Desculpa Se Te Chamo de Amor

Desculpa Se Te Chamo de Amor Federico Moccia

Resenhas - Desculpa Se Te Chamo De Amor

Mari 06/06/2011

Um pouco pela história e um pouco pela escrita leve do autor, Desculpa se te chamo de amor é um livro lindo, gostoso de ler e trás aquela sensação de querer fazer parte da história incrível, de querer ver os lugares lindos que são descritos,mas principalmete de querer sentir todas as emoções e sentimentos que são passados nesse livro. É suave, é doce, é divertido, é intenso. Amei e recomendo muito!!!

Mah 06/06/2011

Um amigo tinha me atentado ao fato de eu só colocar livros de que gosto muito por aqui, embora tenha alguns que eu não tenha gostado ou terminado. Achei esse comentário muito pertinente e hoje vim apresentar um livro que, apesar de ter sido muito esperado e comentado aqui no Brasil não me encantou nem um pouquinho.
Desculpa se te chamo de amor é uma obra italiana do autor Federico Moccia e possui um filme adaptado, que aqui no Brasil receber o título de " Uma Lição der Amor". A estória em si é boa: uma jovem de 17 anos ( Nikki) se envolve num acidente com um homem de 37( Alex), recém-separado de sua esposa.
Nikki está terminando os estudos, pratica muitos esportes e até meio irresponsável e mimada enquanto Alex é um importante publicitário que tem nas mãos uma campanha muito importante que pode mudar o seu destino e o destino de alguns funcionários de sua empresa e no peito o vazio do um abandono de sua ex-noiva.
Apesar da diferença de idade e estilo de vida, eles se apaixonam e dão vida a um romance temperado com humor, leveza e aventuras. Família, amigos, ambições diferentes... é legal ver esses dois mundos que parecem tão distantes se fundirem a um só.
Qual o problema então? A estória não me empolgou, apesar de ter todos os ingredientes que eu tanto gosto.
A leitura é um pouco confusa, ora em primeira pessoa ora em terceira pessoa. Um parágrafo é o pensamento de Nikki e o seguinte já é o de Alex, e você só percebe isso quando chega ao final do mesmo, e para piorar as falas são identificadas com aspas e não travessão, o que me incomodou bastante.
O livro possui uma continuação, porém mudaram o tradutor, o que me faz pensar que essa problemática toda tem a ver com a tradução e não com o livro em si, hipótese que faz muito sentido pra mim já que, como dito antes, a estória tem uma proposta interessante.
Ainda não decidi se quero ler a continuação "Desculpa, quero me casar contigo" mas algo me diz este deve ser bem mais leve e melhor formatado. Pelo menos, é o que espero.

Anna 28/05/2011

"O sabor daquela garota dos jasmins, sempre diferente, doce, amargo, com sabor de mel, de mirtilo... de chocolate. Com nuanças belas como o mais caprichoso pôr do sol. Ora menina. Ora adolescente. Ora mulher. E novamente menina. E às vezes sentir-se culpado. Outras, tão feliz de dar medo.
Mas medo de quê? De se apaixonar demais? Que possa terminar? Que tudo mude, a idade, o trabalho, a vida realizada até agora, que mude tanto que não consiga agüentar?"

Shirlei Fabiane 24/05/2011

Jasmins inesquecíveis !
Niki... Apaixonante esta menina. Pena que não existe... Não sei onde li e entendi mal, mas comecei a ler pensando que era uma história real... Enquanto li este livro, algo dentro de mim que já estava distante foi despertando, me lembrando de como era bom... Como é bom ser cara dura, onde foi que eu esqueci isto? Como é bom ousar, se entregar e, mais pro meio do livro, como é bom se apaixonar ! Aquela coisa de adolescente que sempre tive e a muitos impressionava, onde esqueci ... E que seriedade ensaiada é esta que assumi ? Eu percebi, não posso dizer que não... Percebi que nada mais que fosse romântico ou espevitadamente alegre me atraía... Percebi e pensei estar "numa fase meio dura, meio fria". Mas não, eu estava era me perdendo de mim mesma, hehe .. Parece dramático ou poético, mas nada mais que real. O drama e a poesia vêm é da realidade, senão não existiam ... Eu estava mesmo perdendo o caminho da boa emoção, da emoção livre, da emoção benéfica, pensando apenas em trabalhar, render, lucrar, cre$cer, multiplicar, fazer bons negócios, enfim ... Cadê a parte humana? Ah, está na compaixão pelos irmãos, na espiritualidade. Mas, o que é espiritualidade? O livro não toca no assunto, mas quando vivenciamos podemos entender: espiritualidade é amor. Amor romântico também! Ora, não somos anjos assexuados nesta Terra.

