Nas Montanhas da Loucura

H. P. Lovecraft

Resenhas - Nas Montanhas Da Loucura

Jossi 20/09/2017

Montanhas de adjetivos...
Um livro que já teve pelo menos, umas quatro ou cinco publicações no Brasil. Caracteriza-se por ser um livro completo, ou seja, um romance, o que o diferencia das demais obras de Lovecraft. Este escreveu muito mais contos que romances ou novelas.

Pela sinopse, imagina-se algo parecido com um filme de ficção científica, ao estilo Alien ou similares, ou de expedições que vão ao Ártico ou Antártida em busca de respostas para mistérios sobrenaturais... Mas dessa vez Lovecraft não engrenou! Uma história que tinha tudo para ser a melhor de toda sua produção literária, pela profundidade do tema - aliens, megalópoles antiguíssimas, fósseis de milhões e milhões de anos, espécimes estranhas e um perigo real. E muito atual.
É um livro bom, apenas bom: a leitura não "toma fôlego" ou melhor, fica cansativa, à medida que as descrições exageradas tomam muito tempo e muita paciência do leitor... Além do mais, a adjetivação exagerada é um tormento para quem está acostumado aos estilos do terror moderno.
Apesar de todos os pesares, uma leitura de Lovecraft, por mais que nos desaponte (a nós, leitores do século XXI, tão acostumados a filmes de terror de toda classe e as bizarrices mais hediondas) sempre vale como uma lição de literatura e prova o quanto os escritores norte-americanos e europeus estavam adiantados, em matéria de ficção fantástica, em relação ao resto do mundo. Enquanto Lovecraft arrepiava os leitores do século XIX com suas histórias sobrenaturais, nossos escritores por aqui sequer sonhariam em escrever tais "sonhos loucos".
É bom, não tanto quanto outros contos do autor, mas vale a pena tentar. Há gostos e gostos...

site: http://romance-sobrenatural.blogspot.com.br
Agnaldo Alexandre 20/03/2018minha estante
Bem, essa história é assim, muitos não gostam tanto, muitos amam. Mas os que amam sabem que ele se fecha na história, mas se completa no chamado de Chtutulu (anterior) e a sombra vinda do tempo (posterior). Essas três histórias formam a cosmomonia do Lovecraft.

Mas como você citou, lembra Alien ou mesmo Prometeu (muitos elementos dessas história), mas que esses são inspirados nesta história. Até mesmo Hellboy ou piratas do Caribe tem suas raízes nos contos dele. Enfim, ele foi um caminho para novos rumos. Acredito que o terror moderno está mais baseado no medo ou susto e na náusea causada por certas histórias do que horror, que nas histórias de hoje não surpreende tanto por que já usaram e abusaram das obras dele, e por isso estamos mais acostumados e não é novidade.

pagina_liter 20/03/2018minha estante
Mas gente todo fã de Lovecraft sabe que o diretor e roteirista do tão famoso filme Alien foi baseado nessa novela.
Ou seja essa história não se parece com o filme Alien, mas sim o filme Alien (e alguns outros) foi feito com base nessa história.

Agnaldo Alexandre 23/03/2018minha estante
Mari, mas o diretor Guilhermo dele Toro abandonou o filme que ia fazer sobre nas montanhas da loucura por causa do filme Prometeu por conta de ter elementos iguais.

pagina_liter 24/03/2018minha estante
Já li dois livros onde no prefácio comenta-se que tanto o filme ?O enigma de outro mundo? e ?Alien? foram inspirados em As montanhas da loucura.
Inclusive essa mesma informação está também nessa ultima edição da Darkside do Lovecraft, intitulada de Medo Clássico.

Agnaldo Alexandre 24/03/2018minha estante
Fora o Hellboy com elementos do lovecraft, muitos games e HQs. A abrangência da cultura do terror que ele deixou é incrível. Esse volume do medo classico eu tenho, mas ainda não li. Já li muitos contos do dele em outros livros.

