Desculpa Se Te Chamo de Amor

Desculpa Se Te Chamo de Amor Federico Moccia

Resenhas - Desculpa Se Te Chamo De Amor

23/05/2012

Desculpa se te chamo de Amor
Esse livro nos mostra, ou melhor, nos lembra o fato de que o amor não distingue nada, muito menos idade.

Mari 13/05/2012

Fragment Friday #3 (+ review #1): “Desculpa se te Chamo de Amor"
Fiz uma vídeo-resenha. Se quiserem conferir: http://lereconhecer.blogspot.com.br/2012/04/fragment-friday-3-review-1-desculpa-se.html

TriBooks 09/05/2012

Resenha do TriBooks - Desculpa se te chamo de amor
Esta resenha foi publicada no blog TriBooks
(http://tribooks.blogspot.com)

Federico Moccia nasceu na cidade de Roma, na Itália no ano de 1963. Além de escrever livros, Moccia também trabalha como cenógrafo no cinema e na televisão. Seus livros viraram best-sellers e já foram traduzidos para várias línguas. Moccia utiliza sua cidade natal como cenário para desenvolver seu romance "Desculpe se te chamo de amor", e é lá que vivem Alex e Niki, os personagens principais dessa trama. Alex é um publicitário de 37 anos, reconhecido por seus trabalhos e que esconde de seus amigos o recente abandono da noiva que ele ainda ama. Já Niki é uma adolescente de 17 anos que está terminando o colegial, não tem muitas preocupações com sua vida e nem com o que fará depois de terminar o colégio. Está sempre reunida com suas três amigas e juntas formam um grupo, as "Ondas". Cada uma das amigas tem um temperamento diferente, mas juntas se complementam e nunca se desgrudam. Os dois viviam vidas e momentos totalmente diferentes, mas um acidente de trânsito coloca um na vida do outro, e a partir daí irão passar por dificuldades que por vezes, eles mesmo impõem pela diferença de idade. Enquanto Niki quer aproveitar o momento, respirando liberdade sem se preocupar com o amanhã, Alex é pé no chão e tem medo de tomar atitudes por impulso medindo cada passo que dará a seguir. Mas o sentimento que nasce entre os dois é inegável e eles não conseguem mais segurar, no entanto muitos obstáculos e acontecimentos surgirão até o fim do livro. Confesso que esperava muito mais da narrativa deste livro, até pelo sucesso que o Moccia faz entre tantos leitores. Uns pontos que travaram minha leitura foi o modo como o texto foi construído e o excesso do uso de diálogos, o que deixou a leitura confusa. Porém, parte disso pode ter sido por conta da tradução pois no decorrer do texto encontrei várias palavras e expressões que pareciam não ter se encaixado muito bem no contexto. A junção de duas realidades opostas, de duas pessoas que passam por momentos diferentes de suas vidas e que jamais pensaram em viver um romance é bem trabalhada pelo autor, mas acredito que ele tinha um diamante bruto nas mãos que deveria ter sido lapidado. Apesar da leitura travada fiquei curiosa para ler "Desculpe quero me casar contigo" que é a continuação de "Desculpe se te chamo de amor". Um ponto positivo do enredo é que a partir da história que Alex e Niki vivem, as pessoas ao redor começam a repensar seus próprios relacionamentos. Sem esquecer que as passagens pela belíssima Roma, as menções tão presentes a cultura italiana, a culinária, ao cotidiano romano, que está claramente misturado no livro.

Citações

"Alessandro, quase de olhos fechados, perde-se naquela ressaca que tem o sabor dela, de Niki, de seus beijos, de seu sorriso, dos seus longos suspiros, daquela jovem menina, macia, com sabor de jasmim e de muitas outras coisas mais". Página 164

Boa Leitura,

Equipe TriBooks - Paula

Lana 26/04/2012

Niki é uma bela garota, é divertida, é inteligente. Tem 17 anos. Alex é um 'garoto' de quase 37. Separou-se há pouco, e sem uma razão clara, de sua noiva. Publicitário com grandes responsabilidades vê-se em crise no trabalho. Os dois se cruzam casualmente num pequeno acidente de trânsito. Niki gosta de Alex, Alex acha Niki divertida. A relação fica cada vez mais intensa. Não querem deixar a diferença de idade atrapalhar. O mundo dos adolescentes se choca com o dos adultos. Mas a vida dos dois nunca mais será a mesma. Este romance é a vontade de reencontrar a própria liberdade, a vontade de ter sentimentos verdadeiros, de amar sem convenções e sem muitos porquês. É o cotidiano, mas também o sonho.

Flavinha 09/04/2012

Resenha: Desculpa Se Te Chamo de Amor - www.chatadoslivros.blogspot.com.br
ALERTA SPOILERS!!!

Niki é uma adolescente de 17 anos espevitada e acelerada que está para terminar o colegial. Suas amigas se autodenomian “as ondas” e vivem sempre juntas curtindo a vida e se metendo em confusões como qualquer garota desta idade.

Alex é um publicitário que foi deixado recentemente por sua noiva sem nenhum motivo aparente. Ele é um homem bem sucedido, cheio de amigos, tem uma rotina interessante e pode parecer ter a vida perfeita, a não ser pelo fato de ter sido abandonado por aquela a quem acreditava amar.

Um certo dia, Niki e Alex colidem, sofrem uma batida, ele de carro e ela de moto, e a partir deste acidente que ocorreu ao som de She Is The One do cantor Robbie Willian, suas vidas mudam radicalmente.

Começa então uma das histórias de amor mais bonitas que eu já li. Mesmo com a diferença de idade, um completa o outro, um dá equilíbrio ao outro, Niki fica mais tranquila, mais centrada, mais mulher, enquanto Alex sai da sua rotina e começa a descobrir um outro mundo, cheio de novidades e aventuras e se permite voltar a viver ao invés de apenas sobreviver.

Achei linda a forma deles se amarem, o modo como falavam um do outro, como se olhavam e entendiam o que o outro queria dizer, e as demonstrações de carinho sempre com um toque de bom humor. Achei linda a história da garota dos jasmins, a delicadeza com que o autor narrou todas as cenas de amor, e todo o desejo que eles sentiam sem vulgaridade.

O que me conquistou também, foram as diversas citações musicais e os vários filmes indicados pelo autor. Se baixarmos todas as músicas citadas pelo Moccia, teremos uma trilha sonora bem eclética e envolvente.

Mais eis que nessa história linda encontrei um ponto negativo bem chato. Apesar de ter gostado muito da história e de como os acontecimentos foram transmitidos, senti muita dificuldade na narrativa deste livro, não sei se pelo estilo do autor ou se pela adaptação do tradutor. Os diálogos são feitos através de aspas, sem o famoso travessão a qual estou acostumada. Por diversas vezes na história eu não sabia quem estava dizendo o quê. Há também histórias complementares na trama que na minha opinião, seriam desnecessárias.

Quero ler a continuação pra saber o final deste casal que me conquistou, mas também pra matar a curiosidade quanto a narrativa, será que o segundo volume é difícil como o primeiro?

Nunca tinha lido nada de um autor italiano antes, mas esse livro me conquistou, vou ler a continuação com certeza, mesmo que isso me custe o pagamento parcial da fatura do meu cartão de crédito rs.

www.chatadoslivros.blogspot.com.br

sentilivros 26/03/2012

resenha de Desculpe se te chamo de amor
Faz tempos que queria ler esse livro. Comprei-o no ano passado, mas não tive muito tempo para lê-lo. Entretanto, ao assistir o filme Lição de Amor, que foi baseado no livro, não resisti e corri para lê-lo.
E o que é isso...Federico nos faz sentir e amar junto com Nikki e Alex, faz-nos sentir na história, como se fossemos amigos deles. Transmite todo sentimento através das palavras de uma forma que poucos autores conseguem.
A história é sobre amor, preconceito, superação e descobrimento. O que um acidente não pode fazer em nossas vidas, hem?
Nikki e Alex se conhecem quando Alex "atropela" Nikki no caminho para o trabalho. Nikki então, quase o leva a loucura por causa disso. Quando se dão conta, já se tornaram amigos e vão descobrindo novas atitudes e sentimentos juntos, mas nem tudo são flores, pois a diferença de idade entre eles é grande.
Eu li o livro e me apaixonei pelas personagens, muito complexas e reais como qualquer ser humano. me vi no lugar da mãe de Nikki e, convenhamos, é complicado entender um amor com uma diferença de idade tão grande. Eu tenho 34 anos de idade e um filho com 15 anos e, sinceramente, não sei como reagiria se visse meu filho com uma mulher da minha idade (eu sei, eu sei...).
Então, o livro serviu para mim não apenas como uma distração, mas também me levou a refletir. Sendo assim, não posso deixar de recomendá-lo.
Ah! Tenho mais uma coisinha a dizer...A capa. Eu via a capa e ficava sem entender o porque do farol. Mas, sim, tem um porque e descobrimos ao ler o livro...rsrsrs...
Só para ressaltar o que disse acima, uma passagem do livro que adorei:
"Um livro deve mexer nas feridas, aliás, deve alargá-las. Um livro deve ser um perigo..." pg. 204
Outra parte legal foi essa:
"A felicidade não deve ser um ponto de chegada, mas um estilo de vida." pg.303
Recomendadíssimo!

