Desculpa Se Te Chamo de Amor

Desculpa Se Te Chamo de Amor Federico Moccia

Resenhas - Desculpa Se Te Chamo De Amor

12/08/2010

Amor.....
A história de Niki e Alex é um romance com elementos modernos, uma garota de 17 anos e um jovem de 37, dois mundos diferentes em uma única história.
Lindas palavras de amor em um cotidiano moderno onde é difícil se encontrar a verdadeira forma de amar. O amor simples, descomplicado é assim que ele aparece na vida de Niki e em consequência na vida de Alex.
Eu adoro um romance sendo assim sou suspeita para fazer qualquer tipo de avaliação. Minha opinião sincera eu adorei esse livro, alguns podem discordar afinal gosto não se discute....

Essa passagem é linda:

“...quando algo nos faz falta precisamos preencher esse vazio. Só que quando o que falta é o amor não há nada que verdadeiramente seja suficiente.”

thaugusto 08/08/2010

Desculpa Se Te Chamo de Amor, Federico Moccia
Publicada originalmente em meu blog cultural: O Que Dr. House Diria? (http://todomundomente.blogspot.com)

Essência que move muitos humanos, o amor, dizem frases universais, pode ser encontrado onde menos se espera. Penetrando no minado campo de relacionamentos, o escritor Federico Moccia dá vazão a uma história contemporânea sobre desencontros, entendimentos e esse sentimento único.

Alex tem 37 anos, é considerado um publicitário de sucesso que recentemente sofreu o abandono de sua esposa. Niki é uma garota de 17 anos cujas preocupações da vida adulta ainda não permanecem em sua cabeça. Um breve acidente de transito colocará a vida das duas personagens no mesmo caminho.

Ainda que tal trama seja conhecida do público, caindo em exageros, a narrativa de Moccia é fluída. O autor não poupa adjetivos para integrar o leitor das sensações que sentem suas personagens, chegando a, normalmente, elencar virgula após virgula diversas metáforas simbólicas.

Seu casal central tem bastante apelo e a diferença de mundo em que vivem dá amplo espaço para a narrativa. Mas peca quando, descontente de narrar apenas a história do casal, Moccia se aventura a apresentar histórias em paralelo, de maneira novelesca, freando a história central e que se encontraram no desenlace idílico que acompanha o tom sem pessimismo da história.

Em tempos onde a maioria dos romances são elevados por causarem uma desconstrução do amor, Desculpa Se Te Chamo de Amor trabalha de maneira oposta. Valendo-se da premissa de que, como afirmado acima, o amor move as pessoas e nasce de locais inimagináveis.

É composto para ser uma leitura leve, sem comprometimento, apresentando ao leitor uma agradável história, apenas.

Os maiores desconcertos da trama não vêm de seu autor e sim da Editora Planeta, responsável pelo lançamento do livro no Brasil. Mesmo quem não tem um contato mais formal com a língua portuguesa pode perceber pela leitura que há diversos momentos cujas passagens parecem demasiadamente confusas. Dando a sensação de que ou a tradução foi feita com apoio a um programa de tradução – que não entende duplos sentidos e nem frases subentendidas – ou tal tradutor fez sua versão às pressas.

Em rápida pesquisa durante a leitura do livro, foi apurada uma dessas falhas que, de maneira alguma, deveria ser passada despercebida pelo tradutor. Uma expressão que, na língua original, supre uma das palavras, mas que, em nossa língua, fica sem sentido aparente. Em toda ocorrência dessa expressão, surge o erro. O que nos faz questionar qual editora escora sua tradução em quem não compreende bem a língua ou, por ventura, precisa de um tradutor eletrônico para fundamentá-la.

Falhas com essa não são tão comuns em nosso mercado editorial, mas é necessário que as editoras fiquem atentas. Infelizmente nenhuma delas interromperá a venda de seu material por causa de erros gritantes, restando aos leitores o protesto, esperando uma possível correção na segunda edição, ou a perpetuação da grosseria que a voracidade de lançar livros pode gerar.

