Sombra e Ossos Leigh Bardugo

Resenhas - Sombra e Ossos

Fabiola.khamis 19/05/2024

Adorei
O livro é bem interessante, gostei dos temas abordados e da forma com os autora abordou.

Não tem como não comparar com a série, e cada aparição do Darkling veio acompanhada da imagem do bem barnes todo de preto na série.

O livro esclareceu alguns pontos que tinham me incomodado na série, no entanto eu prefiro a forma como a série se desenrola, mostrando personagens e histórias de six of crows. Foi muito inteligente a forma como a série trouxe isso e uniu as duas histórias, que nem sei se vão se encontrar em algum momento dos livros.

Ansiosa pra começar a continuação.

Nataly 19/05/2024

Esqueci de resenhar.

Eu comecei essa trilogia só para poder ler Six of Crows, e então poder assistir a série da netflix que (pelo que eu vi na internet) misturou a trilogia com a duologia.

Tô achando a Sankta Alina meio chata
O Maly uma mala
E o Darkling um bund ã o.

Mas adoro a construção do mundo, a linguagem usada e a parte de fantasia do livro. Achei bem feito

Keell 19/05/2024

Comecei ler a trilogia de Sombra e Ossos, finalizei o 1° livro e acredito que ainda é muito cedo para pontuar a história como boa ou não. No decorrer desse livro tinha julgado alguns detalhes, começando por, "lá vem o velho clichê da personagem que não é importante e descobre que tem um grande poder capaz de salvar o mundo e blá blá blá...", e sim, esse primeiro livro trás muito esses traços, incluindo o da mocinha sentindo atração pelo suposto alfa, maaaaas, apesar do clichê (que de longe não é algo ruim desde que a história seja bem construída), a autora soube desenvolver a história nesse primeiro livro de forma que não ficasse pontas soltas, a história não ficou maçante e quando você acha que tá caminhando para um lado, na mesma hora ela muda o jogo e direciona para outro lado, isso achei legal.

A personagem até o momento achei ok, um pouco ingênua, mas para o primeiro livro é aceitável, vamos ver nos próximos. Demais personagens também sem muito o que falar.

A história em alguns momentos é um pouco confusa, teve algumas partes que acabei não entendendo de cara, mas no decorrer foi clareando mais.

O final quase me surpreendeu, sei que nos apegamos aos personagens, mas gosto quando os autores arriscam mais com eles, não tem pena de matar ou causar algum dano, pensei que fosse acontecer aqui mas no final o personagem foi salvo, não achei ruim, mas foi um quase...

Breve irei ler o 2° livro e espero que seja ainda melhor que o 1°.

binetheworld 19/05/2024

ótimo!
Achei o começo do livro um pouco parado, previsível e, também, confuso. logo de cara a autora já traz palavras em outro idioma, e, para mim, foi um pouco difícil entender o que elas significavam.

o ritmo do livro é um problema nos primeiros capítulos, o que me fez querer abandonar em determinado momento, mas resolvi insistir (ainda bem!)

o livro se torna mais interessante perto da metade, e os últimos capítulos são os melhores, sem dúvidas! fiquei muito vidrado a partir do plot twist e devorei o livro dessa parte em diante.

acho que o gancho para o segundo livro foi muito bem desenvolvido, o que compensou o começo fraco! recomendo muito pra quem curte livros nesse estilo!

Daiane.Mazzetto 19/05/2024

Não gostei
Nossa achei bem fraco, não me pegou... foi bem difícil terminar... os momentos de emoção foram poucos e poderia ser melhor...

guimarães 18/05/2024

Legal, mas poderia ser melhor
Eu adorei a história, os personagens e como a narrativa foi construída. esse livro poderia facilmente ter mais páginas, a história desse livro poderia se estender muito mais, senti falta de detalhes e acho que a história evoluiu um pouco rápido de mais.

acho que vale a pena a leitura se vc se interessar por livros com a mesma premissa, é bom!

Anna2348 18/05/2024

Esperei muito tempo por esse
Com certeza eu amei o livro, tem tudo que eu gosto, fantasia e romance, mas vou tentar ser neutra.
A história toda é escrita de maneira que te prende, conseguindo fazer vc imaginar uma coisa e acontecer outra e nunca sendo totalmente previsível, no começo vc torce pra um, dois capítulos depois mudou de ideia.
Além disso, existem muitas pequenas histórias dentro da principal, vale muito a pena. ??

~Lira 17/05/2024

...
Realmente gostei, acreditava que não gostaria tanto por ter visto a série antes, mas me surpreendeu.