site: http://sentimentonoslivros.blogspot.com.br/2012/03/desculpa-se-te-chamo-de-amor-federico.html

stela kozlowski 19/03/2012

Achei que o Federico Moccia demora muito pra desenvolver a estória, apresenta uma visão muito romantica e detalhista, tornando o livro beeem cansativo. Em cada capítulo tem uma ou mais frases de efeito (algumas lindas, mas usadas muito frequentemente)
A estória em si é maravilhosa, amor impossível, diferença de idade, escola, trabalho.. mas não me envolveu tanto por conta da escrita. Quero ler a continuidade (Desculpa, quero me casar contigo) mas não é prioridade agora

Nessa 13/02/2012

Quero um pra chamar de meu!
Que livro apaixonante!
Sempre tive uma queda e um facínio pela Itália que só ficou maior com esse livro!
Doce, simples, inusitado e arrebatador. Me identifiquei com as ONDAS em especial com a Nikki, claro.
Alex é um sonhos!
O livro te prende do começo ao fim e você se pega sonhando e suspirando com certas passagens.
A trilha sonora merece atenção especial. De um bom gosto impressionante! Baixei quase toda!
Vale muiiiiito a pena!

Adriane R 11/02/2012

Simplesmente ótimo.
Um dos melhores livros de romance que eu já li. Além de envolver o romance em si, engloba todo assunto relacionado à amizade, família e a maioria dos problemas independente da faixa etária. Gostei muito!! O jeito que ele escreve é muito bom, fora que tem umas tiradas ótimas.

Yara 28/01/2012

Perfeito!
No começo achei o livro bem tedioso, mas após ler mais algumas páginas, me empolguei. Porém, não sei porque demorei tanto para ler um livro tão perfeito como esse... Me deliciei com o livro, e em algumas partes eu me encontrava sorrindo e chorando com as palavras de Federico Moccia. Me encantei com o livro, com os personagens, com tudo. Recomendo muito!

iluj 21/01/2012

Apaixonante!!!
Simplesmente apaixonate, é a unica maneira que tenho como descrever este livro.
Nick é uma adolescente de 17 anos , alegre e espivitada que está prestes a terminar o ensino médio, já Alex, 20 anos mais velho , é um publicitário bem sucedido, no entanto acabou de ser largado pela sua noiva, e o mundo deles se chocam literalmente num acidente, quando Alex bate na moto da Nick. Daí já dá pra ver no que vai dá...
Nick tem um certo interesse no alex e corre atrás, a diferença de idade não é um empecilho, eles se apaixonam perdidamente e vivem uma adorável historia, indo de contra a muitas conveções, mas que mostra que o amor não escolhe a idade, apenas escolhe.

O livro não se trata somente da historia deles dois, enquanto ela se encaminha você vai sendo apresentado a outras historias, algumas bem sucedidas outras nem tanto e cada uma com o seu final, mostrando as vezes como o amor é travesso, surpreendente, calmo e muitas vezes cego.

Eu particulamente amei a escrita do Moccia, a maneira leve como os dialogos foram escritos, com um ar bem italiano, não há como não se apaixonar, e como não rir também em certos momentos seja com a Nick e o Alex ou com seus amigos .

Alguns quotes..

Simples.Verbo conjugado em três tempos.”
“Como é? Não entendi.”
“Amava. Amo. Amarei.”

"(…) amar é nunca perdir perdão. E eu gostaria de acrescentar uma uma coisa…é também saber dizer como você é um merda."

"Sabe, Alex, em todos estes meses você me encheu de presentes, mas, no final, pegou de volta o mais bonito. O meu conto de fadas."

"São vinte e um dias, oito horas, dezesseis minutos e vinte e quatro segundos que estou esperando por você.”
“E daí? Há dezoito anos que o espero e nunca me queixei”

resenha postada no blog:

Nina 18/01/2012

Um Amor
Eu sou suspeita para fala dessa livro, adoro histórias onde o amor é suave a avassalador ao mesmo tempo. No caso deste, dediquei horas lendo cada página, e em muitos momentos me senti visitando a Itália junto com os personagens, em cada restaurante, em cada sorveteria, eu pude sentir o gostinho de um pouquinho de tudo "aquilo ali". O autor, Federico Moccia, escreve para jovens, ou melhor para aqueles que possuem alma adolescente, e é exatamente este tipo de alma que eu possuo. Se você não leu, tire este momento e faça um tour por Roma através dos olhos de Moccia, e se você já leu, tenho certeza que compartilhamos a mesma opinião.

