O Começo de Tudo

O Começo de Tudo Robyn Schneider




Resenhas - O Começo de Tudo


105 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


Nina 24/06/2014

O Começo de Tudo - Robyn Schneider
Quando comecei a leitura de O Começo de Tudo eu tinha quase certeza de que não iria gostar. Eu imaginava que seria mais um desses livros bobos sobre adolescentes ricos e fúteis e suas escolas perfeitas. Nunca tive muita paciência com esse tipo de enredo, por isso pensei: vou ler esse livro logo assim me livro dele de uma vez. Ainda bem que pensei assim, pois me enganei totalmente com o enredo. Na verdade, acabei me surpreendendo com uma história inteligente, delicada e muito bem escrita sobre superação e crescimento.

Ezra é um personagem cativante que depois de levar uma rasteira da vida, decide se reinventar e redefinir seus valores. Mesmo cheio de dúvidas e incertezas, ele não tem medo de ousar e experimentar novas escolhas, e com isso ele cresce durante o livro, deixando de ser o garoto de ouro e rei do baile para ser um jovem inteligente e convicto de si. E é lindo ver essa transformação da personagem enquanto avançamos na leitura.

Os personagens secundários também são ótimos, principalmente Cassidy. Ela é uma daquelas garotas únicas, inteligentes e bem humoradas e que parecem só existir na literatura mesmo, e que quando entram na história é na mudar completamente a vida do garoto, assim como a Alasca, do John Green. Mas ao contrário de Alasca, Cassidy não é do tipo sexy e misteriosa, que atrai garotos loucos para desvendar seus segredos. Ela é reservada mesmo, e tem razões para isso pois carrega muita dor dentro de si.

O relacionamento dos dois é outro ponto forte do livro pois não é do tipo "te vi e logo te amei". Eles demoram a se entregar a esse sentimento e isso quase me fez surtar de torcida e expectativa pois eles formam um casal tão fofo juntos! Mas é claro que nem tudo pode dar certo sempre, e quando eles enfrentam os problemas me deu vontade de entrar no livro e esbofetear a Cassidy enquanto ofereço um ombro para o Ezra, rsrs.

E por mais raiva que eu tenha passado durante esse momentos difíceis do casal, em momento algum conseguir largar o livro, pois foi aí que Robyn Schneider nos dá uma aula de escrita. Ela consegue mostrar todo o amadurecimento de Ezra com maestria, por meio de diálogos inteligentes e intensos, o que não é comum nesse tipo de livro. Infelizmente, muitos autores ao escreverem para adolescentes, trazem personagens fracos com diálogos rasos, mas Schneider prova que é possível sim escrever um YA que seja maduro e ao mesmo tempo acessível aos jovens.

Recomendo muito!!!

site: http://www.quemlesabeporque.com/2014/04/o-comeco-de-tudo-robyn-schneider.html#.U6mzmfldVqU
comentários(0)comente



Késsia 03/04/2024

Bom para distrair
Comecei a leitura com zero expectativas e fui surpreendida positivamente. A leitura é fácil, leve e gostosa. A história tem alguns furos e coisas que não fazem tanto sentido, mas passam despercebido se não se apegar tanto aos detalhes. ?
Particularmente, amei e já recomendei para alguns amigos.
comentários(0)comente



Icarusfalls 19/01/2024

Faltou alguma coisa
Achei que a autora focou muito no começo da história, deixando o final totalmente corrido e sem muito nexo. São personagens bons e bem construídos, mas é um livro monótono e mesmo que tenha um propósito que não seja o romance entre o Ezra e a Cassidy achei que faltou um pouco de química entre os dois.
comentários(0)comente



Victor 12/03/2021

Esse livro é daqueles fáceis de ler, que a história vai te envolvendo aos poucos e os clichês vão te preenchendo. É uma história sobre crescer, amadurecer e acreditar em você e nas pessoas que estão em sua volta.
Da para perceber como os pais podem ser grandes influências negativas e como terapia devia ser para todo mundo e não só para o "filho perfeito"(isso vai para além do personagem principal).
Esperava um pouco mais da Cassidy e fico feliz com o final que o Ezra deve, ainda acho que ele devia ter percebido de forma mais brusca como ele fazia parte de um grupo tão ruim para todos envolvidos e todos que estão em volta.

