Não entendi. E nem foi por falta de tentativa.

Lembro-me da paixão de conhecer alguém interessante e experimentar todos os momentos especiais pela primeira vez. Porém, com Eleanor & Park era algo totalmente irreal e inacreditável.

Eleanor é a nova garota e ela não é apenas geneticamente feita para olhar como uma vítima, mas ela faz nenhum favor a si mesma, fazendo da sua aparência uma coisa bizarra.

A vida doméstica de Eleanor é contada gradualmente de uma forma assustadora que é adequado para tais situações. Eu não gosto de ver problemas graves, como a violência doméstica, sendo usada para abastecer um amor angustiante e criar uma espécie de cenário amor proibido de Romeu e Julieta.

Tendo nenhum lugar para sentar no ônibus escolar, ela ocupa um lugar ao lado de Park claramente relutante. Park é meio-coreano em uma escola extremamente branca. Sua vida em casa, ao contrário de Eleanor, é praticamente perfeita, exceto por alguns desentendimentos com seu pai. Lentamente, ao longo do tempo, estes dois indivíduos (Park e Eleanor) desenvolvem um relacionamento que se forma em torno de coisas como ler quadrinhos juntos e trocando fitas de música. E outras coisas nerds legais como Star Wars e Shakespeare - que eu poderia facilmente se relacionar.

Eu acho que um dos maiores problemas que tive com este livro é que eu falhei para ter uma noção da atração entre eles, o relacionamento deles me parecia mais adequado para a amizade do que o amor. Na verdade, o amor foi algo extremamente forçado. A progressão de parceiros de ônibus em amizade era natural na história, mas eu senti que o salto para sentimentos amorosos era muito imediato e inacreditável.

Park passou de “Porra, Eleanor! Sente-se de uma vez!” para “Deus, como as mãos dela são incrivelmente macias.” E Eleanor passou de “Aquele asiático idiota.” para “Ele é tão gatinho. Eu amo o cabelo dele!”

E a próxima cena é Park dizendo que está apaixonado pela Eleanor, como ele não pode imaginar estar sem ela, que ela é tudo pra ele. E então, Eleanor está dizendo que não consegue respirar quando está longe dele.

Não captei o que estava acontecendo por ser um drama adolescente sem fim e completamente desnecessário (como qualquer drama adolescente), além do “romance” aconteceu rápido demais para que eu conseguisse acompanhar tudo que estava acontecendo. Não, melhor. Eu retiro o “rápido demais” porque indicaria alguma estimulação real envolvida, o que não é verdade. Um dia, eles não se gostavam e no outro já estavam com as mãos dadas e proclamando seu amor.

Até pensei que tinha pulado alguns capítulos inteiros sem perceber, mas então notei que não tinha.

2. O contexto histórico

É 1986. Eleanor & Park se passa na cidade de Omaha, estado de Nebraska, cidade natal da autora, época em que há grande tensão racial.

Park, sendo um mestiço, passa a maior parte do tempo tentando não ser notado por outras crianças na escola e lutando com suas próprias inseguranças sobre sua herança mestiça. Estranhamente, no entanto, Park não aparece em nenhum momento sendo vítima do racismo, somente uma breve sessão de aborrecimento com seus colegas pensando que ele era chinês e por ser mais baixo do que a maioria dos rapazes da mesma idade que ele por causa dos genes coreanos.

O personagem de Park tinha muito mais potencial e não foi utilizado. Eu estava esperando por algo mais do seu desenvolvimento a respeito de como ele via a si mesmo e sua mãe. Talvez determinado nível de aceitação ou determinação fosse adequado.

Havia também duas meninas negras que fazem amizade com Eleanor, mas elas também não pareceram enfrentar qualquer tipo de racismo naquela escola predominantemente branca.

Estranhamente, a única que pareceu ser vítima foi Eleanor. E nem por ser neta direta de dinamarqueses ou escoceses ou por ter o cabelo vermelho como fogo, mas por ser plus size e se vestir horrivelmente como um garoto. Ou seja, é mais bullying do que racismo propriamente dito.

Eu acho que o livro teve uma diversidade muito grande de culturas envolvidas, algo que é raro em YAs, mas eu não estava comprando o que Rowell estava vendendo.

Ao mesmo tempo, a autora nunca deixa você se esquecer que este livro se passa na década de 80, e nos sobrecarrega com referências da cultura pop em quase todas as páginas (não que eu esteja reclamando. Melhor mesmo foi a referência 867-5309). Mesmo assim, nós também nunca nos esquecemos que Park é asiático com Eleanor constantemente fazendo referência a ele em sua narração ao ponto de me deixar entediada.