Jossi 25/05/2018minha estante
Mari e Agnaldo: Acredito que sim, grandes produtores atuais de cinema tenham tomado por base os livros de 'horror cósmico' de Lovecraft, porque embora fosse insólito para o século XIX (tanto que o escritor não fez sucesso na sua época, mas após a morte), hoje em dia caíram no gosto popular.
Aliás, na origem de todos os filmes, HQs, games, séries, etc., onde haja um elemento sobrenatural/horror há uma base nos antigos autores clássicos. Como exemplo perfeito, temos "Drácula", de Bram Stoker. Quase todas as produções cinematográficas -- e depois, de séries para TV e games -- sobre vampiros tem como base esse grande sucesso literário. Mas até mesmo o Drácula de Stoker teve OUTRO livro no qual se inspirou: "Carmilla", de Sheridan Le Fanu. Livro esse que traduzi, inclusive e hoje se encontra à venda na Amazon.
Assim, nada SE CRIA, mas toda obra tem que ser original ao 'copiar' ou se basear em outra.
A trilogia ALIEN é maravilhosa, falando nisso... :)

Caique Apolinário | Cappuccino Cast 12/05/2017

Você vai ler algo estupendo, inominável, indescrítivel... Prepare-se...
Você vai ler uma resenha tão inominável, que você não acreditaria se eu te dissesse. Ela explora traços do livro que nunca antes analisaríamos de outra forma, se não fosse pelo o que está escrito aqui. Sua visão de mundo nunca mais será a mesma, e até mesmo agora hesito em mostrar. Porém, está na hora de contar sobre coisas além da imaginação... Confira por sua própria conta e risco.

Vocês notaram o que eu fiz na introdução? Eu fiquei prometendo e prometendo, criando expectativa atrás de expectativa para que você lesse algo com uma esperança alta de ser algo de outro mundo, algo nunca antes pensado. Bom, este tipo de coisa está presente em 90% do livro.

Leia mais resenhas e confira podcast e canal no http://www.bookstimebrasil.com.br

Tudo bem, vamos primeiro falar da estória. Um grupo de exploradores científicos parte do continente americano e vão para as geleiras antárticas para tentarem descobrir fatos sobre a vida daquele gelado território e outras coisas mais. Porém, a exploração debanda para um lado nunca antes explorado pelo ser humano e dão de cara com uma cadeia de montanhas enormes. E praticamente aos pés desta aterrorizadora barreira é descoberta uma caverna que esconde seres nunca antes vistos pela humanidade.

O protagonista é chamado para estar naquele local para se utilizarem de seus conhecimentos geológicos, e ele corre para o local com sua equipe, mas chega tarde demais. O local está devastado e a curiosidade e o senso investigativo os instigam a tentar passar pelas montanhas enormes e tentar desvendar este mistério de uma vez por todas. Entretanto, pior do que isso, será tentar manter a sanidade em meio a este suspense.

O livro é escrito de maneira autobiográfica, relatando as experiências do explorador nesta confusão misteriosa. Mas como o personagem é um homem da ciência, ele é bem descritivo sobre as coisas que encontra e fica prometendo e prometendo sobre descobertas aterrorizantes que isso vai elevando a sua expectativa tremendamente até o seu chocante final. Se analisarmos tudo isso com a perspectiva que temos hoje, o final seria bem decepcionante. Porém, analisando com a mentalidade da época, para homens que não tem grandes exemplos de fantasia e terror em sua cultura, de repente se deparar com o até então inimaginável, é uma experiência que é tudo isso com certeza.

E vemos aqui o começo de influências em questão de roteiros e design que seriam trazidos a vida em outras obras da cultura pop, como explorações que dão errado como a franquia Alien, com King Kong, e monstros com desenhos parecidos como as máquinas de Matrix e os alienígenas de A Chegada.

site: http://www.bookstimebrasil.com.br

Muzi 27/12/2016

Bom, mas muito descritivo
Apesar da história ser interessante e fazer você viajar por uma região obscura e desconhecida da Antártida, o nível de descrição do autor chega em muitos momentos a desanimar.

Foi o livro mais descritivo que já li, lembro de ficar louco para saber o que aconteceu com alguns personagens e o autor enquanto isso descrevendo a dimensão, idade, forma de rochas antigas. Sério, é muito descritivo mesmo!

