O Começo de Tudo

O Começo de Tudo Robyn Schneider

Resenhas - O Começo de Tudo

JAlia 28/08/2022

Super recomendo!!!
Nunca achei ninguém que conhecesse esse livro. Foi um dos primeiros que li quando comecei meu hábito de leitura. E, sinceramente, eu o amo demais. Recomendo MUITO. A ideia de superação e novas margens que é passada é maravilhosa!!!! Leiamm

Cristina Henriques 04/02/2018

“Eu me apaixonei por sua coragem, sua sinceridade e seu flamejante autorrespeito. E é nessas coisas que eu acredito, mesmo que o mundo todo mergulhasse em uma suspeita selvagem de que ela não era tudo que deveria ser... Eu a amo, e isso é o começo de tudo. — F. Scott Fitzgerald”

“O mundo quebra todo mundo, e, posteriormente, alguns ficam mais fortes nos lugares quebrados. — Ernest Hemingway”

“Na vida de todos, não importa quão comum seja, existe um momento que se tornará extraordinário — um único embate após o qual tudo o que realmente é importante vai acontecer.”

“Mas, às vezes, por causa da nossa amizade, eu deixava Toby ganhar. Para mim, era um divertido jogo planejar como perder de forma tão convincente que ele não percebesse que fora intencional. E assim, enquanto ele treinava para um fantasioso campeonato mundial de pingue-pongue, eu treinava um tipo secreto e bem-intencionado de anarquia contra a convicção do meu pai de que vencer era o mais importante na vida.”

“Esse é o tipo de problema que a química orgânica chama de retrossíntese. Assim, tem-se uma molécula que não existe naturalmente, e é necessário trabalhar de modo retroativo, passo a passo, e averiguar como ela passou a existir, ou seja, que condições levaram à sua eventual criação. Quando se chega ao final, se tudo foi feito de forma correta, a equação pode ser lida normalmente, e torna-se impossível distinguir a pergunta da resposta.
Ainda acho que a vida — independentemente do quão comum seja — de qualquer pessoa tem um ponto trágico e único, depois do qual tudo o que é realmente importante vai acontecer. Esse momento representa o catalisador, o primeiro passo da equação. Mas conhecê-lo não leva a nada, pois o resultado é determinado por aquilo que vem depois.”

“Se tudo realmente fica melhor, como todo mundo diz, então a felicidade devia aparecer num gráfico. Bastaria traçar um eixo X e um eixo Y, e uma curva positiva representaria uma atitude positiva, marcaria alguns pontos, e pronto. Mas isso é bobagem, pois “melhor” não é mensurável.”

“Imediatamente, pensei nas cadeias de hidrocarboneto da Química Orgânica; a mesma coisa de ponta-cabeça, e saber disso muda toda uma perspectiva. Quase comentei o fato, já que Cassidy saberia do que estava falando, mas não o fiz. Não porque achariam que eu era esquisito ou nerd, mas porque esse momento estava tão perfeito que não precisava de mais nada.”

“Mas agora sei que não é verdade; a história está cheia de personagens. E até a epígrafe que Fitzgerald colocou no início de O grande Gatsby é assinada por um escritor que não existe. Somos levados a acreditar em pessoas inteiramente imaginárias, prisioneiras inventadas de um hipotético Panóptico. Mas a questão não é se a gente acredita ou não nelas; a questão é se queremos isso ou não.”

“— Existe uma palavra para isso — ela me explicou —, em francês, para quando ficamos com uma impressão mais duradoura de algo passageiro. Sillage. Sempre penso nela quando os fogos explodem iluminando a fumaça dos que estouraram antes.
— Que palavra ruim — brinquei. — Parece uma desculpa para se agarrar ao passado.
— Bom, eu acho bonita. Uma palavra para lembrar pequenos momentos fugazes.”

“— Meu Deus, o que andam ensinando a essas crianças na escolinha?
— A se conformarem — Cassidy respondeu, como se Austin não estivesse de gozação.”

“— Não estou falando daquela cabeça estúpida, Faulkner! Estou falando de você. Eu era a criança gorda que desenhava histórias em quadrinhos. Iria sofrer bullying de qualquer forma. Você age como se aquele dia na Disney fosse a minha grande tragédia, mas foi você quem perdeu seu melhor amigo. Você começou a almoçar com os atletas populares e esqueceu como é viver desprezado porque estava ocupado demais tentando ser bacana. Poderíamos nos ver depois da escola, se você quisesse. Mas você simplesmente acabou com a nossa amizade porque todos esperavam que agisse assim. E está fazendo a mesma coisa de novo, droga!
Olhei horrorizado para Toby, compreendendo que ele estava certo. Eu o deixara de lado.”

