Deixados para Trás

Deixados para Trás Tim LaHaye

Resenhas - Deixados para Trás - 01 - Deixados para Trás

Hevellyn with an "H" 31/03/2011

FANTÁSTICO!
Nunca gostei tanto de ler um livro como eu gostei desse,e tô louca pra comprar a minha coleção completa.Aprendi sobre o "arrebatamento" com esse livro,pois ler sobre o fim dos dias na Bíblia Sagrada não é a mesma coisa,é meio que impossível de se imaginar como será depois.Acho um absurdo quem não se sente mudado por dentro depois de ler esse abençoado livro.Se fosse cristão de verdade sentiria a diferença.Não sei nem como não explicar a enorme vontade que senti de ler a Bíblia inteira e de ir para Igreja novamente.Sempre devorava as páginas louca para saber mais sobre o Rayford...Fiquei fascinada pela Chloe e posso até dizer que a minha família é como a do Rayford,pois a minha mãe é TDJ(Testemunha de Jeová) e estuda a Bíblia toda semana sem falta,meu pai é Espírita e eu sou uma cristã como muitos que lêem o livro,mais dessa vez me senti mudada e mais faminta de Deus como nunca.Eu decidi que não quero estar aqui quando o arrebatamento verdadeiro chegar.

Marcus Lemos 08/09/2011

O livro bíblico de Apocalipse, no qual o livro se baseia, causa uma certa polêmica porque é capaz de gerar visões completamente diferentes. Fato é que haverá um arrebatamento, Cristo voltará e se instaurará um novo reino. Agora, o processo e desdobramentos no qual isso ocorrerá diverge completamente de uma visão para a outra (chamadas de milenismo, amilenismo pré-milenismo, pós-milenismo, preterismo e dispensacionalismo). Sou fraco em Teologia, mas o livro é visivelmente mais fraco do que eu teologicamente e biblicamente. Mas, se o que te interessa é a ficção, pode valer a pena a leitura - apesar de também ser um tanto quanto "água com açúcar".

Para alguns que creem na bíblia o livro faz sentido, pois acredita que o Apocalipse ocorrerá exatamente como LaHaye e Jenkins narram. Outros - onde eu me enquadro - acreditam que Deixados para Trás não passa de uma boa ficção no que tange aos acontecimentos dos últimos dias.

Bem, entendido isso e partindo para a resenha, o livro trabalha com dois núcleos que, visivelmente desde o início, em algum momento se encontrarão na narrativa. De um lado, um Capitão aviador, sua filha, uma chefe de serviços de bordo da Pan-Continental e o pastor de uma igreja local; do outro, um jornalista e seu editor-executivo que acabam por se envolverem com Nicolae Carpathia - um proeminente político que assume de maneira inusitada a presidência de um país europeu.

O livro é capaz de envolver o leitor pela sua capacidade de inseri-lo no drama vivido por cada um dos personagens, principalmente dado o sofrimento pela perda de amigos e familiares no arrebatamento narrado nas primeiras páginas. Após determinado momento, o arrebatamento deixa de ser o ponto central e o foco passa a ser a instalação de uma nova ordem mundial, sempre em tons conspiratórios. (Honestamente, o núcleo do jornalista Cameron Williams é o que mais me atraiu. Conspiração atrás de conspiração e pitadas de jornalismo investigativo).

Do ponto de vista da narrativa, é um tanto quanto fraca. Os autores exploram poucas detalhes e se dispõem pouco a explicarem os acontecimentos que narram. Por se tratar de uma ficção, vejo que seria importante inteirarem melhor o leitor sobre os acontecimentos que narram de modo a torná-los mais convincentes e não tão rasos, como estão no livro. Assim, os acontecimentos ficam atropelados e extremamente superficiais. É como se faltasse conhecimento ou argumentos dos próprios autores a respeito daquilo que eles contam - o que, na minha opinião, deixa a leitura um pouco pobre, pois são tratadas de maneira muito simplistas. Ex.: o livro trata de desarmamento mundial e que todos os paises devem destruir 90% de seus arsenais bélicos e doarem os 10% restantes a ONU de modo a manter a paz mundial. E é isso. Rápido e direto... talvez eu tenha aprofundado mais no assunto nessa frase do que os próprios autores. Ora, um assunto tão complexo e central na narrativa merecia um tratamento mais argumentado - como isso ocorrerá, o processo disso, as discussões e polêmicas geradas, etc etc.

Um mérito que gostaria de destacar dos autores é a capacidade de tratarem um assunto bíblico de modo que mesmo os não cristãos se interessarão pela leitura. Isso é bacana, pois conseguem expor um assunto cristão e falar do cristianismo sem serem enfadonhos e,ainda, contarem uma estória envolvente.

Enfim, se por um lado o livro é simplório teologicamente, na narrativa e descrição de detalhes, por outro, é de certo modo envolvente. Como fizeram isso eu não sei, mas creio que é pelo fascínio que existe em conhecer melhor sobre o Apocalipse; pelo envolvimento fácil com os personagens e porque, apesar das críticas que mencionei, os autores tem seus méritos. Ele deixa um gostinho na boca e te leva a correr para a leitura do segundo livro da série, mas eu não vou com tanta pressa assim.

