O Livro dos Espíritos

O Livro dos Espíritos Allan Kardec

Resenhas - O Livro dos Espíritos

Alexandre.Cozzolino 10/01/2021

Imprescindível
O Livro dos Espíritos é uma "coletânea" de mais de 1000 perguntas e respostas sobre diversas áreas da vida do espírito, e orienta o leitor dentro das crenças do espiritismo.
Considero este um livro fundamental para aqueles que são curiosos sobre o espiritismo. Ensinará ao leitor sobre o que se baseia o espiritismo.

Just Mike 22/03/2020

Muito Bom!!
O livro dá um "boom" na sua cabeça. Te abre o leque de conhecimento para outro mundo. Me senti como uma criança quando descobre que Papai Noel não existe. Conforme você vai lendo, vai automaticamente refletindo sobre si mesmo e imaginando em que grau de aperfeiçoamento você se encontra.
É um livro pesado que vai embaralhar sua mente e mexer com tudo aquilo que você até hoje acreditava ser absoluto.

Mayra Severo 26/02/2010

Especial!
Antes de mais nada é um livro em que todos deveriam ler despidos do preconceito. Independente de sua religião, nem que seja por curiosidade. Tenho certeza que o conteúdo vai surpreender e muito mais: ESCLARECER!

Uma das melhores obras do século XIX!

A

lady day 30/03/2022

Para Refletir
Esse livro é claramente mais uma consulta do que uma leitura que se faz na íntegra.

Através dele, se consegue tirar muitas duvidas sore o mundo espiritual, duvidas até que a gente nem sabe que tem...

amandabcca 25/12/2022

Te amo Kardec.
Na minha opinião, é o livro de mais fácil entendimento dele. Onde os ensinamentos são mais compreensíveis. Recomendo!!

Raphs 22/01/2023

Interessante
Eu não me considero uma pessoa espiritualista, não possuo religião mas sou alguém que acredita em Deus. Eu gostei da obra, não vou aqui me atentar a questões de veracidade ou não apenas ao fato de que é uma obra que prega o amor e a evolução dos seres humanos como individuo e sociedade. É obvio que o livro é muito mais que isso, ele também tem como objetivo esclarecer o que acontece após nossa morte e até nos explicar o que acontece antes de nascemos(encarnação), aconselho quem nunca leu a dar uma chance, sem preconceito, da mesma forma que aconselharia a ler outros livros com outras crenças e ensinamentos, devemos ler para poder ter senso critico e tirar nossas próprias opiniões.

MHenrickMH 10/10/2020

O espiritismo me ajudou muito, tanto pra superar os momentos mais difíceis da minha vida quanto ao meu melhoramento moral e espiritual. Sonho o dia em que grande parte da humanidade tiver conhecimento do lado espiritual e do espiritismo, a maldade e a ignorância no mundo com certeza será cada vez menor e o amor e o perdão prevalecerá entre nós.

Yuririn 10/09/2020

O livro é composto por perguntas e respostas, mas senti que, em alguns capitulos, uns questionamentos eram parecidos entre si e por isso levavam a respostas semelhantes tambem, logo essas partes foram um pouco cansativas para ler. Mas, na maior parte, o livro é muito bom pra aprender os conceitos básicos do espiritismo e para quem esta querendo conhecer mais essa religião.

David 14/12/2020

A verdade veio a tona sem retoques ou fantasias...
Quando terminei de ler pela sexta vez cheguei a conclusão de ser este livro tão ou mais importante q a Bíblia...quem passar pelo Planeta e não lê-lo, posso afirmar com toda certeza...essa criatura não viveu...apenas sobreviveu na superfície do supérfluo...
Eis o maior tratado de Filosofia da Terra...

