Nas Montanhas da Loucura

Nas Montanhas da Loucura H. P. Lovecraft
H. P. Lovecraft

Resenhas - Nas Montanhas Da Loucura

Bardo de Valfenda 03/09/2020

Pai do filme enigma do outro mundo
O conto é fantastico, como outros contos do lovecraft é bem prolixo e com muitos termos cientificos, mas introduz todo um suspense do inicio ao fim

Leonardo.Antonio 27/08/2020

O essencial de Lovecraft
Este conto traz toda a carga Lovecraftiana, com seu mistério cósmico inigualável

Bruna 21/08/2020

Huuum...
Ainda estou tentando descobrir os (meus) melhores autores de terror. Experimentei pela primeira vez as obras de Lovecraft em "Nas montanhas da loucura". Confesso que fiquei um pouco decepcionada, porque esperava algo bem diferente. Se tivesse lido mais sobre ele antes da leitura talvez o resultado tivesse sido outro.????

Então, lá vai a dica pra quem for se aventurar: a história é contada totalmente através de descrições de cena. Não há diálogo. Tudo é contado como se fosse um relatório. No começo, parece que você está lendo realmente um relatório com fins científicos. É uma leitura difícil. Não pela linguagem, mas sim pela falta de ritmo e quantidade de descrição mesmo.?

O que me fez continuar a ler foi a curiosidade. Afinal, a história trata de uma possível civilização bem anterior à humana. Os indícios disso são encontrados por cientistas que estão no gelo da Antártida para realizar pesquisas triviais. Por lá, eles dão de cara com coisas surpreendentes e, para eles, horripilantes. Cada centímetro é descrito por Lovecraft maravilhosamente, porém, para mim, a parte que seria mais curiosa não apareceu, pois o personagem narrador não estava presente nela, então, não tinha como narrar.

Achei interessante o trecho: "As palavras que chegam ao leitor nunca poderão nem mesmo sugerir o horror absoluto do que vimos." A sensação que ficou foi de que o autor criou um suspense tão grande para o leitor que acabou suprimindo o terror passado pelos personagens.

Jeka 01/08/2020

É um livro com mais detalhe do que história. Foi o meu primeiro livro do autor, gostei mais do segundo conto onde ele dá menos detalhe e foca mais na história.
Uma frase do livro:
"Na meia hora seguinte, Lake manteve um fogo cerrado de comentários e manifestou sua intenção de escalar alguns picos a pé."

Andreza 07/06/2020

Não gostei do estilo, achei demasiado cansativo e as descrições extensas para além da conta, apesar de ser um clássico não me agradou.

Ariadne 30/05/2020

Sobre a edição
A edição da LP&M conta não apenas com o conto "Nas Montanhas da Loucura" (4.0/5.0), mas também "A Casa Maldita" (2.0/5.0), "Os sonhos na casa da bruxa" (2.0/5.0), "O depoimento de Randolph Carter" (3.5/5.0).
Indico demais "Nas Montanhas da Loucura" para os fãs de sci-fi, ele é digno de deixar-nos perturbados durante alguns dias, porém é necessário um pouco de insistência na leitura, o autor é excessivo nas descrições ao ponto de não ser entendível em algumas partes. Mas amei o conto e achei extremamente original.
Os outros contos foram uma tremenda decepção, senti que perdi meu tempo continuando a leitura, não indico à ninguém. Com eles acabei notando traços na narrativa do autor que me desagradam bastante, por isso vou pensar duas vezes antes de ler outra coisa de H.P. Lovecraft tão cedo, mas quando sim, procurarei por indicações. Ele me parece uma autor de ideias incríveis, capaz de criar criaturas terríveis, e ao contrário do que muitos disseram aqui os contos dele foram capazes SIM de dar calafrios, mas com execuções não tão legais.

Layla.Ribeiro 30/05/2020

Eu esperei uma coisa e veio outra
Tinha um tempo que queria conhecer as histórias de Lovecraft e esse foi uma oportunidade que tive para conhecer a escrita do mesmo, livro que nos traz quatro contos, o primeiro e mais famoso dele que dá título ao livro, achei inicialmente que estava lendo um livro científico com muitas questões geológicas e geográficas começou a ficar entediante até que um determinado acontecimento bem parecido ao que ocorreu na Sibéria 23 anos depois da publicação deste livro prendeu minha atenção, porém começou novamente ficar cansativo. O escritor é muito detalhista ao ponto de se tornar uma leitura chata, ficou parecendo mais que estava lendo livro de ficção científica por pouco não abandonei esse livro. O conto os sonhos na casa da bruxa foi o que salvou este livro na minha opinião, consegui sentir o terror que o livro propõe. O que achei muito interessante no autor foi a complexidade inteligente que ele criou seus monstros, se eu assistisse uma adaptação deste livro seria mais proveitoso, porque foi muito doido terminar esse livro.
BibliodaArte 30/05/2020minha estante
Esse é um dos autores que eu quero muito ler e é mto bom saber que ele se prende aos detalhes pq eu tbm não gosto disso

Bob 28/04/2020

Loucura
H. P. em seu ápice. Toda a ambientação e tensão criadas a cada página nos faz não querer desgrudar das páginas.