“— É, pode ser — concordei, sentindo-me indescritivelmente grato a ele. Grato por me chamar para conversar, por me tirar da classe e me forçar a falar sobre o que tinha acontecido, apesar de eu ter agido como um imbecil nos últimos tempos. Por ser meu amigo de verdade, e não apenas alguém com quem eu dividia a mesa do almoço, ou competia no mesmo time. Porque, se havia alguém que podia me ajudar a encontrar as respostas para tudo aquilo, esse alguém era Toby.”

“Saí da festa de Jill pensando que algumas vezes não vale a pena confirmar o que já sabemos sobre as pessoas que conhecemos bem.”

“— Gostaria que você me deixasse decidir o que quero fazer — disse, por fim. — Estou falando sério; nada do que sei agora muda a falta que sinto de você e o fato de querê-la de volta. Nos damos muito bem, e é uma tragédia jogar isso fora por causa de uma coisa que nenhum de nós fez. Porque acho que todo mundo tem a sua tragédia. E, no final das contas, fico feliz de que aquele acidente de carro tenha sido meu. Do contrário, não estaria me inscrevendo em universidades da Costa Leste, ou não teria feito parte do time de debates, ou nenhuma das outras coisas, porque não teria encontrado você.”

“— Percebe? Você está entendendo agora, mas eu descobri há muito tempo que, quanto mais inteligente se é, mais tentado se fica a deixar as pessoas imaginarem você. Nós entramos um na vida do outro como fantasmas, deixando pra trás lembranças assombradas de pessoas que nunca existiram. O atleta popular. A nova garota misteriosa. Mas somos nós que escolhemos, no final, como as pessoas nos veem.”

“Para Cassidy, o Panóptico não era uma metáfora. Representava, sim, o maior fracasso de tudo o que ela era, uma prisão que ela havia construído para si mesma pela incapacidade de parecer menos do que perfeita. E então ela se transformou num fantasma, numa busca incessante de escapar, não da sociedade, mas de si mesma. Cassidy sempre viveria limitada pelo que todos esperavam dela, porque tinha muito medo e relutava muito a corrigir nossa imaginação imperfeita.”

“Ao voltar com Toby pelo parque, minha bengala afundando na grama molhada, vi a luz do quarto de Cassidy acesa e eu me lembrei de olhar para ela querendo saber. Querendo saber no que as coisas se transformavam quando já não se precisava mais delas, o que o futuro reservaria assim que tivéssemos passado por nossa tragédia pessoal e, no final das contas, fosse comprovada a nossa capacidade de sobrevivência.”

“A verdade de tudo é que, durante toda a minha vida, eu vinha perseguindo a experiência errada, e, embora Cassidy tenha sido a primeira pessoa a se dar conta disso, ela não incorporou os elementos que me permitiriam prosseguir por um caminho diferente. Ela acendeu uma fagulha, talvez, ou assoprou a chama, mas o incêndio era meu. Oscar Wilde disse certa vez que viver é a coisa mais rara do mundo, porque a maioria das pessoas apenas existe, e isso é tudo. Não sei se ele tem razão, mas sei que passei um longo tempo existindo, e, agora, eu pretendo viver.”

Cleyton 30/06/2022

Esse tá na lista dos meus favoritos, uma história envolvente, sem muitas espectativas mas com um enredo viciante e um final surpreendente!! ???

Bia 06/05/2019

Não é ruim, mas...
Quando eu vi esse livro como favorito no meu skoob eu pensei "bom, o que pode dar errado nessa releitura?" e pra um livro que eu li a mais de um ano atrás ele não é tão ruim quanto eu esperaria, na verdade é até bom, mas nada além disso, pelo menos não pra mim.

Primeiro gostaria de começar dizendo que esse é exatamente um daqueles livros que consigo ver passando na sessão da tarde sem o menor problema, não só pelo enredo clichê, mas por todos os pequenos aspectos dele que são tão comuns em outros livros e filmes.

O Erza não é o pior personagem principal que já vi, mas está longe de ser o melhor, ele pensa demais em si mesmo pra se tornar interessante pra mim, são dezenas e dezenas de páginas do Erza pensando nele e depois dezenas e dezenas de páginas do Erza pensando na Cassidy, e sinceramente, chega um momento que você só quer que ele cale a boca e fale um pouco mais sobre os outros.

Eu juro que a descrição de todo mundo deu UMA PÁGINA do livro, e é basicamente no começo, tinha horas que eu até voltava pra essa página pra lembrar quem era quem, porque, com excessão do Austin, do Toby, e da Phoebe (que é a única garota do grupo além da Cassidy e que não tem como esquecer por esse único motivo) ninguém ali tinha muita personalidade.