3. A narração/escrita

Descobri que a narrativa da Rainbow me irrita. Pensei que era só com Eleanor & Park, então peguei Anexos (livro da mesma autora) pra ler e descobri que a escrita/narração da Rowell me dá nos nervos. Este é o ponto onde eu me pergunto se a minha avaliação é mais uma indicação de como eu me sinto sobre a narração vs. o enredo em si.

Não gostei da narrativa, muitas vezes fiquei me perguntando se o livro foi escrito por uma criança de cinco anos. Há muitas repetições de palavras e a Rowell parece não saber o que significa SINÔNIMOS. Além disso, a autora não soube expor os sentimentos nas palavras porque nas partes do diálogo de Eleanor que era (eu tentava ser) sarcástico, não foi retratado com o tipo certo de emoção. Já a narração do Park foi um pouquinho melhor, porém me deixava entediada com a leitura monótona.

4. A história.

Eu vou ser bem honesta com vocês e vou admitir que eu não saquei qual é o da Rainbow Rowell. O final da história deixou muitas pontas soltas e vários pontos de interrogação na minha cabeça. Rowell tentou enfiar um monte de histórias e situações em um pequeno livro e não soube administrar tudo isso. Simplesmente não funcionou. Ela quis mostrar várias situações, mas no final, tirando a família bagunçada de Eleanor, se tornou um romancezinho pré-adolescente super clichê.

Antes de eu pegar Eleanor & Park pra ler, disseram-me que o final foi de partir o coração, mas eu não senti nada disso. Rowell confiou na vida da família sombria de Eleanor pra despertar simpatia (pra não dizer compaixão) dos leitores. E podemos notar que funciona porque é justamente isso que o John Green comercializa. Mas, o final depende da sua conexão com o romance pra sentir o coração partido.

O problema foi que, no final, eu queria saber o que aconteceu com a mãe e os irmãos de Eleanor, mas em vez disso o foco foi os sentimentos de Park em deixar Eleanor ir embora. Eleanor gastou boa quantidade da história nesse ambiente maldito, sentindo esses sentimentos e quando eu realmente queria saber os sentimentos dela sobre isso, tudo que eu vejo é uma droga de um cartão postal contendo três palavras que pode ser qualquer coisa e pode ser “Eu te amo” ou “Vai se ferrar” ou “Me gusta batata” ou “I’m Eleanor, bitches”. Porque ninguém fala o que raios que Eleanor escreveu.

E o livro termina. Simplesmente.

O romance não tem absolutamente nada demais.

Não estou dizendo que Eleanor & Park é horrível, mas também não é bom. É claro que esta história tocou muita gente, mas eu não iria tão longe a ponto de recomendá-lo, até porque isso seria um exagero. Tem partes boas, mas não é tão diferente de qualquer outra coisa por aí.

Confesso que eu esperava mais do livro, esperava por algo incrível, uma reviravolta surpreendente. Em vez disso, estou indo embora preparando um pote gigantesco de “bléh”.

site: www.minineko.org
Edinho 17/02/2015minha estante
Eu também não entendi o final.
Aquilo é forma de se terminar um livro? Meu Deus!!
Cadê a criatividade para dar um término legal para a história. Aff


Tami 19/02/2015minha estante
To achando que vou salvar sua resenha e enviar para os amigos cada vez que me perguntarem o por que de eu não ter gostado do livro. Cada vez que eu digo isso, todo mundo me olha como se fosse louca, como se E&P fosse o livro mais brilhante e maravilhoso desde a Bíblia.


Luhhh ^___^ 27/02/2015minha estante
No começo até estava gostando, depois, comecei achar um porre a escrita dela.Muita repetição e não desenvolve as coisas direito, como vc disse, tb fiquei curiosa para saber que fim levou a família da Eleanor e tal...
Esse livro partiu o meu coração, mas, foi de frustração e raiva...caramba que final mais b(*¨*¨%%$#!
aah ¬¬

Parabéns pela resenha :-)


B_ 30/05/2015minha estante
Muito bom ler algo com que concordo tanto huahuah


Larissa 29/06/2019minha estante
Haha no final eu até pensei que ela escreveu "eu te odeio" pro Park.


