O Começo de Tudo

O Começo de Tudo Robyn Schneider

Resenhas - O Começo de Tudo

Teca Machado 30/09/2014

O Começo de Tudo Sobre tragédias particulares, flash mobs de raves silenciosas e O Grande Gastby
Na vida de todos, não importa quão comum seja, existe um momento que se tornará extraordinário um único embate após o qual tudo o que realmente é importante vai acontecer, trecho de O Começo de Tudo, de Robyn Schneider. Muito além do romance em que uma garota diferente muda a vida do garoto de ouro (e fútil) do high school, esse livro mostra como as tragédias particulares nos transformam, às vezes nos enfraquecendo, às vezes nos tornando quem sempre deveríamos ter sido. Profundo, né? Apesar de não parecer, a obra é mais poética e interessante do que é ao primeiro olhar e pela sinopse.

Ezra Faulkner, no auge dos seus 17 anos, namorava a garota mais linda da escola, era popular ao extremo, o melhor jogador de tênis da região e tinha todo um futuro brilhante e dourado pela frente. Até que um acidente de carro, culpa de um motorista imprudente, destrói sua perna, sua carreira no esporte e sua vida social. Ezra perde tudo o que tinha e considerava importante, nem ao menos se sentava mais na mesa mais requisitada do refeitório. Tirando tudo isso, afinal, quem é ele? Ele perde a sua identidade e se perde nisso. Mas uma garota nova e misteriosa, Cassidy Thorpe, e uma amizade do passado, Toby Ellicot, a quem Ezra havia deixado para trás depois que a tragédia pessoal do amigo fez com que ele não pudesse ser considerado cool, ajuda o protagonista a voltar a ficar de pé. Ele vai descobrindo muito mais de si mesmo do que achou que existia, mesmo com outras tragédias e com o destino lhe pregando peça após peça.

O ponto principal de O Começo de Tudo é aprender a lidar com as tragédias particulares que transformam toda a sua realidade e decidir como encarar isso tudo. Ezra aprende na marra, da maneira mais difícil. Sem lições de moral ou personagens perfeitos e imaculados, o livro é o mais realista na medida do possível e nos apresenta uma história palpável, sem desenrolares mirabolantes e fantasiosos. Apesar de parecer cheio de dramas, não é triste e nem faz chorar, apesar de momentos em que o leitor pensa Poxa vida.

Impossível não se apaixonar por Ezra. Com um humor inteligente e mordaz, gestos cavalheirescos e uma personalidade incrível, ele te conquista logo no começo do livro, ainda mais porque é o narrador. Cassidy é tipo a Alasca, de Quem é Você, Alasca?, ou você se apaixona ou a odeia. Me alternei amando e odiando, mas ela é fundamental para o desenrolar de tudo e tem ótimas tiradas. No balanço geral, gostei. Toby é fantástico. Quer ser meu melhor amigo? O tipo de pessoa engraçada, pé no chão e que faz tudo por aqueles que ama. Fora que eu adorei Cooper, o poodle de 16 anos de Ezra que de um modo muito bizarro gosta de O Grande Gatsby. Robyn Schneider construiu muito bem os seus personagens.

A leitura é rapidinha, de apenas 288 páginas, e vai fluindo numa velocidade assustadora e, quando você percebe já acabou. Droga. Em alguns momentos, eu saquei o que estava acontecendo antes da autora revelar, mas isso em nada estragou o livro para mim, porque não foi exatamente como achei que seria, tinha muito mais significado.

O Começo de Tudo faz você querer participar de flash mobs de raves silenciosas, entrar num grupo de debates e receber na porta da sua casa bonecos de neve feitos de plantas.

Recomendo muito.

Teca Machado

site: http://www.casosacasoselivros.com/2014/08/o-comeco-de-tudo-sobre-tragedias.html

Luan 27/01/2015

Resenha - O começo de Tudo - Robyn Schneider
Vamos a resenha:

"Às vezes acho que uma tragédia vive à espreita de todo mundo; por isso, as pessoas que vão comprar leite na esquina ou que cutucam o nariz enquanto aguardam o sinal abrir estão a apenas alguns minutos de um desastre."