Se fosse um livro menos descritivo ganharia daria 4 pela história.
Andréia 13/01/2017minha estante
Isso mesmo aff tô até intercalando com outros livros. Essas descrições tá sendo um saco. -_-

Muzi 17/01/2017minha estante
Força ai!

Dany 27/12/2016

Demorou para fluir....
Uma expedição à Antártida, para explorar novos mundos, infelizmente há coisas que não devem ser descobertas.
A expedição inicia-se com o narrador descrevendo todos seus equipamentos e já preparando o leitor avisando que não deveriam ter ido e nem descoberto o que acharam na Antártida, nessas montanhas até então nunca vistas ou exploradas pelos seres humanos.
Nesse continente gelado vários mistérios vão sendo desvendados e mais perigos os exploradores vão correndo.

A narrativa do Lovecraft, para mim, demora para fluir porque ele descreve muito e “Nas Montanhas da Loucura”, temos muitos relatos científicos e biológicos, que na minha opinião achei bem entediante, poderia cortar metade do que foi descrito que o livro iria ser o mesmo para mim, porém com uma leitura mais rápida. Em algumas cenas mais para o final sua narrativa me deu alguns momentos de tensão e horror, e começamos entender porque essas montanhas são da loucura.
Tudo é na perspectiva de um único narrador personagem que vai criando o clima e realmente a tensão acompanha o leitor a medida que o narrador descobre e se apavora com a situação e mistérios revelados.
Encontramos referências de Edgar Allan Poe de um de seus contos que o narrador comenta. E outros personagens de outros livros de Lovecraft são mencionados como Kadath, Cthulhu e o livro Necronomicon. Acredito que lendo antes Cthulhu e Kadath, este livro faça mais sentido.
Nas Montanhas da Loucura encontramos um horror gelado com horror cósmico também.

KADU-BASS 10/10/2016

Montanhas da loucura : mostra uma maturidade na escrita de lovecraft , que antes não tinha presenciado . Pois só 2 li livros deles , contando com este . A progressão da história é bem interessante e bem trabalhada, apesar de alguns momentos achei que o lovecraft , quando a dupla entra na civilização antiga , pode deixar alguns incomodados pela descrição mais detalhada da civilização , mais a mim não incomodou tanto. Em si vale a pena ser lido .

A casa maldita : Nesta história senti como esta é pra você Edgar Allan Poe, legal isso de mostrar a admiração pelo mestre dos mestres . Em si a trama do livro , não achei tão brutal como sonhos da casa bruxa , mas considero dinâmica esta história , muito boa também .

Os sonhos da casa da bruxa : mostra um lovecraft , mais brutal . Adorei esta história , não sei , se já fizeram uma adaptação pro cinema desta história . Acho que ficaria bem legal .

Randolph Carter: Nesta é o verdeiro conto , muito boa .

Este livro é composto de 4 histórias , bem diferentes entre em si . O que me incomoda no lovrecraft , acho que as vezes ele exagera no “marketing” do seu livro Necronomicon . Não li a devida obra . Mas acaba cansando as vezes este exagero .

Diogo 11/09/2016

Nas montanhas do sono
Pode ser bem escrito, pode ser criativo a ponto de ter influenciado vários autores, mas a narrativa chega a ser tão interessante quanto uma visita ao dentista. A falta de diálogos e a repetição exaustiva de descrições e adjetivos tornam a experiência quase insuportável. Talvez no passado fosse mais tragável, mas nos dias de hoje, com as pessoas acostumadas ao dinamismo das histórias modernas, fica difícil.
Jossi 20/09/2017minha estante
É o que pensei! Muitas descrições exaustivas, muita adjetivação, muito lero-lero. Mas era o estilo da época... é como a gente ler IRACEMA, de José de Alencar, ou A ESCRAVA ISAURA de Bernardo Guimarães, pensando que serão iguais aos romances de hoje: não, são chatinhos de ler.
Os estilos são totalmente diferentes de hoje em dia.

