Austenlândia

Austenlândia Jane Austen
Shannon Hale

Resenhas - Austenlândia

Eduarda Sampaio 11/04/2014

É um livro bom, mas poderia ter sido excelente.
A leitura é rápida, fluida e divertida, especialmente para os fãs de Jane Austen, já que várias são as referências feitas a sua obra. Em um dos trechos do livro, por exemplo, Jane, depois de ter sido momentaneamente rejeitada por seus pretendentes, afirma que se recusa a ser Fanny Price, referindo-se a uma das heroínas mais sem graça criadas por Austen. Em outro trecho do livro, ela afirma que seu vestido está com 15 centímetros de lama, numa referência que os leitores de Orgulho e Preconceito com certeza entenderão.

Apesar de a ideia por trás do livro ser excelente, ela não é bem desenvolvida, especialmente no que diz respeito aos personagens, o que faz com que o leitor nunca se envolva completamente com a história, mesmo que ela seja indubitavelmente engraçada e divertida. Ao final do livro, ficamos com uma sensação agridoce de que gostaríamos de saber mais sobre aqueles personagens, conhecer melhor suas personalidades e motivações.

(para ler a resenha completa, clique no link)

site: http://maquiadanalivraria.blogspot.com.br/2014/04/austenlandia-shannon-hale.html

Jacqueline 09/04/2014

nota: 3,5
Jane Austen sem dúvida influenciou e muito o meu gosto pela leitura. Orgulho e Preconceito sempre será meu favorito eternamente, e Mr. Darcy fará parte das minhas paixões literárias até eu estar banguela e com 60 anos. Quando coloquei meu olhos nessa capa foi paixão à primeira vista. Como não se apaixonar por um livro que te faz revisitar o mundo (mesmo que seja fake) de OeP?
Por ter depositado muitas expectativas, acabou que a história não correspondeu a toda minha euforia. Ainda assim foi um romance deliciosamente divertido de ler.

" Aqui estava ela em um novo começo, com os dedos encolhidos na beirada do trampolim. Estava pronta para mergulhar. Adeus para a lista estranha de namorados numerados e para a intensidade mutante e inspirada por Austen que a levara de um fim a outra. Ela estava confiante de que essas férias, ao contrário de qualquer um dos relacionamentos anteriores, teriam um final feliz."

Jane Hayes, uma nova-iorquina de 33 anos, nunca perdeu a esperança de que seu Colin Firth (ator que interpreta Mr. Darcy na adaptação de OeP) da vida real está lhe esperando para viverem um romance digno dos livros de Austen. Porém, na vida real seus namoros são uma sucessões de fracassos, deixando-a prestes a desistir completamente dos homens.
Contudo, ela é surpreendida na abertura do testamento de sua tia, que lhe presenteia com uma viagem de férias para Austenlândia, onde todos precisam se portar como se estivessem em uma obra da famosa escritora. Será que Jane viveria seu conto de fadas?

A narração é feita em terceira pessoa, o que me impediu de embarcar completamente na história e me conectar emocionalmente aos personagens. Teria sido muito melhor se a autora tivesse utilizado a narração em primeira pessoa, já que o narrador não possuía múltiplos pontos de vista.
A estadia de Jane em Austenlândia me passou a impressão de ter sido mal aproveitada. Hale perde um tempo relativamente grande narrando as conversas entre Jane e uma outra moradora, quando poderia focar mais no romance e nas reviravoltas, que infelizmente ficaram aquém do esperado.
Mesmo não sentindo aquela conexão, foi impossível não me afeiçoar a Jane, e torcer pelo seu final feliz. Afinal, quem nunca sonhou em ter um Mr.Darcy pra chamar de seu?