Ezra Faulkner era o líder do time de tênis da escola, namorava a popular líder de torcida e todos o adoravam. Até que Ezra encontra sua tragédia pessoal, um acidente de carro que deixa marcas irreparáveis em sua vida. Agora, Ezra não pode mais jogar tênis, tem que andar com uma bengala, não namora mais a garota mais popular da escola, enfim, sua vida perfeita teve um fim nada bom.

Mas algo acontece quando Ezra volta para a escola, ele conhece Cassidy, uma garota nada normal, retoma sua amizade com Toby, um antigo amigo, e tudo isso faz ele ter novas perspectivas sobre a vida, tendo assim, um novo começo.

Comentários

Eu não havia pesquisado muito sobre o livro que irei resenhar hoje, mas a sinopse me pareceu um tanto deprimente, "Ezra Faulkner acredita que todo mundo tem uma tragédia esperando ali na esquina"(Trecho da sinopse). Mas acreditem que não é nada deprimente, e sim uma história que faz você ler e ler.

Nós, leitores, não ficamos entediados de forma alguma, já que os capítulos não são longos e isso ajuda a história passar mais rápido e isso é algo que temos que apreciar em um livro. Gostei muito da escrita da autora, sendo fluída e divertida.

"Na vida de todos, não importa quão comum seja, existe um momento que se tornará extraordinário – um único embate após o qual tudo o que realmente é importante vai acontecer."

Algo que me impressionou no livro, foi o fato de que a autora conseguiu fazer de uma tragédia um novo começo e fazendo assim, nós leitores percebemos que nem sempre uma tragédia vem tirar algo importante de nós e sim trazer algo melhor ainda, como: maturidade, responsabilidade, entre outros.

Os personagens foram super bem criados, há aqueles que criamos um ódio, tem aqueles que amamos, tem aqueles que amamos e odiamos, vai entender. A autora soube utilizar muito bem cada personagem, deixando a história mais perfeita ainda. Os cenários tiveram uma descrição simples e de fácil imaginação.

"Oscar Wilde disse certa vez que viver é a coisa mais rara do mundo, porque a maioria das pessoas apenas existe, e isso é tudo. Não sei se ele tem razão, mas sei que passei um longo tempo existindo, e, agora, eu pretendo viver."

Achei a capa linda, ela deixa um mistério no ar e ao ler o livro sabemos o que ela representa. Li muitos comentários sobre a capa e a maioria não gostou dela, vai pelo gosto de cada um. Não achei nenhum erro na revisão, a diagramação é uma beleza á parte, com detalhe em cada inicio de capítulo. A fonte tem um tamanho de fácil leitura, a NC sempre arrasa nos mínimos detalhes.

Um livro que mostra como uma tragédia pode ser um novo começo

site: http://lendoferozmente.blogspot.com.br/2014/12/resenha-o-comeco-de-tudo-robyn-schneider.html

Tribo do Livro 26/04/2014

Resenha por Ver Sobreira

Quando o chão é tirado dos nossos pés nem sempre temos a opção de cair.
A questão é a seguinte, além de gostar, leio romances YA porquê trabalho com adolescentes, não dou aulas de Português, mas isso não importa. O que importa é que converso com eles e posso assim dar-lhes opções de leitura. Principalmente de livros que tratem de assuntos relativamente simples ou complexos, mas que na transição da adolescência para a vida adulta podem ser maiores do que seriam em outro tempo. No caso de O começo de tudo há muito o que aceitar, consertar, entender e priorizar para se construir uma vida plena e feliz.

Ezra Faulkner era o garoto do colégio, representante da classe, capitão do time de tênis e com certeza seria o rei do Baile, com sua namorada Charlotte, que seria a rainha. Mas com a vida é feita de surpresas e tudo, tudo pode mudar. Um verão, uma festa e um pequeno acidente lhe tirou tudo da noite para o dia. Tudo bem. Você tem várias opções em casos como esse e duas delas seria se enterrar e esquecer da vida ou seguir por um outro caminho que não é fácil, mas pode ser bem produtivo. Talvez cultivar novas amizades seja a primeira coisa a fazer. Então Ezra reaproxima-se de Toby, de quem quando mais novo era amigo. Toby é capitão da equipe de Discurso e Debate, ele e sua turma darão uma outra perspectiva de vida a Ezra, mesmo que à princípio não seja o que ele imaginou para seu último ano na escola. E conhece também, Cassidy Thorpe e a partir dai coisas podem acontecer e tais coisas mudaram para sempre a vida de Ezra Faulkner.

