Memórias de Um Amigo Imaginário

Resenhas - Memórias de Um Amigo Imaginário

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Sherlei 13/02/2021

LIndo, Maravilhoso e Emocionante
A coisa que mais amo sobre ter comprado esse livro em uma livraria de usados, é não ter conhecimento algum sobre ele, apenas comprei e li. Foi uma das melhores leituras que já fiz, a narração te prende e ao longo da estória são diversos sentimentos, me apeguei tanto ao Budo que temos empatia com seus temor pelo "e depois...?". E esse final foi o melhor de todos, superou qualquer expectativa que eu tivesse, se é que eu sabia o que esperar. Simplesmente é algo que recomendo a qualquer pessoa que peça uma indicação.

Lê Vieira 19/02/2015

Sabe quando você escolhe um livro com a intenção de ter apenas uma distração, mas que logo no início você começa a perceber que a história vai te envolver muito mais do que o esperado? Eu passei por isso ao ler este livro. Ainda não sei como pude esperar algo tão pequeno de um livro tão bom.

"Não entendo por que todos pensam que Max é um menino complicado. Ele só não gosta de gente da mesma forma que as outras crianças gostam. Ele gosta das pessoas, porém de uma maneira diferente. Ele gosta de gente, mas bem longe. Quanto mais afastado alguém ficar de Max, mais ele vai gostar dessa pessoa."

Max é uma criança um pouco diferente dos demais. Ao contrário dos outros meninos de sua idade, ele prefere viver em seu próprio "mundo". Não gosta de interagir com os outros, possui suas manias que não podem ser mudadas e não suporta que o toquem. Porém ele tem algo em comum com bom parte das crianças, um amigo imaginário.

"Estou ligado ao Max da mesma maneira que um astronauta está unido à sua espaçonave por cabos. Se a espaçonave explodir e o astronauta morrer, isso não significa que ele era imaginário. Apenas que seu suporte vital foi cortado."

Nunca tive amigos imaginários, acho que nunca precisei deste tipo de refúgio e acredito que por isso acabei me apegando tanto ao Budo, um amigo imaginário "vivo" há muito mais tempo que a grande maioria.

O livro é todo narrado pelo ponto de vista do amigo imaginário e isto me deixou fascinada. O autor conseguiu desenvolver uma narrativa que me envolveu, além de ter criado personagens interessantes e cativantes. Eu me vi em diversos momentos querendo dizer pro Budo o que deveria ser feito, como ele poderia resolver alguns problemas e assim ajudar Max, mas o autor foi tão brilhante que ele desenvolveu a história de uma forma tão sensível e inteligente, que fiquei feliz com o desenrolar dos fatos.

A história me deixou feliz, triste, surpresa, angustiada e querendo sair por aí para ajudar o Max. Não sei como descrever tudo o que passei enquanto lia cada capítulo novo. O final do livro me deixou sem fôlego, jamais imaginaria que aquele menininho poderia evoluir tanto, muito menos que o seu amigo imaginário faria sacrifícios tão grandes pensando no bem estar do garoto.

site: http://www.confraria-cultural.com/2014/12/resenha-memorias-de-um-amigo-imaginario.html

Max. 23/04/2022

MANO, SOCORRO
Que. Livro. Incrível.
Quase chorei, socorro...
Sério, que livro espetacular, o livro é narrado pelo Budo, o amigo imaginário do Max, e o jeito que ele conta a história é simplesmente encantador e viciante, o final desse livro é muito bom... Não sei se rio ou se choro KKKKKKKKKKKKKKKK
(Acho que vou chorar)
Super recomendo!!!

