Austenlândia

Austenlândia Jane Austen
Shannon Hale

Resenhas - Austenlândia

@umaleituraenadamais 15/02/2021

Tão divertido quanto o filme
Assisti o filme desse livro antes. Até aí, normal. Quem nunca. Mas a experiência de quem ler o livro sabe que sempre a muito mais a ser dito e foi muito, muito mais divertido. Risadas são garantidas nessa leitura. Recomendo? Demais!

taminasc 31/01/2021

Leve como a sessão da tarde...
O livro demorou um pouco para engrenar para mim, como se ele seguisse a confusões da protagonista, mas quando ela se formou em suas próprias convicções o livro também seguiu por um rumo melhor.
Jane recebe de herança da tia-avó férias na Austenlandia, lugar onde as pessoas vão para fingir que vivem na época da regência, no meio dos livros da Jane Austen, para Jane essa era a oportunidade de ver que a sua obssessiva admiração pelo Sr. Darcy era fruto de uma ficção e assim vir para o mundo real. Lá Jane se vê em meio ao mundo que sempre sonhou, e vive em conflito com a sua realidade.

Gabi 26/01/2021

Austen no séc XXI
Austenlândia é o sonho de toda fã de Jane Austen, lá você pode encontrar os bailes memoráveis, os modos encantadores e até mesmo as paixões de tirar o fôlego.
Jane é uma dessas fãs, e após um inesperado "presente" de sua tia avó Carolyn, ela embarca nessa aventura, e sonho, que a Austenlândia representa como sendo sua despedida das expectativas e fantasia que os romances de Austen trouxeram a sua vida.
Ao decorrer dos dias, a realidade se confunde cada vez mais com a atuação e Jane acaba descobrindo mais de si em três semanas de mentira do que em todos os outros anos no mundo real.
O livro é perfeito, o tipo de romance que te deixa suspirando, com declarações de amor e o desejo infinito de fazer parte da história, entrar nela de cabeça e viver não a Austenlândia, mas o incrível romance que nasce nela.
Para Jane Hayes, foi a sua tentativa de se despedir da fantasia e entrar de cabeça na realidade. Mas para mim, foi um motivo a mais para me apegar a fantasia.

Grazi 20/01/2021

Um triângulo amoroso não convencional.
Este é um livro fácil de ser ler. Divertido, bom pra passar o tempo. Tanto que essa é a segunda vez que o leio.

Jane é uma ótima personagem. Ela retrata a mulher desesperada pelos romances que todas temos dentro se nós. Então, quando ganha a oportunidade de vivenciar esse romance em forma de férias de luxo, como não aceitar?

Durante o livro, fiquei o tempo inteiro me perguntando o que era "real" ou o que era "atuação" e isso deixou tudo mais divertido. O final é fofo e engraçado, fechando com chave de ouro.

O único ponto negativo é que, em certas partes do livro, onde descrevem a rotina ou quando os personagens tem conversas frívolas (que a autora faz questão de escrever) o livro se torna bem tedioso.

Conceicao.Sanchez 15/01/2021

A história é menos complexa que a do segundo livro com a mesma temática e autora. A história tem bastante romance e boas risadas!!

Deh 11/01/2021

Só ameiii ?
Resolvi ler por causa do filme e achei bem fofo esse romance.

Mar 14/12/2020

Podia ser melhor, algumas coisas não foram tão desenvolvidas quanto eu gostaria. Mas ainda assim é divertido.

@literariame 01/07/2020

Jane Hayes é uma mulher de 33 anos com uma obsessão: Mr. Darcy. Ok, talvez seja melhor dizer que a obsessão se estende aos romances de Jane Austen, mas ela com certeza estava mais focada na existência de um homem tão perfeito quanto Mr. Darcy.

Quando sua tia avó morre, Jane recebe um presente um tanto inesperado: férias no Pembrook Park. Pelo pouco de informação que Jane encontrou sobre o lugar, ela percebeu que era uma imersão no mundo de Austen.

As clientes deveriam se vestir e se portar como se estivessem em 1816. Eram férias com direito à uma mansão e um romance.

