Garota exemplar

Garota exemplar Gillian Flynn

Resenhas - Garota Exemplar

AliJu 05/04/2024

Se a Amy não tem fãs, eu não existo mais
Este livro é para compensar todos os que eu li com maridos ruins, faltou foi Amy na vida de todos eles! Kkkkk

Apesar de já saber do plot, a história continuou ótima! E por isso senta que lá vem resenha IMENSA! ??

O deleite em ver toda a criatividade da Amy e o Nick previsível e patético cair feito um patinho em tudo como ela planejou.
No fim não importa o quanto errada ela esteja, nós torcemos por ela! A culpa é minha se ela é a personagem mais carismática?
Nick sofre é pouco ainda, e explico melhor mais abaixo em um trecho sinalizado com spoilers.

Passei a achar o filme ainda melhor, considerando o cast perfeito. A Rosamund é uma diva perfeita, e o banana do Ben enfim, digamos que nasceu para este personagem.
Recomendo o livro e o filme a todos!

Eu gostei das pequenas nuances dos EUA sem patriotismo, falando sobre pessoas em muita pobreza e miséria, saindo da ilusão de país aonde todos são ricos. Cidades como a que eles vivem existem aos montes, busquem o documentário Flint Town na Netflix e vejam um exemplo real.

Temos também critica ao sensacionalismo midiático, à capitalização de tragédias, ao julgamento público (que pode até levar a tragédias), em como as pessoas estão tão lascadas em suas vidas que desejam muito achar alguém pior que elas para se sentir bem.
Esse alguém era o Nick, que ainda sendo o alvo de tudo isso nem ele conseguiu se importar consigo mesmo para agir menos como um babaca. Se ele não liga não seremos nós a ligar, né?

O livro te prende a querer ver ele cada vez mais enrolado nessa teia, a saber aonde esse mistério vai levar. O quê o Nick realmente fez? O quê ele esconde? É muito interessante, intrigante e vai te levar a sentir coisas que talvez você não devesse sentir, mas e daí? ?

?? A partir daqui tem spoiler ??

O Nick desde o começo só quis a Amy como um acessório interessante, ele nunca quis um relacionamento com reais responsabilidades e companheirismo. Amy representou uma mulher bonita, legal, compreensiva, financeiramente estável, e de bônus famosa a ponto dele poder se gabar. Quando as coisas mudaram ele só não caiu fora porque é um covarde, característica dele confirmada em diversos momentos da história.
O padrão se repete até no futuro, no momento em que as coisas apertam ele se desinteressa da Andy sem pensar 2x. Porque para ele as mulheres são descartáveis.
Ele tenta muito fingir ser um bom homem, não ser como o seu pai, mas qualquer mulher que não aja de acordo com suas vontades, ele liga o modo full pistola redpill do xwitter.
Isso vai desde a esposa, pela vizinha, pela detetive, e até mesmo a própria irmã que ele alega ser a pessoa mais especial da vida dele.
Irmã essa que é a personificação de uma pick me girl com força. Que genes horríveis os desses pais para gerar esses gêmeos kkkkkk
E isso tudo vem na parte que o próprio chato é o narrador, portanto seria o momento de criarmos uma conexão com ele, talvez o entender mais, justificar seus erros sentindo empatia. Mas não! Ele é péssimo, não tem solução.

A Amy tem um padrão também, ela é descrita como uma psicopata. E muito se fala dos psicopatas assassinos, criminosos, cruéis, etc, e vemos menos sobre psicopatas "funcionais", aqueles que eu e você podemos conhecer um sem saber, pode ser um vizinho, um amigo, um parente, um colega de trabalho, e talvez por circunstâncias da vida ninguém nunca saberá. Mas basta uma oportunidade, uma necessidade...
Ela não tem pena de mentir, manipular, ou o que for para obter o resultado desejado, ela não ama o Nick, ela não volta para ele por amor, é tudo uma conveniência, ela gosta de ter ele como um rato de laboratório. Ela é como o Sid de Toy Story 1, e o Nick é apenas um brinquedo.
No fim ele é burro e fraco, mas também há resignação nele, será que ele gostaria mesmo de largar dela? Como ele mesmo assume depois de tudo, ninguém é como a Amy.

Eles se completam nessa espiral tóxica, ninguém ali presta, exceto o gato. E vocês podem me falar "Ah e o bebê também!", mas não vamos ser inocentes, amigos... Esse herdeiro deles será no mínimo o bebê de Rosemary, e coitado de quem cruzar o caminho desse ser humano kkkkkk
stephany :) 05/04/2024minha estante
Amy lenda
Nick lêndea.

e sua resenha ficou ótima

AliJu 05/04/2024minha estante
Obrigada Ste! ? Amy é rainha demais, né?! Inclusive você arrasando no calhamaço do George RR Martin ??

stephany :) 05/04/2024minha estante
Sim, ela é uma diva! sei que é meio imoral mas a Amy é uma das minhas personagens preferidas da vida KKKKKK, só o monólogo da "cool girl" já é um acontecimento. E amg sou fã demais da escrita do Martin, nem parece que tô lendo um calhamaço.

Amarga.romana 05/04/2024minha estante
O Nick e o Ben nasceram um pro outro kkkkkk?

AliJu 05/04/2024minha estante
@Amarga.romana, amada, ninguém vai me fazer acreditar que eles não são exatamente iguais em personalidade. Eu vou levar essa certeza até o fim dos meus dias kkkkkk

Morango.Azedo 05/04/2024minha estante
Eita que me empolgou muito pra ler esse!!!!

Nandinhalmendes 05/04/2024minha estante
Mulher suas resenhas são mttt boas! Dá vontade de ler os livros de verdade

AliJu 05/04/2024minha estante
Leia @Morando.Azedo, vou querer ver suas impressões dele também! ??

AliJu 05/04/2024minha estante
Obrigada de coração amiga @Nandinha27, fico muito feliz com seu feedback sobre as resenhas e espero que goste das recomendações de leituras que pegar aqui comigo ?

sthe.may 05/04/2024minha estante
Miga que resenha maravilhosa! ???
Ainda bem que foi cinco estrelas, em comparação com aquela outra leitura que você leu forçada KKKK

Gabrielle.n 05/04/2024minha estante
preciso ler esseeee

Mycaelle 06/04/2024minha estante
Gillian Flynn é diva demais. ?

Letícia1043 06/04/2024minha estante
Finalmente saiu a mais esperada das resenhas ??

Popsro 06/04/2024minha estante
A Amy é uma psicopata ???, e fiquei com dúvidas com relação a paternidade do bebê, não lembro bem o tempo que se passou, mas acho que não é do Nick

AliJu 06/04/2024minha estante
Obrigada querida @sthe.may, espero que você goste deste aqui também ??
E acho que vou ler alguns não tão divertidos por agora ????? kkkkk

AliJu 06/04/2024minha estante
Leia sim, amiga @Gabrielle.n! ?

AliJu 06/04/2024minha estante
Estou com algumas atrasadas, amiga @Leticia1043, mas acho que essa por ser uma recomendação bem positiva pode passar na frente ?

AliJu 06/04/2024minha estante
É dele, amiga @Popsro, ela não dá ponto sem nó e nem mesmo vai dar chance dele escapar. Ela fez inseminação do que eles tinham. Uma mulher de muito controle do seu ciclo kkkkk Mas suspender a descrença é necessário às vezes mesmo ?

Duda.bae 06/04/2024minha estante
Esse eu vi a adaptação e me arrependi de ter assistido antes de ler por causa do plot, mas ainda vou ler qualquer hora. Ótima resenha aliás, Ali! ?

marianaa 06/04/2024minha estante
q resenha incrivel

Carol 07/04/2024minha estante
Amiga eu sou simplesmente fã de toda resenha sua ????????

Beatriz2029 07/04/2024minha estante
Eu li esse livro logo quando foi lançado, bem antes do filme, como foi tudo uma surpresa inicial, posso dizer que esse livro me surpreendeu demais, Amy é realmente uma ?vilã? carismática e que ganha nossos corações. Infelizmente eu não tenho mais o livro porque dez anos se passaram kkkkk Mas pretendo reler após sua resenha!