KaelanyS 14/03/2023

Adorei
Eu fiquei presa nesse livro, demorei pra começar a ler pra valer. Mas quando comecei li em 3 dias. Adorei como a história se desenvolveu, fiquei feliz com o final, apesar de uma certa coisa que só quem ler vai entender. Mas gostei bastante, super recomendo.

mafer 09/03/2014

Favoritadíssimo! Livro tocante, inteligente, criativo. É uma pena realmente ter tantos erros ortográficos. O início do livro te ambienta no mundo do menino que é autista e até aí eu poderia ler infinitas páginas sobre o dia a dia dele, sem que ocorresse nada de especial, e não me cansar. Mas já depois da metade do livro acontece algo diferente e aí que a coisa começa a ficar boa.

Rafa 22/05/2024

Aaaaa que livro precioso! Os amigos imaginários ajudam tanto as crianças, o que é super comum, tem mães e pais que ficam preocupados, mas é a forma deles lidarem com o mundo. Achei tão incrível o Budo e o Max, o Max então, que criança especial. Eu não esperava mesmo a reviravolta na metade dessa história. Me surpreendeu!
Recomendo muito para mães atípicas ?

Edna 18/02/2018

Uma viagem pela mente humana
Memórias de um amigo imaginário
Autor: Matthew Dicks
Max tem 10 anos e é um garoto diferente, com traços de autismo, ele não gosta de ser tocado, ele não sorri nem suporta mudanças, mas é muito inteligente na escola e nem por isso ama menos e cria um amigo imaginário "Budo" que narra a história e ajuda muito Max por saber que ele é diferente.
Budo é um amigo imaginário já com seis anos coisa rara na existência dos amigos imaginários já que a maioria das crianças criam eles em momentos de solidão e ou fragilidade e por isso quase sempre os tornam temporários, ele tem contato com outros amigos da imaginação de outras crianças e as vê desaparecer e muito comum nos leitos de hospitais porque quando seus donos se vão, ou quando são esquecidos, eles desaparecem e vamos chorar litros com Budo nessas horas.
Com personagens maravilhosos como a Profa.Gosk e com alguns vilões dos quais Max será vítima até mesmo de um rapto. que fará nosso Budo correr em busca de ajuda para salvá-lo porque ninguém faz a mínima ideia de onde está Max.
O livro inicia ingênuo como o título e se vê dentro de abordagens como Justiça, Educação, respeito às diferenças, e com uma profunda viagem à mente humana que desde criança e não diverge muito da mentalidade humana, mas com uma complexidade a mais e muitas vezes desnecessárias.
O adulto não quer só o que ele sonhou, ele deseja o sonho do outro e se contradiz, consequentemente não encontrará satisfação plena.
Enquanto você acredita em um sonho e alimenta, ele existirá.
Citação:
1."Quero muito dizer Adeus.... espero que as minhas lágrimas digam tudo por mim."

Uma delícia de livro que te fará viajar ao passado e alguns não tão distante e o tocará muito mas muito mesmo.
Citação:
2."Mas você tem que ser a pessoa mais corajosa do mundo para sair todos os dias sendo você mesmo, quando ninguém gosta de quem você é."
5/5

Desireé (@UpLiterario) 07/05/2017

A beleza e ingenuidade da infância, como você nunca leu antes. (@UpLiterário)
Este é um livro especial em vários sentidos. Primeiro, porque vai te levar de volta àquela época mágica chamada “infância”. Depois, vai te relembrar daquele seu amigo querido que esteve com você quando ninguém mais esteve - imaginário ou não, ele pode ter sido o seu primeiro amigo, e não tem nada de errado nisso.

