Eleanor & Park

Eleanor & Park Rainbow Rowell

Resenhas - Eleanor e Park

Dhiego Morais 12/09/2020

Eleanor & Park
Talvez um dos relançamentos mais aguardados entre os fãs de romances românticos para o ano de 2020, Eleanor & Park, de Rainbow Rowell marca uma nova fase para os livros juvenis da autora aqui no Brasil, desta vez pelas mãos habilidosas da Editora Seguinte (Companhia das Letras).
Tendo sido lançado pela primeira vez pela editora “Novo Século”, Eleanor & Park ressurge no mercado nacional com nova roupagem: nova capa e processo gráfico, além de uma nova tradução por Lígia Azevedo.
Como nós já havíamos conversado nas resenhas passadas, decidi nesse meio de ano que me aventuraria mais por romances mais leves, por comédias românticas e outras histórias menos “pesadas”, que pudessem me proporcionar um calor agradável no coração, ao invés dos costumeiros arrepios e medos pelo suspense constante. Pois bem, assim estou seguindo. Então, tão logo recebi de parceria a cópia física de Eleanor & Park, não pense mais que duas vezes e iniciei a leitura – uma leitura que me surpreenderia enormemente, quem poderia imaginar?!
“Segurar a mão de Eleanor era como segurar uma borboleta. Ou as batidas do coração. Como segurar algo completo, e completamente vivo”.
Neste primeiro livro de Rainbow Rowell pela Seguinte, os leitores são convidados a embarcar em uma jornada juvenil ao ano letivo de 1986, nos EUA, pelo descobrimento do primeiro amor.
Eleanor acabou de se mudar. Com uma série de problemas familiares envolvendo sua mãe e seu padrasto arrogante, a jovem teme nunca conseguir se encaixar verdadeiramente no microcosmo de sua comunidade. Insegura quanto a tudo que a rodeia, de seus cabelos ao seu peso e suas roupas, Eleanor precisa encarar os desafios de sua nova escola e seus novos colegas – e esses desafios já começam durante o trajeto rotineiro no ônibus escolar.
Park é talvez o único garoto com descendência asiática de sua escola. Sempre ansioso por ficar fora do radar dos colegas, ele se mantém quieto no ônibus escolar, de canto, ouvindo suas bandas favoritas de rock no seu walkman ou passando o tempo lendo seus gibis de X-Men e outros super-heróis. Embora não seja alvo do bullying dos demais alunos, Park é um ponto à margem do padrão.
Quando Eleanor sobe ao ônibus e percebe ser alvo de risadas e deboches dos demais alunos, seja por seu cabelo ruivo volumoso, seus acessórios ímpares, seu corpo ou suas roupas fora da moda de 1986, encontra refúgio em um dos pouquíssimos acentos ainda disponível e discretamente cedido por um garoto aparentemente irritado: Park.
Aos poucos observamos como ambos os jovens, Eleanor e Park se atraem, como se uma força invisível e irrepreensível tencionasse os unir. Nos trajetos do transporte escolar, Eleanor parece se interessar pelos gibis de Park, conseguindo lê-los de canto de olho. Seu jeito discreto e quieto, suas roupas pretas, suas camisetas parecem contrastar com todo o jeito confuso e colorido, vibrante de Eleanor.
Da indiferença mútua à cumplicidade divertida, a autora realiza com primazia a transição da desconfiança juvenil até o interesse e o florescimento do amor entre dois adolescentes que nunca experimentaram sentimentos tão revolucionários em suas vidas.
É possível que num primeiro momento, para o leitor desavisado, essa história inspire apenas mais um romance romântico bobo, uma história adolescente e completamente previsível. Todavia, Eleanor & Park foge de todo clichê ao inserir em sua trama assuntos valiosos e contemporâneos, tópicos que merecem ser discutidos e analisados com cuidado, pois refletem e muito a realidade de muitos jovens e muitos berços familiares. Da violência doméstica às práticas de abuso psicológico e misoginia; das discussões de gênero envolvendo o que é ou não “coisa de garoto ou de garota”; inseguranças envolvendo o corpo; bullying na escola, etc.
Em Eleanor & Park descobrimos junto destas duas personagens como a presença de cada uma é importante para as suas vidas. Eleanor parece resistir apenas por poder “consumir e respirar” um pouco do que é ser e estar com Park, mesmo diante de um caos familiar envolvendo um padrasto violento e controlador, uma casa pequena demais para a família e uma mãe que já não parece ser capaz de ajudar a si própria. Park encontra em Eleanor uma nova face de si mesmo, verdadeiramente se apaixona como todo primeiro amor deve ser: poderoso, misterioso e inflamável.
“Quais eram as chances de encontrar alguém assim na vida?, ele se perguntava. Alguém que você seria capaz de amar para sempre, e que sempre te amaria também?”
Rainbow Rowell consegue retratar uma história de primeiro amor entre dois jovens de dezesseis anos com naturalidade, demonstrando uma visão precisa e não menos reconfortante sobre o entendimento de que, às vezes, o primeiro amor pode não durar para sempre, mas nunca substituirá a importância de se aventurar e arriscar.
Com um final agridoce, Eleanor & Park pode ser capaz de deixar um final consideravelmente amargo ao leitor, principalmente pelas atitudes e decisões difíceis de uma das personagens. Entretanto, acredito que seja válida uma reflexão sobre o porquê dessa mesma personagem ter agido assim, que, num mapeamento breve e sem rancores, conseguimos encontrar as raízes de tanta insegurança e de tanto medo em meio aos traumas de sua adolescência.
Ler Eleanor & Park é acompanhar acalentado por um mar de palavras como cada uma das personagens é importante o suficiente para salvar a vida do outro.