AliJu 07/04/2024minha estante
É,o plot faz muita diferença @Duda.bae, mas a leitura é ótima ainda assim. É um filme que já assisti várias vezes e farei releitura um dia, o que é bem raro para mim kkkkk Obrigada pela feedback da resenha, amore! ?

AliJu 07/04/2024minha estante
Carol, amiga, sua linda! ? Adoro você por aqui! Obrigada por comentar e eu sou sua fã também!!

AliJu 07/04/2024minha estante
Obrigada, amiga @marianaa, de coração! ?

AliJu 07/04/2024minha estante
Pois é, @Beatriz2029, a gente não tem tanta protagonista feminina do perfil da Amy como temos masculino. E a Gillian errou tão pouco comparado ao que o livro entrega que não consegui tirar nem meia estrela kkkkkk E comoo não é recente pode sair em promo um dia ou até em segunda mão você pode encontrar ??

Maria Eduarda 13/05/2024minha estante
fé nas malucaa

Lenas 16/06/2021

Esta foi uma leitura interessante e um pouco contraditória.

Por um lado, eu gostei bastante. Desde o enredo aos personagens foi muito cativante. Gostei dos personagens principais e suas motivações, suas ações fizeram sentido e tudo foi explicado muito bem, então foi fácil seguir as linhas de pensamentos... Os monólogos internos dos personagens foram espetaculares. Também gostei da estrutura do livro, os capítulos intercalados, que tornou a história mais elaborada e chocante.

Por outro lado, é uma história que eu não leria novamente. Na verdade, acabei vendo o filme antes de ler o livro e talvez por causa disso, todas as cenas e plot twists no enredo, que deveriam ser chocantes, não foram tãaaao chocantes assim (com exceção do diário, não sei por qual motivo eu consegui acreditar no diário da Amy mesmo depois de ter visto o filme).

Na minha opinião, é um ótimo livro e vale a pena ser lido, principalmente para quem não sabe nada sobre a história.
Laura 16/06/2021minha estante
Tenho muita vontade de ler

Lenas 16/06/2021minha estante
Leia!! Se não viu o filme, a experiência deve ser ainda melhor

Laura 16/06/2021minha estante
Nem sabia q tinha filme na verdade

Ana Lucia F. Silva 30/08/2021minha estante
Apesar de não gostar muito da escrita da autora nesse livro, a história é sensacional pra mim. Os personagens são muito bem construídos, a trama é bem amarrada e a gente consegue ver todos os lados, de acordo com a apresentação de cada um deles, mas não tem como não achar que tem o mais sonso, fraco, o mais esperto e o mais forte. Claro que com as devidas ressalvas, eu amo a Amy. Ela é uma personagem pra se tirar o chapéu.

Bia Prado 10/09/2021minha estante
Você que uma pessoa que nunca assistiu o filme gostaria desse livro ?

Bia Prado 10/09/2021minha estante
Acha*

Ana Lucia F. Silva 14/09/2021minha estante
Não tem como dizer se vc pode gostar ou não. Eu gosto de vilões maus, muito maus, aqueles diabólicos, que mata a grávida e come o feto. Prisão que amei a Amy3, porque ela é uma vila/mocinha perfeita. É questão de gosto.

Lenas 13/10/2021minha estante
Oi Bia, acho que se vc nunca viu o filme, a experiência da leitura é muito mais legal sim. Porque você ainda não vai estar ciente do que vai vir.

Lucas.Jackson 26/10/2021minha estante
Acho que ter visto o filme antes modifica o pensamento sim. Li o livro antes e eu ficava simplesmente MUITO perplexo a cada plot twist e a minha emoção era guiada 100% pelo enredo que a escritora estava escrevendo...

Alizia 06/10/2022minha estante
Como faço para ler?

Alizia 06/10/2022minha estante
não estou conseguindo

isa_nity 31/12/2022minha estante
eu também não me surpreendi tanto com os plots mas acreditei no diário mesmo depois do filme!!

Lorraynne.Rodrigue 16/07/2023minha estante
Esse livro quebrou completamente todos os meus padrões, essa história vai fazer você ficar perdido entre os personagens, "quem eu devo acreditar?" Foi a pergunta que mais gritou dentro de mim enquanto eu lia, mas a cada capítulo eu me surpreendia mais, foi uma caixa misteriosa, que você jamais vai saber o que pode sair e do nada ela explode, se você quer mesmo ler, digo sem pensar duas vezes, leia com certeza! Ela foi incrível e ao mesmo tempo assutador, recomendo e prepare seus estômagos

Maria.Julia 14/12/2023minha estante
Kajsjs

naniedias 04/03/2013

Garota Exemplar, de Gillian Flynn
O casamento de Amy e Nick parecia maravilhoso - até que os dois perdem seus empregos em Nova York e acabaram se mudando para a cidade natal de Nick, para que ele pudesse cuidar dos pais doentes.
Aí o casamento começou a afundar.

Dois anos após a mudança, Nick parece estar pronto para pular fora enquanto Amy parece ainda lutar pelo seu casamento. Ou o que resta dele.

Até o dia do.
No dia em que o casal completa cinco anos de casamento, Amy desaparece.

A polícia é chamada e Nick não se parece exatamente com o marido triste porque a esposa desapareceu. Ele parece tranquilo demais, despreocupado demais, triste de menos. Ele coopera com a polícia, mas mente muito e as coisas não parecem nada bem para ele.

O que eu achei do livro:
Segundo livro que leio da Intrínseca esse ano que me tira do eixo.
Me tira do eixo MESMO. Porque esse livro é extremamente perfeito!

Comentei isso hoje mais cedo (ou será que foi ontem? O tempo é algo tão doido, não é?) com uma amiga e ela disse que tinha medo de livros "extremamente perfeitos". Então, quero só deixar claro que essa é a minha visão sobre esse livro.
Não só uma visão pessoal - que pode não combinar com o seu gosto -, mas também uma visão altamente influenciada pelo momento.
Talvez em uma próxima leitura, o livro não seja tão bom (embora, honestamente falando eu tenho certeza de que em uma segunda leitura esse livro será ainda melhor), mas dessa vez foi. Garota Exemplar é um dos melhores livros que já li na minha vida.

Primeiro pela originalidade. Quantas vezes eu já pude dizer isso?
Não muitas.

Porque eu leio muito. E leio desde pequena. Já vi várias pessoas dizendo que começaram a ler com Harry Potter ou com a saga Crepúsculo, mas eu já lia muito antes desses livros (e olha que nem sou tão velha assim). Comecei a ler com cinco anos e não parei desde então (claro que livros infantis e revistas em quadrinhos nessa época). Portanto, eu já li muito e sempre acabo me lembrando de um ou outro livro quando estou viajando em uma história.
Mas não foi assim com Garota Exemplar...

A única coisa que me lembrou algum outro livro foi que Nick é um babaca. Sabe, um babaca de marca maior. Daí eu lembrei do Dex (aquele de Um Dia) e lembro de ter pensando que o Nick conseguia ser ainda pior do que o Dex. E que a Amy deveria ser uma garota legal como a Em (com quem eu muito me identifiquei durante a leitura, embora, para minha felicidade, não haja um Dexter na minha vida. Só para deixar claro, eu me identifiquei com a Em, não com a Amy).
Com o passar da narrativa, eu conheci um pouco mais o Nick e pude perceber que ele é sim um babaca, mas de uma forma completamente diferente do protagonista de David Nicholls.
Aliás, tudo nesse livro é completamente diferente.

A história é narrada em primeira pessoa por Nick Dunne, no presente, e por Amy, em seu diário, em capítulos intercalados. O diário de Amy começa no dia em que ela e Nick se conheceram - ainda em Nova York - e vai pulando dias (e anos) até chegar ao presente.
É aí que acaba a primeira parte do livro. É aí que começa outro livro.

Outro livro? Praticamente!
É tão chocante. Tão surpreendente. Tão completamente inesperado, maravilhoso, brilhante e encantador que.
Pois é, que.
Não há o que dizer - você precisa ler para entender.

Quando o leitor começa na segunda parte da história (o livro é dividido em três partes), a sensação de choque, de irrealidade, de incredulidade é imensa e indescritível.
Eu queria poder dar uma ideia da total desconstrução que a autora faz. Vou tentar.

