A Revolução dos Bichos

A Revolução dos Bichos George Orwell

Resenhas - A Revolução dos Bichos

eduardo20 27/06/2021

7 décadas depois e nada mudou.
esse livro é revoltante por se assemelhar tanto com o Brasil atual ou o Brasil é revoltante por se assemelhar tanto com esse livro?

Jamile.Almeida 07/10/2020

Uma fábula nada infantil
Após ver pessoalmente o horror do comunismo espanhol, o socialista, George Orwell,escreveu esse livro como forma de crítica ao comunismo Russo.
Pois bem, os animais guiados pelos porcos e através de uma revolução violenta, com direitos a tiros e feridos, tomam a granja de seu dono e a transformam na ?Granja dos Bichos?! Os animais agora não trabalhariam para servir aos homens, mas em prol deles próprios, direitos iguais, deveres iguais... quatro patas bom, duas patas ruim! Bem, já conhecemos essa utopia!

Fake news, manipulação e lavagem cerebral mostram o quanto o poder concentrado nas mãos de uns, levam ao autoritarismo = totalitarismo. E os animais mais uma vez voltam a ser subjugados e explorados pelos seus próprios ?camaradas?, como se costumam chamar uns aos outros, poderia ser ?companheiros??- também já vimos essa historia antes!

Três lições importantes que isso livro trás que jamais podemos esquecer:

Primeira: não podemos confiar em revoluções violentas, barulho sangrento! Quem usa a violência para conquistar espaço ou ser ouvido só assina o comprometimento de usa-la também contra você se você discordar de qualquer coisa...

Segunda: Liberdade! Liberdade! Liberdade. Quando se delega suas escolhas ou muitas funções ao Estado, confia-se nele para distribuir ?igualitariamente? os recursos, você perde a sua liberdade e individualidade... deixa a classe política com muito poder, o poder de decidir sua vida e morte... nada mais justo do que a Lei da oferta e procura, do que a recompensa material ou nao de ser e fazer algo útil. Só assim há mudanças de classes, só assim mantemos acesas a fagulha da evolução. Uma vida sem sonhos, sem propósitos, sem poder ir além, não é vida... é penitencia.

Terceira coisa: tendo dito as de acima... me admira muito que alguém tão brilhante quanto Orwell, realmente acreditasse que socialismo e comunismo são coisas diferentes. Talvez se ele tivesse visto os exemplo da vida real que se mantiveram após sua morte, repensasse sua filosofia!

Nota sobre essa edição: o posfácio escrito pelo próprio autor em que ele correlaciona cada animal a um opressor do comunismo russo é sensacional e merece ser lido antes, para uma experiência mais completa! Farei um dia a releitura desse livro já com essas informações e certeza que será ainda melhor!
João 07/10/2020minha estante
?????

Jamile.Almeida 07/10/2020minha estante
Livro curto e certeiro!

João 07/10/2020minha estante
Um dos meus favoritos. Tipo de livro que deveria ser leitura obrigatória nas escolas.

Jamile.Almeida 07/10/2020minha estante
Total!

Rike 27/05/2021minha estante
Gostei da resenha.
Mas acredito que fez bem em seguir a ordem da leitura.
Ao ler o posfácio, poderia tentar relacionar os personagens apenas com aquelas pessoas citadas pelo autor.
PORÉM, quando se lê sem essa informação prévia, podemos relacionar os personagens com qualquer pessoa e em qualquer sistema.

Rike 27/05/2021minha estante
FAlo por mim
Não sei qual seria a atitude de outros

Tamirez | @resenhandosonhos 06/09/2018

A Revolução dos Bichos
A fabula traz a história da Granja do Solar, onde o Major, um porco de competição que está morrendo, reúne todos os animais para contar sobre um sonho, onde ele acredita em uma revolução que proporcionará aos animais poderem trabalhar e prosperar sem a presença de humanos. Após a morte de Major e os cuidados cada vez mais escassos dos donos da granja, os animais acabam por se revoltar e expulsam todos os humanos, renomeando o local para Granja dos Bichos.

Os animais desenvolvem um sistema de pensamento chamado Animalismo e estabelecendo 7 mandamentos a ser seguidos, que basicamente presam que todos são iguais e que os animais são bons e amigos, e os humanos são maus e inimigos. A partir dai, cada um recebe uma tarefa e todos os resultados são repartidos igualmente entre eles.

