Memórias de Um Amigo Imaginário

Memórias de Um Amigo Imaginário Matthew Dicks

Resenhas - Memórias de Um Amigo Imaginário

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Rafa 22/05/2024

Aaaaa que livro precioso! Os amigos imaginários ajudam tanto as crianças, o que é super comum, tem mães e pais que ficam preocupados, mas é a forma deles lidarem com o mundo. Achei tão incrível o Budo e o Max, o Max então, que criança especial. Eu não esperava mesmo a reviravolta na metade dessa história. Me surpreendeu!
Recomendo muito para mães atípicas ?

Karynie 02/09/2016

comecei a ler esse livro porque não tinha nada para fazer e acabei me apaixonando por ele. aprendi que as vezes você deve deixar de parar de pensar em si mesmo e de ser egoista para o bem de quem você ama.

Edna 18/02/2018

Uma viagem pela mente humana
Memórias de um amigo imaginário
Autor: Matthew Dicks
Max tem 10 anos e é um garoto diferente, com traços de autismo, ele não gosta de ser tocado, ele não sorri nem suporta mudanças, mas é muito inteligente na escola e nem por isso ama menos e cria um amigo imaginário "Budo" que narra a história e ajuda muito Max por saber que ele é diferente.
Budo é um amigo imaginário já com seis anos coisa rara na existência dos amigos imaginários já que a maioria das crianças criam eles em momentos de solidão e ou fragilidade e por isso quase sempre os tornam temporários, ele tem contato com outros amigos da imaginação de outras crianças e as vê desaparecer e muito comum nos leitos de hospitais porque quando seus donos se vão, ou quando são esquecidos, eles desaparecem e vamos chorar litros com Budo nessas horas.
Com personagens maravilhosos como a Profa.Gosk e com alguns vilões dos quais Max será vítima até mesmo de um rapto. que fará nosso Budo correr em busca de ajuda para salvá-lo porque ninguém faz a mínima ideia de onde está Max.
O livro inicia ingênuo como o título e se vê dentro de abordagens como Justiça, Educação, respeito às diferenças, e com uma profunda viagem à mente humana que desde criança e não diverge muito da mentalidade humana, mas com uma complexidade a mais e muitas vezes desnecessárias.
O adulto não quer só o que ele sonhou, ele deseja o sonho do outro e se contradiz, consequentemente não encontrará satisfação plena.
Enquanto você acredita em um sonho e alimenta, ele existirá.
Citação:
1."Quero muito dizer Adeus.... espero que as minhas lágrimas digam tudo por mim."

Uma delícia de livro que te fará viajar ao passado e alguns não tão distante e o tocará muito mas muito mesmo.
Citação:
2."Mas você tem que ser a pessoa mais corajosa do mundo para sair todos os dias sendo você mesmo, quando ninguém gosta de quem você é."
5/5

Desireé (@UpLiterario) 07/05/2017

A beleza e ingenuidade da infância, como você nunca leu antes. (@UpLiterário)
Este é um livro especial em vários sentidos. Primeiro, porque vai te levar de volta àquela época mágica chamada “infância”. Depois, vai te relembrar daquele seu amigo querido que esteve com você quando ninguém mais esteve - imaginário ou não, ele pode ter sido o seu primeiro amigo, e não tem nada de errado nisso.

Por fim, o livro vai tratar de temas sérios e preocupantes, mas com uma narrativa tão leve, delicada, gentil e por vezes, ingênua, que vai ser impossível não se divertir com as situações e as aventuras de Budo e Max.
Budo é o amigo imaginário de Max, um garotinho de dez anos nada comum. Max tem dificuldade de se relacionar com os outros, carrega uma série de “manias” e vive em um mundo à parte. Com traços característicos de Asperger ou talvez um leve grau de autismo (não sou especialista nisso, gente, estou só supondo), Budo sabe que seu amigo não é como as outras crianças e por isso tenta sempre ajudá-lo com os problemas do dia-a-dia.
Até que algo acontece, colocando a vida de Max em perigo e apenas Budo poderá ajudá-lo.
" 'Superar o problema' significa que os pais dele [de Max] não descobriram o que fazer, por isso não fizeram nada além de cultivar a esperança de que as coisas tivessem mudado só porque Max estava mais alto e usando tênis maiores".
"Talvez cada um de nós seja o demônio de alguém. [...] Talvez até mesmo você e eu."
A ingenuidade e a inteligência de Budo são os traços marcantes do livro, dando à narrativa um tom cômico e divertido. A história flui pelas páginas com graça e agilidade e em instantes você é sugado para dentro do incrível mundo dos amigos imaginários e é impossível não acreditar que vários deles estão soltos por aí, curiosos e atentos ao seus amigos reais.
Uma leitura incrível para ler e reler. Recomendadíssimo!

site: www.instagram.com/upliterario

Sabrina 30/09/2016

Uma estrela pra um livro que tem boas ideias, porém mal executadas. Livro com furos lógicos, encheção de linguiça e confusão por parte do autor quanto a quem é seu público-alvo. E gente, pelo amor de deus, revisão pra que, né?