site: https://skullgeek.com.br/resenhas/resenha-eleanor-park-de-rainbow-rowell/

Emilly 13/04/2023

Eleanor e Park é um lembrete de como a vida pode ser dura, mas também de como pode ser leve quando você ama e é amado, um lembrete de como suas perspectivas sobre a vida influencia a sua felicidade. É fofo do início ao fim e nos ensina sobre amor, amizade, família e pessoas.

Joao366 25/04/2020

Romance lindíssimo e verdadeiro, de uma delicadeza emocionante. Não tem como não lembrar daquela pessoa amada, ou aquela pessoa que algum dia na vida te tirou da realidade. Se você quer vivenciar sentimentos puros de amor e paixão, com muitas referências nerds, essa é uma ótima leitura. Se possível, deixe tocando The Smiths ou Joy Division enquanto estiver lendo, aos poucos você vai entender as referências.
carol 25/04/2020minha estante
O livro eh muuito bom e concordo muito com que vc falou!! mas esperava mais do final, não gostei mto da forma q Eleanor reagiu. Porém não sei se tenho lugar de fala pq não sei como eh viver nas circunstâncias da vida dela

kika 25/03/2021

Péssimo e problemático. Mas pouco se fala sobre isso.
Não me lembrava que não havia resenhado esse livro nem marcado ele aqui no skoob. Também, um livro problemático desses, não me surpreende de eu não querer ele na minha estante. Me surpreende mais ainda ver como ele tem um conceito alto no site e que das diversas resenhas que vi, nenhuma aponta as problemáticas desse livro.
Um livro xenofóbico que trata de usar alguns de seus personagens para personificar pensamentos e falas que tornam ao estereótipo típico que as pessoas tem das pessoas asiáticas.
Park, um dos personagens principais, é descrito como feminino, um menino que luta tae kwo do e que se destaca na matemática. Todos os clichês - preconceituosos, diga-se de passagem - de uma pessoa amarela, em uma única descrição.
Além disso, uma grande incoerência é o fato de Park se chamar Park, uma vez que esse é um típico sobrenome coreano - nacinalidade dada ao personagem pela autora - e não um primeiro nome, como a autora o utiliza.
Além disso, a mãe de Park - que nem nome tem - é retratada como uma mulher típica asiática, que por diversas vezes é descrita por ser parecer uma boneca no livro. Suas ações descritas são tremendamente esterotipadas no conceito da mulher asiática submissa e bem comportada.
Rowell tem ainda falas muito problemáticas no livro através de seus personagens como por ex. quando Park tenta convencer Eleanor de que não existe asiático bonito: "tudo que uma oriental tem de exótico faz o cara oriental parecer mulher".
Ainda como se não bastasse tantas passagens racistas no livro, a decepção maior vem com a autora, que ao ser perguntada uma vez em uma entrevista do porquê Park ser coreano, ela simplesmente responder: "Porque Park é coreano". O que nos deixa deduzir que a autora fez pouca ou quase nada de pesquisa ao decidir caracterizar um de seus personagens principais como coreano.
O que me deixa decepcionada é ver diversas resenhas sobre o livro em que o leitor escreve: "li que o livro é racista pela forma como descreve Park e sua abordagem quanto a cultura coreana, porém o livro se destaca pois o romance prende o leitor". Como se o racismo para com amarelos - especialmente coreanos nesse caso - não fosse tão problemático pois o romance é bom?
Outro fator que considero grave é o de que em nenhum momento as falas racistas a pessoas asiáticas do livro são abordadas em uma forma de crítica a elas, ou em nenhum momento há uma crítica ao racismo ali imposto.
Enfim, pior de tudo é ver esse livro em diversas listas de recomendações de livros que tenham representatividade.
Podemos perceber o quanto as pessoas não tem esse senso crítico do racismo eminente para com as pessoas asiáticas, amarelas. E saber que um livro extremamente famoso que tem como alvo um público jovem seja de tamanha irresponsabilidade, para mim, pessoa que apesar de não ser coreana (e então talvez esteja invadindo um lugar de fala), como descendente de japoneses, pessoa amarela, as questões envolvendo esse livro me deixam extremamente frustrada.