Jane decide ir e passar suas últimas três semanas fantasiando com Mr. Darcy para então, deixá-lo ir.

A mulher se vê no lugar e na época que sempre sonhou e se encontra dividida entre fantasia e realidade. E ela perceberá que deixar Darcy para trás não é tão fácil assim

Eu já tinha assistido ao filme algumas vezes e era completamente apaixonada por ele. O livro possui alguns detalhes divertidos e importantes a mais, mas confesso que gosto do filme um pouquinho mais.

A história é diferente de tudo que já li, o clima do livro é uma delícia e muito engraçado.

Nina @vicioseliteratura 19/06/2020

Bem vindos a Austenland
Eu já havia visto o filme (e na época nem sabia que era um livro) mas nunca me passou pela cabeça lê-lo até que surgiu a oportunidade de eu ter ele em minhas mãos.
Gostei bastante da história do livro. Assim como a protagonista, as vezes me perdia na fantasia e esquecia que os personagens estavam fingindo estar em outro século, pois parecia mesmo ambientado XIX. Para mim, parecia que Jane voltou no tempo e estava perdida no meio da aristocracia britânica fingindo ser quem não era, mas e tão eu lembrava que em Austenland todos eram atores (e até quem não era tinha que tentar ser). Simplesmente adorável. Vou correndo procurar o filme para ver de novo.

vitoriamsilva 04/06/2020

Leve e rapidinho de ler!
Insta literário: @viajandoporpags

Austenlândia é uma história atual que pode ser considerada um presente para os fãs da Jane Austen. Nele, conhecemos Jane, uma fã da Austen obcecada pelo Sr. Darcy e que vive uma vida parada em Nova York. Até então, tudo bem. O problema é que essa obsessão dela por um personagem, a faz procurar em todos os rapazes que se aproximam, características semelhantes as dele, em uma comparação bizarra.

Para dar um fim nisso, ela decide aceitar a jornada de passar 3 semanas na Austenlândia, uma espécie de hotel na Inglaterra, onde todos vivem como uma pessoa do século XIX, atuando como personagens da Austen. A intenção maior da Jane é usar dessas 3 semanas como um período intenso pré adeus de toda essa fantasia que criou em sua cabeça.

Estava super ansiosa com essa leitura, por sentir falta de assistir o filme. Se você assim como eu quiser matar a saudade da mesma forma, já adianto: não tente. Existem muitas semelhanças, claro, mas parecem duas histórias diferentes (como sempre ocorre). O enredo em si é interessante, mas não espere muito romance, é nítido que o foco se conserva no crescimento pessoal e amadurecimento da Jane como mulher.

O início é um pouco chato, confesso, a Jane me irritou por ser uma mulher adulta e agir em alguns momentos como uma adolescente. Porém isso foi mudando a medida que conhecíamos uma parte do passado dela ao longo da leitura e começamos a compreendê-la melhor, fora que ela realmente evoluiu ao longo do livro. Com diálogos espirituosos e uma história peculiar, esse é um daqueles livros que dá pra ler em uma sentada, super rapidinho e ótimo para passar o tempo!

Ju 01/06/2020

ADOREI!! Livro simplesmente gostoso de ler! A modernidade dentro do mundo de Jane Austen trouxe leveza e humor para as páginas. Quem é viciado em Austen PRECISA ler!!

Juliana 06/05/2020

Para as fãs de Mr. Darcy
Como fã da Jane Austen e principalmente de Orgulho e Preconceito estava com bastante expectativa quanto a esse livro. E, talvez por isso, tenha saído frustada. A história é bem surreal, mas essa já era a proposta do livro, ok. No entanto, o final ultrapassa bem a ideia de surreal e eu achei bem forçado. Não deixo de recomendar o livro que é bem leve e nos mostra alguns incômodos da era regencial.

