Desculpa Se Te Chamo de Amor

Desculpa Se Te Chamo de Amor Federico Moccia

Resenhas - Desculpa Se Te Chamo De Amor

Daiane Miranda 03/01/2024

Prometeu nada ..mas entregou tudo!!
Não tem como não chorar com esse livro, vc fica preso em cada página!!!
Aquele tipo de livro que te prende em do início ao fim!

Livros da Duda 04/08/2023

Prometeu tudo, entregou nada
Totalmente decepcionada, livro completamente mal estruturado, sem contar com os erros ortográficos e falta de concordância. Personagens aleatórios que mal contribuem para o desenrolar da história. É como se o livro tivesse sido escrito e esses personagens fossem criados para encher linguiça. A personagem principal é uma adolescente, que quer ser adulta, e com isso tem umas frases de efeito para fazer a gente pensar "nossa, que madura".. chega a ser apelativo. Assim como o personagem principal, um adulto praticamente tendo uma crise de meia idade por conta do término de um relacionamento. Uns personagens extramente forçados e hipersexualizados, que dá nojo. Enfim... tinha tudo para ser uma boa história, mas foi uma decepção. Só terminei de ler, porque tenho um toc em deixar as coisas de forma inacabada.

ste :) 14/07/2023

Amor motor
O livro conta a história de Alex, um publicitário bem sucedido de 36 anos que já estava prestes a se casar, e Niki, uma adolescente rebelde e alegre de 17 anos. A história deles se inicia quando, em um acidente de trânsito, ele a atropela, ela amassa seu carro e vira sua vida de ponta cabeça.
Niki é o superlativo em pessoa. Ela é espevitada e intensa e com isso vai ensinar Alex a ver a vida de uma forma totalmente diferente.
O livro parece ser um mar de rosas quase em sua totalidade, o que não gostei por observar coisas até absurdas. Nas últimas 100 páginas mais ou menos criam-se os problemas e o desenrolar da história.
É uma história agradável de ser lida, apesar de a tradução não ser das melhores e da encheção de linguiça.

Elle.Marques 21/01/2023

Leitura fraca
A história do livro tem como premissa base um romance entre Nikki e Alex onde precisam lidam com uma diferença de 20 anos de idade, e no fim a história decepciona.

anasccp! 19/01/2023

bom para alguém que não cria muitas expectativas!!
gostei bastante do livro, os personagens ao final da história estão todos conectados de alguma forma e isso é um ponto muito positivo, porque desde o início do livro alguns personagens ficaram meio soltos por não fazerem parte da trama inicial que envolve o alex e a niki e isso me deixou bem confusa, mas no final tudo fez sentido.outro ponto bem positivo é que todos os personagens receberam destaque na história e tiveram seus desenvolvimentos individuais, porém a história sempre manteve o foco principal nos protagonistas.
porém, não dou mais estrelas pelo seguinte motivo: a história em si demora a fazer o leitor se apegar e apaixonar pelos personagens, principalmente pelo fato de que o alex é 20 anos mais velho que a niki e que quando eles se conhecem ela ainda tem 17, ou seja, um crime praticamente, mesmo que a idade de consentimento seja 14 anos. isso me fez demorar bastante até para não encarar eles de forma problemática e ver que a diferença de idade no caso deles não é um problema, porque o alex não se aproveita disso para fazer a niki ser submissa a ele.

mas no final é um livro bom, bem leve, com plotwists interessantes, bem escrito, acessível e simples!!

Talita.Wondracek 16/11/2022

prometeu tudo e entregou nada
meu livro favorito da vida é do moccia por isso tinha altas expectativas com esse e foi terrível. história chata, cheia de coisa no meio que não faz diferença, uma encheção de linguiça sem tamanho

Marina 06/11/2022

Quando li lá pelos 15 anos eu achei uma gracinha. Hoje acho bizarra essa romantização de uma relação entre uma garota colegial e um homem de mais de 30 anos.

Rayssa 18/10/2022

Um dos poucos livros que ficará na minha memória pra sempre. Um rimance incrível e envolvente desde início.
Com toda certeza, é um livro que estou disposta a ler.
(Se eu puder dizer? Muito melhor que o segundo livro, RISOS)

thaimendes10 16/08/2022

Nem sei o que falar
Minhas expectativas eram altíssimas, pq eu amo filme e sempre quis ler o livro? apresar de no filme eu já tivesse percebido a infantilidade de todas as personagens, no livro isso foi muito pior?
Fora que eu gosto de saber exatamente quem tá falando, achei o livro até mal escrito..

