Garota, Interrompida

Garota, Interrompida Susanna Kaysen

Resenhas - Garota, Interrompida

Fernanda.Marques 21/05/2022

Livro esgotado, consegui em ebook pois aumentou minha curiosidade.
Gostei do tema forte sobre saúde mental inclusive por ser real.
O livro tem pontos altos e outros baixos mas no geral é satisfatório. Não percam de ver a adaptação também.

taissa 06/09/2022

garota, interrompida
"A garota e sua música vivem em outro tipo de luz, a luz caprichosa e encoberta da vida, que só permite que nos vejamos e aos outros imperfeitamente, e raras vezes.",

souzaaglivia 09/06/2023

RESENHA
"Com frequência me pergunto se sou louca. Também pergunto aos outros"

Tive muita dificuldade com a falta de linha cronológica e conexão entre os acontecimentos desse livro. Em diversos momentos me senti insegura na leitura e perdida, como se eu não soubesse o que estava acontecendo.
Além disso, tive muita dificuldade em embarcar na leitura, sinto que o livro falhou em trazer reflexões relativas à situação degradante de como pessoas com transtornos mentais são tratadas, da mesma forma que gastou-se muito tempo com questões rotineiras e pouco tempo com o que acontecia com a mente da personagem principal, seus anseios, dificuldades e medos.
Para um livro tão famoso, eu esperava mais.
camilamhr 09/06/2023minha estante
Vi o filme, gostei, fui ler o livro e desisti no começo. A adaptação cinematográfica, pra mim, entrega mais.

Laura 09/06/2023minha estante
Amg, eu realmente acho que a leitura meio "embaçada" foi intencional, como se estivéssemos na mente dela junto à ela, ou o livro realmente é uma bagunça.

lailaoliv. 24/08/2023

Garota, Interrompida
?AS PESSOAS ME PERGUNTAM: como você foi parar lá? O que querem saber, na verdade, é se existe alguma possibilidade de também acabarem lá. Não sei responder à verdadeira pergunta. Só posso dizer: é fácil.?

?Garota, Interrompida? narra o período em que a escritora Susanna Kaysen esteve internada em um hospital psiquiátrico durante a década de 60.
Quando a realidade se torna brutal para uma jovem de 18 anos, ela é hospitalizada. O ano de 1967 era uma realidade brutal para a grande maioria, mas mesmo assim poucas eram consideradas loucas e trancadas por não seguirem os padrões e encarar a realidade. Susanna era uma dessas pessoas. Sua lucidez e percepção do mundo era algo que as pessoas a sua volta não entendiam. Mas a jovem se confunde ainda mais quando ela se envolve com um professor e tenta se matar. Seus pais a convencem de passar um tempo em Claymoore, um hospital psiquiátrico, onde ela conhece outras jovens, com problemas maiores e distúrbios grandes, mas suas diferenças irão uni-las. Agora cabe a Susanna usar esta experiência para se encontrar e superar seus medos ou ser esquecida ali.

O livro é alternado entre a convivência de Susanna com as outras jovens presentes no hospital e seus pensamentos a respeito de seu diagnóstico e oque a levou até ali

Os capítulos são bem curtinhos e muitas vezes focados na reflexão acerca da sensação de ter uma doença mental. Uma parte muito triste era ver como a psiquiatra era tratada na década de 60/70, as terapias de choque elétrico que os pacientes eram submetidos e como o sistema era falho em ajudar essas garotas. Era possível também notar a ausência de médicos nos cuidados e a importância das enfermeiras na vida das pacientes.

Foi uma leitura super tranquilo, fácil e cativante (tão cativante que terminei em menos de um dia).
Não vi muito desenvolvimento na explicação da vida pessoal da Susanna antes de ser internada e senti muita falta disso em alguns momentos.

Comecei o livro por pura influência do filme e quanto mais lia percebia que o livro é muito muito muito mais que o filme. Me senti representada em muitos momentos e foi super necessário ler sobre uma pessoa que passou por transtorno de personalidade e conseguiu aprender a viver com isso.

A indiferença das famílias mostradas ao decorrer da leitura é muito tristeza e verdadeiro, pois é mostrado que muitas vezes eles colocam algum familiar em hospitais psiquiátricos pensando que o problema vá desaparecer e eles vão se livrar.

É uma leitura super necessária e bonita.
Eu adorei esse livro!

ste 10/08/2022

uma história mais sincera do que o filme.
lendo o livro me senti muito mais abraçada do que vendo o filme, o filme é como uma romantização de um certo modo, enquanto o livro é como um desabafo. achei ótimo, gostei muito desse livro.

Mia 05/01/2021

Gostei
lembrei de as vantagens de ser invisível durante a leitura, livro fácil de ler, rápido, te faz pensar e refletir.

Gabriela Paulino 15/02/2021

Achei a leitura muito fluida e fácil, apesar do tema. Acho que o momento em que realizei a leitura contribuiu para que eu deixasse a nota na neutralidade das 3 estrelas: estava tão angustiada emocionalmente por problemas pessoais que foi impossível olhar a obra e classificar como boa ou ruim e apontar motivos, pois eu estava só usando o livro para fugir dos meus próprios pensamentos e embarcar numa realidade diferente da minha. Uma pena não ter apreciado devidamente. Um dia farei uma releitura para dar uma opinião mais embasada.