Elane Giovanelli 13/11/2019minha estante
Menina, que resenha maravilhosa e sensata! Concordo com sua interpretação de A a Z, principalmente no quesito de ter sido um romance extremamente forçado, não me convenceu em nenhum momento que era amor de fato o que Eleanor e Park sentiam um pelo outro. E o final? Putz, deixa o leitor com aquela sensação de tempo perdido com a leitura do livro. Esse foi o meu primeiro contato com a escrita da Rainbow Rowell e estou bastante temerosa de me decepcionar com as outras obras da autora.




júlia 16/07/2021

aí que livro fofo, meu Deus?????

esse livro me deixou com coração quentinho juro

QUE FINAL FOI ESSE? AAAAAA NÃO

eu preciso de outro livro, agora, na minha mão, neste exato momento.

esse livro me prendeu de uma forma surreal, é aquele tipo de livro que você começa e não quer terminar.

só leiam, por favor.
comentários(0)comente



Lindybooks 04/07/2022

Eleanor & Park
Esse livro tem uma história muito linda, eu amo qnd dois personagens se odeiam e esse ódio vai evoluindo devagar pro amor. Eu achei mto bem desenvolvido, achei q os personagens tem grande compreensão em relação uns aos outros.
Foi uma história mágica q eu li mto rápido.
As únicas coisas q achei q poderiam ter sido melhor foram o final, q deixou muito a desejar e creio q deveria ter sido mais específico, e a vida da família d Eleanor.
Achei q ela desenvolveu tanto o amor deles q o final foi mto corrido, e pra mim o mais importante é o final, ele tem o poder d deixar um livro ruim em fantástico, e nesse caso uma história incrível em apenas uma história.
Achei simplismente mágico a forma q Park defendeu Eleanor e a chamou d namorada pela primeira vez.
A relação d Eleanor cm seus irmãos tbm foi linda, além d q nesse livro, vemos atrás da Tina q até quem não gosta da gnt tem uma história, e as vezes, até um motivo, basta tentar entender.
Vale a pena ler,
Lindy
comentários(0)comente



23/10/2020

Ah, o Primeiro Amor
Como começar a falar deste livro? Que história linda e triste. É Tão tocante ver o amor nascendo entre eles. Cada detalhe e defeito perfeito que enxergam um no outro. A dificuldade que a vida sempre traz... e ainda as tantas menções da cultura pop/rock/punk dos anos 90, que fazem viajar no tempo. Recomendo muito! Amei
comentários(0)comente



Miih_Lady 25/03/2021

Emocionante
Logo no início, já me apeguei aos protagonistas, principalmente com Eleanor.
Essa experiência de primeiro amor é tão linda e inesquecível que em vários momentos me peguei pensando nessa época: nos meus antigos amores. Foi uma leitura que aqueceu o coração. Inclusive, me veio a vontade de viver um romancinho.
Embora o livro trate de assuntos importantes como bullying, aceitação, relacionamento abusivo e tal o romance foi muito lindo. E por isso, em vários momentos fiquei com o coração na mão. Mas é uma leitura muito importante e gostosa de se ler.

Um amor bonito mas cheio de complicações e julgamentos.
comentários(0)comente



naty 28/03/2021

eleanor e park são a coisa mais fofa do mundo! achei o final meio incompleto por acabar de repente e eu não esperava que ia ser assim, mas gostei
comentários(0)comente



Evi 29/01/2022

Sinceramente, o livro em seus primórdios foi para mim, muito lento e tedioso, e não é um livro que tem muitos acontecimentos, creio que o livro tenha muitos temas importantes que poderiam ser abordados de maneiras muito melhores. No entanto, em suma, é um livro realista, principalmente em seu final, e eu, pessoalmente, adoro. Ademais, achei que faltou algo na finalização do enredo. Não sei se recomendo, não leria denovo.
Becca 29/01/2022minha estante
to doida pra ler esseee


Nica 29/01/2022minha estante
Esse livro é racista... se quiser ler eu recomendo é baixar msm pq essa autora nn merece ganhar 1 real com esse livro


Evi 29/01/2022minha estante
Puts, eu não notei racismo quando li de imediato, mas pensando bem, as falas são bem problemáticas mesmo


Evi 29/01/2022minha estante
Inclusive eu achei os pensamentos do park no começo, grotescos pra dizer o mínimo


Becca 29/01/2022minha estante
Vou baixar ent!!!




spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



gabi 29/10/2021

o livro é cheio de piadinhas xenofóbicas e a eleanor é uma chata. park mt kingo carrega o livro nas costas
comentários(0)comente



1190 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR