Eleanor & Park

Eleanor & Park Rainbow Rowell

Resenhas - Eleanor e Park

Devinho 20/04/2020

Lindo... e triste.
Ler a este livro me fez lembrar de muitas coisas e acontecimentos que já se passaram pela minha vida... Eleanor & Park é um mix de sentimentos... é doce, mas também existe um toque amargo em sua composição, mas a amargura não faz com que fique ruim, e que na verdade, é necessário. A amargura é representada pela vida que a Eleanor leva. As coisas que passa em casa, a dependência de toda a família de morar com o padrasto que é alcoólatra, a falta de amor dentro de casa... e isso somou muito para que o caráter dela fosse formado, ela tem respostas curtas e talvez chegassem a ser grossas pra quem as ouvia/lia, mas foi justamente isso, assim como todo o seu
visual, que fizeram com que o Park se apaixonasse por ela. Ele é a parte doce que chega para acabar com qualquer amargura que exista ali. Eleanor e Park fala sobre autoconfiança, sobre o amor próprio e à autoestima. Eleanor não conhecia nenhuma dessas coisas. Park a ensinou de maneira sutil sobre o amor, que sempre há esperança, e que a força para suportarmos os problemas da vida podem estar em um lugar que nunca imaginaríamos que existisse, como o banco ao lado no ônibus que você vai para a escola, ou o seu armário... quem sabe?

A leitura inicialmente estava lenta, mas depois percebi que foi necessária para moldar toda a composição da obra, e foi lindo de ver a evolução dos personagens e a maneira como se conectaram... Com certeza é um dos meus queridinhos de romance.
Juliane.Teixeixa 20/04/2020minha estante
Um dos livros mais lindos que eu já li.

Pdrosaleitor 20/04/2020minha estante
Amei esse livro, até apresentei trabalho na faculdade com ele, falando sobre o comportamento adolescente frente às dificuldades em casa, na escola... Não é nenhum um pouco imaturo e totalmente crítico e reflexivo.

KarinaSil 20/04/2020minha estante
Esse é um dos que nunca vou esquecer, só queria uma continuação ...

Devinho 20/04/2020minha estante
Eu adorei esse livro. Vou procurar mais livros da autora... me trouxe sentimentos incríveis, que adoraria senti-los novamente em próximas leituras

Barbara.Moreira 23/06/2020minha estante
Impossível não se apaixonar, leitura leve, engaçada, lindo!
Daqueles livros para deixar o coração quentinho!

Paty_leitora 15/08/2020minha estante
Um dos melhores da minha vida

Larissa 09/11/2020minha estante
Detesto dizer, mas esse foi um dos livros que abandonei, talvez seja pq eu estava lendo uma coleção no momento e não dei muita atenção para ele, mas com certeza vou tentar reler ele, vou dar uma segunda chance para essa história linda!

Devinho 09/11/2020minha estante
Lari, acontece muito comigo quando tô lendo coleções também. Acredito que a gente se apega à coleção e isso meio que cria um bloqueio para novas experiências! Mas eu amei este livro, e te recomendo!

AgnesFarias 07/01/2021minha estante
Eu amo o sentimento dos protagonistas um pelo outro, porém tenho que dizer, a maneira estereotipada e meio preconceituosa a qual o Park foi representado me incomoda um pouco...

duda 21/01/2021minha estante
lindo, lindo, lindo! Eleanor e park me mostrou uma outra versão do amor, um outro lado dele. Um tanto quanto lindo, e um tanto quanto doloroso. De uma rejeição, a uma amizade, a um amor inesquecível. Amo demais esse livro, estará pra sempre marcado em meu coração.

Coly 26/01/2021minha estante
Gente alguém me ajuda? Sou nova aqui, como faço pra ler??

Devinho 26/01/2021minha estante
Aqui não há opção de leitura, amiga. Só é pra organizar as leituras mesmo, como o que você quer ler, o que foi lido, e o que está lendo!

Gabi 30/03/2021minha estante
Um dos livros de romance mais triste e bonito q já li

Nicole 24/02/2022minha estante
Esse livro me fez pensar muito sobre o assunto, mas eu não gostei do fato que deixam o final em aberto. Mas a aventura é perfeitaaaa

vivimontr 29/10/2023minha estante
SPOILER

Livro INCRÍVEL
Final PESSIMO
Apenas isso.

Juliaa1988 22/10/2023minha estante
As três palavras não seriam :Querido Park: Para"

sofris 23/10/2023minha estante
sério?

sofris 23/10/2023minha estante
???

Juliaa1988 23/10/2023minha estante
Ach q sim amg

Maila15 30/10/2023minha estante
Eu interpretei diferente, na minha cabeça ela finalmente conseguiu dizer que amava o Park, as três palavras no postal seria "Eu te amo".
Não faz sentido pra mim ela mandar ele parar com as cartas, pq no último capítulo a Eleanor disse que achava ruim quando as cartas chegavam, mas foi ainda pior quando pararam de chegar. (E se as cartas pararam de chegar, pq ela mandaria um postal pedindo pra ele parar?)
E também ela pegou todas as cartas dele e pensava se seria tarde demais.
Acredito que ela resolveu ler as cartas do Park, e depois disso decidiu mandar um postal pra ele, dizendo que o ama.

sofris 30/10/2023minha estante
fez mais sentido!! só sei q queria um segundo livro

Maila15 30/10/2023minha estante
Seria incrível um segundo livro

Juliaa1988 30/10/2023minha estante
Faz sentidooo, achei q seria só para pq ela começa a escrever uma carta com querido park só para, mas olha, TUDO PRA UM SEGUNDO LIVRO!! Tomare

Maila15 30/10/2023minha estante
Já faz um tempão que eu li, queria muito uma continuação, mas sendo sincera acho que não rola mais não ??

Andréa Araújo 23/08/2017

Nunca julgue um livro pela capa
Eleanor e Park é muito mais do que propõe. Eu nunca imaginaria todo o conteúdo do livro apenas pela capa, ou pela sinopse, ele realmente entrega bem mais do que isso. Entrega um relacionamento que vai se construindo aos poucos, que faz você ter a certeza que está acompanhando algo real. E se não fosse pelas quebras nos assuntos mais pesados, que é sempre feita de forma muito natural, eu tenho certeza que teria chorado durante todo o livro. Poque me doía ver como o mundo é cheio de problemas e preconceitos. Me doía ver como as pessoas podem ser maldosas. Me doía encarar o que é realidade para muitas pessoas. Mas ainda bem que também mostra como as pessoas ainda podem ser boas apesar de tudo. Me lembrou de como é ser adolescente e se apaixonar, como tudo é novo e intenso. E sério, esse livro é uma trilha sonora ótima! Os personagens principais são tão reais que me senti amiga deles, agora não estou sabendo bem como me sentir por ter acabado, por não ter mais eles como companhia. Eu li em um dia e meio, só porque sabia que não conseguiria dormir logo após ler sem ficar pensando na história. E eu estava certa, essas últimas páginas foram as mais sofridas para mim. Mas talvez as mais lindas também. Agora quero mesmo ler outros livros da Rainbow, porque amei a escrita dela. Tudo o que foi e não foi dito.
Lauraa Machado 24/08/2017minha estante
Você falou tudo! Me doeu também ver como as pessoas podem ser ruim e todo o preconceito do mundo. Mas foi lindo ver também pessoas para quem eu não daria nada ajudando em momentos importantes! Só ajudou a partir meu coração, mas pelo menos foi por uma razão muito mais bonita! Esse livro é amor!

Andréa Araújo 24/08/2017minha estante
Obrigada pela indicação!!!! ???

Bruna 14/09/2017minha estante
undefined

Bruna 14/09/2017minha estante
Sua resenha expôs todo o sentimento que tive ao ler esse livro. Livro lindinho, a gente sofre junto com os personagens, torce por eles, ficamos felizes quando algo dá certo. É incrível!

Andréa Araújo 14/09/2017minha estante
Sim! Você se sente próxima dos personagens!

Bruna 15/09/2017minha estante
Verdade!

Minhas0 21/06/2021minha estante
Amei ? falou tudo??

Luuhmarcely 17/02/2015

Tem partes boas, mas não é tão diferente de qualquer outra coisa por aí.
Meus sentimentos ficaram muito confusos quando terminei de ler Eleanor & Park. E não foi no aspecto positivo.

Todas as pessoas que eu conheço amaram, se emocionaram e tudo mais com este livro. E eu tentei. JURO que tentei gostar de Eleanor & Park, fiz o possível, só que não deu.

Razões pelos quais eu não gostei deste livro:

1. O Romance

A principal questão é sobre o romance entre Eleanor e Park. Eu só... Não entendi. E nem foi por falta de tentativa.

Lembro-me da paixão de conhecer alguém interessante e experimentar todos os momentos especiais pela primeira vez. Porém, com Eleanor & Park era algo totalmente irreal e inacreditável.

Eleanor é a nova garota e ela não é apenas geneticamente feita para olhar como uma vítima, mas ela faz nenhum favor a si mesma, fazendo da sua aparência uma coisa bizarra.

A vida doméstica de Eleanor é contada gradualmente de uma forma assustadora que é adequado para tais situações. Eu não gosto de ver problemas graves, como a violência doméstica, sendo usada para abastecer um amor angustiante e criar uma espécie de cenário amor proibido de Romeu e Julieta.

Tendo nenhum lugar para sentar no ônibus escolar, ela ocupa um lugar ao lado de Park claramente relutante. Park é meio-coreano em uma escola extremamente branca. Sua vida em casa, ao contrário de Eleanor, é praticamente perfeita, exceto por alguns desentendimentos com seu pai. Lentamente, ao longo do tempo, estes dois indivíduos (Park e Eleanor) desenvolvem um relacionamento que se forma em torno de coisas como ler quadrinhos juntos e trocando fitas de música. E outras coisas nerds legais como Star Wars e Shakespeare - que eu poderia facilmente se relacionar.

Eu acho que um dos maiores problemas que tive com este livro é que eu falhei para ter uma noção da atração entre eles, o relacionamento deles me parecia mais adequado para a amizade do que o amor. Na verdade, o amor foi algo extremamente forçado. A progressão de parceiros de ônibus em amizade era natural na história, mas eu senti que o salto para sentimentos amorosos era muito imediato e inacreditável.

Park passou de “Porra, Eleanor! Sente-se de uma vez!” para “Deus, como as mãos dela são incrivelmente macias.” E Eleanor passou de “Aquele asiático idiota.” para “Ele é tão gatinho. Eu amo o cabelo dele!”

E a próxima cena é Park dizendo que está apaixonado pela Eleanor, como ele não pode imaginar estar sem ela, que ela é tudo pra ele. E então, Eleanor está dizendo que não consegue respirar quando está longe dele.

Não captei o que estava acontecendo por ser um drama adolescente sem fim e completamente desnecessário (como qualquer drama adolescente), além do “romance” aconteceu rápido demais para que eu conseguisse acompanhar tudo que estava acontecendo. Não, melhor. Eu retiro o “rápido demais” porque indicaria alguma estimulação real envolvida, o que não é verdade. Um dia, eles não se gostavam e no outro já estavam com as mãos dadas e proclamando seu amor.

Até pensei que tinha pulado alguns capítulos inteiros sem perceber, mas então notei que não tinha.

2. O contexto histórico

É 1986. Eleanor & Park se passa na cidade de Omaha, estado de Nebraska, cidade natal da autora, época em que há grande tensão racial.

Park, sendo um mestiço, passa a maior parte do tempo tentando não ser notado por outras crianças na escola e lutando com suas próprias inseguranças sobre sua herança mestiça. Estranhamente, no entanto, Park não aparece em nenhum momento sendo vítima do racismo, somente uma breve sessão de aborrecimento com seus colegas pensando que ele era chinês e por ser mais baixo do que a maioria dos rapazes da mesma idade que ele por causa dos genes coreanos.

O personagem de Park tinha muito mais potencial e não foi utilizado. Eu estava esperando por algo mais do seu desenvolvimento a respeito de como ele via a si mesmo e sua mãe. Talvez determinado nível de aceitação ou determinação fosse adequado.

Havia também duas meninas negras que fazem amizade com Eleanor, mas elas também não pareceram enfrentar qualquer tipo de racismo naquela escola predominantemente branca.

Estranhamente, a única que pareceu ser vítima foi Eleanor. E nem por ser neta direta de dinamarqueses ou escoceses ou por ter o cabelo vermelho como fogo, mas por ser plus size e se vestir horrivelmente como um garoto. Ou seja, é mais bullying do que racismo propriamente dito.

Eu acho que o livro teve uma diversidade muito grande de culturas envolvidas, algo que é raro em YAs, mas eu não estava comprando o que Rowell estava vendendo.

Ao mesmo tempo, a autora nunca deixa você se esquecer que este livro se passa na década de 80, e nos sobrecarrega com referências da cultura pop em quase todas as páginas (não que eu esteja reclamando. Melhor mesmo foi a referência 867-5309). Mesmo assim, nós também nunca nos esquecemos que Park é asiático com Eleanor constantemente fazendo referência a ele em sua narração ao ponto de me deixar entediada.

3. A narração/escrita

Descobri que a narrativa da Rainbow me irrita. Pensei que era só com Eleanor & Park, então peguei Anexos (livro da mesma autora) pra ler e descobri que a escrita/narração da Rowell me dá nos nervos. Este é o ponto onde eu me pergunto se a minha avaliação é mais uma indicação de como eu me sinto sobre a narração vs. o enredo em si.

Não gostei da narrativa, muitas vezes fiquei me perguntando se o livro foi escrito por uma criança de cinco anos. Há muitas repetições de palavras e a Rowell parece não saber o que significa SINÔNIMOS. Além disso, a autora não soube expor os sentimentos nas palavras porque nas partes do diálogo de Eleanor que era (eu tentava ser) sarcástico, não foi retratado com o tipo certo de emoção. Já a narração do Park foi um pouquinho melhor, porém me deixava entediada com a leitura monótona.

4. A história.

Eu vou ser bem honesta com vocês e vou admitir que eu não saquei qual é o da Rainbow Rowell. O final da história deixou muitas pontas soltas e vários pontos de interrogação na minha cabeça. Rowell tentou enfiar um monte de histórias e situações em um pequeno livro e não soube administrar tudo isso. Simplesmente não funcionou. Ela quis mostrar várias situações, mas no final, tirando a família bagunçada de Eleanor, se tornou um romancezinho pré-adolescente super clichê.

Antes de eu pegar Eleanor & Park pra ler, disseram-me que o final foi de partir o coração, mas eu não senti nada disso. Rowell confiou na vida da família sombria de Eleanor pra despertar simpatia (pra não dizer compaixão) dos leitores. E podemos notar que funciona porque é justamente isso que o John Green comercializa. Mas, o final depende da sua conexão com o romance pra sentir o coração partido.

O problema foi que, no final, eu queria saber o que aconteceu com a mãe e os irmãos de Eleanor, mas em vez disso o foco foi os sentimentos de Park em deixar Eleanor ir embora. Eleanor gastou boa quantidade da história nesse ambiente maldito, sentindo esses sentimentos e quando eu realmente queria saber os sentimentos dela sobre isso, tudo que eu vejo é uma droga de um cartão postal contendo três palavras que pode ser qualquer coisa e pode ser “Eu te amo” ou “Vai se ferrar” ou “Me gusta batata” ou “I’m Eleanor, bitches”. Porque ninguém fala o que raios que Eleanor escreveu.

E o livro termina. Simplesmente.

O romance não tem absolutamente nada demais.

Não estou dizendo que Eleanor & Park é horrível, mas também não é bom. É claro que esta história tocou muita gente, mas eu não iria tão longe a ponto de recomendá-lo, até porque isso seria um exagero. Tem partes boas, mas não é tão diferente de qualquer outra coisa por aí.

Confesso que eu esperava mais do livro, esperava por algo incrível, uma reviravolta surpreendente. Em vez disso, estou indo embora preparando um pote gigantesco de “bléh”.

site: www.minineko.org
Edinho 17/02/2015minha estante
Eu também não entendi o final.
Aquilo é forma de se terminar um livro? Meu Deus!!
Cadê a criatividade para dar um término legal para a história. Aff

Tami 19/02/2015minha estante
To achando que vou salvar sua resenha e enviar para os amigos cada vez que me perguntarem o por que de eu não ter gostado do livro. Cada vez que eu digo isso, todo mundo me olha como se fosse louca, como se E&P fosse o livro mais brilhante e maravilhoso desde a Bíblia.

Luhhh ^___^ 27/02/2015minha estante
No começo até estava gostando, depois, comecei achar um porre a escrita dela.Muita repetição e não desenvolve as coisas direito, como vc disse, tb fiquei curiosa para saber que fim levou a família da Eleanor e tal...
Esse livro partiu o meu coração, mas, foi de frustração e raiva...caramba que final mais b(*¨*¨%%$#!
aah ¬¬

Parabéns pela resenha :-)

B_ 30/05/2015minha estante
Muito bom ler algo com que concordo tanto huahuah

Larissa 29/06/2019minha estante
Haha no final eu até pensei que ela escreveu "eu te odeio" pro Park.

Elane Giovanelli 13/11/2019minha estante
Menina, que resenha maravilhosa e sensata! Concordo com sua interpretação de A a Z, principalmente no quesito de ter sido um romance extremamente forçado, não me convenceu em nenhum momento que era amor de fato o que Eleanor e Park sentiam um pelo outro. E o final? Putz, deixa o leitor com aquela sensação de tempo perdido com a leitura do livro. Esse foi o meu primeiro contato com a escrita da Rainbow Rowell e estou bastante temerosa de me decepcionar com as outras obras da autora.

Gio 06/06/2017minha estante
Kkkkkkkk não fica revoltada

Denilson 07/06/2017minha estante
Muito ruim rsrsrs!

Thati 07/06/2017minha estante
Pq nao gostou, Denilson?

Denilson 10/06/2017minha estante
Thatiane, De todos que já li, esse é o pior na minha opinião. Quando chegou no final achei que ia melhorar, mas foi brochante! Vc gostou?

Thati 16/06/2017minha estante
Hahahahaah eu gostei sim, eh um livro inocente e lembrou o meu primeiro amor rsrs. Achei divertido ler, porém também não gostei do final.

Kleyse0 03/11/2017minha estante
Eu amei o livro. Acho que ele não gostou porque não fazia bem o tipo de histórias que ele goste.

Evi 29/01/2022

Sinceramente, o livro em seus primórdios foi para mim, muito lento e tedioso, e não é um livro que tem muitos acontecimentos, creio que o livro tenha muitos temas importantes que poderiam ser abordados de maneiras muito melhores. No entanto, em suma, é um livro realista, principalmente em seu final, e eu, pessoalmente, adoro. Ademais, achei que faltou algo na finalização do enredo. Não sei se recomendo, não leria denovo.
Becca 29/01/2022minha estante
to doida pra ler esseee

Nica 29/01/2022minha estante
Esse livro é racista... se quiser ler eu recomendo é baixar msm pq essa autora nn merece ganhar 1 real com esse livro

Evi 29/01/2022minha estante
Puts, eu não notei racismo quando li de imediato, mas pensando bem, as falas são bem problemáticas mesmo

Evi 29/01/2022minha estante
Inclusive eu achei os pensamentos do park no começo, grotescos pra dizer o mínimo

Becca 29/01/2022minha estante
Vou baixar ent!!!

Emy 21/07/2020

PERFEITO
Para simplificar, é um livro para aquecer seu coração, é tão doce e meigo que eu pensei que meu coração fosse sair pela boca, e o desenvolvimento dos esse personagens é tão sutil e bonito, eles se descobrem, junto com o amor, e trás aquela vontade de ser adolescente novamente, de sentir o primeiro amor em toda sua intensidade. Eu simplesmente amei do começo ao fim, e sobre o fim? Amei também, ele é REAL.
Mica CM7 21/07/2020minha estante
Eu compartilho do mesmo sentimento que o seu. Amei esse livro ??

Emy 21/07/2020minha estante
Li ele em 2 dias, roubou meu coração e virou um dos meus preferidos ?

Mica CM7 21/07/2020minha estante
Eu li ele em um dia, não consegui parar rsrs. Tbm se tornou um dos meus preferidos. E soube que irão adaptar ele pra um filme, estou ansiosa pra ver se irão ser fiel ao livro.

Emy 21/07/2020minha estante
Aí eu também, só não consigo imaginar ninguém pra interpretar o Park haha

Mica CM7 21/07/2020minha estante
Verdade, será bem difícil ?

Vic 18/03/2021minha estante
Eu achei interessante a forma como a autora deixou o final à critério da nossa imaginação hahaha Mas, no início, também fiquei meio brava com o fim

Jana 18/03/2021minha estante
Acho que tô sensibilizada com a pandemia. Louca por finais explicitamente felizes! ??

Vic 20/03/2021minha estante
Eu entendo completamente! ?

Tainá 23/03/2021minha estante
Eu também! Mas achei um final alternativo no wattpad que me acalmou um pouco kskskkss

Jana 23/03/2021minha estante
Tainá, conte-me mais sobre isso. O que é Wattpad? Muito obrigada!

Sabrina.Fernanda 17/04/2021

PÉSSIMO
Esse livro está na lista dos que eu não gosto, demora uma eternidade para as coisas ficarem interessantes, e no final tudo acaba de uma maneira péssima. Esse é um livro que eu li e parecia q não ia acabar nunca, enfim só decepção.
psraissafreire 17/04/2021minha estante
SIM, MDS

psraissafreire 17/04/2021minha estante
A escrita da autora é ótima, mas a construção desses personagens foi horrível! O final então... CREDO

shamil.le 17/04/2021minha estante
?Onde mora o amor? é você? KAKKAAKAKAK

Sabrina.Fernanda 17/04/2021minha estante
Kkkkkkk sofri com esse livro real, e não foi a história q é triste, mas sim com o número de páginas que me pareceram infinitas... Uma tortura ???

shamil.le 17/04/2021minha estante
Kkkkkkkk já risquei da minha lista, vejo todo mundo falar bem

brenninho 29/09/2021

que bomba
um dos piores livros atualmente. quase nada se salva nele e um dos pontos altos é ver a eleanor desabrochando e sendo fofinha.
o final foi péssimo e meu deus do céu que horror, a autora literalmente jogou uma história de superação e namoro adolescente no lixo e tô me perguntando até agora o motivo da eleanor ter feito o que fez.
enfim, dei 2,5 com vontade de dar 1. os principais não mereciam isso e o livro poderia ter trazido mais impacto e diversidade sem infringir os direitos humanos, né? não recomendo.
let 29/09/2021minha estante
falou tudo bestie

mel.mel 29/09/2021minha estante
Olha...eu até que gostei kkkk
Digo, sim, o livro tem seus pontos baixos mas eu acho q essa da diversidade foi meio proposital sabe?? Sem contar que o livro se passa antigamente, e a autora queria dar uma visão real de mundo. Mas super concordo com o do final, eh bem decepcionante. Mas por outro lado eu nao tenho ideia do que eu teria feito na posição que a Eleanor tava

brenninho 29/09/2021minha estante
respeito sua opinião amg é super concordo em alguns ponto porém foi bem chatinho o que ela fez cm ele,,, os dois mereciam ser felizes sabe ?

mel.mel 29/09/2021minha estante
Aiii, eu tbm respeito a sua e super entendo o seu ponto
Realmente, pensar no que aconteceu c eles eh mto triste eles realmente mereciam tudo

Danilo646 03/09/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

gio 23/06/2021

quando li achei meio besta, nn tem uma história uau e o plot é muito sem graça, nn gostei do desfecho e o relacionamento deles era sem graça também.
livro sem sal e sem tempero.
depois que me liguei nas problematicas do livro e da autora, gostei menos ainda.
Isabelle.Stofel 23/06/2021minha estante
li quando era pré adolescente e gostei dms, quais as problemáticas da autora??

Bebel 23/06/2021minha estante
Eu li qnd era adolescente achei maravilhoso, voltei a ler depois de qse 6 anos e fiquei "mds isso é uma fanfic basicona".

gio 23/06/2021minha estante
Há um tempo atras todo mundo no twitter tava falando como a autora se apropria de diversas etnias (não só nesse livro) e nn se aprofunda nelas (nos costumes, cultura, etc), por exemplo nesse livro, o Park é asiatico, mas ela basicamente só usa isso como aesthetic.

gio 23/06/2021minha estante
Há um tempo atras todo mundo no twitter tava falando como a autora se apropria de diversas etnias (não só nesse livro) e nn se aprofunda nelas (nos costumes, cultura, etc), por exemplo nesse livro, o Park é asiatico, mas ela basicamente só usa isso como aesthetic, além do park tem uma descrição ultra mega estereotipada.

alicendf 23/02/2021minha estante
não vou ler a resenha pq qro ler o livro, mas sou sua fã número um! me da um salve? ?

Mila 23/02/2021minha estante
Salve kkkkkkkkkk

Dudinha89 23/02/2021minha estante
Gostei muito do seu ponto de vista e concordo com o que disse , acho que provavelmente vai ter um segundo livro para que mostre o final do casal e de sua família.

alicendf 23/02/2021minha estante
obg pelo salve mestre suprema ???

najilarosa_ 19/10/2021

Horrível
Horrível. Horrível. Horrível. Horroroso. Horrível. Horrível. Horrível.

Leitura muito arrastada, gordofobia romantizada, terminei esse livro na força do ódio porque na época não existia bookredes para recomendar bons livros e tudo que tinhamos era essa bomba e livros do joao verde.
Anna 20/10/2021minha estante
"Essa bomba e livros do joao verde" kkkkkkk não mentiu

najilarosa_ 20/10/2021minha estante
juro viu amiga kkkkkk ainda bem que o tiktok trouxe o booktok

Janann 20/10/2021minha estante
Tb odiei, decepcionada fiquei!

brilhante 31/10/2021minha estante
JOÃO VERDE KKKKKKKKKK

Leticia_gg 28/02/2018

PUNK & VIOLINO
Eleanor & Park é um livro de timing. Pegá-lo no momento errado (ou pelo motivo errado) pode ser desastroso para a leitura. Peguemos o meu caso, por exemplo. Comprei a edição física desse livro no início de 2016, em uma promoção, e, depois de quatro capítulos, eu o larguei de lado. Simplesmente não conseguia entender como tantas pessoas amavam aquela história. Ela era tão... Igual a tudo. Dois adolescentes se apaixonam. Beleza, quem nunca viveu algo assim?

Dei um tempo. Dois, três meses. Tentei ler novamente e, mais uma vez, abandonei depois de quatro capítulos. Esse abandono se repetiu por mais duas vezes até que, dois dias atrás, eu o peguei novamente na prateleira. O motivo não foi nem tão nobre: eu ia ao médico e precisava de uma distração. Um livro com o qual eu não tivesse muito compromisso, porque, se eu me cansasse, era só largar.

Ou, pelo menos, eu pensei assim no começo. Até que eu passei do quinto capítulo.

Eu não seria hipócrita de dizer que Eleanor & Park é o tipo de livro sem defeitos que te prende da primeira à última página. Não. É o tipo de livro gradual que cresce diante dos seus olhos conforme as páginas avançam. Como uma música que começa lenta e vai ganhando corpo à medida que se faz ouvir. Como uma fita gravada por um amigo que conhece o seu gosto musical melhor do que você mesmo.

Então, você me pergunta: o que mudou tanto do início de 2016 para cá que te fez insistir até depois do quarto capítulo?

Eu percebi que o comum também pode ser extraordinário.

Esse foi o meu timing. O meu momento perfeito, que me fez perceber que não é só porque vivemos e vemos histórias de amor o tempo todo que elas não podem ser, ao mesmo tempo, comuns e extraordinárias. Entretanto, Eleanor & Park não é só feito de um comum-extraordinário. Ele é feito de aceitação, e, agora, eu estava pronta para aceitar algumas coisas que em 2016 eu não estava. E a primeira delas é que o final podia não me agradar e que tudo bem se isso acontecesse, porque alguns castelos são de fato moinhos de vento.

Se você já ouviu falar desse livro da Rainbow Rowell, também já deve ter ouvido opiniões bem conflitantes a respeito do fim do livro. Alguns amam e defendem; outros odeiam e desejam que o livro vire pó. Amar ou odiar são os riscos que você abraça ao iniciar a leitura e, em 2016, eu não estava pronta para abraçá-los. Eu não estava pronta para aceitar que um final podia não ser tão feliz, porque eu estava precisando de finais felizes. Naquela época, eu não conseguia ver que, talvez, um final não precisasse ser feliz - segundo os meus critérios, baseados no universo da Disney - para ser bom.

Acho mesmo que a melhor comparação para explicar a leitura desse livro é dizer que lê-lo é como ouvir um álbum composto pelos mais diferentes gêneros. Alguns capítulos são como ouvir música no violão, tomando sorvete, no fim de uma tarde tranquila. Outros são um show de rock lotado, daquele tipo que, por mais que você grite, ninguém nunca vai te ouvir.

Se você não estiver pronto para o álbum, não vai saber apreciar as canções.

[...]

[RESENHA COMPLETA NO SITE]

site: https://grupocanetatinteiro.com.br/resenha-26-punk-violino/
Carol Abrantes 28/02/2018minha estante
Adorei as analogias. Resenha excelente. Parabéns!

Leticia_gg 01/03/2018minha estante
Obrigada! :)

Joohn Bastos 14/03/2018minha estante
Adorei sua resenha. Tive a mesma impressão do livro e só o comprei por ser barato. Impressionante como estou gostando, li cerca de 1/3 e só melhora. Obrigado pela resenha.

Leticia_gg 18/03/2018minha estante
Que bom que gostou! :)

Mayzinha7271 09/07/2020

Decepcionada
O livro em si é perfeito, história envolvente, tem uma coisa legal assim , mas chega no final se decepciona , nao pq ficou ruim , mas pq sla esperei por mais , o bom é que da pra fazer uma continuação , mas o ruim é esperar ela vir
Anna 09/07/2020minha estante
Te entendo,o final achei meio sem sal

Denise420 09/07/2020minha estante
nossa, me decepcionei demais com o final! li em 2013 e pelo visto não vem continuaçao... tinha visto até uma materia que sairia um filme, mas né?! 7 anos depois estamos aqui.

Mayzinha7271 09/07/2020minha estante
No google, tem umas materias que vai ter um filme do livro , provavelmente vao mudar o final , acho que pode melhorar um pouco , pq de vdd , esperava bem mais desse final

Anna 09/07/2020minha estante
Tomara que o filme melhore o final pq o final do livro deixou a desejar o livro todo é ótimo só o final que n deu,