Por fim, o livro vai tratar de temas sérios e preocupantes, mas com uma narrativa tão leve, delicada, gentil e por vezes, ingênua, que vai ser impossível não se divertir com as situações e as aventuras de Budo e Max.
Budo é o amigo imaginário de Max, um garotinho de dez anos nada comum. Max tem dificuldade de se relacionar com os outros, carrega uma série de “manias” e vive em um mundo à parte. Com traços característicos de Asperger ou talvez um leve grau de autismo (não sou especialista nisso, gente, estou só supondo), Budo sabe que seu amigo não é como as outras crianças e por isso tenta sempre ajudá-lo com os problemas do dia-a-dia.
Até que algo acontece, colocando a vida de Max em perigo e apenas Budo poderá ajudá-lo.
" 'Superar o problema' significa que os pais dele [de Max] não descobriram o que fazer, por isso não fizeram nada além de cultivar a esperança de que as coisas tivessem mudado só porque Max estava mais alto e usando tênis maiores".
"Talvez cada um de nós seja o demônio de alguém. [...] Talvez até mesmo você e eu."
A ingenuidade e a inteligência de Budo são os traços marcantes do livro, dando à narrativa um tom cômico e divertido. A história flui pelas páginas com graça e agilidade e em instantes você é sugado para dentro do incrível mundo dos amigos imaginários e é impossível não acreditar que vários deles estão soltos por aí, curiosos e atentos ao seus amigos reais.
Uma leitura incrível para ler e reler. Recomendadíssimo!

site: www.instagram.com/upliterario

Kamilla 08/11/2016

Simplesmente maravilhoso!
Max é um garoto diferente dos outros, que vive no mundinho particular dele, não gosta de abraços e beijos, de interagir com outras crianças e nem nada do tipo. O livro não nos diz de fato o que o Max tem, mas pelos comportamentos nos dá a entender que ele é um menino autista. E como ele não brinca com outras crianças e sempre fica em dúvida, por exemplo nunca sabe o que escolher as coisas, pra ajudar ele nisso, ele criou um amigo imaginário, o Budo. No entanto pra ele, obviamente, o Budo é real (e pra mim também ❤)

Tudo acontecia normalmente na vida do Max (e Budo), exceto que ele estava conversando muito com a Sr. Patterson, que é uma professora da escola deles. E não contava ao Budo o quê. Até que um dia, numa sexta-feira o Max some.

E só o Budo sabe quem sequestrou o Max, ninguém mais.
"Eu sou o Budo e o Max é o meu amigo, e sempre houve apenas uma coisa a fazer: a coisa certa"
Vocês já devem imaginar pela meu resumo quem sequestrou o Max, é uma das coisas que ficamos sabendo no inicio do livro. O importante em si não é isso, mas o que isso acarreta na vida do Max, queria poder comentar mais sobre, no entanto não farei porque sei que soltarei spoiler.

"Monstros são sempre ruins, mas monstros que não andam nem falam como monstros são os piores."

O livro é todo narrado em primeira pessoa pelo próprio Budo e isso foi uma sacada maravilhosa do autor, pois conseguimos visualizar várias coisas, como os pais do Max, os professores, colegas do Max, dentre outros. Há algumas partes que o Budo se mostra um pouco egoísta, pensando nele, porque como ele é imaginário quando o Max se esquecer dele, ele sumirá. E ele não quer sumir, ele tem muito que isso aconteça. Mas ele aprende, pessoas... ah, ele aprende...

Esse livro tem uma ideia bem bacana, uma capa mais bacana ainda, mas é bem mais que isso. Ele tem uma história encantadora, que emociona o leitor (sim, eu chorei muito com o final), que nos deixa aflitos, indignados, apaixonados e querendo ter um amigo imaginário.

Ainda sobre a fantasia e realidade elas são tão críveis que surpreende o leitor, não existe só o Budo de amigo imaginário na história do autor, no decorrer da leitura conhecemos vários, alguns inclusive são de suma importância para história e cada um tem sua peculiaridade. Por exemplo, existe o Oswald, o gigante, que é o amigo imaginário mais alto que o Budo já viu e que é amigo de um adulto e o único que consegue tocar e apertar em objetos "reais". No entanto, em momento nenhum no decorrer da leitura eu fiquei com impressão que estava lendo uma fantasia, algo irreal, mas sim algo normal, como se fosse realidade. Um pouco confuso isso? doido? Não sei, sinceramente, mas o autor nos colocou tudo de tal forma que nos jogamos na leitura e esquecemos do mundo.