No quesito humor o livro não fica devendo nadinha. Apreciei muito as tiradas inteligentes que a autora fazia ao comparar Jane com outras mocinhas de Austen, e também os personagens secundários, com destaque para a Srta. Charming.
Outro toque super engraçado foi a lista de namorados numerados por Jane, no início de cada capítulo. Dá pra entender o porque da bichinha ter se tornado tão desiludida no amor de uma hora pra outra rs

" Você não precisa decidir nada agora. Se me permitir ficar perto de você por um tempo, poderemos ver (...) E se eu não fizer você a mulher mais bonita do mundo todos os dias da sua vida, então não mereço estar perto de você"

Pra quem já devorou a maioria dos livros da Austen - como eu - será uma viagem no tempo, já que muitas personagens são citadas, e os atores de Austenlândia precisam obrigatoriamente utilizar a linguagem regencial. As menções aos romances são claras, e até quem não leu nadinha da diva Austen, certamente não se sentirá perdido.
Se o início do romance foi um pouco morno, e sem muitos acontecimentos surpreendentes, as últimas 30 páginas foram de fazer qualquer um suspirar. Eu não esperava por uma reviravolta nos 45 do segundo tempo, e não conseguia desgrudar das páginas. Adorei o final, mesmo o romance não ser daqueles de soltar faíscas.

Os fãs de Austen certamente se deliciarão com essa comédia romântica pra lá de divertida. Recomendo.
César 10/04/2014minha estante
excelente,Jacqueline.

MiCandeloro 03/04/2014

Simplesmente demais! Virou meu xodózinho!
Oi gente, vim prestar contas sobre o Desafio Fuxicando sobre Romance de Época de Março. Neste mês o objetivo era ler um romance de época com uma capa bem bonita. Então, trago para vocês a resenha de Austenlândia, de Shannon Hale, um dos lançamentos recentes da Editora Record.

Sinopse: "Jane Hayes tem 33 anos e mora na Nova York atual. Bonita, inteligente e com um bom emprego, ela guarda um um segredo constrangedor: é verdadeiramente obcecada pelo Sr. Darcy. Embora sonhe com ele, os homens reais com os quais se depara são muito diferentes dos que habitam sua fantasia. Justamente por isso, ela decide deixar de lado sua vida amorosa e aceitar seu destino: noites solitárias aconchegada no sofá assistindo a Colin Firth em seu DVD. Porém, esses não são os planos que sua rica e velha tia-avó Carolyn, tem para a moça. A única a descobrir o segredo de Jane deixa, em seu testamento, férias pagas para a sobrinha-neta na Austenlândia. A ideia é que Jane tenha uma legítima experiência como uma dama no início do século XX e consiga se livrar de uma vez por todas de sua obsessão. Contudo, para isso, ela terá que abrir mão do celular, da internet e até do uso de sutiãs em troca de tardes de leitura, espartilhos e... a companhia de belos cavalheiros."

Quem aqui é apaixonada por Jane Austen, Orgulho e Preconceito e, principalmente, pelo Sr. Darcy? Sei que muitas donzelas continuam suspirando por esse personagem que, posteriormente, foi interpretado por Colin Firth numa versão produzida pela BBC.

Jane Hayes não é assim tão diferente dessas milhares de fãs. Aos 33 anos continua solteira e sonhando acordada com um príncipe que não existe. Sua tia-avó, Carolyn rapidamente percebe a situação e incentiva Jane a fugir do seu conto de fadas e procurar por um homem de carne e osso que seja possível de amar. Mas seus esforços restam infrutíferos.

Infelizmente, pouco tempo depois, Jane recebe a notícia acerca do falecimento de Carolyn, porém, para seu total espanto, descobre fazer parte do testamento da velhinha rica. Será que a tia tinha lhe deixado uma pequena fortuna? Será que finalmente ela poderia se mudar para um apartamento com ar-condicionado?

Mas não, Carolyn lhe deixou uma herança peculiar: um pacote de férias não reembolsável, com direito a passagens de primeira classe e hospedagem durante três semanas no Pembrook Park, em Kent, na Inglaterra.