Luiz Otávio 07/08/2016

O horror, a loucura e a decepção
A importância de Lovecraft pra cultura mundial é inegável. Tanto para o gênero horror quanto para a ficção científica, ele é um dos maiores nomes e sua influencia ultrapassa a literatura e atinge outras mídias, como cinema e TV. Então, para alguém que ama cinema, literatura e ficção científica, uma empreitada no universo lovecraftiano era questão de tempo. Quando o fiz, através de alguns contos isolados, foi de grande satisfação. Logo, busquei os clássicos do autor e, não sei se foi uma boa ideia, o primeiro escolhido foi essa conhecida obra. Bem, não poderia ter me arrependido mais.

Não entenda errado, a história é realmente boa. O universo de loucura e horror (que quando Lovecraft escreveu essa obra já estava bem estabelecido em sua mente e suas outras obras) está aqui presente, as criaturas são intrigantes e, quando se encerra a leitura e pensa no contexto geral, não tem como não gostar. Mas até chegar ao fim...

O livro começa muito bem, te deixando intrigado na exploração ao antártico e os mistérios envolvidos neste continente que, até os dias de hoje, ainda guarda segredos no nosso imaginário. Mas o seu lento desenvolvimento torna torturante a experiência, o segundo terço do livro principalmente, é desinteressante e excessivamente lento (no popular: acontecem vários e vários nadas), dando vontade de pular alguns parágrafos (o que é bem ofensivo para alguém que realmente adora ler). Sem contar que requer uma bagagem lovecraftiana considerável, pois já são citados diversos elementos de seu universo, o que deixa os não fãs perdidos em diversas páginas.

No geral a leitura é muito monótona. Descrições excessivas que chegam ao ponto que torna tudo desinteressante. Às vezes você se perde em meio aos parágrafos de tantas e tantas informações relacionadas a paredes e pedras sabão, fazendo com que o clima de tensão e horror seja completamente perdido, se dedicando na tentativa (muitas vezes frustrada) de tentar imaginar uma inscrição, gruta ou rocha. Na verdade devo dar os parabéns a todos os fãs de Lovecraft que acompanhavam suas obras sem o advento da internet, pois diversas vezes tive que recorrer a tal ferramenta para poder ver como eram algumas das criaturas citadas.

Ainda vou me aventurar nesse universo gótico tão rico e mitológico quanto é esse construído por H.P.Lovecraft, mas essa primeira grande incursão foi sem sucesso. Espero que Cthulhu esteja de olho e contribua nas próximas empreitadas.

Zeka.Sixx 19/07/2016

Criativo e cansativo
A história é interessante e o autor é bem sucedido na sua tentativa de criar um "clima" - o livro é muito bem escrito. Mas o excesso de termos "científicos" e as longas (põe longas nisso) descrições de todo e qualquer lugar acabam se tornando enfadonhos. O livro tem pouco mais de cem páginas e mesmo assim a leitura se arrastou para mim. Foi meu primeiro contato com Lovecraft, e confesso que foi decepcionante.

Thainá - @osonharliterario 15/06/2016

Uma coletânea recheada de contos ótimos!
Nas Montanhas da Loucura
Em uma expedição à Antártida, o geologista William Dyer e o estudante Danforth presenciaram coisas terríveis e que nunca deveriam ter sido vistas. O impacto foi tão grande em ambos que juraram nunca contar sobre aquelas criaturas para ninguém. Danforth foi o mais atingido por aquelas visões e viu algo a mais que deixou-o traumatizado e que nunca revelou, nem mesmo para o seu companheiro.
Porém, quando é convocada uma nova expedição pela universidade Miskatonic para seguir até as montanhas da loucura, Dyer precisa impedir que essas pessoas corram o perigo de cruzar com tais criaturas, e para isso decide revelar ao mundo sobre o que viu, mesmo que seja quase impossível que acreditem nele.
O conto é narrado em 1º pessoa e há várias citações à obra de Edgar Allan Poe.

A Casa Maldita
O narrador irá nos contar a história de uma casa da rua Benefit Street, em Providence, aparentemente amaldiçoada. Quando era criança, ouviu histórias sobre a tal casa e sua maldição, isso criou nele uma grande curiosidade referente àquela residência.
Ao crescer, dividiu todas essas curiosidades com o seu tio Whipple, que para sua surpresa também tinha um grande interesse por aquele local. Juntos pesquisaram sobre os antigos moradores e o que deveria ter acontecido ali. E juntos decidiram livrar aquele lugar do mal.
Também narrado em 1º pessoa e com referências ao Poe.