Sobre os personagens: O Max em si é encantador, com o jeitinho singular dele nos cativa e nos faz torcer por ele. O Budo é incrível, quero muito um amigo imaginário que nem ele! Os pais do Max são amorosos, não entendem bem o filho, mas o amam incondicionalmente.

Sobre capa/diagramação: A capa é linda, no entanto encontrei alguns errinhos no decorrer da leitura, mas nada que me fizesse largá-la (do jeito que o livro me fisgou, ia ser difícil mesmo haha). O espaçamento da fonte é ideal e a fonte não é de um tamanho agradável pra ler.

Comentário final: Sei que a minha resenha não faz jus ao livro, porque ele é muito bom. Então se tiverem oportunidade de lerem esse livro, façam. Porque vocês vão adorar!

site: http://www.lendoeapreciando.com/2015/08/resenha-memorias-de-um-amigo-imaginario.html
Will 05/01/2018minha estante
sua resenha está ótima muito bem desenvolvida só acho q vc falou muita da história fazendo com quem nn leu ainda (eu msm) nn ter aql supresa com os acontecimentos, desculpa se fui muito crítico nn foi minha intenção. Mas queria saber se a fonte da qual vc falou é pequena demais ou é grande? pq nn sou muito fã d fonte pequena ... míope sabe

Kamilla 05/01/2018minha estante
Oi Will! Não falei nada demais da trama, pode ficar tranquilo, o livro é muito mais do que eu falei. Você vai adorar a leitura! Sou míope também e senti um pouco desconforto durante a leitura pq é um pouco pequena, mas dá pra ler numa boa.

Will 06/01/2018minha estante
aaah ok obg esclareceu minhas dúvidas

Sabrina 30/09/2016

Uma estrela pra um livro que tem boas ideias, porém mal executadas. Livro com furos lógicos, encheção de linguiça e confusão por parte do autor quanto a quem é seu público-alvo. E gente, pelo amor de deus, revisão pra que, né?

Karynie 02/09/2016

comecei a ler esse livro porque não tinha nada para fazer e acabei me apaixonando por ele. aprendi que as vezes você deve deixar de parar de pensar em si mesmo e de ser egoista para o bem de quem você ama.