Sil 04/08/2010

A y N 4ver
Nossa, esse livro realmente me encantou.
Começei ler ele algum tempo, mas parei por causa de outras leituras, hoje voltei para ele, e fiquei apaixonada pela história.
No começo achei um tédio, mas depois o livro foi me cativando e eu não consegui parar de ler.
A história de Nikki e Alex é fascinante... ela tem 17 anos, ele 37... ela uma jovem meio que doidinha, espontanea que sabe curtir a vida... ele um publicitario que foi largado pela ex-namorada... Eles se conhecem de uma forma bem inusitada ( acidente de carro/moto) e apartir dai, começa uma grande amizade.
Nikki é uma personagem incrivel que aos poucos vai ensinando a Alex como viver, ele começa a perceber o quanto ela é diferente, e aos poucos eles ficam juntos, só que ele ainda não sabe que a ama e então quando a ex aparece de repente, ele simplesmente parece esquecer de tudo que viviu com Nikki e volta com a pilantra. Depois ele descobre que nao a ama, e tambem o verdadeiro motivo para quee ela voltasse. Ai é só felicidade, ele e Nikki juntos.
Nao gostei que ele tenha deixado ela pra pilantra da ex, e mas ainda porque Nikki perdoou facil... mas o que posso dizer, se isso é o amor.

28/07/2010

Com uma narrativa onisciente, a partir das mais diversas perspectivas, apesar do foco no casal protagonista, podemos enxergar e entender os conflitos vivenciados por cada um dos vários personagens em determinados momentos. Suas angústias, dúvidas, insatisfações, carências, dores, alegrias, vitórias, prazeres. Um romance que demonstra a complexidade das relações pessoais e interpessoais em diferentes fases da vida.

Niki tem 17 anos, é uma linda, divertida e inteligente estudante do colegial, que está encarando o período de transição entre o fim da adolescência e o ingresso à vida adulta, contando sempre com o apoio da sua família e suas amigas Olly, Erica e Diletta – as Ondas.

Alessandro tem 36 anos, é um publicitário bem-sucedido encarando a maturidade e, ao acreditar que está pronto para constituir sua própria família, vê-se encontrando dificuldade para lidar com o inesperado fim do seu noivado com Elena, sobre a qual não consegue sentir-se à vontade para conversar com sua família e amigos.

É nesse contexto que mergulhamos no turbilhão de sentimentos que esse romance representa. Após um encontro no mínimo inusitado, quais as chances de Alex e Niki terem uma relação bem sucedida diante de tantas diferenças? Afinal, o que define o sucesso de um relacionamento?

Desculpa se te chamo de amor levanta esse e tantos outros conflitos, em um romance que trata com leveza os conceitos de relacionamento, amizade, amor, família, confiança e fidelidade, através de personagens cativantes, extremamente reais e atemporais, e histórias facilmente observadas no nosso cotidiano.

Federico Moccia nos leva a repensar o modo como encaramos alguns aspectos da vida. Sua história faz cair por terra convenções e preconceitos sociais, por meio de personagens paradoxais: adolescentes maduros, adultos inconsequentes, famílias aparentemente felizes, mas desestruturadas, relacionamentos supostamente inadequados, mas perfeitamente sintonizados.

Foi por acaso que me deparei com os encantos desse romance italiano, e em pouco tempo já estava inebriada por essa obra que passei a considerar indispensável para os românticos incorrigíveis como eu.

Aline 22/07/2010

Só não é meu livro favorito porque nenhum bate PS: Eu te amo.
Ótimo livro, mostra como no amor não importa idade, raça nem crença. O cenário é o que mais me chama atenção, por essa minha paixão pela Itália.
E outro livro que me traz lembranças, dessa vez até demais. rs

11/08/2010minha estante
hahahaha gostei dessa resenha.
Poderia até dizer qe é quase a sua história. kkk

Taryne 17/07/2010

A história de Niki e Alex é bonitinha, o livro têm referências e citações bem interessantes, a ideia original é boa, mas...

Poderia ser uma história tão melhor se não fossem fatores extremamente irritantes que te tiram da magia da narrativa e te fazem pensar: Seriously? (Ok, ando vendo Grey's Anatomy demais).