A escrita da Robyn te envolve e te faz viajar para longe.

"Ela acendeu uma fagulha, talvez, ou assoprou a chama, mas o incêndio era meu."
comentários(0)comente



Isabella Pina 17/12/2014

O começo de uma carreira promissora para Robyn.
Quando eu li, pela primeira vez, a sinopse de O começo de tudo, eu já gostei bastante do livro. Adoro livros que, apesar de não terem nada sobrenatural ou mágico, ainda conseguem nos passar tantas sensações e sentimentos, com uma leitura leve, mas que nos faz refletir sobre um monte de coisas, e esse livro definitivamente causou tudo isso em mim.

A história fala sobre Ezra Faulkner (impossível não lembrar de Pretty Little Liars, gente), um ex-menino popular, que tinha tudo para ser o cara do colégio em que estuda, até sofrer um acidente e, com isso, ver toda a sua vida virar de ponta cabeça. É nesse momento em que ele tem a oportunidade de se questionar se seus amigos são realmente verdadeiros e observar como as coisas funcionam, de fato, no colegial.

Vou confessar que eu não fui muito com a cara do Ezra no início. Ele é o tipo de cara que você sabe que gosta, que simpatiza, mas sempre faz alguma burrada e você fica "Por que eu gosto dele mesmo?!". Um dos maiores problemas do Ezra é notar todas as coisas erradas que acontecem ao redor dele e, ao invés de se abster, como sempre fez, tomar alguma atitude. É bem notável a evolução dele, e nesse sentido, tem uma personagem que é fundamental: nossa (não tão) querida Cassidy Thorpe.

Cassidy é a aluna nova no colégio de Ezra e há uma aura enorme de mistério ao redor, no melhor estilo Margo de Cidades de Papel, aliás, eu as achei bem parecidas na personalidade: inconstante, mas intensa. Nós pouco sabemos de Cassidy no decorrer da história, porque a autora vai soltando aos poucos as pistas para depois constatarmos que, no livro como um todo, Cassidy não era a peça principal, e sim as mudanças em Ezra.

Além dos dois, os coadjuvantes também são incríveis, como o amigo de Ezra, Toby, que é daqueles que você queria ser amiga de verdade na vida real, além de toda a turma deles ser extremamente diferente, engraçada e... Ai, como eu queria que eles estudassem na minha escola! Além do que, os debates que eles participavam pareciam ser o máximo!

O começo de tudo é um livro que tem aquela habilidade de falar de coisas sérias para e sobre adolescentes com uma facilidade absurda, sem no entanto se tornar raso ou deixar o lado cômico de lado. Além disso, a narrativa é muito gostosa, tornando a leitura rápida e divertida. No final do livro, não pude deixar de pensar que uma adaptação desse livro, se bem feita, poderia se tornar um excelente filme (cheguei até a pensar no elenco, gente...).

Após essa leitura, só tenho um questionamento: quando leremos mais livros dessa Robyn? Porque agora ela se tornou uma das minhas autoras para se prestar atenção.

site: http://meuportaldoslivros.blogspot.com/2014/12/resenha-o-comeco-de-tudo-de-robyn.html
comentários(0)comente



Polly 23/03/2014

Resenha originalmente postada em: entrelivrosepersonagens.blogspot.com.br

Sabe aquele tipo de livro com o qual é fácil se identificar? Pois bem, esta obra é um desses casos.

Ao virar de páginas conhecemos Ezra Faulkner, um garoto super popular que, após ser traído por sua namorada, acaba sofrendo um acidente de carro, que o impede de fazer a única coisa na qual tem certeza que é bom: jogar tênis.

Agora Ezra não é mais tão popular e, usando a linguagem dos jovens, acaba se tornando apenas mais um. Seus antigos amigos acabam se afastando e resta a ele seguir em frente sem nada daquilo que possuía antes.

O que parecia o fim, acaba se revelando um recomeço e Erza passará por situações que o transformarão.

Aí você se pergunta: Porque é fácil se identificar com uma história assim?

Bem, os temas abordados neste livro são situações que acredito que todos já passaram por alguma vez na vida: recomeços, perdas, novas oportunidades e a famosa descoberta de si mesmo.