Ricardo_PA 13/09/2012

Puro besteirol espírita
Vou logo avisando: não sou espírita, sou ateu e cético, li o livro apenas por curiosidade.
Sim, o livro tem alguns ensinamentos morais relevantes, mas nada de outro mundo. A maior parte é só um besteirol açucarado, feito para confortar pessoas desprovidas de senso crítico.
O livro fala constantemente em "ciência", "fatos", "provas".. mas sejamos realistas, a "ciência" contida ali poderia enganar o cidadão médio do século XIX, mas atualmente qualquer aluno de ensino médio sabe que muita coisa ali está simplesmente ERRADA! A descrição dos planetas do sistema solar é simplesmente hilária, fruto de ESPECULAÇÃO HUMANA da época. Naquela época, o autor não certamente não imaginava que em pouco mais de um século os seres humanos teriam telescópios, sondas espaciais e outros instrumentos para saber como REALMENTE são os planetas.
Outro ponto bastante ridículo é o teor racista do livro (novamente, tudo de acordo com a ciência humana da época). Simplesmente se admite que certas raças são mais primitivas que outras, num sentido altamente determinista: elas são espíritos inferiores encarnados!
Em resumo, este Livro dos Espíritos, assim como toda a religião/filosofia espírita não tem qualquer relação com a ciência de verdade. É como qualquer outra religião ou filosofia especulativa, inventa-se fatos e tenta-se pautar a vida por eles. O livro tem tantos absurdos e mentiras descaradas que, das duas uma: ou ele foi "inspirado" por espíritos trolls ou foi simplesmente inventado pelo autor, sabe-se lá com que propósitos (fruto de doença mental, talvez?). Eu prefiro mil vezes a verdade, por mais que determinadas ilusões seja, à primeira vista, mais confortadoras.
Ricardo_PA 13/09/2012minha estante
Interessante notar como a Bíblia é tão frequentemente atacada, inclusive aqui no Skoob (tem uma série de resenhas negativas sobre ela). Em comparação, o Livro dos Espíritos e outras peças da literatura espírita parecem ter um ar mais "respeitável"! No fundo, são todos farinha do mesmo saco, meras obras de ficção.

Bruno Oliveira 15/11/2012minha estante
Mas a parte científica não é tão relevante, principalmente porque ela pode ser revista e não é fundamental para os pressupostos espíritas como reencarnação, a existência de deus e outros.

O que seria mais criticável dentro disso que você levante seria a pretensão dessa religião, com o que tem de metafísico e dogmatíco, em ser científica ou se apoiar na ciência, mesmo que essa ciência possa ser transformável.

Bruno Oliveira 20/11/2012minha estante
Pediram-me para esclarecer minha objeção, então vou dizer o mesmo de antes só que de maneira mais extensa. Meu argumento se apoia em dois pressupostos:

1. O espiritismo tem aspectos dos quais não pode abrir mão, como a necessidade de defender crenças religiosas. Uma pessoa, para ser espírita, necessita ter (certas) crenças religiosas. Ela não pode, por exemplo, deixar de acreditar em deus e ser espírita. Portanto, a crença em deus é um elemento invariável e fundamental dessa doutrina. Não pode existir espiritismo sem isso.

2. A ciência, por sua vez, produz teorias completamente variáveis, ou seja, que se transformam com o tempo. Mesmo o método científico muda bastante de um tempo pro outro. Não há, pois, crenças sagradas para o cientista - tudo pode cair e ser substituído por outras crenças, outras teorias, outras leis.

A partir disso é que formulo o meu argumento, que consiste em duas teses:

1. O espiritismo pode se apropriar de crenças científicas, não há problema algum nisso. Bastará mostrar como a crença em questão se adequa com o que o espírita acredita. Nesse sentido, não vejo problema em Kardec ou qualquer um dizer que a ciência é compatível de algum modo com o espiritismo ou se apropriar de crenças, teorias científicas. Acho isso defensável mesmo que essas crenças científicas sejam substituídas por outras, algo que, em tese, deporia contra o espírita, mostrando que tal religião não se ajusta à ciência. Na verdade, creio que, quando um espírita erra se apropriando da ciência, isso só mostra que o espírita se apropriou mal da crença e não que sua religião é errada e incompatível com o científico. Se bem me lembro, o próprio Kardec dá espaço para que se use a ciência - em sua variabilidade - dentro dessa religião.

2. Até aí, tudo ok. O problema, a meu ver, não é quando o espiritismo se apropria da ciência (muitas religiões o fazem, aliás), mas quando ele a coloca como fundamental para sua existência, isto é, quando afirma que o espiritismo se apoia sobre a ciência e é também, ele próprio, uma ciência. Isso sim eu acho muito questionável.
Pelo que coloquei aqui uma razão já está posta: o espiritismo não pode ser ciência ou se apoiar na ciência (depender dela para existe) porque ele guarda crenças invariáveis - dogmas, como a existência de deus - as quais não são compatíveis com a prática científica, que não conserva crenças dessa natureza.