Não sei bem se consigo apontar o momento exato em que comecei a ficar irreparavelmente diferente. Acho que não foi um momento; foi um processo. Uma reação química, se preferir. Eu não era mais Ezra Faulkner, o menino de ouro, e talvez já não fosse, mas, quanto mais ficava com Cassidy, melhor me sentia em relação a isso.

O que há nesta narrativa? Entender a vida e aceitar algumas coisas como definitivas, mas que podem ser ajustadas. Ezra não esperava que os acontecimentos que modificaram sua vida iriam levá-lo até onde chegará. Toby que fora seu amigo na infância e de quem ele se afastou por conta de "outra turma", também irá exercer uma grande influência nessas mudanças.Outro elemento interessante desta narrativa é que Ezra parafraseia constantemente Oscar Wilde e o livro O grande Gatsby já que ele pensa que os livros podem dar respostas para muitas coisas na vida.

O começo de tudo não é um grande livro, me parece que em matéria do gênero a qual ele possa pertencer deixa alguma coisa a dever. Não há um romance propriamente dito, mas discute temas interessantes, e, é também sobre dúvidas e anseios que permeiam constantemente a vida dos jovens adultos. Há que se dar crédito ao narrador protagonista, pois ele não tenta ser vilão, mas não tenta ser herói também, ele só quer descobrir o sentido de certas coisas acontecerem na vida. Ele não é chato, apesar de passar por crises que parecem sem fim.

A verdade de tudo é que, toda minha vida, eu vinha perseguindo a experiência errada, e, embora Cassidy tenha sido a primeira pessoa a se dar conta disso, ela não incorporou os elementos que me permitiriam prosseguir por um caminho diferente. Ela acendeu uma fagulha, talvez, ou assoprou a chama, mas o incêndio era meu.

Bem, este é mais um Recomendado para quem precisa se encontrar. É os livros ensinam algo.

Marianne 23/04/2014

O começo de tudo (Robyn Schneider)
Sabe quando você termina um livro e fica com saudade dos personagens, considera imediatamente ler mais uma vez só pra fazer parte daquela história de novo? Ou então fica abrindo em páginas aleatórias e lendo uns trechos lembrando com saudade daqueles momentos como se estivesse olhando um álbum de fotos? (Espero de coração que eu não seja a louca e alguém comente “Ah eu também sempre faço isso! :D”). Pois bem, O começo de tudo é esse livro.

Ezra Faulkner é o típico garoto-perfeito-americano-do-colegial-clichê-dos-clichês, capitão do time de tênis, namorado da garota popular, favorito pro rei do baile e por ai vai. Mas calma! Não desistam da resenha nem do livro antes de ler tudo. Numa dessas festas típicas de high school americana Ezra pega na lata a namorada Charlotte pulando a cerca sem vergonha na cara. Com o saco cheio de tudo Ezra vai embora da festa e logo depois de sair com o carro é atingido por um motorista desatento que nem para pra ver o que aconteceu.

Com o pulso e o joelho fraturado Ezra recebe as péssimas notícias: não vai mais poder jogar tênis, vai ter que fazer fisioterapia pra se recuperar e vai precisar usar uma bengala pra andar. Ou seja, o combo do bullying e chamariz do desprezo das típicas escolas americanas.
Voltando pra escola Ezra tem que lidar com o fato de que seus amigos não se mostraram tão amigos assim quando ele sofreu o acidente (NINGUÉM foi visitá-lo no hospital, ou telefonou pra saber dele) e com os olhares curiosos voltados pra ele.

É meio perdido e sem companhia que Ezra se reaproxima do seu amigo de infância, Tobby. Tobby e Ezra eram melhores amigos até que um dia, num passeio pra Disney, um acidente bizarro foi divisor de águas na vida de Tobby, que virou o cara estranho e nerd do acidente enquanto Ezra caminhou rumo ao posto de garoto perfeito.