A Cassidy me pareceu aqueles garotos de romance adolescente só que sendo uma garota, o Erza fala o tempo todo do modo como ela é linda, inteligente, diferente, e até mesmo misteriosa, imagino que seja assim que a Bella fala do Edward e isso não é um elogio.

O Toby, embora eu mal tenha o que falar dele, é o personagem que eu mais tive vontade de conhecer, porque ele parece interessante e não precisa de um romance pra se sustentar no livro e se esse livro fosse sobre ele eu provavelmente teria amado.

Eu entendo porque dei 5 estrelas pra esse livro na passado, é um livro sobre tragédias e na época eu devo ter achado que as tragédias dele eram grandiosas, mas, hoje, eu só acho tudo meio perca de tempo.

Não gosto do final desse livro, me faz ter a sensação de que li tanta coisa pra nada, como se na verdade o livro devesse começar do final e não do começo.

Mas a escrita da Robyn não é ruim, já que ela me fez ler quase 300 páginas de um romance clichê que eu já vi pelo menos umas cinco vezes só que com variações de enredo.

Por fim, teve uma coisa que me incomodou muito nesse livro e que eu provavelmente não notei da primeira vez, nenhuma garota foi bem retratada nele além da Cassidy, o Erza fala das outras como se elas fossem fúteis e maquiadas demais e usassem roupas curtas demais e isso tudo fosse um problema, mas não é, não é só porque ele se apaixonou pela garota nova diferentona que todas as outras garotas devem ser como ela.

Lucineide 11/05/2023

Quem a gente é depois de uma tragédia?
Essa é a pergunta e a reposta desse livro. As vezes acontece uma coisa que redefine toda sua vida, amigos, família.
E é como se a gente renascença novamente, pois continuamos vivos, mas não temos como continuar com a mesma vida.
É isso que o livro nos diz; a gente faz outra vida, outros amigos e amamos outras pessoas.
E não somos a mesma pessoa para sempre. Cada evento que acontece muda algo em nós. Mesmo que parece uma coisa insignificante.

Duda 31/07/2022

O começo de tudo
O livro é bem legal, mostra ele superando seus traumas, reatando amizades, se apaixonando. Eu gostei do livro, li ele em cinco dias, porém achei que o final deixou a desejar, a Cassidy e o Ezra poderiam ter conversado um pouco mais, antes dela simplesmente sumir. Tirando isso o livro estava muito bom.

Vittor 25/08/2023

Fofo
- um livro?
- o começo de tudo
- um livro bom.

é isso, nao sei mais o que dizer, eu li faz muito tempo mas lembro de ter gostado bastante

TandaraSuassuna 25/01/2021

Como voltar a viver quando o chão é tirado dos seus pés? Quando tudo que você conhecia como certo se torna errado?
Li "O começo de tudo" em um momento assim e juntos (eu, erza e cassidy) voltamos a ter esperança, do nosso jeito.
Sobrevivência, resiliência... chame do que quiser. Este romance é como sentir o vento no rosto, depois de um longo tempo de sol escaldante; o tipo de sensação que te faz sentir vivo.
Cassidy é como uma fórmula de matemática difícil de ser interpretada, mas ela é o vento no rosto de Erza, que o faz lembrar das coisas boas de estar vivo.
E sim, estamos todos a uma tragédia de distância... o que você vai fazer até lá?

Paulinha_Martins 08/02/2020

O começo de tudo
Foi uma história que eu curti ler, não me prendeu tanto, mas passei muito nervoso com alguns fatos que ocorreram ao longo do livro.
E o que mais gostei do livro, foi a narrativa ter sido pelo garoto principal!

KellyConceiicao 12/10/2021

Muito bom!
A leitura é bem rapida, personagens interessantes e bem construídos.
No final dá uma certa apreensão, mas consigo entender o desenvolvimento da história, mas acho que fica um gostinho de que podia ser diferente ?

agaybriela 19/11/2022

simplesmente incrível
eu nunca conheci alguém que tivesse lido esse livro, além de um amigo que pegou emprestado comigo. lembro que a sensação quando terminei a leitura foi de "caraca, eu super teria escrito esse livro".
o enredo é super envolvente e o final é SURPREENDENTE!
recomendo demais!!!

Biga 28/03/2022

A leitura e mt boa
Minha leitura fluiu super bem, amei a escrita da autora, me prendeu e eu li super rápido. Acertei o plot desde a metade do livro +/-, mas dps achei q errei dps descobri q acertei kkkk, no inicio parece q vai ser um livro clichê, mas n é, vc pensa q vai ser aquela coisa "ela é diferente das outras garotas" mas n é assim, tem uma grande evolução do personagem e uma lição mt bonita a se aprender e um final +/- inesperado. Além de ser um livro engracadinho, cm partes fofas e outras mt inteligentes.

Késsia 03/04/2024

Bom para distrair
Comecei a leitura com zero expectativas e fui surpreendida positivamente. A leitura é fácil, leve e gostosa. A história tem alguns furos e coisas que não fazem tanto sentido, mas passam despercebido se não se apegar tanto aos detalhes. ?
Particularmente, amei e já recomendei para alguns amigos.

RUDY 27/04/2014

Resenha feita por Elisandra - Blog A Magia Real
Ezra Faulkner é um adolescente popular, namora Charlotte uma das belezas da escola Eastwood High e cree que sua vida não poderia ser melhor, mas ele pensa que todos nós passaremos por uma tragédia na vida, que será o ponto onde tudo mudará em nosso destino. Afinal seu amigo Toby, ao completar 12 anos teve a sua, em uma montanha russa na Disney e após esse acontecimento a amizade deles, deixou de ser a mesma, pelo menos até o último ano do ensino médio.

Ezra é como qualquer ser humano, tira conclusões precipitadas e se engana. Isso vai custar belos anos de amizade com o seu melhor amigo. No entanto quando temos amigos de verdade, mesmo que os afastemos por um período, eles voltam na hora certa para mostrar o seu valor. Faulkner sofre um acidente quando descobre que sua namorada o traí em um festa, por esse motivo ele não poderá mais jogar tênis, o esporte que tanto ama e perderá o "status" social que ele pensa ser importante.

Quando volta as aulas no início do último ano do ensino médio ele se sente deslocado e por isso ele passa a fazer parte da mesa de Toby, junto com Cassidy a aluna nova que está dando o que falar, Phoebe e Luke que são um casal e Austin um tremendo jogador. Todos CDFs de primeira, que participam de debates ou já participaram de campeonatos assim, ou seja, a mesa dos nerds, dotados de inteligência e simpatia. Quem disse que eles não são bonitos ou divertidos? Eles são tremendamente demais. É aí que Ezra começa a notar que de repente ele vivia em companhia das pessoas erradas.

Agora ele pode mostrar sua inteligência sem medo de o acharem estranho, no entanto notamos o quão difícil é ele deixar de lado o grupo dos atletas, mas cada um aprende o que é bom pra si, a sua própria maneira. Me apaixonei pelo rapaz que ele se tornou, sem o acidente acredito que ele não teria sido esse personagem admirável, mesmo que tivesse coração pra isso. Foi o novo ponto de vista que me fez ficar caidinha por ele.

Quote: "Mas somos nós que escolhemos, no final, como as pessoas nos veem. E eu prefiro ser lembrada da forma errada a fazer você, entre tanta gente, infeliz." (pg. 282)

A amizade entre Ezra e Toby, não acontece na vida de todo mundo e muito menos vão da infância a adolescência, sem sofrer impactos que a transformam, na verdade não conheço nenhuma amizade que tenham se formado na infância e continue até a vida adulta. Claro, estou falando de amigos e não de família. E sempre que leio histórias assim, penso que teria gostado de algo assim, na minha vida. Alguém que nos conhece mais que a própria família e nos ama tanto quanto a mesma. Uma pessoa que puxa a orelha, mas que também sabe levantar nosso ego e nossa moral, nos tornando corajosos para enfrentar o que vier pela frente.

Torcemos pelo romance entre Faulkner e Cassidy, dois jovens que parecem ter tanto em comum e serem tão perfeitos juntos. Ter quem ilumine a noite e nos divirta é sempre fantástico. Então você deve estar achando tudo belo demais e aí eu falo, há um segredo que se torna previsível perto do final e que dará uma volta de 180 graus no desfecho. Mesmo entendendo eu não concordo, mas o que está feito não pode ser mudado.

A leitura flui fácil e se torna viciante, pois queremos saber qual o segredo que Cassidy está escondendo, já que ela é a personagem misteriosa na obra. Dentro dessas páginas também conhecemos Cooper o cachorro companheiro do Ezra, ele não aparece muito, mas foi importante suas poucas aparições.

Feliz em ter conhecido a obra e pela escritora que soube conduzir essa história de uma maneira que não pude largar antes de chegar ao final.

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2014/04/resenha-25-o-comeco-de-tudo-robin.html
Michelle 21/09/2022minha estante
interesssante