Sperfeld 30/06/2022

Confesso que me surpreendi com o livro. Foram muitos sentimentos durante toda a história., Mas em resumo o que mais gostei foi das considerações finais da autora. O modo que ela passou por todas as situações e seu modo de pensar e enfrentar cada situação???? e sua opinião sobre todos os acontecimentos.

DiasDaii14 06/07/2022

Durante toda a leitura eu tinha que ficar me forçando a lembrar que é um livro verídico. É muito triste saber que alguém tão são ficou nessas condições durante tanto tempo. Outro que vi primeiro a adaptação do cinema e só agora li o livro, como sempre, o livro é mil vezes melhor!

manuseles 25/10/2021

Reconfortante
Pode parecer estranho eu ter achado esse livro reconfortante mas ler sobre ele e ver como ela se sentia me fez sentir "acolhida", como se eu tivesse conversando com alguém sobre angústias que todo mundo tem. Vi que muitas pessoas não gostam do livro ou não entendem, mas pra mim ele foi fascinante.

Ton 21/08/2021

...E quem disse que você também não é louco?
Você pode garantir que é perfeitamente "normal" para não ser internado em um hospital psiquiátrico?
Você já teve algum pensamento tão bizarro que tem vergonha de dizer isso em voz alta para não ser julgado como "doido"?
É, quem nunca né.
Nessa biografia, Susanna conta seu relato após ir a uma consulta com um medico que nunca viu e, em 30 minutos ele determinou que ela deveria passar "uns dias internada para relaxar".
Porém o relaxar era em um hospital psiquiátrico.
E "uns dias" se tornou 2 anos!!!

A Susanna segue uma parcial linha do tempo, alternando-a em alguns momentos (mas nada que confunda). Outra coisa que há é a transcrição de alguns de seus laudos psicológicos.
Ficamos sabendo como era sua vida antes e depois da internação, como foram seus primeiros dias no hospital psiquiátrico, as rotinas, as regras, as alas e algumas consultas.

Depois de ler esse livro, me questiono se não deveríamos estar todos internados.... ou se devemos de dar alta a todos os insanos...

camyle 10/08/2022

A repulsa sempre tem um quê de fascinação
conheci o filme primeiro que o livro e por isso, estava esperando uma outra história. mas isso não foi motivo para decepção. eu gostei muito do livro. e durante a leitura descobri que era um relato sobre a vida da autora, o que tornou tudo um pouco mais pesado. é um relato bem sincero de como foi ser uma jovem nos anos 60 com um transtorno. sobre como eram vistas como quebradas. é um conteúdo sensível, não recomendo a leitura para quem possa ter gatilhos. mas é uma ótima leitura.

elle37 14/08/2022

Fui introduzida a história pelo filme, gostei muito do livro. Eles se dão de forma bem diferente, então o fato de eu ter assistido primeiro não afetou de forma nenhuma minha leitura, a história é interessante mesmo para quem está familiarizado com ela e com as pessoas nela presentes. Achei interessante o fato dele ser um relato real, coisa que só descobri quando fui procurar sobre o livro e descobri que a autora é a protagonista. A leitura é bem fluída, mas em certos momentos essa fluidez não é tão presente. A obra retrata a vivência de mulheres com transtornos mentais na década de 1960. É uma experiência bem interessante de se ter, recomendo a leitura.

Aline Maia 14/08/2022

Insosso
Hoje eu tive um tempo livre entre compromissos e li esse livro de uma vez. Achei muito chato... Promissor, mas um porre.

A escrita de certa forma fluiu e foi bem interessante ver a perspectiva confusa da protagonista. Mas no momento em que a narrativa se propôs a ser mais "organizada" o livro ficou bem chato... Senti que rolou uma sugestão de aprofundar a história mas que não deu certo porque não teve reflexão. Ficamos com a impressão de que a autora carrega mágoa sobre seus anos de cárcere e tentou passar isso quando destrinchou os relatórios clínicos. Mas isso foi apresentado de maneira rasa.

Meu interesse foi ficando cada vez menor a medida que o tempo passava. Realmente imaginei que iria me deparar com uma experiência cheia de reflexões ou algo pelo menos minimamente profundo. Mas logo que finalizei a leitura a única coisa que pensei foi "por que esse livro é tão aclamado e super elogiado?"

A adaptação cinematográfica é superior e bem mais interessante.

Victoria 05/08/2023

Um livro de memórias
Inicialmente achei que esse livro se tratasse de, bem, um livro. Uma ideia com uma protagonista, vilões e etc. Até entender (e pesquisar) que se tratava da história de vida da autora. Logo, um livro de memórias.

Por se tratar disso os acontecimentos por muitas vezes não estão em ordem e nem tudo você de fato entende. Afinal, gira em torno de assuntos pesados e uma época já distante. Além disso sinto que a autora questiona seu diagnóstico, eventualmente, e talvez eu compre um pouco a explicação dela.

Quero muito assistir o filme agora e ver como as coisas foram retratadas.