"— Isso — disse ela, convencida, pois a minha expressão devia ter mudado. — Percebe? Você está entendendo agora, mas eu descobri há muito tempo que, quanto mais inteligente se é, mais tentado se fica a deixar as pessoas imaginarem você. Nós entramos um na vida do outro como fantasmas, deixando pra trás lembranças assombradas de pessoas que nunca existiram. O atleta popular. A nova garota misteriosa. Mas somos nós que escolhemos, no final, como as pessoas nos veem."

E é assim que Ezra se junta a turma dos nerds, entra no grupo de debate e conhece a garota nova, Cassydy, que veio de outra escola e é bem esquiva em relação a perguntas sobre sua vida (e com quem ele obviamente vai ter um romance no decorrer do livro). Cassidy é um caso a ser analisado a parte. Típica personagem que vai dividir corações, uns vão amar e outros odiar. Eu gostei da moça, mas acredito que muita gente vá achá-la pedante e pretensiosa. Depois ter terminar o livro fiquei pensando se Cassidy poderia ser associada ao estereótipo de maniac pixiel dream girl —personagens femininos idealizados pelos homens e comuns em filmes e livros, que transformam os protagonistas levando-os pra uma vida de aventuras e apreciação da vida sem se preocupar com os problemas — mas a própria Cassidy diz no livro que a transformação de Ezra surgiu de sua própria vontade de se livrar de um padrão de vida onde ele não se encaixava.

"Mas eu não fiz nada disso — Cassydi insistiu — Ezra, essa garota que você está perseguindo não existe. Eu não sou uma aventura boemia que leva você a caça ao tesouro e lhe envia mensagens secretas. Sou esta confusão, triste, sozinha, que estuda muito e afasta as pessoas e se esconde numa casa assombrada. E você ainda continua querendo me dar créditos porque você finalmente decidiu que não se sentia contente espremido no corredor estreito das expectativas de todo mundo."

E sabemos que é verdade, não só Cassidy mas sua relação com Tobby foi mais que fundamental pra Ezra compreender o quão superficial eram suas amizades anteriores.
O relacionamento de todos os personagens faz a gente se apaixonar por eles a cada página. Tudo é descrito de modo extremamente sincero pela autora através da narrativa de Ezra.

O livro cita um milhão de referências que a cada momento que eram mencionadas eu ficava ♥ in love ♥. Bob Dylan, Dr. Who, Bansky e Harry Potter e muita zoação envolvendo vampiros (não sou fã do gênero, portanto amei rs) são só algumas delas.
E pra arrematar o final é surpreendente, emocionante e coerente com a maturidade dos personagens.
Eu amei, eu me apeguei, até agora to sofrendo que eles não existem de verdade pra sermos todos amigos.

site: http://www.dear-book.net

Bru 05/05/2015

Trágico e ao mesmo tempo leve
Imaginei que fosse um livro de grandes acontecimentos e alguns de fato bem chocantes, posso citar o acidente na montanha russa na Disney (isso me fez criar grande expectativa sobre o livro) mas infelizmente esses acontecimentos caem no esquecimento no decorrer narrativa o que me fez refletir se houve a real necessidade do ocorrido.

No desenrolar da estória é possível se divertir e rir sem perceber. Algumas questões e suspeitas são levantadas envolvendo Cassidy Thorpe mas não são convincentes e no fim quando a revelação acontece é superficial e fraca, como se eu já soubesse o tempo todo.

Não consegui me colocar na pele do personagem, o que por vez pode não ser um fator ruim pois Ezra é um garoto com pensamentos e características típicas masculinas, ponto positivo pra autora que desenvolveu bem a personalidade do personagem. Nas últimas páginas existe um sentimentalismo forçado com um fim planejado para que fosse impactante, mas sem ter sido explorado como devia.