Taciana 08/01/2012

Terrível!
Sim, eu tenho minhas reservas. Coisas que eu não gosto. Ou não boto fé. Desconfio. Preconceito, se você quiser. Casos de Lolitas são justamente uma dessas coisas. Amor verdadeiro de um cara mais velho, meia-idade, e uma adolescente. 20 anos de diferença. E esse é justamente o tema do livro, que já avisa na contra-capa: E se for amor, amor de verdade?

ok, pode até ser amor de verdade, e tenho certeza que você, caro leitor, conhece alguém ou um amigo de alguém, ou a prima do amigo de alguém, que passou por uma história dessas e deu suuuper certo, então isso é possível e tal. Mas fazer o quê? Eu desconfio.

E não gosto dos clichês: adolescente linda, cheia de vida, animada, mas sentimentalmente madura para a idade; homem de meia idade, inteligente, com boa forma, bem sucedido, precisando de "vida", alguém que o relembre de como é se sentir pleno. E é claro que dá certo. Muito certo, em todas as áreas.

É verdade que eu comecei a ler esse livro com os dois pés atrás, mas acabei me decepcionando com outros detalhes também: como tramas paralelas dispensáveis, personagens caricatos demais, e uma tradução não lá muito boa (como se fosse literal, mas simplesmente não funciona em português. Algumas construções de frases pareciam bem estranhas).

Por outro lado, há vantagens também, como poder ler um romance contemporâneo italiano e ver como é um pouco da socidade (se alguém souber mais sobre o que se trata o tal exame de maturidade que eles fazem, contem aí - é um nome bem engraçado para um exame final de colegial) e da paisagem (descrições de Roma e algumas redondezas), e mais que isso, vale para ter a visão de um homem italiano - que, receio, atende a todos os esterótipos também, a ponto de ter a seguinte frase sobre uma noite do casal em Paris:

"E uma noite que perde os seus limites. E por fim até aquelas estrelas francesas devem admitir. Sim. É mais uma vitória. Os italianos o fazem melhor."

rá-rá-rá.

Mari 07/01/2012

Desculpa de te chamo de amor - Federico Moccia
Imagine um italiano – um bem bonito, ok? – sussurrando no seu ouvido: “Desculpe se te chamo de amor”. Imaginou? Tenho certeza que você sentiu um leque de inúmeras sensações. Arrepio, alegria, insegurança, paixão, lembranças, curiosidade. E foi exatamente o que essa obra de Federico Moccia despertou em mim.
Um romance que, na atualidade, começa a se tornar mais comum, no entanto, o preconceito com ele é também frequente. Alessandro é um publicitário de sucesso com quase 37 anos. Niki, por outro lado, é uma adolescente de 17 anos prestes a terminar o ensino médio. Ambos, apesar dos vinte anos de diferença, compartilham uma única coisa: uma decepção amorosa. O destino os une por meio de um acidente – nada sério, eu prometo – que parece proibi-los de afastar-se um do outro.
Uma história de amor com um tempero tipicamente italiano nos envolve através da alegria e irreverência de Niki e admiração por Alex e sua visão de amizade. Porém, algo mais nos encanta: a pequena competição, sempre presente nos diálogos do casal: quem é o mais maduro? Ou será imaturo?
Enquanto esse amor cresce e enfrenta suas alegrias e decepções, outras histórias acontecem paralelamente. As Ondas – amigas de Niki – e seus namorados, os amigos de Alex e suas esposas – e amantes -, pessoas que só descobrimos quem são nas últimas páginas do livro e seus romances complicados. Todas envolventes e que mostram as diferentes faces do amor. Além, obviamente, de despertar a curiosidade para descobrir quem são esses desconhecidos.
Eu amei esse livro. É leve, divertido, com linguagem simples, mas envolvente. Devo dizer que me ensinou algumas coisas sobre a vida, como:

”Às vezes o vencedor é simplesmente o sonhador que nunca desistiu” Jim Morrison.

Me apaixonei por alguns personagens, como Diletta – uma das Ondas –. No entanto, outros... bem, eu odeio eles profundamente. Obviamente, eu me refiro à Elena e ao Fabio. Mas esse é o diferencial desse livro: você se insere na história, sente suas alegrias e decepções. Enfim, torna-se um personagem, seus confidentes.

“Talvez amar seja outra coisa. É sentir-se leve e livre. É saber que o coração dos outros não lhe é devido, não lhe pertence, não lhe cabe por contrato. A cada dia você deve merecê-lo. E dizê-lo.” Federico Moccia

Qualquer pessoa pode ler esse livro, adolescente ou adulto, pois ele trata exatamente do choque entre as idades.
Enfim, é simplesmente... romântico.

Mariana Canhisares
www.sociedadedoslivros.net