Tão logo comecei a ler, pensei o mesmo que penso sobre todo romance : Isto deveria ser filme! Segui lendo e criava na mente cada descrição, com perfeição extrema e soube: Sim, este filme ficaria lindo. Porém, quando soube que já existe filme e vi a capa ... Quase desisti de assistir. Estragaram o que construí na mente. Que garota é aquela? Niki não era loira?

Em uma fila de pagamento de uma loja, eu avistei o rosto perfeito pra Niki. Queria fotografar aquela menina, e mostrar ao autor. Até vê-la, Niki não tinha rosto na minha imaginação. Mas quando a vi, parecia já saber que nome tinha. Mágico isto que os livros têm, de nos fazer criar na mente o que contam ... Assim, cada pessoa que lê, cria um cenário diferente... De novo, a tal diversidade, que tanto me encanta.

Perfeita a forma do escritor conduzir a história, uma forma que prende. O fato de mesclar as histórias cria uma ansiedade devoradora. Perfeita sua escrita, uma escrita pausada, interrompida, mas que é interligada por raciocínios ótimos! Me apaixonei pela história e pelos personagens, e agora? Como entender que não existem? E a partir do instante em que uma vida é criada com tanta riqueza de detalhes na mente de alguém, não seria possível dizer que realmente passa a existir?

Não, não ... Apesar da maestria com que foi criada toda história, ela só existe pra nos emocionar, e talvez também ensinar. Não é pouca coisa até...

Cumpriu o destino que tinha.

Trechos? Impossível! Da primeira página à última estão os trechos mais marcantes!

Eli! 21/05/2011

DESCULPA SE TE CHAMO DE AMOR
Federico Moccia, italiano nascido em Roma em 1963, faz de seu país, palco de seus romances que atraem, com uma linguagem coloquial, principalmente os jovens. Cenógrafo em cinema e argumentista em televisão, Federico também é autor de outros best-sellers como: Tre Metri soppa il cielo (2004) e Ho voglia di te (2006), obras muito bem aclamadas pela crítica e traduzidas em doze línguas.
Desculpa Se Te Chamo de Amor (Scusa ma ti chiamo amoré), é mais um dos grandes livros do autor que para as pessoas que não gostam de romance, a capa, o título e a sinopse do livro podem não ser muito atraentes e até para os mais românticos, a primeira impressão pode causar certo pré-conceito, porém uma grande e boa surpresa aos que se arriscam em lê-lo.
O livro conta a história de amor de Niki, uma adolescente italiana que está terminando o ensino médio e Alessandro, um famoso e bem-sucedido publicitário que é recentemente abandonado por sua noiva. Ambos se conheceram de uma forma inusitada e jamais esperariam que de uma batida de carro, fosse surgir uma paixão tão real quanto à deles, principalmente pela diferença de idade que é de vinte anos.
Durante a obra muitas histórias se intercalam como a de Mauro, rapaz que está procurando um emprego; Stefano, que joga por acidente seu notebook no lixo; a de Enrico, que desconfiava que sua esposa estivesse lhe traindo; e as “Ondas” que assim eram chamadas as melhores amigas de Niki: Erica, Diletta e Olly. E todos esses personagens e suas histórias se entroncam no final, como se fosse uma grande novela em meio a sentimentos verdadeiros, mentiras e o grande preconceito, olhos tortos, fofocas e julgamentos que Niki e Alessandro passam durante toda a trama.
O autor faz com que seja possível viajar pela Itália sem tirar os olhos do livro. Ele cita lugares, programas de televisão, músicas, poesias e gírias do país, mostrando assim, um pouco da cultura e do cotidiano dos italianos.
A obra possui um enredo muito criativo, uma linguagem agradável e fácil de ler. Com momentos que fazem o leitor, rir, chorar e até sentir raiva. O começo do livro pode ser um pouco confuso, devido às histórias intercaladas, às vezes não se sabe muito bem de qual personagem é a fala, mas são detalhes que ao longo da leitura torna-se habitual.
Uma história que faz refletir sobre a vida, sobre o que é o amor, sobre o que acaba passando despercebido no dia-a-dia das pessoas e que principalmente emociona e surpreende a cada capítulo.