Visualize.
O livro é um thriller. O protagonista é o suspeito número um (o marido que estava em um casamento ruim, não tem um álibi para o momento em que a esposa sumiu, não aparenta estar triste com o sumiço) e você começa a construir - com base na história que está sendo contada - ideias. Você traça perfis imaginários, hipóteses, julga personagens, constrói teorias. Você tem mil possibilidades que podem ter acontecido. Pensa que está levando em conta todas as alternativas, pesa tudo, analisa cada detalhe.
Daí a autora joga um balde de água fria na sua cabeça, como se estivesse dizendo: "acorda, minha filha, quem manda nessa história sou eu e só por isso vou fazer algo que você nem poderia cogitar (ou cogitou, mas pensou que não poderia ser realmente possível)".

Não vou mentir. Fiquei CHOCADA com a reviravolta na história.

A narrativa de Gillian Flynn é viciante. Ela te envolve na história, contando detalhes, revelando segredos... tudo na medida certa para que você não consiga deixar o livro de lado. Ao menos, não antes que vire a última página.
Eu LITERALMENTE andei lendo (sério, literalmente mesmo!, do tipo descer do ônibus, atravessar a rua e depois continuar lendo o livro andando pela calçada porque eu não podia esperar os dois minutos que levaria para chegar em casa para poder ler o restante. Aliás, eu levei cinco minutos (e um quase tombo) para chegar em casa por culpa do livro).

No início da história, o protagonista cita que tal afirmação é a quinta mentira que conta para a polícia e eu tive vontade de tentar encontrar quais foram as demais. Ir juntando as mentiras. Mas a história era tão boa que eu não consegui fazer isso.

Ainda. Porque esse é definitivamente um livro que eu vou reler. E tenho certeza que a releitura será ainda mais gostosa do que foi essa primeira vez.
Ok, na primeira vez eu fui surpreendida de uma maneira maravilhosa, mas sei que nas próximas vezes (sim, eu me vejo relendo esse livro várias vezes) vou encontrar detalhes que vão me fazer exclamar: "como pude não ter percebido isso antes! Faz todo o sentido!". E, claro, vou fazer uma lista das mentiras de Nick.

É... empolgação pura. É isso aí - porque o livro é mesmo muito bom.
Minha recomendação é que você não leia muito sobre a história por aí. Tentei falar o mínimo possível sobre o que conta o livro - para que você possa ter uma leitura tão agradável quanto a minha: completamente às cegas e completamente manipulável pela autora.

Aliás, tenho medo da Gillian Flynn. Porque ela pensou nessa história.
Entretanto, agora eu tenho muita vontade de ler outras coisas da autora. Quero ler tudo dela! Porque é realmente brilhante.

[Existe uma parte de spoiler na resenha, mas ela está escondida com um botão de spoiler - recurso não disponível neste site. Portanto, essa parte foi suprimida.]

Um livro PERFEITO. Sem mais (ou mas).

Nota: 10

Leia mais resenhas no blog Nanie's World: www.naniesworld.com
Georgia34 09/03/2013minha estante
Olá, eu adorei a sua resenha! Estava procurando uma resenha que me fizesse querer ler o livro. Pronto! Você conseguiu me passar toda a emoção que sentiu lendo o livro, e eu agora...estou ansiosa para ler. =D Otima resenha!

naniedias 09/03/2013minha estante
Georgia, fico feliz que tenha gostado da resenha!
O livro é maravilhoso e você certamente irá apreciar a leitura :)

Silvia 11/03/2013minha estante
Olá Georgia, advinha Garota Exemplar já esta na minha fila de leitura. Ótima resenha Naniedias.

Nattasha 31/03/2013minha estante
Eu devo admitir, fiquei chocada também com o splot no meio do livro :O Mas eu preciso confessar, a Amy foi umas das personagens que mais gostei, ta tipo, no meu top 5 kkk Esse livro é muito bem escrito, os personagens são bem construídos e nossa, eu to em ressaca profunda, terminei de ler faz algumas horas e to maquinando toda a história na cabeça kkk Incrível.

naniedias 01/04/2013minha estante
Nattasha, ao contrário de você eu não consegui gostar da Amy... mas me apaixonei por Garota Exemplar! O livro também ficou rondando os meus pensamentos por dias a fio ^^ Muito bom!

Cinai Machado 16/05/2013minha estante
Vocês não acharam que a relação dos dois tendo em vista o final, apesar de doentia, simbiótica??
Pelo último diálogo percebemos uma competição, situação que acontece em alguns casamentos...
Como vocês, tb fiquei com a história por um tempo na cabeça.
Bjk e boas leituras!

Gi 31/05/2013minha estante
Parabéns pela resenha do livro! Muito do que eu pensei você escreveu. Eu amei esse livro. Muito. Até acabar. Sim, eu senti falta do livro, mas não é isso que eu quero dizer. Eu achei o final muito decepcionante. Eu entendi todo o contexto (pessoas malucas, mentes psicopatas que dependem uma da outra). O livro foi brilhantemente estruturado, mais o fim não me convenceu.

naniedias 31/05/2013minha estante
Gi, eu adorei esse final não convencional. Acho que se a autora tivesse escolhido qualquer outro final, eu não teria gostado tanto...

Helder 09/10/2013minha estante
Acabei de chegar na segunda parte do livro e levei a rasteira da autora. Fiquei mesmo sem chão, e entendo sua euforia. Estava achando tudo tão morno. Agora dou nota 6,0 para este livro. E ainda estou na metade.

Marcia 11/08/2014minha estante
Ontem depois que li o último diálogo do casal fiquei refletindo sobre os dois, suas vidas, suas escolhas a dependência emocional de cada um , eles eram viciados na relação, isso é fato. Porém o final não foi inteligente como eu julgava que seria , na minha opinião foi a maneira mais simples que a autora encontrou de terminar o livro.

Carol 15/11/2015minha estante
quando juntar as mentiras do Nick, por favor compartilhe! kkk

Bruna 21/12/2018minha estante
Estou horrivelmente arrependida de não ter lido o livro antes de ver o filme! :(

eddie book 22/03/2019minha estante
queria montar um grupo no zap para debater livros nesse estilo, se tiver interesse manda seu zap por mensagem que te adiciono.

Cris Paiva 04/04/2019

Perda de tempo
Não fui com muitas esperanças na leitura, pois já tinha ouvido algumas críticas, mas não fazia ideia de que o livro ia ser tão ruim!
Logo de cara já não gostei do Nick, o primeiro narrador, e depois já desgostei da Amy. Achei os dois personagens se carisma e com uma caracterização muito forçada.
Depois a autora começou a enfiar um monte de parágrafos aleatórios que não contribuíam em nada para o andamento da história e só serviram para encher linguiça e de me deixar de saco cheio.
Então, eu fui pulando parágrafos e mais parágrafos até chegar na página 68. Depois resolvi dar uma olhada mais para a frente para ver se melhorava. E isso não aconteceu. Olhar o que aparecia mais para frente só me fez pegar mais gastura ainda do texto. Coisa mais horrível de mal escrita! Personagens tóxicos e sem pé nem cabeça.
Acabei desistindo de perder tempo com essa porcaria e vou investir no filme. Quem sabe Hollywood deu uma melhorada nessa bagunça.
Cris Paiva 04/04/2019minha estante
*P.S. : Resenha em sua homenagem, Mônica!

Flávia 04/04/2019minha estante
Livro e filme horríveis!

Ket 04/04/2019minha estante
Nunca entendi porque as pessoas ficaram tão surpreendidas com esse livro.

Flávia 04/04/2019minha estante
Nem eu :D

nandaassis 05/04/2019minha estante
Vou na linha contrária rs, adoro o livro!! Que triste que vc pulou e abandonou, eu não consigo, sempre leio tudo, mesmo que seja para falar mal depois kkk.

Monica Monte 05/04/2019minha estante
Eu gostei bastante do filme, e pelo que você diz, é um dos poucos casos que o filme é melhor do que o livro.