Bia 18/04/2013

Uma história sobre amizade, mas também sobre uma pessoa insegura e um menino com personalidade excêntrica. Um livro enjoativo e as vezes cansativo, mas com uma lição sobre ser amigo e ajudar independente do que aconteça. o livro começa um pouco parado, tem seu ápice quase no final e acaba com aquela sensação de poderia ter mais um pouco.
Apesar disso, gostei de como as coisas acabaram.

Lu 12/02/2013

Memórias: a única coisa de Budo que tocou o mundo.
Esse é um daqueles livros escritos tanto para crianças, quanto para adultos, que sempre vêm acompanhados com o desafio de agradar ambos os públicos. Há nele a inocência de um amigo imaginário que pensa como uma criança (ele foi, afinal, criado por uma criança), e que por isso vê o mundo de uma maneira muito mais simples do que a maioria das pessoas. Porque, no fim das contas, nem sempre os problemas dos adultos são tão grandes quanto eles querem fazer parecer que são. A história, entretanto, é cheia de peculiaridades e dores que apenas alguém com alguma experiência entende por completo. Por exemplo, Max, o amigo de Budo, possui características que identifiquei como da Síndrome de Asperger (não podemos ter absoluta certeza porque Budo não sabe sobre o autismo e não fala diretamente dele) e presenciamos, juntamente com Budo, o impacto que isso tem na vida daqueles que cercam Max.
A linguagem é simples, algumas ideias tendem a se repetir seguindo o fluxo de pensamento de Budo e as percepções de mundo do livro são, em sua maioria, bem infantis. Essas são características do livro que tanto me encantaram quanto me irritaram, dependendo do momento. Posso dizer, entretanto, que a leitura valeu a pena, porque me proporcionou um contato com um mundo que para mim nunca existiu: o mundo dos amigos imaginários. Nesse mundo, a angústia de não ser notado por ninguém além de seu amigo humano e de não poder mover nada no mundo "real" é constante. De página em página, eu me senti cada vez mais imaginária. Por alguns momentos, posso dizer que Budo me inventou e me colocou ali, seguindo seus passos conforme ele seguia os de Max.
Em resumo, é um livro lindo e simples. O único defeito que realmente me incomodou foi o modo como o autor prolongou demais certos momentos, fazendo o mistério ir longe demais e colocando coisas que só atrasavam a resolução deste. Também devo alertá-los de que a revisão da editora não foi lá muito boa, de modo que vocês encontrarão alguns erros no decorrer do livro. Em 'Memórias de um amigo imaginário' vocês encontrarão o relato de uma grande amizade que se passa no frágil mundo das crianças, com questionamentos que todos fazemos e às vezes esquecemos de responder. Não recomendo o livro para quem gosta apenas de romances românticos, grandes histórias de mistério ou reflexões mais profundas. Como já disse, o livro é simples, basta saber (e querer) apreciar tal simplicidade.

Nati 22/04/2013

Não é só um livro de historia,mas um livro que informa o comportamento de uma criança diferente sem ser chato,sem ser tecnico,é uma historia apaixonante,uma aventura e uma lição.

juliasstupid 22/10/2022

meu livro favorito.
Há pelo menos 2 anos que li esse livro. Já tive várias outras experiências que me prenderam e me encantaram. Mas nunca como esse livro fez.

A história é sobre um amigo imaginário; Budo. Ele é simplesmente o personagem mais apaixonante do livro. Suas visões de mundo, suas experiências com outros amigos imaginários. É tudo incrível.

Se eu pudesse recomendar um livro para que o mundo inteiro lesse, Memórias de um amigo imaginário com certeza seria o livro escolhido.

Ele mudou minha forma de ver e viver as coisas. Foi cativante do início ao fim e com afinco eu posso afirmar que foi o melhor livro que já li em toda minha vida.

Pamela V 02/11/2013

Pan

É narrado pelo amigo imaginário de Max, o Budo, ele consegue ver e falar com outros amigos imaginários também.
Budo parece ter um complexo de inexistencia, está sempre querendo ser real, tem medo de simplesmente desaparecer, de sentir dor, de Max crescer, que ele indo embora ninguém lembrará dele e por muitas vezes Budo só pensa em salvar a si mesmo.

Quando Max some o único que viu tudo foi budo, e este que sempre foi mais inteligente que o restante, não conseguiu fazer nada de inicio.