Os Sonhos Na Casa da Bruxa
O estudante de matemática Walter Gilman ao descobrir sobre uma lenda local em Arkham, decide pesquisá-la a fundo. Essa lenda fala sobre bruxas, rituais sabá e o quarto plano dimensional. Seu interesse foi tão grande que para aprofundar ainda mais sua pesquisa, foi morar na casa em que a bruxa Keziah Mason residia antes de ser julgada e ainda alugou o mesmo quarto que um dia foi dela (um quarto que o proprietário se recusava a alugar, claro, por motivos óbvios). Histórias dizem que essa bruxa sabia o segredo para o quarto plano dimensional e isso interessou-o ainda mais.
Um dia, Gilman começa a ter sonhos profundamente reais, porém confusos. Ele começa a sonhar com a bruxa Keziah e com um animal parecido com um rato que as pessoas denominavam como Brown Jenkin (um companheiro da velha bruxa). Os sonhos foram ficando mais intensos e outras criaturas estranhas começaram a aparecer. Estaria Gilmam realmente sonhando ou essas criaturas poderiam machucá-lo?
Único conto do livro que é narrado em 3º pessoa.

O Depoimento de Randalph Carter
Carter está sendo pressionado para contar a verdade sobre o que aconteceu com seu amigo Harley Warren. Os dois foram vistos juntos perto de um pântano antes de Harley sumir e nunca mais ser visto. Estava claro que Carter era o principal suspeito. Sua história sobre o ocorrido e do que supostamente teria matado seu amigo não convenceu ninguém. E agora ele terá que contá-la novamente até onde se lembra para convencer as outras pessoas e a nós leitores sobre a coisa que matou Harley.

Eu adorei todos os contos, fica até difícil dizer qual foi o meu preferido. Se fosse para classificar separadamente, eu daria todas as estrelas possíveis para os quatro. É difícil encontrarmos uma coletânea que seja completamente boa, mas digo que agora encontrei. Em todos os contos você sentirá o Lovecraft, a sua essência, a sua escrita e tudo que ele quis passar para nós. Muitas vezes você perceberá conexões entre todos eles e verá que esse universo criado por esse autor é magnífico. Assustador, mas magnífico.

site: http://sonhandoatravesdepalavras.blogspot.com.br

Douglas 15/03/2016

O Terror de Lovecraft
Foi o primeiro contato que eu tive com a obra de Lovecraft.
Tenho Edgar Allan Poe, Stephen King e Neil Gaiman entre meus escritores favoritos e um influenciou e outros são assumidamente influenciados por H. P. Lovecraft, o que aumentou muito a minha curiosidade para com os contos de horror do autor com os anos.

Sempre ouvi dizer que "As Montanhas da Loucura" era um dos melhores contos dele, por isso esta antologia chamou a minha atenção. Começando pelo conto-título, no entanto, houve certa decepção. Este volume reúne quatro contos e "As Montanhas da Loucura" é o maior deles, ocupando quase metade do livro, mas me parece que Lovecraft se tornou megalomaníaco demais ao escreve-lo. Redundante, moroso e científico demais, o conto foi uma péssima experiência primeira com as obras do autor. Não gostei nenhum pouco dele.

Porém, em seguida temos "A Casa Maldita", "Sonhos na casa da Bruxa" e "O Depoimento de Randall Carter", e nestes sim eu pude ver a essencia do horror psicológico tão famosa na reputação de Lovecraft. O não-mostrar e o não-saber proposital em todas as lacunas que ele deixa torna seus contos imersivos e nos dá aquela sensação que todo fã de horror gosta: a dúvida entre continuar lendo e resolver o mistério apesar do medo.