Por exemplo, Alex ficava pensando no que a ex ou no que seus pais diriam, enquanto está despindo Niki? E ele simplesmente conta coisas embaraçosas sobre amor desesperado aos seus amigos? Hello! Caras não fazem isso! E sua grande ideia publicitária foi aquilo? Não achei inovador e nem original, meus colegas de PP achariam bem pouco criativa.

Outro ponto irritante é o fato do autor querer "poetizar" em cada início de parágrafo, isso até não seria um problema se ele não fizesse isso de maneira tão mal feita e forçada. Como muito citaram, as histórias paralelas são chatas e algumas simplesmente não se justificam! Por que Mauro e Paola estão ali? Pra que gastar tantas páginas com histórias bobas e desnecessárias?

Ou seja, o livro têm coisas boas, mas quando você está se prendendo novamente a elas, outro defeito intragável aparece. Mas sei lá, cada leitor é diferente, talvez você veja mais pontos positivos do que negativos.
*Rô Bernas 16/01/2011minha estante
Concordo com vc...odiei as histórias paralelas, se elas não existissem não fariam a menor falta ao livro. Bjkas

Luciana Mara 14/07/2010

Li ‘Desculpa de te chamo de amor’ há algum tempo. E sabe o que eu descobri? Que eu estava precisando ler mais romances. Nos últimos tempos, o que tem saído de livros de fantasia é impressionante. As histórias sempre têm vampiros, anjos, imortais. Não me entendam mal, já ficou claro que adoro este tipo de livro também, mas eu estava com saudade de um romance, apenas romance mesmo, daqueles leves e contemporâneos com uma história que poderia acontecer com qualquer um (mas que dificilmente acontecem, devo deixar bem claro isso: P).

O livro começa meio morno. Sabemos um pouco sobre a Nikki e suas amigas, Olly, Erica, Diletta, e um pouco sobre Alex e seus amigos. Nos deparamos também com várias histórias paralelas, que inicialmente não fazem sentido nenhum (e que algumas vezes chegam a ser até chatas). Mas quando Nikki e Alex se encontram a história explode e é impossível largá-la. A relação dos dois desde o início é tão fácil, há tanta harmonia, que você se esquece que existem quase 20 anos de diferença entre os dois. É incrível como duas personalidades tão diferentes (ele publicitário bem sucedido, e desiludido após ser abandonado pela noiva, e ela estudante, preocupada com a farra, com as desculpas que inventa para mãe e a formatura) resultam em uma bela história de amor.

Eles se conheceram após um pequeno acidente de trânsito, em que Nikki fica impossibilitada de ir para escola com a moto e faz Alex de motorista. Ele está no meio da campanha dos doces Luna, e sabe que se não ganhá-la será transferido de cidade, mas ela não dá trégua. Liga para ele ir buscá-la, já que o acidente foi culpa dele, e acaba levando-o a diversos passeios, alegando que ele precisa ter contato com as pessoas para a inspiração surgir. Mas ela só o mete em enrascadas. Ela o ajuda na campanha, mas não é suficiente. Até que em uma das noites no apartamento de Alex, é a sua garota dos jasmins que o inspira.

Entre saídas com os amigos deles, comemorações de aniversários e viagem a Paris quando tudo parece perfeito e você pensa que os dois viverão felizes para sempre, algo acontece e tudo desmorona. Será que o amor entre eles realmente é maior que tudo e todos?

Com apenas um livro lido (‘Três metros do acima do céu’ está na minha lista) Federico Moccia já se tornou um daqueles autores que vou devorar tudo que aparecer em português. Vai ser minha Marian Keyes de calças!

E surpresa maravilhosa, parte I: descobri que este livro se transformou no filme Lição de Amor. Tirando uma ou outra parte que faltaram na adaptação, tenho que reconhecer que o filme atendeu minhas expectativas. Recomendo ambos.

Surpresa maravilhosa, parte II: Este livro tem continuação. Ainda não saiu no Brasil, mas seus direitos já foram comprados pela Editora Planeta.