dudamartins 14/12/2020

livro fofo e leitura agradável. história incrível, ainda mais por apresentar dilemas como um padrasto que não liga para a família, o bullying na escola e etc.
história linda sobre o primeiro amor.

swiftielouis 22/05/2021

petição pra prender a rainbow rowell
prende essa fdp
Gabs 22/05/2021minha estante
Melhor resenha q eu vi desse livro KSJSJEKJSK

Cilene 20/10/2023

Eleanor & Park: uma história de amor autêntica e complexa.
Eleanor & Park é uma obra que transcende o gênero jovem adulto, entregando uma história de amor que é autêntica, complexa e profundamente tocante. Nesse romance a autora nos leva a uma jornada pelos altos e baixos de um amor adolescente, apresentando_nos personagens cativantes e repletos de nuances.
A beleza da narrativa reside na forma como é desenvolvida a relação entre Eleanor e Park capturando com sensibilidade os altos e baixos o relacionamento adolescente.

akangusu 29/04/2022

Um dos livros que li na minha adolescência e ficaram marcados na minha mente em neon. Sou apaixonada pela Eleanor pelo Park e pela história deles juntos acho sim que o final foi uma merda mas também penso que eles são muiti novos e adolescente é basicamente insegurança então da pra entender pq eles não terminam juntos no livro mas gosto de pensar que eles se encontram um dez anos depois e se apaixonam de novo e conseguem ficar juntos.

Eduardo 17/10/2021minha estante
o park é tudinho na minha vida?

valenluisaa 26/06/2023

Meu livro favorito, mas..
Eleanor e Park é meu livro favorito sem sombra de dúvidas, mas tem coisas nele que me deixaram meio...?

Ele reforça muito estereótipos, como se tudo se resumisse por que o Park é a asiático e a Eleanor não tem o corpo padrão

Mas o livro é muito legal, a escrita é ótima e eu chorei no final ?
callmesnake 26/06/2023minha estante
Eu amo esse livroooo. Li ele em uma noite, se minhas leituras do ano não estivessem TÃO atrasadas, estaria relendo ele.

Duda 13/11/2020

Tudo pra mim ??
Esse livro é meu aconchego. Já li e reli tantas vezes que perdi a conta.
Eleanor & Park fala sobre o primeiro amor, sobre pessoas reais. Trata assuntos importantes, mas sem perder a leveza da história. É lindo, é triste, é fofo, é quentinho no coração. ??
Impossível ler e não se envolver com os personagens, não chorar ou sorrir com eles.
Me identifiquei com a Eleanor de tantas formas que minha vontade é colocar ela em um potinho e guardar pra sempre comigo.
Eu amo tanto esse livro que nem consigo descrever, só posso dizer que: leiam e se apaixonem!

PS.: Essa edição nova só me trouxe mais quentinho no coração, por trazer meu livro da vida na minha cor favorita. Sem contar que vem um marca página lindo junto com o livro. ?

Dani 20/04/2020

Link para compra
Gostei deste livro.Um romance bem leve que vale a pena ler.
Ps: acesse o link e já coloque no seu carrinho :)
Link: https://amzn.to/2XP6I1j

Bianca D. Macário 13/09/2020

"Na primeira vez em que ele pegou na mão dela, foi tão bom que todas as coisas ruins se afastaram. Essa sensação boa foi muito mais do que qualquer dor".