Analisando o livro como um todo entendi que mais do que pra refletir é um livro pra entreter, sendo assim um misto de emoções. O Começo de Tudo é trágico e ao mesmo tempo leve, com um humor de canto de boca e finalizado com um fim triste e realista.

site: http://brusays.blogspot.com.br/2015/05/o-comeco-de-tudo-robyn-schneider.html

Tainara 03/10/2015

Bom? Não! Excelente!!!!!!!
Olha eu de novo!!!!!
Vamos lá!!!!!!!!
O começo de tudo conta uma estória que tinha para ser trágica mas se releva poética.
Conta a história de Ezra um menino popular que viu seu mundo ruir da noite para o dia (não vou falar muito dos personagens, vocês terão que ler para saber).
Vou falar do conteúdo do livro, sem sombra de dúvidas a aurora que passar que a tragédia pode ser algo maravilhoso na nossa vida, que mudar nossa concepção de vida, nossa forma de olhar o mundo lá fora. O livro é verdadeiramente poético com cada e crítico. Tem frases que te fará pensar no que você anda fazendo, tem frases que te fará ver que nem tudo é o que parece e tem frase que vai te fazer rir, porque você já pensou naquilo e nunca verbalizou.
Não é uma história com sexo, adolescentes rebeldes, país abusivos, dramas chocantes, simplesmente é o dia a dia de um adolescente descobrindo a verdade sobre a vida de uma forma diferente. O Ezra pensa que foi a Cassidy que fez ele mudar, mas ele não percebeu que ele sofreu a mudança quando percebeu que o antigo grupo dele do Tênis mandou bilhetes para ele no hospital ao invés de ir visita-lo pessoalmente.
O livro é muito bom, recomendo lê-lo em uma tarde silenciosa ou no silêncio da noite. A escrita é ótima, você vai adicionar alguma a palavras em alemão ao seu dicionário e algumas de português também. Primeiro livro que li da autora e gostei muito, muito mesmo.
Essa é a minha parte preferido do livro:
? A vida é trágica. Sabe como classificam as peças Shakespeare, não? Se terminam com casamento, é comédia. Se terminam com funeral, é tragédia. Então, a gente está sempre vivendo tragédias, porque sempre existe algum fim, e não é como um maldito casamento?. Cassydi.
Beijos ;)

Natty 18/12/2015

“Às vezes acho que uma tragédia vive à espreita de todo mundo”. Era assim que Ezra Faulkner pensava, quando viu a tragédia que aconteceu com seu amigo Toby, no dia do seu aniversário de 12 anos (na já desgastada magia da Disney!). Mesmo estando presente quando tudo aconteceu, Ezra não se abateu diante do que acontecera. Anos depois ele se tornou aquilo que muitos adolescentes gostariam de ser: ele era popular. Ezra era capitão da equipe de tênis, namorava uma líder de torcida, e era representante de classe e futuro rei do baile, mas sua tragédia já estava a sua espera e na noite anterior ao baile, todo seu mundinho perfeito veio a ruir.
Após flagrar sua namorada com outro cara durante uma festa na casa de um amigo, Ezra resolve ir embora e encontra sua tragédia o esperando em um sinal vermelho: um SUV preto e um joelho irrecuperável. Tudo o que ele tinha lhe foi tirado e ele precisava encontrar uma maneira de se levantar e encontrar o seu verdadeiro eu, com um velho e outros novos amigos, um time de debate sem moral algum e uma garota que guarda um segredo e que vai virar sua vida de ponta cabeça.
O Começo de Tudo é um livro que tem a leitura leve, dá para ler bem rapidinho,não cansa, tem algumas piadas nas entrelinhas o que particularmente acho divertido. Fala sobre conflitos adolescentes, paixões, escolha da faculdade e amizades.

site: https://www.instagram.com/xicaradelivros/

Sannn 11/01/2016

Ezra Faulkner: A tragédia do que fora um dia
Resenha no meu bog:

Adriana 25/04/2014

Sensível e Singelo
Um livro sensível, acho que essa é a melhor forma de descrever "O Começo de Tudo". A princípio parecia ser somente mais um romance adolescente sobre um menino que era popular e perdeu o trono, mas depois acabou se tornando uma história sobre encontrar a verdade sobre si mesmo.
Ezra perdeu todas as coisas que o definiam, e com isso acaba descobrindo que nada daquilo era realmente ele, mas sim uma imagem que os outros tinham dele e que ele acabava tendo que sustentar.
É um livro muito bem escrito, com um toque de ironia e crítica que me agradou bastante. Aquele tipo de livro em que e gente não se importa muito com o que vai acontecer, simplesmente lemos sem muita expectativa mas que ao final acabou me encantando com a sua beleza singela.