Cris Paiva 05/04/2019minha estante
Nanda, antes eu até lia, mas hoje em dia se eu vejo que a leitura não me agrada eu largo pra lá e parto pra outra. Há muitos livros bons pra gente ficar perdendo tempo com os ruins.

Cris Paiva 05/04/2019minha estante
Mônica, não sei do filme, mas o livro é uma bela porcaria! kkkkkk

nandaassis 07/04/2019minha estante
Eu não consigo. E vários que não gostava até 100 e poucas páginas, depois ficavam ótimos e eu amava.

Monica Monte 29/05/2019minha estante
Que bom Cris, suas resenhas fazem falta!

Gladis Klein 10/12/2019minha estante
Me sinto aliviada por alguém concordar com minha opinião. Simplesmente muito louco, não gostei.

Cristine 06/03/2020minha estante
bom saber, eu até gostei do filme, estava pensando em ler o livro...acho que vou ficar só no filme mesmo...kk

Thais Toledo 03/02/2022minha estante
Achei que só eu estava achando uma porcaria..

Sueli 02/02/2015

Dormindo Com Inimigo!
Há tempos eu decidi que não sofreria mais por opção, passei então, com muito prazer, a ler livros com garantia de final feliz, com temas leves e fantasiosos.
Eu e meu marido somos viciados em noticiários. E, nada mais perigoso para os nossos corações que assistir ao Jornal Nacional. Esse é o verdadeiro teste cardiológico para os brasileiros.
Pois é, mas não consegui resistir às indicações e resenhas positivas que o livro “Garota Exemplar” suscitou, e teimosamente o comprei – uma recaída.
Contudo, demorei vários dias para completar a leitura.
E, por que demorei vários dias para completar a leitura? Porque por mais que eu já tenha lido vários livros policiais e de suspense, jamais li nada parecido, ou tão envolvente.
Sabe?, eu fiquei até preocupada... Achei que havia em mim uma dose a mais de perversidade daquela que eu já conhecia!
Céus! O que é esse livro?
Para começar, eu já o cataloguei como “O Livro do Desassossego” - que Fernando Pessoa me perdoe!
Gillian Flynn consegue nos prender do início ao fim com uma prosa fluida e linear, que nos é contada, alternando os capítulos, com os relatos de Amy e de Nick - o casal principal.
Prepare-se para reviravoltas e muitas surpresas, mas nada poderá prepará-lo para ver a maldade de perto.
A maldade em estado puro, aliada a uma inteligência aguda e disciplinada. E, tudo isto em um dos campos de batalha mais prolíficos para o desenvolvimento exuberante de personalidades psicóticas – o casamento!
Só quem já foi, ou é casado poderá entender o que é a rotina diária entre pessoas sem nenhuma disposição para ceder, doar e estar preparado para perder.
E, é exatamente esse o cenário que nos é apresentado por Gillian Flynn em seu romance “Garota Exemplar”.
Duas personalidades complementares, duas psicopatias interagindo da forma mais autofágica possível.
Um espanto, vários sustos e pauleira o tempo todo!
Só não dei cotação máxima, pois achei a parte policial muito fraquinha. E, para quem é viciada em seriados da TV sabe que o encerramento do inquérito, nunca poderia ter sido aquele.
A não ser que esse livro louco tenha continuação e caso tenha, eu estou dentro!
Cris Paiva 02/02/2015minha estante
Sueli, eu tinha medo que fosse um daqueles livros bobinhos, escritos para enganar trouxa e vender bastante, mas pelo visto eu estava enganada. Vou por na lista! Adoro um romance psicologico com uma dose de suspense!

Lizzy 02/02/2015minha estante
Oi Sueli, a pergunta que não quer calar: tem romance? Bjs

Sueli 02/02/2015minha estante
Lizzy, tem romance, mas não da forma como estamos acostumadas a ler. O livro é de uma intensidade alarmante... É tenso e muito, muito intenso!
Bem escrito, com uma linha do tempo bem planejada, mas o que mais me assustou foi a lógica da trama.
Um livro para ler e pensar...
Bjks

Sueli 02/02/2015minha estante
Cris, este livro está a anos luz de qualquer livrinho bobo... Antes fosse! Eu teria ficado menos impressionada. Pense em Hannibal de O Silêncio dos Inocentes, ele está mais por esse caminho.
Acho que você gostar muito!
Bjks

Lizzy 02/02/2015minha estante
Tá certo amiga, obrigada pelas informações. Bjs

Josiane 02/02/2015minha estante
Por uma continuação de Garota Exemplar :)

Marilda 02/02/2015minha estante
Simplesmente imperdível! Adorei a resenha. Bjs

Estou com você, Josi! ;)

Amanda 06/04/2020minha estante
Outra resenha excelente. Começando hoje!!!

Sueli 07/04/2020minha estante
Amanda, eu acho que você vai amar ??

Arya4 13/10/2021minha estante
Que resenha maravilhosa! Lerei esse livro e espero pelo menos metade da experiência que você teve lendo. Altas expectativas!

Sueli 13/10/2021minha estante
Isso! Depois me conta o que você achou, ok, IVA?

Natalie Lagedo 24/12/2016

Primeiro pensei em não perder meu tempo escrevendo sobre esse livro. Depois, refleti melhor e acho que vale a pena indicar alguns pontos sobre ele. Provavelmente todo mundo conhece o filme inspirado na obra, menos eu, é claro. Raramente vejo filmes. Se conseguiram fazer com que o longa ficasse bom, então provavelmente mudaram bastante o enredo. Ou então muita gente gosta de coisas sem sentido. Acho que aposto nessa última opção. O fato é que Garota Exemplar conta a história sob o ponto de vista da mulher desaparecida e do marido suspeito, em momentos distintos. Esse foi o ponto positivo que encontrei, ficou bem estruturado e aumenta o suspense a cada página.

O ruim foi todo o resto. O livro é dividido em três partes e se houvesse só a primeira eu poderia classificá-lo como excelente. Gillian Flynn criou um ambiente tão propício à expectativa com os diários de Amy e a pouca demonstração de sentimentos do marido que deveria estar desesperado, que teria de ser muito, mas muito engenhosa mesmo para poder dar um desfecho à altura do início da trama. De todas as alternativas ela escolheu a pior, a mais absurda e fora da realidade de todas. O leitor fica sabendo do fim antes da metade do livro. Depois disso o que existe são apenas flutuações sobre o caráter mal formado da protagonista e o quanto tudo aquilo que lemos é mentira. As justificativas são péssimas e a sensação é de desperdício de páginas.
Fernando60 24/12/2016minha estante
O filme é bom, em especial pela atuação da Rosamund Pike. O Ben Affleck provavelmente está representando ele mesmo... Rs...

Natalie Lagedo 24/12/2016minha estante
Não tenho estômago pra ver o filme depois dessa leitura. Você já leu?

Cássio Costa 24/12/2016minha estante
Mais uma ótima Resenha, parabéns. !

Natalie Lagedo 24/12/2016minha estante
Obrigada.

Fernando60 25/12/2016minha estante
Eu só vi o filme, não li o livro. Nunca pretendi lê-lo. Depois da sua resenha negativa então, é fato consumado que esse jamais entrará nas minhas estantes. O filme funciona como diversão, por causa da boa atuação da Rosamund Pike.

Thiago 26/12/2016minha estante
O filme não me agradou nem um pouco, e com essa sua resenha, é motivo mais do que suficiente para que eu passe bem longe desse livro.

Natalie Lagedo 26/12/2016minha estante
É melhor ir assistir ao filme do Pelé.

Cássio Costa 26/12/2016minha estante
Kkkkkkkk velho chaves.

Souza 08/01/2017minha estante
Parei no Nick .quarto dia desaparecida.. gente q livro mais cansativo, entediante.. detestei.. pode até ser bom no final como dizem. Mas esse comeco não acaba nunca..cada detalhe desnecessário e chato. Sinceramente ruim.

Mari 14/06/2017minha estante
undefined

Alê | @alexandrejjr 31/12/2021minha estante
Natalie, sabes que no filme a gente também conhece o desfecho com 2/3 de duração, mas eu gosto bastante dele. Aliás já li e ouvi muita gente dizendo que o filme é melhor que o livro (que eu não li).

