Sonho Grande

Sonho Grande Cristiane Correa

Resenhas - Sonho Grande

Jonara 05/08/2014

Muito interessante!
Peguei este livro para ler na casa de um parente num fim de semana e infelizmente não consegui acabar a tempo, parei ali pela página 90. Achei muito interessante a história pessoal do Jorge Paulo Lemann, um sujeito extremanente obstinado, que não teve medo de ver seus primeiros negócios irem mal e investiu novamente. Não é muito agradável ler sobre a parte de competição feroz entre funcionários e ausência de vida pessoal, mas não deixa de ser interessante. Quero terminar um dia!

05/08/2014

MauricioTiso 05/07/2014

Livro de Consulta: A história da carreira do triunvirato do Garantia, muito focado em Gente, cultura, processo e redução de custo.
É muito interessante observar um caso prático onde a aplicação de técnicas de gestão e processo funcionaram e continuam funcionando.
Inspirador.

Galilas 22/05/2014

Daqueles que você quer devorar em 1 dia só
Cristiane Correa fez um excelente trabalho ao contar a história de três grandes caras (e mais uma dezena de personagens importantes) na história do empreendedorismo brasileiro.

De uma maneira gostosa de se ler, esse é o tipo de livro que trás bastante curiosidades acerca de grandes empresas (AB Inbev, Garantia, BTG Pactual, etc) que a gente nem imagina e que você fica morrendo de curiosidade e não para de ler até saber como as histórias se concluem, principalmente quando se fala sobre a fusão da Brahma e Antártica.

Recomendo demais a leitura!

Nathalia Almeida 28/04/2014

Gestores de hoje, amanha e sempre
Livro super interessante sobre gestão, ao longo do livro se descobre a historia de varias empresas mundialmente conhecidas, modelos de gestão. Muito legal

brunoburilli 03/04/2014

Breve relato de alguém que soube aproveitar as oportunidades da vida.
O livro relata a trajetória de um homem bem nascido que soube aproveitar as oportunidades que a vida proporcionou. Ele levou para seus negócios a ideologia meritocrática criada pelo Banco Goldman Sachs, começando pelo Banco Garantia e posteriormente às suas empresas não vinculadas ao mercado financeiro (Brahma, Lojas Americanas e assim sucessivamente).

Lemann, acreditando no seu sonho montou um time vencedor, deixando todos que cruzaram seu caminho e o acompanharam, ricos.

Livro sucinto e de leitura rápida, que mostra ao leitor que a somatória de capacidade técnica, estratégia e uma pitada de sorte resultam fatalmente em sucesso.

Conclusão: Vale a pena gastar algumas horas com ele.

Jamilla 24/03/2014

Exemplo a ser seguido
O livro mostra um tipo de cultura empresarial inovadora para os padrões brasileiros, onde a meritocracia, a busca de novos talentos e a renovação dos quadros de direção das empresas são os pilares do sucesso.
É interessante observar, ao longo do livro, que a generosidade em dividir os lucros e as ações das empresas com pessoas talentosas e com o mesmo perfil profissional fez de Jorge Paulo Lemann um dos caras mais ricos do país e do mundo.
É uma boa leitura para abrir os olhos para uma cultura diferente da utilizada usualmente nas empresas brasileiras (e no setor público), que preocupam-se mais com a aparência que com a eficiência dos seus funcionários.

Césard 25/02/2014

One trick pony
Leitura envolvente daquelas que nos aliena e nos leva a entender a essência do verdadeiro desejo de ser excelente no que se faz, e entender que meta,tempo,foco,ética e desejo de vencer são as principais bases do sucesso e da conquista dos seus sonhos.
Nadine Urçulino 17/04/2014minha estante
Acredito que aliena não seja um termo correto.
Tenta usar: que nos prende, nos envolve.
;)

Ricardo 23/02/2014

Faca no dente, sangue nos olhos
Meritocracia, partnership, controle implacável de custos, etc... Dificilmente se explica o sucesso do trio por essa fórmula infalível. Assim como, há poucos Bill Gates, Mark zuckebergs, Pelés e outros gênios em suas áreas de atuação, dificilmente seus seguidores conseguiram alcançar seu grau de excelência.
As fórmulas ajudam à nós, mortais medianos, a nos parecermos um pouco com eles, mas de forma alguma seremos como eles apenas por copiarmos suas receitas.

Paulo Henrique 31/12/2013

Preenche horas ociosas
Se não tiver o que ler e gosta de um biografia sem muitos detalhes, vale o tempo dedicado.

mumuriarte 27/12/2013

Sucesso e simplicidade
A escritora-repórter, em linguagem envolvente e de ótimo ritmo, nos leva a conhecer a trajetória destes três gurus do empreendedorismo nacional. Os principais motes são a frugalidade/simplicidade, o foco no objetivo, o reconhecimento e uso das melhores práticas até de concorrentes e o 'pensar grande'. O curioso é que este Pensar Grande normalmente no inicio lançado como idéia embrionária e até maluca, mas depois reavaliada e buscada com obstinência e disciplina. O livro nos traz alguns conceitos para o dia a dia empresarial e até para a vida particular, mas o cerne é a meritocracia.

mrcs' 27/09/2013

Brilhante
Quando crescer mais um pouco quero ser igual esses caras kkkk. Se arriscaram em empreendimentos que sequer conheciam o funcionamento, o mecanismo e se aventuraram para aprender a gerir os negócios das empresas que adquiriram, uma após a outra. A meritocracia empregada por eles e' fascinante, fez com que todos os sócios e ex-sócios se esforçassem e fossem recompensados, realmente uma lição. Acho que a coca cola e' sonhar um pouco grande demais, porém a pepsi, como um ex sócio deles já falou, cabe tranqüilamente na cartilha de empresas desses gigantes do empreendedorismo brasileiro. Excelente leitura, recomendo a todos os que buscam estimulo para enriquecer honestamente.

mrcs' 19/12/2013minha estante
Não tenho... Mas você deve achar no iba.com.br, ou o impresso mesmo. Vale a pena...