Ceci Avelino 14/07/2010

doce doce mel....
Nossa nunca li um romance tão doce,tão meigo,tão suave e intenso. Esse livro te leva a querer um amor assim...que parece que nunca vai ter fim,que te deixa sempre nas nuvens,que faz vc pensar em coisas impensáveis,que te faz sonhar,sorrir,que te surpreende e faz você querer que todo dia vc esteja imersa neste sentimento e às vezes até chorar de tanta alegria.Eu queria um amor desses pra mim...creio que pra quem for ler o desejo vai ser o mesmo!

Helen Priscila 29/06/2010

Federico Moccia
Ainda estou lendo.
E estou adorando! É um livro muito prazeroso. A história é leve e deliciosa, apesar de ser um livro com muitas páginas.
Confesso que não sou muito fã de romances, mas através dessa obra maravilhosa do Sr.Moccia, estou curtindo demais e, até aflorando e despertando a Helen Priscila romântica que habita aqui dentro(hahahaha!).
Bom...até agora está valendo a pena.
-------------//---------------
Terça-feira,29 de junho de 2010.
Terminei de ler essa obra maravilhosa.
Confesso que fiquei triste, pois foi mais um companheiro que se foi...risos.
Pode parecer estranho, que eu exagere ao dizer uma coisa dessas, mas nas maiores partes do tempo, tenho sempre uma ótima companhia, meus queridos livros.
Simplesmente me apaixonei e me envolvi completamente nessa história linda, beeem romântica e deliciosa

Paty 24/06/2010

Ao ler as primeiras páginas do livro, pensei: putz, que dinheiro mal empregado, não vou conseguir terminar esse livro. A narração era muito confusa e não se tinha certeza de quem falara tal coisa. Mas, fui insistindo, insistindo... e gostando.

Não vou mentir e dizer que o livro é perfeito. Não é.

A ideia central da história é muito legal, mas a narração é sim muito confusa e há excesso de histórias paralelas. O livro poderia ter umas cem páginas a menos, seria muito mais saudável e a leitura seria menos cansativa. Afinal, eu quero saber a respeito do casal protagonista e não dos personagens coadjuvantes que, ao meu ver, não têm nada a adicionar na história.

Tirando esses 'pequenos' detalhes, eu gostei.
O amor não tem idade =)
; Lili 27/06/2010minha estante
Eu tô com esse livro pra ler há muito tempo, mas não gostei das contruções do diálogo. Não gosto daquelas aspas. Por isso, coloquei outro na frente, mas ainda este ano, eu leio.

Paty 28/06/2010minha estante
Lili, eu quase desisti do livro ao ler as primeiras páginas. A narração é muito confusa. Em vários momentos, não fica claro quem fala o quê.
Mas, no final das contas, até que vale a pena =)

Nessa Gagliardi 23/06/2010

O livro começa chaaaato de dar dó. Fiquei a um passinho de desistir, porém insisti um pouquinho e acabei me surpreendendo com o livro. Ele engrena de verdade somente lá pela página 100.

O que se encontra depois é uma historinha leve, bem bonitinha, apesar de romantizada ao extremo, o que a torna quase que inverossímel. Apesar disso, me diverti bastante lendo as histórias de Niki, Alex e agregados.

Há pontos bem fracos no livro. Um, sem dúvida, é a mania irritante do autor de se achar filósofo, poeta ou uma mistura meio esquizofrênica de ambos. Todo capítulo tinha um parágrafo do tipo: "- Céu. Azul. Brilhante. A Lua. Ela. Uma lágrima". Totalmente patético.

Outro ponto extremamente irritante é o excesso de histórias paralelas e completamente dispensáveis. A questão do laptop perdido e a história de Mauro e Paola não fazem sentido algum estarem lá. A impressão que ficou é que ele precisava de mais páginas para conseguir um livro grande, e conseguiu.

Leva um três pelas ótimas tiradas.

PS: Vi o filme logo após acabar de ler o livro. E não é que ele é bem fiel? Recomendo a quem gostou de "Desculpa Se Te Chamo de Amor" ir até a locadora mais próxima e alugar "Lição de Amor".
Thaís Gualberto 14/10/2013minha estante
Eu ficava bem irritada com as cenas esquizofrênicas... Dava para se perder da história e isso é péssimo!