site: http://hobbyecletico.blogspot.com.br/2014/04/o-comeco-de-tudo-robyn-schneider.html

Ana Karolina 02/09/2016

Com uma narrativa leve, e ao mesmo tempo profunda, Ribyn Schneider nos apresenta a vida e dilemas de Ezra Faulkner, um garoto considerado de ouro que vive com conflitos, principalmente, interior.
Ezra acredita que todos tendemos a sofrer alguma tragédia, a qual será o marco entre nossa vida comum e nossa vida extraordinária, onde tudo incrível irá acontecer.
Ele já presenciou algumas dessas tragédias, e logo a dele chega, aos dezessete anos. A namorada o traí, e ele sofre um acidente de carro logo em seguida, o que deixa nele uma sequela : um problema em sua perna. Para um atleta esse era o fim da sua chance nos esportes, mas logo ele é despertado para outro interesse, apesar de inicialmente parecer "obrigação" , a competição de debates. Nessa competição e aula ele reencontra e se reaproxima de seu ex-melhor amigo Toby, e Cassidy a garota que ninguém conhece de verdade. É através disso que Ezra tem a oportunidade de se reencontrar e descobrir quem realmente ele é, e quem quer ser.
Ao longo das descobertas ele é levado a aceitar que nós podemos escolher como queremos que as pessoas nos vejam, e que às vezes é necessário, ou somos obrigados, a lutarmos para nos libertar da imaginação (falha) das pessoas, e , em alguns casos, de nós mesmos.
Ezra nos ensina muitas coisas que podemos levar para nossas vidas, mas para mim talvez o mais importante seja que sempre aprendemos coisas novas , mas que devemos sempre a fazermos nossas escolhas de acordo com o que acreditamos, sem preocuparmos tanto com o que os outros irão pensar, e que a cada dia possamos melhorar como ser humano.
Quem sabe um dia conseguiremos os libertar desse panópticos, criado mais por nós mesmo do que pelos outros.

"O mundo quebra todo mundo, e, posteriormente , alguns ficam mais fortes nos lugares quebrados." - Ernest Hemingway

Karen Silva 11/12/2016

“Diga, o que quer fazer com essa sua única vida vibrante e preciosa?”
O Começo de Tudo conta a história de Ezra Falkner, um adolescente considerado o garoto de ouro da escola. Astro do time da Westlake Middle School, bonito, descolado e namorando a garota mais popular da escola. Ezra cumpre bem o papel que lhe é esperado. Ele acredita que todo mundo tem uma tragédia pessoal à espreita – um encontro fatal após o qual tudo que realmente importa vai acontecer, e vê a sua própria cumprir-se em uma noite inesperada. Ao flagrar a namorada o traindo, Ezra se envolve em um acidente de carro causado por um motorista imprudente, têm sua perna quebrada e vê sua carreira no esporte e sua vida social irem para o espaço. A partir daí ele começa a andar com os “perdedores” do colégio e vai descobrir que talvez, aquele tenha sido seu lugar desde sempre.

“Ainda acho que a vida – independentemente do quão comum seja – de qualquer pessoa tem um ponto trágico e único, depois de qual tudo que é realmente importante vai acontecer. Esse momento representa o catalisador, o primeiro passo da equação. Mas, conhece-lo não leva a nada, pois o resultado é determinado por aquilo que vem depois.

Ezra é um menino inteligente e espirituoso, que aparenta se encaixar perfeitamente no grupo dos fúteis populares. Mas, intimamente, ele se sente inquieto sobre sua escolha de companhias e as ações que se sente inclinado a tomar quando está na presença dos mesmos. Após o acidente, quando nenhum de seus amigos vai visitá-lo no hospital, ele se exclui automaticamente do grupo e decide que é a hora para uma mudança. Na mesa dos perdedores, ele encontra personalidades fortes, as quais se identifica e parece se encaixar. Mas ainda se sente inquieto com uma sensação de perda ao deixar o antigo grupo.

