Garota exemplar

Garota exemplar Gillian Flynn

Resenhas - Garota Exemplar

Madu 27/10/2020

Um dos meus favoritos!!
Eu amei esse livro do começo ao fim!!
Nesse livro você vai acompanhar a história do desaparecimento de Amy Dunne, a garota exemplar, e por isso você já considera mais um clichê daqueles filme da sessão da tarde. Mas ao decorrer do livro e, com o moda em que a autora escreveu o livro - mesclando os dias em que ela ficou desaparecida com o diária dela -, você vai encaichando as peças cada vez mais.
O final desse livro me deu um belo de um tapa na cara. Foi uma reviravolta maravilhosa, digna de cinema que te deixa de boca aberta. Quando li pela primeira vez, tive de fechar o livro pra processar o que tinha acontecido.
Super recomendo esse livro pra quem está procurando uma leitura surpreendente de cair o queixo!

Tais Brito 27/10/2020minha estante
Sensacional!

Juh W.M. 22/04/2021

Diferente de qualquer coisa
Esse livro foi muito especial para mim, pq foi um presente de uma pessoa muito amada. Já tínhamos visto o filme juntos a algum tempo e queria muito ler a obra.

Me surpreendi como se eu não soubesse de tudo que ia acontecer. Amei o livro, amei a escrita, amei o enredo, amei a profundidade dos personagens, amei a complexidade, amei como a autora nos faz de idiotas o tempo todo e depois nos impressiona muito!

Infelizmente eu não fiquei chocada com o final, pq eu já sabia o que acontecia e isso atrapalhou um pouco a minha leitura. Deveria não ter visto o filme antes, mas agora foi kkkkkk.
Contudo, ainda foi muito bom, consegui entender as motivações dos personagens e, ao mesmo tempo, compreender o desenrolar dessa história cheia de caminhos e possibilidades para descobrir "Onde está Amy?"

É um favorito da vida com certeza, pq me marcou muito, me fez amar ler! Indico para todos e eu ainda vou ler os outros livros dessa autora maravilhosa.
Eduarda 22/04/2021minha estante
aaaa eu tô lendo ele, tô doida pra terminá-lo? (não vi o filme)

Juh W.M. 22/04/2021minha estante
É muitooooo bomm

Leila de Carvalho e Gonçalves 15/07/2018

Suspense E Psicopatia
?Garota Exemplar" é um thriller de suspense que conquistou crítica e públco e a tarefa de comentá-lo exige cuidado, a medida que é muito fácil lançar um "spoiler", isto é, uma palavra mal colocada ou opinião descuidada que acaba revelando fatos importantes, prejudicando a leitura e até mesmo, o desfecho do livro.

"O casamento mata" é a frase escrita na contracapa e resume tudo: o relato de um relação em crise, uma descrição perversa de sua deterioração, e como durante essa "agonia", a vida parece perder o sentido, exposta a mentiras e intrigas.

Sua autora é Gillian Flynn é uma das mais aplaudidas escitoras de suspense da atualidade e, sem dúvida, ela soube abordar esse tema delicado, agregando suspense e psicopatia. Aliás, "Garota Exemplar" é um desses livros que, uma vez iniciada a leitura, é difícil interromper graças às inúmeras surpresas e reviravoltas até o inesperado desfecho.

Seu grande mérito é justamente esse envolvimento do leitor. Com uma trama bem tecida, se sobram alguns pontos soltos, eles não chegam a compometê-la de forma significativa, pois o que interessa é desvendar as motivações, a verdadeira face de cada personagem e para tal, somos questionados, desafiados a traçar teorias, tomando partido e suspeitando do impossível.

Aceite o desafio e conheça mais de perto Nick e Amy, protagonistas ou antagonistas de um casamento tóxico e letal. Leve para casa a "Garota Exemplar"...
Douglas 21/09/2020minha estante
Ótima resenha, Leila !