Sora Seishin 10/05/2011

www.meujardimdelivros.com.br
"E continuam assim, beijam-se sem se dar conta de nada, das pessoas que desfilam ao lado, vencedores e vencidos de uma final importante, mas no fundo não tão importante... Em seguida, Alessandro não aguenta mais segurá-la e caem entre as cadeiras da arquibancada. E não se machucam. E riem. E continuam a se beijar. Não há nada a fazer. Ás vezes, o amor vence mesmo tudo."

>> Leia a resenha completa: http://www.meujardimdelivros.com.br/2011/05/desculpa-se-te-chamo-de-amor.html

Tarsila 08/05/2011

Lindo...
Realmente apreciei a simplicidade da capa, o farol, o título e o jeito como parece ter sido escrito à mão. Não só encantador por fora, esse livro é apaixonante por dentro.
Começou confuso, como se o autor não se importasse até quanto estávamos entendendo, ou que não soubéssemos que personagem falava. Apenas contando a história. Mas tudo transcorre naturalmente e passamos a conhecer a história. Ou melhor, as histórias.
Federico Moccia conta separadamente a história de Alessandro Benni, um publicitário bem sucedido de quase 37 anos que foi recentemente deixado por Elena, a quem tinha pedido em casamento. A outra história é a de Niki Cavalli e suas três amigas divertidas, que se chamam de Ondas. Niki tem 17 anos e é uma garota espevitada que, tendo terminado com o namorado recentemente, sente falta do amor.
Esses mundos se chocam, colidem literalmente. É assim que se conhecem, num acidente de trânsito. Ambos saem de casa atrasados, ela para a escola, ele para o trabalho. Um mero atraso, um acaso em função do destino, talvez. Um carro que bate numa moto. O início de uma aventura. Quase 20 anos de diferença. Isso deve ser um empecilho para o amor? “E se for amor, amor de verdade?”, como diz na contracapa? É claro que causa certa estranheza. Mas creio que o verdadeiro amor vence tudo.
Niki, impulsiva e imprudente, no primeiro dia que vê Alex já diz a uma amiga que aquele será seu próximo namorado. Ela me irritou um pouco a princípio, mas é tão viva, alegre e se mostra tão admirável, que acabou por me conquistar. Logo me peguei torcendo pelo casal.
Mas a história não fica só neles, conta sobre colegas e amigos de Alessandro, a família de Niki... Além de uma história de um homem que esquece o notebook no lixo e uma garota que o encontra. Sempre que se conta sobre ela, começa-se com “Quarto índigo. Ela.”. Mas não sabemos quem é essa "ela" que lê, emocionada, os textos escritos no notebook. Outra história se passa na periferia de Roma. Mauro, Paola, tráfico, roubo. No fim, todas as histórias são uma só.
A Itália foi um cenário fascinante. Federico Moccia escreveu uma linda história de amor com gosto de sorvete, cheiro de jasmins e com a trilha sonora de Battisti. Mal posso esperar para ler a continuação Desculpa, Quero Me Casar Contigo.

Nicole 04/05/2011

Li o livro ano passado e ao relê-lo agora, me senti na obrigação de reescrever a resenha.
Gostei mais do livro dessa vez, prestei mais atenção nas histórias, no que o autor quis passar.
Continuo pensando que algumas histórias ficaram meio jogadas no livro e de repente apareceram se misturando ao final de outra, de um jeito aleatório demais.
Mas a história principal é linda, com seus altos e baixos e todos os clichês possíveis, apesar da diferença de idade entre os personagens, me arrancou de novo todos os suspiros e dessa vez algumas reflexões e bastantes páginas marcadas por terem trechos interessantes para serem pensados um pouco mais.
Diferença entre idades, traição, amizade, tudo isso à sombra do amor, é disso que se trata o livro.

Enfim, continua sendo um dos meus intocáveis e o título continua sendo um dos meus favoritos.