Alguns pontos na personalidade do Ezra me incomodaram, como o fato de, após deixar os amigos populares, ele se sente na posição de julgar ações que não muito antes ele era, se não conivente, indiferente. Também incomoda a maneira como ele se coloca como vítima, secretamente culpando a ex namorada pelo acidente e esperando, a todo momento, que os amigos o excluam por sua nova condição. Contudo, a forma como o crescimento pessoal dele é descrito é bem trabalhada, com leveza e humor, introduz uma nova perspectiva quanto a seu comportamento. Além disso, ele é um garoto comum do ensino médio, engraçado e com umas sacadas muito boas – faz as melhores piadas, com certeza – que o tornam encantador.

“O mundo quebra todo mundo, e, posteriormente, alguns ficam mais fortes nos lugares quebrados.”

Entre as novas amizades, Ezra conhece Cassidy Thorpe. Uma garota linda, profunda e misteriosa. E aí começam os problemas. O fato de a Cassidy ter esse segredo que a torna arredia e a impede de se dar completamente, ao contrário do que se espera, faz o livro perder um pouco do seu brilho. Toda a aura de garota misteriosa e aventureira, que supõe-se encantar a muitos, faz com que a personagem perca sua riqueza. E isso refletiu no desenvolvimento de um romance fraco.

Os personagens secundários cumprem muito bem seu papel na trama. São típicas personalidades do ensino médio e fica claro que a autora quis construir personagens reais com os quais os leitores pudessem se identificar – todos eles refletem adversidades da adolescências que nós reconhecemos, se não em nós mesmo, em pessoas próximas. Referências como Harry Potter, Scott Fitzgerald, Oscar Wild e outros clássicos do mundo nerd contribuíram para esse sentimento de identificação.

O livro me cativou logo no início, com seus personagens espirituosos e particulares e suas referências à literatura tanto moderna quanto clássica. Mas a trama certamente tem seus pontos negativos. A autora tinha a sua disposição vários aspectos para explorar, como a deficiência do Ezra, sua relação tanto com os antigos amigos quanto com os novos e com o grupo de debates – que foi, sem dúvidas, a parte mais humorística da história. Porém, decidiu dar prioridade ao romance entre Ezra e Cassidy que teria sido muito mais interessante se deixado em segundo plano, como uma consequência. Isso interferiu diretamente na história que, após o meio, quando o romance ganha maior intensidade, perdeu o ritmo e a personalidade que tanto me encantaram no início. Contudo, foi surpreendente a forma como a Robyn conseguiu transformar uma tragédia em um novo começo, mostrando que tragédias nem sempre vêm para tirar algo.

O Começo de Tudo é um livro engraçado, com referências impressionantes , repleto de humor negro e agradavelmente inteligente. Sua leitura é fluida e divertida com um final inesperado e original que, para mim, foi o primor da história. É um livro que, a princípio, é mais para entreter do que para ensinar, mas, se prestarmos atenção, bem que se pode aprender alguma coisa.

Tiago sem H - @brigadaparalela 19/12/2016

O Começo de Tudo é o livro de estreia da autora Robyn Schneider (que tem um canal de humor no Youtube) e por se tratar de um livro YA (young adult), irá abordar temas que para muitos podem ser considerados clichês, mas que possui uma profundidade única. Com tiradas de humor, referências a outros livros, filmes e seriados de TV (surtei ao ver uma referência a The OC), o livro irá tratar sobre o recomeço que somos muitas vezes forçados a fazer na vida, mas que são necessários.

Nosso personagem principal, Erza após presenciar um acidente em um parque de diversões tem para si, e assume a filosofia de que a vida é uma grande tragédia e numa dessas grandes tragédias da vida, muitos anos depois desse acidente no parque, ele sofre um acidente de carro e tem sua vida de tenista profissional interrompida devido a uma sequela em sua perna.

