Bruno Oliveira 20/11/2012minha estantePediram-me para esclarecer minha objeção, então vou dizer o mesmo de antes só que de maneira mais extensa. Meu argumento se apoia em dois pressupostos:
1. O espiritismo tem aspectos dos quais não pode abrir mão, como a necessidade de defender crenças religiosas. Uma pessoa, para ser espírita, necessita ter (certas) crenças religiosas. Ela não pode, por exemplo, deixar de acreditar em deus e ser espírita. Portanto, a crença em deus é um elemento invariável e fundamental dessa doutrina. Não pode existir espiritismo sem isso.
2. A ciência, por sua vez, produz teorias completamente variáveis, ou seja, que se transformam com o tempo. Mesmo o método científico muda bastante de um tempo pro outro. Não há, pois, crenças sagradas para o cientista - tudo pode cair e ser substituído por outras crenças, outras teorias, outras leis.
A partir disso é que formulo o meu argumento, que consiste em duas teses:
1. O espiritismo pode se apropriar de crenças científicas, não há problema algum nisso. Bastará mostrar como a crença em questão se adequa com o que o espírita acredita. Nesse sentido, não vejo problema em Kardec ou qualquer um dizer que a ciência é compatível de algum modo com o espiritismo ou se apropriar de crenças, teorias científicas. Acho isso defensável mesmo que essas crenças científicas sejam substituídas por outras, algo que, em tese, deporia contra o espírita, mostrando que tal religião não se ajusta à ciência. Na verdade, creio que, quando um espírita erra se apropriando da ciência, isso só mostra que o espírita se apropriou mal da crença e não que sua religião é errada e incompatível com o científico. Se bem me lembro, o próprio Kardec dá espaço para que se use a ciência - em sua variabilidade - dentro dessa religião.
2. Até aí, tudo ok. O problema, a meu ver, não é quando o espiritismo se apropria da ciência (muitas religiões o fazem, aliás), mas quando ele a coloca como fundamental para sua existência, isto é, quando afirma que o espiritismo se apoia sobre a ciência e é também, ele próprio, uma ciência. Isso sim eu acho muito questionável.
Pelo que coloquei aqui uma razão já está posta: o espiritismo não pode ser ciência ou se apoiar na ciência (depender dela para existe) porque ele guarda crenças invariáveis - dogmas, como a existência de deus - as quais não são compatíveis com a prática científica, que não conserva crenças dessa natureza.
Seria possível dar outros argumentos, mas estou apenas expondo, para fins de esclarecimento, o que coloquei antes, então paro por aqui.