Emily422 26/04/2020

To Antarctica and never back!
Pela débil tentativa de compreender algo inominável, os mistérios que estão além das montanhas da loucura levam a mente humana ao desvio de seus sentidos. Em meio a paredões imemoriais, cubos, cones, estruturas piramidais, esculturas e pontilhados grotescos nas rochas, o crepúsculo de uma civilização foi tão certo quanto o declínio da sanidade dos seres que lá se intrometem.
Bem, muitas pessoas reclamam do detalhismo que acaba deixando a história cansativa. Eu, mesmo amando as descrições que remetem à total perda da sanidade humana, concordo parcialmente. Adjetivo vai, adjetivo vem. Lovecraft acaba dando voltas e mais voltas ao tentar expressar o descomunal e impronunciável horror empregado no seu universo, e no final, para muitas pessoas, a "coisa" que foi dramaticamente encontrada pelo Danforth e o narrador, nada entregava de grandioso além das já conhecidas descrições, dadas ao longo da história, que remetiam a um absurdo inimaginável.
Mas sinceramente, talvez a intensão do Lovecraft não fosse vender plot twists, conclusões e contos perfeitos, e sim, desesperadamente, escrever a tetricidade que sondava a sua mente, as informações grotescamente lá entalhadas e os mundos que o mesmo visitava. O horror está na decadência, na demência obtida pela possibilidade da blasfema malícia encontrada no incomum, no desconhecido, capaz de obliterar a "alma" humana. O próprio Lovecraft diz: "As palavras que chegam ao leitor não logram sequer sugerir a bestialidade da visão. Ela paralisou nossa consciência tão completamente [...]". Com isso, acho eu, se o leitor quer realmente se aproximar do que seria sentir o horror cósmico, deve imaginar-se perdendo completamente o que chamamos de sanidade ou equilíbrio. Encare perplexamente a sua desmembrada razão e a associe aos mais infernais fenômenos psíquicos contidos dentro e fora do livro. Talvez funcione.....
As descrições exacerbadas tem seu emprego, os confins que a narrativa pode te levar são incríveis.
Ademais, o que será que aconteceu depois do geólogo relatar suas experiências e implorar para que novas missões rumo ao hediondo continente morto não fossem feitas? Após ouvirem o moribundo discurso, teriam os novos pesquisadores, assim como muitos que leram o livro, achado a bizarrice lá fincada decepcionante, falsa ou besta? Decidiram então por ignorar as recomendações? Se sim, tiveram eles o triste azar de encarar A COISA QUE NÃO DEVERIA EXISTIR?

Amanda 21/04/2020

Razoável
Foi minha primeira experiência com com o H. P. Lovecraft, confesso que, foi um pouco decepcionante. A escrita é maravilhosa, mas não consegui me conectar com as histórias, e pra mim, não há terror algum.

Everton 18/04/2020

É uma leitura densa, pela quantidade de detalhes e também pela forma de escrita é uso de palavras não tão comuns, precisei ler aos poucos, me rendeu alguns pesadelos também rs

Daniela 11/04/2020

Boa leitura
Apesar de ter me perdido um pouco nas descrições de "Nas montanhas da Loucura", os outros contos me agradaram bastante! Não me deu medo ou arrepios, como muitos leitores narram, mas uma curiosidade pelos seres macabros descritos.

Fernando1233 06/04/2020

Decepcionada.
Não sei se foi má sorte ou o que foi... Mais uma vez, um livro que representa o terror de época, porém não há terror! O primeiro conto é praticamente uma descrição super detalhada de uma expedição que fora feita, as demais histórias são tão irrelevantes quanto.
Confirmo que foi uma leitura maçante demais, os "seres assustadores" são muito fracos a ponto de você não conseguir criar em mente como este poderia ser, mas enfim, consegui concluir!!
Não recomendo este livro. ?

bobbie 02/04/2020

Escrita incrível.
Howard P. Lovecraft viveu pouco e, curiosamente, não viu nenhum de seus livros publicados em vida. Este livro tem 4 contos de Lovecraft, todos escritos com maestria e detalhismo que parece que o autor esteve naqueles mundos imaginários. Na minha opinião, os três contos finais deste livro, que sequer aparecem no título, são infinitamente melhores. Para quem se interessa em estilo, a narrativa de Lovecraft é extremamente descritiva, riquíssima em detalhes. Tanto que, para aqueles que não curtem o estilo, por vezes o texto corre o risco de se tornar enfadonho. O primeiro conto, por exemplo, Nas montanhas da loucura, é tão longo e tão recheado de detalhes descritivos que eu mesmo não consegui fruir dele tanto quanto poderia. Senti que, neste caso em específico, menos seria um pouquinho mais. O conto, brilhante em sua composição e imaginário, torna-se extremamente cansativo. Os três últimos contos, todavia, convergem o requinte do terror e das descrições mais escabrosas e profícuas que se pode esperar.

Flavia_fernandes 27/03/2020

Razoável, muito descritivo e pouco cativante, parece que você fica esperando o climax que nunca vem.