Seria possível dar outros argumentos, mas estou apenas expondo, para fins de esclarecimento, o que coloquei antes, então paro por aqui.

Arthur.Katrein 06/01/2014minha estante
Ótima resenha.

NatBelus 26/02/2015minha estante
Lendo depois de anos. Então o próprio Espiritismo fala sobre as mudanças da Ciência e que se adapta a elas. o Livro foi escrito no século XIX e foi concluído e publicado antes mesmo da Teoria Evolucionista de Darwin (que chocou o mundo todo), é claro que há coisas defasadas! O Espiritismo tem várias obras complementares psicografadas ao longo dos anos que atualizam e esclarecem determinados pontos a grande maioria vieram pelas mãos de Chico Xavier. Discordo completamente do teor racista. Você leu apenas uma obra que trata de mil assuntos de forma introdutória, é preciso ler e estudar muito mais que essas questões para entender como é a evolução dos Espíritos e do planeta como um todo.

Julião 17/06/2015minha estante
A melhor resenha!

juliaemidia 25/06/2020

esse livro mudou a minha vida

Larissa 13/02/2013

É chegada a hora de compreender o porquê das coisas
No começo, curiosidade. No fim, mudança de vida. Consegui demorar 3 meses e meio para lê-lo! Resisti aos comentários reprovadores das pessoas. No decorrer da leitura comecei a ficar meio paranoica com a torrente de coisas surpreendentes que se revelam. Mas depois da surpresa, veio a serenidade, a certeza, e as respostas pra muitas das minhas perguntas. Ainda tenho dúvidas mais agora entendo que o mundo não é tão injusto quanto julgava.

"Mais do que um livro pra ser lido, é um manual de conduta para a vida."

Leonardo Bruno 30/03/2023

Além daquilo que é material
Na minha opinião um livro espetacular, de leitura obrigatória. Um livro para ser estudado.

Uma boa pedida para aqueles que querem entender a razão e o significado das coisas ao seu redor. A cada pergunta e resposta é necessário parar e fazer uma reflexão para compreender melhor.

Vale a pena ler pra abrir a mente, e é impossível terminar sem refletir nem que seja um pouco.

Pris.rocha 07/10/2009

Aqui se encontra a grande diferença entre a doutrina católica e a doutrina espírita. Apesar de próximas na essência, existem diferenças quanto a aplicação prática que distanciam as duas religiões. Neste livro a doutrina espírita é colocada de uma forma crua e direta, sem qualquer aforismo; podendo assustar quem não é iniciado na doutrina espírita. A existência de vários mundos, de espíritos que se "acotovelam" em nós e a degeneração deste nossos mundo, em que a felicidade verdadeira nunca poderá ser alcançada é um dos temas polêmicos.
Camila 21/04/2011minha estante
discordo de vc. O livro me fez ver como o espiritismo e o cristianismo sao mais parecidos do que se imagina. Eles falam a mesma coisa com palavras diferentes, e nem sabem disso.

Bruno Oliveira 15/11/2012minha estante
Segundo a visão espírita sim. Na visão católica há uma diferença bem grande.

Bruno Oliveira 09/12/2012minha estante
Esclarecendo: a visão da Camila - de que há conformidade entre catolicismo - só se sustenta se olharmos o catolicismo a partir do espiritismo, ou seja, se adotarmos a visão espírita; até porque o espiritismo pretende abarcar o catolicismo e, se ele é verdadeiro, podemos explicar os católicos pela codificação.

Porém, se adotarmos a visão católica, se supormos que é o catolicismo quem tem razão, o espiritismo é bem diferente do catolicismo, não sendo facilmente conciliáveis com ele.

Nelise 05/07/2020

Indispensável
A leitura desse livro é indispensável pra todos os seres humanos que pretendem compreender melhor as nuances da alma, da espiritualidade, traz lições sobre evolução espiritual e planetária, respostas a muitas perguntas que todos temos. Brilhante