Tarsila 08/05/2011minha estante
Poxa, já eu gostei bem mais que você...

Caroline 28/04/2011

Alessandro Belli, 37 anos, publicitário conceituado deixado pela mulher. Niki Cavalli, 17 anos, estudante do terceiro ano. Tudo começa com um acidente. Mal eles sabiam que seria o marco de tudo. O amor.

Niki, madura, atrevida, às vezes criança. Uma bomba relógio, nunca se sabe o que está para aprontar. Um grupo de amigas Olly, Erica e Dilleta. As ondas. Alessandro ou Alex, publicitário, um diretor de criação. Conceituado, pontual, certinho demais. Um sofrimento.

Vinte anos de diferença. As estruturas não se abalam. Xingamentos, atrevimentos, brigas, sorrisos, passeios, jasmins... Um acidente. Como em um acidente tudo pode acontecer? Esses são Alex e Niki. Uma forma de amor. Um amor que ultrapassa a barreira da idade, do preconceito.

Será que existe mesmo um amor com vinte anos de diferença? E eu respondo: EXISTE! Federico Moccia nos apresenta nesse livro, um amor puro, sexy, ambos saciam a sede, a fome, o desejo de um só sentimento: o amor. Uma narrativa simples, composta de atrevimentos, momentos que são reais. São momentos que qualquer um pode passar. Um amor tão forte quanto qualquer outro!

O autor nos mostra que mesmo com a diferença, esse amor existe e nada pode ser quebrado. Nem mesmo a pessoa que nos deixa. Nada! Quando tudo é forte e verdadeiro, nada quebra, nem o tempo... Nem as ondas levam. Têm uma essência... Jasmim. A garota dos jasmins. Niki.
O amor. Somente o amor. Este livro fala somente do amor. Meu livro. Meu livro preferido! Entendo cada palavra que Federico Moccia diz, eu sei. Eu vivi o que Niki viveu, e sei que qualquer forma, aquele amor existe. Porque é amor... Simples!

Sentiram quanto eu me apaixonei por este livro? Chorei a cada capítulo, a cada sentimento realizado. Este livro mexeu comigo, ou melhor, me invadiu de tal forma. É o meu preferido, pode ter certeza! LEITURA RECOMENDADA E OBRIGATÓRIA! O filme é lindo também, apesar de não ser totalmente fiel, mas é lindo... Chorei. Chorei por que me invadiu de lembranças de momentos... O amor.

Naná 25/04/2011

Tirando as confusões das falas...
...e algumas enrolações, é uma linda história de amor.
Início um pouco chato, mas lá pela página 100 a história melhorou. E fui ficando curiosa a cada página. Entretanto, sempre que surgia uma história "secundária" (entre aspas, pois podia nem mesmo existir),me dava vontade de pular as páginas e voltar a história central.
Apesar de todos os contras, posso dizer que adorei o livro. Senti cada emoção descrita, torci pelos personagens, xinguei outros...

Um romance leve, gostoso de se ler!

George Facundo 28/04/2011minha estante
Pois é... Mas realmente parece que os autores, querendo que o livro fique um pouco mais grosso, começam a escrever essas enrolações secundárias... É osso... Pelo que vc escreveu, só me resta esperar esse livro sair em filme... hehehehe
Valew!

Naná 28/04/2011minha estante
Na verdade já tem o filme George. Aqui no Brasil o nome é Lição de Amor. Assisti, e é legal, apesar de terem cortado partes essenciais da história. O filme é com o ator italiano Raoul Bova, conhecido em Hollywood, um dos filmes de destaque foi AVP: Alien Vs. Predator como Sebastian de Rosa.
Já tem inclusive o segundo filme da continuação do livro, mas aqui no Brasil ainda não tem tradução.

luly 17/04/2011

Uma delícia de história. muito bonita, sensível. adorei! me resta ver se o filme chegou perto, duvido, mas já que baixei tenho de ver

Jéssica Santos 11/04/2011

No início achei meio chato,a história parecia não correr,tomar seu rumo,com o passar das páginas porém,foi ficando legal,ou talvez eu que tenha me acostumado com os personagens mesmo.
Diversas citações de frases e músicas,muito bonitas,diga-se de passagem,uma lição de vida em muitas das páginas que lemos dado a esses comentários aleatórios.
Niki é mesmo muito engraçada,os diálogos com Alex são super interessantes,apesar da Niki aparentemente passar a imagem de infantil,ela é na verdade bem madura .
Claro fica sempre aquela dúvida,será que o amor vence barreiras como os da idade???
É uma história para quem acredita no amor.

