Vinte Mil Léguas Submarinas

Vinte Mil Léguas Submarinas Júlio Verne

Resenhas - Vinte Mil Léguas Submarinas

Julialavalle 12/07/2021

Julio Verne arrasa
Eu adoro os livros de Jules, 20 mil léguas foi mais um dele que eu li, só sei que eu amei devorei página por página, é praticamente uma enciclopédia do mar hahaha, aprendi um monte de nomes de animais marinhos que nem nunca ouvi falar e com o celular ao lado para pesquisar. Muito bom! Uma aventura e tanto do professor Aronnax, conselho e o complicado Ned Land. Hihi

mari 30/04/2023

Conhecimento vs liberdade
Narrativa interessante que aborda, assim como é dito na apresentação do livro, até que ponto o conhecimento pode suprir a necessidade humana de valores mais humanísticos. É um livro bem descritivo, o que pode ser cansativo em alguns momentos, mas acho que foi uma leitura legal. Na história tbm tem um desenvolvimento interessante dos personagens, gostei bastante de como é clara a personalidade de cada um.

Osman.Siqueira 29/04/2021

Mestre da Imaginação Jules Vernes
Livro interessante se tratando que foi escrito há tanto tempo e baseado na imaginação do homem levando em conta que ainda não tinham sido inventado os aparelhos que continham no Submarino Náutilus. Também se faz necessária a escrita rebuscada e ciêntifica, pois, um dos objetivos dessa viagem era catalogar as espécies marinha que o homem ainda não tinha conhecimento. Na época deste livro não existia meios de exploração submarina, então Jules Verne usou de pura imaginação. Quanto às partes da narração científica que é um pouco arrastada de se ler não é motivo para diminuir a minha avaliação sobre o livro, pois levo em consideração a época de uma escrita mais rebuscada. Sem dúvida nenhuma é um belo livro clássico que vale a pena ler.

site: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/infografico-por-dentro-do-nautilus-de-20-mil-leguas-submarinas/

Jade 26/12/2022

Quero ler de novo
Li pelo kindle, por curiosidade sobre o julio verne, e nossa que livro lindo, todo o mundo criado marinho e a relação entre os tripulantes, eu gostei bastante e achei muito divertido. Gostaria de ler mais livros do autor.

poplosers 28/08/2021

meh
não tenho nada contra a escrita do autor, que, aliás, me agradou bastante, mas acabei percebendo ao longo da narrativa que esse livro não foi feito pra mim. fui com muita sede ao pote esperando algo que não recebi, como muito mistério e situações dinâmicas, sendo uma leitura fluida, daquelas que passam rápido. o começo foi bom, mas assim que o protagonista adentra o Nautilus o livro vira uma aula de biologia com parágrafos e mais parágrafos de descrições e termos técnicos de peixes e plantas aquáticas, o que acaba sendo extremamente cansativo para os mais leigos ou não tão interessados em saber sobre que cor tem o dorso de tal peixe ou qual a textura de uma planta marinha e sua respectiva classificação.

ToniBooks 29/03/2024

Quase didático ou ficção técnica
Quem sou eu para avaliar com três estrelas e meia uma obra de Júlio Verne, mas "Vinte mil léguas submarinas" está quase a essa distância de "A volta ao mundo em 80 dias" e "Viagem ao centro da terra", os quais eu já havia lido. O presente livro é mais científico do que ficcional. Em alguns momentos da leitura, tive a impressão de está lendo uma apostila sugerida por um professor de biologia marinha. Claro que existem alguns elementos de fantasia aliados a uma visão tecno-futurista peculiar, mas não me fascinou com o brilho imaginativo das demais histórias do grande escritor francês da era vitoriana, considerado por muitos especialistas como o pai da ficção científica.

Cosmonauta 24/09/2022

Mobilis in mobile
"Movente no elemento movente! Esta divisa aplica-se com justiça àquele aparelho submarino, a traduzir-se a preposição in por em e não por sobre. A letra N era decerto a inicial do nome do enigmático personagem que comandava aquela embarcação no fundo dos mares!"

"Quem pôde jamais sondar as profundezas do abismo?"

Bruna Gomes 17/09/2023

Magistral
Acabo essa leitura em êxtase, foram dois meses acompanhando as aventuras do capitão Nemo e seu Náutilus.