Dois adolescentes totalmente diferentes - fisicamente, financeiramente, psicologicamente, emocionalmente, mas com uma coisa em comum - o amor.
Eleanor é ruiva, pensa em si como gorda, tem uma família problemática, é desprezada e pouco amada. Park, é descendente de coreano, é amado e mimado por sua família, tem tudo o que deseja, é tranquilo e amável.
Praticamente vizinhos e ambos com 16 anos, Park e Eleanor se conhecem a caminho da escola, no ônibus. Onde Eleanor por ser considerada esquisitona, é vista somente por Park, que a princípio por pena, deixa ela sentar ao lado dele no caminho da ida e volta da escola.
A princípio, Park também acha Eleanor uma esquisitona, mas acontece algo que Park sequer cogitou acontecer. Após Park ser totalmente envolvido com histórias em quadrinhos e apaixonado por música, Eleanor começa a prestar atenção em tudo isso durante os encontros com ele no ônibus, e Eleanor o acompanha nas leituras sem ele saber - até o mesmo perceber. A partir disso, nasce uma amizade e confidencialidade, e quem sabe, um amor que foi injustiçado devido às dificuldades da vida.

Essa não é história da Cinderela que sofria com a madrasta e teve um final feliz para sempre. Essa é a história da Eleanor, que sofreu com um padrasto e talvez, dependendo do ponto de vista, não teve o seu "felizes para sempre".

Leitura difícil? Muito. Não imaginei que diria isso, mas achei sofrido. Me incomodou muito não no sentido de não gostar da Eleanor, muito pelo contrário, algumas vezes me vi nela. Mas a questão é que ela se inferiorizava demais, ela não se sentia o suficiente para ser amada por alguém. Eu só queria entrar dentro do livro e sacudir ela, dizer: ei, ame a si mesma, você é incrível; ei, permita-se ser amada, existem pessoas que nos enxergam de verdade. Fora a questão do padrasto totalmente abusivo, a mãe submissa a tudo, o pai escroto que abandonou os filhos, os irmãos sozinhos e carentes de atenção, enfim, família complexa, de doer o coração.
Quanto ao Park? Maravilhoso. Enaltecer a beleza da Eleanor e o quanto ela era importante, demonstrou o quão valioso o coração dele era. Achei ele uma pessoa incrível, eu facilmente me apaixonaria pelo jeito dele de ser, gentil e cuidadoso ao máximo.
Não posso mentir que arrastei a leitura em alguns momentos, mas por conta do sofrimento presente que a personagem estava vivenciando, foi difícil para mim. Mas com um todo, é um ótimo livro, me fez relembrar algumas coisas passadas da vida, e também, admiro Eleanor e Park, mesmo sendo tão novos, fizeram o possível para que essa confidencialidade entre eles acontecesse. Foi lindo, mas triste.
Confesso que coloquei muita expectativa em cima do livro, e isso me prejudicou um pouco. E senti também que o final precisou de uma resposta, e que ficou em aberto. Mas entendo o pensamento da autora, e que ela quis trazer a escrita para a realidade, distanciando essa questão de romance irreal e clichê que estamos acostumados a ver.
Mas continuo indicando, foi especial, e acredito que será especial para quem ler também.

Mari 03/11/2021

Aaaah, esse livro é a coisinha mais fofa desse mundo ??. Resumindo antes, uma menina considerada ?diferente?, com um estilo próprio, muita personalidade, de cabelos ruivos e cacheados (que sempre me deixam com muita vontade de passar a mãozinha) se muda para uma nova escola, e claro sofre todas as discriminações e bullyings que os serezinhos endemoniados chamados crianças são capazes de fazer rs. Porém, ela conhece o Park, um menino que também tem suas particularidades e os dois vão se unir E VOCÊ VAI CHORAR. MUITO. Apesar de parecer um clichê (ok. é bem clichê). (e a gente ama.) é um livro com uma história por trás da vida dos personagens, muito bem construída. Nossa me deixou bem envolvida, bem pensativa, e eu até já tive uma Eleanor na minha vida..rimou.
Procurando, aleatoriamente, algo que marquei, encontrei: ?-Só não posso acreditar que a vida nos daria um ao outro pra tirar logo em seguida.?
??
Aninha 08/11/2021minha estante