Apartir dai tem muita enrolação na história, muita coisa poderia ter sido cortada e outras acrescentada.

Todo mundo fica dias sem saber de nada, ninguém se comunicam com Budo,levou mais de uma hora para a própria prof. se dar conta que Max não estava na sala e nem no prédio.

A Sra. Ruth Patterson é paraprofessora, Max nunca foi diagnosticado como autista ou com outro tipo de necessidade especial, mas aparenta ter uma.
A única que notou isso foi a prof. Ruth, mas não disse nada.
Os pais de Max nunca conheceram esta prof. Ruth e toda a sexta Max tem aulas com ela no centro de aprendizagem.

O mais incrível é a Sra. Patterson conseguir ficar doente sempre no mesmo dia e a diretora aceitar isso.
A policia começa a investigar o desaparecimento dele, e logo se confirma que foi uma pessoa próxima que o levou.
A policia também pode ter até desconfiado de Ruth, que coincidentemente não estava lá na hora do desaparecimento, não mostrou uma investigação mais aprofundada nisso, e mesmo que fossem até a casa dela não iriam encontrá-lo.

Então Budo começa a sua busca em ir até Max e trazê-lo de volta a família com ajuda dos amigos imaginários.
Não gostei do rumo que se deu a história.
Finalmente Max conseguiu fugir, se salvar, com a ajuda de Budo (que ninguém mais sabe) a policia apareceu, mas não aconteceu mais nada.

Terminou bruscamente e o autor nem disse o por que - com todas as letras - dela ter feito isso com Max e tudo continua como antes.
A história é bem interessante, mostra como os pais podem ser muito negligentes, e muitos negam que os filhos tenham um problema.
E Budo acaba descobrindo o que acontece quando os amigos imaginários somem.

Carolina165 01/08/2020

MARAVILHOSO E ÚNICO!!! Vai ficar para sempre no meu coração.
Esse livro não é nada infantil. Apesar da narrativa de Budo ter uma linguagem singela, que pode soar infantil à primeira vista, este livro é muito mais profundo do que se possa imaginar, e tem um suspense de tirar o fôlego.

Budo é um personagem maravilhoso, um dos melhores que já vi. Os pensamentos e as falas dele são muito espirituosos e de muita sabedoria. Ele tem umas sacadas ótimas. Me apeguei muito à Budo e ele acabou se tornando meu amigo também.

Foi tão maravilhoso ler esse livro! Que livro magnífico é esse!!!
Que história linda e arrebatadora!!! E que final emocionante!!! Estou me debulhando em lágrimas!!!

O que torna este livro tão especial para mim é que é necessário ter uma certa sensibilidade para poder interpretar seus múltiplos significados.

Me emocionei muito com esse livro. É de aquecer e partir o coração ao mesmo tempo. Favorito para sempre.

Abaixo transcrevo alguns trechos que gostei muito:

"O mundo pode ser tão complicado para Max! Mesmo quando ele consegue fazer algo do jeito certo, tudo pode dar errado". Pág. 11

"Eu passo a maior parte do dia com ele e vejo como Max é diferente das outras crianças da escola. Ele mora no seu interior e as outras crianças vivem no mundo exterior. É isso o que o torna tão diferente. Max não tem um lado exterior. Está tudo preso dentro dele". Pág. 26

"Como tem muita coisa acontecendo dentro do Max o tempo todo, ele não se preocupa muito com o que está acontecendo do lado de fora. É isso que as pessoas não entendem". Pág. 20

"Monstros são sempre ruins, mas monstros que não andam nem falam como monstros são os piores". Pág. 212

"- Você sabe o que eu mais gosto do Max? [...]
- Não [...] Eu não conheço Max.
- O que eu mais gosto no Max é que ele é muito corajoso.
- O que ele fez de corajoso?
- Não é somente uma única coisa - eu digo. - É tudo o que ele faz. Max não é igual a nenhuma outra pessoa no mundo. As crianças zombam dele por ser diferente. A mãe dele tenta transformá-lo em um garoto diferente e o pai o trata como se Max fosse outro garoto. Até os professores o tratam diferente, e nem sempre são gentis. Até mesmo a professora Gosk. Ela é perfeita, mas mesmo assim, ela também trata Max de forma diferente. Ninguém o trata como um garoto comum, mas todos querem que ele seja um garoto como os outros ao invés de ser ele próprio. E mesmo com tudo isso, Max ainda levanta da cama pela manhã e vai para a escola, para o parque e até mesmo para a parada do ônibus.
- E isso é ser corajoso? [...]
- É ser o mais corajoso de todos - respondo". Pág. 350