"Pembrook Park, Kent, Inglaterra. Entre na nossa casa como um convidado e permaneça por três semanas, apreciando a hospitalidade e os costumes do país - uma visita para um chá, uma dança ou duas, um passeio no parque, um encontro inesperado com um certo cavalheiro, tudo culminando com um baile e, talvez, algo mais. Aqui o Príncipe regente ainda governa despreocupadamente. Sem roteiros. Sem finais escritos. Férias que ninguém mais pode oferecer." (Tradução livre).

Nada mal para uma amante de Jane Austen hein? Imaginem só que fantástico seria poder fazer uma imersão de três semanas na Inglaterra, se vestindo de acordo com a época e fingindo viver no ano de 1816? UAU! Eu ia amar.

"É imperativo que esses costumes sejam seguidos à risca. Pelo bem dos nossos convidados, qualquer pessoa que flagrantemente desobedeça essas regras será convidada a ir embora. Imersão completa no período da Regência é a única maneira de realmente experimentar a Inglaterra de Jane Austen."
(Tradução livre).

Jane, por sua vez, ficou meio ressabiada de início, afinal, ela havia decidido (novamente) desistir dos homens completamente, já que nunca teve sorte no amor e seus últimos treze namoros (sim, treze!) foram um fracasso.

Quem sabe a ida à Kent não poderia ser uma despedida à altura? Ela aproveitaria para, pela última vez, mergulhar na sua fantasia de época, e quando voltasse para casa, baniria todos os homens da sua vida, inclusive o Sr. Darcy. Quem sabe ela até jogaria todos os DVDs e livros da Austen fora? Hein?

"Mas que droga", ela sussurrou para si. Em todos os anos em que Jane fantasiou sobre Austenland, ela nunca considerou como, uma vez lá, ela se sentiria tão deslocada." (Tradução livre).

E quem diria que no fim, aquela vida de fantasia proporcionaria a Jane uma boa dose de realidade?

Querem saber o que vai acontecer? Então leiam!

***

Ouvi falar de Austenlândia há uns meses e fiquei seduzida pela sinopse e mortalmente curiosa sobre como seria viver literalmente um romance de época. Minha vontade de lê-lo foi tanta que não esperei pelo lançamento no Brasil e li em inglês mesmo. Pelo visto, realmente me viciei neste gênero literário. Obrigada Pah, de novo.. hehe.

Quando comecei a leitura não sabia muito o que esperar, mas já caí na risada quando vi que o livro começa com uma dedicatória para Colin Firth. De início, fiquei levemente irritada com a postura de Jane na história. Ela é aquela típica mocinha extremamente romântica e iludida na vida, tendo crescido acreditando em contos de fadas e felizes para sempre. Nós sabemos que a realidade é cruel, ainda mais com pessoas desse tipo, então nem preciso dizer o quanto Jane já sofreu de desilusões amorosas, né, porque foram muitas. Coitada.

Assim que surgiu a oportunidade para ela ir para Austenlândia jurei que Jane finalmente mergulharia de cabeça em sua fantasia, vivendo-a em sua plenitude e se curando de toda a fixação que tinha pelo Sr. Darcy e pelos livros de Jane Austen, mas o engraçado é que meio que aconteceu justamente o contrário. Por mais que a Jane tivesse a cabeça nas nuvens no mundo real, bastou ela pisar no mundo de fantasia para acordar e perceber que nada daquilo fazia parte de sua realidade.

Como se acostumar com tantas regras e limitações, conversas fiadas e vazias, costumes sem sentido? Como fingir algo que não se é? Por mais encantadores que os romances de época pareçam ser, a realidade daquela época era difícil, ainda mais para as mulheres. Nesse sentido, compreendo totalmente Jane e acho que o mesmo teria acontecido comigo. Afinal, suspirar por eles no conforto do lar é fácil, mas vivenciá-los.. hum, o furo acaba sendo mais embaixo.