Kelvin 30/12/2017

Um suspense que vale a pena ser relido
Eu sempre amei suspenses, mas é com pesar que sempre repeti comigo que "não vale a pena reler suspense", pois uma vez que o mistério está resolvido, perde-se a magia. Mas alguns suspenses valem uma regra de exceção, é o caso de Janela Indiscreta e Psicose nos cinemas e o caso de Garota Exemplar aqui no mundo dos livros (junto com a trilogia 1Q84, de Haruki Murakami).

Todos estas histórias que eu citei não tem só o suspense movendo a obra, mas a bagagem do autor pesando sobre ela também, ou seja, a narrativa é pontuada de referências e metáforas que a fazem valer a pena, além de cenas muito bem executadas, de maneira que você pode ler várias vezes e ficar pensando sobre os parágrafos. Às vezes os personagens são tão interessantes, sejam eles reais ou caricatos, que fazem a leitura se tornar extremamente gostosa só pelo fato de vê-los em ação ou de ler suas frases e acompanhar seus trejeitos e ações durante a história. Não vou dar spoiler, mas o psicopata da história, por exemplo, é tão interessante quanto Hannibal Lecter e é excitante ver como ele pensa e age.

Li algumas resenhas e fiquei chocado com a falta de percepção das pessoas, em especial a última resenha postada, em que a garota esculachou a autora porque ela trouxe muita bagagem literária e despejou dentro do livro dela. Gente, vocês não raciocinam direito não? Você está criticando uma autora por ela ser boa demais, é isso? É a mesma coisa que criticar Dostoiévski por fazer um retrato tão perfeito da alma humana, porque você quer que o autor aprofunde menos os seus personagens. Porra, não faz sentido. Se o que ela tem de melhor é a escrita rica e primorosa, é nisso que ela deve investir mesmo. Não é à toa que o hype da obra é alto.
Cady 31/12/2017minha estante
Concordo!

vivi 05/01/2018minha estante
Nossa to com esse livro parado a um tempo....li todos os outros dela..só falta esse....dps da sua resenha tomei coragem de pegar pra ler....

Kelvin 05/01/2018minha estante
Vivi, a primeira vez que li também abandonei nas primeiras páginas. Comecei a lê-lo de novo, se não me engano, foi por ter lido uma resenha sobre o livro A Garota no Trem, que citava Garota Exemplar como uma das possíveis inspirações desse livro. Depois que eu li Garota Exemplar concluí que A Garota no Trem não limpava o sapato de Garota Exemplar. Não é um suspense simplista que quer apenas chocar o público com fatos imprevisíveis, é um livro que te dá o que pensar sobre ele. Vá por mim, se gosta dos outros livros da autora, insista nesse que vale super a pena. Se você conhece os outros livros dela, com certeza já deve ter uma ideia de que ela não é qualquer escritora de best-seller.

Sobre livros fáceis ou não de começar, geralmente livro que começa fácil se torna uma amarga decepção lá pro fim. Foi o caso do primeiro (e talvez último) livro do Sidney Sheldon, o autor escreve de uma maneira simples, de forma a tornar a leitura bem fácil, porém o resultado foi desastroso, o roteiro é péssimo, o final me desagradou. Geralmente os livros que começam fácil, se vão fácil (rs).

Kelvin 05/01/2018minha estante
"Depois que eu li Garota Exemplar concluí que A Garota no Trem não limpava o sapato de Garota Exemplar."

Aliás, A Garota no Trem é outro suspense que não tenho a mínima vontade de ler. É um livro fácil, folhetinesco, que no final foi "só mais um livro qualquer" que eu li.

Kelvin 05/01/2018minha estante

Aliás, A Garota no Trem é outro suspense que não tenho a mínima vontade de reler. É um livro fácil, folhetinesco, que no final foi "só mais um livro qualquer" que eu li.

vivi 06/01/2018minha estante
Já li um livro do Sidney Sheldon e tb achei a escrita bem simples...o garota exemplar eu n fui em frente pq a escrita da autora é mais difícil, preciso estar mais concentrada...pretendo ler logo e t falo o q achei...já leu Tess gerritsen?

Kelvin 07/01/2018minha estante
Não, mas já pesquisei sobre, pretendo ler futuramente, a premissa do livro me atraiu.

Cady 08/01/2018minha estante
Kelvin, você assistiu ao filme baseado em Garota Exemplar?

Kelvin 09/01/2018minha estante
Não assisti, quem viu foi minha namorada, ela curtiu.

Cady 09/01/2018minha estante
R

Cady 09/01/2018minha estante
É muito bom mesmo!

Melissa.Siva 10/06/2018

WTF?
Espera, sério isso? Sério esse final? Eu odeio esse livro com toda minha alma e a Amy é uma vaca maldita e Nick um medroso escroto. Não acredito que toda uma leitura angustiante dessa teve esse final péssimo. Decepção total, esperava mais! Sem palavras para descrever meu estado nesse momento.
Lohane 11/06/2018minha estante
Eu acho que a Amy era inteligente demais pra se dar mal, por isso adorei o final...

Melissa.Siva 11/06/2018minha estante
Ser "inteligente demais" não redime o ser humano perverso que ela é. Merecia pagar por tudo.

Lohane 11/06/2018minha estante
Eu não disse que redime, só que, assim como na vida real, infelizmente quando a pessoa é muito esperta, ela geralmente fica impune.

Melissa.Siva 12/06/2018minha estante
Bom, na vida real não existe crime perfeito. Então.. ?

Lohane 12/06/2018minha estante
Assiste Discovery Investigativo, miga. Infelizmente, existe crime "perfeito", sim hahaha

Lohane 12/06/2018minha estante
Assiste Discovery Investigation, miga. Infelizmente, existe crime "perfeito", sim hauhaja

Erilyn 04/07/2018minha estante
To no chao em posição fetal com esse final. Nao me conformoooooooo

Melissa.Siva 04/07/2018minha estante
Eu te entendo. ??

Suki Ghesla 09/08/2018minha estante
Achei que tinha sido só eu. Tinha gostado de livro até o final, cheguei no final e fiquei "devolvam minhas horas perdidas nesse livro"
Esperava mais do final, espera algo mais chocante do que o que aconteceu.

Izzy 02/10/2018minha estante
você sou eu!!! morri de ódio da personagem o livro inteiro, não achei um bom suspense, o final é ridículo... ainda não entendo porque falam tão bem desse livro.

Aline MSS 25/03/2023

Livro p/o deleite de escorpianos e altamente desconfortável!
Mto bem escrito, envolvente e tbm um pouco cansativo.

Pra quem tem/já teve um relacionamento sério ou é/foi casado, o livro traz gatilhos e deixa o leitor desconfortável.

A primeira parte do livro é bem cansativa por conta da riqueza de detalhes e descrições sobre a personalidade dos personagens. Da metade pra frente a história fica mais intensa e aguça a curiosidade p/ver como tudo irá terminar. O final tbm é ótimo e vale a leitura, principalmente se vc é ESCORPIANO.

O filme baseado no livro é ótimo e eu achei um dos poucos casos em q a adaptação consegue ser tão boa qto o livro de inspiração.
O elenco do filme foi mto bem escolhido e eu preferiria ter assistido somente a adaptação e não ter lido ao livro. Explico: a descrição dos pensamentos e as falhas emocionais engatilham demais e os pensamentos intrusivos do personagem principal(Nick) me incomodaram mto ao longo da leitura.

Obs. Dificilmente um autor homem consegue descrever tão bem pensamentos femininos, assim como uma autora tbm dificilmente descreve bem pensamentos masculinos. Nesse livro em específico, a autora foi brilhante nesse quesito. É incrível o quão bem ela consegue detalhar a visão masculina, msm q exagerando em alguns aspectos. Chega a ser assustador!

Pra finalizar, achei a parte da investigação bem ruim e não consegui simpatizar com nenhum personagem dessa seara. Sou fã do gênero e me decepcionei nesse sentido, de resto a historia foi mto bem escrita e finalizada.