Eu não recomendaria "As Montanhas da Loucura", mas sim os outros contos deste livro.
Agnaldo Alexandre 20/03/2018minha estante
Você precisa ler o chamado de Chtutulu, que mostra uma descoberta anterior, e as sombras vindas do tempo que mostra algo posterior. Um não é continuação do outro, apenas mostra a humanidade descobrindo algo que não podia imaginar, algo que coloca ela em seu devido e minúsculo lugar. Vai gostar.

Douglas 25/03/2018minha estante
Opa, ta na minha lista aquela edição nova da Darkside. Vou ver sim =)

Vitor Silos @vitus_livrus 25/02/2016

Ápice do terror cósmico
Livro com 4 contos do mestre do terror cósmico, encabeçado pelo conto Nas Montanhas da Loucura.
Nas Montanhas da Loucura é tão bem escrito e descrito que acreditamos piamente que tudo é real, Lovecraft nos obriga tão fluidamente a acreditar em tudo que se torna impossivel a dizer o contrário. Todo o histórico dos grandes anciões e outras criaturas é contado de um jeito impressionante com detalhes perfeccionistas. O melhor conto do livro e um dos melhores que já li.
A Casa Maldita é um bom conto, não virei fã da história porque achei tudo muito corrido, 2 séculos de história são contados com muita pressa e acabamos nos perdendo no meio dos nomes. Gostei mas não amei....
O Sonho na Casa da Bruxa é muito bom, esse virei fã. A sensação claustrofóbica e o suspense do que acontece a cada sonho e a cada descoberta ao acordar do personagem cria uma áurea de mistério muito boa, você vai querer saber o que acontece ou aconteceu.
O depoimento de Randolph Carter é um conto tão pequeno mas tão pequeno, que quando você termina de ler fica com vontade de que a historia tivesse sido um pouco maior...mesmo assim gostei bastante.

Rodrigo 21/02/2016

Resenha em canal do youtube
Meu canal, Pelas barbas de Odin realiza reviews de Hqs, filmes e livros, e no link abaixo você encontra o review de Nas montanhas da loucura, um ótimo livro de terror, vindo diretamente da criativa e perturbada mente de H.P.Lovrecraft.

site: https://youtu.be/SzAkFZSR-9M

Marcus 20/12/2015

Se você é impressionável, não leia sozinho
Nem todo texto de Howard Phillips Lovecraft seduz o leitor que se dispõe a conhecer sua obra, que passou por fases bem oníricas. A fim de apreciar melhor as “viagens” do autor, vale começar por um título como Nas montanhas da loucura, publicado em fascículos em revistas populares em 1931.

O livro traz o relato, feito em primeira pessoa, de uma expedição científica à Antártica. Bem ao estilo do autor, é um sobrevivente que relata os resultados da incursão a territórios antes inexplorados, e que, defende o narrador, devem se manter assim para o bem da humanidade.

O tom de alerta se justifica porque os pesquisadores que voaram em direção ao pólo sul se defrontam com montanhas gigantescas, guardiãs de segredos de civilizações que antecederam a humanidade em milhões de anos. Depois que os contatos por rádio silenciam, o narrador vai em busca do local do acampamento, onde encontra morte e destruição em meio a montanhas e construções arquitetônicas titânicas.

A exploração de túneis colossais vai revelando vestígios de civilizações ancestrais. Enquanto a interpretação das obras arquitetônicas e esculturas vai revelando a terrível guerra entre alienígenas que chegaram ao planeta e se dividiram entre o fundo dos oceanos e a terra firme, odores e galerias misteriosas permitem descobrir o trágico destino dos exploradores desaparecidos.

O clima criado pela narrativa de Lovecraft mais do que justifica o fato de tantos autores de livros e filmes se inspirarem livremente em sua obra. No ambiente gelado e desértico das regiões mais remotas do continente antártico, surge boa parte da mitologia criada pelo autor. Criaturas de formas, tamanhos e organismos desconcertantes como Mi-gos, Cthulhu, Celephais e Innsmouth são apresentados ao leitor.

Se você gosta de ficção científica e admira a obra de Lovecraft, não perca mais tempo. Essa história é um deleite. Se você é muito impressionável não deixe para ler Nas montanhas da loucura quando a família inteira viajou e está sozinho em casa.

site: blogbeatnik.blogspot.com