Leila de Carvalho e Gonçalves 23/09/2020minha estante
Grata, fico feliz que tenha gostado. Abraços!

Douglas 23/09/2020minha estante
Ótima resenha

Flavia 08/05/2013

Respire fundo e se prepare pra ficar #chocado
Às vezes me pego pensando em como existem pessoas que vivem de aparências, ou que por trás de toda uma pose, existe alguém bem diferente do que podemos imaginar de forma a nos deixar surpresos, e se você tem esses questionamentos, fica encucado com atitudes assim, ou até mesmo finge ser quem você não é, só posso afirmar uma coisa: Garota exemplar vai chocar você. Ainda não sei identificar se o "choque" é algo positivo ou não, mas é o tipo de livro com uma história de extremos, que leva o leitor do amor ao ódio, que termina e te faz pensar em milhões de coisas e que ainda te deixa com aquela sensação incômoda, de incredulidade, por simplesmente não acreditar (ou não entender) como funciona a mente alheia e até onde as pessoas podem ir e o que são capazes de fazer... É o tipo de história que faz com que o leitor pause a leitura, feche o livro e pense: "OMG, não acredito! Que loucura é essa?! WTF!" mas queira continuar desesperadamente pra saber até onde tudo isso vai, e de quebra deixar a adrenalina correr solta pelas veias.
A Intrínseca fez um ótimo trabalho na diagramação e na revisão do texto e a capa desse livro é simples, misteriosa mas ao mesmo tempo, perfeita!
Garota exemplar nos apresenta o casal Dunne que, aparentemente, é feliz. Mas em pleno aniversário de 5 anos de casamento, Nick chega em casa e encontra tudo revirado, e Amy, sua esposa, desapareceu. Tudo vai a tona muito rápido, a polícia logo começa as investigações, o caso ganha uma atenção especial na mídia e entre a população, e Nick é o principal suspeito.
Com uma narrativa descontraída mas ao mesmo tempo frenética, acompanhamos os capítulos sendo alternados pelo ponto de vista de Nick, que está sendo acusado, e de Amy, a esposa dedicada e perfeita (?), que deixou vários registros em seu diário sobre os altos e baixos de seu casamento, o que sentia com relação a tudo o que andava acontecendo e o que esperava que mudasse, e isso tudo colaborou ainda mais para que todos suspeitassem de seu marido.
Sempre caindo em contradição, seja por mentiras ou pelo próprio comportamento inadequado diante da situação, Nick faz de tudo pra provar sua inocência e ao mesmo tempo descobrir a verdade, mas ao seguir as pistas, nem imagina a realidade absurdamente macabra que está por trás do desaparecimento de Amy.
Gillian Flynn construiu uma trama excepcional, inteligente e arrebatadora, a ponto de fazer com que todas as emoções do leitor fiquem a flor da pele e sua mente fervilhe com pensamentos perturbadores mas ao mesmo tempo intrigantes.
Os personagens, se é que podem ser chamados de reles personagens, são todos muitíssimos bem construídos e possuem personalidades vivas, intensas, complexas e extravasam os mais diversos sentimentos, como amor, ódio, inveja, dentre outros, a ponto de nos convencer de que são reais, mesmo com alguns tendo mais destaque do que outros. E o final? Inesperado e completamente estarrecedor. Senti falta de uma resolução final e decente para tudo o que aconteceu, pois o livro terminou e eu fiquei me perguntando "tá, fiquei com a cara enfiada na terra, mas cadê o castigo pro culpado?", quando percebi que talvez tenha sido exatamente essa a intenção da autora, de expor a frieza e o calculismo de uma mente psicopata, e que num meio onde todos são vítimas e ao mesmo tempo são culpados, podemos pagar pelos nossos atos, sim, mas não necessariamente perante a lei, e sim, convivendo com isso, diariamente, como um castigo eterno e cruel, sem escapatória, apenas deixando que o tempo cuide e termine com tudo...
E só pra constar, nunca mais irei ouvir "Pra ser Sincero", música da banda "Engenheiros do Hawaii", sem pensar em Garota Exemplar... Se alguém fizer uma playlist, incluam essa música, please ahahaha
Fechei Garota Exemplar, incrédula, chocada, estarrecida, mas ao mesmo tempo maravilhada com tamanha maestria e genialidade por parte da autora que escreveu uma história que mexeu com as minhas emoções a ponto de me fazer colocá-lo no hall das melhores leituras que tive até hoje na minha vida.
Alê 04/10/2013minha estante
Este livro se parece mesmo com a música Pra Ser Sincero do Engenheiros,literalmente.