Robyn Schneider trata destes temas com uma grande maestria, nos fazendo mergulhar em uma história que nos remete a nossa própria em algumas situações.

Com uma narrativa leve e muito bem desenvolvida, nos deparamos com personagens com as mais diversas personalidades e passamos a conhecer um pouco de cada um deles, de tal forma que terminamos o livro um tanto quanto afeiçoados.

É um livro curto, com páginas amarelas e muito encantador, que você não conseguirá largar antes de terminar.

Tenho que confessar que, em determinados momentos da leitura, me deparei com o sentimento de que faltava algo, de que alguma coisa não se encaixava bem, e tenho que confessar que até o momento não descobri ainda do que sentia falta. Futuramente vou reler a obra para tentar descobrir, mas, por enquanto ficou esse vácuo ao decorrer da minha leitura.

Ressalvas a parte, não espere algo muito intenso na história, e sim alguns momentos que lhe farão refletir e sorrir e até mesmo relembrar. Como prometido pelos críticos é um livro sensível, inteligente e engraçado, que agora recomendo a todos vocês.

comentários(0)comente



Caverna 12/10/2014

Ezra Faulkner é aquele típico garoto popular que todos idolatram, que faz parte do grupo mais popular da escola, e que vive indo nas festas que Renato Russo chamaria de festa estranha com gente esquisita e muita bebedeira. Ele é também o capitão do time de tênis, e namora Charlotte, a típica garota que se engraça no primeiro que lhe der mais vantagens, e que é mais rodada que sei lá o que.

Mas as coisas não eram assim. Na verdade, Ezra não é nem um pouco parecido com seus amigos, começando pelo fato gritante de que nem bebe. Tudo desandou na festa de aniversário de Toby, seu melhor amigo, quando eles foram na montanha-russa da Disney e uma cabeça decepada voou em sua direção. Depois daquilo, seu amigo que passou a infância toda ao seu lado, mudou completamente, isolando-se e se prendendo em seu próprio mundo, enquanto Ezra não viu outra solução a não ser seguir em frente, e arranjar aqueles novos amigos.

No entanto, Ezra acaba caindo na real meio que à força. Após pegar Charlotte o traindo numa festa, ele sai do lugar com a paciência já esgotada, e sofre um acidente com o carro. Mesmo durante meses no hospital, absolutamente ninguém foi visitá-lo, e ao voltar pra escola, Ezra certamente estaria perdido se não fosse por Toby, que o acolheu como se nada tivesse acontecido entre eles dentre os anos que passaram afastados. Mesmo deprimido e se sentindo abandonado por seus antigos amigos (e pela escola inteira, já que ele não é mais o incrível Ezra, e sim apenas um garoto mancando de um lado pro outro com uma bengala), Ezra tenta se adaptar ao grupo de amizade de Toby, que são conhecidos por participarem dos debates do colégio. Além disso, Ezra conhece Cassidy Thorpe, uma aluna nova que logo se entrosa em seu grupo, e juntos, eles descobrem momentos e sensações únicas.

site: http://caverna-literaria.blogspot.com.br/2014/10/o-comeco-de-tudo.html
comentários(0)comente



Alice 17/07/2021

“Para mim, o silêncio representava segurança. As palavras podem nos trair se forem mal escolhidas, ou significar menos se usadas em exagero."
comentários(0)comente



Máh 23/03/2014

Em que me transformei em consequência da minha tragédia pessoal?
"Ainda acho que a vida - independentemente do quão comum seja - de qualquer pessoa tem um ponto trágico e único, depois do qual tudo o que realmente importante vai acontecer. Esse momento representa o catalisador, o primeiro passo da equação. Mas conhecê-lo não leva a nada, pois o resultado é determinado por aquilo que vem depois." pág.14

Já me encontrava completamente fisgada, apenas com as citações do início.

Ezra, o melhor jogador de tênis da escola, descobre que sua namorada - Charlotte - o está traindo. Isso já seria um tanto quanto triste mas, a pior parte dessa descoberta, é quando ele sai furioso da festa e é atingido por um carro em alta velocidade. Nesta noite, além de perder sua namorada, Ezra perde outras dezenas de coisas que eram habituais a sua vida - como o tênis.