Mia Fernandes 03/05/2020

Como não sonhar em viver um dia neste mundo Austelandioso?
Tenho que dizer primeiramente que nunca tinha mergulhado no mundo de Jane Austen e também nunca li nenhuma de suas obras. Mas, romântica do jeito que eu sou é claro que já assisti as inúmeras adaptações cinematográficas, como “Orgulho e Preconceito” e “Razão e Sensibilidade”. Aquele mundo de bailes, flertes contidos, vestidos rodados e cheios de babados, e principalmente, cavalheiros refinados e sotaques britânicos... Como não sonhar em viver um dia neste mundo Austelandioso? Shannon Hale nos proporciona esta viagem gratuita através de Austenlandia.

Jane Haves é uma mulher adulta de 33 anos, independente, com a carreira estabilizada e mora em Nova York. Tudo lindo né, se não fosse sua obsessão romântica que sempre arruinava a sua vida social. Ela é fã de Austen, não uma poser qualquer, mas aquela que desde os 16 anos está num relacionamento passional – e claro não correspondido fisicamente – por Sr. Darcy, o personagem mais famoso e marcante criado pela autora. E o homem que encarna este ser, é o nada mesmo que o ator inglês, Colin Firth. Agora, me diz que homem humano poderia competir com um personagem literário? Jane com suas grandes expectativas em seus parceiros acaba sempre colocando os pés pelas mãos. Pois nenhum poderia ser Darcy e muito menos os relacionamentos de hoje em dia poderiam ser baseados nos romances de Austen.

Cansada das decepções amorosas e dos péssimos homens que cruzaram a sua vida, Jane está decidida a fechar a fábrica para o amor e viver a sua fixação com a série da BBC Orgulho e Preconceito. Pois esse sim era um relacionamento que nunca iria machucá-la.

“A terra dos contos de fadas era um ligar seguro onde andar, arrumar problemas, entender a situação e sair sem arranhões.”
Numa visita de sua mãe, com que mantém o contato estritamente básico, acompanhada pela tia avô, Carolyn, que apesar de sua fragilidade física acaba descobrindo o grande segredo de Jane: obsessão por Sr. Darcy. E durante o almoço, ela faz com que Jane comece a mudar certos conceitos de sua vida. E rever esta “doença”.

E para a surpresa de Jane, no testamento da sua tia avô que viera a falecer, esta lhe deixou uma viagem com tudo pago para Pembrook Part, em Kent, na Inglaterra. Local este onde as mulheres passam 23 dias vivendo como se estivessem na época de Austen. Perfeito, para uma aficionada por Austen, né? E que herança peculiar, produção?

Mesmo com receio, ela aproveita as férias gratuitas, e finalmente poderá viver a sua fantasia por completo. Será a maneira perfeita para dar adeus a Sr. Darcy. Fechar este ciclo longo de sua vida em alto estilo. Pois lá, ela terá que se vestir, falar e se comportar com todos os trejeitos tal como uma jovem do ano de 1816, e ainda poderá usufruir de um romance a la Austen. Já podemos prever que não vão faltar aventuras e muitas confusões para Jane. Pois como separar a realidade da fantasia? E será realmente tão fácil se adaptar aquela época? Pois, em Austen você não tem celular, internet e muito menos água encanada! O que te resta a fazer? Bordar, bordar, caminhar...

A autora criou uma história não somente para os fãs do mundo de Austen e de seus personagens, mas também para aqueles que gostam de um bom romance. Pode até parecer água com açúcar, mas quando a protagonista finalmente tem a chance de viver a sua fantasia, ela começa a perceber que tudo que imaginou não é bem como ela idealizou. E até onde a realidade se encaixa naquele mundo? Com fantasia e realidade misturadas será que Jane está pronta para desistir dos homens e de Sr. Darcy? Ou preparada para ter um relacionamento verdadeiro e real?

Venha para Austelandia, curtir seus 23 dias de férias e alguns passeios com cavalheiros bem afeiçoados e um tal de Darcy, para bailar contigo, que tal?

p.s: Este livro tem a sua versão cinematográfica! Que eu simplesmente AMEI! Confesso que vi o filme primeiro, mas que ambos estão muito bons :D Algumas mudanças no roteiro, mas que nada ofusque ou faça o corpo de Austen se revirar no túmulo XD

XOXO
Mia Fernandes.