Garota, Interrompida

Garota, Interrompida Susanna Kaysen

Resenhas - Garota, Interrompida

Camila_Oliveira 19/08/2021

Indico o livro pra quem é fã do filme. Eu gostei e ele complementa muito a história e nos aproxima mais das personagens. Eu fui ler com certas expectativas por causa do filme mas ele superou elas, isso é ótimo quando acontece na leitura e amei a experiência, espero encontrar mas livros que causam esse efeito.
Pensei que seria uma obra mas pesada, mas é apenas a melancolia da protagonista que causa um clima meio pesado e reflexivo e mostra mais sobre os problemas das suas companheiras e dela mesma e sua visão de tudo.
Eduardo 19/08/2021minha estante
vc sabe onde posso ver o filme, li o livro primeiro e queria muito ver, mas não encontro.

Molusco Bookstanático 22/03/2024

Leitura importante
"Girl, Interrupted" é mais do que um relato pessoal; é uma jornada profunda pela complexidade da mente humana e da sociedade que a cerca. Susanna Kaysen oferece uma narrativa cativante que mergulha nas profundezas da doença mental, expondo tanto a fragilidade quanto a resiliência do espírito humano. Sua escrita honesta e perspicaz nos leva a questionar as normas sociais e os sistemas de saúde mental, destacando a necessidade urgente de compreensão e empatia para aqueles que lutam com essas questões. "Girl, Interrupted" não apenas nos informa sobre a condição humana, mas também nos desafia a repensar nossas próprias percepções e atitudes em relação à saúde mental. É uma obra-prima que continua relevante e impactante, transcendendo seu tempo e gênero literário para tocar a essência da experiência humana.

neide 19/05/2020

Garota Interrompida
O livro é uma autobiografia, e conta a historia de Susanna, que foi internada em um sanatório.Também nos mostra a convivência dela com as cuidadoras e com as outras internas. E nos mostra como a saúde mental era tratada nos anos 1960. O livro fala de assuntos importantes e nos traz questionamentos sobre como as pessoas com problemas psiquiatricos são tratados em um sanatório. Muito bom livro. Recomendo a leitura.

Thalita 29/01/2024

Esperava mais
Quando eu soube que "garota, interrompida" tinha um livro, fiquei doida para ler, queria ver mais as personagens e o desenvolvimento delas, mas vi que me enganei totalmente, eu achava que as personagens seriam mostradas bem mais e que nos conseguíssemos ver mais sobre o passado delas, mas nada disso aconteceu, e digo mais.... O filme tem mais profundidade que o livro.

Foi até que uma leitura bem fácil, mas no meio ficava chato de ler e eu parava, acho que faltou mais profundidade nos personagens.
Mas não vou apenas reclamar, eu realmente gostei muito de como a autora descreveu os sentimentos da Suzane, foi tão tensa e real, gostei realmente de como ela retratou a doença das meninas e como a realidade caminhou junto.

ket =) 06/10/2022

interrompida
"Dessa vez, li o título da pintura: Garota interrompida em sua música.
Interrompida em sua música: tal qual acontecera com a minha vida, interrompida durante a música dos 17 anos, tal qual a vida dela, roubada e presa a uma tela; um momento congelado no tempo mais importante que todos os outros momentos, quaisquer que fossem ou que viessem a ser. Quem pode se recuperar disso?"

depois de ler esse trecho, me peguei pensando. pensando em como fui - e sou, uma garota interrompida. interrompida aos 9 anos, quando perdi a minha infância. interrompida aos 10, quando perdi a inocência. interrompida aos 11, quando perdi a vontade de viver. interrompida aos 6, aos 12, aos 14, aos 4... interrompida. me peguei pensando nesse trecho e em como me identifico. em como dói ser uma garota interrompida. dói sentir que perdeu o controle da própria vida. dói. mas é bom saber que em algum lugar não tão distante, pessoas se recuperam, pegam o controle de volta. é bom saber que isso aconteceu com Susana, e é bom saber que aconteceu comigo.

esse livro me marcou, nunca esquecerei.

Willians11 20/08/2023

Garota, interrompida
Teve tantos trecho ou até mesmo capítulos que me identifiquei com a susanna mais um deles foi esse:
- Ele vivia em um mundo onde o futuro existia. Eu não

mari 15/03/2022

Garota, interrompida
eu simplesmente amei esse livro!!! gostei de como ele não tem uma história contínua e simplesmente expressa o que se passa na cabeça da suzanna, me identifiquei com ela em vários momentos (perocupante?) acho que tem várias reflexões importantes. também achei bem diferente do filme, mas gostei de ambos, recomendo demais, mas talvez não para todos pq pode ser meio pesado, mas realmente achei uma leitura ótima, valeu super a pena

xoxoanalu 15/01/2021

sensível
sempre tive muita vontade de ler garota, interrompida, mas nunca tive coragem, porque não sabia o que poderia esperar. e tinha um certo receio, todavia um de meus filmes preferidos é "garota, interrompida''.
estou atônita com a verdade contada por Susanna de modo tão perspicaz e com certo ardor.
é um dos melhores livros que já li e foi para minha lista de preferidos da vida!

Evillyn 19/03/2024

Adorei
Gostei bastante dessa leitura, ri muito com alguns diálogos e senti com muita clareza o que a Susanna quis passar ao longo das páginas, especialmente sobre o preconceito em relação a doenças mentais, sobre bipolaridade, transtorno de personalidades, depressão e vários tabus envolvidos. Vale super a pena!

aly 17/06/2021

Garota Interrompida
Li este livro pois o filme é um dos meus favoritos. Tem bastantes diferenças entre eles, o filme explora mais as outras pacientes do hospício.