Não digo que tenha sido uma leitura fácil, é um livro demasiado prolixo no que se refere a taxonomia e descrição dos animais, mas aí, também, reside a beleza do livro, uma aula de biologia marinha e geografia deliciosamente embalada numa aventura incrível ao redor do globo, É notável quanto o Jules Verne se dedicou em suas pesquisas e o quanto ele era inteligente e sagaz.

Deixo aqui um (de centenas) dos meus trechos preferidos:

"O mar é o grande manancial da natureza. Foi pelo mar que o globo começou, e quem sabe não terminará! Aqui reina a suprema tranquilidade. O mar não pertence aos déspotas. Talvez em sua superfície eles ainda possam exercer direitos iníquos, engalfinhar-se, entredevorar-se, estendendo-lhe todos os horrores terrenos. A dez metros de profundidade, contudo, seu poder cessa, sua influência se extingue, sua força desaparece! Ah, professor, viva, viva no seio dos mares! Só nele existe independência. Nele, não reconheço senhores! Nele, sou livre!"

Matheus 19/09/2021

Um clássico que desmistifica a leitura tediosa
Livro ?: Vinte Mil Léguas Submarinas
Autor ?: Júlio Verne
Faixa etária ?: +12
Nota ?: 5?favoritado

Vinte Mil Léguas Submarinas foi o primeiro livro que li do autor Júlio Verne em texto integral, li o Volta ao Mundo em 80 dias adaptado por Walcyr Carrasco esse ano e pensei que os livros em texto integral tinham mais potencial de me conquistarem, a escrita é simplesmente incrível, Júlio descreve de um jeito que não deixa maçante e a gente acaba aprendendo mais sobre biologia marinha (coisas interessantes mesmo) e algumas palavras para o nosso vocabulário.

Vinte Mil Léguas Submarinas narra a história do professor e ictiologista Pierre Aronnax que, ao ser convidado em embarcar em um navio para caçar um narval que estava destruindo outros navios franceses, leva seu criado Consiel (ou Conselho, se você preferir).

Neste navio que embarcaram, chamado Abraham Lincoln, eles conhecem um arpoador chamado Ned Land, um homem teimoso, zangado e ao mesmo tempo engraçado. Um dia, ao acharem o monstro, usaram o arpão nele e causou um choque terrível, fazendo com que Aronnax, Consiel e Ned Land acabassem caindo do navio EM PLENO OCEANO!!!! Foi uma parte que me deixou literalmente faltando ar, porque apesar de o livro ser clássico, tem sim uns momentos de tensão. Quando caíram, avistaram o narval de longe, mas descobriram que não era um narval, mas sim um submarino. Subiram em cima do submarino em movimento, e foram colocados para dentro.

Lá, conheceram o Capitão Nemo, personagem misterioso que tem seu desenrolar dentro da história, Nemo os contou que eles estavam a bordo do Nautilus, um submarino de tecnologia de ponta, com museu, bibliotecas e quartos individuais para cada um deles. A partir deste momento, são narradas todas suas aventuras com Capitão Nemo a bordo do Nautillus, como uma caçada em uma floresta submarina, uma visita à uma ilha em Nova Guiné e até mesmo uma viagem ao Polo Sul, que acabou trazendo problemas para a tripulação.

Vinte Mil Léguas Submarinas superou minhas expectativas com a escrita notável e com um final digno. Esta obra despertou meu interesse em ler outras obras do autor, como a Ilha Misteriosa. Quanto a edição, eu li na edição de 631 páginas da editora Martin Claret que, apesar da beleza e qualidade admirável da capa, contém erros grotescos de digitação como um "simplismente" que me deixou deveras impressionado. Recomendo que, caso queira ler em texto integral compre da edição Clássicos Zahar ou, se quiser, da Martin Claret mas fique sabendo desde agora que contém sim alguns erros.

A obra do escritor francês Júlio Verne merece a fama e recebeu 5.0 estrelas e foi favoritado por mim, apesar de eu ter achado que eles colocam animais apenas como comida ou material de estudo, algo que, não obstante, nada muda no desenrolar da história. Recomendo Vinte Mil Léguas Submarinas para você que está procurando um bom romance de aventura ou algo diferente para ler. Sinta-se viajando ao redor do mundo no Nautilus e descubra que este livro não irá lhe arrepender.
Matheus 03/01/2022minha estante
Acabei apagando pq fui editar :((

André Luis 07/01/2022

O que esperar...
Uma viagem submarina detalhadamente descrita, por diversos pontos interessantes do planeta, todos eles, inevitavelmente, sob o "elemento líquido".

Na aventura, serão exploradas questões científicas, com destaque para a biologia dos seres marítimos, além de uma abordagem histórica, em alguns momentos, e, até mesmo, a exposição de conflitos humanos.
A história é narrada pelo professor e naturalista Pierre Arronax, cujo foco, no quesito "personagens" vai diretamente para o misterioso Capitão Nemo, chefe da "máquina submarina".
Também participam da história o arpoador Ned Land e o criado do professor, Conseil. Há ainda participantes menos relevantes, cuja aparição é ocasional e pouco detalhada.

Pontos positivos:
O cenário e a ambientação do livro são impecáveis. O autor consegue, com louvor, inserir o leitor em um universo inusitado, em que as noções de mundo se dividem entre o interior (todas as divisões do submarino) e exterior(o elemento líquido).
A construção do Capitão Nemo é tão boa quanto de qualquer personagem renomado de algum autor realista, o que é incrível, uma vez que Verne economiza muitas palavras no processo. Pequenas pinceladas nos seus hábitos e ideologia criam, sem maiores trabalhos e por conta própria, uma das figuras mais enigmáticas da história da ficção (científica).
As características didáticas do livro também merecem destaque. A obra pode ser extramamente útil para introdução na ciência, por incentivar um pensamento racional e citar autores e teorias. Como exemplo, a de Arquimedes acerca do empuxo.
Por fim, concluindo as partes positiva, creio que a imersão criada é a maior delas. E une todos os pontos citados até agora. É como um sonho, com cenário perfeito e narrativa aberta. O autor não interfere no seu pensamento, não dita todos os caminhos. Uma criança pode amar esse livro, ao passo que um adulto também pode. É um
campo livre para imaginação e devaneio, apenas com um plano de fundo definido.

Pontos negativos:
Talvez, apenas talvez, ocorreu um exagero na descrição de zoófitos, esqualos e seres do gênero. Empolgação de quem estudou demais, eu perdoo.
Os personagens poderiam ter sido mais aprofundados, assim como seus diálogos e conflitos. Algumas páginas usadas para o que eu critiquei no parágrafo acima cairiam bem aqui.
Jules Verne possui uma escrita tradicional e previsível. Sou entusiasta, mas alguns não gostam. Ele, metaforicamente, coloca pontos em um papel, que representam as aventuras. Em seguida, as liga, passando uma linha sobre os pontos. Minha objeção é que, nesse livro em especial, tais pontos ficaram claros demais. É como se, após fazer um obra, os andaimes ficassem a amostra. Nada catastrófico, porém faz com que não eu dê 5 estrelas aqui.

Um livro magnífico e divertido, li pela segunda vez e leria novamente.

Extra:
Muitos dizem que o final foi inconclusivo, e sim, ele foi. Entretanto, tudo se acerta no título "A Ilha Misteriosa". Tudo que se queira saber sobre Nemo está lá.

Frases e pensamentos:
", objeto longo, fusiforme, fosforescente, e infinitamente maior do que uma baleia."
"A pilhéria vencera a ciência." (frase específica e geralmente passa despercebida).
"É evidentemente um narval gigantesco e ao mesmo tempo elétrico."
"Quem quer abandonar presos não lhes ilumina a masmorra."
"O mar não pertence aos déspotas." (anarquia).
"Se não pertencem ao monopólio, nem por isso são piores, segundo penso".
"Na memória dos mortos, apagam-se as diferenças cronológicas".
"Foi Tasman que descobriu aquele grupo em 1643, no mesmo ano em que Torricelli inventava o barómetro e Luís XVI subia ao trono. Os leitores decidirão qual fato foi mais útil à humanidade." (mais anarquia...).
"Quem sabe se dentro de um século não se verá um segundo Nautilus!"
"O encarniçamento bárbaro e desnecessário dos pescadores fará desaparecer um dia a última baleia do oceano."
"Ordinariamente, quem não pode ir mais longe, dá-se por muito feliz em poder retroceder."
"Pode-se ir de encontro às leis humanas, mas não resistir às leis naturais."

Fim, espero ter ajudado.

ððððððð 15/01/2024

Um tiro ou ler 20mil léguas submarinas? Traz a 12, pfvr
Pqp, que tortura! só leiam se for dívida de jogo. Cara, que bagulho chato.
Se eu n entendi o livro, me perdoem os leitores assíduos de Julio Verme. mas oq tinha na cabeça desse mano?
alguem me convença q eu sou muito burra e q esse livro é genial.
ATÉ O FILME É HORRÍVEL????? sem condições, rapaize

Kell 19/06/2021

Quantas aventuras!
Depois de um século enrolando para terminar esse livro, terminei. TERMINEIIIIIII!!!!!!!?

Tenho que dizer que foi cansativo ter que ler tanta classificação de espécies marinhas, enquanto eu só estava interessada em saber das tais aventuras e um pouco mais sobre o capitão Nemo. Não sei se em outras edições é assim tão detalhado mas nessa é, e muito, o que não me deixava tão animada assim para dá continuidade a leitura. Mas acabei e fui feliz em! Gostei bastante.

Letsfp_211 01/10/2023

Cara, achei o livro fantástico! A forma como desenvolveram os personagens, a forma como fizeram todo um suspense para que o clímax seja bom.
Adorei esse livro, confesso que o final me surpreendeu muito. Foi meu primeiro contato com Júlio Verne e não vai ser o último rsrs adorei a escrita dele.

Blancksms 13/02/2022

Foi um dos piores livros que já li, o começo é lento, o meio tá morto, e o final... parece que tá no meio.

Lavinia Teodoro 11/06/2020

Júlio Verne é incrível!
Baseadas nos conhecimentos do século XIX e na enorme Imaginação de Júlio Verne, está magnífica obra concebe um submarino, o Náutilus. A tripulação do submarino cortou relações com os seres humanos terrestres e vive somente dentro no Náutilus e usufruindo de tudo que o mar lhes dá.
A humanidade desconhece totalmente a criação do Capitão Nemo, e quando o Náutilus começa a ser visto e chega a (intencionalmente ou não) destruir embarcações, a humanidade se preocupa e cria teorias de que um bicho vive no mar. Começam então a temer o animal. Logo, O Professor Aronnax, naturalista francês, Conselho, seu criado, e Ned Land, arpoador canadense, partem no navio Abraham Lincoln da marinha norte-americana, juntamente com toda a sua tripulação, com o intuito de caçar e livrar os mares de tal aberração. Como terminará está caçada.

O livro é do Júlio Verne, então espere ser cativado ao extremo. Você não vai querer parar de ler. O autor consegue nos prender e conquistar nosso interesse desde a primeira linha do livro. Já é o terceiro livro do escritor que eu leio, e outra uma vez termino querendo mais.
Já li Volta ao mundo em 80 dias e Viagem ao centro da Terra.
É nítido que o autor estuda muito ao escrever seus livros. Na volta ao mundo, há um detalhamento para as questões regionais, características físicas de cada nacionalidade, enfim, geografia terrestre. Já na viagem ao centro da Terra o autor dá detalhes de geologia. E neste Léguas Submarinas o autor fala do mar, muita latitude e longitude,biologia marinha.
Ler Júlio Verne é estudar geografia!!

S P O I L E R

Após ler a conclusão do narrador da história, de que ninguém realmente acreditaria nele, ri.
Mas, o Náutilus aparece após o náufrago da Abraham Lincoln, o professor, seu criado e o arpoador acordam e vêem o submarino e se aproximam. No fim da história, após decidirem fugirem da Náutilus (pq o Capitão naufragava e matava navios de propósito) e sofrerem um náufrago devido a um redemoinho,eles acordam na areia sem lembrar de nada. O narrador jura ser verdade, o que faz total sentido, já que eles não passaram 9 meses desacordados kkkkkk mas e se tudo foi um sonho? E se foi verdade?
Julio Verne é maravilhoso demais DEMAIS!!!!
Pedro.Henrique 08/09/2020minha estante
Século XViii