Garota, Interrompida

Garota, Interrompida Susanna Kaysen

Resenhas - Garota, Interrompida

Barbie Girl 21/10/2022

Não me levou a lugar algum
O conteúdo do livro em si é muito interessante, traz passagens que estão me deixando em reflexão até agora. É curioso ver como a loucura pode ser um traço duvidoso em todas as pessoas, mas que em geral é mantido sobre controle de forma severa. Ninguém gosta de achar que é louco ou que tem tendências suicidas, mas as vezes acontece. Um ponto que me incomodou é que o livro não leva nada a lugar nenhum e a história parece perdida e sem contexto, não deixa claro muitos pontos, mas creio que esse tenha sido um artifício utilizado pela autora pra provocar a questão ?será que ela é uma narradora confiável?? nos leitores e acabou funcionando muito bem, é difícil entender até que ponto a personagem estava sã pra que essa história tenha veracidade. De modo geral eu adorei e recomendo!

Amanda Barboza 19/12/2020

A espera e a leitura aos poucos foram bem recompensadas. Acompanhar o relato de Susanna é enriquecedor. Todo o estigma envolta da loucura, principalmente para as mulheres. A parte da sociedade nisso, as cobranças, a própria quimica do cérebro, e o quanto ainda é preciso estudar a mente.
Uma leitura que tem muito pra crescer ao passar dos dias.

Camila 19/07/2020

Entrando em um hospital psiquiátrico
"Garota, interrompida" é um bom livro para quem quer entender mais sobre doenças mentais, assim como conhecer um pouco como eram as internações psiquiátricas no final da década de 60 (mesmo que seja, aqui, em um hospital particular). Autobiográfico, o livro conta a história de Susanna Kaysen, que, com dezoito anos, voluntariamente se internou em um hospício por apresentar alguns sinais de loucura. Mas, afinal, o que é a loucura? A autora se questiona isso em algumas partes do texto, reflexão importante que transcende a época em que o livro foi escrito. No geral, considerei um bom livro, mas pode servir de gatilho para quem não está passando por um momento muito bom...

Vittoria.Gabriella 11/02/2024

?[I]nstabilidade da autoimagem, das relações interpessoais e do estado de espírito... incertezas diante... das metas de longo prazo ou da escolha da profissão...?. Não é uma boa descrição da adolescência? Mal-humorada, inconstante, ligada em modismos, insegura. Em outras palavras, insuportável.

Pathy 15/05/2023

Garota Interrompida
Não ia fazer RESENHA mas eu amei esse livro é muito me identifiquei (talvez nn seja essa palavra mas entendi) enfim 5 estrelas. Leiam recomendo.

" A garota e sua música vivem em outro tipo de luz, a luz caprichosa e encoberta da vida, que só permite que nos vejamos e aos outros imperfeitamente, e raras vezes."

anitalwz 17/04/2022

a narrativa tem um ritmo rapido com escrita profunda, mas que as vezes confusa que me dava a impressao de ler e nao absorver o que estava sendo passado.
o livro traz a metafora do hospital psiquiátrico ser um mundo paralelo aonde aconteciam coisas que nao aconteciam no mundo real, esse plano de fundo e os personagens me interessaram mas ao decorrer da historia achei eles um pouco rasos.
traz discursoes sobre problemas mentais e psicologicos de forma nao romantizada e informativa para epoca.

Mands 13/07/2020

"Seria a insanidade uma simples questão de parar de fingir?"
Garota interrompida é um autobiografia, que tem como relato principal a passagem de Susanna pelo hospicio, no final da década de 60, aos seus 18 anos.

O livro descreve detalhadamente a história da autora e conta com fichas de registros do hospital em que a mesma foi internada.

Achei o livro super interessante e, em vários momentos, ele me fez duvidar da minha própria sanidade.

isysleituras 02/02/2022

3,5
É muito dificil dar nota/fazer uma resenha de uma autobiografia, então vou falar minha experiencia pessoal.
O pessoal planfetava esse livro/filme como se fosso loco, depressivo,traumatizante e coisas assim, mas não é, eu gostei muito do livro, ele fala sobre os acontecimentos em um hospicio e sobre autoconhecimento.

mazi 10/06/2021

é bom... mas a leitura às vezes é um pouco chatinha, me dava sono. talvez um dia eu leia dnv e mude minha opinião, quem sabe...