Pandora 19/06/2010

Essa e outras resenhas em www.trocaletras.wordpress.com

Eu não costumo fazer resenhas de livros abandonados, mas, por mais que eu tenha insistido, o livro não me segurou. Li até a página 127 e falarei um pouco das minhas impressões e motivos para abandonar:
Personagens fúteis: Niki e suas amigas são crianças mimadas. Alessandro tem uma personalidade fantasiosa, sem profundidade.
Os diálogos são bobos, vagos, feitos para encher linguiça. Em determinados momentos não fica claro quem está falando pois as falas são jogadas.
Nos trechos em que Niki e Alessandro estão juntos as coisas ficam mais legais, mas não superam a chatice de quando Niki está com as “Ondas” (como seu grupo de amigas se auto-denomina).
Antes de desistir de vez do livro, dei uma folheada bem adiante para checar se as coisas melhoram e fiquei estupefata ao constatar que, além de não ficar mais interessante, ainda pioram. Mais fantasioso, mais sem graça.
A idéia era legal: esse choque entre o mundo dos adultos e dos adolescentes. Mas o autor pecou na construção dos personagens. Nem todo adolescente é imbecilizado, nem todo adulto é tão centrado.
Como é um livro extenso (tem mais de 400 páginas) e minha pilha de livros nunca diminui, achei mais proveitoso abandonar a leitura e pegar um outro livro mais interessante.
Pra finalizar, as poucas páginas que eu li ainda poderiam ser reduzidas pela metade, se cortarmos todas as partes tolas e diálogos bobos. Uma pena, eu estava confiante de que o livro seria interessante.
Márcia 22/06/2010minha estante
Eu tenho esse livro faz um tempinho e gosto muito da cara dele. Não vou mentir: comprei pela capa e pelo título que são umas fofuras. Espero discordar de você, senão vou chorar de decepção. /=

Pandora 02/07/2010minha estante
Espero que você curta, mas pra mim não desceu :)

Tati 08/06/2010

Esse é o tipo de livro que tinha tudo para ter um final nota 5 no minimo 4 nas eu acho que o autor gastou tanto tempo se preocupando com estorias secundarias que não deu tanta atenção com o desfecho da estoria, por exemplo o que os pais e as demais irmãs de Alessandro acharam de seu romance com Niki? Bom apesar dessa falha (que para uma pessoa como eu que gosta de detalhes é muito séria)o romance de Federicco Moccia tem partes muito bonitas com relação a descrições sobre o amor e a facilidade como uma jovem se joga de cabeça,sem menos em uma relação que ela acredita.

igorvil 07/06/2010

Sintonia perfeita
Estava a procura de um romance leve e atual, e quando li a resenha desse livro, tinha a certeza de que havia encontrado o que buscava.

No início achei a história meio truncada e até cansativa, mas a partir do momento em que Alex e Niki se encontram, fica difícil querer largar o livro.

A história dos dois vale cada página, e não apenas pelo grande diferencial desse amor, a diferença de idade, mas pela química dos dois. Duas personalidades tão diferentes mas que juntos dão uma bela história de amor

O elenco de apoio também é ótimo, tanto os amigos do Alex como as amigas da Niki. Destaque pro Pietro e pra Olly que sempre que aparecem arrancam uma boa risada.

Uma coisa que eu achei completamente desnecessária, são as histórias paralelas. Tanto que na adaptação para o cinema sequer são mencionadas. São duas histórias que as vezes quebravam um pouco o clima da história principal e por muitas vezes me deu vontade de pular.

Adorei todas as referências utilizadas pelo Federico, é ótimo porque aumenta a experiência. Você quer saber de qual filme ou música eles estão falando, isso sem falar das frases sempre muito pontuais, muitas eu até anotei.

Em geral o livro é ótimo, e pra quem gosta de um bom romance, leve e divertido, esse livro é uma grande indicação. Pontos negativos apenas para o começo e para as histórias paralelas.

PS: Morte a Elena!