soniamaria.miranda.37 18/12/2016minha estante
GOSTEI DE SUA RESENHA. Mais curta e objetiva.

psraissafreire 06/09/2021

Um thriller exemplar
Esse livro seria digno de uma das resenhas mais planejadas desse perfil, mas como ele é suspense não quero dar tantos detalhes assim (li sem saber a sinopse direito e acho que foi uma decisão ótima). Por isso, as únicas coisas necessárias que você precisa saber é que esta obra é EXCEPCIONAL de bem escrita, com personagens bem contruídos e pontos bem amarrados (na medida certa para um mistério). O final é de explodir cabeças e eu com certeza pretendo ler mais da autora. LEIAM!
CarolDamaso 06/09/2021minha estante
Pra que idade vc recomenda amg? 14, 16?

Julia 07/09/2021minha estante
eu acho que tem o filme desse livro

psraissafreire 07/09/2021minha estante
Carol, eu recomendo o livro pra 16 anos, porque tem descrições pesadas sobre mutilação, sexo...

psraissafreire 07/09/2021minha estante
Ju, tem filme sim e eu pretendo assistir hoje. Está na Netflix e elogiam muito ?

CarolDamaso 07/09/2021minha estante
Ok Ray, valeu!

nicoleli 04/09/2020

agora eu entendi pq a anne hathaway disse que era uma comedia romantica

monalisa74 23/08/2020

como descrever??
esse livro foi indicação do meu irmão por muuuito tempo e eu vivia postergando a leitura, até que semana passada finalmente decidi encarar. e, minha nossa, que livro! a autora me ganhou completamente com a sua escrita, estou completamente empolgada pra ler seus outros livros, a história.... só posso dizer que em algum momento vai fazer você largar o livro pra pensar ?o quê?????????.
ainda não peguei muito o jeito de como fazer se fazer resenhas, mas se posso falar uma coisa pra vocês é: leiam. prometo que não vão se arrepender.

Karla maia 04/08/2021

Cara? eu amei esse livro.
Desde o começo eu fiquei viciada nele, não queria largá-lo por sequer um segundo, a leitura fluiu super bem no decorrer de todo o livro e sinceramente eu n sei de qual personagem eu sinto mais raiva.
Não gostei muito do final, por isso dou 4 estrelas, mas acho que porque é um final que eu não estou muito acostumada a ver.
Mas enfim, eu gostei muito desse livro e digo que ele é o meu preferido do gênero, estou ansiosa pra ler mais livros da autora!
Karla maia 04/08/2021minha estante
Mudei de ideia, quero dar 4,5 pra ele!

Duda | MiguriGeek 19/04/2020

Esse livro me fez sentir um misto de emoções, mas a que mais senti foi raiva.
No começo a leitura é bem parada e eu estava prester a largar o livro, mas aí as coisas começaram a ficar interessantes e eu fiquei presa na história.
O final é um pouco vago, mas tudo que o livro te faz passar antes (raiva, indignação, ansiedade) vale a pena a leitura.