Oq tem no livro:
- História linear, contado sob o ponto de vista de 2 pessoas alternadamente;
- Mtas descrições;
- Personagens falhos e bem reais;
- Investigação (sem ser o foco do livro);
- Pensamentos intrusivos;
- Misoginia;

Li a edição física da intrínseca. O livro não possui ilustrações, por isso acho q o e-book seria mais recomendável. Preferia somente ter assistido ao filme.?
Gleidson 25/03/2023minha estante
É... Vc descreveu bem os altos e baixos desse livro. Eu gostei mais do filme pq foi tudo mais rápido. Mas de qualquer forma essa autora me deixou interessado por outros livros dela . Lugares Escuros é um que tenho e pretendo ler .

Aline MSS 25/03/2023minha estante
Obrigada, Gleidson. Eu não gosto dessa autora, mas tento ser justa na resenha.
Tbm não li ainda "Lugares Escuros", acho q deixarei para o ano q vem. Tem q ter nervos de aço p/os gatilhos q ela espalha pelos livros, rs.

Gleidson 25/03/2023minha estante
Pois é, nesse Garota Exemplar ela pegou pesado em algumas coisas.

Aline MSS 25/03/2023minha estante
Em "Objetos Cortantes" tbm.

Pedro 25/03/2023minha estante
A pergunta que não quer calar, depois de ler a resenha: o que é ser escorpiano?
Desculpe a minha ignorância...???

Signo de escorpião. ?

Pedro 25/03/2023minha estante
Sim, mas o que significa ser de escorpião? É uma pessoa venenosa? Kkkkkkk

Aline MSS 25/03/2023minha estante
Não, mas possui características bem peculiares. São obstinados, mto inteligentes, altamente vingativos, rancorosos e bem ambiciosos. A protagonista desse livro seria escorpiana com crtz.

Pedro 26/03/2023minha estante
Acho que entendi...kkkkkk

Marilia 28/02/2013

Garota Exemplar Gilian Flynn
Resenha originalmente publicada no blog http://www.arfortaleza.com/

Sabe aqueles livros que prendem a atenção aos pouco ate que chega um ponto onde tudo em que se consegue pensar é na estória, esse é o caso de Garota exemplar.

O livro é dividido em três partes e alterna capítulos entre a visão de Nick e de Amy. No inicio somos apresentados a Nick e Amy, um casal perfeito e apaixonado que estão comemorando 5 anos de casados, e é então que Amy desaparece.

Nick passa a ser o principal suspeito, como ele mesmo fala diversas vezes: sempre acusam o marido primeiro. Com o passar das investigações tudo leva a crer que ele talvez esteja envolvido no desaparecimento. Ele passa a agir de forma estranha e fatos, provas e depoimentos apontam para ele cada vez mais. Os policiais, Gilpin e Boney, encarregados da investigação desconfiam que Nick esteja escondendo algum segredo. Boney diz que Nick é o bebê da família quem sempre espera que os outros resolvam tudo por ele. As coisas começam a piorar quando ele conta mentira após mentira para parecer mais inocente, mesmo não tendo prova concreta da sua participação no desaparecimento de Amy.

Em meio a isso começamos a acompanhar as anotações do diário de Amy, onde ela retrata os últimos sete anos ao lado de Nick. No inicio tudo é alegre, a estória dos dois como uma casal feliz de Nova York, mas tudo muda com a mudança para Carthage, e a cada pagina Amy se mostra uma mulher frágil, desamparada e infeliz que vive assombrada com o marido violento e perverso, o contrario de tudo o que as pessoas conheciam dela, já que Amy sempre foi uma mulher forte e perfeita como o personagem que seus pais Rand e Marybeth criaram, Amy Exemplar, uma serie de livros muito famosos em todo país.

Com a investigação em andamento um dos bilhetes da caça ao tesouro, (eles tem como tradição de aniversário de casamento uma caça ao tesouro onde Amy faz bilhetes amorosos e dá pistas para os próximos que estarão em lugares importantes por onde o casal passou naquele ano) volta para as mãos de Nick e são essas mensagens e o apoio Go, sua irmã, que dão forças a ele para continuar a procurar por Amy.

Ate esse ponto do livro estava confusa com relação ao Nick não sabia se o considerava culpado ou inocente, já que por diversas vezes ele se mostra tão confuso que não dá para saber se seria capaz de matar e sumir com o corpo da esposa.

Grandes revelações mudam todo o rumo da estória e a deixa mais eletrizante e surpreendente a cada página lida. Quando cheguei na segunda parte do livro eu parei e pensei: WTF? Essa autora quer literalmente acabar com a minha cabeça? Isso é para se ter uma noção de como foi surpreendente a reviravolta da trama desse livro.

A Gillian Flynn escreveu um livro com uma estória tão inteligente, envolvente e ao mesmo tempo aterrorizante e mordaz. Por vezes durante a leitura pensei em psicopatas, que são pessoas altamente inteligentes, perverso, sedutores e focados em seu objeto de vingança. Quanto à construção dos personagens Gillian caprichou nos perfis psicológico de cada um, a cada mudança de comportamento, de forma de agir, de raciocinar, tudo é rico em detalhes e muito bem trabalhados para deixar o leitor em duvida quanto ao caráter de cada um.

Durante o livro os sentimentos que mais sentia eram pena e raiva pelos fatos que se seguiam, às vezes mais raiva que pena, o que não é ruim já que o livro mexeu totalmente com os meus sentimentos e minha forma de analisar o outro, deixar de acreditar no que a pessoa insisti em mostrar que é e que na verdade ela é o inverso daquilo, pode parecer confuso, mas quem ler vai entender.

Quanto ao final é só posso dizer que inicialmente fiquei bem chocada, mas entendo os rumos que a estória tomou e a razão das escolhas dos personagens.

andersson 02/04/2013minha estante
Eu também fiquei surpreso com o começo da segunda parte do livro, mas em nenhum momento desconfiei do Nick. Sempre achei que ela estivesse escondida em algum lugar ou fungindo, o único problema era o motivo.
Mesmo com não desconfiando do Nick a autora me surpreendeu com a verdadeira face da Amy. Eu já estava com raiva dela nos capítulos do diário, mas a autora conseguiu me fazer gostar do personagem apenas lendo o primeiro capítulo da 2ª parte do livro.

Muito boa sua resenha, parabéns.

Tamy 07/04/2013minha estante
Gostei bastante da temática, estrutura e divisão da história. Como sou da área de Direito não me agradou a falta de impunidade no livro, mesmo se tratando claramente de uma pessoa mentalmente desequilibrada, mas a história é bem interessante, um thriller vicioso.

Andrea 01/05/2013minha estante
O livro comeca muito bem. Captura o leitor, mas da impressao de que, depois da metade do livro, a autora se cansa de pensar e acaba se atrapalhando.
O final do livro e patetico.
Concordo com a Tamyres sobre a impunidade e achei ridicula a forma como a autora subestima a inteligencia alheia ao inves de valorizar a inteligencia da sua personagem. Ela nao teve alcance de criar `a garota inteligente`.

Soraya 04/03/2014minha estante
A 2a parte não foi a menor surpresa pra mim, já esperava aquilo desde o início, mas achei o final decepcionante. Esperava um pouco mais.

Marcia 11/08/2014minha estante
O livro é ótimo, história envolvente, personagens super cheios de conflitos , a Amy com sua mente brilhante e psicótica, a trama é muito boa .
Porém o final é simplesmente patético.

Kelci Martin 29/10/2017minha estante
Eu simplesmente detestei o final :(

Amanda.Farias 08/01/2018minha estante
Fiquei mais surpresa por me identificar com os dois personagens do que com a reviravolta da segunda parte

Cris 09/02/2018minha estante
Ótima resenha! O engraçado que eu assisti o filme antes de ler o livro e geralmente eu faço o oposto. Caramba, o filme é excelente mas o livro é simplesmente fantástico, muito bem escrito.

Aline221 29/03/2023

O pior livro que já li na vida
A surpresa com Garota Exemplar foi grande, e não no bom sentido.

O livro fica alternando entre Nick e páginas do diário de Amy (a esposa desaparecida). É impressionante a falta de carisma por qualquer personagem dessa história que seja, tanto as narrações de Nick quanto de Amy. No geral, os personagens principais fingem ser o que não são e o desenvolvimento de suas personalidades e motivações não convencem.