Tudo corre bem, até que os porcos, que tomaram o comando das ações na granja começam a se considerar mais inteligentes. Por acreditarem que pensar pelos outros é um trabalho ainda maior do que os trabalhos manuais, exigem regalias e benefícios para si. Os suínos corrompem os mandamentos ao seu favor, modificando pequenos detalhes, que passam despercebidos dos demais animais, que são manipulados e facilmente esquecem das coisas.

Os porcos se aproximam cada vez mais dos humanos, usando suas roupas, vivendo em sua casa e até andando sobre duas patas, algo que antes era rejeitado por todos eles. Isso acaba criando um novo sistema de “escravidão”, agora incitada pelos próprios semelhantes. No fim do livro temos a seguinte citação, que ilustra om clareza o sentimento de confusão vivido pelos demais animais.

“As criaturas de fora olhavam de um porco para um homem, de um homem para um porco e de um porco para um homem outra vez; mas já era impossível distinguir quem era homem quem era porco.”

A mensagem que esse livro trás é sobre a ganância e a arrogância. É sobre a forma como nos esquecemos das coisas e nos sujeitamos as normas impostas pelos outros sem questionar. Mas ele também é um forma de compreender sobre política e comunismo. Apesar de ter sido escrito em 1945, tentando retratar um estilo de governo que não é mais existente, ajuda a explicar muito sobre várias situações e sistemas, não só políticos que existem hoje e, apesar de mutáveis, ainda possuem a mesma essência, que é a de tirar vantagem por estar no poder.

A Revolução dos Bichos teve muita dificuldade de ser aceito e até hoje, apesar da grande disseminação, ainda é proibida na China, Coreia do Sul e no mundo Islâmico, por contrariar o que lá é pregado lá. Há até um desenho animado que foi elaborado para trazer sua mensagem de forma mais simples para os jovens. A questão é que não importa a idade, o livro e o que ele trás terá uma visão e um aproveitamento diferenciado e útil para cada um que o ler.

É bem curtinho e tem apenas 112 páginas, então a leitura é bem leve. Também é apresentado junto o posfácio original escrito pelo autor e um posfácio atualizado, repensando par os dias atuais as mensagens contidas no livro.

site: http://resenhandosonhos.com/resenha-revolucao-dos-bichos/

Luan.Argollo 15/03/2022

Perfeito
Um livro que qualquer um pode ler, e com uma msg super importante por trás, personagens totalmente importantes pro desenvolvimento da história. Com certeza um dos melhores do ano já, até da vida
Natália Simião 15/03/2022minha estante
O meu preferido da vida! Lições importantíssimas! ??

Luan.Argollo 16/03/2022minha estante
@Natália Simão muito bom

Thai 29/04/2022minha estante
Baixei esse e 1984, todo elogia muito, fiquei curiosa.

sarinha 06/02/2022

revolução dos bichos
li em uma tarde, simplesmente maravilhoso e várias frases citadas ou acontecimentos no livro, eu já tinha visto antes?(vê quem quer né!

Simone361 29/01/2023

alguns bichos são mais iguais que os outros
é uma baita crítica social, mesmo tendo sido publicado a muitos anos segue sendo atual. é um livro necessário, acho que todos deveriam ler pelo menos uma vez
Ric 29/01/2023minha estante
Comecei hj ?

gabi 14/08/2021

livro super rapido
livro previsível, por isso a nota mais baixa. Porém super reflexivo e, como 1984, muuuito atual .

Marise 30/03/2022

A revolução dos bichos
Muito bom, confesso demorei um pouco ler por ser uma escrita mas antiga e a história se desenvolve bem devagar apesar de ser um livro bem pequeno, porém é um livro muito necessário, me fez refletir bastante e lembra muito o nosso atual governo. só LEIAMM!!!
ja esta na minha lista de releituras.
Jaih_silva 07/04/2022minha estante
Ta na minha listinha.

