O Começo de Tudo

O Começo de Tudo Robyn Schneider

Resenhas - O Começo de Tudo

Jully.Suarez @jullysbookland 30/01/2019

Ezra é um menino confuso. Muito confuso. Tão confuso que às vezes te faz querer desistir do livro. Mas se você resiste um pouco, vale a pena. Cassidy é a típica mocinha de livro adolescente. Diferente, com estilo próprio é impopular, que o mocinho certinho acaba se apaixonando. Apesar de ser um livro bem previsível, tem passagens bem legais e diálogos divertidos. A mensagem do livro é bonita e deixa a gente com um pouquinho mais de esperança que tudo sempre da certo no final 😌💙

site: https://www.instagram.com/p/BaNPUjlH8sl/

Cris 01/01/2020

De quantas tragédias é composta uma vida?
"A saída do cinema sempre me deixa estranhamente animado, envolto pelo cheiro de pipoca e com todo mundo falando sobre o filme. É como se tudo ficasse mais vivo, e a linha entre o provável e o cinematográfico se tornasse mais tênue. A gente faz grandes reflexões, como mudar para algum lugar excitante, ou arriscar algum sonho, ou sei lá o quê, mas depois não faz nada. Dá uma sensação de que a vida poderia ser como num filme se quiséssemos." Pág. 179

Este livro conta a história de Ezra, um garoto com uma vida incrível: popular na escola, atleta, com uma namorada linda e com pais atenciosos e boas condições de vida.

Sua vida é mudada radicalmente quando ele sofre um acidente e precisa reaprender a viver: não pode mais jogar, precisa fazer tratamento pro resto da vida, perde namorada e amizades.

E aí que ele vai conhecer novos amigos, entre eles, Cassidy, uma garota misteriosa e inteligente que vai mexer com o coração de Ezra.

Este livro começou muito bem, a história começou com uma carga dramática muito forte e me fez questionar toda essa coisa de destino e tragédias que a gente vive na vida.

Porém, no meio do livro, a narrativa ficou totalmente arrastada, com diálogos bobos e que me deixaram entediada.

O livro só ficou bom mesmo na parte final, quando mais tragédias acontecem e um grande mistério que eu nem tinha imaginado a resolução é descoberto. O final me deixou com aquele gostinho meio agridoce, sabe? Não era o que eu imaginava, mas eu entendi perfeitamente porque as coisas acabaram daquele jeito.

"Querendo saber no que as coisas se transformavam quando já não se precisava mais delas, o que o futuro reservaria assim que tivéssemos passado por nossa tragédia pessoal e, no final das contas, fosse comprovada a nossa capacidade de sobrevivência." Pág. 286

site: http://instagram.com/li_numlivro

Kimberly.Manzoni 13/08/2020

Esperava mais.. but me prendeu! Queria mais de Toby e achei o Ezra muito confuso.. mas a história é linda!

Mona 10/12/2020

Fofinho
Foi uma experiência muito boa reler esse livro. Ele era um dos meus preferidos na minha pré-adolescência.

Lineee.oliver 05/02/2021

Amadurecimento
Uma história bem interessante sobre amizades sinceras e sobre como, muitas vezes, viver rodeado de "amigos", estar sempre em festas e ser um sucesso em algo não é necessariamente o que você precisa para ser feliz.
Gostei da abordagem também sobre vivermos em prol de agradar outras pessoas seja família, amigos, companheiros e o quanto isso acaba sendo frustrante.

"Viver é a coisa mais rara do mundo, porque a maioria das pessoas apenas existe."

Bruna 11/02/2021

Um livro magnífico, daqueles que você começa a ler e pensa ser apenas mais uma história aleatória de um estudante. Mas ao ir à fundo na leitura você percebe que não é uma história comum. É uma história de vida, uma vida na qual mudou após certos acontecimentos, onde o personagem aprende com cada coisa que passa e ele percebe que precisa existir.

Você consegue se ver no personagem, nos pensamentos que ele conclui, no final, você consegue uma lição de que a vida está aí e apesar dos pesares, escolhas trazem consequências e a pior delas é a de apenas existir.

Sabrina Mercier @turistandocomsabri 28/03/2021

Quem ler a sinopse até acha que é um livro fofinho, mas é um livro com acontecimentos/acidentes que marcam os personagens.
Adorei tudo no livro, tanto os personagens primários quanto os secundários.
Fala de como um acidente muda o nosso jeito de pensar, muda as amizades, muda tudo.

leticia.facchini 26/04/2021

Típico romance adolescente da Netflix: amodeio-te.
Com a mesma fórmula simples de bolo e a mescla de alguns personagens água com açúcar e personagens cebolas, temos "O Começo de Tudo".
É um livro que recomendaria depois de você ver ou ler um clássico cinematográfica ou literário, aquele livro cabeceira de cama que as vezes lemos antes de dormir para ter sonhos ambientalizados no universo clichê Netflix com toque de Jonh Green.