Coraini 16/05/2024

O mistério sobre: "Quem está falando a verdade?".
Não esperava muito dessa obra, mas assim que comecei a "experimentar", senti que precisava ir até o fim.
Confesso que me senti dentro da trama enquanto passeava pela história, e não conseguia me desprender.
Acabou e eu ainda estou perplexa, tentando descobrir se minha intuição está certa ou não, quem estará sendo honesto? ?
Me preparando para começar em breve, a sequência!

Agathinhaleu 15/05/2024

Sombra e Ossos
é uma envolvente jornada através de um mundo de magia, intriga e perigo. Ambientado em um universo inspirado na Rússia czarista, o livro nos apresenta a personagem principal, Alina Starkov, uma órfã que descobre ter poderes misteriosos que podem mudar o destino de sua nação dividida pela guerra e pela escuridão. Com uma narrativa habilmente construída e personagens cativantes, Bardugo nos leva a uma jornada repleta de reviravoltas surpreendentes e dilemas morais complexos. Nesta resenha, exploraremos os elementos que tornam "Sombra e Ossos" uma leitura imperdível para os fãs de fantasia.

A relação entre Alina e Maly é o núcleo emocional desde sua infância no orfanato até se tornarem soldados, sua ligação é baseada em uma profunda amizade e confiança. Ao enfrentarem desafios e perigos juntos, sua conexão se fortalece, tornando-se uma fonte de força e conforto. Sua química palpável e vínculo emocional cativam os leitores, adicionando profundidade e emoção à história.

O Darkling é uma figura misteriosa e poderosa cuja presença sinistra acrescenta uma aura de mistério à história. Sua relação com a protagonista, Alina Starkov, é marcada por ambiguidade e intriga, deixando os leitores questionando suas verdadeiras intenções. Sua complexidade e carisma o tornam um personagem fascinante e memorável na narrativa.

Leigh Bardugo possui um estilo de escrita envolvente e elegante, que cria mundos vibrantes e personagens memoráveis. Sua habilidade em desenvolver reviravoltas surpreendentes e manter um ritmo cativante eleva "Sombra e Ossos" a uma experiência de leitura emocionante e imersiva.

Pri 14/05/2024

Mais ou menos?
Foi uma leitura bem arrastada? tinha horas que a história dava uma guinada e depois virava um porre,estou pensando ainda se quero ler os outros livros da trilogia?

Mariana.Munik 13/05/2024

Escuridão e Luz
O Grishaverso é realmente bem interessante, porém nesse livro não achei que foi bem construído, principalmente os personagens. O Darkling, Maly, Ivan, Zoya e Grenya. Achei que tudo foi muito raso e tudo foi acontecendi muito rápido.
Acredito que ela deixou tudo muito previsível e isso me quebrou um pouco na história. Além do romance, do nada a Alina é perdidamente apaixonada pelo Maly, mas o Darkling apareceu na frente dela, o amor dela desaparece e ela fica louca pelo Darkling... achei chato isso. Não gostei muito, vou tentar ler o próximo livro, mas sei que não vou esperar muito, porque sei que não será uma grande história.

Belo 13/05/2024

Muito propaganda para um livro mediano
Eu gostei do livro, é indiscutível que ele possui uma história interessante. No entanto, acredito que houve uma grande expectativa em torno dele, o que acabou não sendo completamente correspondido.

Sendo uma leitora adulta que busca histórias com romance e fantasia mais densos, senti que o livro tinha um tom mais adolescente, o que acabou não sendo tão envolvente para mim. Gosto quando a fantasia se mistura com elementos mais maduros de romance, o que não aconteceu tanto neste caso.

Por mais que tenha apreciado a protagonista, achei que o romance entre ela e os personagens masculinos, tanto Darkling quanto Maly, deixou a desejar. Não consegui me conectar verdadeiramente com o casal, pois achei eles sem sal.

No fim das contas, acabei um pouco decepcionada com a leitura, especialmente porque tantas pessoas haviam falado tão bem dos livros. Coloquei uma expectativa muito alta neles, e infelizmente não corresponderam completamente.

Ainda estou indecisa sobre o que fazer com os outros dois livros que comprei. Talvez os passe adiante para um público adolescente que possa apreciá-los mais. Mas para mim, esse foi um gasto de dinheiro desnecessário.

Mariane 12/05/2024

Muito bom mas se me perguntarem o nome de um lugar ou de algum personagem além dos principais não vou saber dizer ?

nobre15 12/05/2024

Sombra e Ossos
Maior perda de tempo da minha vida, meu deus.

O livro tava muitoooo bom até a bomba atômica que nn pode ser nomeada de plot, aparecer. Menina insuportável e um zé ninguém imortal, insuportável a.k.a. Matt Donavan. Vou cagar na sua porta leigh.
larasofiss 13/05/2024minha estante
KKKKKKKKKKKKK amiga, o que ainda salva a série é o fato de ter os corvos, se não a série seria tão ruim quanto o livro