MÁRSON ALQUATI 10/06/2010

Um triller psicológico que faz pensar...
Suspense, conspiração e ação são os elementos principais deste livro introdutório da Série "Deixados para Trás". A própria trama por si mesma já chama a atenção: milhões de pessoas desaparecem do nada ao redor de todo o globo e no decorrer da narrativa descobrimos que trata-se do evento cósmico que precede o Armagedon, conhecido como Arrebatamento. Personagens bem construídos e trama interessante, com destaque para a conspiração política de Carpathia, muito bem conduzida e contundente. Na minha opinião, faltou apenas um pouco mais de ação, mas entendo que por ser o primeiro volume de uma série de 13 livros, os autores precisaram sacrificar parte desse elemento em prol da apresentação dos personagens principais e da própria trama. De qualquer forma, é um livro que vale a pena ser lido, tanto por Cristãos como por não Cristãos, já que desmistifica o Apocalipse Bíblico (tão complicado de ser entendido e compreendido), explicando-o de forma romanceada, simples e objetiva e não apelando para pregação religiosa desmedida (o que eu não suportaria), facilitando assim a compreensão dos leigos, porém curiosos acerca desse assunto, como eu. Recomendado!

Leandro 28/09/2010

É impressionante a clareza com que Tim LaHaye e Jerry B. Jenkins "explicam" o início do Apocalipse bíblico nessa ficção extraordinária.

Apesar de ser classificado como ficção, esse livro tem fatos que claramente podem ser comprovados pela própria Bíblia, como exemplo os dois mártires em Jerusalém e a ascenção do anti-cristo.

Altamente recomendado!

PS.: Muitos parecem não gostar do livro, ou não entendem ao certo esses fatos "bizarros", mas recomendo antes da leitura do mesmo, uma leitura atenta ao livro de Apocalipse. Tudo se torna mais claro.

Leandro.

eliandra 31/12/2010

Interessante história de ficção!
O autor, pastor, pegou da Bíblia, trechos literais do Apocalipse e fez uma ficção. Mais ou menos como o “Código da Vinci”. Como ninguém sabe como o mundo acabará qualquer um pode fazer especulações. Principalmente pegando frases literais da Bíblia. Esta série de livros deve ser lida como ficção, exatamente como o nome diz “uma ficção”. Mesmo citando Deus, Jesus e a Bíblia a todo momento. Para um pastor, sua imaginação é muito fértil!

Priscila.Vercosa 04/06/2020

Uma história dos fins dos tempos!
Os autores conseguiram criar uma trama em cima dos relatos apocalípticos simplesmente demais! Li a primeira vem em 98. Reli uns dez anos depois e estou pronta para ler novamente a nova edição que saiu esse ano! Super recomendo! São mais de 10 livros, numa série, de muita emoção!

Lucas 26/07/2013

Deixados Para Trás é o primeiro livro de uma interessante saga bem extensa. Eu achava que a história seria uma coisa e é totalmente diferente, o que me surpreendeu.
Em um dia qualquer, várias pessoas desaparecem, o que mais tarde vem a ser tido como o Arrebatamento. Entre os que ficaram para trás, está Rayford Steele e Chloe, sua filha, Bruce Willians, Ben Barnes e Hattie Durham. Partindo desse princípio, os autores começam a construir uma trama que explica a base da estória, o livro bíblico de Apocalipse.
O mais interessante é a maneira que os autores conseguem entrelaçar as histórias e deixar um gancho para o próximo livro. Além do fundo bíblico, há um fundo de suspense, romance e política envolvida, o que me fez devorar o livro rapidamente e me deixar ansioso para ler o resto da saga.
Recomendo.

Macedo 13/08/2011minha estante
kkkk... Juliana, não quero ser um estraga-prazer, mas, não espere tanto dos próximos livros não!
lógico que tem alguns que são bem legais!!!
Pra mim, os 3 primeiros são os piores da série, aaa sim... ja ia esquecendo o 12° (que ironia né?! logo o da volta de DEUS, pois é, acho q até os próprios autores foram ficando cansados das próprias obras, haja vista que não precisava de tantos Livros assim). Mas, vale apena ler.

Alda 06/07/2021

Apocalipse visto com um olhar atual?...
Deixados para trás... é uma boa ficção sobre os eventos descritos no livro de Apocalipse..
No geral gostei do livro, só vi como ponto negativo a narrativa lenta e por vezes enfadonha... mas do meio pro final a leitura fluiu e me fez querer dar continuidade a letra dos demais livros da saga.

oLeitor 04/06/2009

O Gênese...
Tudo começa aqui... a chamar a atenção, a vida do comandante e sua filha e o repórter... todos os que foram deixados para trás! Prepare o folêgo, você não vai querer largar o livro, nem sair do lugar!!!

Lili Machado 06/11/2009minha estante
Aguardo seus comentários sobre os outros volumes.