Dany 10/07/2022

DESCULPA SE TE CHAMO DE AMOR de Federico Moccia
Desculpa Federico, mas não gostei do seu livro. Eu até me esforcei para comprar e entrar de vez na história, mas o fato da personagem principal Nike, ter apenas 17 anos e se envolver com o Alex de 37 não me agradou.

Este é o segundo livro do autor que eu leio. O primeiro foi UM INSTANTE DE FELICIDADE (e também não me agradou muito) – as histórias acabaram não funcionam para mim.

Este livro é extremamente longo. Contém muitas citações (muita mesmo), trechos de músicas, muitos personagens, muitas idas a restaurantes, muitos diálogos que foram escritos com o intuito de gerar frases de efeito – ninguém conversa da forma como o Federico desenvolve os diálogos em alguns trechos. Enfim, chega a ser ás vezes bem enfadonho. Um ponto positivo é a descrição da cidade, dos pontos turísticos e do fato dos personagens estarem em movimento fez com que a história não ficasse tão parada, embora ela comece de lugar nenhum e termine em nenhum lugar.

Ou seja, é uma história sobre o cotidiano de pessoas que tem seus dilemas, seus desafios no trabalho/escola, desavenças com amigos, interferência da família e por aí vai.

É interessante notar o quanto os amigos têm um papel de destaque. Tanto os amigos do Alex quanto as amigas de Nike são presentes. E conseguimos notar nitidamente o quanto a diferença de idade entre eles é um fator gritante, pois ambos têm suas crises e dilemas que condizem com a fase de vida que cada um está passando.

Por ser um romance, em certos pontos me envolvi na trama. Mas sempre ficava aquele incomodo, justamente pela diferença de idade deles. E por conta disso, não consegui comprar a ideia do livro e me deixar levar pela história. Mas vale ressaltar que a forma de escrita do Federico acabava me envolvendo. Poderia ter sido um livro menor e sem tanto personagens (teve uns que não tiverem nenhuma serventia para a trama, nenhuma. Estava ali apenas para ocupar páginas desnecessárias).

Enfim. Fica aqui uma possível dica de leitura, ou não. Depois acabei descobrindo que o livro tem continuação, mas vou passar. Não sinto vontade de ler e nem saber nada sobre a vida desses personagens. Me contento com o desfecho deste e pronto.

Rafabearmayfield 24/06/2022

Desculpa se te chamo de amor
Livro perfeito. Personagens envolventes e bem construídos. A história deles é belíssima. Gente super recomendo esse livro

Mariana 28/02/2022

Julguei bom pela capa e errei
Lembro que há muitos anos atrás vi esse livro na estante da livraria e achei bonito. A capa e o título me chamaram a atenção. Desde então sempre quis lê-lo, mas confesso que sequer imaginava sobre o que se tratava - suspeitava que era uma história de amor, obviamente - mas sem mais quaisquer detalhes. Anos depois, tive a oportunidade e hoje terminei a leitura. Foi difícil terminar, me arrastei muito ao longo das quatrocentas e tantas páginas. Extremamente prolixo, o narrador fala de coisas que não fariam diferença nenhuma para a história, se estende demais, mas esse não é o ponto principal para eu o ter avaliado mal.
Para mim, basicamente, o livro se trata de uma fantasia masculina machista, à la Lolita, em que um cara de quase quarenta anos "recupera sua jovialidade e vitalidade" ao se envolver com uma garota de dezessete anos. Se eu lesse esse livro na época em que eu o vi na estante da livraria, momento que eu tinha a idade da personagem, talvez achasse engraçado, confuso, intrigante. Porém, ainda bem que li hoje, anos depois, quase aos trinta, pois consigo discernir - ao meu ver - um homem se deleitando com uma garotinha, sendo puramente machista. Chega de romantizar esse tipo de situação, chega de retratar as mulheres dos trinta e dos quarenta somente como chatas e cansadas. Chega de achar que isso dá o direito aos homens de serem machistas e descartarem essas mulheres, que se desdobram, que são suas companheiras, que se casaram com eles. Alex e seus amigos tratam todas as suas parceiras assim e não dá para acharmos isso bacana e entendermos o "lado deles". Resumindo, julguei bom pela capa e errei, pois não é bom, não.
Único ponto que achei interessante foi a forma de narrar a história: o autor intercala primeira e terceira pessoa, no mesmo parágrafo, e às vezes, na mesma frase. Isso inclusive me deixava confusa em alguns momentos, mas dá um toque diferente a narração, algo que não me lembro de ter visto antes.

Rafa101 10/01/2022

Desculpa se te chamo de amor
Gosto bastante do livro é do filme. Os personagens são incríveis e engraçados. A história é muito boa e apaixonante. Vale muito a pena ler.