Bernardo Obadia 06/09/2013

Simplesmente Fantástico !!!

Moitta 23/06/2013

Meritocracia, redução de custos e possibilidade de ser sócio.
Esse é o "One trick pony" do trio Jorge Paulo Leman, Beto Sicupira e Macel Telles.

Mostra um mundo de MBAs nas melhores faculdades, sede pelo poder e muito trabalho duro. Desde cedo Leman iniciou-se nesse universo, de firma em firma chegou a comprar Garantia e fez muito dinheiro.
É recorrente no livro que o trio produziu muitos milionários também, são pessoas que sabem dar espaço a outros. Não gostam de holofotes.
Procuram talento, e oferecem grandes oportunidades de crescimento, um salário mais baixo que o do mercado, mas opções de sociedade, se for realmente talentoso e der o sangue pela empresa. Nesse clima tenso e competitivo criado, há casos de brigas, fim de amizades, uma visão de "trabalho em 1o lugar" e PSDs - Poor, Smart, Deep desire to get rich.
Usaram uma forma de investimento baseada na sua capacidade de administrar empresas. Sempre chegam cortando custos, quebram as paredes da sala da gerência e colocam todos compartilhando uma mesa, sendo mais acessíveis. Fim de todo tipo de luxo. Era da meritocracia, demite-se quem não se adapta, contrata-se mais PSDs e abre um espaço lá em cima pra quem se mostrar capaz.
Assim compraram a Brahma, com a parte que Vicente Falconi vem e mostra o que é controle de qualidade. Compram a Antártica, e vão crescendo e comprando empresas até ter a AB Inbev. Deixam claro seu objetivo de comprar apenas empresas que possam ter um controle, onde possam injetar o DNA, as regras criadas no Garantia e aprimoradas com o tempo: Meritocracia, corte de custos, sociedade. Chegam a comprar a Lojas Americanas, Burguer King e Heiz.
O lado legal e as negociações da compra da Anheuser-Bush são os mais explicados mas ainda assim não entram em detalhes suficiente. Apenas mostra com complexa é a coisa.

Niasi 06/05/2013

Sonho Grande
Livro muito bem escrito, prende a atenção e nada cansativo.
Muito interessante para quem trabalha com finanças aqui no Brasil por contar fatos relevantes de uma época bacana do mercado de valores mobiliários.
Apesar da autora puxar um pouco o saco do Jorge Paulo Lemann e ocultar um pouco os tropeços do trio vencedor, o livro é muito bem fundamentado.
Ótima leitura além de ser de grande motivação saber mais desses três grandes brasileiros, que estão mostrando ao mundo o potencial do brasileiro trabalhador e bem educado.
Palmas aos 3 e palmas a escritora.

Marcilio 02/05/2013

Um Bom Livro
Jorge, Marcel e Beto, sem dúvida, estão entre os mais bem sucedidos empresários brasileiros na história recente do nosso capitalismo. Estão porque conseguiram de maneira inteligente, ágil e surpreendente tirar o máximo proveito das oportunidades que surgiram em suas vidas. Aplicaram na prática o que existe nos livros e nas melhores teorias sobre o empreendorismo do capital. Evidente que para tanto eles foram incentivados, cada um a sua maneira, por uma enorme ambição. Ambição que, aliás, o capitalismo exige de quem quer ter, de fato, muito dinheiro no bolso. Se o capitalismo é movido por predadores e presas, os três empresários estão com certeza no topo da cadeia e são, além de tudo, implacáveis na busca de seus objetivos.

Em "Sonho Grande", Cristiane Correa nos mostra que eles souberam, como ninguém e com extrema maestria, aplicar conceitos básicos da velha receita para se ficar rico: minimizar os custos, independente do ramo de atividade da empresa, para assim, maximizar os lucros.

É curioso notar que no Brasil, em particular- talvez exista uma explicação cultural para isso - até as grandes empresas como as célebres: "Lojas Americanas"; "Brahma" e "Antarctica", funcionavam num ambiente corporativo de muita desorganização e desperdício de dinheiro.
Assim, bastava para os três empresários, organizar a casa e eliminar os desperdícios. Sim porque se tratavam de grandes empresas com considerável geração de caixa.

Acredito que no livro, Cristiane Correa procurou valorizar as principais virtudes destes empresários. Além de estudar nas melhores escolas; aprender com qualquer situação que se apresentou; reconhecer que sempre há pessoas muito boas e mais talentosas que nós; trabalhar muito e sem medo; e se cercar dos melhores profissionais que surgiram na vida deles. Jorge, Marcel e Beto sempre foram muito disciplinados, sempre tiveram grande determinação, uma enorme objetividade, não perdem o foco no que é mais importante por nada, e, sobretudo, são sujeitos de enorme simplicidade.

Não que nós vamos chegar onde eles chegaram, mas a lição que fica ao se ter uma breve noção sobre a história de vida desses três empresários é: seja simples, determinado e sempre esteja preparado.

Um bom livro.

Marcilio Estefânio Araujo