" Em que me transformei em consequência da minha tragédia pessoal?" pág. 15

Após o acidente, os médicos nem sequer sabiam se Erza - simplesmente adoro esse nome! - voltaria a andar. Bem, ele volta. No entanto, seu joelho foi massacrado e, por consequência, ele terá que andar de muletas - e nunca mais poderá jogar tênis. O esporte era o amor dele - o que não é para menos, já que ele era incrível no tênis.

Quando as férias de verão acabam, Ezra volta para a escola. Lá, percebe que não se enquadra mais nos grupinhos de antes.

Charlotte rapidamente o trocou por seu melhor amigo - que acabou tomado, além de sua namorada, seu posto de capitão do time. Com dificuldade até mesmo para se locomover, Ezra irá reatar uma antiga amizade com Toby.

E, através do amigo, irá se juntar a mesa dos menos populares, onde irá conhecer melhor a misteriosa aluna nova, Cassidy - que usa roupas vintage e é muito culta. Ela, que está sempre citando grandes escritores, filosofos ou usando palavras curiosas de outros idiomas.

É necessário dizer que os dois vão começar um romance?

Bem, você poderia argumentar que, até aqui, este livro não parece um YA muito inovador. É exatamente aí que você se engana.

O começo de tudo entrou para um dos meus favoritos do gênero. Usando elementos já comuns ao gênero, Robyn Schneider inova. Com sua escrita cheia de pequenas referências, reflexões, metáforas e bom humor, ela torna o gênero mais rico - deixando-o ainda mais envolvente. Durante a leitura, você notará uma obra elaborada com mais cuidado e com reviravoltas inesperadas. Isto, sem perder os momentos leves e fofos comuns ao gênero.

Bem estruturado, O começo de tudo foge das mesmices e surpreende. Com referências perfeitas - gente, ela começa o livro citando Hemingway e Fitzgerald, tem como não amar? -: O grande Gatsby, Hamlet, Foulcoult e os mais engraçados verbetes - dos mais variados idiomas.

Tudo isso equilibrado com personagens sagazes, bem humorados, inteligentes, momentos leves - e mesmo assim inúmeras reflexões sobre a vida e a adolescência.

Além de tudo isso, o final me surpreendeu bastante. Foi bem diferente do esperado.

Ah! Amei a capa. A editora Novo Conceito inovou bastante nesse livro - e em alguns outros lançamentos desse mês. A combinação de amarelo, azul e laranja ficou linda! Saiu do padrão costumeiro da editora.

No ponto, com o equilíbrio perfeito. Não há oque reclamar.

Amaria uma continuação.


site: http://stormofbooks.blogspot.com.br/2014/03/resenha-o-comeco-de-tudo-por-robyn.html
comentários(0)comente



Quel 21/08/2014

Quando o chão é tirado dos nosso pés nem sempre temos a opção de cair
Primeiramente agradeço a Vanessa Suero pela cortesia em parceria com a Novo Conceito .

Esse livro não estava na minha lista desejados e nem de leitura , mas quando ele chegou começei a ler imediatamente .

Esse livro me agradou e ao mesmo tempo me decepcionou , mas foi uma decepção tão insignificante que nem liguei , e eu recomendo a leitura .

Um romance adolescente , um drama , não sei dizer , talvez ambos .

#Ezro Faulkner tinha tudo para ser o rei do baile , mas isso foi antes - antes de ser traído pela namorada , antes de ser a perna quebrada em um acidente e antes de ser apaixonar por Cassidy Thorpe .

Ezro Faulkner um jovem popular , que faz sucesso por onde passa , não por ser lindo , mas sim por ter talento e um brilho próprio , sempre foi muito bem visto na escola , nossa .. na escola o rei dos bailes , o capitão do time de tênis , o mais paquerado , desejado , falado , em uma escala ele esta no topo . Só que sua vida passa por uma mudança radical ao sofrer um acidente , pouco antes de pegar sua namorada quase fazendo sexo com um colega , as consequências desse acidente são devastados , e para quem estava lá no topo , caiu em direção ao chão . Mais quem disse que a única opção é cair ?

Ele não é mais o rei dos bailes , não mais popular , seu joelho foi masacrado no acidente , ou seja , ex melhor jogador de tênis , ex capitão , e os únicos olhares que dão a ele é de pena .