Eu não sou nenhum pouco entendedora de romances de época. Tenho aprendido vagarosamente algumas coisas com amigas, mas pude perceber no texto da autora inúmeras referências a grandes clássicos. Talvez, para quem é apaixonado pelo gênero e já tenha lido muitos livros, essa história faça ainda mais sentido, já que vocês conseguirão conectar todos os fios da meada. Mas não se preocupem, não é pré-requisito ser entendedor do assunto. Eu não sou e me diverti assim mesmo.

Não sei como está a edição brasileira e estou doida para botar as minhas mãos nela, principalmente por causa da capa maravilhosa escolhida pela Record, mas na edição que li a narrativa era em terceira pessoa e se intercalava entre momentos ocorridos no passado e no presente deixando a leitura bem dinâmica. Uma coisa que gostei bastante foi o fato da Shannon ter inserido durante a trama pequenas informações sobre todos os ex-namorados de Jane. Assim, pude ter um vislumbre melhor acerca de todo drama vivido pela personagem.

Outra coisa que adorei foi a mudança de ritmo na história. Eu comecei lendo Austenlândia achando que fosse encontrar um romance água com açúcar bobo, mas me deparei com uma história que fala sobre autodescoberta, amadurecimento e a busca pela nossa verdadeira essência. Como Jane é muito maluquinha, ela nos delicia com ótimas cenas de humor e, além disso, a autora nos propicia pitadas de mistérios na trama. Durante boa parte da narrativa Jane e eu ficamos confusas sem saber o que era real e o que fazia parte da encenação dos atores que trabalhavam em Austenlândia. A situação às vezes ficava tão bizarra que Jane tinha a sensação de estar participando de um reality show.

O final é tãooo lindo. Fiquei tão orgulhosa da virada que Jane deu em sua história e do quanto ela mudou depois da experiência que vivenciou. Será que Jane finalmente encontrou o amor? Isso não posso dizer, mas posso contar que o desfecho foi lindo e muito romântico. Para os amantes de romance de época, Austenlândia é leitura obrigatória.

Procurando na Amazon, descobri que a autora escreveu outro livro nesta mesma temática, chamado Midnight in Austenland: A Novel. Não preciso nem dizer que fiquei doida para ler e espero que ele seja lançado logo no Brasil.

Resenha originalmente publicada em: http://www.recantodami.com/2014/03/fuxicando-sobre-romance-de-epoca-desafio-de-marco-resenha-austenlandia.html

Gisele672 29/03/2014

Para Fanáticas por Mr. Darcy

Um Livro para fãns do Mr. Darcy! Imagine que você é tão apaixonada pelo Mr. Darcy de Orgulho e Preconceito que nenhum homem real consegue superá-lo, pois assim é a vida amorosa de Jane Hayes. Por ser tão fracassada sentimentalmente, Jane recebe de herança de sua tia, uma imersão completa no mundo de Jane Austen num lugar chamado Austenlândia. Chegando lá Jane começa a duvidar do que são sentimentos reais ou fantasia.O livro é ótimo, leve e rapidinho de ler, ótimo para os fãns da obra de Jane descobrir quem são as inspirações dos atores.

Clara 26/03/2014

Decepcionante
Qualquer livro que dê alusão a Jane Austen e/ou a Orgulho e Preconceito vai chamar minha atenção.
Com ''Austenlândia'' não foi diferente. A história gira em torno de Jane Hayes, uma americana de 33 anos, que culpa o Sr. Darcy (personagem principal de ''Orgulho e Preconceito'') por seus namoros fracassados. Quando Jane recebe como herança de uma tia-avô três semanas de férias com tudo pago para Austenlândia, na Inglaterra, percebe a chance de entrar no mundo de sua história favorita e poder voltar para NY preparada para um relacionamento real e sem Darcy em sua vida.

A sinopse chamou minha atenção por ser baseada em uma história tão famosa e adorada e mesmo assim ser aparentemente bastante original. No entanto, não é tão bom. Antes da metade do livro você já percebe qual será o final que, além de acabar com o quesito surpresa, é também clichê. Foi decepcionante. A melhor parte são as descrições dos locais, costumes e vestimentas que são fiéis aos retratados por Austen em suas obras. Mas quanto aos personagens, eles não geram aquela empatia que você aguarda ao abrir um livro, não são fortes e marcantes e poderiam ser mais bem desenvolvidos. É uma leitura rápida, sem grandes surpresas ou emoções e ao acabar você não sente nada a mais. Simplesmente acabou.