Jéssica 08/04/2021

Eu gosto muito de livros/filmes que abordam transtornos psicológicos. Li esse livro por indicação de uma amiga minha que é psicóloga. Ele é meio que uma autobiografia da autora, em que ela retrata o tempo que passou internada em um hospital psiquiátrico, diagnosticada com Bordeline.

É interessante porque podemos ver como os transtornos mentais eram tratados daquela época (década de 60), desde o seu diagnóstico (não mt convincente) até a rotina das internas no hospital psiquiátrico.

Só fiquei incomodada com a forma como ela escreveu, de maneira não linear, mais ou menos como um diário. Particularmente, eu prefiro uma história mais sequenciada, com início, meio e fim. Mas, de qualquer forma, vale a pena a leitura pra quem se interessa pelo tema.

Vanessa.Carla 15/07/2021

Garota, Interrompida.
Não vou mentir, o motivo que me fez querer ler esse livro foi a grande vontade que eu tinha de assistir ao filme com a Angelina Jolie. Inclusive terminei o livro ontem e já assisti ao filme hoje.
Garota, Interrompida é um relato sobre uma parte da vida de uma garota que passou por algumas dificuldades e não soube lidar com o mundo.
Por ser um relato e toda a visão ser da Susanna, algumas partes chegam a ser convulsas ou entediantes.
Durante toda a leitura eu tentava entender se gostava ou não da escrita da Susanna, cheguei a conclusão de que ela não me cativou mas também não me fez desgostar da sua escrita, apenas não fiquei nem um pouco curiosa e nem motivada a procurar outros de seus trabalhos, infelizmente.
Valeu muito a pena a leitura pra conhecer outras visões do mundo e pra ver um relato real do ponto de vista diferente.
Sobre o filme as personagens Valerie e Lisa roubaram toda a minha atenção. São os tipos de personagem que fazem você querer que o filme fosse sobre elas. Foi uma boa adaptação.

vic 28/07/2021

o filme eh bem melhor
a decepção que eu tive com esse livro não tá escrito, desde que o filme virou um dos meus favs eu tinha muita vontade de ler o livro mas pqp o livro não aprofunda em nada e quando aprofunda só faz isso em muitos capítulos dps

Gi Santos 16/09/2021

Foi uma leitura interessante. Permear pelos pensamentos da personagem principal é uma experiência ímpar.
Glória Gonçalves 16/09/2021minha estante
Eu vi o filme, nem sabia do livro que deve ser bem melhor.
O filme é excelente.
Vou colocar o livro na minha lista .

Gi Santos 16/09/2021minha estante
Coloque. É uma boa leitura!

Marcia 08/08/2022

Minhas impressões sobre o livro
Estou louca? Sou normal? O que é ser normal?
E foi nesse cenário, ano de 1965, que  passei "internada" no Hospital Psiquiátrico McLean em Cambrige- Massachusetts através do livro "Garota Interrompida" de Susanna Kaysen.
Trata-se da biografia da autora onde ela relata toda sua experiência, suas dores, decepções, angústia e progressos no período em que ficou internada por quase 2 anos. Aos 18 anos foi diagnosticada com Transtorno de Personalidade Limítrofe ou Borderline como muitos conhecem, após tentativa de suicídio.
Durante a leitura vamos conhecendo não só as dificuldades, os problemas de Susanna como das colegas internadas la. Conhecemos a rotina do hospital, a relação médico x paciente ; enfermeira x paciente ; paciente x paciente e paciente x família/visita.
Um livro muito bom, que me mostrou e ensinou muito e de forma bastante clara.
" Para muitas de nós, o hospital  era tanto um refúgio quanto uma prisão. Embora estivéssemos afastadas do mundo e de todas as confusões que adorávamos aprontar nele, também estávamos afastadas das cobranças e das expectativas que nos haviam enlouquecidas..."
Valeu!! Rumo a novas aventuras.
Sinopse da editora Garota interrompida é um novo clássico que fala sobre a passagem da adolescência para a vida adulta. A personagem principal, Susanna, termina o ensino médio, mas não sabe que caminho seguir, o que para os pais já seria um problema. Mas a jovem se confunde ainda mais quando ela se envolve com um professor e tenta se matar. Seus pais a convencem de passar um tempo em Claymoore, um hospital psiquiátrico, onde ela conhece outras jovens, com problemas maiores e distúrbios grandes, mas suas diferenças irão uni-las. Agora cabe a Susanna usar esta experiência para se encontrar e superar seus medos ou ser esquecida