Lili Machado 11/11/2009minha estante
Adooooooreeeeeiiiii o 1o livro - mal posso esperar para ler o 2o - comprei a série toda, de uma só vez, no Submarino. Abraços,

Cel 05/02/2010

Uma ficção dos últimos dias
O que você faria se toda a sua família desaparecesse ao mesmo tempo como se tivessem sido sugados por um raio e só restassem as roupas? Em quem acreditaria? Invasões alienígenas? Obra de Deus? Armas biológicas de guerras entre nações? Algum efeito cósmico?...
Pois é isso que acontece no primeiro volume da série Deixados Para Trás.

Tim Lahaye e Jerry B. Jenkins escreveram a história do fim do mundo com base no que está escrito na bíblia só que de uma forma mais emocionante e fantasiosa, resultado: um belo romance de suspense.

Realmente parece ser uma coleção incrível, porém, é preciso estar preparado e o tempo todo ciente de que se trata de pura ficção, é preciso ter a mente aberta.
Recomendo esse livro tanto para os cristãos como os não-cristãos (ateus), ele não tem o poder de mudar a idéia de ninguém, é uma história interessante e um tanto curiosa. Mas na verdade ela é voltada exatamente para os cristãos, mas curiosos como eu não tem nada a perder lendo essa coleção.

VEJA A RESENHA COMPLETA EM MEU BLOG: UMA JANELA SECRETA

Outras resenhas em:

Santana 20/05/2020

Para se pensar
Li os 12 livros da coleção, sou cristão então recomeço q alguns eventos irão acontecer , mesmo não crendo vale a pena ler , prende bastante
Recomendo

Garete 26/11/2009

verídico
Um ótimo livro, verídico.....não sabemos o dia, nem a hora, será como um piscar de olhos que cristo virá buscar os seus verdadeiros adoradores, devemos estar preparados.
Marinho 26/12/2011minha estante
verídico? AAHAAAAAAAAM

Vitoria Leopoldina 08/02/2021

Uma história dos últimos dias
Deixados para trás, é uma daquelas histórias que causa um arrepio; um desejo de se redimir e pensar nos erros já cometidos.

O livro nos leva a conhecer personagens com diferentes pontos de vista e de percepção, vivendo o momento mais traumático da humanidade; Eles foram deixados para trás em um simples piscar de olhos; toda a sua vida mudou sem nenhuma explicação.

Deixados para trás, é uma história dos últimos dias, uma visão do que pode acontecer e como será o apocalipse bíblico.

Lodir 25/08/2009

Diferente de tudo que você já leu!
O quê falar dessa série? Ela é diferente de todos os outros livros! é natural você se perguntar antes de ler se não é apenas uma forma encontrada por dois evangélicos para convencer pessoas sobre a falavra de Deus, e talvez seja mesmo! Porém, o resultado dessa idéia é uma série fantástica com livros no melhor estilo thriller, e que você não consegue largar. Li esse primeiro em um dia e meio, sendo que ele tem 416 páginas, e já comprei todos os outros 12 livros da série numa ótima promoção do Submarino. Tô louco para ler o segundo. Pense: uma série que se passa no Apocalipse, no fim do mundo! O grande combate entre o bem e o mal, Deus e o Diabo! Ação, claro, não vai faltar. Nesse primeiro livro já dá pra ter uma noção disso. Pessoas começam a desaparecer em todo o mundo, já no começo do livro, e ninguém consegue explicar o por que. Muitos acreditam que seja ET´s, outros que seja uma arma nuclear, e muitos entendem, claro, que é obra de Deus. Enquanto isso, um polícito poderoso, carismático e que cresceu muito rápido começa a dominar o mundo, e os personagens principais, ainda em dúvida sobre a razão dos ataques e com a fé em xeque, começam a desconfiar que esse político seja o anticristo! Fato que se confirma no final do livro, com uma cena ilária, muito boa, digna da série 25 horas! Esse nem Jack Bouer enfrentou! Se você tem medo de se "evangelizar" com o livro, pode ter certeza que no meio de toda essa história, você pode começar a pensar bem diferente. Até por que o livro de faz viajar e viver junto com os personagens situações que podem ser bem reais no futuro, pelo menos de acordo com a palavra de Deus. É uma ótima forma de conhecê-la, e entender o que diz a biblía. Ao menos, bem mais interessante e fácil do que lê-la. Recomendo a todos.Vocês vão querer ler toda a série, com certeza, por que vão querer saber o que acontece mais a frente com o mundo, nos sete anos em que ela se passa.

Lili Machado 06/11/2009minha estante
Também comprei nessa promoção e não me arrependo - estou lendo cada um, etremeando com outro, para não pirar.

Lili Machado 11/11/2009minha estante
Antonio - adooooooreeeeeiiiii o 1o livro - mal posso esperar para ler o 2o - comprei a série toda, de uma só vez, no Submarino. Abraços,

casalibra 03/01/2012minha estante
TAMBÉM comprei toda a coleção pelo Submarino, agora que estou no meio do primeiro livro sei que não vou me arrepender! Sua resenha exprime bem o que eu estou pensando agora sobre o livro, gostei!