Sonho Grande

Sonho Grande Cristiane Correa

Resenhas - Sonho Grande

Pablo.Matos 12/07/2017

Inspirador
Para um livro de negócios onde se explica a história do homem mais rico do Brasil na atualidade, esse livro surpreende. Surpreende, pois, a autora teve a coragem não só de mostrar os acertos como os erros desse trio. Acho isso muito importante nesse tipo de livro, isto é, uma biografia.
Também achei muito interessante esse livro, pois, fica claro e evidente que muitas empresas no Brasil tentam copiar esse modelo. Eu mesmo vivi essa situação em uma das maiores empresas desse país. Agora que não estou mais lá, com esse livro entendi todos os movimentos que eles tentaram fazer, mas a meu ver sem o sucesso das empresas que Jorge, Beto e Marcel fizeram na Brahma, Lojas Americanas e etc. E para mim ficou claro o que deu errado: faltou a meritocracia, que é um dos tripés que é passado nesse livro. Acho que esse livro deve ser lido por todos aqueles que não só pensam em abrir um negócio, mas também para aqueles que trabalham em empresas e começam a ouvir palavras como OBZ, meritocracia, salários baixos e bônus altos. Podem ter certeza que estão querendo aplicar o que esse trio aplicou na empresa deles.

DouglasPires 09/07/2017

Biografia dos caras...
Vale ler pra saber um pouco (pq creio que tem muito mais coisas) de como eles "chegaram lá".

Bruno Mancini 08/02/2017

Inspirador
A cada leitura que tenho feito sobre os maiores empresários do mundo, tem me motivado ainda mais na minha vida. Os vários conceitos e exemplos de gestão, só não podem, mas devem ser a cartilha para qualquer empresa. Mesmo as pequenas.

Lucas Aranha 02/02/2017

Exemplos!!!
Grandes exemplos de empreendedores é esse Trio!
Um livro onde é contado com muitos detalhes a trajetória de Jorge Paulo Leman e os seus sócios!
Se está querendo um livro para aprender a como empreender, acredito que você deva ler esse livro! Vale muito a leitura!!!!

site: http://leituraempreendedora.net/

egberto.sousa.9 29/01/2017

Seja o dono da sua educação!!!
Acabei a leitura(21/05/16) (releitura) de um clássico no mundo dos negócios, o Sonho Grande, escrito pela Cristiane Correa. Esse livro conta a trajetória (inspiradora) do Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles, que começaram de baixo e hoje são uns dos principais acionistas de empresas como AB InBev, Burger King, Lojas Americanas e Heinz.

Como aprendizado posso registrar o estilo de gente que atrai o Trio, os PSD (poor, smart, deep desire to get rich) pobres, espertos e com muita vontade de ser ricos (Acho que me encaixo nisso), assim como a cultura de meritocracia(que eu sou perdidamente apaixonado) e o conceito de partnership, onde são recompensados os destaques com participação nas empresas.

Vale ressaltar que o modelo de gestão que é implantado em suas companhias tem como base fundamental o recrutamento e reconhecimento de gente excelente. Além do conceito, 20-70-10.

Termino inspirado a contribuir para a construção de uma cultura baseada na simplicidade, controle de custos e reconhecimento para aqueles que usam o tanque reserva.

Super indico!

#voceehodonodasuaeducacao

João 13/11/2016

Desafio cumprido
"Sonho grande" retrata a ascensão de uma gigante da indústria cervejeira e não é o tipo de livro que vejo em uma livraria e imediatamente quero levar para casa. Relutei dedicar meu tempo à história de Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles e encarei-o com certo preconceito no início (o saldo não foi muito positivo depois, porém também não foi de todo ruim). Por que ler um livro assim? Bom, de início foi para conseguir debater sobre ele no Grupo de Leitura. Mas também serviu para me fazer ter um outro olhar sobre questões econômicas e de mercado. E é como dizem: ler/ouvir somente o que a gente gosta não é o caminho mais rápido para construir conhecimento.

O prefácio e o primeiro capítulo do livro são extremamente maçantes. Passado esse desafio, a leitura fica um pouco melhor - um pouco. Particularmente, não gostei da exposição cronológica confusa da autora e nem do abuso de algumas expressões clichês ao longo do livro, como "sangue no olho e faca nos dentes". Fora isso, é interessante notar algumas curiosidades que circundam a vida de Jorge Paulo Lemann, considerado o homem mais rico do Brasil.

Sem dúvidas, o livro mostra um lado empreendedor interessante e com ensinamentos de como ser melhor no que se faz para superar dificuldades, por mais que elas envolvam a perda de bilhões de dólares (transações ridiculamente fora da realidade de muitos) do dia para a noite. Saber analisar o ambiente antes de entrar de cabeça em um projeto, cercar-se de pessoas boas para consolidar um objetivo em comum, adaptar-se às mudanças tecnológicas e sociais são exemplos de como os empresários retratados no livro conseguiram consolidar suas carreiras.

Há passagens que retratam abusos ocorridos dentro das empresas ("brincadeiras" entre colegas), os quais podem facilmente ser enquadrados como assédio moral. É decepcionante ver a contradição presente nisso, já que as políticas de sucesso pregam justamente o contrário de atitudes pueris.

"Sonho grande", assim como qualquer obra, deve ser lido com crítica bem fundamentada. Cristiane Correa traçou os principais pontos que ligam o início da carreira de Lemann ao que ele se tornou hoje. É claro que muitos pontos negativos da vida dos empresários não foram mencionados, o que é comum em biografias. Uma análise mais minuciosa dos nomes envolvidos na construção do império cervejeiro mostra que o mercado de trabalho não é tão "limpo", por mais que pregue ideologias "justas" (meritocráticas).

Vale a pena conferir o conteúdo desta obra(?), nem que seja para vencer uma meta de leitura.

Fabio.Acerbi 24/10/2016

Ótimo !
A historia de Lemann, Telles e Sicupira é admirável. O livro traz a trajetória desse time que soube como identificar, reconhecer e projetar talentos em suas equipes. A leitura é obrigatória para empreendedores e pessoas que querem entender como eles cresceram tanto.
Lição de vida, gestão, ambição, empreendedorismo!

site: https://www.amazon.com.br/Sonho-Grande-Cristiane-Correa/dp/8575429108/ref=cm_cr_arp_d_product_top?ie=UTF8

Pedro.Ribeiro 25/09/2016

Expectativas altas demais
Lineage livro logo após ler a biografia do Elon Musk. Fiquei desapontado com o empresariado brasileiro e com o tamanho do corporativismo.
Mariana 23/10/2016minha estante
Tive exatamente a mesma impressão. Também li depois da biografia do Elon Musk.

Almerissa 08/09/2016

Mudança de Mindset
Ler biografias faz isso comigo: eu me sinto intimo da pessoa e quero ser amigo de verdade, quero fazer parte do círculo de influência, de tudo o que rola, receber atualização dos dias atuais, conselhos, mentoria e tudo o mais que uma pessoa bem afortunada teve ao conhecer algum deles.
Este livro é simplesmente sensacional. Recomendo demais a leitura. Aposto que depois desse livro você nunca mais vai se contentar com pouco.

Junia 28/08/2016

Fantástico
Um livro incrível, capaz de cativar independente da sua ocupação ou sonhos. Mostra o quanto é importante o trabalho duro, a persistência, a humildade e, ao mesmo tempo, ter sonhos grandes, capazes de mover o mundo. Já admirava o trio e agora os admiro ainda mais. Recomendo a leitura!

valino 27/08/2016

Imperdível!!!
Esse livro é simplesmente imprescindível para qualquer empreendedor brasileiro ou para quem quer conhecer a história dos maiores empresários em atividade no Brasil.

Lemann, Sicupira e Telles fizeram (e fazem) um trabalho tão sensacional, que são referências até por gurus do empreendedorismo como Jim Collins.
Eles revolucionaram a maneira de fazer negócios e de gestão, levando a risca o sistema de meritocracia. Até hoje fazem diversos milionários, transformando em sócios quem um dia começou como estagiário.
O livro mostra desde o início empresarial do fundador Lemann, até a conquista de empresas a nivel mundial (e simbolos do capitalismo americano) como Heinz e Budweiser.
Nos mostra também todo o trabalho incansável e estratégias agressivas que os levaram a se tornar um dos maiores (se não o maior) holding nacional (e mundial).

Enfim, um livro sensacional e imperdível para qualquer pessoa!!!!

Grillo_silva 19/06/2016

Os caras são bons....
Terminei!(17/30): Sonho Grande, da autora Cristiane Correa,
Publicado pela editora sextante. Sobre a história: eu não tenho costume de ler livros festa temática, mas como foi recomendação de um amigo, resolvi encarar. Você acompanha a história de 3 brasileiros que não vieram de famílias ricas, e em 1970 eles se juntaram e criaram uma corretora com a política de meritocracia. Hoje são nada mais nada menos que donos das seguintes empresas: Ambev, Americanas, Budweiser e Heinz. O livro é um relato histórico de como este império internacional começou, e a metodologia testada a cada novo desafio deles. Sobre o livro: o livro é rápido de ler, tem uma sessão de fotografias mostrando momentos importantes dos 3. Conclusão: nota 3 de 5 possíveis. Não é meu tipo de leitura, mas é bem interessante.

Isotilia 23/05/2016

Confira no blog!
O livro traz muitas reflexões pra vida. Confira a série de posts no blog!

site: http://500livros.blogspot.com/2016/05/sonho-grande-cristiane-correa.html