Nick é simulado, finge ser o que não é, tenta agradar a todos. Amy com aquele drama de "meu casamento está acabando, quero sair dessa crise de casal". A autora forçou tanto o drama nessa parte que, drama quando não é bem dosado, se torna um pastelão de apelação.

Nada acontece no livro, ficamos presos na coisa de "crise de casal" e Nick afirmando mais de uma vez que é mentiroso (não sabemos o motivo ainda) nos diálogos raros que tem com a polícia por vários capítulos. Apenas nos 55% do livro que uma "reviravolta" acontece, mas que é bastante previsível desde sempre. Só se surpreende com esse livro quem nunca teve contato com o gênero de suspense. Seja em livro, filme ou série. Até Agatha Christie já usou do recurso narrador não confiável, então novidade passa longe daqui. A polícia, na história da autora, é burra e se resume a basicamente duas pessoas, que aparecem de vez em quando apenas para não dizer que a polícia não existe.

A escrita da autora é enfadonha, arrastada, possui descrições desnecessárias. Diálogos que seriam pertinentes a autora pula do nada, e segue com cenas monótonas. A parte de suspense e da investigação, praticamente, não existe, é revoltante de se ler. A tentativa de fazer reviravoltas apenas vai deixando incongruências pelo percurso da história e ela consegue piorar tudo com o desfecho da história que se torna ridículo.

Nunca imaginei que um livro com uma nota até que alta por aqui seria tão ruim. Nunca mais lerei nada da autora, pois poucos momentos que essa história teve algo de interessante. Dei meia estrela apenas por não ter como dar zero. Péssimo, superestimado, mal desenvolvido, enfadonho e incongruente. Não recomendo nem para quem eu não gosto.
Matheus_Lago 29/03/2023minha estante
E conseguiu ler até o final??

Aline221 29/03/2023minha estante
Consegui com muito esforço e também porque eu já tinha lido até os 55% quando eu vi a bomba que seria e que não ia melhorar. E pra mim não fazia sentido parar aí se já tinha lido metade. E o outro motivo foi que quando eu comentasse que não tinha gostado do livro, alguém não falasse "mas você não leu todo, como pode falar que é ruim?" Então eu também li todo pra ter propriedade de falar que li todo sim e que achei péssimo.

Manuela.Lima 29/03/2023minha estante
Eu gostei, embora não possa dizer que seja o melhor livro que li na minha vida.

Aline221 29/03/2023minha estante
Comecei jurando que ia gostar desse livro, mas pra mim não deu.

Matheus_Lago 30/03/2023minha estante
E quanto ao filme? Pelo visto contou uma estória melhor no cinema do que no livro. O que me diz da adaptação cinematográfica? Ela foi muito elogiada.

Aline221 30/03/2023minha estante
Não assisti ao filme, então não sei te dizer sobre isso.

Josiane74 02/04/2023minha estante
Para vc dizer que foi o pior ou vc não leu muitos livros na vida ou não entendeu a ideia do livro. Eu até entendo não gostar do gênero agora dizer que é horrível daí já destoa muito do que é real.

Aline221 03/04/2023minha estante
Há muitos livros que eu pretendo ler nessa vida ainda, então sobre se li poucos ou muitos, isso vai ser relativo ???? Sobre o gênero que envolve suspense/mistério (com uma pitada de romance), é exatamente o oposto. Eu gosto do gênero suspense, apenas não gostei desse livro em específico. Ele não tem uma história mirabolante para não se ter o que não se entender, eu entendi sim, porém não gostei. E de todos os livros que já li até agora, ele foi o pior sim. Sendo assim, você não tem condições de saber o que destoa ou não da minha realidade.

MiCandeloro 12/03/2013

Eletrizante e viciante!! Fantástico!!
Você, leitora, preciso te fazer umas perguntas antes de começar a resenha! Você é uma garota legal? Daquele tipo que faz tudo pelo seu namorado/noivo/marido? Que não se importa se ele chega tarde do jogo de futebol e ainda te pede janta? Ou que não liga quando ele esquece o aniversário de namoro/casamento de vocês? Que joga videogame e come hambúrgueres assistindo futebol na televisão com os amigos dele?

E se você fosse e de repente deixasse de ser? E se por acaso você cansasse de ser a garota legal e começasse a reclamar quando ele deixa roupa suja atirada pela casa, deixasse de rir das piadas nem um pouco engraçadas que ele conta, não quisesse mais acompanhá-lo nas viagens de aventura (vulgo indiadas), ou quisesse ver novela quando ele monopoliza a televisão à noite? Você já parou para pensar no que ia acontecer? Será que ele ia continuar amando você? Ou simplesmente ia trocá-la por outra garota legal?? Difícil saber né? Será que você o conhece como imagina?

Pois bem, diante desse prólogo de reflexões e questionamentos vocês (homens e mulheres) podem perceber parte do drama enfrentado por Amy em seu casamento. Amy e Nick, até então, aparentavam ser o casal perfeito e amoroso um com o outro. Mas os anos de convivência acabaram revelando pessoas diferentes das quais cada um se apaixonou. Os defeitos começaram a ficar em evidência, a tolerância começou a ser substituída pela irritação e a decepção tornou-se cada vez mais presente na vida de ambos.

A frase "essa não foi a pessoa com quem me casei" passou a ser rotineira e chegou a um ponto em que um deixou de suportar o outro. Triste? Sim, mas infelizmente essa é a realidade da maioria dos casamentos, principalmente quando casamos com alguém que sustenta um personagem, uma ilusão. Mas isso será culpa dessa pessoa, ou de fato da outra que amou e idealizou alguém que nunca existiu de verdade?

Nick e Amy eram totalmente opostos, mas antigamente eles gostavam de acreditar que se completavam. Nick era um homem simples, do interior, gêmeo de sua irmã Margo, filhinho da mamãe, bebê da casa. Ex-jornalista que, ao perder o emprego na grande crise americana, se muda com Amy para sua cidade natal a fim de recomeçar e cuidar dos seus pais doentes. Lá, abre um Bar com Go.

Amy era filha única de pais excêntricos. Rica, mimada e dona de uma mente frenética e muito bem articulada, trabalhava numa revista fazendo testes (aqueles que vemos em revistas como Capricho, sabem?). Amy cresceu à sombra da Amy Exemplar, personagem de um livro clássico e renomado, criado por seus pais. Tudo que a Amy real fazia, seus pais adaptavam nos livros. Na medida em que a Amy real crescia, a Amy Exemplar ia se tornando uma grande série. O problema é que Amy Exemplar era sempre melhor que a Amy real e, portanto, Amy sentiu-se sempre oprimida e compelida a ser sempre perfeita, "exemplar". Mas esse é um papel difícil de sustentar. E Nick descobriu isso cedo demais.

Era o dia do 5º aniversário de casamento dos dois. Enquanto Amy preparava animadamente crepes para o café da manhã, Nick se levantava desanimado e desgostoso, sabendo que teria que enfrentar mais uma caça ao tesouro preparada por sua esposa. Todos os anos, Amy preparava caças aos tesouros elaboradíssimas, cheias de dicas sobre momentos especiais que ambos passaram, dicas essas que Nick nunca conseguiu desvendar, porque nunca compreendeu de fato a mente da sua esposa. E enquanto Nick se frustrava por ter que se lembrar de coisas que só Amy lembrava e ter que provar seu amor por ela diariamente, Amy murchava por perceber o desgosto e falta de vontade do marido.

Mas Amy nunca desistia. Ela não admitia nada menos que perfeito, e ela tinha planos para esse 5º aniversário de casamento. Ela ia lutar por Nick, ia fazer ele amá-la novamente como no início. Mas nem tudo saiu como planejado. Amy some de forma abrupta, deixando todos sem saber o que pensar. Quando Nick voltou para casa e viu sua sala totalmente quebrada, uma cena de guerra, logo chamou a polícia e as buscas por Amy começaram.