Marise 10/04/2022minha estante
@Jaih lê é mt bom

Maris 21/12/2021

A revolução dos bichos começa com um porco carismático que incita os seus companheiros bichos a mudarem suas vidas. O modo de viver. Major, o nome do porco, espalhou por entre os animais a canção Os Bichos da Inglaterra, que permaneceu nos corações dos revoltosos, mesmo quando a liberdade já não era mais uma ambição....
É uma história sobre como a educação é importante, podendo mudar o destino de muita gente (ou bichos); pois, se os bichos tivessem acesso á educação qualificada desde o princípio, tenho certeza que a história teria rumado para um lado diferente.
Paulo 21/12/2021minha estante
A revolução dos bichos mostra como são as ditaduras. Ele mostra como as pessoas hoje em dia são facilmente manipuladas, por um "bem maior". O próprio autor fez esse livro para denunciar essas ditaduras...

carmim1 20/06/2022

"As criaturas lá fora olhavam de porco para homem, de homem para porco, e de porco para homem novamente, mas era impossível distinguir quem era homem, quem era porco"

essa foi a primeira obra que eu li do george e com certeza pretendo ler mais,é impressionante a conexão que ele consegue estabelecer entre o livro e a realidade contemporânea.

é inevitável relacionar a história com o stalinismo,o autor praticamente esfregou isso na nossa cara, ainda sinto que george quis ir ainda mais afundo, trazendo vários outros assuntos importantes.

é um livro com uma escrita bem fácil e fluida, todos deveriam ter a oportunidade de ler essa obra prima.

Cami 11/02/2022

Só pessoas inteligentes entenderiam e eu entendi
Me sinto uma mulher extremamente culta por ter lido e ter entendido.
Achei uma put4 crítica social e me senti extremamente afeiçoada ao Orwell, como uma marxista me senti representada.
Enfim achei a escrita ótima, foi uma leitura fluída, tirei muitas reflexões. Não conhecia muito da história da revolução russa, o livro me deixou super instigada a aprender sobre o assunto.
Fiquei triste que mesmo o livro sendo "antigo" tem muitos paralelos com a atual situação do Brasil.
Achei uma ótima sátira, foi uma leitura leve que trouxe um grande impacto, fiquei feliz com todo o caminho que o livro percorreu e as pessoas que ele chegou.
Vicente Tavares 27/02/2022minha estante
Recomendo fortemente que você leia o 1984. Essa distopia infelizmente tem muitos paralelos com nossa realidade atual também.

Tatiane.Gatto 30/12/2021

Impossível não comparar com nossa realidade. George escreveu de maneira magnífica e simples que todos entendem o que a ganância faz.
Nada 31/12/2021minha estante
Amo como ele descreve a revolução russa de uma maneira tão leve

venom 12/09/2021

Eu aprendi mais com esse livro do que eu esperaria aprender, a leitura é fácil e rápida, a história é bem cativante e assim que eu acabei fiquei com vontade de reler porque senti que posso absorver ainda mais coisa da história. O livro também fez eu me interessar pela revolução russa, ou seja Geoge Orwell é um gênio.
Jô88 12/09/2021minha estante
Amei muito foi um dos primeiros deste escritor que li logo veio 1984

aviarasz 22/08/2021

A REVOLUÇÃO DOS BICHOS.
É um livro que retrata o bloco capitalista e socialista de forma simples, como uma metáfora. ??????????, que mesmo depois de anos da publicação, ainda é possível se identificar com a hipocrisia do livro.
Piccoloedu 07/01/2023minha estante
"Já era impossível distinguir quem era homem, quem era porco..."

Milleprale 22/05/2021

A Revolução Dos Bichos
?Todos os bichos são iguais, mas
Alguns são mais iguais que outros.?
(Pág:106)

Os animais da Granja do Solar vivem na miséria, fome e exaustão, então um dia decidem tomar o poder da granja e instaurar um governo de igualdade entre todos os membros e assim o fazem, porém gradativamente os porcos (os mais inteligentes da granja) acabam ascendendo na hierarquia e até mesmo recebendo privilégios sobre os outros.

A fábula veio para criticar de maneira simples e acessível sobre o governo totalitarista de Stalin e cumpre por completo o seu papel, o entendimento é simples e a leitura é fluída.
(Como uma apaixonada por história fiquei completamente rendida pelo posfácio).

?Enfrentemos a realidade: nossa vida é miserável, trabalhosa e curta.?