Mas o livro mostra muito os pensamentos da personagem principal, o que torna bem legal a identificação com ela.

Recomendo a leitura para quem gosta da temática doenças mentais e indico ver o filme depois também!

Samy 23/03/2022

Era um dos meus filmes favoritos então decidi ler o livro, e é simplismente incrível, acho que nunca vi a "loucura" ser retratada e descrita com tanta perfeição. Essa é uma história para entender mais a mente humana e se identificar se você também tem algum transtorno mental. Por ser uma autobiografia as coisas se tornam mais reais e impactantes, a escrita é ótima e a autora soube descrever com excelência toda sua trajetória e seus pensamentos.

Anattr 29/09/2023

Apesar do livro ter bons trechos e algumas frases que chamam atenção, não é o tipo de livro que dá vontade de reler. Sinto falta de uma história, com eventos, diálogos e cronologia, me parece que tudo é muito solto, o que faz com que o filme seja bem mais interessante.

"O hospital se especializou em poetas e cantores, ou será que os poetas e cantores se especializaram na loucura?"

"A LOUCURA ASSUME duas variantes básicas: a lenta e a rápida. Não estou falando do seu início ou da sua duração. Refiro-me à qualidade da loucura, ao problema cotidiano da piração. Os nomes são muitos: depressão, mania, ansiedade, agitação. Não dizem grande coisa. A qualidade predominante, na forma lenta, é a viscosidade. A experiência se faz espessa. As percepções se adensam e embotam. O tempo se arrasta, pingando lentamente pelo filtro entupido de uma percepção adensada. A temperatura do corpo é baixa. O pulso é preguiçoso. O sistema imunológico fica meio adormecido. O organismo torna-se turvo e salobro. Até mesmo os reflexos se reduzem, como se a nossa perna não tivesse ânimo para sair do torpor e reagir com um chute à marteladinha no joelho."

"A viscosidade e a velocidade, embora opostas, podem parecer iguais. A viscosidade gera a inércia da falta de inclinação; a velocidade gera a inércia da fascinação."

"O que é pior: uma sobrecarga ou o seu contrário? Por sorte, nunca tive de escolher. As duas coisas se manifestavam, passavam correndo ou driblando por mim e seguiam adiante."

"Embora estivéssemos afastadas do mundo e de todas as confusões que adorávamos aprontar nele, também estávamos afastadas das cobranças e das expectativas que nos haviam enlouquecido."

"Se ele precisa ser amordaçado, é porque eles têm medo de que as pessoas acreditem no que ele diz."

"Muitas vezes, a família toda é louca, mas, como não se pode mandar uma família inteira para o hospício, um de seus membros é declarado louco e internado"

"?Você passou quase dois anos em um hospício! Por que diabos foi parar lá? Não acredito!?. Tradução: se você é louca, eu também sou; e, como não sou, deve ter havido algum equívoco."

"Encantador, mas fútil; bom de coração, mas um tanto convencional; bonito demais para prestar; fascinante, mas provavelmente pouco confiável?"

"I]nstabilidade da autoimagem, das relações interpessoais e do estado de espírito... incertezas diante... das metas de longo prazo ou da escolha da profissão... ?. Não é uma boa descrição da adolescência? Mal-humorada, inconstante, ligada em modismos, insegura. Em outras palavras, insuportáve"

"Posso dizer, com toda a franqueza, que minha infelicidade foi transformada em uma infelicidade comum e que, portanto, segundo a definição de Freud, alcancei a saúde mental. "

"Muitas disfunções, a julgar pela população hospitalar, eram diagnosticadas com mais frequência nas mulheres. Tomemos, por exemplo, a ?promiscuidade compulsiva?. Com quantas garotas um rapaz de 17 anos teria de trepar para ser rotulado de ?compulsivamente promíscuo?? Três? Não. É pouco. Seis? Duvido. Dez? Parece mais possível. Provavelmente entre quinze e vinte, no meu palpite. Isso se algum dia colocarem esse rótulo nos rapazes, coisa que, se não me falha a memória, jamais se fez."

"Eu melhorei, Daisy não, e não sei explicar por quê. Talvez eu apenas flertasse com a loucura, como flertava com meus professores e colegas."

MarcusASBarr 12/06/2022

Um limiar para o desconhecido
A vivência da autora e um período turbulento de sua vida, vivida em um hospital psiquiátrico, nos impacta por ser tão tênue a situação que vivemos e onde podemos chegar se não suportarmos a realidade que nos cerca... se não soubermos lidar com os momentos que compõe nossas vidas.

Ruth 24/02/2022

Um livro incrível sobre doença mental
O livro é uma autobiografia, o que a gente só pega durante a história, mas é incrível saber exatamente como era ser internada em um hospital psiquiátrico em 1967.
Tem muitas críticas ao machismo, sobre como as mulheres são enxergadas na sociedade, maus tratos dentro de hospitais psiquiátricos e aborda tantas outras questões.
A autora soube retratar essa experiência de forma tão incrível, com uma escrita tão fluída, tão divertida, a gente realmente se sente dentro da história junto com ela
Amei demais esse experiência
Sthefany 24/02/2022minha estante
Amg eu to igual doida atras desse livro onde consegueee ????

Ruth 24/02/2022minha estante
Amg eu baixei ele pra ler no Kindle, mas acho que você acha ele físico na estante virtual se não tiver na Amazon

Ray 27/02/2022

Não sei como definir esse livro. É rápido, legal de ler, serve bem como um entretenimento, mas não acho que vá além disso. É interessante ver uma casa de tratamento no século 20, ver como as meninas eram tratadas, como eram cuidadas, e a visão da protagonista é divertida também. Mas é só!