Talita 31/03/2011

Maravilhoso
Livro envolvente, que faz você querer acabar a leitura em 1 dia
mais chegando ao final, você vai começando a sentir uma dpl... Arrebatador, linguagem leve, engraçado, romantico ao dobro, personagens que te cativam.
A história de um amor lindo, que hj em dia ainda gera uma polêmicazinha,
a questão da idade!! Mais super recomendo,todo mundo é obrigado a ler, é lindoo e o Moccia denovo acerta a mão, indispensavel!!

Jaqueline 09/03/2011

Controversa, a obra do jovem autor italiano Federico Moccia tem acalorados defensores e acusadores. Publicada no Brasil pela editora Planeta no início do ano passado, “Desculpa se te chamo de amor” é um belo romance.

As jovens amigas Niki, Olly, Dilleta e Erica formam um grupo auto-entitulado “As Ondas”, companheiras inseparáveis atravessando os dilemas da adolescência, do amor e do quê o futuro lhes reserva. Alessandro é um publicitário que se encontra na fossa após ser abandonado por sua noiva, a cretina Elena. Além disso, ele anda as voltas com uma nova campanha de balas que pode decidir seu futuro profissional. A trama simples ganha contornos mais claros conforme a história avança, criando um crescente encanto no leitor.

Nas primeiras páginas, a leitura é um tanto quanto enfadonha. A narrativa do livro é seu ponto mais crítico, causando tanto fascínio quanto estranhamento. De fato, a linguagem de Moccia atua de uma forma que não estamos habituados; suas frases curtas e poéticas transmitem tanta leveza que parecem se desmanchar no ar, o que pode irritar o leitor mais sisudo. Muitas histórias que se entrelaçam, causando alguma confusão no início da leitura, mas basta que Niki e Alex se encontrem em um improvável acidente de trânsito para nos prendermos à história. Jovem e espevitada, Niki é a juventude em si: impetuosa, leve, sábia, inovadora. Sua visão de mundo é tão atraente e fresca que não há como não sorrir com a inocência e beleza de suas frases. Agindo com impulsividade, ela vira de ponta a cabeça o mundo do fechadão Alex, que apesar de toda sua pose de garotão, é uma pessoa velha de espírito. O que começa como uma relação inoportuna transforma-se em um sentimento novo, desconhecido, atemorizante: o amor.

A polêmica questão do livro então surge: a diferença de idade entre os dois - Niki está prestes a completar 18 anos, enquanto Alex tem 37, o que vira motivo de admiração entre os amigos de ambos: a primeira por estar com um homem maduro, e o segundo por estar com uma garotinha. No entanto, esta não é a questão principal do livro, que foca muito mais nas transformações pelas quais os personagens passam em suas vidas do que em temas controversos. Os protagonistas vivem um amor surpreendente, cheio de risos, improvisos e muitas lições para ambos. Um amor tão simples em sua essência que chega a ser bobo, como deve ser.

Os personagens secundários formam m grupo fascinante, também tendo suas aventuras narradas: os amigos de Alessandro são sensacionais e multifacetados, desde o amigo neurótico com a possível traição de sua esposa ao homem à beira de uma crise de meia idade, tentando se afirmar andando com garotinhas e carrões esportivos. Os colegas de escritório também têm vez, tendo Pietro como destaque, tentando sempre agradar o “chefinho” Alex e conquistar sua amizade. A jovem que encontra o notebook de um homem na rua e se apaixona por ele através do que encontra escrito nos arquivos do computador também possui uma história bela e extremamente rica.

"Desculpa se te chamo de amor" trata-se de uma história de amor e mudança. Como pensaria Niki, "contra o novo, não há como lutar". Resta então aproveitar o momento, tirar um dia para simplesmente olhar a vida e o que ela tem de bom. Saber se pode crescer sempre, independente da idade.

>> Resenha postada previamente no site www.up-brasil.com