O problema é que Nick não conseguia demonstrar seu sofrimento pelo desaparecimento da esposa. Todos esperavam por sua comoção, por seus esforços em encontrá-la, mas ele estava apático, frio. Seria ele um suspeito? Será que ele tinha matado Amy? Ele jurava de pé junto que não, mas a cada pergunta feita a ele, uma mentira seguia como resposta. A cada pista encontrada, algo apontava diretamente para ele. Com o tempo, até sua irmã, a pessoa que ele mais confiava no mundo, começou a suspeitar de suas atitudes. Nick começou a se demonstrar uma pessoa violenta e propensa a cometer atos de loucura. Sua única chance de provar sua inocência era encontrar Amy. Assim, ele embarca numa grande busca pelo passado de Amy tentando desvendar quem realmente era sua esposa e quem poderia querer feri-la, mas ele nunca poderia imaginar o que ia descobrir no final dessa aventura.

Nada é o que parece ser!! Nós não conhecemos as pessoas como achamos, muito menos aquela que divide a cama conosco!! Querem descobrir o que acontece no final? LEIAM!!

***

O que posso dizer de Garota Exemplar?? Gente, esse livro é o máximo! Ele é viciante! Ele é estupidamente bem escrito! Até agora estou refletindo sobre tudo que li. Apesar de ser uma história de ficção, de tratar de desaparecimentos/assassinatos/suspense, etc, ele também aborda temas muito reais e palpáveis: o relacionamento e o casamento.

Ele foi divinamente dividido em vários capítulos e três partes. A cada capítulo somos presenteados com a visão e um dos protagonistas. A primeira parte conta sobre o desaparecimento de Amy, na visão de Nick, e sobre o início do relacionamento de ambos, na visão de Amy, através de um diário. A segunda e a terceira parte eu não vou comentar porque senão estaria soltando spoilers, mas são surpreendentes.

Achei muito legal podermos ter a visão de ambos os personagens. E adorei o jeito que a autora escreveu, porque parece que eles estão falando conosco, tentando nos dissuadir, acreditar nele. A cada capítulo descobrimos uma peça nova e nos confundimos cada vez mais. Afinal, quem está falando a verdade, quem é o mocinho ou vilão da história? Nossa opinião vai mudando a toda hora. Em certo momento detesto Nick, depois passo a entendê-lo. Em outra hora me identifico com Amy, depois passo a ter pena dela, e assim por diante.

Achei incrível a autora ter dado vida a um personagem masculino tão real e complexo. Nós sabemos o quanto homens e mulheres são diferentes, pensam e sentem de formas diferentes, por isso valorizo muito quando uma mulher consegue adentrar na mente masculina e escrevê-la com tanta propriedade, porque sei o quanto isso é difícil (a recíproca é verdadeira).

Adoreiiiiiii a reviravolta que o livro dá. Só confesso que não curti muito o final, porque ele tem um ritmo tão eletrizante desde o início, que achei que ele murchou muito no final da história. Não curti muito o desfecho e acho que ele poderia ter se dado bem antes para conservar o ritmo do enredo. De qualquer forma, não me arrependo de ter lido, recomendo muitoooo para todos e com certeza ele se tornou um dos meus favoritos do ano.

Confesso que ele apertou meu calo. Fez-me refletir muito sobre meu casamento, que tipo de esposa eu sou, o que espero do meu marido, o que é o amor de verdade, incondicional, se ele é saudável ou não, como lidar com expectativas e frustrações? E fico pensando muito, será que essa história poderia acontecer de verdade? Afinal, o amor pode nos levar a loucura, certo? Como diz em Delírio, de Lauren Oliver, não é o amor o responsável por todas as doenças do ser humano? Então, qual é a forma certa de amar? Seria bom se existisse uma fórmula mágica para o relacionamento dar sempre certo, né? Mas não existe. Então leiam e tirem suas próprias conclusões!!

Leitura obrigatória do ano!! Depois me contem o que acharam.

Resenha originalmente postada em: http://www.recantodami.com/2013/03/resenha-garota-exemplar.html
MiCandeloro 16/03/2013minha estante
Olá Lisinha, recomendaria para maiores de 18 anos. Beijos

MiCandeloro 17/03/2013minha estante
Olá Lisinha, pelos motivos que abordo na minha resenha. Ele é um livro forte, que mexe com o nosso psicológico, que questiona o casamento e nossas atitudes dentro de um relacionamento, além de ter cenas de assassinato e de violência. Não que seja proibido para uma pessoa menor de 18 anos, cada um sabe o que faz e sabe se possui discernimento e compreensão suficientes para entender o livro. Beijos

Naldinh o/ 18/03/2013minha estante
Ótima resenha, sem duvida.
Agora fiquei morrendo de vontade de ler, e tudo por causa de uma resenha bem escrita.

MiCandeloro 18/03/2013minha estante
Obrigada pelo carinho Glorinha. Fico feliz que tenha gostado :) Beijos

Ketly Anne 21/04/2013minha estante
Oi, Mi (pode chamar assim?)! Foi sua resenha que me fez decidir de uma vez por todas comprar e ler esse livro. Parabéns pela resenha!

MiCandeloro 21/04/2013minha estante
Oi K., claro, pode me chamar de Mi :o) Fico muito feliz em saber. Espero que goste do livro. Beijão!

Ca Agulhari @literario_universo 10/02/2018

Oi?
Começo arrastado, plot interessante mas o plot twist é não crível. Bizarro é a palavra. Você termina de ler e fica tipo "oi?".
Zed 13/02/2018minha estante
Oq achou do final?

Ca Agulhari @literario_universo 14/02/2018minha estante
Bem fraco.

Zed 14/02/2018minha estante
Como vc gostaria do final?

Ca Agulhari @literario_universo 15/02/2018minha estante
Ela se ferrando, hehehehehehe e ele tb, pra deixar de ser trouxa.

Zed 15/02/2018minha estante
Finalmente alguém com a msm opinião que a minha

Ca Agulhari @literario_universo 16/02/2018minha estante
Né? Muito paia esse final.

Rafaelly Monike 17/05/2018minha estante
O livro inteiro foi bom, na minha opinião, mas aquele final foi uma decepção. Eu já tinha visto o filme e não queria acreditar que terminava realmente com aquela vaca saindo como heroína. Decepcionada!

Paulo 12/09/2021

Nem curto fazer resenha mas vou ter que falar sobre esse livro, a autora trata com tanta irresponsabilidade esse livro que até agora não tô acreditando, tudo em prol de um mistério que era pra ser o ponto alto do livro e acabou ficando de lado e sem explicação nenhuma.
Pistolou legal...kkkkk

Paulo 12/09/2021minha estante
No mano kkkkk livro horrível

Pedro 12/09/2021minha estante
E pensar que eu quase comprei esse livro...kkkkkk

Paulo 12/09/2021minha estante
Vou devolver pra Amazon e alegar dano no produto

Pedro 12/09/2021minha estante
Acho que foi o livro que causou um dano em você...kkkkkkk
É muito ruim comprar um livro e detestá-lo. Sei bem como é isso.

Lili 14/09/2021minha estante
Partilho do mesmo pensamento kkkkkkk

Yavanna 14/09/2021

COMO EXPLICAR ESSE LIVRO?
Eu comecei achando que seria só mais uma história previsível de suspense. Na verdade o começo foi bem chatinho, não fiquei presa aos personagens, mas lá pela metade do livro houve uma reviravolta muito ?????? E depois disso foi surto atrás de surto.
Me surpreendeu muito, gosto bastante de suspense e plots interessantes (daqueles que desgraçam a cabeça mesmo, quando você acha que a história vai seguir um caminho e do nada fica tudo um caos).

Agora só falta assistir o filme e ver se é tão bom quanto o livro.
Vitória 14/09/2021minha estante
Eu ainda tenho que ver o filme tbm!! Mas é um ótimo livro, a raiva que eu passei.

Kay 14/09/2021minha estante
O filme não é tão bom

Yavanna 14/09/2021minha estante
Nossa me surpreendi muito com esse livro ein, meu deus. Passei muita raiva tbm

Yavanna 14/09/2021minha estante
Minha disse que não entendeu o filme KKKKK um monte de gente achou confuso. Por isso resolvi ler primeiro.

Ana Brolio 14/09/2021minha estante
Passei tanta raiva com o fim dele que nem quiz ver o filme.

Yavanna 14/09/2021minha estante
Aí eu tô muito curiosa sobre o filme aaaaaaa minha mãe disse que não entendeu kkkk