"- Mas você tem de ser a pessoa mais corajosa do mundo para sair todos os dias sendo você mesmo, quando ninguém gosta de quem você é". Pág. 350

"Talvez todos os demônios pareçam normais [...] E por isso é que eles conseguem ser tão malvados". Pág. 367

Kymhy 11/04/2018

Memórias de Um Amigo Imaginário - Matthew Dicks
Budo é o amigo imaginário de Max e ajuda nosso garotinho no seu dia a dia. Porém quando Max é sequestrado, Budo terá que fazer tudo sozinho para encontrá-lo e levá-lo de volta em segurança para seus pais.

site: https://gatoletrado.com.br/site/resenha-memorias-de-um-amigo-imaginario-matthew-dicks/

Lorrane Fortunato 09/06/2016

Não Resenha: Memórias de Um Amigo Imaginário / Dreams & Books
Em maio em fiquei uns dias doente. Num desses dias eu estava no hospital, como ia demorar uma vida lá, peguei esse livro que tenho em e-book no celular e comecei a ler.

Eu não esperava muito de Memórias de Um Amigo Imaginário, só queria algo pra me distrair e o tempo passar mais rápido. Mas, uau que surpresa tive com esse livro!

Eu sempre fui meio cética e nunca tive um amigo imaginário, então, não entendia muito essa relação. Mas, a medida que ia lendo o livro, fui desejando voltar no passado e poder criar um amigo imaginário para a Lorrane criança. A história é muito incrível e não pense que é só baboseira ou é um livro muito infantil.

Todo o livro é narrado por Budo, um amigo imaginário. Ele aborda o autismo, (que é um assunto que gosto muito de ler sobre. Já até resenhei dois livros sobre isso aqui que são Passarinha e Tudo Menos "Normal"), e até tem um pouco de suspense.

O livro me surpreendeu em muitos aspectos. E entrou pra minha lista de favoritos! Vocês têm noção do que é chorar por causa da "morte" de um amigo imaginário? Pois, é. Eu recomendo muito!

E não resisti e acabei comprando a versão física. Precisava tê-lo na minha estante!

site: www.dreamsandbooks.com

Bela 16/01/2015

Memórias de Um Amigo Imaginário. Autor: Matthew Dicks. Editora ID. Páginas: 432.

Peguei esse livro para ler sem saber exatamente o que iria encontrar porque não tinha lido nem a sinopse, mas o título já diz muita coisa e é isso mesmo que ele conta, memórias de um amigo imaginário.

Budo é o amigo imaginário de Max, um menino de 9 anos e ele já existe há 5 anos, tempo demais para um amigo imaginário existir. Max é a única pessoa que consegue ver e falar com Budo, além de outros amigos imaginários. Mas Max não é um garoto normal, apesar de nenhum momento ser dito com essas palavras, logo percebi que Max é autista, porque ele não gosta de ser tocado e de interagir com outras pessoas, nem mesmo gosta de abraçar e beijar seus pais, detesta mudanças, por mais simples que elas sejam e é um menino muito inteligente.

"Monstros são sempre ruins, mas monstros que não andam nem falam como monstros são os piores."

O livro é narrado por Budo que apesar de amar Max, as vezes é um pouco egoísta e teme o momento em que deixará de existir, apesar de saber que isso significará que Max está crescendo, o que é uma coisa boa. Budo é mais maduro que Max e entende coisas que ele não entende, mas vive de acordo com os limites que Max imaginou para ele. Por ser tão ingenuo Max acaba sofrendo com a pena ou a maldade de algumas crianças de sua escola, o que só faz com que ele queira se manter ainda mais afastado delas. Eles precisam um do outro e Budo está sempre pronto para ajudar o seu amigo. É fácil gostar dos dois e torcer por eles, a história é simples e original, adorei.

"-Mas você tem que ser a pessoa mais corajosa do mundo para sair todos os dias sendo você mesmo, quando ninguém gosta de quem você é- explico eu.- Eu nunca conseguiria ser assim tão corajoso como Max."

A narração de Budo é um pouco repetitiva, mas isso não faz o livro se arrastar, apenas mostra que o narrador é um ser infantil. E as vezes eu me pegava pensando se Budo não era mesmo real, Matthew brinca muito com isso, o real e o imaginário, e, a linha que separa os dois algumas vezes fica quase invisível. O livro me conquistou e me deixou bastante curiosa, logo que identifiquei o autismo, fiquei pensando no que poderia acontecer e quando aconteceu fica louca para saber como tudo iria se desenrolar. , #Recomendadíssimo

"Eles brigam porque são grandes. Adultos gostam de discutir."

site: http://coisasdebelaa.blogspot.com.br/

1 | 2 | 3 | 4 | 5