Contudo, Erza que era o aluno mais popular da escola e propenso aluno a ser coroado rei do baile, vê toda sua popularidade ir por água abaixo após seu acidente. Seus amigos se afastam, seu namoro termina e ele cai em uma fase de provável decadência. No meio dessa solidão, ele encontra Cassidy, uma garota que tem um viés totalmente diferente e encantador das garotas da escola, ela é praticamente a Rainha dos Nerds, grupo esse, ridicularizado pelos outros alunos, inclusive Erza em sua fase popular. Agora, por influência dela, ele se aproxima desse grupo e sua vida passa a ter um novo sentido.

Esse foco da narrativa é muito inspirador. Temos um personagem que antes agia por expectativa dos outros e que agora passa a fazer coisas tão naturais e que o torna tão mais feliz, que antes por estar sufocado ele nem sonhava.

A autora, por ser uma nerd convicta, trás para a narrativa muitas referências da cultura pop em geral e faz com que o grupo de amigos de Erza, seja um grupo de nerds que dá vontade de ter por perto. Esse grupo é formado por personagens reais, palpáveis, que todo mundo que frequentou um ensino médio que tinha um grupo de nerds isolado, irá recordar.

As ações desses personagens condiz com a idade deles (cerca de 17 anos) e a autora não se aprofunda em muitos pormenores, mas também não te deixa solto, perdido, sabe? A escrita da autora é fluida a tal ponto, que quando você percebe já leu 100 páginas, seja culta realmente da escrita, ou do "buscar referências" ou até mesmo dos personagens que como disse são cativantes.

O final do livro (sem spoilers, claro) é no mínimo surpreendente. A autora te carrega para uma narrativa crescente e quando você está bem confortado, com seus personagens, com sua história já estabelecida, ela solta um plot twist que deixa o leitor estarrecido, é uma verdadeira montanha russa literária, e foi esse mais um dos pontos em que achei que a autora acertou a mão na escrita, afinal, personagens reais, acontecimentos reais, não é mesmo? E sabemos que a vida não é sempre um mar de rosas.

Se você quer se aventurar em um livro leve e muito gostoso de ser lido, O Começo de Tudo é um excelente livro para sair de uma ressaca literária, ou então embarcar em uma leitura com um senso de humor na medida certa, mas também que não deve ser subestimado e que nos mostra que apesar das tragédias, dependendo do ponto de vista, o fim pode ser apenas o começo...

site: http://brigadaparalela.blogspot.com.br/2014/06/bora-ler-01-o-comeco-de-tudo-robyn.html

Dayenne Machado 16/02/2017

Maravilhoso
É uma história que conta a vida de um jovem que tinha tudo para se o rei do baile até ser traído pela sua namorada e sofrer um acidente de carro, tendo sua perna quebrada. Ezra terá que se descobri novamente. Acaba se apaixonando por Cassidy uma garota que irá ajudar na sua nova vida fazendo com que ela fique marcada na sua vida.
A história começa com um trágico acidente. No decorre do livro acompanhei a nova vida de Ezra, vendo o quanto estava se esforçando para se adaptar a tudo. O livro tem um pequeno romance que nós faz suspirar.
Comprei o livro as cegas e me apaixonei perdidamente pela história, vale apena conhecer Ezra e sua história.

site: https://palavrasseletas3.blogspot.com.br/

Mirela 29/01/2019

O livro fala sobre Ezra, um adolescente que após sofrer um acidente ve sua vida mudar completamente.
Traz o tipo de história que te faz tentar descobrir um porque diferente a cada novo capítulo.
Os últimos capítulos são impressionantes e com grandes revelações.

Jully.Suarez @jullysbookland 30/01/2019

Ezra é um menino confuso. Muito confuso. Tão confuso que às vezes te faz querer desistir do livro. Mas se você resiste um pouco, vale a pena. Cassidy é a típica mocinha de livro adolescente. Diferente, com estilo próprio é impopular, que o mocinho certinho acaba se apaixonando. Apesar de ser um livro bem previsível, tem passagens bem legais e diálogos divertidos. A mensagem do livro é bonita e deixa a gente com um pouquinho mais de esperança que tudo sempre da certo no final 😌💙

site: https://www.instagram.com/p/BaNPUjlH8sl/