Kindle Girl 14/09/2021

COMO EXPLICAR ESSE LIVRO?
Eu comecei achando que seria só mais uma história previsível de suspense. Na verdade o começo foi bem chatinho, não fiquei presa aos personagens, mas lá pela metade do livro houve uma reviravolta muito ?????? E depois disso foi surto atrás de surto.
Me surpreendeu muito, gosto bastante de suspense e plots interessantes (daqueles que desgraçam a cabeça mesmo, quando você acha que a história vai seguir um caminho e do nada fica tudo um caos).

Agora só falta assistir o filme e ver se é tão bom quanto o livro.
Vitória 14/09/2021minha estante
Eu ainda tenho que ver o filme tbm!! Mas é um ótimo livro, a raiva que eu passei.

Kay 14/09/2021minha estante
O filme não é tão bom

Kindle Girl 14/09/2021minha estante
Nossa me surpreendi muito com esse livro ein, meu deus. Passei muita raiva tbm

Kindle Girl 14/09/2021minha estante
Minha disse que não entendeu o filme KKKKK um monte de gente achou confuso. Por isso resolvi ler primeiro.

Ana Brolio 14/09/2021minha estante
Passei tanta raiva com o fim dele que nem quiz ver o filme.

Kindle Girl 14/09/2021minha estante
Aí eu tô muito curiosa sobre o filme aaaaaaa minha mãe disse que não entendeu kkkk

aelrss 14/05/2021

Garota exemplar
Esse livro é maravilhoso, segunda vez que eu leio pois tinha esquecido completamente de como a Amy consegue ser geniosa, tóxica e extremamente inteligente. E o Nick, só conseguimos sentir raiva no começo e pena no final.

Giulia.Sobral 07/09/2020

Ainda digerindo
Eu estava com altas expectativas para esse livro e por isso o início mais lento pode ter me desanimado um pouco, mas aoa pouco a história vai pegando ritmo até o momento insano onde você não vai mais conseguir largar até chegar ao final.

Os plot twist foram maravilhosos e confesso que a construção dos personagens também é incrível, principalmente nos protagonista.

Estou ansiosa para ver o filme agora e indico essa leitura a todos aqueles que gostam de suspense ou querem começar nesse gênero
Denise Ximenes 07/09/2020minha estante
O filme é ótimo. Não posso comparar pq não li o livro é provavelmente não lerei. Quando conheço o enredo, perco a vontade de ler. Mas o filme é sensacional!

Denise Ximenes 07/09/2020minha estante
e***

Giulia.Sobral 07/09/2020minha estante
AAAAAA agr só fico mais ansiosa p ver o filme

Julia 13/01/2022

Achei a leitura pouco fluida e cansativa, esperava uma grande surpresa no final do livro e me decepcionei ao perceber que não viria. Mas apesar desses pontos gostei de um modo geral.

Milla 14/04/2020

Garota Exemplar
Gostei muito, me prendeu bastante de começo ao fim. Eu já tinha recebido spoiler sobre o livro porém mesmo assim o livro conseguiu me surpreender

Nadi 19/07/2022

Chego ao fim do livro com um único pensamento: se merecem. Nick e Amy são, nas palavras de Go, o casal atômico. Apesar de terminar com aquele gosto esquisito na boca de final bizarro, não posso deixar de destacar uma coisa que me prendeu.

A garota legal. Eu estava tão imersa na psicopatia da Amy que não esperava por todo o debate a respeito da expectativa garota legal: a que ama estar dentro do "universo masculino". Aquela que jamais vai reclamar do que outras reclamariam, que vai relativizar muita coisa, desconsiderar tantas mais. Essa é a figura da mulher desejada que Amy provou, comprou e vestiu tal como uma roupa. Sem defesas aqui, nem pra um nem pra outro: Nick é um babaca durante várias situações, Amy, bom... Amy é exemplar em manipular e mentir, mas a reflexão leva uma grande estrela pra mim.

Esta é a regra do jogo: "Sangrar e limpar" , tal como ditam os comerciais. E ser a garota ideal.