Raffafust 25/03/2014

Os livros de Jane Austen fazem parte de minha vida desde que comecei a curtir romances, e lá se vão bons anos. Que menina apaixonada e sonhadora nunca se imaginou conhecendo um Sr. Darcy ou um Coronel Brandon e sendo feliz para sempre? Os personagens perfeitos de felizes para sempre invadem nossos inconscientes e é comum que no dia a dia quando tudo dá errado com o sexo oposto, foquemos no fictício, afinal ele é lindo e bom caráter.
No livro de Shannon Hale a protagonista tem 33 anos, trabalha muito, ganha pouco e é solteirona. Não sai com ninguém há um tempo e ainda tem que aguentar a mãe super compreensiva lhe jogando na cara as escolhas erradas e a falta de grana.
Quase sempre o que mais ama fazer da vida é fugir dela, se escondendo em um mundo perfeito seu onde assiste " Orgulho de preconceito" da BBC com Colin Firth sebdo Mr . Darcy e sonha que tenha alguém como ele.
Na busca pelo namorado ideal , ela não só exige um Sr. Darcy mas também não tem muita sorte com os namorados surreais que arruma. No livro a cada capítulo temos uma história dela com um namorado e como terminou . Achei muito engraçada as histórias e me reconheci em algumas.
Quando Jane Hayes - sim, ela tem o mesmo nome de Austen - fica sabendo que sua tia avó morreu e lhe deixou uma herança ela corre para receber já pensando em uma aposentadoria precoce, contudo o que ocorre de verdade é que a senhorinha lhe comprou uma passagem e estadia para ela ir de Nova York a Londres ficar 3 semanas em Austenlândia, um lugar que se existisse teria fila de espera.
Em dúvida entre ir ou não, ela acaba embarcando nessa aventura onde por 3 semanas ela ganha um novo nome e volta a 1800 , obviamente tendo que esquecer todas as tecnologias de hoje - eu ia me coçar tendo crises de abstinência!
Entre a ficção e a realidade ela vai se encantar e se decepcionar com o lugar mas vai aprender a crescer e encarar a vida e os amores de outra forma.
Um livro muito fofo e de uma leitura deliciosamente rápida. Afinal quem nunca sonhou com o Mr. Darcy que atire a primeira pedra!

Jéh 19/03/2014

Expectativas demais
Comprei o livro no dia em que soube do lançamento.
Sendo absurdamente fã de Jane Austen, e como a maioria, tendo como favorito Orgulho e Preconceito, assim que li a sinopse fiquei eufórica.
Acredito que exatamente por estar com tantas expectativas, o livro me decepcionou um pouco. Eu esperava mais da história, achei os personagens pouco desenvolvidos, não consegui me apaixonar por eles, me envolver ou torcer, e fiquei com a impressão de saber pouco sobre eles. Terminando de ler o livro eu não conseguia parar de pensar em como a ideia podia ter sido melhor aproveitada e desenvolvida.
É um livro curto, de fácil leitura, gostoso de ler, leve, e uma boa pedida para fãs de Jane Austen. Porém, acredito que o ideal é lê-lo sem grandes expectativas, esperando um livro leve que aborda um tema que amamos.
Apesar de tudo que descobrimos lendo, eu adoraria ir para Austenlândia.
Daniela742 27/03/2014minha estante
Estou lendo o livro e concordo com vc... O tema poderia ser muito mais desenvolvido. Mas é leve, fácil de ler... Tbem me imagino indo para Austenlândia.
Amo Orgulho e Preconceito, mas o meu favorito é Persuasão.
Beijos. :)

Bárbara 28/07/2014minha estante
é... também acho que você resumiu bem o que pensei sobre o livro :)