Mali 28/03/2016

Lindo!
"Memórias de um amigo imaginário" é, sem dúvidas, um dos melhores livros que já li na vida! É diferente de tudo o que existe no mundo literário, e com certeza é uma pérola em forma de livro que todos os leitores deveriam ter a oportunidade de conhecer. Me surpreendi positivamente com a história, e meus feelings foram, definitivamente, afetados com a leitura.
A obra mostra a história de Max, um menino diferente dos demais, com suas peculiaridades e maneiras de enxergar o mundo, do ponto de vista de Budo, seu amigo imaginário. Budo foi imaginado por Max quando ele tinha uns 3 ou 4 anos, quase com a aparência de um humano e mais velho do que ele. E, para a sorte de Budo, ele existe até hoje... há quase 5 anos (praticamente um recorde no mundo dos amigos imaginários).
Budo é super fiel ao Max, sempre o ajudando com suas "dificuldades" e coisas indesejáveis que surgem pelo caminho. No início da história, ele vai contando alguns acontecimentos da vida dele e de Max, o que faz o leitor se familiarizar com eles e os outros personagens: a sra. Gosk, professora do Max, os pais dele, os funcionários do posto de gasolina que Budo visita às vezes, entre outros. Esse início fez com que eu criasse um sentimento bom por todos... menos pela sra. Patterson.
Desde que a conheceu, Budo não gostou dela. Até então, ele não sabia o porquê, mas algo nela o intrigava. A sra. Patterson é uma professora auxiliar do Max e, já que Budo não gosta dela, comecei a odiá-la sem motivo também... até certo dia.
Um dia, anterior a esse "dia D", Max disse a Budo que a sra. Patterson havia contado um segredo a ele, e disse que não contaria a ninguém por motivos de: era o primeiro segredo que alguém lhe contava (a partir daí já comecei a desejar a morte dessa professorinha). E então, em uma sexta-feira (a sra. Patterson não costuma ir à escola às sextas-feiras), Max pediu a Budo que o esperasse enquanto fosse ao estacionamento, ou um lugar próximo, da escola para fazer uma certa coisa. Aí ele esperou. E viu uma coisa horrível, perigosa e que ameaçava Max... mas era tarde demais.
Ou não.
E, gente, eu realmente não posso contar nada a partir daí, pois seria um mega mega mega spoiler de mau gosto. Na contracapa do livro o autor, creio eu, pede para o possível leitor folhear as páginas 142/143, que é onde ocorre o que eu contei em parte. Eu não li, e acho que isso foi muito melhor pra minha leitura do que se eu tivesse lido, pois foi uma surpresa enorme pra mim e que me impediu de parar de ler o livro até a última palavra... então, se alguém aqui possuir o livro e quiser ler o que acontece, leia... mas não aconselho não.
Mas, enfim, vamos agora aos meus inúmeros elogios: esse livro é realmente sensacional, eu desejei e comprei ele pela capa, mas o conteúdo é surpreendente e fez com que eu me apaixonasse pelo exemplar como um todo. No início a história é ótima SIM, mas demora um pouquinho pro autor te prender na leitura. Eu adorei o Budo, as memórias dele, e tudo o mais o que foi passado no livro. Conta a história de uma criança e de um amigo imaginário, mas de infantil ela não tem nadica de nada. Muito menos as lições que ela traz. Budo narra tudo com muita serenidade, e como Max o imaginou mais velho do que ele, o ponto de vista dele é quase como o de um adulto.

Leia a resenha completa no blog:

site: http://doprefacioaoepilogo.blogspot.com.br/2016/03/resenha-memorias-de-um-amigo-imaginario.html

Vitória. 30/09/2013

Cativante!!!
O livro realmente é cativante, e comovente, demorei a me adaptar ao mundo real depois que o terminei, Max virou meu irmão, e Budo meu amigo.
O livro conta a história de Max, um garoto muito diferente que tem um amigo imaginario ( que existe ) chamado Budo, mas o caso é ; todos os amigos imaginários existem, mas duram pouco tempo já que as crianças os esquecem, mas Budo é diferente ele já existe há 5 anos e conhece Max bem melhor que seus pais, porém um dia Max entra em um grande perigo e o unico que poderá salva-lô é Budo.
A história da reviravoltas mirabolantes, ( o que eu amo),e fala muito sobre o universo as vezes triste ( existe uma parte em que ele vai a um hospital infantil), e as vezes afetuoso e imaginários das crianças.

Deza 12/06/2023

Por onde eu começo? Esse livro tem tantas nuances. Se eu quisesse falar sobre crescimento poderia, se quisesse falar sobre egoísmo, amadurecimento, amor, respeito, medo, ansiedade, traumas... Tudo isso e ainda assim, muito mais. Acompanhar Budo foi fantástico, assim como acompanhar Max sobre os olhos de Budo ou os outros amigos temporários.
Como você agiria entre salvar quem vc ama e deixar de existir ou não salvar quem vc ama e continuar existindo? Eu nunca imaginei que o medo pudesse desencadear tantos sentimientos. Nunca imaginei que o amor poderia ser tão lindo e egoísta.
"Eu não quero viver mais por mim. Quero viver por Max"
"Todos nós somos o demônio de alguém"
"Eu queria ser um fantasma, pois se fosse um eu saberia que ao menos já havia sido real"
Poderia passar horas falando frases lindas desse livro sem me cansar ???

1 | 2 | 3 | 4 | 5