A história narra os acontecimentos entre o romance crescente - amizade que evoluí para "eu te loucamente Cassidy Thorpe" - de Ezra [insira aqui um sobrenome complicado] e Cassidy Thorpe, no último ano letivo. Um livro recheado de referências filosofias e poéticas, e conta com um plot twist no meio da história.

Admito que no começo você não sente um ?gás? que te dê vontade de ler, e até te faça abandonar por um tempo a trama, mas se der uma chance para ele, talvez, se surpreenda e como eu irá torcer para algum produtor transformar isso em um filme.
Numa receita muito parecida com "Cidades de Papel" do Jonh Green, para leitores que se encantam por essa atmosfera eu super recomendo.

LeticiaChandler 16/05/2021

Leitura boa e com lições de vida
Esse se tornou um dos meus livros favoritos. A história tem acontecimentos pesados, mas vem com uma fluidez tão boa que não dá vontade de parar de ler.

É uma história sobre superação e dor. Sobre sofrer e seguir em frente. Adoro livros nesse estilo e recomendo demais :)

Gabi 01/07/2021

No começo eu achei bem entediante mas dei uma chance. Depois a história começou a se desenvolver e eu gostei, pois mesmo tendo partes previsíveis houve reviravoltas, o que me deixou bem interessada. Porém, o final me decepcionou e deixou a desejar.

Cristian Gusmão 01/07/2021minha estante
Passei basicamente pelo mesmo processo que você. Quase larguei de lado, mas na falta de opção, continuei e acabei gostando.

Yve 17/08/2022

Final inesperado
É um livrinho de bem rápida leitura. Realmente gostei do protagonista, o que foi uma surpresa, acabei me surpreendendo com o final, embora ache que foi correto. Não amei nem odiei, é um bom livro.

Ana 22/02/2023

Tudo começa quando Ezra Faulkner, o garoto mais popular da escola, desses que todas as garotas sonham em acompanhar no baile de formatura, sofre um acidente de carro, que o deixa impossibilitado de realizar várias atividade. A partir desse momento, Ezra vê sua vida mudar completamente. Seus "amigos" não vão visitá-lo durante sua estada no hospital, seu relacionamento com a garota mais linda e desejada da escola vai por água a baixo e de melhor tenista da turma é rebaixado a um simples "zé ninguém".

Após essa série de acontecimentos, Ezra resolve dar uma guinada em sua vida, começando pela sua drástica mudança de pensamentos. Assim, começamos a conviver com um personagem que questiona a todo momento sobre a sua vida e sobre qual caminho deve seguir a partir daí. Imaginem só: você tem um futuro excepcionalmente brilhante como atleta e vê tudo indo para o beleléu por causa de um acidente que te deixa impossibilitado de jogar. É para morrer, não é?

Quando volta a frequentar o colégio, Ezra tem uma grande surpresa. Seu antigo amigo de infância, Toby, volta para sua vida e o inclui em seu grupo de amigos, os "perdedores" mais fantásticos da face da Terra. É aí que nosso protagonista conhece o seu mais delicioso problema: Cassidy Thorpe. A garota é aquele tipo de personagem doida que não temos a mínima ideia se podemos confiar ou não, mas que no final conquista a gente, inevitavelmente.

Toby é apresentado a nós bem no início do livro, de uma forma super devastadora e traumática. Ao meu ver, esse início serviu para mostrar que, apesar de Ezra tê-lo abandonado em um período difícil da sua vida, Toby não faz o mesmo. Quando todo mundo deixa Ezra de lado, a pessoa que mais deveria fazer isso é a que mais se aproxima. Para mim, esse é o verdadeiro sentido da amizade.

Para falar a verdade, a obra inteira fala sobre isso. Não é só mais um livrinho com adolescentes chatos que só pensam em popularidade, festas, bebidas e todos os outros tipos de coisas superficiais. Mas atenção, o mesmo não se aplica aos antigos amigos do Ezra, ok? Eles continuam sendo os mesmos babacas de sempre. Inclusive, um dos pontos altos do livro é quando Ezra começa a ter essa percepção deles e de como ele mesmo era assim no passado.

Robyn Schneider conseguiu desenvolver o enredo incrível, com personagens completos, memoráveis. e, o melhor de tudo, reais. Não bastasse isso, o livro tem um final legendário. Há que não gostou nem um pouco, mas para mim foi o ponto final perfeito. É um livro inteligente e cativante que não deve ser apenas lido, mas sim degustado.

site: https://www.roendolivros.com.br/

Fernanda.Lauer 20/08/2023

Harry Potter?
Esse livro tem mais referência a Harry Potter do que Harry Potter. Divertido MAs nada de mais?????..