Mas a situação é amenizada quando Cassidy Thorpe é apresentada como a mais nova aluna , e os boatos são redirecionados a ela , o que uma das melhores esgrimitas mais jovens estaria fazendo em uma escola como Westlake Middler ?

Ninguém consegue entender , nem mesmo Ezra .

Cassidy e Ezra ficam amigos , mais tipo muito amigos , passam a fazer parte da mesma turma , a turma dos nerds em depates , - é realmente Ezra passa por uma mudança interessante .

O romance surge , apesar deles serem diferentes , Cassidy não se encomoda em ter amigos não populares , já Ezra sim , mas o romance entre eles é bem quente .

Creio que os desastre perseguem Ezra , do dia para a noite Cassidy muda totalmente , da um fora nele no dia do tão esperado baile , e ao se verem ele leva uns tapas de realidade , Cassidy o havia enganado , o usado ?

Ezra fica arrazado , ainda mais quando descobre que mesmo sem estar presente , mesmo ele não sendo o melhor em tudo , foi eleito o rei do baile . Parece que sua vida estava de novo indo para os trilhos já conhecidos , mas será que ele quer mesmo ser o melhor ? Depois do acidente , sua vida mudou e sua visão foi lhe dada de volta , o destino decidiu dar lhe um chute em direção ao caminho certo , Cassidy foi um anjo da guarda , como aquelas pessoas quem surgem em nossas vidas para nos indicar o caminho certo , e logo vão embora quando a missão esta cumprida .

Fiquei triste com o final , mas esse livro foi incrível , a mensagem oculta nele é ótima , é uma lição de vida !

comentários(0)comente



Mirela 29/01/2019

O livro fala sobre Ezra, um adolescente que após sofrer um acidente ve sua vida mudar completamente.
Traz o tipo de história que te faz tentar descobrir um porque diferente a cada novo capítulo.
Os últimos capítulos são impressionantes e com grandes revelações.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Elis 23/04/2014

Ezra Faulkner é um adolescente popular, namora Charlotte uma das belezas da escola Eastwood High e cree que sua vida não poderia ser melhor, mas ele pensa que todos nós passaremos por uma tragédia na vida, que será o ponto onde tudo mudará em nosso destino. Afinal seu amigo Toby, ao completar 12 anos teve a sua, em uma montanha russa na Disney e após esse acontecimento a amizade deles, deixou de ser a mesma, pelo menos até o último ano do ensino médio.

Ezra é como qualquer ser humano, tira conclusões precipitadas e se engana. Isso vai custar belos anos de amizade com o seu melhor amigo. No entanto quando temos amigos de verdade, mesmo que os afastemos por um período, eles voltam na hora certa para mostrar o seu valor. Faulkner sofre um acidente quando descobre que sua namorada o traí em um festa, por esse motivo ele não poderá mais jogar tênis, o esporte que tanto ama e perderá o "status" social que ele pensa ser importante.

Quando volta as aulas no início do último ano do ensino médio ele se sente deslocado e por isso ele passa a fazer parte da mesa de Toby, junto com Cassidy a aluna nova que está dando o que falar, Phoebe e Luke que são um casal e Austin um tremendo jogador. Todos CDFs de primeira, que participam de debates ou já participaram de campeonatos assim, ou seja, a mesa dos nerds, dotados de inteligência e simpatia. Quem disse que eles não são bonitos ou divertidos? Eles são tremendamente demais. É aí que Ezra começa a notar que de repente ele vivia em companhia das pessoas erradas.

Agora ele pode mostrar sua inteligência sem medo de o acharem estranho, no entanto notamos o quão difícil é ele deixar de lado o grupo dos atletas, mas cada um aprende o que é bom pra si, a sua própria maneira. Me apaixonei pelo rapaz que ele se tornou, sem o acidente acredito que ele não teria sido esse personagem admirável, mesmo que tivesse coração pra isso. Foi o novo ponto de vista que me fez ficar caidinha por ele.

A amizade entre Ezra e Toby, não acontece na vida de todo mundo e muito menos vão da infância a adolescência, sem sofrer impactos que a transformam, na verdade não conheço nenhuma amizade que tenham se formado na infância e continue até a vida adulta. Claro, estou falando de amigos e não de família. E sempre que leio histórias assim, penso que teria gostado de algo assim, na minha vida. Alguém que nos conhece mais que a própria família e nos ama tanto quanto a mesma. Uma pessoa que puxa a orelha, mas que também sabe levantar nosso ego e nossa moral, nos tornando corajosos para enfrentar o que vier pela frente.

"- Vai dar tudo certo - Toby disse, batendo nas minhas costas. - Nós somos péssimos, lembra? Vai lá perder uma pelo time." (pg. 127)

Torcemos pelo romance entre Faulkner e Cassidy, dois jovens que parecem ter tanto em comum e serem tão perfeitos juntos. Ter quem ilumine a noite e nos divirta é sempre fantástico. Então você deve estar achando tudo belo demais e aí eu falo, há um segredo que se torna previsível perto do final e que dará uma volta de 180 graus no desfecho. Mesmo entendendo eu não concordo, mas o que está feito não pode ser mudado.

A leitura flui fácil e se torna viciante, pois queremos saber qual o segredo que Cassidy está escondendo, já que ela é a personagem misteriosa na obra. Dentro dessas páginas também conhecemos Cooper o cachorro companheiro do Ezra, ele não aparece muito, mas foi importante suas poucas aparições.

Feliz em ter conhecido a obra e pela escritora que soube conduzir essa história de uma maneira que não pude largar antes de chegar ao final.

site: http://amagiareal.blogspot.com.br/
comentários(0)comente



Mac 29/07/2014

O Começo de Tudo
Em meio a várias remessas de livros, das editoras, para leitura e análise crítica, recebi este livro da Novo Conceito. Quando li a sinopse percebi logo que se tratava de mais um livro do gênero "Sick-Lit" (Literatura de Doença).

Um termo muito estranho, mas que justifica muito esta modalidade que, a cada dia que passa, vem conquistando mais e mais os jovens e alguns adultos, no mundo. Um bom exemplo é ganhador de vários prêmios "O lado bom da vida" de Matthew Quick e "A culpa é das estrelas" de John Green. E não poderia deixar de citar um dos percussores deste gênero: "Um Amor para Recordar" de Nicholas Sparks.

Em "O Começo de Tudo", conhecemos Ezra Faulkner, um rapaz de 16 anos, jogador de tênis, representante do grêmio estudantil, muito popular e namora a garota mais bonita da escola, Charlotte. Em suma, Ezra tem a vida perfeita. A vida que muitos, em sua faixa etária, pedem a Deus... até que um acidente muda sua vida para sempre.

Ele vê sua vida ser colocada de "pernas para o ar" e não sabe o que fazer. De popular e futuro astro do tenis ao cara estranho, "com aspecto de vampiro" e que usa uma bengala para se locomover.

Para piorar, ele percebe que aqueles que considerava seus amigos, aos poucos, se transformaram em verdadeiros estranhos. E, no momento em que achava que enfrentaria sozinho este novo desafio, ele conquista novas amizades e um novo amor de pessoas que ele menos esperava.

"O Começo de Tudo" vai além de uma história que envolve típicios adolescentes norteamericanos e suas atitudes tão massivamente retratadas em séries, filmes e livros. Não que isso não seja citado no livro. Na verdade, estas características são fatos secundários na história já que ela aborda a questão da superação, recomeço e tomada de decisões que, não somente muda os rumos da vida de qualquer pessoa, como também a transforma para sempre... e para melhor.

O livro tem uma narrativa despretensiosa e envolvente, instigando a curiosidade do leitor em saber o quê vai acontecer na próxima página. Contudo, ao contrário da maioria dos livros Sick-Lit, "O Começo de Tudo" passa a idéia de "superação" nas entrelinhas, sendo complemente subjetivo Como? Somente lendo o livro para saber!rss. Além disso, ninguém precisa fazer uso de antedepressivos para lê-lo até a última página! O que é muito gratificante!rss. No entanto, recomendo a leitura somente para aqueles que gostam do gênero.

Bjins e inté... Mac Batista.

*InfoAilBook: Este livro entrou para o rank dos 21 melhores livros, na categoria Young Adult, do site BuuzzFeed Books, conquistando o 3º lugar.

site: http://www.apenasimpressoesliterarias.com.br/2014/03/resenha-o-comeco-de-tudo-de-robyn.html
comentários(0)comente



105 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR